Ver Versão Completa : antena do radio - onde instalar
Mergulhador
31/12/2011, 19:58
tenho um px instalado no carro. como tive pressa p colocar por conta de una viagem, instalei a antena na parte frontal do carro, no parachoque. como a finalidade do carro será mais p viagens longas, não há problema de quebrar a antena em mata fechada, caso utilizasse p trilhas. o problema tem sido a interferência q acreito ser do alternador. se acelerar começa a fazer um baulhao no radio. tenho q girar aquele botão p dar uma filtrada nesse som. talvez seja por isso q o alcance do emu radio chega a uns 4km somente. conversandoc caminhoneiros na estrada, falaram q da p conseguir um alcance uns 15km.
teria algum local melhor p instalar a antena? gostaria de Pr em um local q n tivesse q ficar mudando a posição toda hora por conta de estacionamento... pego estrada todo dia e meu passa tempo e ir batendo papo no radio..
gostaria de recomendações sobre instalação da antena no carro, pois n entr do nada.
um abraço a todos e feliz 2012
rafaelfernandez
31/12/2011, 20:49
Tua viatura tem escadinha atrás? Porque não prende nela?
Ou então experimenta passar o cabo da antena pelo outro lado do carro.
[]´s
Rafael
alfonse leite
01/01/2012, 12:25
Mergulhador,
Tenho instalado na minha 110 apenas o VHF, com a antena instalada acima da coluna "B" num suporte dobrável. Assim, posso dobrá-la sem sair de dentro da viatura ao entrar em certos lugares.
Se vai usar a "maria-mole" lá na escadinha, ou mesmo uma antena bobinada, apenas tenha cuidado com as lâmpadas fluorescentes dos estacionamentos de shopping center... :twisted:
01/01/2012, 13:23
tenho um px instalado no carro. como tive pressa p colocar por conta de una viagem, instalei a antena na parte frontal do carro, no parachoque. como a finalidade do carro será mais p viagens longas, não há problema de quebrar a antena em mata fechada, caso utilizasse p trilhas. o problema tem sido a interferência q acreito ser do alternador. se acelerar começa a fazer um baulhao no radio. tenho q girar aquele botão p dar uma filtrada nesse som. talvez seja por isso q o alcance do emu radio chega a uns 4km somente. conversandoc caminhoneiros na estrada, falaram q da p conseguir um alcance uns 15km.
teria algum local melhor p instalar a antena? gostaria de Pr em um local q n tivesse q ficar mudando a posição toda hora por conta de estacionamento... pego estrada todo dia e meu passa tempo e ir batendo papo no radio..
gostaria de recomendações sobre instalação da antena no carro, pois n entr do nada.
um abraço a todos e feliz 2012
O melhor ponto para instar a antena de PX é no meio do teto do carro, mas esse ponto tem vários inconvenientes. O segundo melhor lugar é no parachoques dianteiro, mas a antena tem que ficar acima da linha do capô. Se vc tiver quebra-matos é fácil se não tiver fica complicado. Já vi carros que foi soldado um tubo no parachoque e a antena instalada na ponta desse tubo.
Agora os motivos da interferências são infinitos, difícil dizer. Eu começaria checando o aterramento do sitema, rádio e antena porque vc também está reclamando do alcance. O aterramento é crítico. Se o seu carro tiver motor eletrônico a injeção pode ser a causa da interferência, passe o cabo longe dela.
O cabo da antena tem tamanho exato, não pode ser menor nem maior e não pode estar enrolado, vc deve dar voltas longas pelo chassis para que ele chegue na antena.
Minha sugestão é que vc procure um profissional ai no Rio para checar a sua instalação porque são muitos detalhes que devem ser observados para que o rádio funcione corretamente.
[]´s
Alex
ary nunes
02/01/2012, 12:58
Mergulhador,
O comprimento do cabo varia com a frequência e com o tipo cabo ou mais precisamente com o fator de velocidade do mesmo..
Para os canais normais,01 a60,e tomando a frequência média teremos um valor de 1/4 de onda para cada tipo de cabo o qual devera ser multiplicado por números ímpares até se obter o comprimento necessário para ligar a antena ao transceptor.
Para os cabos tipo RG58 e RG213 o valor de 1/4 de onda é de 1,742m e para os do tipo RGC58 e RGC 213 é de 2,132m.
Especial cuidado de ser tomado na soldagem dos conectorese nos pontos de aterramento para evitar o surgimento de ruidos.
Para quen não esta acostumado com conectores de RF o melhor é delegar o serviço a um profissional tomando o cuidado para que o cabo seja cortado na medida certa.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Mergulhador
03/01/2012, 14:00
Meu carro não tem escada...
a antena esta passando da altura do capo sim.
a antena q to usando veio já com o cabo pronto. marca today.
o cara falou só q teria q cortar a antena de acordo c o roe ( sei lá o q e isso ).
já procurei aqui no Rj, mas ta difícil de achar alguém que mexa c radio.
com relação ao soldar os conectores rf, n conheço. como eles são?
n existe nenhum mqg sobre radio n? se lguwm tiver algum material sobre o assunto, agradeceria se o disponibilizassem. :)
Tenta no fórum : Comunicação via Rádio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/)
Tem bastante informação bacana ..
Abraço
alexx.files
03/01/2012, 14:48
Mergulhador a antena inteira tem que ficar acima da linha do capô.
O ROE é um fenômeno de linhas de transmissão. Quando a linha não tem a impedância casada com o gerador uma parte da potência retorna para este. Com o rádio acontence o mesmo fenômeno, quando a linha (cabo e antena) não tiver a impedância casada com o rádio uma parte da potência retorna para o rádio. Cortando a antena vc tem como casar a impedância da linha com o rádio evitando o ROE, porém a impedância depende da frequência e como cada canal tem uma frequência diferente é comum o casamento de impedância ser feito para o canal do meio, assim os primeiros canais e os últimos terão um pouco de ROE.
Tenta esse site porque já houve recomendações aqui no fórum para este técnico e se vc procurar no google o nome dele é o primeiro que aparece. Antonio do Mier_AM - Tcnico de PX / PY (http://69.16.226.196/zz1nja/), clica no link "Contato."
[]´s
Alex