Ver Versão Completa : Calços carroceria...
Fala galera....
QUal o tamanha ideal pra por um calço na carroceria?!? QUais são suas vantagens?!? E suas desvantagens?!? Vi na seção jipe do leitor da 4x4&Cia, um jeep que se não me engano é do presidente do Jeep Clube do Brasil.... Os calços dele, se não me engano.... Posso estar falando besteira.... Era os coxins do motor do Opala 6 cil.... ACho que é isso.... O que vcs acham?!? Será que fica bom?!? Vi no festival um jeep big foot.... Ele não colocou nenhum calço de boirracha ou PU.... Ele colocou uns suportes de ferro mesmo.... E jogou a lataria do jeep lá em cima?!? Isso é bom também?!? Qual seria a melhor opção?!?
Valeu....
Abraço....
Pavani
andretomasi
10/10/2003, 14:52
Pavani,
Depende da necessidade dos calços; se o seu cj estava com os calços originais, e não sei qual pneu, e você apenas quer trocar os calços, ponha do mesmo tamanho, pode escolher outro material que torne o "balanço" da carroceria mais confortável.. calços mais altos só se você precisar de espaço livre, para acomodar pneus maiores por exemplo.. Existem vários tipos de calços usados, tem os de borracha, tem os de poliuretano (PU), tem alguns coxins de motor de opala e de caminhão (acho que dos MB), acho que o Walter usa, tem até quem use tiras de borracha de pneu sobrepostas, mas aí já não sei quanto a funcionalidade.. Posso dizer que os de PU são mais duros, mas diminuíram o chacoalhar do cj e o barulho da lata sacudindo, além do que já tem em tamanhos maiores pra você fazer um body lift.. Quanto a essa "ligação direta" no ferro, não sei.. mas seguindo o princípio dos reforços no chassi do Walter :lol: :lol: :lol: :lol: acho que isso deve quebrar com uma pancada mais forte, pois não vai absorver impacto.. mas posso estar falando besteira..
No CJ tinha os calços originais, mas já tavam podres, vi um cj com calços de PU, achei bem melhor e como tinha q levantar a carroceria mesmo acabei trocando por calços maiores de PU.
Manda as características do seu cj aí! :lol:
[ ]´s
P.O.Amigo Walter.M.N.P.A.P :lol:
Aí keko to com os pneus que saem de fábrica na Land.....
Não sei muito bem a medida dele, preciso ver.....
Mas gostaria de deixa-lo mais confortável... Já disseram que isso deixa mais macio, que ele absorve os impactos.... Sei lá....
E se por um acaso eu colocar uns maiores, eu terei de mudar muita coisa?!? O que eu sei que tem que mudar é o assoalho na parte das alavancas.....
Queria aumentar um pouco a altura dele.....
O que vc me aconselha?!?
ABraço....
Pavani
mattheus
10/10/2003, 17:01
E aí Pavani
Foi como o Keko falow, vai depender muito do quanto você quer levantar a carroceria.
No meu CJ utilizei os calços originais, mas coloquei 2 em cada ponto.
Ficou bom, reduziu bastante os nhec nhec da lataria, mas já estou providenciando os calços de PU, que são mais bonitos e não deformam tanto como os de borracha.
Você pode comprar os tarugos de PU, que vêm com +- 30 cm de comprimento, e fazer seus próprios calços, do tamanho que quiser.
Para calços de 2 polegadas 2 tarugos já são suficientes.
AGORA TE FALO UMA COISA, NÃO CAIA NA BESTEIRA DE COLOCAR A CARROCERIA DIRETAMENTE SOBRE O CHASSIS, OU EM SUPORTES SEM NENHUM CALÇO, POIS VOCÊ SÓ VAI ACABAR COM SUA CARROCERIA
COMEÇAM A APARECER TRINCAS NOS PARALAMAS, GRADE DIANTEIRA, ENFIM ONDE TIVER EMENDAS NA LATARIA VAI ABRIR TUDO, DEVIDO A TRIPIDAÇÃO.
[]´s calçados
Mattheus
Ian Moreira
10/10/2003, 18:08
E se por um acaso eu colocar uns maiores, eu terei de mudar muita coisa?!? O que eu sei que tem que mudar é o assoalho na parte das alavancas.....
Queria aumentar um pouco a altura dele.....
O que vc me aconselha?!?
Falo por experiência própria, pode colocar os calços do motor do opala, eles dão uma altura muito boa, a carroceria do jeep fica mais macia não recebendo todo o impacto, são resistentes(novos é claro) são baratos(+ou- R$8,00), os 2 parafusos que ficam em cada extremidade não são interligados dando mais maciez ao veículo, a adaptacão é simples, e fica bonito :!: . Aonde o chassis desce, o parafuso vai ficar curto, e é só você comprar uma barra de tirante(vergalhão roscado) se não me engano de 5/16(ou será de 1/4?) para alongar o parafuso do calço, e em outros lugares para alinhar (pois vai dar diferença de altura em alguns lugares) a carroceria você compra metalon 20x20 chapa 18(1 metro é o bastante) compra este retalho em serralheria sai mais barato, você corta o pedaço da largura do calço e fura para passar o parafuso, até um serralheiro pode te ajudar a colocar os calços.
Muitos vão malhar e dizer bláblábláblá :lol: :lol: :lol: :lol: ,,,,,,,,.., que o certo é calço de PU, de Tecnil, mas te digo uma coisa, calços colocados em motores elétricos ou máquinas que trabalham paradas eu até concordo que usar estes é certo, mas colocar calços inflexiveis em um veículo que tem total mobilidade como um Jeep, se perde todo o sentido do calço :!: é melhor você prender ó chassi direto a carroceria, porquê com o tempo vai trincar toda a sua carroceria:!: :!:. Calço tem que ser a base de borracha para amortecer um pouco a carroceria em função do chassis,
Bom vai aí a minha opinião!!
No meu eu tenho o seguinte esquema: no chassis, vai um calço de nylon(tecnil). Entre esse calço e a carroceria, o original de borracha do Jeep. Está assim a 2 anos, sem trincas, deformação na borracha, etc. E quando os de borracha ressecarem, gasto de R$ 1,00 a R$ 2,00 por calço p/ substituir ..... :wink: Já os de nylon/tecnil, acho mais fácil o Jeep acabar primeiro .... :lol: :lol: :lol: E você pode fazer os de nylon na medida correta p/ cada ponto do chassis, sem precisar ficar colocando arruelas ou algo assim. :wink:
Ah, no total, o calço está com 3" . Tenho pneus 33" e jumelos originais. Optei por trabalhar a altura nos calços e kit Fess, ao invés de jumelos maiores.
Abraços
Bom Primeiramente prazer meu nome e Bruno Cubiaco.
agora sim vamos aos calços!
primeiro fator saber o que vc deseja??
altura? Conforto? Durabilidade?
Bom calço ideal tem que ser macio mais nem tanto para nao rachar sua carroceria nao pode ser grande nem mizero porque se nao o fator torçao
racha sua carroceria tambem!!!!!
um bom setup para quem quer algo bom seria o calço de PU
da dumper Raid de 1 polegada!!!!
vende em qualquer loja do ramo , dura bem , o fator de flexibilidade e razoavel, o de amortecimento e razoavel e nao custa caro!!!!!
Bruno Cubiaco
Dakar Off Road
EduardoLang
11/10/2003, 09:50
Olha só Pavani,
Voce não trerá que mexer no açoalho não. As alavancas de 4x4 e reduzida, caso elas fiquem pegando no recorte do assoalho, é só vc efetuar uma pequena torção nas mesmas que vc já resolve seu problema. No meu caso, eu fiz isso, pois caso eu tivesse mexido no assoalho, posteriormente eu teria problemas com a coifa, que não daria assentamento correto permitindo assim a entrada de agua.
Faça a elevação da carroceria e altere a angulação das alavancas. No caso da alavanca de câmbio não foi preciso mexer.
Outra coisa importante, caso vc esteja utilizando a coluna de direção original do willys, não se esqueça de soltar o suporte dentro da cabine, pois do contrário irá forçar a caixa quando vc suspender a cabine.
SDS jeepeiras
Caro Pavani
Mesmo antes da reforma eu havia trocado os calços.
Utilizo os dos caminhoes mercedes, +/- 1 1/2".
O General ficou bem macio, e acabando o nheco nheco.......
Na reforma inclui + 2, que foram na parte bem abaixo da parede corta fogo, alongando o proprio berço da carroceria de cada ladop, evitando assim aquela trinca que sempre aparece na lateral do JEEP bem acima deste nome.
abraços
Alex
E aí?!?
Quanto custou esses calços de caminhão?!?
Abraço...
Pavani
walter.andreis
14/10/2003, 01:34
tem alguns coxins de motor de opala e de caminhão (acho que dos MB), acho que o Walter usa...
Não, não... não uso os de caminhão... as fotos dos coxins de caminhão que estão no meu album, eram os coxins que eu utilizaria no 4.1MPFI, mas acabei colocando os de F4000 (no motor)...
Quanto ao calço de carroceria, acho os de PU ideal, porém vou colocar os do opala por enquanto.. é que ando gastando $$$tempo$$$ demais no CJ, e vou começar a cortar o orçamento dele.. :cry:
Quanto a essa "ligação direta" no ferro, não sei.. mas seguindo o princípio dos reforços no chassi do Walter :lol: :lol: :lol: :lol:
Aeeee Monge... queimou meu filme legal hein! hehehehe... :shock: :D
[]´s
Luciano R. Oliveira
14/10/2003, 13:21
:D E ai moçada ? Estou usando no meu CJ os calços do radiador do caminhão mercedes bens 1113, ficou ótimo, cada calço tem aproximadamente 1,5 pol, custou $ 3,80 cada uma, aparentemente irá ter uma boa flexibilidade a instalação é super fácil 8) Acredito que irá funcionar bem, digo isso pois o jipe ainda está na reforma, esta ideia peguei aqui no site :idea: não precisei soldar a ponta dos calços, apenas fiz um pequena rebaixo na lata. ficou bom.
Mauricio Mei
19/02/2004, 13:46
Amigos
retomando este topico, estou precisando de uma dicas referentes a calco de carroceria do meu CJ5.
Hoje estou usando calcos de PU com 1,5 pol, mas estou precisando de mais altura da carroceria por causa do recuo dos bancos dianteiros e provavelmente pneus maiores em breve.
Bom, nao estou querendo gastar muita grana...falei com o mecanico que me cotou a bagatela de R$ 285,- 3 tarugos de borracha para fazer os calcos de 60mm (quase 2,5pol)....eh muita grana.
Queria saber a altura e custo dos calcos do motor do opala...alguem saberia ???
Pensei em fazer um sanduiche com 2 calcos extras (originais) no de PU que tenho atualmente, mas a estetica ficaria horrivel.....
Vi o do radiador do mercedes, mas ele possui "apenas" 1,5pol de altura...
Espero alguma luz....
[]'s
Mei
Grande Maurício,
Os coxins do motor do Opala tem exatamente 2". Acho uma ótima medida e não custa caro. :D :D
Comprei de boa qualidade por L$ 6,00 cada (acho que foi isso :roll: ).
Deixa o jeep mais macio, apesar que já li aqui no fórum o pessoal criticar que corre o risco da borracha estourar. Não que isso seja impossível, mas estourar dois ou mais ao mesmo tempo, acho pouco provavél. :roll: Além de que a borracha é bem resistente. :wink:
[s] calçados
Thiago Rodeghel
19/02/2004, 16:13
Amigos
retomando este topico, estou precisando de uma dicas referentes a calco de carroceria do meu CJ5.
Bom, nao estou querendo gastar muita grana...falei com o mecanico que me cotou a bagatela de R$ 285,- 3 tarugos de borracha para fazer os calcos de 60mm (quase 2,5pol)....eh muita grana.
Queria saber a altura e custo dos calcos do motor do opala...alguem saberia ???
[]'s
Mei
Caramba Maurício :shock:
São de ouro "flexível" esses PUs :P :lol:
Comprei 2 tarugos em uma casa de borracha em Santo André, e paguei 40LT$, em cada um :wink: ... Fiz em casa mesmo 8) . São de PU tbm :wink:
Compre os tarugos vc mesmo, leve para seu mecânico ou faça em casa mesmo :wink:
[s]
Mauricio Mei
19/02/2004, 16:21
Pessoal
como estes "tarugos" sao conhecidos ??? Como eu posso me referir ou descreve-lo ??
Em que tipo de comercio que sao vendidos e qual o seu proposito original ?
Eu nunca vi um, mas sei mais ou menos como deve ser...porem se for para descrever para alguem vou parecer um retardado... :lol:
Com relacao ao coxim do Opala, eh so substituir TODOS os calcos ??? Serve tambem no lugar do calco do radiador do CJ5 ???
Muito obrigado pela ajuda de todos
Mei
Thiago Rodeghel
19/02/2004, 16:30
Bom Maurício, eu tbm nem sabia esses detalhes :roll:
Pedi um tarugo ( é assim mesmo :roll: :wink: ) de polioretano :wink: , aí tinha vários diâmetros :roll: , eu peguei de 55, acho q está bom :roll: ...
Vc encontra em casas especializadas em borracha :wink:
[s]
Mauricio,
O coxim do Opala pode substituir o dianteiro - do radiador - também, sem problemas. :)
Quanto troquei, só não substitui porque a furação da caixa de direção (do Maverick) teria que ser alargada um pouco. :( E como a diferença do calço antigo pro novo era de 1/2" preferi não alterar. :roll: Ficou bom. :D
Mas se quiser substituir, vai fundo. :wink:
[s]
Elmer_Jeep
20/02/2004, 01:10
no meu cj tambem uso os coxins do motor do opala 4 cilindros que são os mesmos do chevette, são bem flexíveis e fáceis de instalar, no meu caso só tive que aumentar os caninhos do freio que saem do cilindro mestre para o chassi. :D 8)
Agora atenção na hora de comprar, os melhores são da marca axios ou getoflex, tem uns tal de ipab q custa a metade do preço mas naum aguenta nem vc apertar que o parafuso se desprende da borracha além da borracha ser muito mais dura. Comprei dele por engano e na hora de apertar o bixo se soltou. hehe. :P :P
Ah e outra, no meu cj eu fiz mais alguns apoios no chassi pra usar mais coxins e tb pra que não afundasse ao redor dos pontos originais. Posso até dizer que a lataria ficou bem "amarrada" ao chassi mantendo sua flexibilidade. :twisted: 8) :D
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR
Junior,
Gostaria de saber quantos pontos a mais vc aumentou ? E em qual posição vc instalou?
leopoldo
24/02/2004, 18:21
Boa noite, turma.
Vocês tão falando de calços de carroceria de 3 polegadas e acima, inclusive usando os coxins de otor de opala ????
Será que alguém se lembrou que:
1- No jeep com direção original, se levantar tudo isso de carroceria, a tubeira da caixa de direção original vai quebrar porque não tem regulagem para tudo isso ???
2- No jeep com pedaleira original, se levantar tudo isso de carroceria,
vai ter que refazer os furos de passagem das pedaleiras ???
3- No jeep com o radiador original, vai ter que ajustar as mangueiras do radiador ou a caixa do radiador vai rachar???
4- No jeep com a reduzida original, vai ter que retralbalhar o fura das alavancas de tração e reduzida ???
5- No jeep com pedaleira flutuante original, vai ter que aumentar as tubulações de freio ???
Só como lembrete !!!!!!
Mestre Leopoldo,
Aproveitando a sua costumeira boa vontade e seu excepcional conhecimento técnico (ok, acho que já puxei o bastante) se colocar calços de 1 polegada ou 1,5 preciso alterar tudo isso? O original é de 0,5 polegadas, não é?
Qual é o melhor material para os calços, para que fique seguro e menos desconfortável?
O meu CJ 1960 é todo original, com motor BF161 3 marchas e caixa original.
[]'s de puxa saco com dúvidas
leopoldo
25/02/2004, 07:30
Bom dia Escoria,
Que eu me lembre, no jeep original é bem por aí.......limite de 1 polegada.
A partir daí, as coisas começam a complicar. Não que não dê para fazer, mas complica.
O Mais chato, no jeep original, é ter de refazer os furos da pedaleira no assoalho e a regulagem da caixa de direção, que se passar do ângulo, tem de se refazer o suporte no painel, ou o tubo quebra.
Mas isso, e o quanto disso só depois de ter colocado os calços no lugar.
Paulo-AC
26/02/2004, 16:12
Pessoal
no meu Cj usei o coxim do MB 1113, ficou muito bom tive uma pequena dificuldade com a alavanca da reduzida porem jah foi solucionado :lol: :lol: :lol: :P :P
Paulo Eduardo
26/02/2004, 23:10
Olá pessoal... :D
eu coloquei no meu cj calços feitos com borracha de recape de pneus de empilhadeira. os gomos são grandes e tem +- 1,5" de altura. ficou muito bom até o acabamento ficou legal. Pode ser encontrado em qualquer recapadora, e não sai caro o pedaço de tira, mando umas fotos assim q der.
[]´s emborrachados
Marcos ET
27/02/2004, 00:24
Quando vc falou que usou os coxins do MB 1113, é coxim do radiador ou da cabine?? (do radiador eu já vi, mas os da cabine ainda sao mistéio...)
ainda tem o lance do parafuso nao ser passante... com o sacolejo das trilhas será que usando coxins do radiador do 1113 eles nao soltam logo? acho que nao vao durar nada... (eu acho) quanto aos coxins do motor do opala... acho que sao muito grandes, vao levantar d+ a carroceria (ainda uso pedaleiras no assoalho (por enquanto) quais outros calços que podem servir para erguer até 1,5" (pode ser de 1")?? nao tava afim de usar lona de recapagem, as que vi deformam muito rápido...
[]'s curiosos...
Ah! aumentando o cordao dos.... (oops):
Giovani, tow querendo colocar molas da Towner na dianteira do meu CJ3A (pra nao ter que alongar chassis com as molas da Toyota), atrás vao as molas dianteiras da Band... sei que o assunto é para o outro tópico mas.... :wink:
té + pro6
Paulo-AC
27/02/2004, 10:43
Marcos
os coxins que eu coloquei foi o do radiador, por enquanto ta guentando bem, e tem um pessoal aqui que jah usa a umbom tempo e nunca reclamaram, a ideia eu peguei de um topico aqui do forum pelo que pude perceber muitas pessoas aqui do forum usam, de uma pesquisada no topico
Alguem pode me responder se com o uso de coxim do opala eu posso utilizar co tanquede gasolina deste na parte trzeira do jeep entre o chassis e a carroceria, sem adaptações no chassis e na carroceria
Ferraz,
Só o levantamento da carroceria não permitirá essa adaptação. :x O diferencial vai bater no tanque quando estiver a suspensão estiver encolhida. :x :x
Com SPOA isso ja é possível, pois o vão livre entre o diferencial e o tanque fica beeem maior. :P
[s]
Marcos ET
28/02/2004, 20:17
pessoALL, sei nao... tow meio por fora destes tanques que ficam sob o jeep, mas nao acho uma boa idéia...
nao seria mais fácil instalar aquele tanque que toma todo o espaço dos dois bancos dianteiros?? ou mesmo uma solução mais "caseira" (que um de nossos amigos daki fez) de instalar um outro tanque sob o banco do passageiro, adaptando um segundo bocal de abastecimento do outro lado... ou mesmo um tanque de caminhão (aqueles de PU preto) na parte traseira do jeep, sob o banco dos "tripulantes" de trás??
falo isso pq um tanque sob o jeep toma muita pedrada... (é pau, é pedra até o fim do caminho...) e só Deus sabe até onde ele aguenta tanto desaforo.... nao é melhor colocar o tanque "dentro" do jeep??
[]'s engasopados...
Thiago Rodeghel
28/02/2004, 20:25
Fala Marcos :D
É verdade, bate um monte de pedras ali em baixo :roll: . Se colocar um tanque ali sem um Skid, é complicado :? E perigoso :shock:
Já vi em uma Engesa, tanque embaixo com o skid em inox, protegendo o tanque :wink:
Mas nada q não daria pra proteger, mas o problema agora é mais com a inspeção veicular, todo ano tem de pagar uma Bhoemia pros caras :roll: liberar :P as viaturas...
[s]
leopoldo
28/02/2004, 21:12
os coxins que eu coloquei foi o do radiador, por enquanto ta guentando bem, e tem um pessoal aqui que jah usa a umbom tempo e nunca reclamaram, a ideia eu peguei de um topico aqui do forum pelo que pude perceber muitas pessoas aqui do forum usam, de uma pesquisada no topico
Cuidado com essa história de usar coxins de motor na carroceria.
Esses coxins são para peças só em compressão mas quando a carroceria trabalha (torce), tem tração também.
Voces tão correndo o risco da carroceria se soltar pois os coxins podem rasgar !
Lembrem-se do nosso amigo MURPHY:
Se for para dar caca vai dar na pior situação e quando é mais inesperado.
Imaginem um jipeiro dependurado numa carroceria solta num barranco com um pé no freio e o outro pé escorando numa árvore.
O certo é 2 coxins (um por cima, outro por baixo do suporte) com parafuso de preferência INOX, se não pelo menos em aço 8.8, arruela larga em INOX ou aço bicromatizado e porcas auto freno Inox ou cadmiadas.
Mas uma vez eu digo....não é porque todo mundo usa que tá certo.
Camaradas,
Desculpem requentar este assunto, mas um dos calços de PU que coloquei no ano passado trincou e desconfio que foi o aperto que o moleiro deu nos parafusos. Aí a pergunta que não quer calar: qual o aperto certo dos parafusos? Como se diz aqui em Recife, até quase "torar" (e neste caso torou mesmo)? Ou somente o aperto suficiente para não ficar folga que faça a carroceria deslizar?
Outra pergunta: como faço para substituir eu mesmo o calço da travessa do câmbio?
Agradeço.
leopoldo
01/08/2004, 23:12
.....Ou somente o aperto suficiente para não ficar folga que faça a carroceria deslizar?
Esse seria o certo. Tem fotos do calço e da região onde estava montado?
.....como faço para substituir eu mesmo o calço da travessa do câmbio?
calço da travessa de câmbio????????????????
Não seriam o coxins do cambio e da reduzida??????????????
leovalle
02/08/2004, 13:38
Boa noite, turma.
Vocês tão falando de calços de carroceria de 3 polegadas e acima, inclusive usando os coxins de otor de opala ????
Será que alguém se lembrou que:
1- No jeep com direção original, se levantar tudo isso de carroceria, a tubeira da caixa de direção original vai quebrar porque não tem regulagem para tudo isso ???
2- No jeep com pedaleira original, se levantar tudo isso de carroceria,
vai ter que refazer os furos de passagem das pedaleiras ???
3- No jeep com o radiador original, vai ter que ajustar as mangueiras do radiador ou a caixa do radiador vai rachar???
4- No jeep com a reduzida original, vai ter que retralbalhar o fura das alavancas de tração e reduzida ???
5- No jeep com pedaleira flutuante original, vai ter que aumentar as tubulações de freio ???
Só como lembrete !!!!!!
Uso de calços de motor 3" de opala 6cc
Para o uso deste calço o que precisei fazer:
1) Instalar nova direção, no meu caso usei a hidráulica do Ômega;
2) Instalei a pedaleira suspensa do opala;
3) Usei as mesmas mangueiras, deslocando a frente do jeep, mais pra frente, 1,5 cm, soldando uma chapa no antigo suporte na carroceria, alterando a furação 1.5 cm mais pra frente tb e alterando a furação da caixa difusora, instalando o radiador na mesma posição original, o que faz com que trabalhe na posição ideal de resfriamento.
4) é só fazer um corte na lata com tico-tico;
5) refazer as tubulações que vão da carroceria para o diferencial e dos suspiros, pois ficarão curtas;
6) Cuidado com a fiação, para que não fique esticada demais, principalmente na hora das torções.
Vimos usando tais coxins a anos aqui em Minas e a não ser o estouro (rasgo) de um ou outros em casos isolados mais ligados a qualidade que ao tipo de uso, desconheço outros casos que possam comprometer o uso.
Nosso uso (turma do Radical) é em trilhas pesadíssimas e em provas de ET.
A maior vantagem é que a torção da carroceria melhora, melhorando o comportamento do jeep nas trilhas, além de acabar com o problema de quebra da carroceria nos "pés das portas".
Recomendo a instalação além dos pontos originais, mais dois na extremidade inferior, onde os paralamas dianteiros estão fixados.
Um bom método de fixação é a solda de porcas nas travessas da carroceria; depois é só enroscar uma extremidade do coxim e travar a outra no chassi com arruela forte e porca parloc.
Veja mais no tópico do "Velociraptor" http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4658
[]'s
Marcos ET
03/08/2004, 10:50
PessoALL, Saudações!
Só pra apimentar um pouco mais o assunto...
Aki em Palmas, tem um amigo que usa em seu CJ3A (JURO que nao sou eu) os coxins de fixação da máquina de lavar Brastemp :shock: (ou será que era de outra marca?)... que são de 1" passantes.
Pode parecer ridículo, mas já estão no jeep dele a uns três anos sem dar problemas (nem no coxim, nem na carroceria)
Claro que a carroceria nao fica tãooo alta, mas já dá pro gasto, além de serem bemmm macios :roll:
Grande abraço p vcs!
Cuidado com essa história de usar coxins de motor na carroceria.
Esses coxins são para peças só em compressão mas quando a carroceria trabalha (torce), tem tração também.
Voces tão correndo o risco da carroceria se soltar pois os coxins podem rasgar !
Será q vai estourar ou rasgar os 13 calços (caso do CJ5) ao mesmo tempo de tal forma q a carroceria de desprenda do chassis? acredito q com uma verificaçao periódica seja muito ou impossivel disto acontecer.. se estiver errado me corrijam..
Aki em Palmas, tem um amigo que usa em seu CJ3A (JURO que nao sou eu) os coxins de fixação da máquina de lavar Brastemp (ou será que era de outra marca?)... que são de 1" passantes.
Pode parecer ridículo, mas já estão no jeep dele a uns três anos sem dar problemas (nem no coxim, nem na carroceria)
to dando risada sozinho aki... acho q vou roubar os 4 da máquina lá de casa.. será q pode ser da lavadora continental? :lol: :lol:
Mais se for funcional e não perigoso.. é uma outra opção..
[]'s
Wilson,
Rasgar os 13 ao mesmo tempo não, mas se ficar uma trinca camuflada que passe pela verificação, eles podem rasgar em cadeia numa trilha mais pesada.
Alguém já pensou em utilizar calços de carroceria de Jeep no lugar dos calços de carroceria de Jeep? Acho que daria mais certo.
[]'s
leovalle
03/08/2004, 12:27
Wilson,
Rasgar os 13 ao mesmo tempo não, mas se ficar uma trinca camuflada que passe pela verificação, eles podem rasgar em cadeia numa trilha mais pesada.
Alguém já pensou em utilizar calços de carroceria de Jeep no lugar dos calços de carroceria de Jeep? Acho que daria mais certo.
[]'s
Escória,
Com o SPOA tive que aumentar pra 15 calços e mesmo que aconteça de ter trincas camufladas, se ocorrer de rasgarem em cadeia , o que não acredito, você certamente estará devagar. Volto a afirmar que tem gente aqui que usa a muitos anos e não teve que trocar ainda nenhum dos calços de opala (procure os que vem embalados num plástico transparente com inscrições em amarelo) e normalmente é frequentador de trilhas que classifico como "para retardados".
O uso de calços originas , no caso de SPOA não dá certo, pois os parafusos são passantes e forçam a lata e aí é certeza dela rachar nos dois lados logo abaixo de onde ficam as "dobradiças" da porta do CJ, devido ao aumento da torção do chassi Vou ver se fotografo o carro do J.Afonso e posto pra vocês verem a gravidade do que estou falando (passa uma mão).
Acontece isso realmente, rasga perto da porta.
Aconteceu comigo :evil: não chegou a rasgar mas falta pouco. Acho que não aguenta mais 2 trilhinhas.
Caros colegas
Partindo do fato de que aparentemente o único consenso sobre calços é que não há consenso sobre a questão dos calços, gostaria de pedir a banca examinadora a opinião sobre o que eu pretendo fazer agora que vou trocar a carroceria da viatura e para facilitar o trabalho da banca, apresento os seguintes detalhes: Atualmente a viatura está com a coluna de direção articulada, o que permite uma ligeira alteração em seu ângulo e altura do volante, na nova carroceria serão instaladas a pedaleira e o servo do opala e respectivo novo encanamento de freio.
Minha idéia é a seguinte: Usar os coxins de motor do opala sendo cortados os parafusos e refurados para receber parafusos passantes de inox de ½ “ que trabalharão a compressão. Na parte interna da carroceria nos pontos de fixação, anéis de borracha lonada de 0,5 mm em contato direto com a carroceria, sobre eles arruelas de inox de 1 ½ “ (chapa de 1/16 “) e porcas auto-travantes com arruelas na parte de baixo. Pretendo aumentar tb o número de pontos de fixação e aí fica uma dúvida, um dos colegas acrescentou dois pontos adicionais, pelo que eu entendi, na frente, sobre as longarinas, nos bicos inferiores dos para lamas ao lado da grade, se for isso, a existência de um só ponto central não é para permitir a torção diferenciada entre o chassis e a carroceria ? Bom, basicamente é isso, agora é só a galera baixar o reio.
Abraços bem calçados
Munhoz
Sergio Rocha
03/08/2004, 18:36
Caros colegas
Na parte interna da carroceria nos pontos de fixação, anéis de borracha lonada de 0,5 mm em contato direto com a carroceria, sobre eles arruelas de inox de 1 ½ “ (chapa de 1/16 “) e porcas auto-travantes com arruelas na parte de baixo.
Munhoz
Por que não coloca tb anéis de borracha na parte de baixo(chassis) ?
Quando o Jeep inclina prum lado, no outro lado a tensão fica na parte da fixação no chassi.Da uma olhada no jeep do Leopoldo.
[]'
leovalle
03/08/2004, 18:57
Pretendo aumentar tb o número de pontos de fixação e aí fica uma dúvida, um dos colegas acrescentou dois pontos adicionais, pelo que eu entendi, na frente, sobre as longarinas, nos bicos inferiores dos para lamas ao lado da grade, se for isso, a existência de um só ponto central não é para permitir a torção diferenciada entre o chassis e a carroceria ? Bom, basicamente é isso, agora é só a galera baixar o reio.
Abraços bem calçados
Munhoz
Munhoz,
Os novos calços não são ao lado da grade, mas na parte anterior dos paralamas (+_ debaixo dos pés). Na frente realm,ente deve-se usar somente 1 para torção.
Camaradas,
Desculpem se estas questões que levantei aparecem várias vezes. Mas no domingo, se não me engano, toda vez que eu enviva uma resposta aparecia um alerta de erro e a mensagem não aparecia no forum. Agora é que estou vendo que as mensagens foram enviadas.
De qualquer forma, agradeço a atenção e não sabia que o problema é mais complexo. Mas fiquem tranquilos que já estou tenho a direção articulada e etc. como foi observado por outro colega do forum.
Quanto à segunda pergunta, não são os coxins do câmbio, mas um calço retangular que fica entre a caixa de marcha e a travessa. Mas já perguntei para o vendedor da loja de peças que me disse que devo uzar um macaco garrafinha par arquear o câmbio, liberar os parafusos, retirar o calço velho e substituir, apertando os parafusos.
Grato.
kmoretto
10/08/2004, 16:14
Aproveitando o Assunto....
Meu CJ está com calços que parecem ser feitos de pneu ( +- 10mm de espessura ) e estou observando algumas trincas na assoalho na parte da frente ( onde faz o ângulo para o apoio do pé ), alguém sabe onde todos os calços são fixados no chassí??? pergunto pois temo estar faltando algum(´ns ).
anexo está um desenho do chassi, se puderem marcar onde são fixados os calços, agradeço.
[]´s
andretomasi
10/08/2004, 16:17
Kleber, tem um tópico aki no fórum que tem exatamente o mesmo desenho, com os calços já marcados porque já fizeram a mesma pergunta..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg :D
[ ]´s
andretomasi
10/08/2004, 16:20
Kleber, como estou sem nada pra fazer até as 17:00, aí vai a colher de chá:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3043&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
[ ]´s
kmoretto
10/08/2004, 16:26
... aí vai a colher de chá:
Estou até com vergonha :oops: :oops: :oops: , as vezes achamos que chegamos a ler tudo mas sempre fica alguma coisa para tráz.
Keko, valeu.
andretomasi
10/08/2004, 16:34
Kleber, nem esquenta, ninguém aqui deve conseguir ler tudo, mas estamos aqui pra ajudar uns aos outros.. a hora que precisar de novo, grita! :D
[ ]´s
Amigos,
Alguém conhece ou tem opinião formada sobre os calços de carroceria oferecidos pela Top Kits www.topkits.com.br
Conforme a propaganda na 4x4 & Cia deste mês, "kits de calços de carroceria montáveis com calço e contra-calço, desenvolvido em material derivado do neoprene, chamado Rubberesit, o mesmo material utilizado na absorção de impactos de pontes e viadutos.
[]'s curiosos
PredadorRJ
24/12/2005, 23:29
Salve,
Valeu Aurélio. Eu tava tentando descobrir essa história desse kit.
[]'s
cleyton_jopavi
25/12/2005, 00:41
Galera,
Mais um interessado em saber se alguem já usou os calços mostrados pelo Aurélio.
Cleyton Viana
Transcrevo abaixo o e-mail que recebi do fabricante destes calços.
Amigo Aurelio muito obrigado pelo contato,
O preço do kit para jeep CJ5 vai depender da altura desejada, vou te mandar alguns exemplos para que tenha uma idéia.
1/2 pol. R$150,40
1 pol. R$ 211,60
1 1/2 pol. R$ 272,80
2 pol. R$ 334,00
cada kit contém: os calços e contra-calços de acordo com a altura + 12 parafusos + 24 arruelas especiais + 12 porcas parlock (alto travante) e 12 arruelas especiais de EPDM para vedação dos parafusos, para que a água não escorra pelos parafusos para dentro das travessas da carroceria, veja as fotos e tire suas duvidas conosco.
Muito obrigado
Rafael TOPKITS
Seguem duas fotos com os calços montados.
[]'s
leopoldo
25/12/2005, 14:45
Caros colegas, apenas atentem para os reguinte fator:
Quanto maior o calço, mais instável é a montagem;
por exemplo: uma regua deitada comparada com uma em pé :pensativo:
...... tá bom , mas os calços estão espalhados pela área da carroceria
Concordo, mas o que eu quero dizer é que quanto maior (digo acima de 1"), mais propensa a carroceria em "movimentar de lado", assim, causando problemas como esfregar de pedaleiras e alavancas como assoalho e principalmente, a possibilidade de fratura da capa da coluna de direção (jeep original).
O parafuso do calço forma alavanca e depois da carroceria trabalhar, ele entorta até o suporte !
É por isso que eu fiz uma montagem de calços e um chassis a mais para estabilizar o conjunto.
A ideia de usar um calço de motor de opala, remover os parafusos e fazer passante: não é mais fácil colocar poliuretano já cortado na medida?
Volto a falar que acima de 1", começam a surgir problemas :!:
Bom dia,
Estou querendo substituir os calços da carroceria de um CJ5 1979 original por outros de PU do mesmo tamanho dos originais.
As lojas de peças de jeep vendem calços de 1/2, 1, 1 1/2 e 2 pol. Queria saber qual é o tamanho de um calço original para o Jeep ficar da mesma altura que está hj.
sds originais,
JC Medau
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=189253#189253
leopoldo
26/12/2005, 12:33
O original era de 1/2", embora tenha visto jeeps na concessionária com apenas uma placa de aço de uns 3 mm entre a carroceria e o suporte no chassis.
Pessoal,
Segue anexo as instruções para instalação dos calços da Top Kits.
Bem, acredito que já temos "massa crítica" para os especialistas do fórum.
O que está faltando é a prática.
Daí, a pergunta continua: alguém já usou ou tem notícia do seu uso?
leopoldo
31/12/2005, 10:36
:concordo:
Esse kit está muito bem projetado, e oferece a possibilidade de "ajustar" a altura.
Para quem quiser melhorar ainda mais, use parafusos, porcas e arruelas de INOX.
como dizem por aqui:
chik nu uúrtimo !
:dance:
Curupira
03/02/2009, 08:22
Olá pessoal,meio que revivendo o topico as pressas,estou precisando urgente de ajuda,comprei uma carroceria de fibra pro meu cj e gostaria de saber quel recomendam pra colocar o calço do coxim do opala ou os topkits da vida,estou pegando essa carroceria na sexta,e com com ela os calços....
Obrigado....
Robertux
03/02/2009, 23:14
Amigos, estou procurando um jeep para comprar e num anúncio que eu vi, o proprietário do jeep falava que ele estava com calços do coxim do scania. alguém já fez isso, fica bom? Com certeza isso não é um fator determinante para a compra, mas eu gostaria de saber.
Obrigado...
SERGIO MOLLO
05/02/2009, 21:00
Robertux: no meu coloquei do scania,acho que é do radiador, tem 40mm e ficou ótimo.
Abs
Raniery F. Schemberger
23/02/2009, 13:43
Olá,eu tive problemas com os coxins do opala,coloquei todos novos e apartir da 4 trilha começou a estourar cada trilha ia um até que já cansado de tanto trocar coxim peguei um caibro que é usado para fazer carroceria de caminhão cortei com 10 cm de altura,fiz um furo e coloquei entre a carroceria e o chassi com parafusso passante e porca travante,até agora não incomodou mais,ganhei altura entre os pneus e a lata,e ficou melhor para fazer a manutenção já que ficou com 10 cm de distância entre o chassi e a carroceria.
Gibson Pacelle
17/04/2009, 11:16
Alguém já usou E.V.A. como calço? ou sabe se dá certo usar?
Boa noite, gostaria de saber o que preciso fazer para levantar a carroceria e qual o maximo que posso levantar sem ter que fazer adaptações na coluna de direção. pedais,....
Mário RED JEEP
27/01/2012, 23:39
Alguém já usou calços de PU na frente até a travessa do meio e de borracha na última travessa? Será que fica mais macio?
Boa tarde pessoal!
Em minha Rural está começando a aparecer trincas nos pés das colunas. Estou achando que são os calços da carroceria que não estão absorvendo os impactos com eficiência. Após pesquisar aqui no fórum, estou pensando em botar os do motor do Opala. Só fico pensando se são seguros, pois não tem parafuso passante.
Alguém já usou os calços do motor do Opala na carroceria da Rural?
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