Ver Versão Completa : Shimmy de novo
Boa noite pessoal
Tenhu um cj5 79 todo original, e tava dando shimmy , fazendo alguns apertos eu achei q tivesse resolvido..........mas volto :( :( :(
Enfim, alguem tem alguma dica por onde começa , eu fiz uma pesquisa anteriormente e salvei num arquivo, mas tive q formata o pc e acabei perdendo........
Sei que existe um topico aki no forum que fala de todos os itens que que deve ser supervisionado que causa shimmy, mas não estou encontrando, alguem sabe o nome do topico
Grato pela atenção
Edgard Takeuti
frgamaral
01/07/2005, 01:29
E aí Edgard ? blz ?
Agora sim vc esta no lugar certo para tirar suas duvidas ....hehehehe
Mas faz o seguinte: vai lá no botão PESQUISA e coloca SHIMMY...voce vai ver como tem gente com esse maldito problema(inclusive Eu) e tb vai ver que tem muita gente que ja teve esse problema e já resolveu....essas pessoas nos ajudam muito aqui no forum.....da pra aprender muito com eles.
Ahhhhhhhh.........aproveita e ve meu album:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=2995
Abraços
valew helio
pelos topicos era os q estava procurando
e fabio, como que eh esse curso de off road, como eh o esquema
eh o seguinte, eu fiz a pesquisa no forum e encontrei shimmy em engesa, samurai entre outros, eu posso leva em consideração o shimmy nesses carros para tenta resolver o meu???? ou eu tenhu que me basear no CJ especificamente??
e uma outra pergunta, no CJ tem a barra panhard, vi isso no topico do engesa, se tiver qual é essa barra que eu desconheço
Valew pela atençao
Sergio Rocha
01/07/2005, 19:51
O Cj não tem panhard.
[]'
EU SOU NOVATO NESTA AREA DE MECANICA DO JIPE POR ISSO EU TENHO ESSAS DUVIDAS..........(iniciante é triste...)
EU POSSO ME BASEAR TAMBEM NO SHIMMY QUE EXISTE EM OUTROS JIPES(engesa, samurai.....etc),
VALEW PELA AJUDA PESSOAL, EU TO COM VARIOS ITENS PRA VERIFICAR.........VAMOS VER SE AGORA EU CONSIGO RESOLVER ESSE PROBLEMA DE SHIMMY, CASO VCS TIVEREM MAIS ALGUMA DICA EU IREI FICA MUITO GRATO
EDGARD TAKEUTI
frgamaral
03/07/2005, 23:39
Edgard
Vou te passar mais alguns topicos que serão úteis:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1729&highlight=shimmy
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9317
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&highlight=bumpsteer
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer
Além destes, existem muitos outros e em varios topicos que não tem nada a ver com SHIMMY existem relatos sobre ele ....e como diz alguem aqui do forum....o SHIMMY é a maudição dos CJ´s.
Só pesquisando e lendo todos pra vc ter uma ideia melhor do que fazer no seu caso específicamente.
O meu jeep tb esta com SHIMMY, e só começou depois que arqueei as molas e coloquei jumelos maiores.....então ...ou eu deixo o jeep baixo e original ou eu terei que mexer no angulo do caster.
Alguns Jeeps não trabalham com sistema de suspensão com molas iguais aos Cj´s, eles trabalham com o sistema de barras PANHARD como o JPX, mas lembre-se que não é só a suspensão que causa SHIMMY, em muitos casos é no eixo que se encontra o problema.
Qto ao curso OFF ROAD, ele é gratis e é bem interessante fazer, vá numa loja DPASCHOAL ou no site http://www.tecnica4x4.com.br que vc consegue o calendario e vai poder ver algumas fotos.
Abraços
Boa noite pessoal
soube tbm que pode se problema de alinhamento, só que existe um problema......eu num encontrei nenhuma loja q faz alinhamento de CJ-5
eu tinha visto meio por cima q tem um jeito de fazer com uma linha
Eu quero sabe como é feito isso, qual o procedimento (de preferencia detalhado), porque eu vi meu jipe d longe, e percebi q as rodas estão meio desalinhada
Fico grato pela atenção
frgamaral
08/07/2005, 09:33
Edgard
E aí ? blz ?
E o SHIMMY ? como anda ? o meu jeep esta encostado um tempo senão ele me leva a falencia ...mas quando sobrar uma grana vou dar um jeito nessa maldição.
Sobre o alinhamento, eu alinho meu jeep na CAMPNEUS aqui....sempre ficou bom e nunca tive problemas com isso.
Abraços
Daniel Santos
09/08/2005, 23:12
Jipeiros Intrépidos, no causo deste seu humilde semelhante o problema não era um, mas uma conjugaçao de fatores:
1- pneus largos demais
2- direção hidráulica que absorvia as variações do solo, tendo em vista a largura dos pneus
3- jumelos altos demais
Correção-- troca dos jumelos, coloquei um amortecedor de direção tipo da S-10, resultado = fim do Shimmy 8) 8)
DougBRSP
10/08/2005, 09:29
Daniel, eu sempre ouvi dizer que amortecedor de direção não resolve o shimmy, apenas mascara o problema o ideal é sanar ele antes de colocar o amortecedor.
E ai nino? Resolveu o problema, esse fim de semana me aventurei a alinhar o meu jeep, mas foi no olhômetro mesmo :shock:, acertava um pouco nas barras e dava uma volta, melhorou digamos em 70% o shimmy, agora só qdo pego buracos mais fortes, agora que uma "receita de bolo" para fazer isso seria ótimo. :D
O meu também começou com shimmy depois de ter arqueado os feixes de mola e ter trocado os jumelos, embora não tenha colocado jumelão, qquer jumelo novo q se compra com buchas em PU já é uma pusta diferença pro original. Quinta passada conversando com o pessoal da Garra4x4 eles falaram que vendem uma espécie de cunha para ser colocada entre o feixe e o eixo, para corrigir o ângulo quando se coloca jumelos maiores, isso procede e pode ser feita ou é uma gambiarra das bravas?
[]s - Pensando em colocar meu CUNHAdo pra segurar o shimmy
Sou iniciante ....
Gostaria de saber:
SHIMMY e BUMPSTEER não é a mesma coisa, ou é?
Sergio Rocha
10/08/2005, 17:17
Sou iniciante ....
Gostaria de saber:
SHIMMY e BUMPSTEER não é a mesma coisa, ou é?
:discordo:
[]'
Rodrigo59
03/10/2005, 10:01
Meu jipe quebro e minha roda caiu!! outro jipero falo q foi o rolamento do shimmy q foi pro pau!! quanto custa em média pra troca os rolamento?? quanto um mecanico vai cobra pra troca pra mim??
leopoldo
03/10/2005, 10:46
Antes de trocar os rolamentos, dê uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880
frgamaral
03/10/2005, 12:44
Rodrigo ? blz ?
Rolamento de shimmy ????
o Shimmy não tem uma causa tão simples assim, normalmente ele é causado por folga em um ou mais pontos do sistema de direção ou na suspensão. :pensativo: :pensativo:
Acho que vc ta precisando de um mecanico novo :twisted:
Use o botão PESQUISA e coloque a palavra SHIMMY que vc vai achar muitos topicos explicando sobre isso. :concordo:
Abraços
Eduardo Velo
03/10/2005, 14:00
Rolamento de shimmi é o apelido do rolamento de munhão ...
É bom levar em meca de jipe , pq outros mecas desconhecem os ajustes que o leopoldo colocou acima .
[]s ... e boa sorte
bom, eu tive um problema d shimmy, mas foi uma folga no braço da direçao.....se o shimmy foi no munhao......eu num conheço muito, mas me disseram q tem q tira a folga do rolamento........
DETALE
EU NUM TENHO A MINIMA IDEIA D COMO FAZ ISSO, JAH APROVEITANDO O ESPAÇO.....OS VETERANOS POR FAVOR.PODERIA EXPLICA MELHOR DE COMO SE TIRA ESSA FOLGA DO MUNHAO.....
caso aconteça comigo eu jah tenho uma ideia doq eu vo fazer neh???
sei q num ajudei.......huahuahua, mas eu queria saber mais sobre esse assunto
abraço
vnogueira
04/10/2005, 09:11
Ae pessola,
Eu tbm tive problema com shimmy, causado por folga no terminal de direção e acentuado depois por ter colocado um jumelão...
Primeiro troquei o terminal de direção, o que diminui bastante o shimmy....mas o problema só foi totalmente resolvido esse fds, quando levei o jeep num moleiro para colocar uma cunha...ficou 100%.
Abraços,
Vitor
lucasnassif_offroader4x4
11/11/2006, 10:13
Bom dia!
qdo comprei o meu jeep, ele dava mto shimmy! Troquei as ponteiras de direção e resolveu! Semana passada troquei os pneus originais pelos argentinos 7.50xR16!! Andei com ele 3 dias com esses pneus e tudo normal! há 5 dias, levei ele pra um meca pra mexer no cabeçote e o meca foi mexer nos rolamentos tbm! Desmontou tudo, tirou os discos de freio, pinças, etc!! Ontem fui testar o carro e o shimmy voltou!!!!!! :putz::putz: Acredito que não seja os pneus pois andei uns 60 km com eles por estradas esburacadas, cidade, terra e nada do shimmy!! Pode ser pelo meca ter mexido nos rolamentos, desmontado tudo da roda???
Abss
verifique a folga q o mecanico deixou no rolamento pode ser isso .
leopoldo
11/11/2006, 18:31
consulte o tópico: ajustando os rolamentos de munhão e roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
Bom dia!
qdo comprei o meu jeep, ele dava mto shimmy! Troquei as ponteiras de direção e resolveu! Semana passada troquei os pneus originais pelos argentinos 7.50xR16!! Andei com ele 3 dias com esses pneus e tudo normal! há 5 dias, levei ele pra um meca pra mexer no cabeçote e o meca foi mexer nos rolamentos tbm! Desmontou tudo, tirou os discos de freio, pinças, etc!! Ontem fui testar o carro e o shimmy voltou!!!!!! :putz::putz: Acredito que não seja os pneus pois andei uns 60 km com eles por estradas esburacadas, cidade, terra e nada do shimmy!! Pode ser pelo meca ter mexido nos rolamentos, desmontado tudo da roda???
Abss
Colega
Você conseguiu um balanceamento perfeito com a montagem dos seus pneus ? Eu só consegui acabar com o meu shimmy montando os meus argentinos recapados atras e novos na frente pois os recapados não davam balanceamento perfeito. Mas isso nào foi suficiente. Montei amortecedor de direção de JPX ( externamente iguais aos da Konbi mas com código diferente ). Esse amortecedor eu montei de maneira que ele fique paralelo ao eixo e a barra de direçào. Dessa maneira consegui otimizar ao máximo a atuaçào do mesmo e o shimmy acabou.
lucasnassif_offroader4x4
12/11/2006, 12:12
Colega
Você conseguiu um balanceamento perfeito com a montagem dos seus pneus ? Eu só consegui acabar com o meu shimmy montando os meus argentinos recapados atras e novos na frente pois os recapados não davam balanceamento perfeito. Mas isso nào foi suficiente. Montei amortecedor de direção de JPX ( externamente iguais aos da Konbi mas com código diferente ). Esse amortecedor eu montei de maneira que ele fique paralelo ao eixo e a barra de direçào. Dessa maneira consegui otimizar ao máximo a atuaçào do mesmo e o shimmy acabou.
Decio,
comprei todos os pneus recapados e coloquei os melhores na frente (os que conseguiram um melhor balanceamento)! Tava normal, até o meca mexer!!
Abs
leopoldo
12/11/2006, 13:19
:stop:
de novo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
:concordo:
William_NATAL
13/11/2006, 13:18
a) Verifique se o mecanico não deixou nenhuma folga no sistema de direção, (verifique todos os terminais, rolamentos etc)
b) se possível faça o balanceamento sem tirar a roda do cj ,
c) se não resolver instale um amortecedor de direção de d20 , ele é muito forte e vai ajudar o sistema como um todo, (lembrando que amortecedor não resolve shimmy! , mas da uma p. ajuda)
lucasnassif_offroader4x4
13/11/2006, 19:07
Hj eu tava observando e o shimmy q ele tá dando é mto menor que o shimmy que tava qdo comprei o carro!
Agora eu sinto que o carro balança um pouco , sei que é shimmy! É pouco, mas é um shimmy e eu quero tirar ele.........
Obs: eu posso adaptar direção hidraulica de ql carro no meu jeep? Uma opção barata, e de facil adaptação sem complicações
ABsss
Thiago Rodeghel
13/11/2006, 20:28
Lucas
O meu tbm fez isso qdo troquei os pneus. Usava pneus 31 sem shimmy algum:concordo: :concordo: :concordo:
Aí coloquei os 35", começou a aparecer shimmy. É comum acontecer isso... O meu resolveu qdo coloquei um amortecedor de direção... já faz mais de 2 anos depois disso, nunca mais me incomodou:concordo:
[s]
lucasnassif_offroader4x4
13/11/2006, 21:11
Lucas
O meu tbm fez isso qdo troquei os pneus. Usava pneus 31 sem shimmy algum:concordo: :concordo: :concordo:
Aí coloquei os 35", começou a aparecer shimmy. É comum acontecer isso... O meu resolveu qdo coloquei um amortecedor de direção... já faz mais de 2 anos depois disso, nunca mais me incomodou:concordo:
[s]
Grande Thiago!
Ql amortecedor de direção que vcs axam que pode tirar o shimmy?? O que é vendido pro jeep msm, ou de outro carro?? Sem muitas adaptações!
Abs
Thiago Rodeghel
13/11/2006, 21:43
Grande Thiago!
Ql amortecedor de direção que vcs axam que pode tirar o shimmy?? O que é vendido pro jeep msm, ou de outro carro?? Sem muitas adaptações!
Abs
Eu uso um black diamond, mas faz pouco tempo, retornei a loja q comprei já naum tinha mais... O q dizem q fica muito bom é o da D20:concordo:
[s]
João Gonzaga
26/03/2010, 10:21
Boa noite galera, sou novo aqui no fórum como membro, mas já tenho visitado este site há algumas semanas e já aprendi muitas coisas em relação a mecânica. Adquiri, faz 15 dias, um jeep 62, carroceria de fibra, motor opala 4cc a gasolina/gnv, e apesar do bicho ter quase me arremessado prá fora quando deu um tal de shimmy, eu já estou gostando dele. Já detectei que as rodas dianteiras estão com folgas, parece que é rolamento. Vou mandar tirar esta folga, trocar as buchas do feixe de molas e ver como é que a fera vai se comportar. Em breve postarei o resultado.
Rodolfo Ourique
27/03/2010, 10:44
Amigos, não titubeem ao lerem as dicas do "Mestre Leopoldo", façam o passo a passo dele no tópico que ele citou acima, trocando os rolamentos do munhão e regulando a pré carga dos rolamentos do cubo de roda...é o melhor caminho para resolver os problemas de shimmy...colocar o amortecedor de direção só vai mascarar o problema. Com pneus maiores os rolamentos são muito exigidos, tanto os do munhão quanto os dos cubos.
Tratem bem dos seus Jeep e eles jamais os abandonarão...hehe!!!
Abçs e boas trilhas
jesusrodrigo
18/04/2011, 00:39
A um mês comprei minha viatura e ela estava com a transmissão dianteira quebrada, então comprei a transmissão dianteira completa e o eixo cardan e coloquei na minha ZJ, só que ela mesmo antes da troca as vezes estava dando um chimmy, achei que com a troca da transmissão e suspenção com todas as buchas, amortecedor, etc em bom estado resolveria o problema, so que quando passo por algumas ondulações ela começa dar esse problema, a zj balança muito, parece que vai desmontar toda e ja passei no mecanico para verificar o estado dela e descobri que o amortecedor do lado esquerdo e o da direção estoraram, o parafuso da bieleta do lado direito quebrou, a mola da direita correu da posição onde tem um encaixe, o alinhamento e a cambagem estão zerados, levantei o carro todo e coloquei para funcionar não vi nada de anormal.
Venho pedir aos amigos do forum uma ajuda e se possível um bom mecânico do Rio de Janeiro (curicica) que resolva o meu problema, todas as sugestões seram bem vindas.
um Abs a todos.
Robertux
20/04/2011, 10:11
Eu uso pneus 7.50X16 com câmara. Uso calibragem bem baixa, 11 ou 12 libras e meu jeep não tinha Shimmy. Um dia resolvi colocar mais pressão nos pneus e quase não conseguia segurar a direção. Aproveitei que entrou água eno eixo dianteiro em uma trilha e desmontei toda a frente, troquei todos os rolamentos 12, se não me engano, quatro dos munhões (dois cada lado), quatro dos cubos de roda, dois da corôa e dois do pinhão, todos os retentores, a cruzeta do lado direito, a do esquerdo tava boa, alinhei o eixo que estava torto, mandei encher e usinar as bolas nas pontas do eixo onde "corre" o munhão que estavam gastas, troquei todos os terminais de direção e o pino com bucha do L da direção (o meu tem direção original). Tudo de primeira qualidade, bem montado e ajustado. Acabou o Shimmy. Só que essa brincadeira ficou por volta de R$ 2.000,00.
Marcos Palotta
16/05/2011, 19:29
Um detalhe simples, porém MUITO importante para o shimmy = aperto dos grampos dos feixes de mola.
Se houver folga, mesmo pouca, as laminas se movimentam lateralmente.
Vale a pena conferir!
Milton Quindim
19/05/2011, 13:35
Duvidazinha...uso os jumelos mais altos na frente e meu jipe shima muito, uso menos de 15 libras nos pneus dianteiros para não shimar mas ai fica ruim de manobrar. o shimi pode ser por falta dos calços nas molas sendo que os jumelos altos mudaram a posição do eixo?
Rafiuskiss
19/05/2011, 15:06
O meu shima quando lubrifico os feixe, secou o oleo o shimmy para.
Rodolfo Ourique
19/05/2011, 17:41
Eu uso pneus 7.50X16 com câmara. Uso calibragem bem baixa, 11 ou 12 libras e meu jeep não tinha Shimmy. Um dia resolvi colocar mais pressão nos pneus e quase não conseguia segurar a direção. Aproveitei que entrou água eno eixo dianteiro em uma trilha e desmontei toda a frente, troquei todos os rolamentos 12, se não me engano, quatro dos munhões (dois cada lado), quatro dos cubos de roda, dois da corôa e dois do pinhão, todos os retentores, a cruzeta do lado direito, a do esquerdo tava boa, alinhei o eixo que estava torto, mandei encher e usinar as bolas nas pontas do eixo onde "corre" o munhão que estavam gastas, troquei todos os terminais de direção e o pino com bucha do L da direção (o meu tem direção original). Tudo de primeira qualidade, bem montado e ajustado. Acabou o Shimmy. Só que essa brincadeira ficou por volta de R$ 2.000,00.
Gd Robertux, isto que vc fez é exatamente o que o Leopoldo ensina e o certo pra matar o famigerado shimmy, lógico que como citou o Marcos Palotta tem que estar tudo bem apertado, grampos de molas e jumelos...mas acho que vc pode fazer uma coisinha no seu "L" da direção que vai diminuir sua folga e deixar a direção bem macia: coloque rolamentos em vez das buchas com pino originais, fica muito bom.
Abçs.
erv483219
21/11/2014, 20:49
Galera eu estou com esse problemão,SHIMMY já faz um tempo que tenho esse enorme problema, tem alguém que possa me dar uma dicas?
Eduardo de Barueri SP Capital.
jeep4x4podre
14/01/2022, 22:40
Olá pessoal boa noite. Tempos atrás o jipe começou a apresentar shimmy na roda dianteira direita, que só cessava quando pisava no freio. Com o tempo só foi piorando. Pensei que fosse alguma coisa na suspensão, mas depois de passar no último borracheiro, descobrimos o problema: o pneu BF Goodrich Mud Terrain 33 estava deformado.
Como isso não tem solução, comprei um outro usado. Show, aparentemente o problema foi resolvido. Para minha surpresa, depois de uns poucos meses, o problema voltou. Não sei o que está causando isso, vou ter que investigar novamente e torcer para o outro pneu não ter estragado. Alguém já passou por um problema semelhante ?
Sydney66
15/01/2022, 07:55
Amigo.
Leve em uma oficina para verificar o alinhamento das rodas, o ângulo de caster e o ângulo de câmber (cambagem). O uso do jeep em trilhas e com pneus maiores, levam a problemas como esses.
Aproveita também e verifica folga nos terminais de direção e no eixo pitman (se seu sistema ainda for original) e a folga dos munhões do eixo (rolamentos do munhão).
Abs
Aristides Jr
20/01/2022, 19:23
Olá, já passei por isso! No meu caso o problema foi folga nos rolamentos do munhão! Fiz adaptação de amortecedor de direção, utilizei de passat e atualmente de fusca, desaparece o sintoma! Gosto do original, mas neste caso mesmo depois de corrigido o defeito mantive o amortecedor. Funciona muito bem! Veja como instalei, na longarina um furo para passar o parafuso, do outro lado, fixado na mesma porca do terminal de direção, para isso fiz um suporte com retalho de cantoneira e um olhal de sucata de amortecedor, requer máquina de solda elétrica e furadeira.
578143
578142