Ver Versão Completa : Afinal, qual a altura máxima permitida para regularizar a pickup?
Nesta última semana tenho passado trabalho com o Detran para regularizar os documentos da minha Ranger.
Como eu não havia alterado o documento desde a última atualização na altura da suspensão (constava no documento "modificação de suspensão - altura do farol 975mm) meus documentos foram retidos pela Polícia Rodoviária e fui instruído a regularizar a situação.
Pois bem, fiz a vistoria e passei no Inmetro. Nova altura do farol: 1200mm.
Acontece que na hora de cadastrar o valor no Detran, fui informado que o "sistema" não permitia incluir altura maior que 1150mm.
Achei estranho, e voltei no Inmetro. Eles me imprimiram a Resolução 227, de 09/02/2007 (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf), que no parágrafo 4.3.4.2 fala altura mínima 500mm e altura máxima 1200mm.
Fiquei no limite, mas dentro da lei.
Pergunto-lhes: Alguém já passou por isto? Nem eu sabia que existia um limite máximo, apenas o mínimo (500mm).
Solicitei ao Detran que revesse o seu "sistema" e que efetuasse a correção. Eles ficaram de me dar a resposta dentro de uma semana.
BRAVOECONOVEMBER
28/12/2011, 18:13
É isso aí. Se fundamentado em resolução dessa forma, nem que seja via judicial eles tem que te dar os documentos, ora pois.
XAVIER S4T
02/01/2012, 19:33
JÁ vi sim, amigo meu com pick up f1000 4x4 que já é alta demais e ainda foi levantada... teve problemas na vistoria em goiás
Edintruder
03/01/2012, 19:05
A minha ficou em 103cm até a base do farol, e pelo que o pessoal do Inmetro tinha me orientado há 2 anos atrás o limite era 120cm.
BRAVOECONOVEMBER
03/01/2012, 21:00
Mas e aí, nesta semana, eles deram a resposta?
Deivid/silveira
04/01/2012, 00:14
Aonde tu foi fazer a vistoria?
Realmente o limite é 1.20cm, tanto que vc pode ver onibus e caminhões com o mesmo limite de altura do farol.
Eu nunca passei por isso, de repente é por que eu tenho uma cara feia:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:
Ainda não me ligaram. Estou esperando até amanhã, data que prometeram me retornar.
Fiz a vistoria no CRVA da Ipiranga.
...
E se dependesse de cara feia, já tinham liberado este bendito documento há tempos, hehe.
Deivid/silveira
04/01/2012, 12:50
Pois é... sempre fiz ali na vicente montegia com cavalhada, bem no posto ipiranga.
O pessoal é gente fina.
abs
Edintruder
04/01/2012, 19:09
Body lift não entra no assunto, pois não tem como colocar nos docs alteração de suspensão uma vez que a mesma fica original e sem alterações...
Perambulante
04/01/2012, 20:02
Ao que entendi, a Resolução trata da altura dos faróis de luz baixa e não de qualquer outra altura do carro. Inclusive, deixa os faróis altos sem limitação ( o que chega a ser contraditório se considerarmos o conjunto óptico - luz alta e luz baixa).
Nesta última semana tenho passado trabalho com o Detran para regularizar os documentos da minha Ranger.
Como eu não havia alterado o documento desde a última atualização na altura da suspensão (constava no documento "modificação de suspensão - altura do farol 975mm) meus documentos foram retidos pela Polícia Rodoviária e fui instruído a regularizar a situação.
Pois bem, fiz a vistoria e passei no Inmetro. Nova altura do farol: 1200mm.
Acontece que na hora de cadastrar o valor no Detran, fui informado que o "sistema" não permitia incluir altura maior que 1150mm.
Achei estranho, e voltei no Inmetro. Eles me imprimiram a Resolução 227, de 09/02/2007 (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf), que no parágrafo 4.3.4.2 fala altura mínima 500mm e altura máxima 1200mm.
Fiquei no limite, mas dentro da lei.
Pergunto-lhes: Alguém já passou por isto? Nem eu sabia que existia um limite máximo, apenas o mínimo (500mm).
Solicitei ao Detran que revesse o seu "sistema" e que efetuasse a correção. Eles ficaram de me dar a resposta dentro de uma semana.
BRAVOECONOVEMBER
04/01/2012, 21:30
Pois é, mas se luz alta não entra na resolução, então, abre margem pra uma interpretação tipo que faróis de longo alcance, que são considerados luz alta (isso inclui faróis de neblina ... pode parecer meio idiota, mas é...) poderiam ser localizados acima dessa altura, é isso?
Se é isso, acaba a proibição de ter faróis de milha no alto do santantônio?
E outra, se body lift não entra, então aumento via body lift acima disso pode? Acho que não, tem que sempre ir pelo requisito mais limitado, tanto para uma coisa, quanto para outra que eu disse aqui.
Coisas da legislação...
Walter L. L. Casitta
04/01/2012, 22:31
Luz alta não entra obviamente porque o uso é proibido quando houver iluminação pública. Luz baixa é considerada porque o uso é obrigatório após o pro do sol.
Agora eu usei BL e pneu 33" por uns 8 anos, viajei pelo Brasil a fora parei em vária blitz, fiz pelo menos duas vistorias no Detran e nunca tive problema nenhum. Meu irmão tá com a Ranger aqui em BH. Amanhã vou lá só pra medir a altura dos faróis.
Lá por 2007, quando eu necessitei alterar os documentos devido à troca de cor da caminhonete, o vistoriador ordenou que eu fosse até o Inmetro legalizar a "suspensão". Na ópoca eu estava apenas com um pequeno ajuste nas barras de torção (originais), BL e 33''. Disse à eles que não tinha nada a ver com suspensão, era apenas calços de carroceria maiores do que o normal.
Mas mesmo assim tive que passar pela vistoria, e veio no documento "Alteração de suspensão".
juliano muller
05/01/2012, 12:56
Opa, vcs lembram quando saiu de fabrica aquela Fiorino pick-up com farois de milha no santo antonio?
Entao, a lei com relaçao á altura dos farois de milha se aplica com base naquele carro!
Hoje o Contran limita a altura dos milhas em 1,70m, que era a altura dos farois na Fiorino na epoca!
Por isso que é proibido o uso dos milhas no Santo antonio das pick-ups atualmente!
Com relaçao ao BL, há tambem uma resoluçao que deixa bem claro a alteraçao da estrutura do veiculo, que é proibida!
Entao se o BL mexe na estrutura da pick-up, nao adianta tentar regularizar, a nao ser que pegue um vistoriador ingua que ache que a suspensao é que foi alterada, como eu já vi em muitos casos!
Em 10 anos que uso BL, me encomodei apenas uma vez, mas nao é por isso que vou deixar de usar! Esse é o nosso Brasil!!!!:putz:
Abç.
RoadRunner
05/01/2012, 13:08
Olá Juliano,
Poderia citar o trecho e qual a resoluçao do Denatran que proibe a instalaçao de milhas (longo alcance) acima de 1,7 mt?
Sei das limitacoes para o farol de neblina, e que de fato os farois principais dos carros seguem uma cacetada de exigencias, mas sobre a instalacao dos milhas eu ainda nao encontrei :-/
Obrigado pela ajuda, []`s
juliano muller
05/01/2012, 17:24
Road, pesquisei e nao consegui encontrar qual o numero da resoluçao mais atual, apenas na resoluçao mais antiga que o maximo era 1.200mm (paragrafo 4.3.4.2-iluminaçao)... Se vc pesquisar com calma, vc acha, mas a resoluçao sobre iluminaçao é muito extensa!
Lá diz tambem que os farois de longo alcance só podem ser ligados quando a luz alta estiver ligada tambem!
Se for pra gente levar a serio tudo que é escrito no codigo de transito brasileiro, é melhor andar a pé!
Abç...
BRAVOECONOVEMBER
05/01/2012, 20:59
É, esta tarde baixei e li a tal resolução por curiosidade. Realmente não achei limitação de altura para faróis de milha, exceto a intensidade luminosa não pode passar de 350.000 cd (ou algo assim), sendo este o limite total SE os faróis da luz alta ficarem ligados junto (e os da luz baixa também, que é permitido). Ah, e só pode um par, junto com a luz alta, par adicional só para veículos pesados. Vivendo e aprendendo.
Sendo mais específico, tem que ter acionamento tal que permita que o comando de luz baixa faça com que todos os faróis altos e de longo alcance sejam desligados.
Vivendo e aprendendo. Na dúvida, vou procurar um par de faróis de milha pra botar por trás da grade do radiador, acho que vai ficar bom.
Edintruder
05/01/2012, 23:27
Essa limitação de altura está em uma resolução mais antiga. 280 e alguma coisa, se bem me lembro. Ela originalmente não definia a altura limite, mas após recebeu um anexo por conta de alguma outra resolução. Mas algumas coisas que eu me lembro são que essa resoluão limita em 4 pares de faróis acesos simultâneos, a altura máxima em 1,60, milhas ligados com luz alta e neblinas com sinaleiras e luz baixa.
Bom, hoje retornei ao Detran para tentar solucionar de vez esta história.
A princípio está tudo OK, eles alteraram o sistema e permitiram a regularização dos meus documentos.
Recebi até um boleto bancário para pagar (R$ 49 de vistoria + R$ 38 de taxa de expedição dos documentos).
Espero que este seja o último capítulo desta novela. Não aguento mais fila de CRVA...
fabiano carraro
21/01/2012, 02:05
eles alteraram o sistema e permitiram a regularização dos meus documentos.
Pboeira eles permitiram voce de usar o eixo rigído + os 38" na Ranger,é isto?
como fica em relaçao a largura do carro...?
quero regularizar 12 viaturas aq na oficina inclusive minha F 75 que é bastante preparada,(vou tirar o kit turbo,pois nao é mais permitido de jeito nenhum...)e regularizar todo o restante das suspensoes SPOA ,mas meu medo é aprenderem algum carro na hora da vistoria...
qual o caminho das pedras???
fabiano carraro
13/02/2012, 12:29
pessoas estive sabadao conversando com o pessoal do TECPAR pra regularizar a GODZILLA e eles vao aprovar o carro desde que eu REALMENTE RETIRE o turbocompressor.....pois é expressamente proibido alterar a capacidade volumétrica do motor em mais de 10%,e eles vem isto pelo numero do motor,ou seja tamo tudo fudido nesta parte....POIS BASEADO NOS 90 HPS DO MOTOR WILLIS ORIGINAL ,MAIS 10%.....99 HP...
E O OPALA MAIS FRACO 6CC TEM 122 PORTANTO.....4CC PODE,6 NAO!!!!
O esquema é o seguinte...
O os faróis do carro nao podem ultrapassar 1200mm medidos a partir da parte inferior do aro do farol,nao do centro da lampada....ou seja é facil pois 1200mm é coisa pra kct de alto.
Os pneus nao podem exceder a largura total do veiculo,mas pode haver um protetor de no maximo,70mm ajudando,e nao pode ser de material flexivel....
a suspa deve estar muito bem feita ,com soldas impecaveis,molas alinhadas,amortecedores zero bala,buchas novas,etc,etc,etc....ou SEJA FAZ BEM FEITO SENAO NAO PASSA NEM DO PORTAO
DE RESTO É ITENS DE SEGURANÇA:
ESPELHOS RETROVISORES,EXTINTOR,TRIANGULO,CHAVE DE RODA,CINTO DE SEGURANÇA PRA TODOS OS OCUPANTES...
O carro nao pode ser encrenca senao eles ja dao uma desculpa qualquer e thau,vaza daq trambolho.....kkkkk