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Ver Versão Completa : Sw4 93 2.8 Turbinada : " BONEQUINHA "



guilhermeabreu
28/12/2011, 12:42
Não resistí , demorei muito mas vou colocar a estória :

Comprei esta SW4 93 ha 11 anos atras com 143.000 km TODA ORIGINAL e com tudo funcionando até hoje , tive que fazer o motor por 2x , a 1ª por culpa da concessionária TOYOTA de NOVA FRIBURGO-RJ que ao trocar a correia dentada NÃO TROCOU O ESTICADOR DA CORREIA COM SEU RESPECTIVO ROLAMENTO , a 2ªx foi por minha culpa pq estava com radiador vazando e não pude parar , colocava água e AS VEZES ESQUECIA daí deu mais de 10 esquentes até bater o motor .

Mas é o carro que sou apaixonado e nunca me deixou na mão e de MENOR CUSTO BENEFÍCIO , nestes 11 anos só troquei coisas pequenas , como coifa da homocinética pivôs inferiores da balança e agora ha 20 dias troquei buchas da balança e bieletas , HA DE CONVIR QUE 11 ANOS DE USO E AGORA COM 320.000 KM é muito pouca coisa que gastei .

Mas ao fazer o motor pela 2ª x ( demorou 7 meses pra fazer o motor ) com um velho mecanico muito bom mas MUITO ENROLADO ( não aguento mais ísto ) , desta vez ficou vazando um pouco de óleo pelo retentor traseiro do motor , fiquei de levar no novo mecanico que descobrí agora , mas como tenho outro carro pro trabalho que é um ENGESA com MWM 2.8 , tenho que fazer manutenção nele tb , daí que ontem pela manhã qdo fui trabalhar meu funcionário me alertou que tinha muito óleo em baixo da SW4 , e tinha mesmo , levei para o mecanico antes de trabalhar e peguei o ENGESA que estava lá para fazer uma revisão no freio , fui trabalhar no ENGESA e deixei a SW4 , este vazamento grande de óleo era pelo retorno da turbina , uma mangueirinha que estava ressecada que o velho mecanico deveria ter trocado qdo fez o motor ha 5 meses atras , mas não trocou e rachou .

O mecanico novo trocou a magueirinha e continuou vazando pela base da conexão desta mangueirinha que é fixada no motor , ele trocou o anel de alumínio e parou o vazamento e para conferir que parou mesmo , ELE ME PEDIU PARA ACELERAR O CARRO , E DAÍ ACELEREI COM A MÃO E ACABEI DANDO UM GIRO ALTO DEMAIS POR 3 SEGUNDOS E FOI SUFICIENTE PARA QUE AS PÁS DA HÉLICE SE SOLTASSEM DA BASE E AÍ JÁ VIU NÉ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PQP , PQP , PQP , PQP , PQP , O CAPÔ ESTAVA ABERTO E UMA PARTE BATEU NO CAPÔ POR DENTRO E AMASSOU O CAPÔ FAZENDO UM PEQUENO RESSALTO PRA FORA E RETIRANDO A TINTA , PQP PQP PQP PQP , furou o radiador que comprei novo ha 5 meses atras PQP PQP PQP .

AGRADECÍ A DEUS por ninguem estar alí olhando , senão poderia ter matado alguem , tem coisas que acontecem que até Deus duvida , mas acredito que teve alguma razão para que ísto tenha acontecido .

Minha BONEQUINHA tem a pintura toda original ainda , é uma pena , mas existem coisas mais importantes do que ísto para esquentarmos nossa cabeça , estou aqui sadio , o resto a gente vai levando .

Desculpe pela delonga , mas tinha que desabafar com alguem e aqui neste forum o que temos mais é AMIGOS DE VERDADE .

ABRAÇÃO A TODOS E UM BOM 2012 PARA TODOS NÓS .

Zani
28/12/2011, 23:32
Legal Dr. Guilherme, já tinha lido vários pedaços da sua história em outros posts, mas nunca assim na íntegra. Vou acompanhando sua saga para aprender mais um pouco.
Abraço.

junior braga
29/12/2011, 07:26
guilhermeabreu bom dia!!!

Assim como vc mesmo ainda bem que não tinha pessoas por perto.....já ouvi caso em que pedaço helice entrou na garganta do cara....

ps: poste umas fotos da vtr pra nois apreciar....


[ ],

Caio Carvalho
29/12/2011, 11:07
Bom dia amigo !!
Graças a deus que nao atingio ninguem pois por mais que tenhamos um xodo grande pelos nossos carros eles podem ser concertados , boa sorte com os reparos da viatura tomara que fique tudo como estava , estou torcendo por isso =) . Abraço !

zebrabp
29/12/2011, 11:36
Dr. Guilherme bom dia.

Eu tive esse problema, e para resolver e não voltar a acontecer(foram 5 vezes), foi feito uma trava no eixo na parte de trás e outra na frente.O que acontece é que o eixo com a alta rotação, ele se desloca pra frente e empena e a hélice parte.A hélice da besta é com + 1 pá e é plug&play sendo que custa $80,00. Leva no torneiro que ele sabe o que e como fazer.

Eduardo Schaefer
29/12/2011, 11:48
Ainda bem que ninguém se machucou, carro a gente arruma ( mesmo ficando uma "cicatriz" ), vou acompanhar por aqui esse ( se me permite a brincadeira ) CASO DE AMOR, que já dura 11 anos, tenho a minha JAPA a 2 anos e 2 meses e rodados 50 mil km rodados ( está com 340.000 agora) de pura satisfação.
Dr Guilherme, coloca umas fotos para nós ai.
Valeu !!

zebrabp
29/12/2011, 11:55
Dr. Guilherme bom dia.

Eu tive esse problema, e para resolver e não voltar a acontecer(foram 5 vezes), foi feito uma trava no eixo na parte de trás e outra na frente.O que acontece é que o eixo com a alta rotação, ele se desloca pra frente e empena e a hélice parte.A hélice da besta é com + 1 pá e é plug&play sendo que custa $80,00. Leva no torneiro que ele sabe o que e como fazer.

zebrabp
29/12/2011, 12:30
Dr. Guilherme bom dia.

Eu tive esse problema, e para resolver e não voltar a acontecer(foram 5 vezes), foi feito uma trava no eixo na parte de trás e outra na frente.O que acontece é que o eixo com a alta rotação, ele se desloca pra frente e empena e a hélice parte.A hélice da besta é com + 1 pá e é plug&play sendo que custa $80,00. Leva no torneiro que ele sabe o que e como fazer.

guilhermeabreu
30/12/2011, 13:08
AMIGOS DO FORUM 4X4

É com imensa satisfação e estou IMPRESSIONADO com tantos amigos aqui e que ainda nem troquei palavras com alguns de vcs .

O EDUARDO SCHAEFER já havíamos trocados palavras e ajuda mútua , mas o ZANI não sabia que ele corujava minhas falas , assim como o JUNIOR BRAGA , CAIO CARVALHO e o ZEBRABP, VCS SÃO 10 , dez não 1.000 .

Pois agora tenho certeza que vcs sabem reconhecer o que é UMA PAIXÃO que temos a um veículo que é nossa ferramenta de trabalho e que nestes 11 anos de companhia SÓ ME TROUXE ALEGRIA , POUCA DESPESA , GARANTIA QUE NÃO NOS DEIXA NA MÃO APESAR DOS 18 ANOS DE IDADE E 320.000 KM RODADOS .

UMA VERDADEIRA PAIXÃO PELA MINHA " BONEQUINHA " .

Muito obrigado pelo apoio e a dica da helice da besta , mas infelizmente , já comprei a da SW4 3.0 que tive de colocar calço de arruelas por tras pq ficava pegando na polia , mas esta resolvido .

Estou chegando agora de um plantão de 24hs que acabou com 32 horas no ar , estou morto de cansado e com muito sono, e hoje ainda vou levando a família pra praia , pois conseguí férias gerais em todos meus trabalhos , vou almoçar e dar uma dormida pra recuperar um pouco e a tardinha saio de férias , por ísto só vou poder colocar as fotos depois de janeiro .

ABRAÇÃO A TODOS , um feliz Ano Novo para todos vcs , e MUITO OBRIGADO PELO APOIO RECEBIDO , estou impresssionado com a solidariedade de vcs .

Eduardo Schaefer
30/12/2011, 13:58
Aproveite as boas e merecidas férias Dr Guilherme,que volte recarregado de energia e fotos
Até lá

rody
30/12/2011, 15:08
Coisas simples que acabam se complicando. Relata-nos as soluções .Um grande abraço e Boa sorte .
Deus abençoe.

Caio Carvalho
30/12/2011, 16:44
Aproveite as ferias amigo , to doido que chegue dia 3 pra eu cair nas minhas e passa uns dias isolado do mundo dentro do mato ^^ , Feliz ano novo para você e sua familia e para todos do forum =).
Abraço !

guilhermeabreu
30/12/2011, 17:47
Acordei agora e vou começar a arrumar as coisas para ír para a praia , MAS O VÍCIO DO FORUM ME FEZ ESTAR AQUI NOVAMENTE , e agora com o RODY tb dando a sua benção , OBRIGADO amigo , e vc foi de muita inspiração qdo fala : " Coisas simples que acaba complicando " , MUITO REAL E VERDADEIRO , em vc APENAS ACELERAR O CARRO PARA SABER SE PAROU O VAZAMENTO DO ÓLEO A PEDIDO DO MECANICO E VC SEM QUERER DO LADO DE FORA DO CARRO ACELERAR COM A MÃO E ACABAR ACELERANDO DEMAIS MESMO QUE POR APENAS 3 SEGUNDOS E AS PÁS SE SOLTAREM DA HÉLICE E CAUSAR ESTE ESTRAGO TODO ?????????? É INACREDITÁVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Não acredito que se eu acelerar da mesma forma com esta hélice nova as pás se soltariam de novo , acredito que a hélice deveria estar ressecada pelo tempo de uso e não aguentou o giro que foi dado , com toda este azar ainda brinquei com o mecanico dizendo que : EU IRIA ACELELERAR DE NOVO COM A HÉLICE NOVA PARA VER SE AS PÁS SE SOLTARIAM , e o mecanico GRITOU : NÃO FAZ ÍSTO DE NOVO NÃO , VC TEM O PÉ MUITO PESADO E RESPONDÍ : MAS EU ACELEREI FOI COM A MÃO !!!!!!!!!!!!! E caímos na risada , MAS FICA A INCÓGNITA se ela partiu por ter acelerado demais ou se a hélice estava ressecada demais e fraca para aguentar um giro mais alto . Teoricamente na minha cabeça tenho o conceito de que : AS PÁS DA HÉLICE NÃO PODERIA SE SOLTAREM GIRO NEMHUM . Mas esta dúvida vai ficar no ar pq não irei acelerar como acelerei NUNCA MAIS .

ABRAÇÃO A TODOS .