PDA

Ver Versão Completa : Defender - Substituição dos Faróis (Hella 7" H4 Replacement Headlamp)



brunocda
27/12/2011, 18:04
Olá Pessoal,

Vou substituir os faróis da minha 90tinha (CSW 2000) e, seguindo as dicas do Clemente, colocarei os Hella 7" H4 (comprarei na Expedition Exchange).

Como viajo muito à noite e não pretendo colocar faróis auxiliares, tenho intenção de colocar as Philips Rally (90/100W), sendo necessária a instalação de um novo chicote.

No site da EE existe um chicote da própria Hella (Wiring Herness Kit) já com conectores, relês e chave. Será que consigo instalar esse chicote com a chave de farol original da Defender?

Caso vá utilizá-los com as lâmpadas que acompanham o kit, preciso colocar apenas um relê, correto?

Clemente,

Vc indicaria algum auto-elétrico de confiança em São Paulo que faça esse serviço?

Agradeço a ajuda de todos e um grande abraço.

alexx.files
27/12/2011, 21:23
Bruno vc tem que usar a chave original do veículo para acionamento dos faróis. Se usar uma chave auxiliar vc pode levar uma multa se for parado e o guarda perceber. Isso também vale para faróis de milha.

Como o relê cria uma linha direta entra a bateria e a lâmpada é necessário a utilização de um ou dois fusíveis para proteger a fiação em caso de curto circuito.

Vc vai precisar de dois relês, um para alto e outro para baixo. Eu usei um relê duplo de farol que já vem com conector de fusíveis e instalei no painel atras do console central, assim o acesso ficou fácil para trocar os fusíveis ou o próprio relê.


[]´s
Alex

brunocda
28/12/2011, 13:17
Obrigado Alexx,

No caso das lâmpadas Rally, devido a maior potência (90/100W contra 55/60W da convencional), apenas o relê não é suficiente, sendo necessário um novo chicote.

O Ho Chung da Expedition me recomendou um chicote da ARB que é alimentado diretamente da bateria, já tem os relês e conectores e é ligado na chave original do veículo. Vou nessa solução.

Um abraço,
Bruno




Bruno vc tem que usar a chave original do veículo para acionamento dos faróis. Se usar uma chave auxiliar vc pode levar uma multa se for parado e o guarda perceber. Isso também vale para faróis de milha.

Como o relê cria uma linha direta entra a bateria e a lâmpada é necessário a utilização de um ou dois fusíveis para proteger a fiação em caso de curto circuito.

Vc vai precisar de dois relês, um para alto e outro para baixo. Eu usei um relê duplo de farol que já vem com conector de fusíveis e instalei no painel atras do console central, assim o acesso ficou fácil para trocar os fusíveis ou o próprio relê.


[]´s
Alex

CGAUER
28/12/2011, 13:18
Puts Bruno! Auto-elétrico bom é algo tão difícil de achar quanto marceneiro, pintor e pedreiro pontuais.

Talvez aqueles velhinhos do auto-elétrico graúna, na Graúna com a Sto Amaro. Aproveite e tome um chopp no bar Original.

O Wiring Herness Kit não é feito para o sistema de luz onboard do carro, somente como auxiliar, por não permitir e não oferecer fiação para comutar entre alto e baixo.

O ideal é pedir para o auto-elétrico fazer tudo com cabo de boa bitola, relê de qualidade, soldando os conectores e isolando espaguete termo-retrátil (nada de fita isolante). Claro, tudo protegido por um forte conduíte, além de preservar 100% a originalidade do chicote original do LR.

Fiz todo o esquema do meu 110 em casa, com cabos utilizados em auto-forno, conectores banhados em ouro de uso militar, etc, etc... Levei para algo tão simples, mais de um dia para montar e meses até colecionar todos os componentes. Custou uma pequena fortuna em material, mas ok. A noite à frente do meu 110 virou dia, sem ter que recorrer aos atraentes (para os ladrões) milhas auxiliares.

Abs

Clemente


Olá Pessoal,

Vou substituir os faróis da minha 90tinha (CSW 2000) e, seguindo as dicas do Clemente, colocarei os Hella 7" H4 (comprarei na Expedition Exchange).

Como viajo muito à noite e não pretendo colocar faróis auxiliares, tenho intenção de colocar as Philips Rally (90/100W), sendo necessária a instalação de um novo chicote.

No site da EE existe um chicote da própria Hella (Wiring Herness Kit) já com conectores, relês e chave. Será que consigo instalar esse chicote com a chave de farol original da Defender?

Caso vá utilizá-los com as lâmpadas que acompanham o kit, preciso colocar apenas um relê, correto?

Clemente,

Vc indicaria algum auto-elétrico de confiança em São Paulo que faça esse serviço?

Agradeço a ajuda de todos e um grande abraço.

mauromosc
28/12/2011, 14:54
Só lembrem que alterando os fárois do carro é obrigatória a regularização no Detran, quem é pego com o carro irregular está sujeito a multa de R$127,00, levar 5 pontos na carteira e pior, ter o carro retido. A legislação atual permite lâmpadas brancas, com 60W no sistema de 12V.
Boa sorte!
G1 > Carros - NOTÍCIAS - Saiba quando a alteração do sistema de faróis precisa ser notificada (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1264733-9658,00-LAMPADAS+QUE+IMITAM+XENON+PRECISAM+SER+REGISTRADAS +NO+DOCUMENTO+DO+VEICULO.html)

CGAUER
28/12/2011, 16:16
Correto.

Porém os faróis Hella (que substituem os originais) estão dentro da lei. Sim, se colocar a lâmpada de 90-100W fcia mais forte, mas a luz, ainda amarelada, em nada se compara às ofuscantes azuis dos Xenon dos infinitos irresponsáveis rodando por aí.

Para o guarda, você estará 100% dentro da lei com os Hella e lâmpadas de 90-100W.

Abs

Clemente


Só lembrem que alterando os fárois do carro é obrigatória a regularização no Detran, quem é pego com o carro irregular está sujeito a multa de R$127,00, levar 5 pontos na carteira e pior, ter o carro retido. A legislação atual permite lâmpadas brancas, com 60W no sistema de 12V.
Boa sorte!
G1 > Carros - NOTÍCIAS - Saiba quando a alteração do sistema de faróis precisa ser notificada (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1264733-9658,00-LAMPADAS+QUE+IMITAM+XENON+PRECISAM+SER+REGISTRADAS +NO+DOCUMENTO+DO+VEICULO.html)

alexx.files
28/12/2011, 17:44
Obrigado Alexx,

No caso das lâmpadas Rally, devido a maior potência (90/100W contra 55/60W da convencional), apenas o relê não é suficiente, sendo necessário um novo chicote.

O Ho Chung da Expedition me recomendou um chicote da ARB que é alimentado diretamente da bateria, já tem os relês e conectores e é ligado na chave original do veículo. Vou nessa solução.

Um abraço,
Bruno

Sim claro. Eu nem mencionei o novo chicote porque entendi que já era a sua intenção e por isso mencionei o fusível extra.

Alex

alexx.files
28/12/2011, 17:53
Puts Bruno! Auto-elétrico bom é algo tão difícil de achar quanto marceneiro, pintor e pedreiro pontuais.

Talvez aqueles velhinhos do auto-elétrico graúna, na Graúna com a Sto Amaro. Aproveite e tome um chopp no bar Original.

O Wiring Herness Kit não é feito para o sistema de luz onboard do carro, somente como auxiliar, por não permitir e não oferecer fiação para comutar entre alto e baixo.

O ideal é pedir para o auto-elétrico fazer tudo com cabo de boa bitola, relê de qualidade, soldando os conectores e isolando espaguete termo-retrátil (nada de fita isolante). Claro, tudo protegido por um forte conduíte, além de preservar 100% a originalidade do chicote original do LR.

Fiz todo o esquema do meu 110 em casa, com cabos utilizados em auto-forno, conectores banhados em ouro de uso militar, etc, etc... Levei para algo tão simples, mais de um dia para montar e meses até colecionar todos os componentes. Custou uma pequena fortuna em material, mas ok. A noite à frente do meu 110 virou dia, sem ter que recorrer aos atraentes (para os ladrões) milhas auxiliares.

Abs

Clemente

Só tem que tomar cuidado com o espaguete termo-retrátil porque tem muita porcaria a venda por ai. Eu recomendo usar autofusão da 3M que é mais fácil de achar.

[]´s
Alex

[]´s
Alex

brunocda
28/12/2011, 18:13
Alex, Clemente e Mauro,

Obrigado pela ajuda.

Enquanto eu não faço o meu PHD em DIY e o Clemente não decide abrir um distribuidor de soluções para LR's, vou seguir a recomendação do Ho Chung (EE) e utilizar o chicote da ARB, que vem completo e é específico para aplicações com comutação (no caso, alto/baixo).

Segue o link para o chicote:

http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18515 (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18515)

Bom, acho que em duas ou três semanas eu sairei da escuridão e encontrarei a luz...rsrs

Um grande abraço a todos,
Bruno

alexx.files
28/12/2011, 19:37
Bruno vc vai pagar tudo isso nesse chicote? Achei bem caro.

Olha aqui no Brasil, vc vai pagar uns R$20,00 num relê duplo DNI que é ótimo, mais uns R$8 num rolo de autofusão, uns 15 de fiação (1,5mm2), uns R$ 20 em conectores, estanho e etc.

Nós temos material elétrico de qualidade acho besteira importar. Eu tenho faróis Warn, Hella e Lightforce e os chicotes que vieram neles são bem comuns e aliás, não usei nenhum deles.

[]´s
Alex

HelFel
28/12/2011, 22:27
Bruno,

Coincidentemente, encomendei anteontem um par de Hella 7" H4 para meu Defender na Expedition Exchange. Já estão a caminho. Essa é uma das melhorias que farei, juntamente com amortecedores novos (OME ou Bilstein), bomba d'água metálica, bujões metálicos, etc. A princípio, não vou colocar as Philips Rally (90/100W), mas ainda tenho que conversar sobre isso com o auto-elétrico. Ele está muito ocupado esses dias, refazendo o sistema elétrico de uma Discovery 4 que caiu de uma balsa em um rio aqui no litoral (horas a fio em água salgada - era na foz - até ser recuperada por um trator). Como são caros os módulos dessa Disco...! Achei também esse chicote da ARB bem carinho, mas se não tiver confiança em algum auto-elétrico, talvez seja o preço a ser pago pela tranquilidade. Depois de feito o serviço, posta aqui o resultado.

Ou então contrate o Clemente... qualquer 1.000 reais a hora quem sabe ele topa... rsrs

Abraço,

Helio Felix

P.S.: Curiosamente, há esse aviso no produto (Hella 7" H4 ): "These Headlamps are not DOT approved for street use and are sold for offroad use only." Aparentemente, as regras por lá são mais restritivas.

alexx.files
29/12/2011, 02:58
Helio não tenho certeza mas aqui eu acho que é no máximo 60w. O farol alto original dos carros eu já acho que ofusca muito e por isso também mantive as lâmpadas originais.

Quando preciso aciono os milhas.

[]s
Alex

CGAUER
29/12/2011, 12:30
Caros, eu também usei as Philips 90-100W para competição. O único problema delas é o fato de durarem pouco. Aproximadamente 15mil km usando o farol 100% do tempo. Recomendo a todos que passem a fazer o mesmo em prol da segurança. Tirando sua curta vida, são excelentes. Hoje optei pelas Tungsram/GE de 80-100W que possum um bulbo maior e logo devem durar mais. Não notei qualquer diferença na potência do farol. Comprei estas lâmpadas numas casa de repuestos em Pucon no Chile.....

Chicote, por US100 com relês e tudo mais? Acho o preço BEM razoável. Vai sair mais barato do que comprar tudo e pagar o serviço aqui em SP.

Quanto a abrir meu espaço. Seria ótimo curtir os sábados e algumas noites com a turma. Estive pensando seriamente em alugar um galpão para ajudar os colegas, com direito a chopp, música e excelente equipamento e iluminação para os jobs. Infelizmente ainda não consegui sequer chegar perto de um plano de negócio onde eu não ficaria com todo o ônus financeiro e administrativo.

É chato cobrar grana de amigo. Uma área com espaço suficiente e de localização agradável não sai por menos de R$7mil mês.... Um absurdo se comparado ao M2 residencial. Quem sabe a crise lá fora não derruba o valor do imóvel em SP?! Duvido...

Mas a idéia não irá morrer...

Loras
29/12/2011, 13:58
Clê,

Precisa alugar?

Não pode fazer na garagem de casa mesmo?

:idea:

Abração,

vwinit
29/12/2011, 16:37
Clemente,

Cobrar dos amigos é complicado, eu sei o que é isso (ah,, os computadores... rsrsrs).

Mas se você pensar em um projeto, profissionalmente falando, acho que tem futuro ... e os amigos pagariam com prazer e com a certeza de estarem fazendo um ótimo negócio!!
;)

Abraço!

Dinho_BH
29/12/2011, 19:41
Amigos,

Já postei em outra oportunidade: uma oficina do Clemente estava na minha listinha para o Papai Noel. rsrsrs...

Além dos serviços básicos (manutenção) ele poderia oferecer "pacotes" de opcionais / segredos acumulados em todos estes anos de experiência.

Os pacotes iriam desde a preparação básica para uma viagem de férias passando por pacotes / modificações para expedições.

Sobre "cobrar dos amigos" não haveria melindres: "business, just business"... :torcendo:

Abraços.

Alexandre Tietsche
19/01/2012, 13:28
Qual o modelo da Hella que vocês utilizam ? tem 2 modelos diferentes de 7".

Meus faróis estão um caco.

Abraços,

HelFel
20/01/2012, 01:32
Alexandre,

Eu comprei essas:
Expedition Exchange Incorporated :: Lighting :: Hella 7" H4 Replacement Headlamp (002395991) (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18389)

Abs

Alexandre Tietsche
20/01/2012, 09:58
Valeu Helfel.
Ja fiz minha compra hoje :dance:, agora é esperar chegar.


Abraços,

petcho
31/01/2012, 21:59
boa noite, esse novo chicote deve ser ligado direto no alternador?? bateria?? qual rele devo usar??

desculpa a ignorancia, to começando agora mas com muita vontade de aprender
tb pesso desculpa pela falta de acentos meu pc e doido

petcho
02/02/2012, 15:28
alguem que fez esse chicote poderia me ajugar, gostaria de fazer em casa mesmo, mas preciso q me expliquem melhor pq nao tenho muita experiençia nessa parte, so um passo a passo sem muitos detalhes para me orientar, desculpem o incomodo mas quero deixar minha 90tinha do meu geito, e nao ficar levando em pessoas pra fazer serviço meia boca

abraço!!!

alfonse leite
02/02/2012, 20:21
Senhores...

Já escrevi sobre isto e se não se importam, deixo aqui meu breve relato:

Troquei as lâmpadas dos faróis originais pelas Philips Rally de 100/90W e para isto, comecei ligando para o chefe de oficina da concessionária Somafertil, para saber se os conjuntos ópticos agüentariam o calor. Sinal verde, procurei um eletricista, meu amigo e botamos as mãos à obra!

Instalamos os relés Marília, código 11401 (http://www.marilia-sa.com.br/Site/Produtos.aspx) de 400W, que vem com 2 fusíveis de 30A, um para cada circuito - pois na verdade são 2 relés de 200W num só invólucro. Um relé de 400W para cada farol, com um circuito para farol baixo e outro para farol alto, em cada lado do veículo.

Atualmente, cada relé destes custa R$ 30,00 e cada lâmpada R$ 25,00. Comprei-os no último fim de semana para ter como peças de reposição.

O lado ruim é o que o Clemente já disse, que estas lâmpadas duram pouco... bem pouco, por sinal. :evil:

A instalação foi feita aproveitando o chicote e a chave originais, que passaram a controlar os circuitos das bobinas dos relés. Liguei um cabo da bateria até a alimentação (+12) dos relés e os circuitos de carga de cada relé ao alto e ao baixo de cada lâmpada.

Não cheguei a usar conectores banhados a ouro ou cabos superdimensionados, mas fiz uso de bons conectores, soldados aos cabos e bem isolado por fitas isolantes de autofusão. Os chicotes também foram isolados dentro de eletrodutos. São materiais que encontramos com facilidade em boas auto-elétricas Brasil adentro.

Há quase 2 anos, gastei R$ 200,00 incluindo mão-de-obra e material.

E há alguns meses, em casa mesmo, instalei um par de faróis auxiliares Hella 1000, ligados a um relé destes. Ao invés de eletrodutos, preferi cabos com dupla isolação e presilhas.


_______________
Alfonse, de Goyaz
Defender 110

petcho
02/02/2012, 22:34
ALFONSE,

muito obrigado, vou comprar amanha todo o material e esse fim de semana coloco a mao na massa, se tiver alguma duvida vou abusar mais um pouco e perguntar hehehe

abraço

alfonse leite
02/02/2012, 22:48
ALFONSE,

muito obrigado, vou comprar amanha todo o material e esse fim de semana coloco a mao na massa, se tiver alguma duvida vou abusar mais um pouco e perguntar hehehe

abraço

Fique à vontade!

Antes de me tornar advogado, estudei eletrotécnica na antiga Escola Técnica Federal de Goiás... a profissão nunca exerci, mas o hobby ficou!

Se preferir vir a Goiânia para instalar, me avise .

Tenho por aqui um amigo que é eletricista profissional e dos bons! Normalmente, cuida de ar condicionado e para os amigos, cuida da parte elétrica também!

Deixo aqui, o telefone dele:
Tiago (62) 8532-1954
________
Boa sorte,
Alfonse, de Goyaz

petcho
02/02/2012, 22:54
blz,
se nao conseguir fazer esse fim de semana podemos combinar sim, abraço e muito obrigado novamente

rafaelfernandez
03/02/2012, 16:16
Amigos,

Alguns de vocês relataram pouca durabilidade nas lampadas Rallye 90W100. Interessante que no meu caso usei as mesmas por mais de 2 anos sem queimas. No meu caso o que aconteceu foi que com o excesso de calor gerado pelas mesmas e (acredito eu) com o choque térmico provocado pela água da chuva as lentes do farol racharam.


[]´s
Rafael

CGAUER
06/02/2012, 11:09
Depende da voltagem que chega as suas lâmpadas.

Fiz uma fiação tão over, que estou recebendo exatamente a mesma tensão do alternador, 13.6V... Ou seja, sua vida é curta. Basicamente elas duram 15 dias de viagem, sempre usando farol, o que deve dar 8 horas por dia. Ou seja, no meu caso algo na casa das 100 horas de vida.

Hoje uso a Tngsram/GE de 80/100, que tem um bulbo muito maior e logo deve ajudar para dissipar o calor do filamento. Comprei numa daquelas casas de peças nas cidades argentinas, eles tem TUDO...

Veremos..

Abraços

Clemente


Amigos,

Alguns de vocês relataram pouca durabilidade nas lampadas Rallye 90W100. Interessante que no meu caso usei as mesmas por mais de 2 anos sem queimas. No meu caso o que aconteceu foi que com o excesso de calor gerado pelas mesmas e (acredito eu) com o choque térmico provocado pela água da chuva as lentes do farol racharam.


[]´s
Rafael

rafaelfernandez
06/02/2012, 18:21
Depende da voltagem que chega as suas lâmpadas.

Fiz uma fiação tão over, que estou recebendo exatamente a mesma tensão do alternador, 13.6V... Ou seja, sua vida é curta. Basicamente elas duram 15 dias de viagem, sempre usando farol, o que deve dar 8 horas por dia. Ou seja, no meu caso algo na casa das 100 horas de vida.

Hoje uso a Tngsram/GE de 80/100, que tem um bulbo muito maior e logo deve ajudar para dissipar o calor do filamento. Comprei numa daquelas casas de peças nas cidades argentinas, eles tem TUDO...

Veremos..

Abraços

Clemente

Fala Clemente,

Eu nunca chequei a voltagem que chega nas lampadas, mas vou fazer isso para podermos fazer uma comparação técnica e embasada em dados. Assim que o fizer posto aqui.

[]´s
Rafael

Loras
06/02/2012, 18:32
Se diminui a vida útil da lâmpada... será que vale a pena superestimar o chicote?

Não seria melhor usar o globo Hella, lâmpada original e um bom par de faróis de milha?

Abs.

alexx.files
06/02/2012, 19:37
Se diminui a vida útil da lâmpada... será que vale a pena superestimar o chicote?

Não seria melhor usar o globo Hella, lâmpada original e um bom par de faróis de milha?

Abs.

Loras certamente a vida útil não está relacionada ao chicote porque todo equipamento automotivo está preparado para funcionar com 13,8V.
Não tenho como saber qual o problema que o Clemente teve em relação a fiação original da Defender dele mas a minha sempre bateu 13,8V no farol mesmo antes de colocar os reles, aliás até hoje nunca peguei tensão baixa em nenhum ponto do carro onde pude fazer medição, sempre bate com meu voltímetro. Como meu farol tem lente lisa não preciso trocar a lâmpada e até hoje uso a fiação original e o único ponto que acho que é precário no Defender é a chave de farol, por ela coloquei os reles.

[]´s
Alex

Loras
06/02/2012, 20:07
Tensão é uma coisa... amperagem é outra coisa.

Potência (que IMHO está relacionada com durabilidade / calor) é consequência de tensão, resistência e amperagem. Não é isso?

Você pode ter a mesma tensão na lâmpada... mas potências diferentes, se a corrente variar.

Será que as lâmpadas do Clemente não vieram com defeito?

Outro ponto: sensibilidade do equipamento usado (voltímetro / amperímetro / mutlímetro).

Por curiosidade, qual o consumo / resistência de uma lâmpada dessas? Qual a resistência da fiação original?

Alguém já mediu a luminosidade do farol após o chicote original e depois no chicote reforçado?

Sem dados objetivos, fica complicado concluir.

Abração,

alexx.files
06/02/2012, 20:13
Tensão é uma coisa... amperagem é outra coisa, certo?

Outro ponto: sensibilidade do equipamento usado (voltímetro / amperímetro / mutlímetro).

Por curiosidade, qual o consumo / resistência de uma lâmpada dessas? Qual a resistência da fiação original?

Alguém já mediu a luminosidade do farol após o chicote original e depois no chicote reforçado?

Sem dados objetivos, fica complicado concluir.

Abração,

A lâmpada tem resitência fixa portanto a corrente varia apenas com a variação de tensão. Se vc subdimencionar o cabo ele vai esquentar e pode ter menos luminosidade, mas superdimencionando o cabo vc vai ter a mesma corrente que teria com o cabo ideal. Lei de Ohm pura e simples.

[]´s
Alex

alexx.files
06/02/2012, 20:19
Quanto a sensibilidade do equipamento. Meu multímetro trabalha com 3 casas depois da virgula, portanto 3,8 ou 3,799 não faz diferença nessas grandezas que estamos trabalhando.

[]´s
Alex

Loras
06/02/2012, 20:33
A lâmpada tem resitência fixa portanto a corrente varia apenas com a variação de tensão. Se vc subdimencionar o cabo ele vai esquentar e pode ter menos luminosidade, mas superdimencionando o cabo vc vai ter a mesma corrente que teria com o cabo ideal. Lei de Ohm pura e simples.

[]´s
Alex

A resistência da lâmpada varia conforme a temperatura dela. Ou seja, varia conforme a temperatura do conjunto ótico.

E tudo isso também varia de acordo com a temperatura dos fios.

Afinal estão ligados em série na bateria fios + lâmpada. Certo?

A tensão também não é fixa... depende do estado de sua bateria e do regulador de voltagem. Depende também se outros equipamentos estão ligados ou não na viatura... como ar condicionado, GPS, inversor, etc.

Por isso... se fomos levar em consideração a questão científica, o buraco é mais embaixo!!!

Advogado do diabo: e a calibração do multímetro, está em dia? :mrgreen:

A lei de Ohm é pura e simples em ambientes controlados e estáveis.

Então isso tudo nos leva a considerar outros pontos:

- o conjunto óptico da Hella + lâmpadas + fios redimensionados conseguem refrigerar adequadamente na Defender? Em quais situações? Mesmo parado no trânsito de SP, ao meio dia? Qual será a causa da queima precoce da lâmpada do Clemente?

- qual a vida útil estimada pelo fabricante de uma lâmpada dessas em condições ideais? Quais são essas condições?

- será que esse investimento no farol não poderia ser substituido por um bom par de faróis de milha instalado adequadamente?

O custo é praticamente o mesmo. 40 dólares x 2 = kit de Hella 500.

Apenas indagações curiosas... eu era bastante feliz com um par de sealed beam e um par de IPF.

E foi esse tipo de raciocínio que estamos desenvolvendo aqui que fez eu gostar muito do faça você mesmo. Aprendo muito, sempre.

Abração,

alexx.files
06/02/2012, 21:39
Loras o que eu disse inicialmente é que a durabilidade não tem a ver com o chicote e não tem. A corrente que passa pela lâmpada continua sendo a mesma com o cabo ideal ou super dimensionado do Clemente.

Vc pode desconsiderar a temperatura como fator de alteração da resistência porque o filamento da lâmpada funciona em temperaturas de milhares de graus celsios. O filamento entra em temperatura de trabalho em questões de milisegundos então não vejo como o conjunto óptico pode provocar uma variação de temperatura relacionada o chicote que alimenta a lâmpada.E mesmo que diferentes conjuntos ópticos provacassem diferentes resistências na lâmpada o que isso tem a ver com o chicote?

Sim, a tensão não é fixa e foi isso que eu disse. A resistência é fixa e a corrente varia apenas com a variação de tensão. A lâmpada foi fabricada para trabalhar nas tensões esperadas para equipamentos automotivos e a não ser que o alternador do Clemente esteja gerando tensões acima de 14V não vejo como isso pode diminuir a durabilidade da lâmpada.

Tenho um voltímetro no carro que me mostra 13,8, um multímetro que me mostra 13,8 e minha tensão esperada é 13,8. O que mais posso esperar desses dois equipamentos?

A lei do Ohm é pura e simples em qualquer ambiente deste universo e... A teoria sempre explica a prática, sempre. Quando isso não acontece é porque faltou aprender algum conceito.

Veja, o que eu disse inicialmente é que a durabilidade da lâmpada não tem a ver com o chicote. O Clemente pode colocar cabos de 10mm2 que a corrente vai continuar a mesma e estou desconsiderando variações de corrente na ordem de mA e uA que são desprezíveis quando falamos em 12 ou 13,8V. Não sei qual o fator que afeta a durabilidade dessas lâmpadas, mesmo porque não conheço elas, mas certamente não é o chicote. Ter um chicote superdimensionado é muito bom em questões de confiabilidade do veículo, mas não podemos assassinar a lei de Ohm.

[]´s
Alex

alexx.files
06/02/2012, 21:48
Eu sou adepto dos bons milhas como vc disse, mas não de um bom par e sim de quatro bons pares. :dance::dance:

Existe uma engenharia aplicada a óptica dos faróis que eu não entendo e por isso prefiro usar conjuntos certificados e apesar de não tem mais os originais possuo um par de faróis superiores aos originas em óptica que iluminam muito melhor com as lâmpadas originais. Fico puto quando cruzo com carros com o farol baixo ofuscando como farol alto então não cometo o mesmo erro.

[]´s
Alex

rafaelfernandez
06/02/2012, 21:57
Amigos,

Será que a pouca durabilidade dessas lampadas não estaria associada a trepidação?

[]'s
Rafael

P.S.: Como físico sou um excelente motorista!!! :chorandoderir:

vwinit
07/02/2012, 00:37
Amigos, no meu caso ...

Ainda não decidi sobre a troca dos farois, mas provavelmente o farei por esses Hella 7", mas com lâmpadas 60w.

Hoje já tenho dois milhas no quebra-mato e são suficientes para a noite virar dia conjugados com os faróis altos, sempre quando guiando a noite em um trecho escuro de BR que tenho que atravessar invariavelmente.
Servem para engraçadinhos e seus Xenons também... Uma piscadinha basta! rsrsrss
;)

Já me preparei para outros casos, e decidi por 5 milhas no bagageiro com as Philips Rally (90/100W). Aí sim, com chicote reforçado, ligados em bateria auxiliar e serão usados apenas em situações "extremas".

*Espero que as lâmpadas durem e que o vidro dos farois não se partam!!!
:pensativo:

Abraço!

Loras
07/02/2012, 00:57
Buenas. Vamos ao aprendizado de hoje.

Quem afirmou que a durabilidade foi prejudicada pelo chicote reforçado foi o próprio Clemente. Eu estou aqui matutando como isso seria possível...

Mas pelo visto me formei na mesma faculdade de física que o Rafael!!! :mrgreen:


Loras o que eu disse inicialmente é que a durabilidade não tem a ver com o chicote e não tem. A corrente que passa pela lâmpada continua sendo a mesma com o cabo ideal ou super dimensionado do Clemente.

Concordo.



Vc pode desconsiderar a temperatura como fator de alteração da resistência porque o filamento da lâmpada funciona em temperaturas de milhares de graus celsios. O filamento entra em temperatura de trabalho em questões de milisegundos então não vejo como o conjunto óptico pode provocar uma variação de temperatura relacionada o chicote que alimenta a lâmpada.E mesmo que diferentes conjuntos ópticos provacassem diferentes resistências na lâmpada o que isso tem a ver com o chicote?

Se a temperatura é fator desconsiderável, toda minha linha de pensamento cai por terra. Não tinha atentado para essa possibilidade. Mas... se considerar relevante:

A lâmpada ficou mais forte, logo está recebendo mais energia, certo? Então está dissipando mais energia em forma luminosa e em calor. Logo a melhoria do chicote causa uma "sobrecarga" na lâmpada. A lâmpada ao trabalhar mais quente, aumenta sua resistência. Logo um chicote com menor resistência, afetaria a resistência da lâmpada, ou não?

Repito: se considerar a interferência do calor.




Sim, a tensão não é fixa e foi isso que eu disse. A resistência é fixa e a corrente varia apenas com a variação de tensão. A lâmpada foi fabricada para trabalhar nas tensões esperadas para equipamentos automotivos e a não ser que o alternador do Clemente esteja gerando tensões acima de 14V não vejo como isso pode diminuir a durabilidade da lâmpada.


Novamente, o raciocínio acima. Que pode ser desconsiderado, uma vez que a interferência da temperatura é irrelevante.



A lei do Ohm é pura e simples em qualquer ambiente deste universo e... A teoria sempre explica a prática, sempre. Quando isso não acontece é porque faltou aprender algum conceito.
Veja, o que eu disse inicialmente é que a durabilidade da lâmpada não tem a ver com o chicote. O Clemente pode colocar cabos de 10mm2 que a corrente vai continuar a mesma e estou desconsiderando variações de corrente na ordem de mA e uA que são desprezíveis quando falamos em 12 ou 13,8V. Não sei qual o fator que afeta a durabilidade dessas lâmpadas, mesmo porque não conheço elas, mas certamente não é o chicote. Ter um chicote superdimensionado é muito bom em questões de confiabilidade do veículo, mas não podemos assassinar a lei de Ohm.

[]´s
Alex


Ou porque fazem mais de 10 anos que me formei na Federal em SP!!! E depois só vi eletrônica nas horas vagas como hobby. :mrgreen:

Se considerar situações ideais, você tem razão.

Se quiser aprofundar, não é tão simples assim. A teoria explica a prática. Mas nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Existem "nuances" imperceptíveis, dependendo do método e precisão que utilizar.

Se o chicote ficou muito pesado... associando com o conceito de trepidação (proposto pelo Rafael), a durabilidade da lâmpada pode ter sido afetada por ele sim!!! E nem precisamos assassinar a lei de Ohm para justificar... agora precisaremos da lei da gravidade!!! :cool:

Abs.

alexx.files
07/02/2012, 02:31
Se a lampada está recebendo 13,6V como observado pelo Clemente ela vai dissipar energia seguindo a lei de Ohm para 13,6 volts, suponho que o Clemente tenha feito essa medição nos terminais da lâmpada, neste caso o chicote é irrelevante seja ele subdimencinado, ideal ou superdimencionado. A única forma da lâmpada dissipar mais ou menos energia seria variação na tensão e isso é facilmente observado acompanhando o voltimetro enquando se dirige.

Podemos sugerir, hipoteticamente, que o alternador dele esteja gerando 17V e temos perdas até a lampada em vários pontos da instalação, mas tudo isso é irrelevante se ele mediu 13,6 volts no terminal da lâmpada. Se a lâmpada foi projetada para trabalhar com tensões na casa dos 12 a 13,8 volts é irrelevante se o chicote está dissipando energia ou não. O que importa é que nos terminais da lampada a tensão está dentro do que foi especificado pelo fabricante. O cabo dissipar energia pode ser prejudicial a lâmpada por causar um desgaste prematuro de outros componentes, principalmente do material isolante, mas isso a longo prazo. O que não é o caso do Clemente.

A observação do Clemente foi relativa a tensão na lâmpada em relação ao chicote e foi isso que expliquei que não ocorre. Quando a sugestão do Rafael acho que pode ser possível se houver algum mau contato no sistema. Uma informação que poucos fabricantes disponibilizam é o número de power cicles das lâmpadas, isso porque no uso normal a quantidade de power cicles suportado pelas lâmpadas nunca é atingida dentro de sua vida útil, porém se houver um mau contato aliada a uma trepidação que faça a lâmpada piscar acho provável que diminua a vida útil. Mas pela descrição da instalação que o Clemente fez acho pouco provável que haja algum mau contato, ele usou até terminais banhados a ouro.

Nem vou considerar a possibilidade de uma lâmpada automotiva não suportar a trepidação de um veículo.

[]´s
Alex

alexx.files
07/02/2012, 02:42
Se quiser aprofundar, não é tão simples assim. A teoria explica a prática. Mas nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Existem "nuances" imperceptíveis, dependendo do método e precisão que utilizar.


A prática sempre reflete a teoria, nós e que não sabemos a teoria suficiente para explicar o que ocorre na prática.

[]´s
Alex

rafaelfernandez
07/02/2012, 02:53
Nem vou considerar a possibilidade de uma lâmpada automotiva não suportar a trepidação de um veículo.


Alex,

Acho importante lembrar que não estamos falando de uma utilização "normal". Uma vez que durante os 15 dias de viagem mencionados pelo Clemente ele roda alguns milhares de km por estradas de terra, muitas das quais em péssimas condições. Pensando nisso que comentei sobre a trepidação.

Apesar de ter rodado 3000 km na Transamazonica com essas lâmpadas sem nenhum problema.

[]'s
Rafael

Loras
07/02/2012, 03:10
Alex,

Acho que estamos olhando sob ótica diferente.

Considerando a seguinte situação:

Mesma bateria, instalada no mesmo carro, com o mesmo alternador - ou seja, tensão constante.

Mesma lâmpada - resistência constante.

Dois chicotes. Alta resistência (original) ou baixa resistência (melhorado).

Em qual dos sistemas vai passar mais corrente? Em qual dos sistemas a lâmpada vai gerar mais energia? Com chicote original ou melhorado?

No sistema que apresenta a menor resistência final (chicote melhorado). Dessa forma, sob uma tensão constante, a corrente no circuito será maior, certo? Então, mudando o chicote você varia a voltagem na lâmpada. Logo a lâmpada trabalhará numa faixa de temperatura mais alta. E assim teria sua vida útil diminuída quando comparado a outra situação.

Agora, se a diferença de resistência entre os chicotes é significativa a ponto de melhorar a iluminação, não deveria ser possível percebê-la no multímetro?

Qual o valor de resistência da lâmpada? E do chicote?

Loras
07/02/2012, 03:18
A prática sempre reflete a teoria, nós e que não sabemos a teoria suficiente para explicar o que ocorre na prática.

[]´s
Alex

A prática sempre reflete a teoria?

Gostaria de uma atividade prática, concreta e reproduzível em casa que reflita a situação abaixo.

Lembro vagamente do exemplo de um trem viajando mais rápido que a velocidade da luz... de um raio de luz que sobe, é refletido no espelho e desce. Ou mesmo a teoria de um relógio que é deixado dentro desse trem. Teoria da relatividade.

Isso acontece no dia a dia. Ou não? Sim, talvez de forma desprezível, como o aquecimento da lâmpada. Mas que acontece, é inegável.

E foi isso que quis dizer.

Nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Vide o caso das estrelas. Ela apaga agora no céu. Mas já morreu há alguns milhares de anos...

Tudo depende do grau de profundidade / conhecimento que você deseja analisar a questão.

Abs.

alexx.files
07/02/2012, 03:40
Loras seu erro está sendo conceitual.

Se vc aumentar ou diminuir a corrente no sistema não siginifica que a lâmpada esteja gerando mais ou menos energia. Vc precisa alterar a tensão na lâmpada para alterar a dissipação de energia dela.

A resistência do cabo acho irrelevante neste caso porque a distância é muito pequena. É fácil saber a resistência da lâmpada, tem que medir a corrente enquanto ela está ligada e dividir a tensão pela corrente.

[]´s
Alex

alexx.files
07/02/2012, 03:51
A prática sempre reflete a teoria?

Gostaria de uma atividade prática, concreta e reproduzível em casa que reflita a situação abaixo.

Lembro vagamente do exemplo de um trem viajando mais rápido que a velocidade da luz... de um raio de luz que sobe, é refletido no espelho e desce. Ou mesmo a teoria de um relógio que é deixado dentro desse trem. Teoria da relatividade.

Isso acontece no dia a dia. Ou não? Sim, talvez de forma desprezível, como o aquecimento da lâmpada. Mas que acontece, é inegável.

E foi isso que quis dizer.

Nem sempre a prática reflete 100% da teoria. Vide o caso das estrelas. Ela apaga agora no céu. Mas já morreu há alguns milhares de anos...

Tudo depende do grau de profundidade / conhecimento que você deseja analisar a questão.

Abs.

O fato de não existir um experimento prático aplicável com a tecnologia atual não significa a prática não reflete a teoria. Apenas não temos conhecimento ou habilidade para tal. Uma coisa é a prática reproduzir a teoria e outra coisa é a teoria não pode ser reproduzida pela prática.

Mas posso sugerir outro experimento prático que prova a teoria da relatividade, muito simples. Ligue seu GPS e saia navegando com ele, pronto. Vc provou que Einstein estava certo quando disse que a gravidade afeta a passagem do tempo, isso porque, seu aparelho está sob a atuação da gravidade da terra e o satélite de GPS está sobre a microgravidade da órbita terrestre a qual ele se encontra e o tempo passa mais rápido no satélite do que em seu aparelho de GPS. Se a engenharia não compensasse essa diferença de tempo proposta por Einstein não teriamos sistema de GPS.

Esse chicote está dando o que falar.

[]´s
Alex

Alexandre Tietsche
07/02/2012, 09:20
Amigos, no meu caso ...

Ainda não decidi sobre a troca dos farois, mas provavelmente o farei por esses Hella 7", mas com lâmpadas 60w.

Hoje já tenho dois milhas no quebra-mato e são suficientes para a noite virar dia conjugados com os faróis altos, sempre quando guiando a noite em um trecho escuro de BR que tenho que atravessar invariavelmente.
Servem para engraçadinhos e seus Xenons também... Uma piscadinha basta! rsrsrss
;)

Já me preparei para outros casos, e decidi por 5 milhas no bagageiro com as Philips Rally (90/100W). Aí sim, com chicote reforçado, ligados em bateria auxiliar e serão usados apenas em situações "extremas".

*Espero que as lâmpadas durem e que o vidro dos farois não se partam!!!
:pensativo:

Abraço!

Hailton, to querendo colocar milha no teto também. Como passar a fiação pra dentro do carro ?

Abraços,

Loras
07/02/2012, 10:03
Loras seu erro está sendo conceitual.

Se vc aumentar ou diminuir a corrente no sistema não siginifica que a lâmpada esteja gerando mais ou menos energia. Vc precisa alterar a tensão na lâmpada para alterar a dissipação de energia dela.

A resistência do cabo acho irrelevante neste caso porque a distância é muito pequena. É fácil saber a resistência da lâmpada, tem que medir a corrente enquanto ela está ligada e dividir a tensão pela corrente.

[]´s
Alex

Continuo sem entender.

Se eu tenho um sistema com duas resistências (lâmpada / chicote) ligadas em série.

Uma voltagem fixa - bateria alimentando as extremidades.

Se eu diminuir a resistência do chicote, não vou aumentar a corrente do circuito?

Logo vou aumentar a corrente que passa pela lâmpada e portanto potência gerada por ela?

Volto naquele mesmo ponto. Se a lâmpada passa a gerar mais luz... sua vida útil diminui.

Agora, talvez a variação de resistência no chicote (original x melhorado) seja insignificante. E aí a consequência na vida útil da lâmpada também seria.

Abs.

Loras
07/02/2012, 10:13
O fato de não existir um experimento prático aplicável com a tecnologia atual não significa a prática não reflete a teoria. Apenas não temos conhecimento ou habilidade para tal. Uma coisa é a prática reproduzir a teoria e outra coisa é a teoria não pode ser reproduzida pela prática.

Mas posso sugerir outro experimento prático que prova a teoria da relatividade, muito simples. Ligue seu GPS e saia navegando com ele, pronto. Vc provou que Einstein estava certo quando disse que a gravidade afeta a passagem do tempo, isso porque, seu aparelho está sob a atuação da gravidade da terra e o satélite de GPS está sobre a microgravidade da órbita terrestre a qual ele se encontra e o tempo passa mais rápido no satélite do que em seu aparelho de GPS. Se a engenharia não compensasse essa diferença de tempo proposta por Einstein não teriamos sistema de GPS.

Esse chicote está dando o que falar.

[]´s
Alex

Alex,

Você poderia explicar melhor como o GPS compensa essa diferença de tempo?

Ainda não vi aplicação prática da teoria da relatividade. Se eu estiver com um relógio no chão do carro e um relógio no GPS. Um deles deveria se atrasar. O que não acontece pois a engenharia compensa. É isso?

Mas de fato, ainda que não fosse compensado, seria perceptível? Quanto tempo eu precisaria viajar para perceber um atraso no relógio?

Então, na minha situação "limitada" tecnicamente, a prática não reflete 100% da teoria.

E o mesmo vai acontecer se eu entrar num trem que se move a apenas 120km/h. A situação prática (estar dentro do trem) não refletirá 100% da teoria em observação "palpável". Da mesma maneira que você não considera "palpável" a resistência do chicote no conjunto de iluminação do carro. Mas que a teoria da gravidade existe... tanto quanto a resistência do chicote... existem! E influenciam o sistema que fazem parte.

Gosto dessas conversas conceituais. O mundo atual é um tanto carente desse tipo de questionamento.

Abs.

Loras
07/02/2012, 10:15
Hailton, to querendo colocar milha no teto também. Como passar a fiação pra dentro do carro ?

Abraços,

Alexandre,

Você tem snorquel?

A melhor solução que encontrei é descer junto ao snorquel, entrar pela lateral do capô, parede corta fogo e voilà!

Se fizer uma caixa de relê no cofre do motor, fica ainda melhor!!!

Abs.

Alexandre Tietsche
07/02/2012, 10:17
Valeu Loras. Não tenho Snorkel ainda mas devo colocar em breve.

Mergulhador
07/02/2012, 10:23
Alexandre, tenho um aqui ZERO no plastico. Nota e tudo... comprei na bearmach.

Se tiver interesse, fazemos rolo...

ary nunes
07/02/2012, 10:35
Eta chicote misterioso!
Um simples chicote já levou a discussão até Einsten,GPS e quejandos quando tudo se resume a tensão na fonte e no ponto de consumo.
Quando o Clemente afirma que,com o chicote super dimensionado,mediu 13,6v nos terminais da lampada muito provavelmente com o chicote original esta tensão seria de 12,0v ou menos e teriamos uma variação de tensão de no mínimo 1,6v
Esta variação de tensão,para mais,na lampada aumenta a corrente e faz com que ela dissipe mais energia,
Concluindo,se forem medidos 12,0v nos terminais da lampadaela tera uma determinada vida útil mas se a tensão for de 13,6v a vida útil será menor.

Abraços a todos,

Ary

Defender 110 2004

ary nunes
07/02/2012, 10:37
Eta chicote misterioso!
Um simples chicote já levou a discussão até Einsten,GPS e quejandos quando tudo se resume a tensão na fonte e no ponto de consumo.
Quando o Clemente afirma que,com o chicote super dimensionado,mediu 13,6v nos terminais da lampada muito provavelmente com o chicote original esta tensão seria de 12,0v ou menos e teriamos uma variação de tensão de no mínimo 1,6v
Esta variação de tensão,para mais,na lampada aumenta a corrente e faz com que ela dissipe mais energia,
Concluindo,se forem medidos 12,0v nos terminais da lampadaela tera uma determinada vida útil mas se a tensão for de 13,6v a vida útil será menor.

Abraços a todos,

Ary

Defender 110 2004

Loras
07/02/2012, 10:41
Eta chicote misterioso!
Um simples chicote já levou a discussão até Einsten,GPS e quejandos quando tudo se resume a tensão na fonte e no ponto de consumo.
Quando o Clemente afirma que,com o chicote super dimensionado,mediu 13,6v nos terminais da lampada muito provavelmente com o chicote original esta tensão seria de 12,0v ou menos e teriamos uma variação de tensão de no mínimo 1,6v
Esta variação de tensão,para mais,na lampada aumenta a corrente e faz com que ela dissipe mais energia,
Concluindo,se forem medidos 12,0v nos terminais da lampadaela tera uma determinada vida útil mas se a tensão for de 13,6v a vida útil será menor.

Abraços a todos,

Ary

Defender 110 2004

Como diria Steve Jobs, nada como a simplicidade.

Foi exatamente isso que quis dizer desde o princípio!!!

Isso isso isso isso isso. By Chaves.

Portanto, a alteração no chicote pode justificar o encurtamento da vida útil da lâmpada? :?:

Abraço,

Alexandre Tietsche
07/02/2012, 10:51
Alexandre, tenho um aqui ZERO no plastico. Nota e tudo... comprei na bearmach.

Se tiver interesse, fazemos rolo...

Quer trocar no diferencial traseiro da minha ? kkkkkk

Me diz qual modelo é e quanto pede (meu medo é vc ter comprado na bearmach$). To pensando naquele redondinho, sabe ?

Abs,

Alexandre Tietsche
07/02/2012, 10:54
*acho* que o principal é:
- Ver na embalagem vida útil da lâmpada
- Ver na embalagem tensão de trabalho. Se for 12V-13.8V e ta chegando 13.6V ela tem que durar o indicado na embalagem.

Agora, uma lampada Automotiva durar míseras 100h é MUITO pouco.

.

alexx.files
07/02/2012, 11:23
Continuo sem entender.

Se eu tenho um sistema com duas resistências (lâmpada / chicote) ligadas em série.

Uma voltagem fixa - bateria alimentando as extremidades.

Se eu diminuir a resistência do chicote, não vou aumentar a corrente do circuito?

Logo vou aumentar a corrente que passa pela lâmpada e portanto potência gerada por ela?

Volto naquele mesmo ponto. Se a lâmpada passa a gerar mais luz... sua vida útil diminui.

Agora, talvez a variação de resistência no chicote (original x melhorado) seja insignificante. E aí a consequência na vida útil da lâmpada também seria.

Abs.

Então mais não é isso que eu estou dizendo desde o início? Não colocamos na equação um chicote de alta resistência e sim o chicote do Clemente que não vai afetar a vida útil da lâmpada por ser superdimensionado.

[]´s
Alex

alexx.files
07/02/2012, 11:28
Alex,

Você poderia explicar melhor como o GPS compensa essa diferença de tempo?

Ainda não vi aplicação prática da teoria da relatividade. Se eu estiver com um relógio no chão do carro e um relógio no GPS. Um deles deveria se atrasar. O que não acontece pois a engenharia compensa. É isso?

Mas de fato, ainda que não fosse compensado, seria perceptível? Quanto tempo eu precisaria viajar para perceber um atraso no relógio?

Então, na minha situação "limitada" tecnicamente, a prática não reflete 100% da teoria.

E o mesmo vai acontecer se eu entrar num trem que se move a apenas 120km/h. A situação prática (estar dentro do trem) não refletirá 100% da teoria em observação "palpável". Da mesma maneira que você não considera "palpável" a resistência do chicote no conjunto de iluminação do carro. Mas que a teoria da gravidade existe... tanto quanto a resistência do chicote... existem! E influenciam o sistema que fazem parte.

Gosto dessas conversas conceituais. O mundo atual é um tanto carente desse tipo de questionamento.

Abs.

Não sei explicar como o sistema de GPS compensa a diferença de tempo mais sei que isso é crucial para o funcionamento dos GPS. Bom agora vc conhece uma aplicação prática para teoria da relativade.

Quando disse que a teoria sempre explica a prática não mencionei nada sobre precisão de medições e nem que toda teoria vai ser palpável. Não era disso que estava falando. Queria apenas dizer que a lei de Ohm explica o que acontece no chicote com precisão.

[]´s
Alex

alexx.files
07/02/2012, 11:32
Eta chicote misterioso!
Um simples chicote já levou a discussão até Einsten,GPS e quejandos quando tudo se resume a tensão na fonte e no ponto de consumo.
Quando o Clemente afirma que,com o chicote super dimensionado,mediu 13,6v nos terminais da lampada muito provavelmente com o chicote original esta tensão seria de 12,0v ou menos e teriamos uma variação de tensão de no mínimo 1,6v
Esta variação de tensão,para mais,na lampada aumenta a corrente e faz com que ela dissipe mais energia,
Concluindo,se forem medidos 12,0v nos terminais da lampadaela tera uma determinada vida útil mas se a tensão for de 13,6v a vida útil será menor.

Abraços a todos,

Ary

Defender 110 2004

Ary isso vai de encontro ao que eu disse no início. Com o carro ligado a tensão tem que ser a tensão do alternador nos terminais da lâmpada e a lâmpada tem que ser projetada para trabalhar com a tensão de 13,6V do Clemente. Isso não explica a durabilidade da lampada.

Meu chicote é o original e eu tenho 13,8v nos terminais da lâmpada e em vários outros pontos do carro. Se eu superdimensionar o meu chicote a tensão vai continuar a mesma nos terminais da lâmpada e não vai alterar em nada a sua durabilidade.

[]s´
Alex

vwinit
07/02/2012, 12:10
Hailton, to querendo colocar milha no teto também. Como passar a fiação pra dentro do carro ?

Abraços,

Alexandre, ainda não instalei e não sei como fazer o "acabamento".

Num Suzuki fizeram um furo no teto com acabamento de borracha e borne para retirar o bagageiro facilmente...

A idéia do Snorkel do Loras é interessante...

Pensei em ver algum ponto pela parte traseira, mas o cabo aumenta...

Vamos ver como fica.

Abraço!

alexx.files
07/02/2012, 12:18
Hailton dá para sair pelas portas, qualquer uma das três, mas o melhor lugar e pelo capô subindo pelo snorkel com o Loras disse. O cabo da minha antena sai por ali, um sensor de temperatura que tenho e os faróis de teto. Não encontrei lugar melhor.

[]´s
Alex

ary nunes
07/02/2012, 13:21
Alex,

Com o motor funcionando e os farois ligados a tensão nos terminai das lampadas,em hipotese alguma,sera igual a tensão da bateria ou se preferires do alternador pois forçosamente teremos uma queda de tensão no circuito (chicote).Quanto mais potentes forem as lampadas maior será a queda de tensão e consequentemente menor a tensão aplicada às lampadas.

Abraço

Ary

Defender 110 2004

CGAUER
07/02/2012, 14:28
Exato Ary! Simples assim! UFA!

E lembrando que 1.6V, é mais de 10%! Numa escala que não é linear, mas sim exponencial.

Ainda assim prefiro trocar de lâmpadas uma ou duas vezes ao ano do que instalar mais chicotes, botões, faróis etc...

Lembrando que eu sou chato e curto o visual careta dos LR. O único adesivo que tenho é o da Milena; não tive poder de voto.


Abs

Clemente


Eta chicote misterioso!
Um simples chicote já levou a discussão até Einsten,GPS e quejandos quando tudo se resume a tensão na fonte e no ponto de consumo.
Quando o Clemente afirma que,com o chicote super dimensionado,mediu 13,6v nos terminais da lampada muito provavelmente com o chicote original esta tensão seria de 12,0v ou menos e teriamos uma variação de tensão de no mínimo 1,6v
Esta variação de tensão,para mais,na lampada aumenta a corrente e faz com que ela dissipe mais energia,
Concluindo,se forem medidos 12,0v nos terminais da lampadaela tera uma determinada vida útil mas se a tensão for de 13,6v a vida útil será menor.

Abraços a todos,

Ary

Defender 110 2004

alexx.files
07/02/2012, 14:33
Alex,

Com o motor funcionando e os farois ligados a tensão nos terminai das lampadas,em hipotese alguma,sera igual a tensão da bateria ou se preferires do alternador pois forçosamente teremos uma queda de tensão no circuito (chicote).Quanto mais potentes forem as lampadas maior será a queda de tensão e consequentemente menor a tensão aplicada às lampadas.

Abraço

Ary

Defender 110 2004

Sim mas a queda de tensão será despresível devido as distâncias, mas isso não é o objeto da discussão, mesmo porque, se houver queda de tensão no chicote a corrente na lâmpada diminue.
É isso que estou tentando explicar para o Loras, se a tensão na lampada é constante a corrente também vai ser porque a resistência da lâmpada é constante e como a tensão está dentro do esperado o chicote não vai causar uma diminuição na durabilidade da lampada por ser superdimensionado. Quando mais superdimensionado for o chicote menor vai ser a corrente mas em níveis desprezíveis em relação a um chicote ideal.

[]´s
Alex

alexx.files
07/02/2012, 14:43
Exato Ary! Simples assim! UFA!

E lembrando que 1.6V, é mais de 10%! Numa escala que não é linear, mas sim exponencial.

Ainda assim prefiro trocar de lâmpadas uma ou duas vezes ao ano do que instalar mais chicotes, botões, faróis etc...

Lembrando que eu sou chato e curto o visual careta dos LR. O único adesivo que tenho é o da Milena; não tive poder de voto.


Abs

Clemente

Exponencial?

Olha vou sair dessa discução e acompanhar calado. Minha intenção era só ajudar com o pouco conhecimento que tenho, mas reafirmo, a lampada do Clemente está operando em uma tensão aceitável em um sistema automotivo.

[]´s
Alex

CGAUER
07/02/2012, 14:43
Alex, você é um cara de sorte.

Meu chicote original com lâmpadas originais com tudo 100% perfeito, fornecia às lâmpadas algo como 11.5V. Claro, medidos com as lâmpadas no local e acesas, gerando sua resistência junto ao circuito.

A diferença de intensidade da luz de 11.5V para 13.8V é significativa. Vai do amarelo para o branco. Obviamente diminui-se muito a vida, algo que nas originais de 55/60W pouco se percebe.

As lâmpadas de 90/100W geram muito mais calor para a mesma área e consequentemente duram menos, ainda mais se receberem 13.8 ao invés de 12V. Não tem almoço grátis.

Até mesmo meu Jimny novinho, novinho, Made in Japan 100% sem erro, iso 9000, etc.. Perde mais de 1V entre alternador e as lâmpadas, é normal. Mas no caso do Jimny os faróis, superfície complexa e abundantes em tamanho, são fantásticos mesmo com as lâmpadas de 55/60W. Para melhorar instalei lâmpas Hella +50% com proteção, que produzem mais luz com mesmo consumo, por utilizar filamento e gás de melhor qualidade. Importante, em faróis de policarbonato (Jimny) é importante usar lâmpadas com proteção UV, pois eles só tem proteção contra UV externa.

Sim, leigamente falando, o chicote reforçado faz a lâmpada durar menos. Viver, envelhece...

Abracos

Clemente


Ary isso vai de encontro ao que eu disse no início. Com o carro ligado a tensão tem que ser a tensão do alternador nos terminais da lâmpada e a lâmpada tem que ser projetada para trabalhar com a tensão de 13,6V do Clemente. Isso não explica a durabilidade da lampada.

Meu chicote é o original e eu tenho 13,8v nos terminais da lâmpada e em vários outros pontos do carro. Se eu superdimensionar o meu chicote a tensão vai continuar a mesma nos terminais da lâmpada e não vai alterar em nada a sua durabilidade.

[]s´
Alex

CGAUER
07/02/2012, 14:51
Quando digo vida exponencial conforme a voltagem entendam:

Se em 6V ela duraria 5000h, em 12V ela não vai durar 2500h, mas sim umas 400.

Em 30V ela vai durar segundos..


Capice?

Sim, 13.8V é perfeito, tudo certo mesmo. Agora operando com 12 ou menos Volts, a lâmpada iria durar inversamente na proporção da luz que gera..

Na real estamos todos dizendo a mesma coisa, mas nos faltam os corretos jargões do mundo da engenharia elétrica. rsrsrs

Abraços


Exponencial?

Olha vou sair dessa discução e acompanhar calado. Minha intenção era só ajudar com o pouco conhecimento que tenho, mas reafirmo, a lampada do Clemente está operando em uma tensão aceitável em um sistema automotivo.

[]´s
Alex

Loras
07/02/2012, 15:30
Sim mas a queda de tensão será despresível devido as distâncias, mas isso não é o objeto da discussão, mesmo porque, se houver queda de tensão no chicote a corrente na lâmpada diminue.
É isso que estou tentando explicar para o Loras, se a tensão na lampada é constante a corrente também vai ser porque a resistência da lâmpada é constante e como a tensão está dentro do esperado o chicote não vai causar uma diminuição na durabilidade da lampada por ser superdimensionado. Quando mais superdimensionado for o chicote menor vai ser a corrente mas em níveis desprezíveis em relação a um chicote ideal.

[]´s
Alex

Alex,

Entendi seu ponto!

Meu ponto é:

Comparando um chicote subdimensionado com um chicote ideal, a lâmpada vai durar mais no chicote subdimensionado.

Comparando um chicote ideal com um chicote hiperdimensionado, talvez a diferença de durabilidade não seja perceptível. Mas que existe, existe.

Acho que agora consegui resumir bem!

Abraço,

alexx.files
07/02/2012, 16:26
Meu ponto é:
Comparando um chicote subdimensionado com um chicote ideal, a lâmpada vai durar mais no chicote subdimensionado.


Não posso afirmar que diminuindo a tensão a durabilidade vai aumentar. Posso presumir que sim porque a corrente diminui, a temperatura deve diminuir, mas por outro lado sou totalmente leigo na interação que ocorre entre o vapor de tungstênio e o gás halógeno para dizer que uma tensão menor faz o filamento durar mais. Derrepente diminuindo a tensão o filamento saia da sua temperatura ideal de trabalho prejudicando a interação entre o vapor e o gás halógeno e consequentemente diminuindo a durabilidade, mas isso é suposição.



Comparando um chicote ideal com um chicote hiperdimensionado, talvez a diferença de durabilidade não seja perceptível. Mas que existe, existe.
Acho que agora consegui resumir bem!


Acho pouco provável que uma diferença de mA ou uA possa causar diminuição de durabilidade, principalmente porque a lâmpada deve ser fabricada para suportar tensão e corrente superiores as tensões e correntes de trabalho. Estamos no campo da suposições, mesma coisa que dizer que uma lampada fabricada no calor vai durar menos que uma lâmpada fabricada no frio.

[]´s
Alex

CGAUER
08/02/2012, 16:09
Está aí um departamento que tive bastante experiência (acidente de percurso)... Iluminação de cinema e projetores baseados em lâmpadas de quartzo de gás halogênio, basicamente projetores Kodak e iluminação Dedolight e Tota Lowel .

Resumindo, nos projetores Kodak profissionais, se reduzir 10% a intensidade da lâmpada (posição LOW) dobra-se a vida das lâmpadas tipo FHS, de 70 (na posição HIGH) para 140horas (LOW).

Agora toda esta discussão é em vão! Objetivo é ter mais luz, custe quantas lâmpadas custar. Quer que dure para sempre, basta ligar as lâmpadas em série; BTW é assim que muitos dos driving lights funcionam nos EUA, colocando as lâmpadas dos faróis altos em série.

Brilha muito, dura pouco...

Abs

Clemente



Não posso afirmar que diminuindo a tensão a durabilidade vai aumentar. Posso presumir que sim porque a corrente diminui, a temperatura deve diminuir, mas por outro lado sou totalmente leigo na interação que ocorre entre o vapor de tungstênio e o gás halógeno para dizer que uma tensão menor faz o filamento durar mais. Derrepente diminuindo a tensão o filamento saia da sua temperatura ideal de trabalho prejudicando a interação entre o vapor e o gás halógeno e consequentemente diminuindo a durabilidade, mas isso é suposição.



Acho pouco provável que uma diferença de mA ou uA possa causar diminuição de durabilidade, principalmente porque a lâmpada deve ser fabricada para suportar tensão e corrente superiores as tensões e correntes de trabalho. Estamos no campo da suposições, mesma coisa que dizer que uma lampada fabricada no calor vai durar menos que uma lâmpada fabricada no frio.

[]´s
Alex

scadufax
12/02/2012, 23:08
Muito boa a discussão ... coloquei as lampadas Philips Rally + rele + instalação aqui em CWB por r$100,00 - ficou muito bom dirigir à noite (depois de 7 anos com tudo original).
Não tive NENHUMA "reclamação" da luz baixa após rodar 13 horas durante à noite (em dias separados).
Vamos ver até quando o Wipac vai aguentar.
Abraços

Neilson
14/02/2012, 10:33
Tô gostando da discussão. Vou contar minha experiência.

Recentemente coloquei um relé duplo com fiação grossa pra acionar os farois do meu Samurai.

Na instalação original, com motor desligado, a tensão nos farois era algo em torno de 9 volts. Com a nova instalação, nas mesmas condições, a tensão passou a algo em torno de 11,5 volts.

Minhas conclusões: A resistividade dos fios são sim bem relevantes no ganho de desempenho dos faróis. Ora, a resistividade é dada pela relação R=p*l/A (p a constante de resistividade do material condutor, l o comprimento e A a área da sessão transversal). Assim, a resistividade é diretamente proporcional o comprimento do fio (quanto maior o comprimento, maior a resistividade) e inversamente proporcional à sua área tranversal (quanto maior a área, menor a resistividade).

No caso da nova instalação matei dois coelhos com uma cajadada. comprimento dos fios mais curtos e bitola maior (maior área). Simples assim. Nesse caso, com menor resistividade, tive menor queda de tensão na fiação, o que aumentou a corrente no circuito e consequentemente a tensão nos faróis.

Só pra ter idéia do que esse aumento de tensão nos farois proporcionou, usando a relação P=U^2/R (P: potência, U: tensão e R: resistência), considerando que a resistência dos farois é constante, com os dados medidos antes e depois, calculei um ganho médio na potência de 60% nos faróis baixos e 70% nos faróis altos. A luminosidade melhorou muito, mesmo sem trocar os faróis.

CGAUER
14/02/2012, 16:20
Neilson, perfeito!

Maravilhosamente bem explicado.

Adorei sua aula!

Abraços

Clemente


Tô gostando da discussão. Vou contar minha experiência.

Recentemente coloquei um relé duplo com fiação grossa pra acionar os farois do meu Samurai.

Na instalação original, com motor desligado, a tensão nos farois era algo em torno de 9 volts. Com a nova instalação, nas mesmas condições, a tensão passou a algo em torno de 11,5 volts.

Minhas conclusões: A resistividade dos fios são sim bem relevantes no ganho de desempenho dos faróis. Ora, a resistividade é dada pela relação R=p*l/A (p a constante de resistividade do material condutor, l o comprimento e A a área da sessão transversal). Assim, a resistividade é diretamente proporcional o comprimento do fio (quanto maior o comprimento, maior a resistividade) e inversamente proporcional à sua área tranversal (quanto maior a área, menor a resistividade).

No caso da nova instalação matei dois coelhos com uma cajadada. comprimento dos fios mais curtos e bitola maior (maior área). Simples assim. Nesse caso, com menor resistividade, tive menor queda de tensão na fiação, o que aumentou a corrente no circuito e consequentemente a tensão nos faróis.

Só pra ter idéia do que esse aumento de tensão nos farois proporcionou, usando a relação P=U^2/R (P: potência, U: tensão e R: resistência), considerando que a resistência dos farois é constante, com os dados medidos antes e depois, calculei um ganho médio na potência de 60% nos faróis baixos e 70% nos faróis altos. A luminosidade melhorou muito, mesmo sem trocar os faróis.

Alexandre Tietsche
14/02/2012, 17:07
Pessoal,
Recebi meu par de faróis Hella para trocar pelo originais. Antes de mexer queria dar uma verificada no sistema.

Meu carro ja tem um rele com dois fusiveis, ao ligar o farol percebo que o do lado direito ascende sempre primeiro que o do lado esquerdo(pouca coisa mais perceptivel). Eu dei uma olhada e parece que o fio que sai do rele que esta do lado esquerdo faz toda a volta passando a frente da parede corta fogo e descendo do outro lado, o que não me pareceu ser original. To certo ?

Alguém teria uma indicação de onde passar os fios corretamente?

Abs,

Alexandre Tietsche
01/04/2012, 12:02
Ajuda dos experts de plantão por favor
Me lembrei deste tópico, principalmente do Clemente dizendo que as lâmpadas deles não durava muito.
Pela segunda vez,em 3 meses sou obrigado a dirigir na estrada com farol queimado. Primeiro vai um e depois vai o outro.
Como eu ja tinha os farois Hella pra trocar pelos originais resolvi usar o tal do Multímetro. Digo tal pq nunca tinha pego isso na mão.

Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
Com o carro desligado 10.6V
Com o carro ligado 15.1V !!!
Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

Pra quem nunca tinha usado um multímetro ao menos descobri que ta chegando muito mais do que 12V e por isso minhas lampadas não estão durando nada. Mas minha grande dúvida é saber pq esta chegando tão acima de 12V ou de 13.6V como é o caso do Clemente que tem um chicote super dimensionado.

Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

Alguém que entenda desse assunto poderia me dar uma luz ? ou melhor, menos luz pra que minhas lampadas durem mais..rsrs..

Abraços,
Alexandre

Alexandre Tietsche
01/04/2012, 15:48
Pessoa, mais uma duvida.
Me parece que esses farois Hella 7" nao são plug and play, correto ? Desmontei aqui e parece que o aro do farol não da certo. No aro do Hella tem uma espécie de arco metálico que atrapalha para encaixar no arco que é fixado no encaixe do farol.

Marcelo Vertical
02/04/2012, 18:11
Pessoa, mais uma duvida.
Me parece que esses farois Hella 7" nao são plug and play, correto ? Desmontei aqui e parece que o aro do farol não da certo. No aro do Hella tem uma espécie de arco metálico que atrapalha para encaixar no arco que é fixado no encaixe do farol.

Instalei os meus na semana passada e não tive problema algum.

Neilson
02/04/2012, 20:38
...
Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
Com o carro desligado 10.6V
Com o carro ligado 15.1V !!!
Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

...

Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

...

Alexandre,

Pelo que sei o alternador tem que gerar entre 13,5V e 14,9V para carregar a bateria. Fora dessa tensão, tem algo errado. Mas antes de apontar um erro no seu sistema, seria bom conferir se seu multimetro tá fazendo a leitura corretamente.

Quanto aos fusíveis, não tem influência na medida nem na durabilidade dos elementos que protegem. Eles apenas interrompem a corrente (queimam) quanto a corrente no circuito supera a tensão nominal do fusível.

Espero ter ajudado.

abraços

isaianet
02/04/2012, 21:45
Ajuda dos experts de plantão por favor
Me lembrei deste tópico, principalmente do Clemente dizendo que as lâmpadas deles não durava muito.
Pela segunda vez,em 3 meses sou obrigado a dirigir na estrada com farol queimado. Primeiro vai um e depois vai o outro.
Como eu ja tinha os farois Hella pra trocar pelos originais resolvi usar o tal do Multímetro. Digo tal pq nunca tinha pego isso na mão.

Desmontei o farol, girei o seletor pra 20V e fiz a medição.
Com o carro desligado 10.6V
Com o carro ligado 15.1V !!!
Ambas as medições foram feitas colocando o positivo e negativo naquela parte metálica dentro do plug.

Pra quem nunca tinha usado um multímetro ao menos descobri que ta chegando muito mais do que 12V e por isso minhas lampadas não estão durando nada. Mas minha grande dúvida é saber pq esta chegando tão acima de 12V ou de 13.6V como é o caso do Clemente que tem um chicote super dimensionado.

Meu carro tem um rele de farol sob o para lama esquerdo, notei que ali tem dois fusíveis de 30A. Deste relê saem os fios que vão pros faróis.

Alguém que entenda desse assunto poderia me dar uma luz ? ou melhor, menos luz pra que minhas lampadas durem mais..rsrs..

Abraços,
Alexandre

Amigo,

Se está chegando 15v no terminal da lâmpada pode ter certeza que tem algo errado com o alternador. Normalmente é apenas o regulador de voltagem que quando dá problema acaba passando carga demais.

Os primeiros sintomas de regulador de voltagem estragado é justamente a queima das lâmpadas, e também oscilação na luminosidade do painel. Com o tempo, pode gerar sobrecarga na bateria que pode literalmente "explodir".

Aproveite que estás com o multímetro em mãos e olhe qual a corrente de saída do alternador. Se for alta também pode ter certeza que terás que trocar o regulador..

rafaelfernandez
08/04/2012, 17:27
Depende da voltagem que chega as suas lâmpadas.


Clemente,

Demorei um pouco mais do que deveria, mas somente hoje tive tempo de fazer a medição. 13V nos terminais das lampadas com o carro ligado em marcha lenta e farol aceso com as lampadas no circuito.

Seriam 0,6V o suficiente para fazer tanta diferença no tempo de vida das lampadas!? :semideia:

[]´s
Rafael

CGAUER
09/04/2012, 10:48
Rafael,

até 13.6 é ok.. Mas sim, elas vão durar menos justamente pelo fato de brilharem mais.

Verifique a procedência das lâmpadas.

No meu caso, as Rallye da Phillips 90/100W duram umas 200-300h. Basicamente o tempo que levei para ir de SP até Pucón no Chile, uns 20 dias andando sempre com o farol aceso (faço isso até em SP com o Jimny).

Agora uso umas Ge/Tungsram de 80/100W que estão com umas 100h e tudo ok.

Mesmo que elas durassem 100h, vale muito a pena enxergar direito. A diferença entre o sistema original e o Hella + relê é BRUTAL! Não vale o risco de andar da maneira original.

Para efeito de comparação, com meu 90, com fiação original e lâmpadas originais; NUNCA troquei as lâmpadas. Rodei 140mil km, 100% do tempo com os faróis acesos.

Ou seja, como já discutido aqui, a longevidade da lâmpada não é linear... com 5V durariam 3 mil anos e com 50V nem um segundo... Logo, sim, 0,6 V é algo! No cinema, uma lâmpada que opera com 80% do brilho, dura 2 vezes mais. A diferença é quase imperceptível, razão pela qual todos usam em 80% a não ser que se precise da correta temperatura de cor Kelvin , que só se alcança em 100%.

Abs

Clemente



Clemente,

Demorei um pouco mais do que deveria, mas somente hoje tive tempo de fazer a medição. 13V nos terminais das lampadas com o carro ligado em marcha lenta e farol aceso com as lampadas no circuito.

Seriam 0,6V o suficiente para fazer tanta diferença no tempo de vida das lampadas!? :semideia:

[]´s
Rafael

Alexandre Tietsche
09/04/2012, 23:00
Obrigado pela dica Neilson.

Bom, refiz a medição hoje, to gostando de usar esse tal de multímetro ainda que tenha descoberto outro dia que vermelho é 12V e preto negativo..hhehe.

Obtive as seguintes medições.
No alternador com carro desligado: 12.6V
No alternador com carro ligado: 10.6V
Farol baixo: 10.5V (Carro ligado)
Farol Alto: 10.0V (Carro ligado)

Olhado no plug da lâmpada eu não consegui identificar qual era positivo e negativo, por isso fiz todas as combinações possíveis. Em algumas, provavelmente as erradas o resultado era 0.7V a 1.0V a mais.

Eu acredito que a medição anterior tenha chegado a 15.1V pelo fato de o fio negativo do alternador estar a ponto de romper. Pra quem não leu, no domingo retrasado eu estava na estrada e meu sistema elétrico começou a entrar em colapso. Dps de futucar um pouco percebi que o fio positivo do alternador estava bem frouxo e o negativo havia rompido. Apertei o positivo e recoloquei o negativo no lugar e o sistema ficou ok. Esse cabo rompendo poderia então ser o problema dessa aferição tão diferente ?

Aos que tem relê.
O meu tb tem, fica logo embaixo do para lama esquerdo. Os fios correm em direção a parede corta fogo, passam por toda sua frente e descem pelo para lama direito até chegar na lampadas. Isso não é um caminho longo demais não ? Aprendendo com vocês aqui, seria mais interessante por um fio com bitola maior (esses são finos) e trazer ele pela frente do carro próximo a grade.

Abs,

Neilson
10/04/2012, 10:08
Obrigado pela dica Neilson.

Bom, refiz a medição hoje, to gostando de usar esse tal de multímetro ainda que tenha descoberto outro dia que vermelho é 12V e preto negativo..hhehe.

Obtive as seguintes medições.
No alternador com carro desligado: 12.6V
No alternador com carro ligado: 10.6V
Farol baixo: 10.5V (Carro ligado)
Farol Alto: 10.0V (Carro ligado)

Olhado no plug da lâmpada eu não consegui identificar qual era positivo e negativo, por isso fiz todas as combinações possíveis. Em algumas, provavelmente as erradas o resultado era 0.7V a 1.0V a mais.

Eu acredito que a medição anterior tenha chegado a 15.1V pelo fato de o fio negativo do alternador estar a ponto de romper. Pra quem não leu, no domingo retrasado eu estava na estrada e meu sistema elétrico começou a entrar em colapso. Dps de futucar um pouco percebi que o fio positivo do alternador estava bem frouxo e o negativo havia rompido. Apertei o positivo e recoloquei o negativo no lugar e o sistema ficou ok. Esse cabo rompendo poderia então ser o problema dessa aferição tão diferente ?

Aos que tem relê.
O meu tb tem, fica logo embaixo do para lama esquerdo. Os fios correm em direção a parede corta fogo, passam por toda sua frente e descem pelo para lama direito até chegar na lampadas. Isso não é um caminho longo demais não ? Aprendendo com vocês aqui, seria mais interessante por um fio com bitola maior (esses são finos) e trazer ele pela frente do carro próximo a grade.

Abs,

Alexandre, não entendo muito bem de eletrica de autos, apenas um pouco de eletrica e eletrônica em geral, mas entendo que seu alternador não deve estar ok, pois pra carregar a bateria tem que gerar mais de 12V. Aconselho levar numa auto eletrica de confiança pra verificar o sistema.

Quanto à utilização do multimetro, é bom mesmo você quebrar a cabeça com ele, em pouco tempo vai aprender a usa-lo muito bem. Sendo digital, melhor ainda, pois não tem problema de inverter negativo com positivo (quando houver a inversão, ele vai indicar a medida com sinal negativo).

abs

Alexandre Tietsche
10/04/2012, 22:23
Neilson, valeu pela dica.
Fiquei encafifado em ter obtido informacoes incorretas e la fui eu tentar novamente.

Alternador desligado 12.6V
Alternador ligado 14.2V
Bateria desligada 12.6V
Bateria com carro ligado 14.1V

Aparentemente tudo 100%.

Farol.
Surgiu minha duvida.
Medindo com a caneta em cima (positivo) e colocando a outra na parte direita, tenho 12.7V. Já, colocando a caneta preta do outro lado passa para 13.5V.
Por que essa diferença ?

Neilson
11/04/2012, 13:35
Alexandre, então aparentemente está tudo certo.

Bem, pelo que sei o fio do meio (no caso da foto, o terminal de cima) é o terra (negativo). Os outros fios da extremindade são os positivos, um do farol baixo e outro do farol baixo. Então na hora de medir, a caneta preta deve ficar no meio e a caneta preta em um dos outros terminais. Escolhendo um dos terminais, a medida deve ser zero com a chave respectivo farol desligada, e com a chave ligada, alguma coisa em torno de 12V. Mesma coisa pro outro terminal.

Do jeito que mediu, me parece que sua medida deveria estar com sinal negativo, pois colocou a caneta vermelha (positivo) no terminal negativo. Como vc alternou a caneta preta entre os dois terminais das extremidades, deveria estar medindo ora a tensão do farol baixo ora a tensão do farol alto (ambas com sinal negativo por causa da troca entre positivo e negativo). A diferença na medida (12,7V e 13,5V) me parece normal, pois cada fiação do farol baixo e alto deve ter uma queda de tensão diferente, causada por vários fatores, como comprimentos de fio diferentes, mau contato na chave e/ou terminais ou alguma variação dentro da tolerância no processo de fabricação dos componentes do sistema.

Engraçado que no samurai a fiação é trocada (carro japa!!), o positivo é o comum (terminal do meio) e dois negativos, um do farol baixo outro do alto, fato que exige alguma solução pra instalar o relé auxiliar, como uso de outros relés pra inverter o sinal, isolar a carcaça do relé e ligar o positivo nela, ou algo como o que fiz no meu (veja aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/59225-melhorando-os-farois-do-samurai-12.html#post1623258))

abs.

Alexandre Tietsche
11/04/2012, 14:34
Oi Neilson,
Então, eu me atendei ao que você disse sobre o sinal de negativo no multímetro pois ele é digital. Todos os valores que obtive são positivos mesmo pois qdo eu colocava a caneta vermelha em um dos plugues inferiores, o resultado era o mesmo, porem com sinal de negativo ao lado.

Mas enfim, acredito que os testes me acrescentaram algo.
Tb ja itve um jipinho japa, Vitara 94 JLX canvas. ô Saudade!

Abs,

Neilson
11/04/2012, 17:56
hummm....estranho. Talvez eu tenha me confundido do posição dos terminais. No fds vou conferir no meu samurai e na defender do meu irmão e posto as conclusões.

Qual o seu multimetro? onde ligou os terminais das pontas de prova (canetas)? Pode ser que tenha invertido as posição das pontas de prova...

giulifarion
16/04/2012, 17:02
Pessoal,

comprei os farois Hella atraves da Expedition exchange.
a quem for comprar, precisa ficar esperto, os meus foram taxados pela receita em R$147,00, portanto, quem for comprar tem que colocar este valor na conta!
semana que vem devo instalar os farois novos!!

abraço,

Giuliano

Alexandre Tietsche
17/04/2012, 09:34
Dei sorte, os meus passaram batido sem impostos :cool:

norberto
09/10/2012, 20:57
Pessoa, mais uma duvida.
Me parece que esses farois Hella 7" nao são plug and play, correto ? Desmontei aqui e parece que o aro do farol não da certo. No aro do Hella tem uma espécie de arco metálico que atrapalha para encaixar no arco que é fixado no encaixe do farol.


Pessoal,

Comprei os farois Hella 7" na Expedition Exchange, e mostrei para o mecanico, que disse que teria que fazer uma adaptação, pois a fixação era diferente do original.
Como vocês resolveram o problema do arco metálico? Na verdade são pequenas alças metálicas, certo?

374524Segue uma foto do farol. Vejam se é igual.

[]s

norberto
09/10/2012, 21:03
Instalei os meus na semana passada e não tive problema algum.


Marcelo,

Foi você mesmo que instalou?
O seu também tinha o tal arco metálico?

[]s

CGAUER
10/10/2012, 13:28
É só remover os anéis dos faróis originais e colocar nos Hella. Vai como uma luva!

Abs

Clemente


Pessoal,

Comprei os farois Hella 7" na Expedition Exchange, e mostrei para o mecanico, que disse que teria que fazer uma adaptação, pois a fixação era diferente do original.
Como vocês resolveram o problema do arco metálico? Na verdade são pequenas alças metálicas, certo?

374524Segue uma foto do farol. Vejam se é igual.

[]s

norberto
10/10/2012, 13:54
Valeu, Clemente!

[]s

Norberto

OSWALDO CAMARGO
29/11/2012, 11:54
Fala galera.

Após utilizar várias dicas deixadas por vocês, espero deixar minha contribuição. Além da falada substituição dos faróis Hella da EXPEDITION EXCHANGE no Defender, gostaria de sugerir as lâmpadas IPF X4(CLEAR) 60/80W Expedition Exchange Incorporated :: Lighting :: IPF Super Low Beam X4 H4 Bulb Twin Pack (4X41) (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=19460) vendidas por eles, são simplesmente excelentes, pois além de terem potência de 60/80W não comprometendo em nada a originalidade do carro proporcionam uma luminosidade excelente. O único ponto negativo é o preço, mas o objetivo final é atendido completamente, ABRAÇO A TODOS

Djalma Inoue
18/02/2013, 00:41
Pessoal boa noite, estou um pouco ausente do forum pois, estou atarefado, estes dias fui a São Paulo e do nada meus farois apagaram, eu estava notando que eles tinham um certo delay na hora de acender e achei extranho que apagaram os farois baixos o alto funciona e as lanternas também, quando ligo as lanternas tudo bem se passo para os farois apaga tudo, se pucho a manete para farol alto o mesmo liga normalmente, alguem sabe me dizer o que pode ter ocorrido, já desmontei as manetes de liga desliga do farol para verificar se haveria alguma avaria e não encontrei nada, tirei o rele do farol que se encontra na caixa de fuziveis dentro do carro para comprar outro mas o vendedor testou o meu e disse que estava bom, verifiquei os fuziveis e nada, estou vendo aqui no forum que estão comentando que no compartimento do motor existem reles do farol também é vero isso??
Alguem pode me dar uma luz:semideia

vwinit
19/02/2013, 00:54
Djalma,
Veja o fusível que vai no relé dos faróis (que fica dentro do cofre do motor)...
*Tenha um relé reserva para viagens ... :concordo:

Abraço!

Djalma Inoue
23/02/2013, 19:38
Hailton obrigado, vou verificar isso, assim que chegar em casa dia 28.

Um forte abraço.

Camilo JR
21/03/2013, 09:43
Comprei os Hella 7" na expedition exchange ..

Assim que chegar posto aqui. Vou instalar em casa, pois é só substituiçao, ja que a fiaçao ja esta com reles e trabalhando com 90/100, etc....

Se chegar tudo certo, vou pedir mais 4 hella 4000 pra por no bagageiro, dai como terei que fazer toda fiaçao e instalaçao, ja vou trocar a dos farois principais por fiacao mais parruda, como foi comentado..

medo de escuro nivel 5, hehe

comprei tb um Hella double Worklamp pra por na traseira da viatura e ajudar nas manobras e acampamentos.

Camilo JR
13/04/2013, 11:46
chegaram as peças ...

405656

alberto megda
23/05/2013, 22:32
Comprei tbm os hellas, mas meu carro não tem mais os aneis metalicos originais. Alguem sabe se é possivel comprar só os aneis ou tenho que comprar o kit completo?






É só remover os anéis dos faróis originais e colocar nos Hella. Vai como uma luva!

Abs

Clemente

Marado
24/05/2013, 00:53
Acabei de comprar dois farois destes Hella 7". Paguei $27 em um e $33 no outro na Amazon (o de 27 só tinha o último).
Duas lampadas também Hella 130/90W. Vamos ver como ficam. 7$ cada.
E achei o chicote eletrico da ARB M002- ARB Heavy Duty Headlamp Wiring Harness (https://www.real4wd.com/zedSuite/catalog/partdetail.aspx?PartNo=M002) 85$.

Airton R
24/05/2013, 23:39
Marado,
O site do chicote ARB entrega no Brasil, vc já fez algum pedido com eles ou tem referencia?
vc poderia me mandar o link destas lâmpadas Hella 130/90w.
vc mesmo fará a instalação ou levará em alguma auto elétrica? caso vá levar em algum eletricista poderia me passar o contato, tb sou do RJ.
obrigado, Airton


Acabei de comprar dois farois destes Hella 7". Paguei $27 em um e $33 no outro na Amazon (o de 27 só tinha o último).
Duas lampadas também Hella 130/90W. Vamos ver como ficam. 7$ cada.
E achei o chicote eletrico da ARB M002- ARB Heavy Duty Headlamp Wiring Harness (https://www.real4wd.com/zedSuite/catalog/partdetail.aspx?PartNo=M002) 85$.

Marado
24/05/2013, 23:54
...poderia me mandar o link destas lâmpadas Hella 130/90w.

Link da Hella 130/90W (http://www.amazon.com/HELLA-H83140011-Series-Watt-Halogen/dp/B000VUB4CW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1369449749&sr=8-1&keywords=hella+130%2F90) HELLA H83140011 H4 Series 130/90 Watt 12 V Halogen Bulb : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/HELLA-H83140011-Series-Watt-Halogen/dp/B000VUB4CW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1369449749&sr=8-1&keywords=hella+130%2F90)


Ainda não fiz o pedido do chicote ARB, mas vou fazer. Durante a compra no site, o sistema deles não conseguiu calcular o valor do frete pela USPS, dai, na segunda devo entrar em contato com eles para resolver. Eu não tenho nenhum receio de comprar de empresa americana, sempre recebi. Eles não estão ali para enrolar por 85 doletas. Há mas pode acontecer? Pode. Mas EU (opinião minha) vejo isto como um jogo. Tem risco tem. Já aconteceu? Já (nunca de empresas, mas sim de "espertos" no Ebay que foram devidamente negativados, 3 vezes em mais de 200 compras). Mas se eu for colocar numa balança o quanto gastei a menos e com qualidade de um lado e o quanto perdi no outro, a balança até cai com o primeiro peso.
Vou tentar instalar eu mesmo. Se tiver problemas vou visitar o Clemente LOL.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png

Marado
24/05/2013, 23:59
...tb sou do RJ...

Que local do Rio?
Meu trabalho é em São João de Meriti, mas moro em Jacarepaguá/Freguesia.

Airton R
25/05/2013, 00:33
Moro no Recreio, bem próximo.
Acompanhei seus relatos a respeito da compra da sua defender, pela sua descrição vc comprou um excelente carro!
Comprei a minha defender 110 2005 toda original de um Sr. que morava na barra com 78.000 Km no final do ano passado.
instalei o watchdog, plugs metálicos, já encomendei os amortecedores OME e os faróis Hella na Expedition Exchange, mais eles não têm o cabo!


Que local do Rio?
Meu trabalho é em São João de Meriti, mas moro em Jacarepaguá/Freguesia.

Airton R
25/05/2013, 00:55
Matado,
Meu inglês não é muito bom, mas acho que esta lâmpada só tem 40 h de vida útil. É isto ou estou enganado, dê uma olhadinha no texto abaixo.
abs, Airton

Hella halogen bulb part # H83140011 is an H4 12V 130/90W off-road only headlight bulb designed to work with both high and low beam lights. This bulb has a 40 hour average life and produces a cooler, whiter light. They provide increased visibility and less eye fatigue for drivers.


Link da Hella 130/90W (http://www.amazon.com/HELLA-H83140011-Series-Watt-Halogen/dp/B000VUB4CW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1369449749&sr=8-1&keywords=hella+130%2F90) HELLA H83140011 H4 Series 130/90 Watt 12 V Halogen Bulb : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/HELLA-H83140011-Series-Watt-Halogen/dp/B000VUB4CW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1369449749&sr=8-1&keywords=hella+130%2F90)


Ainda não fiz o pedido do chicote ARB, mas vou fazer. Durante a compra no site, o sistema deles não conseguiu calcular o valor do frete pela USPS, dai, na segunda devo entrar em contato com eles para resolver. Eu não tenho nenhum receio de comprar de empresa americana, sempre recebi. Eles não estão ali para enrolar por 85 doletas. Há mas pode acontecer? Pode. Mas EU (opinião minha) vejo isto como um jogo. Tem risco tem. Já aconteceu? Já (nunca de empresas, mas sim de "espertos" no Ebay que foram devidamente negativados, 3 vezes em mais de 200 compras). Mas se eu for colocar numa balança o quanto gastei a menos e com qualidade de um lado e o quanto perdi no outro, a balança até cai com o primeiro peso.
Vou tentar instalar eu mesmo. Se tiver problemas vou visitar o Clemente LOL.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png

Airton R
25/05/2013, 01:09
Corrigindo, marado. Este corretor ortográfico é um problema...



matado,
meu inglês não é muito bom, mas acho que esta lâmpada só tem 40 h de vida útil. é isto ou estou enganado, dê uma olhadinha no texto abaixo.
Abs, airton

hella halogen bulb part # h83140011 is an h4 12v 130/90w off-road only headlight bulb designed to work with both high and low beam lights. This bulb has a 40 hour average life and produces a cooler, whiter light. They provide increased visibility and less eye fatigue for drivers.

lucar
25/05/2013, 02:01
O esquema é colocar um rele no chicote e usar fios anti chama na espessura correta. Passar um espaguete termo retrátil e neste caso usar o mesmo interruptor da luz original.

Neste caso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/106287-mais-um-meninao-de-110-por-ai-8.html) eu instalei milhas com 2 lampadas de 55w cada e 2 neblina com lampadas de 100W cada. O chicote eu mesmo fiz com relê duplo com fusível. Também fiz o chicote do Auxiliar traseiro com um relê simples!
No caso de substituir o farol original pode usar relê simples também pois já tem o fusível do farol!

Usar conectores e soldar tudo é recomendado!

Marado
25/05/2013, 10:23
Matado,
Meu inglês não é muito bom, mas acho que esta lâmpada só tem 40 h de vida útil. É isto ou estou enganado, dê uma olhadinha no texto abaixo.
abs, Airton

Hella halogen bulb part # H83140011 is an H4 12V 130/90W off-road only headlight bulb designed to work with both high and low beam lights. This bulb has a 40 hour average life and produces a cooler, whiter light. They provide increased visibility and less eye fatigue for drivers.

Mais ou menos isto:

hella lâmpada halógena parte # h83140011 é uma h4 12v 130/90w off-road, só lâmpada do farol, projetado para trabalhar com luzes altas e baixas do feixe. Esta lâmpada tem 40 horas, a vida média, e produz luz fria mais branca. Eles oferecem maior visibilidade e menos fadiga ocular para os condutores.

Você tem razão, não vi isto, mas pelo preço... Já está a caminho. Se for boa mesmo compro $49.50 delas de cada vez... A segurança em primeiro lugar.

Marado
25/05/2013, 10:29
O esquema é colocar um rele no chicote e usar fios anti chama na espessura correta. Passar um espaguete termo retrátil e neste caso usar o mesmo interruptor da luz original.

Boa Lucar;

Mas se eu conseguir que eles eles me enviem, por $85, vale a pena, já com tudo pronto e profissa. De qualquer forma vou conseguir, mesmo que eles não enviem direto, envio para o meu sistema de reenvio e eles me enviam.

Abração Lucar.

ps: Pô Lucar, tu mora num lugar onde tu fica vendo todo dia a esquadrilha da fumaça treinando, né? E "di gratis"(sic) E agora que eles tão trocando de aeronave... cara privilegiado...

alberto megda
25/05/2013, 16:21
Up, se alguem souber agradecido




Comprei tbm os hellas, mas meu carro não tem mais os aneis metalicos originais. Alguem sabe se é possivel comprar só os aneis ou tenho que comprar o kit completo?

Marado
25/05/2013, 16:23
Up, se alguem souber agradecido

Na Land Minas deve ter, manda um mail para eles.

Airton R
29/05/2013, 08:01
Marado,
encomendei o chicote na quadratec, Search Results - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/product_search.php?kw=M002&submit=Go)
Airton



Acabei de comprar dois farois destes Hella 7". Paguei $27 em um e $33 no outro na Amazon (o de 27 só tinha o último).
Duas lampadas também Hella 130/90W. Vamos ver como ficam. 7$ cada.
E achei o chicote eletrico da ARB M002- ARB Heavy Duty Headlamp Wiring Harness (https://www.real4wd.com/zedSuite/catalog/partdetail.aspx?PartNo=M002) 85$.

Marado
30/05/2013, 12:55
Marado,
encomendei o chicote na quadratec, Search Results - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/product_search.php?kw=M002&submit=Go)
Airton

Não consigo abrir este site da Quadratec.

Airton R
30/05/2013, 17:42
O site é quadratec.com, depois é só digitar m002 na busca que ele mostra o cabo!
para mim o link acima funcionou




Não consigo abrir este site da Quadratec.

Marado
30/05/2013, 18:29
O site é quadratec.com, depois é só digitar m002 na busca que ele mostra o cabo!
para mim o link acima funcionou

Verifica se ainda funciona para você. Para mim não está funcionando, parece que era de um site para pegar apenas números de cartões de credito para aplicar golpes. já caiu.

Marado
05/06/2013, 13:24
O site é quadratec.com, depois é só digitar m002 na busca que ele mostra o cabo!
para mim o link acima funcionou

Consegui abrir o site hoje. Como está a entrega?

Airton R
05/06/2013, 17:49
Já está na filial Barra da DHL, receberei em 48h!



Consegui abrir o site hoje. Como está a entrega?

Airton R
06/06/2013, 22:44
Pessoal,
recebi hoje o cabo da arb para substituir o cabeamento original dos faróis com lâmpadas mais potentes.
no esquema do cabe aumento tem dois terminais para ligar diretamente nos pólos positivo e negativo da bateria. Gostaria de saber se posso pegar o positivo no alternador, caso afirmativo seria em qual contato do alternador, no B+? E o negativo, tb posso/ devo pegar no alternador ( em qual contato) ou posso aterrar diretamente no chassi?
se alguém já tiver instalado este cabeamento e puder me dar alguma outra dica ficaria muito agradecido! Caso alguém do rio o utilize poderia me deixar dar uma olhada na ligação e pontos para passagem dos cabos?
obrigado, Airton


Alex, Clemente e Mauro,

Obrigado pela ajuda.

Enquanto eu não faço o meu PHD em DIY e o Clemente não decide abrir um distribuidor de soluções para LR's, vou seguir a recomendação do Ho Chung (EE) e utilizar o chicote da ARB, que vem completo e é específico para aplicações com comutação (no caso, alto/baixo).

Segue o link para o chicote:

http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18515 (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18515)

Bom, acho que em duas ou três semanas eu sairei da escuridão e encontrarei a luz...rsrs

Um grande abraço a todos,
Bruno

Marado
07/06/2013, 12:06
Blz Airton;

Como foi a entrega? Teve que pagar quanto?

Airton R
07/06/2013, 18:21
Fala Marado,
veio pela DHL. Paguei 486,29 na entrega por 2 cabos, um para o meu carro e o outro para o do meu irmão. Gostei muito da qualidade do produto.


Blz Airton;

Como foi a entrega? Teve que pagar quanto?

Marado
07/06/2013, 19:05
Sacanagem esta DHL. Eu ainda estou em negociação com aquela outra que tinha te falado, para ver se eles me mandam pelo correio. Só estou esperando meu cartão virar...

alberto megda
07/06/2013, 21:46
Comprei esta peça na inglaterra, acho q é o aro que falta para instalaçao dos hellas

Marado
07/06/2013, 22:52
...esta peça...

Esta peça qual?

alberto megda
07/06/2013, 23:06
Ih, foi mal
S5400 | Headlamp backing bowl - complete with chrome ring and fixing screws (http://www.paddockspares.com/s5400-headlamp-backing-bowl-complete-with-chrome-ring-and-fixing-screws.html)

Airton R
08/06/2013, 12:28
Tudo bem Seu Madruga,

vc fez o cabo para instalar lâmpadas mais potente ou utilizou o cabo ARB M002?No esquema do cabo ARB tem dois terminais para ligar diretamente nos pólos positivo e negativo da bateria. Gostaria de saber se posso pegar o positivo no alternador, caso afirmativo seria em qual contato do alternador, no B+? E o negativo, tb posso/ devo pegar no alternador ( em qual contato) ou posso aterrar diretamente no chassi?
se alguém já tiver instalado este cabeamento e puder me dar alguma outra dica ficaria muito agradecido! Caso alguém do rio o utilize poderia me deixar dar uma olhada na ligação e pontos para passagem dos cabos?


OBRIGADO, Airton


Ih, foi mal
S5400 | Headlamp backing bowl - complete with chrome ring and fixing screws (http://www.paddockspares.com/s5400-headlamp-backing-bowl-complete-with-chrome-ring-and-fixing-screws.html)

alberto megda
08/06/2013, 13:48
Cara , eu fiz o meu tem muito tempo, instalei dois reles para nao derreter a chave dos farois e está assim a uns 5 anos sem problema.

Marado
08/06/2013, 16:53
... o cabo ARB M002? No esquema do cabo ARB tem dois terminais para ligar diretamente nos pólos positivo e negativo da bateria.

Boa tarde Airton;

O cabo não tem comprimento suficiente para chegar na bateria? Se eu puder te ajudar, me fale. Nunca fiz, mas com certeza não é nenhum bicho de sete cabeças.

Abs

luiz ccosta
08/06/2013, 19:54
Boa tarde Airton;

O cabo não tem comprimento suficiente para chegar na bateria? Se eu puder te ajudar, me fale. Nunca fiz, mas com certeza não é nenhum bicho de sete cabeças.

Abs

Marado e Airton tambem posso ajudar sou tecnico tenho multimetro e ferramentas, moro em Cpo Grande mas guardo meu carro em Sta Cruz em um galpão de um amigo lá tem bastante espaço pra mexer no carro e fazer um churrasco, inclusive tem mais dois amigos de Sta Cruz que tambem tem land, vamos com frequencia na Serra do matoso/Serra do piloto nos finais de semana.
fico a disposição caso precisem ou queiram combinar um passeio.

Luiz

Marado
09/06/2013, 00:38
Blz Luiz,

Vamos deixar o Airton se manifestar. Com relação aos passeios, vamos pensar nisto também.

Abs

alberto megda
09/06/2013, 01:26
Cara, espero estar enganado mas acho que est cabo arb nao serve para a ligaçao original do carro, vc nao vai conseguir mudar de farol altopra baixo

Airton R
10/06/2013, 09:36
Marado e Luiz,

Obrigado pela prestabilidade. Não sei se o cabo alcança ou não a bateria. Estou colhendo informações antes de tentar instalar o cabo, como a defender é o meu carro do "dia a dia" toda manutenção que faço tenho que começar e acabar no mesmo dia para ter o carro disponível para o dia seguinte. Por isso tento me informar bastante antes de começar qualquer serviço. Caso durante o serviço surja qq problema tenho que remontar o carro e recomeçar do zero no próximo dia disponível!
hoje começarei a estudar o esquema que veio junto com o cabo e se tiver alguma(S) dúvidas irei solicitar a ajuda dos senhores!
quanto ao passeio acho uma boa idéia, mas tem que ser algo leve, pois meu carro está todo original, exceto pneu - AT na medida original - e sou quase virgem em trilhas de carros.

obrigado, Airton.


Marado e Airton tambem posso ajudar sou tecnico tenho multimetro e ferramentas, moro em Cpo Grande mas guardo meu carro em Sta Cruz em um galpão de um amigo lá tem bastante espaço pra mexer no carro e fazer um churrasco, inclusive tem mais dois amigos de Sta Cruz que tambem tem land, vamos com frequencia na Serra do matoso/Serra do piloto nos finais de semana.
fico a disposição caso precisem ou queiram combinar um passeio.

Luiz

Marado
10/06/2013, 11:02
Blz Airton;

Meu carro também está todo original, e o que não está estou retornando. Também estou no seu caso "zero trilha"; e quero começar com passeios, nada de lamaceiras, desatolagens, tudo bem levin...

Eduardo Tescarollo
20/07/2013, 09:27
Preciso de uma opinião de quem tem os faróis Hella instalado no carro. Tenho os originais Wipac com lampadas de 100W, gostaria de saber se colocando os Hellas teria um ganho de iluminação que compense o investimento.

Obrigado

CGAUER
20/07/2013, 10:17
Os Hella com lâmpadas originais e chicote auxiliar de qualidade, são melhores que os Wipac com 100W.

Os Hella com lâmpadas de 100W são surreais, infelizmente as lâmpadas de 100W duram muito pouco.

Como tenho o costume de sempre andar com os faróis acesos, até no bairro durante o dia, estava trocando as lâmpadas a cada 4 mil km...

Hoje uso lâmpadas originais 55/60W 50% +... Excelentes.

Mas estou de olho nas 55/100W

HELLA HLA-H83140141 H4 12V 100/55W Halogen Bulb Off Road Use : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B000COBLJI/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_1?pf_rd_p=1535523702&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=B000OT9B5C&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=0YE9Q1GJRM3A6S63S5FV)

Abs

Clemente



Preciso de uma opinião de quem tem os faróis Hella instalado no carro. Tenho os originais Wipac com lampadas de 100W, gostaria de saber se colocando os Hellas teria um ganho de iluminação que compense o investimento.

Obrigado

Eduardo Tescarollo
20/07/2013, 11:01
Obrigado Clemente pela opinião. O meu carro já tem fiação e reles para estas lampadas, a minha se não me engano é H7 90/100, depois de 2 anos queimou uma baixa somente. Partindo para os Hellas!!

Abs.


Os Hella com lâmpadas originais e chicote auxiliar de qualidade, são melhores que os Wipac com 100W.

Os Hella com lâmpadas de 100W são surreais, infelizmente as lâmpadas de 100W duram muito pouco.

Como tenho o costume de sempre andar com os faróis acesos, até no bairro durante o dia, estava trocando as lâmpadas a cada 4 mil km...

Hoje uso lâmpadas originais 55/60W 50% +... Excelentes.

Mas estou de olho nas 55/100W

HELLA HLA-H83140141 H4 12V 100/55W Halogen Bulb Off Road Use : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B000COBLJI/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_1?pf_rd_p=1535523702&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=B000OT9B5C&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=0YE9Q1GJRM3A6S63S5FV)

Abs

Clemente

Felipe07
21/07/2013, 09:58
Pessoal estou querendo melhorar o farol do meu carro, mas não pretendo fazer um novo chicote de instalação.

É possível fazer essas alterações mantendo o chicote original?

Ex.: Farol Hella 7" + lâmpadas extreme 55/60W + 1 relê de chave e 1 para cada farol.

Agradeço pela ajuda.

Abraços

Felipe

Airton R
21/07/2013, 17:27
Felipe, se vc desejar pode adquirir este o chicote na quadratec, Search Results - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/product_search.php?kw=M002&submit=Go)
É muito facil instalar e vc mantém o chicote original, conectamos este chicote na conexão do farol esquerdo e ligamos tb nos terminais positivo e negativo da bateria. O chicote vem com três reles, 1 para os farois altos, outro para os baixos e um para comutação entre o farol alto e baixo. Ainda vem com um fusível de 30 ampères.
abs, Airton.



Pessoal estou querendo melhorar o farol do meu carro, mas não pretendo fazer um novo chicote de instalação.

É possível fazer essas alterações mantendo o chicote original?

Ex.: Farol Hella 7" + lâmpadas extreme 55/60W + 1 relê de chave e 1 para cada farol.

Agradeço pela ajuda.

Abraços

Felipe

Camilo JR
06/12/2013, 14:02
Alguem sabe a bitola ideal da fiaçao que vai do rele ate o farol ? usando lampadas 90/100

Antonio Nunes
22/05/2014, 19:34
Amigos, recebi essa semana um par do Hella 7" H4 e queria saber se posso simplesmente trocar os faróis do carro ou tenho que instalar rele, chicote, etc..... obrigado.

VSayegh
04/06/2014, 23:54
Pessoal,
Alguem pode indicar o local para compra dos farois Hella 7" e lampadas?
Abs,
Sayegh

norberto
05/05/2015, 22:25
Pessoal,
Alguem pode indicar o local para compra dos farois Hella 7" e lampadas?
Abs,
Sayegh

Só vi hoje, hehe. Se ainda ajudar comprei os meus aqui: https://www.expeditionexchange.com/cart/cart.php?keep_https=yes

Abs