Conectar

Ver Versão Completa : Abrindo a bomba da L200 Sport HPE

Carlos A. C. Azevedo
26/12/2011, 21:59
Bem pessoal, como postei no outro tópico, Aqui vão as informações pra quem quiser melhorar um pouco(ÃO) o desempenho do carro.
Mas antes um pouquinho de historia do caso que me fez achar esse fórum e ficar por aqui pertubando os outros até hoje hehehehe,
O Gerenciador eletrônico, é o cabeçote da bomba injetora que controla a dosagem e a passagem do diesel pra câmara de alta pressão pra poder mandar pros bicos. Nada mais é que um potenciômetro com um orifício variável pra controlar a quantidade que passa pra queimar, graças a isso, os carros que tem esse sistema de injeção possuem o acelerador eletrônico, que não passa de um bagulho a mais pra atrapalhar, claro se estiver ruim, tando bom é uma maravilha.
Agora umas fotos de quando coloquei água com diesel no tanque da L200. Fotos 1 e 2 com o gerenciador aberto.
Mas agora vamos ao que interessa.
Pra “abrir” a bomba:
1- 1-Marcar uma posição entre as duas peças. Foto 3
2- 2-Afrouxar os 4 parafusos fenda que prendem o GE, só no que de pra mexer ele da posição com umas porradinhas.
3- 3-Mover o GE em direção ao filtro de diesel, sempre levando como referencia a marca feita na bomba.

OBS: Como é um sistema eletrônico = algumas frescuras. Então quando for mover, tem que mexer de pouco em pouco MESMO.

Quando fiz aqui, afastei muito, que quando acelerei ela segurava o giro, acelerada mesmo, pisava com a casca do acelerador ela batia 1500 rpm e segurava, como se fosse na marcha lenta mesmo, podia pisar até 3000, mas ela voltava e ficava em 1500.
OBS2: Não corre risco de disparar o motor, pois a alimentação ainda acontece pela bomba injetora e não por óleo lubrificante, logo preocupação 0 com isso.
Voltei um pouco mais o GE, em direção ao radiador e ela segurou a marcha lenta como se nada tivesse acontecido, mas só de encostar LEVEMENTE ( sério ) o pé no acelerador, o giro subia feito um desgraçado, chegou muito rápido em 3000 rpm, mas voltou a marcha lenta de 750 normalmente, é como se fosse uma calibração da sensibilidade do acelerador, vou fazer umas contagens de como vai ficar o consumo.
Como adiantei mais um pouco a entrada da turbina, graças a ajuda do grande amigo Brazilianos, por compartilhar o problema da valvula EGR com o acendimento da luz de injeção em alta rotação, só tenho uma coisa pra dizer, O CARRO FICOU UMA MONSTRUOSIDADE, ainda não tive como fazer um teste bom mesmo, mas só de tu ver o giro subindo em uma saída de lombada em 3ª marcha e com o ar condicionado ligado, dá uma felicidade imensa, hehehe
:concordo:

Carlos A. C. Azevedo
26/12/2011, 22:01
Ps: desculpem a falta de fotos, a internet aqui é via sinal de carvão, ou seja, tá foda, mas amanha de manha CEDO eu to enviando as fotos.

Carlos A. C. Azevedo
27/12/2011, 08:35
Tai pessoal:

1,2e 3 foram o antes e o depois da abertura e limpeza do GE que queimou.

4 e 5 foi a marcação da posição, deu pra perceber que é bem pouco mesmo o que tem que mover, mas é só observar, se a rotação não prender e o acelerador estiver respondendo mais rápido, é essa a posição que tem que ficar.

:concordo::concordo:

Carlos A. C. Azevedo
16/01/2012, 17:53
E essas fotos foram o jeito que eu consegui de deixar a bomba funcionar tranquilamente e um absurdo de economica, fazia facil 10 km/l andando na cidade com o ar ligado e andava muito bem, mas só tinha o problema de como tive que passar o fio por fora do conector, não consegui fazer vedar e ficava pingando diesel direto que vinha escorrendo pelo fio.

Marcelo-HPE
16/01/2012, 18:29
Fala Carlos , vc amentou tb a pressão no TGV , ou somente abriu a bomba como vc explicou ??
abração

Carlos A. C. Azevedo
16/01/2012, 19:27
Marcelo, também diminui a haste da turbina, só que eu já tava andando a um tempo antes de mexer na bomba, qualquer dia desses vou aumentar a haste pra ver como fica a fumaceira hehehe.

RODOCROSS
01/08/2013, 15:14
Tai pessoal:

1,2e 3 foram o antes e o depois da abertura e limpeza do GE que queimou.

4 e 5 foi a marcação da posição, deu pra perceber que é bem pouco mesmo o que tem que mover, mas é só observar, se a rotação não prender e o acelerador estiver respondendo mais rápido, é essa a posição que tem que ficar.

:concordo::concordo: como faço para mexer qual das peças eu empurro para sentido do filtro de oleo, pois se for a peça maior ela é quadrada e nao da parametros para mexe nem pra frente nem pra traz, seria o potenciometro de dentro dela que eu desloco para traz ?

RODOCROSS
01/08/2013, 15:18
Pessoal tenho um pajero sport hpe 2,5 ano 2007, gostaria de fazer um up grade nela pois ela foi comprada a um mes, e fiz a media dela na cidade e esta fazendo 5 km/l e na pista 8,5 km/l isso com ar ligado e cambio automatico, senti que ela esta meio amarradona tipo andando estrangulada, ou seja meio presa, gostaria de ajuda de voces para saber o que eu devo fazer para melhorar desempenho e consumo dela, eu prefiro mais o desempenho o consumo é consequencia pois se ela ficar melhor para andar nao vou ligar tanto para consumo, o que devo fazer abrir a bomba, encurtar a haste da valvula da turbina ou colocar um modulo destes que estao vendendo por ai?

Patrick Alvim
26/11/2013, 15:08
Carlos, gostei muito de ver essas fotos. A minha, L200 Sport HPE 2005, acendeu a luz da injeção ontem. Levei numa oficina especializada em MIT e já me disseram de cara que em que trocar a bomba. A falha encontrada no scanner foi TEMPORIZADOR.
Você tem alguma sugestão?
Eu ainda não testei os terminais conforme o manual de serviço da L200 pede, vou fazer isso ainda hoje.
Se puder me auxiliar gradeço.

Harrison Campos Verneque
19/02/2014, 18:42
Carlos, gostei muito de ver essas fotos. A minha, L200 Sport HPE 2005, acendeu a luz da injeção ontem. Levei numa oficina especializada em MIT e já me disseram de cara que em que trocar a bomba. A falha encontrada no scanner foi TEMPORIZADOR.
Eu ainda não testei os terminais conforme o manual de serviço da L200 pede, vou fazer isso ainda hoje.

E aí patrick resolveu o seu problema, tenho uma igual a sua, de vez em quando acende a luz da injeção, principalmente em subidas e não apaga mais. Abraço.

Harrison Campos Verneque
19/02/2014, 18:43
A minha também perde potência, aí a velocidade tem que cair bastante para ela trocar a marcha e voltar a andar, com isso de vez em quando a temperatura sobe também.

Junior-L200Power
27/02/2014, 00:02
Alguém mais fez esse serviço que o amigo Carlos fez??!
To querendo abrir a bomba da minha tbm mas não entendi muito bem o procedimento, e o amigo Carlos que fez o post sumiu do mapa...Rsrs!!
Talvez essa semana que vem vou ter um tmpo e vou experimentar fazer isso aí pra ver se melhora mesmo!!
Caso positivo eu volto aki nesse tópico com notícias e algumas fotos!!

Abraço pessoal!

Junior-L200Power
05/03/2014, 22:49
Pessoal, jamais abram esse GE que fica em cima da bomba injetora!!
Fiz isso agora de tarde, e to desde as 5 da tarde mexendo nakela porcaria!!
PQP que trabalheira do cão que me deu pra montar de novo...fora que não deu pra regular nada!!
Akele potenciômetro tem uma mola que não deixa vc escolher uma posição pra ele...ele sempre volta ao início do curso!!
É como se fosse uma borboleta de carro com TBI e acelerador via cabo!!
Se vc prender ele com alguma coisa daí o GE não encaixa na bomba!!

Pra acabar de f%$#@ tudo, depois que remontei tudo o acelerador não ta funcionando!!
Espero que seja só pq todo diesel que tava na bomba escorreu ao abrir ela...além do que ficou uma fumaceira infernal branca saindo do escape!! Rsrs
Deixei ela kieta lá um pouco, daki a pouco vou bombear no filtro e ligar dnovo e espero que tenha voltado tudo ao normal, senão vo ficar mais puto da vida ainda!!

Abraço galera e JAMAIS abram akele GE que fica em cima da bomba!!

wlamir julio
29/12/2015, 23:21
ola pessoal , tudo bem ?
olha só , entendi o post do amigo acima que fez a faxina no GE da bomba ok.
mas to com um problema meio cabiludo aqui com a minha l200 sport gls 2005 ok?
ela esta funcionando perfeita desempenho bom , bem ecónomica e tudo mas ,
so que ela esta oscilando muito na lenta , quando esta em ponto morto , vc acelera ,anda da arrancada tudo beleza , mas quando para e fica em ponto morto ela oscila muito , e quando se acelera fumaça de mais ok
levei pro mecanico e ele disse que o GE nao esta funcionando pois se desliga o conector e nao ha alteraçoes , ele acha ate que pode ser o modulo de injeçao o que vcs acham ?

Bruca
22/01/2016, 17:10

A da minha sogra é uma Pajero Sport HPE 2007 e apresentou a mesma coisa... Em viagem de Brasília para Cabo Frio, quando o motor era muito exigido acendia a luz de advertência mas sem perder potência.

Chegando em Cabo frio passei no scanner e deu TEMPORIZADOR tb... Não mexi em nada até agora... visto que na cidade isso nunca acontece.

Alguém sabe o que é esse erro apresentado pelo scanner?

jose43
14/02/2016, 05:12
alguem pode me dar uma luz sobre o gerenciamento eletronico da bomba injetora da L200 ano 2010 ???

me parece que o problema de rotação alterada no ponto morto e uma fumaça exagerada pode ser do gerenciamento da bomba, visto que fiz um teste desligando os sensores dela e nada mudou no carro, acho que precisa limpar ou trocar nao sei ao certo, visto que ja vi pessoas falarem que ele queima...