Carlos A. C. Azevedo
26/12/2011, 21:59
Bem pessoal, como postei no outro tópico, Aqui vão as informações pra quem quiser melhorar um pouco(ÃO) o desempenho do carro.
Mas antes um pouquinho de historia do caso que me fez achar esse fórum e ficar por aqui pertubando os outros até hoje hehehehe,
O Gerenciador eletrônico, é o cabeçote da bomba injetora que controla a dosagem e a passagem do diesel pra câmara de alta pressão pra poder mandar pros bicos. Nada mais é que um potenciômetro com um orifício variável pra controlar a quantidade que passa pra queimar, graças a isso, os carros que tem esse sistema de injeção possuem o acelerador eletrônico, que não passa de um bagulho a mais pra atrapalhar, claro se estiver ruim, tando bom é uma maravilha.
Agora umas fotos de quando coloquei água com diesel no tanque da L200. Fotos 1 e 2 com o gerenciador aberto.
Mas agora vamos ao que interessa.
Pra “abrir” a bomba:
1- 1-Marcar uma posição entre as duas peças. Foto 3
2- 2-Afrouxar os 4 parafusos fenda que prendem o GE, só no que de pra mexer ele da posição com umas porradinhas.
3- 3-Mover o GE em direção ao filtro de diesel, sempre levando como referencia a marca feita na bomba.
OBS: Como é um sistema eletrônico = algumas frescuras. Então quando for mover, tem que mexer de pouco em pouco MESMO.
Quando fiz aqui, afastei muito, que quando acelerei ela segurava o giro, acelerada mesmo, pisava com a casca do acelerador ela batia 1500 rpm e segurava, como se fosse na marcha lenta mesmo, podia pisar até 3000, mas ela voltava e ficava em 1500.
OBS2: Não corre risco de disparar o motor, pois a alimentação ainda acontece pela bomba injetora e não por óleo lubrificante, logo preocupação 0 com isso.
Voltei um pouco mais o GE, em direção ao radiador e ela segurou a marcha lenta como se nada tivesse acontecido, mas só de encostar LEVEMENTE ( sério ) o pé no acelerador, o giro subia feito um desgraçado, chegou muito rápido em 3000 rpm, mas voltou a marcha lenta de 750 normalmente, é como se fosse uma calibração da sensibilidade do acelerador, vou fazer umas contagens de como vai ficar o consumo.
Como adiantei mais um pouco a entrada da turbina, graças a ajuda do grande amigo Brazilianos, por compartilhar o problema da valvula EGR com o acendimento da luz de injeção em alta rotação, só tenho uma coisa pra dizer, O CARRO FICOU UMA MONSTRUOSIDADE, ainda não tive como fazer um teste bom mesmo, mas só de tu ver o giro subindo em uma saída de lombada em 3ª marcha e com o ar condicionado ligado, dá uma felicidade imensa, hehehe
:concordo:
Mas antes um pouquinho de historia do caso que me fez achar esse fórum e ficar por aqui pertubando os outros até hoje hehehehe,
O Gerenciador eletrônico, é o cabeçote da bomba injetora que controla a dosagem e a passagem do diesel pra câmara de alta pressão pra poder mandar pros bicos. Nada mais é que um potenciômetro com um orifício variável pra controlar a quantidade que passa pra queimar, graças a isso, os carros que tem esse sistema de injeção possuem o acelerador eletrônico, que não passa de um bagulho a mais pra atrapalhar, claro se estiver ruim, tando bom é uma maravilha.
Agora umas fotos de quando coloquei água com diesel no tanque da L200. Fotos 1 e 2 com o gerenciador aberto.
Mas agora vamos ao que interessa.
Pra “abrir” a bomba:
1- 1-Marcar uma posição entre as duas peças. Foto 3
2- 2-Afrouxar os 4 parafusos fenda que prendem o GE, só no que de pra mexer ele da posição com umas porradinhas.
3- 3-Mover o GE em direção ao filtro de diesel, sempre levando como referencia a marca feita na bomba.
OBS: Como é um sistema eletrônico = algumas frescuras. Então quando for mover, tem que mexer de pouco em pouco MESMO.
Quando fiz aqui, afastei muito, que quando acelerei ela segurava o giro, acelerada mesmo, pisava com a casca do acelerador ela batia 1500 rpm e segurava, como se fosse na marcha lenta mesmo, podia pisar até 3000, mas ela voltava e ficava em 1500.
OBS2: Não corre risco de disparar o motor, pois a alimentação ainda acontece pela bomba injetora e não por óleo lubrificante, logo preocupação 0 com isso.
Voltei um pouco mais o GE, em direção ao radiador e ela segurou a marcha lenta como se nada tivesse acontecido, mas só de encostar LEVEMENTE ( sério ) o pé no acelerador, o giro subia feito um desgraçado, chegou muito rápido em 3000 rpm, mas voltou a marcha lenta de 750 normalmente, é como se fosse uma calibração da sensibilidade do acelerador, vou fazer umas contagens de como vai ficar o consumo.
Como adiantei mais um pouco a entrada da turbina, graças a ajuda do grande amigo Brazilianos, por compartilhar o problema da valvula EGR com o acendimento da luz de injeção em alta rotação, só tenho uma coisa pra dizer, O CARRO FICOU UMA MONSTRUOSIDADE, ainda não tive como fazer um teste bom mesmo, mas só de tu ver o giro subindo em uma saída de lombada em 3ª marcha e com o ar condicionado ligado, dá uma felicidade imensa, hehehe
:concordo: