PDA

Ver Versão Completa : Freelander 2005 - Qual óleo usar?



LeandroDelSanto
26/12/2011, 21:49
Ólá Pessoal,

Primeiramente me apresentando, pois este é meu primeiro post aqui no fórum!
Sou de Curitiba-PR, e comprei uma Freelander 2005 há poucos dias, nunca tive nenhuma experiência Off-Road, optei pelo carro, pois o asfalto daqui é todo zuado, aí eu já tava de saco cheio de me cuidar com carro rebaixado, com pneu de perfil esportivo etc!
Daí como precisava de um carro para encarar as ruas precárias daqui, e sem alterar nada nele, optei pela Land Rover que eu acho estilosa demais!
E o "jipinho" mudou minha concepção sobre dirigir, daqui para frente só terei carros nesse estilo, e a Freelander meu pai já disse que se um dia eu for trocar, ele quer ela pra ele! haha.
Bla blá blá feito, vamos ao assunto:


Como acabei de pegar ela da loja, colocaram o seguinte óleo nela:

F1 Master SM 10W40 + Filtro de Óleo FRAM PH9503

Aí me deparei com uma promoção de óleo numa autopeça, e comprei meio de impulso uma caixa inteira (24 garrafinhas) de:

F1 Master SM SAE 5W40 (aprovado VW502)

Posso usar esse sem problemas nas próximas trocas?!
Em caso negativo, qual devo procurar, e porque deveria descartar a caixa que comprei (se realmente necessário troco na loja por óleo para os outros carros da família).

O motivo da minha pergunta é mais porque vi no manual que teria que ser um "óleo ACEA: A3" (?)

SM-S
27/12/2011, 14:16
Bem-vindo ao 4x4Brasil! Parabéns pela aquisição. Também sou fã desse carro. Tem só que tomar cuidado com a manutenção, para evitar aborrecimentos. E vamos nos ajudando aqui no fórum quando os problemas surgem...
Quanto ao óleo, eu uso o Lubrax sintético 5w40. Acredito que esse F1 Master também resolve, pois tem especificação SM, enquanto a LR exige apenas a SJ (inferior ao SM). ACEA é só outra classificação de óleo. O seu deve superar também o nível A3, dá uma checada na embalagem.
O fato é que no manual do nosso carro nem se exige óleo sintético. Acho que pede só um 10w40. Mas abaixo do capô, na frente do motor, tem um aviso de colocar óleo sintético. É o que se exige também no manual norte-americano da Freelander. Na dúvida, vou de sintético.
Colei abaixo os óleos recomendados no manual norte-americano.
Sds,


Engine oil - 2.5 litre - V6
Use a 0w/40, 5w40 or 5w/50 oil meeting specification API service level SJ, or ACEA A3 synthetic,
and having a viscosity band recommended for the temperature range of your locality.
Engine oil temperature ranges
0w/40 will protect from -22oF (-30oC) to 122oF (50oC).
5w/40 will protect from -22oF (-30oC) to 122oF (50oC).
5w/50 will protect from -22oF (-30oC) to 122oF (50oC).
Engine oil brands
Automatic gearbox
Use Land Rover LRN 402 or Texaco ATF N402.
Intermediate Reduction Drive
Use Land Rover LRN7590 or API GL5 + MT1 fully synthetic - 75w/90R
Rear Differential
Use Land Rover LRN7590 or API GL5 fully synthetic - 75w/90R.
Power steering
Use Land Rover LRN2261 or ATF Dextron III.
Brand Grade
Castrol Syntec Full Synthetic 5w/50
Mobil 1 0w/40
Phillips 66 TropArtic 100% Synthetic 5w/50
Quaker State Ultra Premium Full Synthetic 5w/50
Shell Helix Ultra 5w/40
Texaco Havoline Formula 3 Synthetic Motor Oil 5w/40
Valvoline SynPower Full Synthetic Motor Oil 5w/40
Only these engine oils, in the grades shown above are approved for use in
Freelander engines. Similarly named oils of a different grade to that shown must NOT be used.

LeandroDelSanto
04/01/2012, 03:57
Nossa, Valeu!

Não esperava uma resposta tão completa!

Obrigado mesmo!

josias soza
08/05/2012, 22:49
Olá, amigos! Minha freelander 1 está com 160 mil KM, continuo usando o Óleo sintetico 5W40 como recomenda o MANUAL, ou com esta quilometragem é recomendavél outro Óleo?

freidankajuz
05/11/2014, 16:55
Ólá Pessoal,

Primeiramente me apresentando, pois este é meu primeiro post aqui no fórum!
Sou de Curitiba-PR, e comprei uma Freelander 2005 há poucos dias, nunca tive nenhuma experiência Off-Road, optei pelo carro, pois o asfalto daqui é todo zuado, aí eu já tava de saco cheio de me cuidar com carro rebaixado, com pneu de perfil esportivo etc!
Daí como precisava de um carro para encarar as ruas precárias daqui, e sem alterar nada nele, optei pela Land Rover que eu acho estilosa demais!
E o "jipinho" mudou minha concepção sobre dirigir, daqui para frente só terei carros nesse estilo, e a Freelander meu pai já disse que se um dia eu for trocar, ele quer ela pra ele! haha.
Bla blá blá feito, vamos ao assunto:


Como acabei de pegar ela da loja, colocaram o seguinte óleo nela:

F1 Master SM 10W40 + Filtro de Óleo FRAM PH9503

Aí me deparei com uma promoção de óleo numa autopeça, e comprei meio de impulso uma caixa inteira (24 garrafinhas) de:

F1 Master SM SAE 5W40 (aprovado VW502)

Posso usar esse sem problemas nas próximas trocas?!
Em caso negativo, qual devo procurar, e porque deveria descartar a caixa que comprei (se realmente necessário troco na loja por óleo para os outros carros da família).

O motivo da minha pergunta é mais porque vi no manual que teria que ser um "óleo ACEA: A3" (?)


Olá, eu e minha esposa também acabamos de adquirir a freelancer 2005 na qual essa também é minha primeira postagem. Enfim, eu acabei de trocar o óleo e coloquei o 5w/40 e já senti a diferença na hora. Tive um pouco de dificuldade com o filtro de óleo e o filtro de ar mas nada que a internet resolva. Voltando ao óleo, me parece que o sintético 5w/40 é melhor que o 10w/40. Acho que vale a pena experimentar. Só deixo uma ressalva para a próxima troca em torno de 8 a 9 mil kms rodados.

Grande abraço.