Ver Versão Completa : Consumo Pajero 2.8 HPE diesel
Leo Maluf
26/12/2011, 18:45
Minha Pajero Sport 2.8 HPE AT faz no maximo 8 Km / l de diesel , tenho lido por aqui que isso pode ser considerado muito bom; eu não acho. Pode ser melhorado? Tenho escutado falar de carros mais pesados que fazem até 12 Km / l de diesel na estrada !!! Calibro os pneus com regularidade e só abasteço em postos BR , de preferncia com o selo "De olho no combustivel " .
O consumo alto tem a ver com o fato de ser 4 x 4 ? Qdo ela está no asfalto rodando em 4 x 2 o diferencial dianteiro está "ativo" apesar de não estar tracionado ou ele fica livre ? Outra coisa: Qdo ponho carro em "N" e deixo ele correr um pouco no embalo , sinto como se o carro não estivesse 100% solto, será só uma sensação ? Recentemente troquei oleo da trasmissão automatica, cx de transferencia e diferenciais.
Imperador!
26/12/2011, 20:01
O consumo da Pajero Sport realmente é por aí...
Se der pra melhorar alguma coisa ainda tem que levar o carro num bombista e dar uma geral da bomba injetora e nos bicos dela.
Leo Maluf
27/12/2011, 13:07
Eis o que descobri hoje em visita a uma concessionaria Mit :
"Desative o modulo HPE , retire a valvula/modulo otimizador e coloque no lugar uma parafuso calibrado , o HPE do seu carro faz ele gastar mais diesel e fumaçar mais em troca de um aumento de potencia pouco relevante" .
De fato, um amigo tem uma Pajero Intercooler mais antiga com motor 2.8 ~ 4m40 como o meu e diz que faz 11K/L na estrada andando a 100 / 110 Km /H.
Como isso tem que ser feito no bombista , aproveito e verifico bicos e etc. Vou levar o possante em posto / serviço de bombas autorizado Bosch.
Imperador!
27/12/2011, 19:54
Eis o que descobri hoje em visita a uma concessionaria Mit :
"Desative o modulo HPE , retire a valvula/modulo otimizador e coloque no lugar uma parafuso calibrado , o HPE do seu carro faz ele gastar mais diesel e fumaçar mais em troca de um aumento de potencia pouco relevante" .
De fato, um amigo tem uma Pajero Intercooler mais antiga com motor 2.8 ~ 4m40 como o meu e diz que faz 11K/L na estrada andando a 100 / 110 Km /H.
Como isso tem que ser feito no bombista , aproveito e verifico bicos e etc. Vou levar o possante em posto / serviço de bombas autorizado Bosch.
Não recomendo tirar o módulo HPE. Você vai se arrepender amargamente.
Se esse motor tiver EGR, vale a pena isolá-lo, melhorará bastante. Isso mais a recalibragem da BI e bicos vai melhorar a potência e o consumo do carro.
Leo Maluf
27/12/2011, 21:45
E o que seria o EGR , Imperador ?
Imperador!
27/12/2011, 23:32
Dá pra ter uma ideia nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/98267-fechando-egr.html
Esse motor tem EGR, dá uma olhada nesse tutorial: http://www.delicaclub.ru/Files/L400_4M40_Inlet_Manifold_showing_EGR.doc
Vai melhorar bastante, segundo relatos do fórum, além de melhor o consumo.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=egr&source=web&cd=1&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FExhaust _gas_recirculation&ei=JHH6TvSbH43mggfm8qGpAg&usg=AFQjCNHFjyv-FJ71pWAjbmpvA_9QihEl1Q&sig2=PnSGVBNPrINWzMKI41ofIg&cad=rja
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=egr&source=web&cd=2&ved=0CDwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fsistemasautomotivos.blogspot.com% 2F2009%2F01%2Fvlvula-egr.html&ei=JHH6TvSbH43mggfm8qGpAg&usg=AFQjCNFw5xAMDIZznN2cMVV9SXJ4yv7M8A&sig2=Ot95PbmDB0XGqAl19knpGA&cad=rja
Leo Maluf
30/12/2011, 00:29
Grande Imperador !
Obrigado pelas informações , mas esse lance de soldar uma chapa no bloco...Eu não me arriscaria.Acho que vou ter que me acomodar com o consumo alto.
Feliz 2012 !
Imperador!
30/12/2011, 10:07
Grande Imperador !
Obrigado pelas informações , mas esse lance de soldar uma chapa no bloco...Eu não me arriscaria.Acho que vou ter que me acomodar com o consumo alto.
Feliz 2012 !
Não é soldar, é colocar uma tampa cega no motor. Pode ser retirada quando você quiser.
Não é risco nenhum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/97627-triton-egr-killer.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/98267-fechando-egr.html
Leo Maluf
31/12/2011, 09:37
Mais uma vez obrigado! Vou ver se acho um mecanico que faça ; mas há um problema adicional aqui no RJ : A inspeção/ vidtoria anual que alem dos itens de praxe tb reprova por emissão de gases fora do "padrão" .Tenho que levar isso em consideração, a leitura dos dois topicos me deixou com certeza de quase 100% que não vou passsar na vistoria.
Não é soldar, é colocar uma tampa cega no motor. Pode ser retirada quando você quiser.
Não é risco nenhum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/97627-triton-egr-killer.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/98267-fechando-egr.html
Imperador!
31/12/2011, 11:22
Mais uma vez obrigado! Vou ver se acho um mecanico que faça ; mas há um problema adicional aqui no RJ : A inspeção/ vidtoria anual que alem dos itens de praxe tb reprova por emissão de gases fora do "padrão" .Tenho que levar isso em consideração, a leitura dos dois topicos me deixou com certeza de quase 100% que não vou passsar na vistoria.
Como colocar e retirar é fácil, você pode fazer a vistoria e fechar a EGR.
No ano seguinte, você retira a tampa cega e refaz a vistoria.
RODOCROSS
01/08/2013, 22:29
Não recomendo tirar o módulo HPE. Você vai se arrepender amargamente.
Se esse motor tiver EGR, vale a pena isolá-lo, melhorará bastante. Isso mais a recalibragem da BI e bicos vai melhorar a potência e o consumo do carro.eu tenho uma pajero sport hpe e o consumo dela na cidade esta em torno de 5 km/l e na estrada esta em torno de 8,5 km/l, sinto que ela esta meio amarrada tipo presa , onde fica o egr da minha como faço para isolar ele e fazer ela ficar mais solta e mais potente?
Nill Ferreira
29/12/2013, 18:01
Boa tarde caro Maluf, desativar o HPE pode dar problema na queima.
A minha e uma Sport 2.8, não esquento com o consumo dela. O que me irrita e estar a 1500 rpm 5° marcha, afundar o pé até rasgar o tapete e a bixinha só crescer depois que a turbina enche aos 2000 rpm
felipeadunaiski
27/06/2014, 18:57
Eu aconselho isolar a EGR de qualquer motor, por que o sistema egr não diminui só a potencia, mas também carboniza todo o sistema de admissão como turbo e cabeçote. Na minha hilux sw4 eu isolei a EGR e ficou outro carro!!!!!
Marcolin
29/06/2014, 00:24
A minha esta fazendo 6 k/l na cidade , to fazendo um caixa($$%%$%%$) e mandar pra uma bosch service ver bomba e bicos rsrs.....bebendo mais que eu a mardita!!
A minha esta fazendo 6 k/l na cidade , to fazendo um caixa($$%%$%%$) e mandar pra uma bosch service ver bomba e bicos rsrs.....bebendo mais que eu a mardita!!
Bah, fiz a minha na SOARES DIESEL em Joinville. Gastei demais, mas vou te contar. Estou há 5 anos com o carro, mas só agora que pude sentir o motor dessa camioneta.
O senhor Ademar me convenceu a fazer o serviço completo: foi bomba de palheta original, bicos zexel originais, velas bosch originais, enfim...
Tá um foguete, dentro dos limites do que pode se esperar. Eu diria que está até pra lá do limite. Muita leveza no dirigir, muito torque.
Já ia vendendo ela por 20 mil. Se me oferecerem 30 no dinheiro ainda não largo.
Abraços
Denistsouza
25/07/2016, 18:22
Bah, fiz a minha na SOARES DIESEL em Joinville. Gastei demais, mas vou te contar. Estou há 5 anos com o carro, mas só agora que pude sentir o motor dessa camioneta.
O senhor Ademar me convenceu a fazer o serviço completo: foi bomba de palheta original, bicos zexel originais, velas bosch originais, enfim...
Tá um foguete, dentro dos limites do que pode se esperar. Eu diria que está até pra lá do limite. Muita leveza no dirigir, muito torque.
Já ia vendendo ela por 20 mil. Se me oferecerem 30 no dinheiro ainda não largo.
Abraços
Mais diga se melhorou o consumo??? qual o ano e modelo da sua?
Gui_Franzoi
12/08/2016, 10:48
Bom dia ao pessoal!
A minha Pajero Sport 2.8 manual tem feito de 8,5 a 9 km/l na de cidade e na estrada depende, mas sempre entre 10~12 km/l.
Em uma última viagem, foram 640km e velocidades de 90 a 110 km/h, carro não muito cheio e metade na serra, fez 10,9 km/l.
Abraço!
pedrocuba
12/08/2016, 13:49
Aqui faço 5-6 na cidade e 8-10 na estrada.
não tem milagre não.
pedrocuba
12/08/2016, 13:49
Aliás, uma pergunta:
a EGR não serve justamente para economia? então retirá-la deveria aumentar o consumo, não?
vi falando sobre vistoria, nunca tive carro a diesel e estou estudando a possibilidade. Tem de fazer revisão todo ano? Ou só na hora de transferência de proprietário?
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