PDA

Ver Versão Completa : Bieletas da Ranger



TylerNTL
24/12/2011, 18:24
Ao longo de alguns anos que eu tenho dirigido alguma Ranger a peça que eu mais troquei foram as bieletas da suspensão dianteira, foram tantas que já perdi a conta e a unidade mas adequada para contagem deve ser a dúzia...

A proposta aqui é discutir os modelos existentes e seu desempenho e durabilidade.

Existem três modelos mais comuns todos muito ruins com suas características.

modelo 1: Acredito que esse seja a peça "original", algumas características:
-Parte do meio um material parecido com nylon
-No meio da peça existe uma secção sextavada
-Rosca nas duas extremidades
-Pino de aço que possui rosca nas extremidades é solidamente preso a parte de nylon
-As 04 buchas são em um tipo de plástico duro
http://img545.imageshack.us/img545/8463/bieleta2.jpg


modelo 2: Aparentemente mais vagabunda fruto de uma simplificação no processo de fabricação do modelo 1. É basicamente o corpo de nylon (sem a seção sextavada no meio) com um parafusão no meio (sem ser preso ao nylon).
As 04 buchas aparentemente são as mesmas do modelo 1.

Não coloquei foto pq nas resoluções que encontrei não dá para notar a diferença para o modelo 1.

modelo 3: Simplificando ainda mais. Nesse modelo o corpo de nylon foi trocado por um cano de metal com o mesmo parafusão do modelo 2, as buchas são de borrachas com arruelas um pouco maiores. Dependendo do dia da semana as porcas podem ser autotravantes.
http://img32.imageshack.us/img32/3216/bieletas1.jpg

Dúvidas/observações:

Basicamente o que se desgasta nas bieletas são as buchas, em algumas situações na desmontagem um parfuso quebra coisa & tal.

Alguém tem o manual de serviços indicando qual o torque adequado para o aperto da bieleta do modelo 1?
Antigamente eu fazia rodízio, alinhamento e não sei mais o que quase que mensalmente e eram os alinhadores que mostravam uma buchinha estragada e trocavam as bieletas (só peça original a R$ 50). Mês sim mês não tinha uma bieleta "estragada". Acredito que minha experiência com esse modelo foi prejudicada por aperto excessivo desses porfficionais.

Na minha viatura o modelo 3 (peça mais vagabunda simples) é a que tem apresentado a maior durabilidade, sendo possível ir trocando as buchas até um belo dia na desmontagem o parafuso quebrar.

Tenho pensado seriamente em fabricar as próximas bieletas com um cano de aço e um parafuso com bitolas maiores, arruelas exageradas e buchas de borracha de pneu.
Algum problema nesse meu projeto?

Que fatores influenciam mais na durabilidade das bieletas?
-Estradas de barro com "costelas de vaca"
-Cair em um buraco em velocidade

Qual a durabilidade das bieletas nas demais Ranger? Quantos kms? Qual tipo de uso?

Walter L. L. Casitta
24/12/2011, 18:44
Nunca troquei isso na minha Ranger. Não seria o caso de usar uma original? Rodei 230.000Km

TylerNTL
24/12/2011, 19:01
As que coloquei nessas oficinas de alinhamento eram originais.

BRAVOECONOVEMBER
24/12/2011, 19:50
Da minha as originais tavam que era um bagaço. Botei do último tipo aí, e nesse dia as porcas eram autotravantes (kkk). Tá funcionando. Até quando não sei. Mas me sinto tentado a continuar usando, e trocar as buchas de borracha (ou os conjuntos, a 30 pila cada lado atualmente...). Não é lá tão caro. Só vale a pena prestar atenção que tem alguns conjuntos menos caprichados que, apesar da porca autofreno, tem o cano do meio de paredes mais finas, essas entortam fácil perto das arruelas de apoio nas buchas.

RGamaJr_4x4
24/12/2011, 23:36
Nunca troquei isso na minha Ranger. Não seria o caso de usar uma original? Rodei 230.000Km

Todas as Ranger vêm com a original, e nem por isso duram 230.000km. Só em BH mesmo pra durar tudo isso... as ruas aí devem ser tapetes.

Mas o tópico é bom. Essas bieletas me estressam.

R.Becker
25/12/2011, 02:22
Olha, a única peça que eu tive que trocar até hoje na minha ranger (sport 2009) foram essas bieletas... nem é trocar, é repor.

Pq elas simplesmente sumiram, as duas...uma eu percebi e ficou pendurada, mas a outra ja tinha ido... ela segura a barra estabilizadora dianteira...

Aqui, me cobraram 160,00 cada uma.... facada e quandocheguei na concessionária o cara ja foi perguntando no depósito: "fulano, sabe aquelas bieletas que ta sempre caindo nas rangers? Tem no estoque?" hehe

po, se sempre cai, pede pra engenharia dar um jeito nisso neh? hehehe

dsamaz
25/12/2011, 02:34
Comigo 1 lado aguentou 2 mil km. É do modelo que coloquei é semelhante ao original, porém deve ser do mercado paralelo.

O outro lado está para rasgar uma buchinha. Deveriam vender só as buchas.

O bom é que comprarei apenas uma bieleta e pegarei apenas duas buchas para instalar nas bieletas que estão no lugar.


Será que isto tem relaćão com a altura da suspensão?
Parece que quanto mais alta, mais a bieleta dura.

Daniel



Nunca troquei isso na minha Ranger. Não seria o caso de usar uma original? Rodei 230.000Km

Pedro Eduardo Patussi
25/12/2011, 09:34
Troquei as bieletas essa semana... pelo modelo 1 mas paralela..paguei R$15,00..o parafuso e a porca eram diferente da bieleta q estava na ranger...

as q estavam eram porca e cabeça do parafuso 16..
e as q foram colocadas paralelas eram porca e cabeça do parafuso 18

lembrando...q é melhor trocar logo as 2 de uma vez...
a do lado do passageiro quebrou as buchas...fui na cidade comprar(60km) e comprei somente 1bieleta ...chegei em casa novamente...vou trocar a bieleta... começou quebrar as buchas do lado do motorista ¬¬

BRAVOECONOVEMBER
25/12/2011, 09:37
Pô, bieleta caindo sozinha? ... só se for caindo na mão do amigo do alheio... Meio difícil de se convencer se elas estão instaladas direitinho e com porca auto freno.

Moisés S.M
25/12/2011, 11:01
A durabilidade das Bieletas tem a ver com a regulagem da suspensão dianteira.Se as barras de torção estiverem muito fora do original,muito pra baixo...as bieletas não aguentam por mto tempo,na minha eu troquei umas 2 x só a do passageiro,dpois que eu corrigi e alinhei a suspensão dianteira nunca mais troquei bieleta,tá sempre nova!abrs.

Walter L. L. Casitta
25/12/2011, 11:10
Em 230.000Km nunca troquei essas bieletas, nenhuma bucha de borracha e nem os rolamentos dianteiros. Já tive que desmontar as minhas bieletas um monte de vezes pra poder trocar outras articulações da suspensão.

Elas não são feitas de nylon com certeza, mas nunca me preocupei em olhar como era, pelo peso talvez algum material composto como fibra de vidro.

Uma coisa que vocês podem estar fazendo errado é apetando elas de mais. Eu sempre apertei só o suficiente pra não ficar com folgas. Essa peça só recebe algum esforço quando a carroceria inclina ou se o piso for muito irregular, mas se apertar de mais, o aperto vai se somar ao esforço para o qual foram projetada.

TylerNTL
25/12/2011, 21:59
Uma coisa que vocês podem estar fazendo errado é apetando elas de mais. Eu sempre apertei só o suficiente pra não ficar com folgas. Essa peça só recebe algum esforço quando a carroceria inclina ou se o piso for muito irregular, mas se apertar de mais, o aperto vai se somar ao esforço para o qual foram projetada.

Também acho que é meio por aí.

As buchas originais são de um material bem duro e acho que se apertar demais elas quebram!

Edintruder
25/12/2011, 22:19
Na minha ex-ranger eu tinha fabricado umas bieletas no modelo da 3, e troquei as borrachas umas 3 vezes. Eu usei borrachas de amortecedores do Opala cortadas bem no meio. Antes de vender eu coloquei os modelos originais de volta. O meu receio foi que as originais quebraram no meio de uma curva e simplesmente a carroceria inclinou bastante. Se estivesse mais rápido teria levado um belo susto.

Pedro Eduardo Patussi
06/03/2012, 19:12
Ressucitando...
eu estava usando bieletas modelo 1... e duraram somente 3mil km...dps de trocadas...modelo paralelo paguei 15reais...
pesquisei no ebay...e a maioria das bieletas a venda são do modelo 3...fui numa autopeças e comprei o modelo 3...e parecem sem bem mais "parrudas" doq a do modelo 1... vamos ver se vai durar...
a modelo 3 tem as buchas de borracha...creio q vão durar mais...q a modelo 1, é de um plastico duro q quebrava...

Pedro_Augusto
05/12/2012, 20:15
Desenterrando este tópico aqui..
Oi, pessoal. Acabei de pegar uma ranger 2003/04, levei pro mecânico e ele informou que o único serviço pra fazer nela (além de troca de óleos e filtros) é a troca das bieletas e pivôs.
Tirei uma foto do local, ao que parece apenas as buchas (principalmente a inferior, do lado do motorista) precisam ser trocadas, ou estou enganado?
E quanto ao pivô, seria esta peça que está à frente da bieleta na foto?
Até onde sei, o mecânico é de confiança, porém achei dentro do manual uma nota fiscal informando que as bieletas e pivôs foram trocados há 5 meses, já seria tempo suficiente para ter que trocar novamente?

(Lado do motorista)
http://i304.photobucket.com/albums/nn200/pedroaugusto27/12120005.jpg

(Lado do passageiro)
http://i304.photobucket.com/albums/nn200/pedroaugusto27/12120007.jpg

Pedro_Augusto
05/12/2012, 20:16
http://i304.photobucket.com/albums/nn200/pedroaugusto27/12120006.jpg

Pedro_Augusto
06/12/2012, 00:15
Procurando fotos pela internet percebi que o pivô não é essa barra de ferro, porém, se não estiver enganado, é o pivô que segura esta barra.
Aparentemente está um pouco torto.
Alguém me dá uma luz aí? Tá ruim assim ou ainda dá pra andar com pivô e borracha da bieleta assim?

Pedro Eduardo Patussi
06/12/2012, 08:34
Procurando fotos pela internet percebi que o pivô não é essa barra de ferro, porém, se não estiver enganado, é o pivô que segura esta barra.
Aparentemente está um pouco torto.
Alguém me dá uma luz aí? Tá ruim assim ou ainda dá pra andar com pivô e borracha da bieleta assim?


o Pivo... olha na ponta das bandeijas superior e inferior... eles q seguram e fazem a "conexão" entre as bandeijas é a peça q segura a roda...leva numa loja que faz alinhamento e pede pra eles verificarem ...la eles vão te mostrar na hr naquele fosso de alinhamento aonde está com folga e aonde não está...

as Bieletas...se não estiverem "frouxas" ainda não ha necessidade de serem trocadas...a unica ai q parece estar com a bucha estourada é a do lado do motorista proximo a bandeija inferior...

Pedro_Augusto
06/12/2012, 14:51
Opa, xará.
Obrigado pelas dicas, vou pedir pra dar uma olhada quando subir no elevador.

RGamaJr_4x4
24/01/2013, 11:29
(...) Deveriam vender só as buchas.
(...)


Já vi vendendo só o reparo das bieletas (só as buchas) em PU na cor vermelha.

Hoje comprei umas borrachas e arruelas maiores para colocar no lugar das buchas (acho que coxim traseiro D20). Acho que não vai durar muito, parece meio macia pra essa finalidade. Mas preciso viajar e estou há mais de uma semana sem uma das bieletas.

Ultimamente vinha reaproveitando buchas boas de bieletas usadas, mas cansei disso também. Estou à procura de outra alternativa.
Queria postar aqui a foto de umas bieletas que o fabricante diz que é para competição, mas não sei se ele é anunciante aqui no 4x4brasil, daí creio que seja contra as regras do fórum. Como vejo a lista de anunciantes do fórum?

CONFIDENTE
21/09/2013, 09:32
Amigos,
precisei trocar a minha bieleta e resolvi postar aqui.
Quando comprei a minha ranger 2007, a bieleta tinha sumido, comprei outra e coloquei, uma semana depois ouvi um barulho estranho fui ver e estava pendurada apenas pela parte de baixo, voltei ao mecânico e ele disse que esse é um problema crônico na Ranger e lendo os tópicos aqui vejo que nao só é crônico, como tambem acontece apenas do lado do passageiro.

o meu problema foi resolvido colocando uma outra porca ao contrario, isso uns 2 anos, claro que moro na cidade, isso ajuda muito na durabilidade, mas o defeituoso, foi novamente o lado do passageiro, na realidade o que estava realmente ruim eram as buchas.

abraços a todos

_O8oO_
21/09/2013, 11:09
Olá a todos

Eu tinha problemas com a bieleta do lado direito tb, trocava de 3 em 3 meses no máximo e só parou quando levantei a frente um pouco na barra de torção e alinhei a roda. Botei uma paralela bem vagabunda no lugar e esta lá a quase 2 anos aguentando.
Quando peguei minha ranger ela estava com a frente muito baixa, qualquer quebra-molas que passava fazia aquele son de ferro batendo e agora o amortecedor faz o trabalho e não fica só na conta da bieletas.

Xitos
22/10/2017, 12:21
E aí Galera do Fórum, tudo bem?

Há um tempo atrás troquei a bieleta da barra estabilizadora da minha Ranger 2005. Hoje sem ter muito o que fazer, peguei o jogo de chaves e fui apertar tudo que tem de parafuso embaixo da pickup para tirar os rangidos kkkkkk

553090

Acontece que por curiosidade coloquei a chave na bieleta e verifiquei que não está apertada. Aliás está bem frouxo o aperto.

Fiquei em dúvida se precisa ser bem apertado, ou se deve ficar livre, pois pode mexer na geometria da suspenção?

RicardoFLN
23/10/2017, 21:17
E aí Galera do Fórum, tudo bem?

Há um tempo atrás troquei a bieleta da barra estabilizadora da minha Ranger 2005. Hoje sem ter muito o que fazer, peguei o jogo de chaves e fui apertar tudo que tem de parafuso embaixo da pickup para tirar os rangidos kkkkkk

553090

Acontece que por curiosidade coloquei a chave na bieleta e verifiquei que não está apertada. Aliás está bem frouxo o aperto.

Fiquei em dúvida se precisa ser bem apertado, ou se deve ficar livre, pois pode mexer na geometria da suspenção?

Parceiro,

Barra estabilizadora a princípio não tem relação com geometria (cáster, camber, convergência). Obviamente ela não pode estar apertada no talo pois tem as buchas de borracha. Confere se a rosca tem limite para o avanço da porca de aperto, se não tiver vai ter de ser no feeling.
Eu resolvi meu problema com bieletas tirando tudo fora!:wink: E ainda ganhei uma caminhonete que faz curva bem melhor!

Abs.

rossetto
24/10/2017, 16:20
Não é da Ranger mas tb tive problema com bieletas na Frontier. Depois que a original quebrou troquei sete vezes, ele quebrava sozinha dentro da cidade, culpa da fabricação/material ruim da peça e pior que aqui na região era essa ou original.
50 o conjunto paralelo.
900 reais conjunto original, em algumas CCS era mais.
Resultado? Mandei o mecânico fabricar, nunca mais deu problema.