Ver Versão Completa : Discovery 2 - Problema no ACE - Luz âmbar acesa
hugoeiji
22/12/2011, 22:36
Boa noite a todos. Possuo um land rover discovery 2 2004 v8, e de uns dias pra cá a luz do ACE tem acendido na cor âmbar, que indica que existe uma avaria no sistema porém isso não apresenta risco para o carro e pode-se dirigir numa boa, de acordo com o manual. O estranho é que a luz se acende derrepente, sem motivos aparentes e ao religar o carro ela some. Alguém sabe o que poderia ser ou já passaram por isso? Dei uma pesquisada em forums internacionais e eles dizem que pode ser um problema no transdutor, que mede a pressão do sistema. O complicado é que para fazer o diagnóstico correto eu teria que ir numa concessionária LR e aqui no rio elas cobram a bagatela absurda de 500 reais só para passar o scan =/. Alguém no rio teria o scan, saberia onde comprar, ou tem ideia de como resolver esse problema?
Hugo.
Ola Hugo. Vou lhe contar o que ocorreu com a minha (disco 2 2001 diesel).
A luz do ACE acendeu na cor vermelha, parei o carro e verifiquei que algo havia estourado do lado oposto ao recipiente de óleo, do lado do reservatório de água do radiador. Ao ligar novamente o carro a luz ficou âmbar, levei ao meu mecânico e foi verificado que o sistema estava sem óleo (não havia percebido pois como falei estava sujo do lado oposto).
Uma das mangueiras do sistema havia estourado, mandei fazer nova mangueira mas o sistema ainda não ficou ok. O problema era a bomba do ACE, consegui comprar uma usada. Tudo instalado o carro ficou com um barulho estranho, creio que devido a mangueira utilizada. Resultado, depois de quase 1 mês a luz acendeu novamente e o óleo desceu. Coloquei o óleo (havia viajado e levei óleo para uma emergência) para chegar em casa e na dúvida guinchei ocarro. Conseguimos uma mangueira (tubo) original e fico ok, estou andando com o carro sem problemas e sem barulho a quase 2 meses.
hugoeiji
31/12/2011, 01:03
Oi Samuel!
Obrigado pela ajuda! Felizmente o meu não acendeu a luz vermelha (pelo manual se a luz vermelha acender é porque a coisa é séria mesmo). Eu tive que fazer recentemente uma viagem com misto asfalto e estrada de terra bem esburacada. Fiquei morrendo de medo do ACE acender e me fazer parar o carro. Felizmente ele não acendeu uma vez sequer. Fiquei pensando se ele seria como o problema dos 3 amigos, que vem e vão de forma misteriosa. De qualquer forma, dei uma olhada por baixo do carro e aparentemente não tem nenhum vazamento. Vou re-verificar o nível do fluido do ACE para ver se está tudo ok. Vamos torcer para o problema não voltar.
Abraços!
Alvaro Fontes
09/07/2019, 18:15
Prezados, há poucos dias comprei uma Disco 2 TD5 ano 2000 e, logo em seguida, a luz do ACE no painel começou a acender em amarelo tão logo faço a primeira curva e permanece acesa. Quando forço um pouco mais na curva, então, acende a luz do ACE em vermelho e começa um som de alarme.
Uma observação importante, a bolsa da suspensão traseira foi substituída por molas.
Poderiam me dar alguma dica de como conduzir a investigação e solução desse problema?
Desde já, muito obrigado.
Álvaro
Def 90 + Disco 2
titanium
09/07/2019, 20:58
Álvaro,
Já conferiu o nível do óleo do ACE?
Ele fica no mesmo recipiente que o da DH, separados internamente.
Fica bem próximo ao filtro de ar.
Não pode rodar com o fluido errado e nem com nível baixo. Tem que ser nível correto.
Da uma olhada no manual, mas se não me engano é Óleo Dexron III.
Quanto a substituição da bolsa por molas, ótima escolha! Só precisa verificar se desabilitou na BCU (Body Control Unit) ... acho que não precisará desativar nada na SLABS não...
Mas acho que isso não tem relação com o ACE não.
Poste o resultado.
Sorte na verificação!
O ACE atua sobre as barras estabilizadoras traseira e dianteira, através de um atuador hidráulico para cada barra , pressurizado por uma bomba hidráulica e controlado por um conjunto de solenoides, gerenciado por um módulo ECU.
Através do Nanocom deve ser feita a programação na respectiva ECU se a suspensão é do tipo mola ou bolsa de ar, pois os módulos se comunicam entre si e a resposta de pressão hidráulica para compensar o adernamento pode variar com o tipo de suspensão. O óleo é do tipo Dexron III com uma faixa de temperatura adequada para climas frios, já que o óleo trabalha mais frio pois não tem o aquecimento do câmbio e a tubulação dissipa a caloria. Mas como o nosso clima é quente, podemos usar o Dexron II na falta do específico desde que se troque todo o fluído. Primeiramente deve-se verificar se não existem vazamentos. Aproveite para limpar ou substituir o filtro tela junto das solenoides. Depois trocar o fluído tem que sangrar o ar do sistema (blending) e efetuar o teste de rodagem em trajeto sinuoso.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.