Ver Versão Completa : Motor NÃO esquenta direito. Pajero V6, 3.0.
superapple
21/12/2011, 07:54
Bom dia pessoal.
No final de semana passado eu fui fazer um passeio com a minha Pajero e para evitar o trânsito intenso para o litoral eu sai às 4h da manhã. Até o sol nascer (os primeiros 150km) a temperatura externa estava em torno de 18º.
Todo este tempo, andando a 80km/h, a temperatura do motor não chegou a subir para a posição normal, que andando na cidade sempre está na posição horizontal (cravado), depois de alguns minutos. Na estrada ele ficou com um ângulo de mais ou menos 45º, apontando para baixo.
Alguém sabe dizer se isto é normal? Eu já ouvi dizer que o motor rodando com temperatura baixa resulta em um desgaste prematuro. O que pode estar acontecendo? O termostato está acionando quando não deveria?
Abraço,
Mário
Imperador!
21/12/2011, 09:52
Tem alguma coisa errada sim.
Pode ser um problema com a válvula termostática do teu motor ou, em uma chance mais remota, de ser um problema no painel do carro, que está indicando a temperatura errada.
superapple
21/12/2011, 09:57
Depois que amanheceu e sem exceção nenhuma, sempre que ando na cidade o ponteiro da temperatura sobe e fica retinho, horizontal.
Como a temperatura é regulada corretamente praticamente sempre é estranho ser problema no painel ou na válvula. Existe a possibilidade da temperatura do motor não chegar ao valor ideal mesmo antes da válvula termostática abrir, já que eu estava andando com um giro muito baixo (80km/h, algo em torno de 2000 rpm) e por isso a temperatura não chega no valor correto na estrada?
Paulo_CW
21/12/2011, 10:35
Problema na termostática faria o motor aquecer.....
Pode ser q a polia viscosa esteja travada.... com isso a helice gira forte o tempo todo e dificulta o aquecimento do motor em dias frios....
superapple
21/12/2011, 11:00
Valeu pela dica!
Vou verificar se ligando o motor frio a hélice já gira junto rápido.
Imperador!
21/12/2011, 12:20
Problema na termostática faria o motor aquecer.....
Pode ser q a polia viscosa esteja travada.... com isso a helice gira forte o tempo todo e dificulta o aquecimento do motor em dias frios....
Negativo.
Problema na válvula termostática impede o motor de atingir sua temperatura ideal de funcionamento.
Válvula trava é que provoca aquecimento do veículo.
Paulo_CW
21/12/2011, 12:29
Negativo.
Problema na válvula termostática impede o motor de atingir sua temperatura ideal de funcionamento.
Válvula trava é que provoca aquecimento do veículo.
Certamente.... valvula com defeito.... faz a água circular sem restrição.... demora, mas SIM, atinge a a temperatura de funcionamento depois de um tempo..... e dependendo da vtr oscila a temp.
Valvula travada, obviamente aquecimento.....
Viscosa com defeito..... demora uma eternidade pra esquentar em dias frios........
Pajero V6 ..... ponteiro é uma pedra no meio do marcador..... depois q chega lá.... só com muita vontade pra oscilar....
superapple
21/12/2011, 13:55
Pajero V6 ..... ponteiro é uma pedra no meio do marcador..... depois q chega lá.... só com muita vontade pra oscilar....
Isto eu posso confirmar, andando no dia-a-dia o ponteiro sobe em alguns minutos e fica cravado bem no meio do marcador.
Amanha pela manha eu vejo se a hélice já sai girando junto logo que ligo o motor.