PDA

Ver Versão Completa : S10 embreagem cambio ou coxim ?



andalmeida
29/06/2005, 21:40
Amigos, hoje voltando do trabalho reduzi para entrar em uma rotatoria, parado tentei desengatar a marcha e cadê que conseguia?!? o pé atochado no pedal da embreagem e nada, a marcha cravada e sem jeito de tirar do lugar. Daí pensei, vou desligar e ligar engatado para ver se a bicha solta... bom soltou. Corri em um posto e verifiquei o oleo da trasmissao, estava ok. O carro nao apresenta problemas de tracao nem ronco no cambio, porem agora ha um ruido de metal solto em algum lugar em baixo perto do cambio. A duvida é, tem algo que precisa ser trocado mas para que nao me enrolem querendo trocar desde a embreagem ate o cambio inteiro, alguem sabe o que pode estar acontecendo? Obrigado.
Falar em trocar peças, comprei esta S10 ha 2 semanas e ja troquei quase tudo, alguem ja passou por isso? Se já isso uma hora tem um fim?
(injeçao/bicos/partida a frio/correias 850.00, bateria 250.00, suspensao 1000.00, pneus 1500.00) o que mais agora?!?! socoooorro!!!

MOCA
30/06/2005, 00:36
Boa sorte!!!!!!

andalmeida
30/06/2005, 08:09
Estranho, hoje rodei 20km e nenhum sintoma...

cristiano
30/06/2005, 08:40
A embreagem da S10 é hidráulica, tem um reservatório no capô que tem que dar uma olhada no nível... não me lembro o tipo do óleo que vai ali... não tenho certeza, mas talvez tenha a possibilidade de sangrar...

andalmeida
30/06/2005, 11:13
Valeu pela dica, fui informado que é o mesmo fluido usado para freio, vou colocar e ver o que acontece, obrigado

Luiz Antonio
30/06/2005, 11:50
Valeu pela dica, fui informado que é o mesmo fluido usado para freio, vou colocar e ver o que acontece, obrigado



não só colocar fluido, mas vc deveria fazer a sangria do sistema hidraulico da embreagem e observar possiveis vazamentos.


[]'s

rfdex
30/06/2005, 14:43
Amigo, dê uma olhada no sistema de embreagem da sua S10, o sistema, como alguns colegas aqui falaram, é hidráulico. O mesmo utiliza fluído de freio em seu funcionamento ok (não vá confundir com óleo hidráulico hein!). Acontece muito é que algumas pessoas colocam até óleo de motor ali nesse sistema, já vi alguns casos assim durante minhas visitas à oficinas em busca de sucatas para minhas invenções. Uma coisa que atrapalha/melhora demais as trocas de marcha é o óleo utilizado na caixa de câmbio ok. Tem que usar SAE80 nessa caixa da S10, alguns usam o 90 mas não é legal. Por incrível que pareça tem diferença. Hoje pela manhã troquei o óleo de câmbio, estava parecendo uma água de tão fino. Coloquei o SAE80, ficou ótimo. Está outra coisa agora, até mais macio. Mais um lembrete, de acordo com uma recomendação de um mecânico amigo meu, o certo em mudanças de marcha na S10 (creio que aplica-se em outros veículos de embreagem hidráulica também) é que você deve pressionar o pedal da embreagem, passar a marcha pro neutro, daí pisar novamente na embreagem e engatar a outra marcha. Em relação à marcha ré, deve-se pressionar o pedal da embreagem por aproximadamente 5-8 segundos e depois engatar a ré. Isso eu também notei na prática. Procure por vazamentos no sistema hidráulico da embreagem também e veja se os cilindros (superior e inferior) estão em perfeito estado de funcionamento. Ideal seria trocar o fluído (óleo de freio), tirar o ar do sistema (caso haja), etc. Verifique também o estado do disco de embreagem, colar, rolamento, etc. No mais é isso, qualquer coisa, mail pra nóis! Abração.

Luiz Antonio
30/06/2005, 15:09
ops...embreagem hidraulica, somente uma pisada na embreagem, e troque a marcha, o cilindro aciona e pronto, sem inventar.


[]'s hidráulicos

Walter L. L. Casitta
30/06/2005, 16:30
Amigo, dê uma olhada no sistema de embreagem da sua S10, o sistema, como alguns colegas aqui falaram, é hidráulico. O mesmo utiliza fluído de freio em seu funcionamento ok (não vá confundir com óleo hidráulico hein!). Acontece muito é que algumas pessoas colocam até óleo de motor ali nesse sistema, já vi alguns casos assim durante minhas visitas à oficinas em busca de sucatas para minhas invenções. Uma coisa que atrapalha/melhora demais as trocas de marcha é o óleo utilizado na caixa de câmbio ok. Tem que usar SAE80 nessa caixa da S10, alguns usam o 90 mas não é legal. Por incrível que pareça tem diferença. Hoje pela manhã troquei o óleo de câmbio, estava parecendo uma água de tão fino. Coloquei o SAE80, ficou ótimo. Está outra coisa agora, até mais macio. Mais um lembrete, de acordo com uma recomendação de um mecânico amigo meu, o certo em mudanças de marcha na S10 (creio que aplica-se em outros veículos de embreagem hidráulica também) é que você deve pressionar o pedal da embreagem, passar a marcha pro neutro, daí pisar novamente na embreagem e engatar a outra marcha. Em relação à marcha ré, deve-se pressionar o pedal da embreagem por aproximadamente 5-8 segundos e depois engatar a ré. Isso eu também notei na prática. Procure por vazamentos no sistema hidráulico da embreagem também e veja se os cilindros (superior e inferior) estão em perfeito estado de funcionamento. Ideal seria trocar o fluído (óleo de freio), tirar o ar do sistema (caso haja), etc. Verifique também o estado do disco de embreagem, colar, rolamento, etc. No mais é isso, qualquer coisa, mail pra nóis!.

Amigo,
Apesar da sua boa intenção em ajudar, quero alertar que você e seu mecânico estão enganados com relação ao tipo de óleo usado no câmbio da S10 e a forma do usar a embreagem. Esse óleo não tem nada a ver com o recomendado pelo manual e o uso do óleo que você recomenda pode danificar o câmbio. Usar esse tipo de óleo é um erro comum, já que eram usados em câmbios antigos.
Infelizmente não tenho a especificação do óleo correto no momento, mas pra você ter uma idéia é o mesmo usado na direção hidráulica.
Quanto ao uso da embreagem, esse procedimento era usado no tempo que não existia o cambio sincronizado. Esse que deixaram de se fabricados na década de 60.

rfdex
30/06/2005, 17:23
Walter, o óleo do câmbio ser o mesmo do de direção hidráulica ? Se for, eu nunca usei. Tivemos outra S10 2.2mpfi também que rodamos aproximadamente 400 mil kms, usando óleo 80 no câmbio e nunca apresentou um problema sequer (obs.: essa pickup foi feita o motor logo depois que vendemos - partiu a correia com o novo dono e aproveitou pra fazer tudo - e ainda roda com câmbio sem apresentar um único problema). Sobre a marcha ré, mesmo o câmbio sendo sincronizado, deve-se proceder dessa forma, esperando alguns segundos. Li em algum lugar de confiança (não lembro se foi no manual) e mecânico da prórpia GM me falou isso. Se pisar imediatamente na embreagem e tentar engatar a ré, ela pode não entrar direito ou arranhar, dando aquele tranco. Todas as S10s que dirigi, equipadas com esse câmbio, foram a mesma coisa, pode até ser coincidência. Em relação ao que falei de pisar na embreagem, jogar no neutro, pisar novamente e depois engatar a marcha, eu não faço isso. Sei que ajuda em casos de dificuldade, como o apresentado pelo ilustre colega, a engatar melhor a marcha. Não cogitamos a idéia dos anéis sincronizados estiverem ruins... vai que estejam! Pelo enorme conhecimento que tem, pois acompanho o fórum há um baita tempo, você - Walter - sabe que os câmbios da 2.2, V6 e Diesel não são os mesmos! Pode estar até havendo algum engano ou falha na comunicação. Hehehe. Abraços a todos!

andalmeida
02/07/2005, 15:55
Amigos, infelizmente o problema era mais grave do que eu pensava, hoje percebi um vazamento de oleo, e verifiquei que era da CT, levei na concessionaria e a carcaça estava trincada, parece que algo se soltou e causou todos estes problemas.
Estou vendo com meu advogado como vamos proceder pois motor e cambio realmente devem estar garantidos por 90 dias.

nfsleo
02/07/2005, 18:55
Sobre a marcha ré, mesmo o câmbio sendo sincronizado, deve-se proceder dessa forma, esperando alguns segundos.



Isso, realmente acontece, mas só pq poucos carros têm marcha ré sincronizada tbm. Na maioria as marchas pra frente sâo sincronizadas, a ré nâo.

Edintruder
02/07/2005, 20:00
Cardan empenado, desbalanceado ou cruzetas com folgas destroem a Ct! Leva num meca e pede para desmontar a ct e leva a carcaça para soldar. Uma boa solda Tig deve resolver o teu problema.

andalmeida
03/07/2005, 11:19
Cardan empenado, desbalanceado ou cruzetas com folgas destroem a Ct! Leva num meca e pede para desmontar a ct e leva a carcaça para soldar. Uma boa solda Tig deve resolver o teu problema.

Entao o que trincou a carcaça pode nao ter sido alguma peça interna que soltou como me informaram e possivelmente o cardã, correto?

Edintruder
03/07/2005, 17:21
É muito difícil algo se soltar assim de graça. Quando algo vibra de baixo dela causa vazamentos de óleo da CT e transmissão pelos retentores, se não trincar antes, a caixa começa sendo moída por falta de lubrificação e aí sim pode se soltar algo se algum rolamento trancar. Procura por gordura de óleo no chassis e fundo da altura dos retentores para trás. Se tiver muito sujo já existe a possibilidade de haver estragos internos por deficiente lubrificação.
O ideal é a cada troca de óleo olhar os níveis de todos os fluidos de transmissão para ter certeza se está tudo ok.

andalmeida
04/07/2005, 11:10
Alem de trincar a carcaça as engrenagens foram danificadas, agora o lance é ficar a pé e esperar o advogado me resolver o problema com o garageiro, pois meu $ acabou...

Arkov
06/07/2005, 20:35
kct kra!!! que zica
o fogo de comprar carro em agencia é isso, as vezes o dono ate sabe que existe algum problema mas passa pra frente e que se f.... depois.

me lembro que comprei uma S-10 cab estendida, motor maxion 2.5.
o carro veio todo ferrado, os aneis estavam ferrados e assoprava muito pelo respiro, nem parecia respiro e sim escapamento, em 3 dias de uso o oleo jah parecia grafite, com uma cor ciza escuro muito forte, o turbo estava vazando pelo mancal a embreagem estava parecendo pedra, imagino que o acionador hidraulico e todo o kit de embreagem estavam no final, emfim so problema.
quebrei o pau na agencia e catei uma exec com motor vortec, agora é so alegria, jah faz 1 ano e meio e so troquei a correia, o tensionador, oleo e filtros.