Conectar

Ver Versão Completa : Barraca de teto no Jimny é possível?

Caiogaucho
19/12/2011, 21:12
É possível colocar uma barraca de teto no Jimny? Todos os fornecedores de bagageiros que contatei fazem questão de informar que possuem capacidade de carga de até 50kg:shock:

Do Armazem4x4 recebi a resposta abaixo. É isso mesmo? São tão frágeis os racks do Jimny:?:?

abs

"Prezado Antonio,

O problema é que os racks no jimny talvez não suportem o peso da barrca caso ela pese mais de 40 kilos, pois com o uso do veículo a barraca sofre alguns solvancos em cima do bagageiro, o que poderá danificar o suporte dos racks no teto do veículo.

cordialmente
Lúcio
Armazem4x4 "

Sfranco
19/12/2011, 21:42
Caio;

mesmo supondo que o rack suporte a barraca, o jipinho ficaria completamente instável. qualquer curva ou mesmo vento a chance de capotamento seria enorme.

se pretende usar o jipinho para viajar, o ideal mesmo é adotar a forma de viagem dos motociclistas: td pequeno, compacto e leve e somente o estritamente necessário..rsrsrs

uma boa barraca de chão será muito mais barata e condizente com a proposta do Jimny.

Abraço!

É possível colocar uma barraca de teto no Jimny? Todos os fornecedores de bagageiros que contatei fazem questão de informar que possuem capacidade de carga de até 50kg:shock:

Do Armazem4x4 recebi a resposta abaixo. É isso mesmo? São tão frágeis os racks do Jimny:?:?

abs

"Prezado Antonio,

O problema é que os racks no jimny talvez não suportem o peso da barrca caso ela pese mais de 40 kilos, pois com o uso do veículo a barraca sofre alguns solvancos em cima do bagageiro, o que poderá danificar o suporte dos racks no teto do veículo.

cordialmente
Lúcio
Armazem4x4 "

Caiogaucho
19/12/2011, 22:37
Sfranco, vc tem razão! Estou acostumado com a Disco! Mas como já temos os "apetrechos" para acampamento selvagem,é só adequar às dimensões e espaço disponíveis!!

Abs

CGAUER
20/12/2011, 10:06
A resposta do Armazém 4x4 está correta.

Possível até seria, modificando o suporte original do Jimny. Ainda assim, pelo peso da barraca e porte do carro, não acho recomendável; o centro de gravidade ficaria perigosamente elevado. Mesmo assim já ví um Jimny com barraca de teto.

PS: É louvável a postura de comerciantes que preferem perder uma venda, ao invés de empurrar algo inadequado ao consumidor. Parabéns ao time do Armazém.

Abraços

Clemente

abs

"Prezado Antonio,

cordialmente
Lúcio
Armazem4x4 "

Marco Aurélio R Guimarães
20/12/2011, 12:09
Salve pessoal!
Deixem eu tentar explicar o porque que oriento o pessoal de vendas desta forma.
As forças verticais envolvidas com a instalação da barraca de teto podem até ser suportadas pelo bagageiro, mas partindo do princípio de que o veículo está parado. Até aí tudo bem, porém, não levamos em conta os deslocamentos e as forças laterais que surgem quando andamos em estradas de terra e trilhas. A trepidação neste caso pode vir a romper os frágeis parafusos que fixam o rack original, causando um transtorno sem tamanho com uma barraca solta no teto em uma viagem. Da mesma forma que o jimny, não aconselhamos o uso em TR4 por exemplo. A fixação do rack desses veículos chega a ser somente estética. Tenho realmente receio de que quebrem.
Abraços!

RevS
23/12/2011, 08:23
Ja no caso do samurai sofre o mesmo problema do que o Jimny?

Sfranco
24/12/2011, 15:46
Caramba, tem gente corajosa nesse mundo..rsrsrs, barraca de teto no jipinho, tá loco.

Abraços

A resposta do Armazém 4x4 está correta.

. Mesmo assim já ví um Jimny com barraca de teto.

Abraços

Clemente

Reggaes
27/12/2011, 06:50
Bom dia Camaradas... Por favor, alguém poderia colocar foto do assunto aqui discutido, para exemplificar ? Fiquei interessado em saber do que se trata !

Grato !!

Caiogaucho
29/12/2011, 22:10
REGGAES,
Dê uma olhada

Campings World - Barraca automotiva - barraca de teto barraca para carro barracas de veiculo nova barraca automotiva usada barraca automotiva esportes radicais barraca para carro racks bagageiro viagens de aventura (http://www.campingsworld.com.br/site/?page_id=5)

Reggaes
30/12/2011, 10:15
REGGAES,
Dê uma olhada

Campings World - Barraca automotiva - barraca de teto barraca para carro barracas de veiculo nova barraca automotiva usada barraca automotiva esportes radicais barraca para carro racks bagageiro viagens de aventura (http://www.campingsworld.com.br/site/?page_id=5)

Valeu Caio ! Muito bacana hein !

Quem sabe no futuro, se a patroinha animar junto ! hahahah

Ótimo 2012 á todos ae !

Rodrigo Rey
31/12/2011, 01:01
Pesoal

Eu não coloco nem um caiaque em cima do bagageiro original do Jimny... falo isso pq coloquei o bagageiro da RC4x4 e qdo fui instalar eu ví que o suporte do bagageiro original do Jimny é de PLÁSTICO... isso mesmo plástico, inclusive se vocês pesquisarem no forum vai ver vários depoimentos de donos de Jimny que o suporte simplesmente quebrou sozinho... ressecou o plástico com o tempo e quebrou... agora vc imagina... em uma estrada com um caiaque, bicicleta ou coisa parecida e o suporte resolve se quebrar???

Por esse motivo eu coloquei o da RC que ele é de ferro aparafusado no teto do carro (usando os mesmos parafusos originais) sem nenhum furo a mais, fica tudo original e com uma super resistência, eu já coloquei muita tralha lá em cima e como trabalho com filmagem volta e meia estou lá em cima e olha que não sou leve (uns 120Kg) hehe

Loras
31/12/2011, 01:27
Rodrigo,

Bem?

Procurei no fórum e não encontrei esses vários relatos. Encontrei apenas um.

Você poderia listá-los por favor?

Instalei os racks das bicicletas sobre travessas no rack original mesmo.

Obrigado!

Um abraço,

Alexandre Banana
31/12/2011, 15:06
Não acho muito aconselhável nem no Jimmy e nem no Samurai ... são carros muito leves e de pouca carga ... um peso desse no teto pode causar uma capotagem apesar de ser só 50kg ... mas isso em um carro leve é muita coisa

Rodrigo Rey
02/01/2012, 00:04
Rodrigo,

Bem?

Procurei no fórum e não encontrei esses vários relatos. Encontrei apenas um.

Você poderia listá-los por favor?

Instalei os racks das bicicletas sobre travessas no rack original mesmo.

Obrigado!

Um abraço,

Sobre os depoimentos eu não me lembro onde estão, pois já faz um bom tempo que pesquisei isso... mas posso te dar a minha opinião por eu ter trocado o bagageiro original e de ter ele aquí em casa... é de plástico sim, se você quiser ver é só retirar o acabamento nas pontas do rack que vc já vai ter acesso aos parafusos.
Não sei se esse relato que vc achou é o que fala que a peça ressecou e quebrou... se for entra em contato com quem postou e tira suas opiniões, acho melhor...

Sfranco
02/01/2012, 13:37
é isso aí!

o centro de gravidade dos jipinhos são drasticamente alterados.

para capotar com um trambolho destes no teto é bem fácil.

abraços

Não acho muito aconselhável nem no Jimmy e nem no Samurai ... são carros muito leves e de pouca carga ... um peso desse no teto pode causar uma capotagem apesar de ser só 50kg ... mas isso em um carro leve é muita coisa

RevS
06/01/2012, 15:07

Ou seja melhor mesmo é levar a barraca e acampar do lado do jipe huehuaheu

Caiogaucho
06/01/2012, 22:57
Como diria o Chaves: isso, isso, isso ;-)

Ou seja melhor mesmo é levar a barraca e acampar do lado do jipe huehuaheu

Rodrigo Rey
09/01/2012, 23:58
estou pensando seriamente em comprar uma carretinha que ví feita de aço.... muito boa e forte... aí seria tranquilo colocar a barraca de teto em cima da carretinha, já ví muitas fotos de jeeps e lands gringas que o pessoal faz isso

Reggaes
10/01/2012, 10:18
Top a carretinha !

Annibal
21/01/2012, 21:01
Uma boa opção para o Jimny é um "Teardrop". Vejam alguns exemplos:

Kevin and Addie Lou's Tear drop - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qVDIraYnXow&feature=related)

Mini Caravan Teardrop Careta - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9XIMuEdsnMQ&feature=related)

Little Guy 5 wide platform @ Couchs Campers an OHIO RV DEALER or Michigan RV Dealer - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KstdlODVVNo&feature=related)

Off-Road Teardrop Trailer long - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=aOR0bWUdJic&feature=context&context=C3e011b7ADOEgsToPDskJInHrFg3r-21sPa-lN63_g)

guimajc
28/03/2013, 11:14
estou pensando seriamente em comprar uma carretinha que ví feita de aço.... muito boa e forte... aí seria tranquilo colocar a barraca de teto em cima da carretinha, já ví muitas fotos de jeeps e lands gringas que o pessoal faz isso

Rodrigo, você conhece alguém que fabrique reboques para uso em off road no Brasil? Att.

mas.marco
28/03/2013, 21:14
meu deus...
pq nao levar uma barraca e monta-la ao lado do carro?
por si só já é a aventura.
colocar em cima do 'carrinho' é risco.

neitor
28/03/2013, 22:40
Pensem em algo como uma dobradiça, com 2,00 x 1,00 metros, ponham no teto do jipe, abram isso e está feita uma base de 2,00 x 2,00 metros, suficiente para acomodar uma bela barraca no teto, só quando precisar. Além disso, barraca + colchão inflável + isolantes + sacos de dormir ou cobertas não pesam 50kg nem dentro do jipe.

Fabio Geo
28/03/2013, 23:12
Saudações,

Camaradas tem que se avaliar bem as especificações dos racks/longarinas quanto ao peso que suportam, pois as barracas de teto, a exemplo das Campings World não são tão leves....
- Casal: 45kg
- Casal Plus: 50kg
- Família: 55kg

Ricardo S. Souza
28/03/2013, 23:48
Minha opinião de usuário de barraca de teto.
Já usei em um Vitarinha e em um Uno mille, carros pequenos e leves, como o jimny.
Altera o centro de gravidade? Sim, altera.
Na prática, o que isto significa? Para mim, quase nada, mas depende do jeito que cada um conduz o veículo. Eu não sou de correr, minha máxima é de 100 km/h, mas no Vitara era 90 km/h quando carregado e com barraca, pois é um carro alto.
Se o rack original do Jimny suporta? Acho que não, mas um rack reforçado aguenta numa boa.
Resumindo, barraca de teto é só alegria, desde que respeitando as limitações de conduzir um veículo com peso extra acima do teto.

Ricardo S. Souza
28/03/2013, 23:53
Só complementando, tbm baseado em minha experiência de conduzir rebocando uma carretinha pequena.
A carreta é mais perigosa que a barraca, pois carretas pequenas não tem freio e em uma situação de emergência, mesmo estando leve, a carreta empurra o carro e pode provocar um acidente como quase aconteceu comigo. Com barraca de teto já rodei pelo menos uns 25.000 km e nunca passei por situação de perigo.

Rubens Linhalis
29/03/2013, 21:41
Só complementando, tbm baseado em minha experiência de conduzir rebocando uma carretinha pequena.
A carreta é mais perigosa que a barraca, pois carretas pequenas não tem freio e em uma situação de emergência, mesmo estando leve, a carreta empurra o carro e pode provocar um acidente como quase aconteceu comigo. Com barraca de teto já rodei pelo menos uns 25.000 km e nunca passei por situação de perigo.

Concordo ! Acho que nao tem problema, desde que saiba usar !

guimajc
31/03/2013, 15:24
Ricardo, valeu o retorno. Penso nesta opção para um projeto futuro de passar alguns meses na estrada, e neste caso, ter algo confortável e prático seria de grande ajuda.

Também concordo com os demais que usar barracas comuns são uma boa, mas para viagens de maior duração acho que uma de teto facilitaria bastante o dia-a-dia, especialmente quando se pega uma sequência de dias acordando cedo para rodar o dia todo.

Nos tempos antigos fiz muita travessia em montanhismo levando barraca nas costas. Caminhadas de até 4 dias. Viajei também 1000 km de bicicleta até Floripa com alforge e acampando todos os dias.

Att.

brunomaya
01/04/2013, 22:57

Não faz muito tempo comprei uma carretinha para montar minha barraca. A barraca eu tinha em uma L200, e como é o modelo familiar é maior que o teto do Jimny. Não está nem próximo das australianas, mas tenho mais espaço para carregar bagagem e a barraca ao mesmo tempo, e se precisar, é só tirar a barraca e usar a carretinha para transportar alguma coisa.

segue duas fotos.403889403890

Freak
01/04/2013, 23:11
Fala Bruno, é isso que quero fazer com o meu. Precisou de que tipo de adaptação na carretinha? Quanto custa uma carretinha dessas? e a barraca é da Camping World?

Abs
Bruno

brunomaya
01/04/2013, 23:26
Fala cara. Então, comprei essa carretinha nova aqui em Curitiba. É um modelo chamado fazendinha leve, pesa menos de 100 kg, e tem o tamanho da barraca fechada, 1,10 x 1,50. Fixei a barraca usando o suporte de caçamba que eu tinha na L200, ou seja, duas tavessas e suporte de metal. Furei a carretinha e pronto. Também pedi para o cara fechar as laterais da carretinha, sem deixar espaço, e soldar mais dois apoios na traseira, para poder deixar ela nivelada e firme mesmo desengatada do jipe, e dois arco na traseira para deixar ela guardada em pé. Ainda vou fazer uma capota para ela. A carretinha custou 2000,00, e como não paga ipva, achei um bom negócio. O engate comprei no Armazém 4x4. E sim, minha barraca é da camping's. Mas no Armazém 4x4 eles têm uns modelos australianos, mais leves que a camping's.

guimajc
02/04/2013, 09:58
Bruno. Gostei da sua proposta. Simplificou, e ganhou na praticidade para acampar. Como ficou o consumo do seu Jimny com a carretinha? Aumentou muito?

brunomaya
02/04/2013, 11:20
Bruno. Gostei da sua proposta. Simplificou, e ganhou na praticidade para acampar. Como ficou o consumo do seu Jimny com a carretinha? Aumentou muito?

Cara, não senti muita diferença no consumo.

Tracktv
31/03/2014, 21:55
Olá Rodrigo.
Sou novo no ramo 4x4, na verdade vou pegar o meu Jimny amanhã...rsrsr. Por isso gostaria de saber mais informações sobre este rack que você colocou. Estou começando a brincar com filmagens e a possibilidade de subir lá no rack seria muito interessante.

Muito obrigado pela atenção e uma ótima semana.

Geferson.

Pesoal

Eu não coloco nem um caiaque em cima do bagageiro original do Jimny... falo isso pq coloquei o bagageiro da RC4x4 e qdo fui instalar eu ví que o suporte do bagageiro original do Jimny é de PLÁSTICO... isso mesmo plástico, inclusive se vocês pesquisarem no forum vai ver vários depoimentos de donos de Jimny que o suporte simplesmente quebrou sozinho... ressecou o plástico com o tempo e quebrou... agora vc imagina... em uma estrada com um caiaque, bicicleta ou coisa parecida e o suporte resolve se quebrar???

Por esse motivo eu coloquei o da RC que ele é de ferro aparafusado no teto do carro (usando os mesmos parafusos originais) sem nenhum furo a mais, fica tudo original e com uma super resistência, eu já coloquei muita tralha lá em cima e como trabalho com filmagem volta e meia estou lá em cima e olha que não sou leve (uns 120Kg) hehe

EdioSC
01/04/2014, 21:27

anos atras havia um fabricante que fazia uma carretinha que continha uma senhora barraca dentro, foi materia ate do pequenas empresas, grandes negocios eu acho....mas viajar com esse trambolho pendurado atras eh foda, se atravessar a fronteira entaum a incomodação com a papelada dobra!!!!
não sei pq não recomendam colocar uma barraca de teto, aqui na minha rua tem um carra q tem uma camping world em cima de um fiesta.... se o Jimny não aguentar isso por favor neh!!!! talvez não no hack de plastico dele, mas num de ferro bem preso sim. Até onde eu sei o teto de um carro tem que aguentar o peso dele proprio de cabeça pra baixo, entaum o teto do jimny tem que aguentar 1000 kilos....e não 50 kg..... e da onde 50kg no teto vai mudar drasticamente o centro de gravidade, vcs taum ficando loucos????!!!!!! se pensar assim, é um perigo enorme andar de tanque vazio....pq tbm vai elevar o centro de gravidade!!!! peloamor!!!!!!

EdioSC
01/04/2014, 21:33
Olá Rodrigo.
Sou novo no ramo 4x4, na verdade vou pegar o meu Jimny amanhã...rsrsr. Por isso gostaria de saber mais informações sobre este rack que você colocou. Estou começando a brincar com filmagens e a possibilidade de subir lá no rack seria muito interessante.

Geferson.

vc precisa de um bagageiro e não de um rack!!!! rack é so pra enfeitar o carro, bagageiro é pra levar carga!!!!

Biaaa
02/04/2014, 09:36
Gostaria de aproveitar o gancho da pergunta para fazer outra nesse mesmo sentido....

Queria colocar um bagageiro no meu, pensei nesse da rc 4x4 e tirar as longarinas originais, mas gostaria de algo mais discreto...

Então estive pensando se há possibilidade de mandar fazer duas longarinas de metal, da mesma medida pra usar a furação original, e usar o plástico das originais como uma espécie de "capa" para as de metal, só para cobrir a estrutura e manter o acabamento original.... Como nunca vi essa estrutura por dentro, pergunto a quem já mexeu nelas se permite essa adaptação meio doida rs...

As longarinas do carro são toda em plástico ou seriam apenas as bases? Será que isso dá certo?? :P

Depois de reforçar as longarinas, colocaria um bagageiro tipo da new track, que se encaixa nas longarinas, podendo ser removido quando eu quiser. Mas vou mandar fazer também um parecido, do meu gosto rs...

Obrigada!! :)

Olá Rodrigo.

Geferson.

Fabio Geo
02/04/2014, 10:53
Saudações! Se não me engano as longarinas originais são em plástico (pé/base) e alumínio (barra/travessa)....

ronaldofx
03/04/2014, 16:36
E esse video oq eu vcs acham que aconteceu com o pequenino???

https://www.youtube.com/watch?v=vTSNvAiKhmw
[]s

Biaaa
03/04/2014, 17:41
Acho esse vídeo muito bacana, mostra bem que espaço é apenas uma questão de organização e planejamento, coisa que com o Jimny você aprende bem rsrs!

Saudações! Se não me engano as longarinas originais são em plástico (pé/base) e alumínio (barra/travessa)....

Obrigada Fábio! Então pra reforçar as longarinas tenho que trocar tudo e fazer outras mesmo... pois a barra em alumínio também não deve ser muito resistente né...

dinhorlf
03/04/2014, 20:37
gostaria de saber como funciona o mecanismo de levantar o teto, alguem pode ensinar?

no video suspende os dois lados ao mesmo tempo.

EdioSC
03/04/2014, 21:53
a camping World é mais facil de abrir!!! e já vi foto dela com 10 cm de neve em cima e a estrutura aguentou.....
com certeza pra quem acampa bastante vale a pena!!!

Othon.MA
15/04/2014, 11:30
Pois como disse nosso amigo EdioSC as barracas da camping World parecem ser bem projetatas e forte
Campings World - Barraca automotiva - barraca de teto barraca para carro barracas de veiculo nova barraca automotiva usada barraca automotiva esportes radicais barraca para carro racks bagageiro viagens de aventura (http://www.campingsworld.com.br/site/)

Pretendo em breve adquirir uma para ver se realmente da conta do recado.

em 2012 o preços dessas barracas variavam de R$2.500,00 a R$3.400,00 não sei o custo hoje.

agora eu vi um pessoal que fez a sua própria barraca no blog abaixo
Mochileiros e Campistas: Nossa Companheira: Barraca de Carro (http://mochileirosecampistas.blogspot.com.br/2011/08/nossa-companheira-barraca-de-carro.html)
para aqueles atrevidos que gostam de meter a mão na massa da uma olhada.

a camping World é mais facil de abrir!!! e já vi foto dela com 10 cm de neve em cima e a estrutura aguentou.....
com certeza pra quem acampa bastante vale a pena!!!

carlsonwf
11/02/2019, 12:49
Gostaria de dar a minha contribuição ao tópico.
Sou um feliz proprietário de um Jimny e já rodei com ele uns 15 mil quilometros. Destes, pelo menos 8 mil foram com barraca de teto.
Primeiramente, as longarinas originais não são confiáveis. Realmente são de plástico e seria muito desagradável uma eventual quebra na estrada com a barraca em cima. O risco de causar transtornos maiores é grande. Na minha opinião é essencial investir em um bagageiro mais resistente. O meu eu comprei pelo site MKK OFF ROAD (http://www.mkkoffroad.com.br) o modelo mais simples.
Com relação a dirigibilidade, não senti grandes diferenças. Considere o meu modo de condução - velocidade de cruzeiro entre 90km/h e 100km/h, não faço curvas com o pé fundo. Resumindo, quem anda de maneira pacata não terá maiores problemas!
Algo que devemos tomar bastante cuidado é com a nova altura do carro. O meu ficou com 2,10m ao colocar a barraca. Vão haver estacionamentos subterrâneos em que o carro não poderá estacionar (tive até agora somente 1 situação assim).
De resto, é só alegria. Fiz uma viagem de Curitiba ao Jalapão só usando a barraca de teto. Vale cada centavo do investimento quando o resultado é só satisfação!

geakio
17/06/2021, 16:14
Oi Carl,

Boa tarde,

Qual a barraca que vc instalou no Jimny?
Estou pensando em instalar uma no meu Jimny... vou procurar o bagageiro que vc citou.

Obrigado,
George

Gostaria de dar a minha contribuição ao tópico.
Sou um feliz proprietário de um Jimny e já rodei com ele uns 15 mil quilometros. Destes, pelo menos 8 mil foram com barraca de teto.
Primeiramente, as longarinas originais não são confiáveis. Realmente são de plástico e seria muito desagradável uma eventual quebra na estrada com a barraca em cima. O risco de causar transtornos maiores é grande. Na minha opinião é essencial investir em um bagageiro mais resistente. O meu eu comprei pelo site MKK OFF ROAD (http://www.mkkoffroad.com.br) o modelo mais simples.
Com relação a dirigibilidade, não senti grandes diferenças. Considere o meu modo de condução - velocidade de cruzeiro entre 90km/h e 100km/h, não faço curvas com o pé fundo. Resumindo, quem anda de maneira pacata não terá maiores problemas!
Algo que devemos tomar bastante cuidado é com a nova altura do carro. O meu ficou com 2,10m ao colocar a barraca. Vão haver estacionamentos subterrâneos em que o carro não poderá estacionar (tive até agora somente 1 situação assim).
De resto, é só alegria. Fiz uma viagem de Curitiba ao Jalapão só usando a barraca de teto. Vale cada centavo do investimento quando o resultado é só satisfação!