Ver Versão Completa : Dúvida com a hélice do motor
gabriel-cj61
19/12/2011, 14:36
Amigos, estou com uma duvida...
eu tenho um jeep com motor falcon e ele estava originalmente com uma hélice de 4 pás de ferro, aí quando fui colocar o motor no jeep, vi que essa hélice estava com um trinco e assim foi trocada por uma hélice de 5 pás de plástico! Mas o desenho dela parece que nao é o melhor para empurrar o ar na direção do motor e me parece que essa hélice não realiza bem o trabalho dela, de manter o motor com uma temperatura e não ferver... o que eu quero saber, é: se eu trocar essa de 5 pás por com uma com mais pás e com um desenho melhor e etc etc, vai diminuir a temperatura de funcionamento do motor? ou seja, ele vai trabalhar um pouquinho mais frio?
valeu, abraços!
Bom dia prezado ! na minha modesta opinião, o fabricante da hélice deve ter efetuado testes no design do produto antes de colocá-lo no mercado, será que realmente é esse o problema ? checou a válvula termostática ? e a distância da hélice ao radiador ? já pensou em colocar um ventilador elétrico ? há vários tópicos sobre isso, boa sorte e um abraço !
ARINALDO ELOI
20/12/2011, 10:29
Olá Gabriel. Primeiramente te pergunto se voce havia monitorado essa temperatura quando estava com a helice antiga. Segundo: Se vai deixar com helice mecanica (girando pelo funcionamento do motor), sugiro fazer um reparo decente na antiga ou adquirir uma nova igual, mas se quiser resolver o problema, ponha uma helice com motor eletrico. Faço uma ressalva para outros pontos igualmente importantes. O helice não é a coisa mais importante para baixar a temperatura de funcionamento de nenhum motor ok? Será que tua bomba dágua está 100%? verificou se ha sujeira no interior do radiador? e por ultimo como citou o jacimar: o helice deve ficar quase colado no radiador. É mais importante o arrastamento forçado do ar atravez da colmeia do que o ar empurrado para cima do motor. ah, a valvula termostatica, verifica tambem. Um abraço e boa sorte.
Rafaminc
20/12/2011, 10:32
eu tenho um jeep com motor falcon e ele estava originalmente com uma hélice de 4 pás de ferro, aí quando fui colocar o motor no jeep, vi que essa hélice estava com um trinco e assim foi trocada por uma hélice de 5 pás de plástico! Mas o desenho dela parece que nao é o melhor para empurrar o ar na direção do motor e me parece que essa hélice não realiza bem o trabalho dela, de manter o motor com uma temperatura e não ferver... o que eu quero saber, é: se eu trocar essa de 5 pás por com uma com mais pás e com um desenho melhor e etc etc, vai diminuir a temperatura de funcionamento do motor? ou seja, ele vai trabalhar um pouquinho mais frio?
valeu, abraços!
Eu acho que vc deve procurar a helice original desse motor. Caso não encontre mais no mercado, eu pensaria na helice do opala 6 cil, pois é um motor que deve ter a potência parecida com o do seu.
Outro detalhe é a distância do radiador e o tamanho deste, pois não adianta vc ter uma "P" helice, se a mesma não consegue deslocar o ar uniformemente pelo radiador.
gabriel-cj61
20/12/2011, 20:34
valeu galera, na verdade agora estou em dúvida pq vi umas fotos do motor com várias hélices diferentes e agora não sei qual é a original mais hahah, eu não cheguei a usar esse motor com a hélice que tava (que eu pensei que fosse a original) mas vou dar uma checada em tudo que vocês falaram!
só mais uma pergunta, qual a temperatura média de funcionamento de um motor desse?
valeu pessoal, abraços :D
Olá Gabriel. Primeiramente. . .
sugiro fazer um reparo decente na antiga :putz:ou
adquirir uma nova...:concordo:
Um abraço e boa sorte.
Caro Gabriel!
Discordando completamente de nosso amigo ARINALDO, nem pense em reparar, olhe na foto do capô, logo acima da travessa, onde saiu uma pá da hélice.
https://lh4.googleusercontent.com/-Y_VzIX_lX9k/Rw7Nt2d-gDI/AAAAAAAAAM8/rEWt3eG69h8/s800/Erguido%2525202.JPG
Então, não faça qualquer tipo de solda nesse sistema.
Que mais pá, isso é bom, principalmente em jeeps, onde a dimensão do radiador não é avantajada devido ao localização do mesmo, lugar apertado devido ao desenho do veículo.
Coloque a hélice do jeep, motor BF161, que são 6 pás, mais procure a de ferro, não as com pá de alumínio.
HELICE DE FERRO 6 PAS JEEP WILLYS6 CC - Paulista 4x4 (http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1025)
Só observe a furação de fixação, para colocar no motor GM, é só reabrir os furos, no falcom, eu não sei.
Abraços.
Kim.
A do falcom é 8 pás com acoplamento viscoso.
https://lh3.googleusercontent.com/-cKj4rI77EO4/TVbmVtyCpHI/AAAAAAAAH3M/KyWXI8FasRA/s800/12022011422.jpg
gabriel-cj61
20/12/2011, 21:57
Fala Kim, grande prazer ter vc aqui haha, sempre acompanho o que vc fala e tomo como lição!
Com certeza nunca iria fazer reparos na hélice, ela foi tirada por isso mesmo, pelo perigo, e foi colocada uma de plástico por ser menos perigosa!
concordo com vc, penso que já que tem como melhor isso, pra ajudar na ventilação, melhore!
valeu pela dica, essa de 6 pás me parece ser boa, e parece que a furação dá certo!
esse falcon aí que você mandou a foto é o 4.9, que na verdade não é falcon, o povo passou a chamá-lo de falcon pq veio depois desse meu, que é o 3.6 e fabricado na argentina, por isso o nome falcon 221. Esse 4.9 aí é muito conhecido como ford 300 lá fora, motorzão muito bruto :D
valeu, abraços
Pedrão B.
20/12/2011, 23:03
Gabriel,
Seu Falcon deve ser do antigo...coletor de admissão e escape simples.
Se for esse, usa hélice de ferro mesmo, sendo que na minha ex Rural eu tinha um desse e com hélice do Opala de plástico 5 pás...essa hélice é meio estranha mesmo, pois as pás são defasadas.
Se seu Falcon for dos mais modernos E-Max, com coletor de escape 6x2 e de admissao de alumínio, usa uma igual ao 4.9 que o Mestre Kim postou.
E.T: Minha Rural, à Álcool ia muito bem com essa hélice de Opala.
E sobre remendar hélices, espero que o amigo Arinaldo tenha se expressado mal, pois isso é algo muito perigoso. Tenho um amigo mecanico, que tem uma bela cicatriz na testa, por conta de uma pá de hélice de Opala, que se soltou, cortou a mangueira do radiador e acertou ele. Se fosse de ferro...
Meu pai conta que um famoso mecanico daqui, na época em que Rural era carro do ano, parou na rua para testar uma, e ficou acelerando, uma pá se soltou, acertando o fatalmente.
Cuidado moçada!
[]'s
. . . essa hélice é meio estranha mesmo, pois as pás são defasadas . . .
[]'s
Bom dia prezados ! estava sumido Pedrão ! um amigo perdeu o radiador e o capuz de uma F4000 também por causa de uma hélice quebrada, sempre que acelero o Jeep para olhar alguma coisa no motor procuro ficar longe de uma possível trajetória da hélice, realmente é um perigo ! quanto a hélice ter as pás assimétricas é para não provocar assobios em alta velocidade, mesmo as hélices de 4 pás não são uma cruz perfeita, e ainda, as hélices dos alternadores são assim, já observou ? um abraço !
ARINALDO ELOI
21/12/2011, 12:16
Amigos, me expressei mal, sim. Uma pá de hélice solta não deve ser recolocada com solda, jamais. Realmente pensei que o helice do nosso amigo tivesse apenas corroida em algum cantinho ou com furos pequenos. Se ela estava mesmo comprometida o certo é substituir. Pas de aluminio são muito mais perigosas que as ferro. As de plastico tambem são muito boas. Deve haver coerencia entre o tamanho do radiador e o tamanho do helice. Continuo convicto que a ventilação forçada com motor eletrico é muito melhor. No meu jeep coloquei inclusive uma chave que "bypassa" a famosa "cebola de temperatura". Se ela chegar a dar problema, aciono o ventilador por esta chave de dentro do carro.
Ao amigo kim, parabens pela observação e critica construtiva à minha sugestão. O forum visa isso mesmo. Juntamos um pouquinho daqui, outro dali, passamos o que sabemos e assim vamos mantendo nassa paixão sobre rodas. Abraços.
Bem, já que o Pedrão entrou no assunto...
Na foto, estava efetuando a troca do motor, de um 4 por um 6.
Coloquei uma hélice de 5 pás, de material preto, o vendedor falou que era boa, resistente...
Estava um belo dia, reguando o bura, que estava com um lag na rápida e, acelerava, para ir acertando...
Numa das aceleradas, uma pá de plástico soltou-se, cortou a mangueira superior e pegou em meu peito.
Ainda bem que só deixou hematoma.
Depois disso, ando cismado, tanto, que agora somente elétrica, principalmente para andar em alagados, e não acontecer isso
https://lh4.googleusercontent.com/-sOB1UTbdpRE/SCIOmf-ozxI/AAAAAAAAB_c/RiB9SqGbqc8/s800/Efeito%252520rio%252520pirapo.JPG
Briga da hélice e radiador.
gabriel-cj61
21/12/2011, 15:05
fala pedrão!
então, o meu não é esse aí não, é esse e-max já, com coletor de escape 6x2 e coletor de admissão de alumínio....
vou atrás de uma hélice dessa aí do 4.9 então :D
se alguém souber, já tem um candidato aqui haha
é rapaz, essa parada aí mata! cuidado :P
valeu, abraços
gabriel-cj61
21/12/2011, 15:08
Amigos, me expressei mal, sim. Uma pá de hélice solta não deve ser recolocada com solda, jamais. Realmente pensei que o helice do nosso amigo tivesse apenas corroida em algum cantinho ou com furos pequenos. Se ela estava mesmo comprometida o certo é substituir. Pas de aluminio são muito mais perigosas que as ferro. As de plastico tambem são muito boas. Deve haver coerencia entre o tamanho do radiador e o tamanho do helice. Continuo convicto que a ventilação forçada com motor eletrico é muito melhor. No meu jeep coloquei inclusive uma chave que "bypassa" a famosa "cebola de temperatura". Se ela chegar a dar problema, aciono o ventilador por esta chave de dentro do carro.
Ao amigo kim, parabens pela observação e critica construtiva à minha sugestão. O forum visa isso mesmo. Juntamos um pouquinho daqui, outro dali, passamos o que sabemos e assim vamos mantendo nassa paixão sobre rodas. Abraços.
É Arinaldo, uma das pás dela estava rachada já, pa parte mais próxima do centro, a ponto de sair voando já hehe
mas mesmo assim, valeu pelas dicas :D
abraços
gabriel-cj61
21/12/2011, 17:19
Ahhhhhh, JESUS!
tem neguinho pedindo 690 reais nessa hélice da f1000 4.9
sem condições hahaha
bajeiro do sul
23/12/2011, 09:09
Amigo
tenho uma rural com motor original, e tava com a ventoinha original, ela não empurrava nada de ar, e o motor não fervia mas ficava sempre com a temperatura la em cima. comprei pela internet, uma ventoinha de ferro de 6 pas. A temperatura nunca mais chega no meio, esta sempre boa,e o vento que ela toca ,se sente dentro de todo o compartimento do motor. paguei R$ 80,00 de ferro, foi otima, paguei relativamente pouco e a temperatura baixou muito, sinto vento dela ate dentro da cabine
abraços
valeu, abraços!
gabriel-cj61
24/12/2011, 18:16
Fala Bajeiro, é bem isso aí que eu quero! É exatemente o que acontecia com você, que acontece comigo... o motor não ferve mas fica com a temperatura bem alta, o que não é bom para a vida útil do motor! E também é insuportável a temperatura dentro do jeep hahah, tudo bem que ele ainda não tem tapeçaria nenhuma, ta só na lata e pelo fato de esse motor ser maior ele fica bem perto da parede-corta fogo e o coletor de escape por ser o 6x2 é maior e passa bem perto tbm do assoalho do lado do passageiro, esquentando demais dentro do jeep! hehe, mas valeu, era isso que eu queria escutar! e continuo aceitando dicas e etc... serão sempre bem-vindas :D
valeu, abraços
gabriel-cj61
30/12/2011, 22:19
Galera, comprei uma pá de ferro de 5 pás que é do v8 302, agora parece que ventila haha, mas daí ta pegando na mangueira do radiador, bem no bocal de baixo, e não adianta mudar o lado que pega do mesmo jeito... alguma sugestão?
na verdade já to pensando em partir pra um radiador maior, pq esse é original do jeep e parece que não da conta muito bem do falcon
então, começou a saga hehe, se alguém tiver algum aí pra oferecer ou saiba de alguém que quer comprar o meu...
420 reais... negociáveis haha
abraços