PDA

Ver Versão Completa : Expedição Carretera Austral - Maio de 2012



João Alencar
18/12/2011, 23:05
E ai pessoal, alguém se interessa em embarcar nesta expedição??
O roteiro ficaria mais ou menos assim:

1º=Rio de Janeiro - São Paulo - Paraná
2º=Rio Grande do Sul
3º=Rio Grande do Sul - Chuí
4º=Uruguai - Chuy - Colonia do Sacramento (Travessia de Balsa p/ Argentina)
5º=Buenos Aires
6º=Bahia Blanca
7º=Puerto Madryn
8º=Esquel
9º=Chile - Chaiten - Carretera Austral (um dos pontos fortes da viagem)
10º= Volta p/ Argentina - Ruta 40 - El chaltén (com caminhada até lFitz Roy)
11º=El Calafate
12º= De volta para o Chile - Parque Nacional Torres Del Paine (com caminhada até a basa das torres)
13º=Puerto Natales - Punta Arenas
14º= De volta para Argentina - Ushuaia

Este roteiro pode até ser modificado, apesar de não ser um roteiro com intenção de compras, e sim para quem aprecia uma bela natureza, como a desta região.Já estive 4 vezes nesta região e ainda não consegui conhecer tudo.
A viagem deve ter duração em torno de 35 dias.Começando no dia 5 de maio de 2012.

Quem estiver interessado, peço que entre em contato aqui mesmo pelo fórum.

Abraços, João Alencar

feitosac
19/12/2011, 00:08
Grande João, Parabéns pela nova expedição, ainda não será desta vez que viajaremos juntos, mas certamente não vai faltar interessados, pois você conhece muito a região.
Vou acompanhar o tópico.
Felicidades.
Carlos Feitosa.

Dimasi
19/12/2011, 02:13
Se eu tivesse de férias...

Perambulante
19/12/2011, 08:22
Parabéns...pretendo fazer a carretera austral, mas em janeiro/2012...vou acompanhando suas dicas...

geovanih
30/12/2011, 20:25
TDP em chamas..lamentável!!!::-(:-(
incendio en torres del paine, chile 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5_w7za7p7QE&feature=related)

jeisonk
31/12/2011, 11:44
Em Janeiro ficará fechado:

Gobierno declara zona catástrofe en Torres del Paine que estará cerrado "todo enero" | Patagon Journal: Patagonia´s Magazine (http://www.patagonjournal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2256%3Agobierno-declara-zona-catastrofe-en-torres-del-paine-que-estara-cerrado-qtodo-eneroq&catid=46%3Anoticias&Itemid=259&lang=es)

Aqui tem mais notícias:

Incendio en Torres del Paine | Patagon Journal: Patagonia´s Magazine (http://www.patagonjournal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2255%3Atorres-del-paine-on-fire&catid=60%3Aeditor&Itemid=264&lang=es)

Abraços

João Alencar
02/01/2012, 19:48
Lamentável o acontecido, estive lá em maio de 2007 e sei quanto é bonita aquela região .

Abraços, João Alencar

João Alencar
02/01/2012, 19:58
Ve se chuta o balde e vamos lá!

Abraços, João Alencar

João Alencar
02/01/2012, 19:59
Ve se chuta o balde e vamos lá!

Abraços, João Alencar

João Alencar
02/01/2012, 20:10
Se eu tivesse de férias...

Ve se chuta o balde e vamos lá!

Abraços, João Alencar

João Alencar
02/01/2012, 20:11
Em Janeiro ficará fechado:

Gobierno declara zona catástrofe en Torres del Paine que estará cerrado "todo enero" | Patagon Journal: Patagonia´s Magazine (http://www.patagonjournal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2256%3Agobierno-declara-zona-catastrofe-en-torres-del-paine-que-estara-cerrado-qtodo-eneroq&catid=46%3Anoticias&Itemid=259&lang=es)

Aqui tem mais notícias:

Incendio en Torres del Paine | Patagon Journal: Patagonia´s Magazine (http://www.patagonjournal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2255%3Atorres-del-paine-on-fire&catid=60%3Aeditor&Itemid=264&lang=es)

Abraços

Lamentável o acontecido, estive lá em maio de 2007 e sei quanto é bonita aquela região .

Abraços, João Alencar

Lauro Filho
05/01/2012, 14:21
Oi João, tudo bom? Fiquei bem interessado na expedição. Sonho em fazer esta viagem desde que comprei a minha Tr4. Passava horas e horas aqui no fórum lendo os relatos de quem já foi e babando nas fotos e paisagens. Na sua programação duas coisas me deixaram mais animado ainda. A primeira é que vou ter férias no mês de Maio (30 dias). A segunda é que a rota que você descreveu se encaixa perfeitamente no que eu vinha planejando com base nos relatos de quem já foi. Enfim, acho que se houver mesmo a viagem eu sou um candidato a participar. Vamos conversando, tenho várias dúvidas para compartilhar.
Abraços,
Lauro

João Alencar
05/01/2012, 19:14
Oi João, tudo bom? Fiquei bem interessado na expedição. Sonho em fazer esta viagem desde que comprei a minha Tr4. Passava horas e horas aqui no fórum lendo os relatos de quem já foi e babando nas fotos e paisagens. Na sua programação duas coisas me deixaram mais animado ainda. A primeira é que vou ter férias no mês de Maio (30 dias). A segunda é que a rota que você descreveu se encaixa perfeitamente no que eu vinha planejando com base nos relatos de quem já foi. Enfim, acho que se houver mesmo a viagem eu sou um candidato a participar. Vamos conversando, tenho várias dúvidas para compartilhar.
Abraços,
Lauro

Olá Lauro.
Legal, que você se interessou pela viagem.Vamos trocando infromações.

Abraços, João Alencar

rcofreitas
07/01/2012, 01:51
Olá João Alencar!

Eu fiz quase este roteiro saindo de Sorocaba, SP.

Tenho uma sugestão:

do ítem 7 - Puerto Madryn vá direto para Ushuaia pela ruta 3.

E daí faça ao contrário, do ítem 14 ao 8.

Assim a beleza natural fica num crescendo absurdo. Ushuaia não é o ponto mais bonito.

Perto de Puerto Natales tem uma saída para a Ruta 40. Daí você pode subir até El Calafate.

Em El Calafate, no Lago Argentino, tem a Estância Cristina, mas tem que usar uma agência de turismo. Na Estância, eles te pegam com 4x4 e te levam para um outro Glaciar muito bonito. Depois você pode ir para o Glaciar Perito Moreno com o seu carro.

De lá pode ir para El Chalten. Abasteça na estrada, porque o posto de El Chalten, além de minusculo, nem sempre tem combustível.

Depois a sugestão é ir até a cidade de Perito Moreno em direção a Los Antiquos (Ar) e Chile Chico (Ch).

Neste trecho, ao contornar o Lago General Carrera, você verá o trecho mais bonito da Carretera Austral, indo até Coihaique (Ch) voltando para a Ar, para a ruta 40 até Esquel, Bariloche, Vila La Angostura (que tem saída para o Chile, na cidade de Osorno, com um lindo vulcão), Junin de los Andes, Neuquem e etc, etc....

São muitas as opções, mas não deixe de estar SEMPRE abastecido. Além das distâncias, a Argentina costuma ter falta de combustível.

No mais é só aproveitar!

Boa Viagem!:concordo:

abs,

Ricardo
Sorocaba, SP

feitosac
09/01/2012, 00:29
Boas dicas Ricardo, contornei o Lago General Carrera, são as paisagens mais lindas que ja vi.
Joao, nao deixe de visitar as Capilas de Marmol.
Abs.

João Alencar
09/01/2012, 17:48
Olá Ricardo,(rcofreitas )
Obrigado, pelas dicas que você me deu.
Mais o foco principal da viagem é a Carretera Austral. A ideia é ir até Puerto Madryn, dormir lá, no dia seguinteir pela Ruta 3 até Trelew e pegar a 25 até Trevelin e entrar para o Chile por Futeleufú, indo até Puerto Rio Tranquilo.
Se eu deixar para fazer na volta o que você sugeriu eu posso vir à ter problemas com a neve, por estar próximo ao inverno.
E as outras partes da viagem eu já conheço.
Se você tiver informações sobre a Carretera Austral, agradeceria muito a ajuda.

Abraços, João Alencar



Olá Carlos,
Obrigado pelas dicas da Capilas de Marmol.

Abraços, João Alencar

Lauro Filho
12/01/2012, 13:26
Oi João,

Qual a idéia em relação a hospedagem? Nessa época do ano há chance de pegar neve na estrada? Pergunto pois me parece que a legislação argentina exige uns equipamentos no carro para o caso de trafegar em regiões com acúmulo de neve e/ou gelo na estrada. Aproveitando, é necessário ou apenas recomendado carregar um equipamento de rádio para a comunicação durante a expedição?

mram29
12/01/2012, 15:39
Pessoal,
Vou acompanhar tudo o que vai rolar nessa empreitada e tentar aproveitar para uma parecida de 15/10 a 15/11. Minha dúvida logo de cara é se o cu$toXbenefício da travessia BSA-Colônia(BuqueBus) com carro vale mais do que contornar por Santana/Paysandu?
Como isso só vale para a volta, pois na ida:
Uruguaiana-->Mendoza-->SMLA-->Pucon-->Valdívia-->Pto Montt-->Chiloé

Segue a tela da simulação no BuqueBus:
327977

Boa sorte.
Marcos.

João Alencar
12/01/2012, 16:56
Olá Lauro,
em relação em hospedagem, é melhor ficar em hotel pela época do ano ser maio, o frio já estar começando e também pela baixa temporada com os preços bem mais baixos e sem precisar fazer reserva.
Sim, nessa época do ano há chances de pegar neve na estrada.No caso de neve usar correntes ou pneus com cravos, que podem ser comprados lá mesmo, que sai bem mais barato.Eu já tenho corrente, estive em maio de 2007 nas torres del paine, em maio de 2008 no ushuaia e nunca precisei usar as correntes.
Durante a viagem é recomendado usar um equipamento de rádio, não é necessário.

Abraços, João

João Alencar
12/01/2012, 17:05
Olá Marcos,
a respeito do trajeto do buquebus, sai até mais caro, porém você economizar 300km e evitar aborrecimento com a policia argentina na província de Entre Rios, porque por lá eles vão tentar tirar um dinheiro de você de qualquer maneira, como se fosse um pedágio.E começar uma viagem já tendo que pagar um pedágio desses já não é muito bom.
OBS: Colonia Del Sacramento no Uruguai é muito legal.

Abraços, João

mram29
12/01/2012, 19:17
Valeu João,
Eu já tinha conhecimento que a região de Entre Rios era um covil de ratazanas e concordo com relação a Colônia, vale a pena pernoitar por lá pelo menos 1 dia.
Como esse trajeto será na volta, pelo que vi no google, atravessar BSA vindo pela RN5 até o porto não é bicho de 7 cabeças né?
Vou acompanhar daqui a sua expedição, pode postar à vontade.

Boa sorte,
Marcos Maranhão.

hugorangel
12/01/2012, 23:00
Valeu João,
Eu já tinha conhecimento que a região de Entre Rios era um covil de ratazanas e concordo com relação a Colônia, vale a pena pernoitar por lá pelo menos 1 dia.
Como esse trajeto será na volta, pelo que vi no google, atravessar BSA vindo pela RN5 até o porto não é bicho de 7 cabeças né?
Vou acompanhar daqui a sua expedição, pode postar à vontade.

Boa sorte,
Marcos Maranhão.

Marcos.

Só reforçando o que o João Alencar falou, são 300 km subindo de Colinia del Sacramento até Paysandú, e mais 300 km descendo de Paysandú até Buenos Aires, portanto, são 600 km que você "economiza", sem contar que é bem interessante essa travessia pelo Buquebus.

Um abraço.

heibn
15/01/2012, 20:55
Pessoal , pra quem vai para a Carretera Austral , lancaram um guia de trilhas da regiao que parece ser bem interessante Kalapalo (http://www.kalapalo.com.br) , este e' o site da editora .... quanto a colonia del sacramento e translado no buquebus eu superecomendo pois a cidadezinha e muito bacana , e a travessia e rapida e confortavel tbem.... quanto a torres del paine , nao sei se vale a pena agora logo depois do incendio ... no meu blog tem relatos de um roteiro parecido que fiz em 2010 ...

http://locoporti-america.blogspot.com

Andre

João Alencar
18/01/2012, 19:29
Olá André, obrigado pela dica do guia, já estou ate providenciando para compra-lo.

Abraços, João Alencar

geovanih
19/01/2012, 15:15
Valeu João,
Eu já tinha conhecimento que a região de Entre Rios era um covil de ratazanas e concordo com relação a Colônia, vale a pena pernoitar por lá pelo menos 1 dia.
Como esse trajeto será na volta, pelo que vi no google, atravessar BSA vindo pela RN5 até o porto não é bicho de 7 cabeças né?
Vou acompanhar daqui a sua expedição, pode postar à vontade.

Boa sorte,
Marcos Maranhão.

Marcos

Em Novembro fiz essa viagem, e fiquei na mesma dúvida que vc. Como tinha lido relatos de bastante gente passando sem problemas por aquelas bandas, sem pretenção de fazer nada no Uruguai, e seguintes contras em relação buquebus: Preço, ter que sair de BA, e os horários (espera, compra, embarque); optei em ir pela RN 14.

Fui até Fray Bentos (seguro morreu de velho) e apartir dai segui viagem pela AR. Na volta não consegui entra no UY, me incomodei com a aduana Uruguaia (acho que estavam a fim de $$$) dei meia volta e fui até Uruguaiana.

Passei ileso (em toda viagem:euforico:), nessa região a caminera me parou uma única vez, na volta. Pediram os docs da viatura, carteira de motorista e carta verde... só.

Fui com tudo em dia, segundo a legislação deles, mas mesmo assim fui preparado para perder uns 100 pesos na extorção pura. Ainda assim me pareceu mais vantajoso ir por esse caminho.

Também arrisque porque fui com um sentimento que isso é mais coisa do passado e vem diminuido gradualmente.

Abs
Geovani

João Alencar
05/02/2012, 18:45
Olá amigos do 4x4 Brasil,

Estou alterando a data da expedição de maio para abril, pois maio estava ficando muito próximo do inverno.Se alguém puder passar alguma informação sobre a Carretera Austral, sobre os meses de abril e maio, agradeço.

Abraços, João Alencar

netuno
05/02/2012, 23:27
Olá João, também estou planejando ir à Carretera em abril, a partir do dia 6 (sexta santa), com duração de pelo menos uns 15 a 17 dias.

Em fev 2010 fiz uma viagem de 26 dias, 11.000 km, descendo pela cordilheira (7 Lagos, Alerces, Carretera, Ruta 40, El Chalten, Calafate, Paine e Ushuaia) e subindo pela costa atlantica. Fiquei impressionado com a beleza da Carretera, e como passei muito rápido (apenas 3 dias) e não tive sorte com o tempo, prometi a mim mesmo que voltaria com o objetivo principal de curtir "palmo a palmo" este belo lugar.

A idéia é chegar até a Carretera pelo mesmo modo que fui em 2010. Moro na praia do Cassino (sul do RS), portanto entro no Uruguai pelo Chuí, Montevidéu e atravesso pelo Buquebus a Buenos Aires. Daí vou até Bahia Blanca e pego a Rn22 a Neuquen, depois Bariloche, PN Los Alerces, Futaleufú e aí já estou a poucos km da Carretera. Esta primeira etapa prevejo 4 dias (aproximadamente 3.000 km).

A segunda etapa de 7 a 8 dias seria percorrer "despacito" a Carretera (Villa Santa Lucia-Villa O'Higgins-Villa Santa Lucia) perfazendo aproximadamente 2.000 km, sem deixar de dar uma volta pelo Lago Gen. Carrera, que conforme os colegas acima falaram é um lugar imperdível.

Portanto João, podemos até nos encontrar em algum trecho do nosso roteiro, já que vc está antecipando sua viagem para abril.
Vamos mantendo contato para ver se isso vai ser possível.

Abraço

Pedro

fraenkel
06/02/2012, 14:09
Eu devo sair dia 09 de abril, com destino a Ushuaia e depois Carretera, subindo sem pressa até Santiago. Intenção de fazer em 60 dias. Quem sabe nos cruzamos por alguma estrada???

netuno
06/02/2012, 18:21
Pois é fraenkel, meu planejamento prevê o giro pela Carretera no periodo entre 7 e 14 de abril. Não chegarei a baixar para Calafate, Paine e Ushuaia, portanto creio que qdo vc chegar à Carretera eu já esteja retornando para casa.

De qualquer forma lhe desejo um grande passeio.

Abraço

Pedro

João Alencar
07/02/2012, 20:44
Olá Pedro,

Parabéns pela sua expedição.Os nossos roteiros são bem parecidos, só que em Bahia Blanca eu irei seguir pela Ruta 3 até Trelew, e depois a 25 até Esquel, depois passar por Futalefú.
Vamos mantendo o contato.

Um grande abraço, João Alencar

João Alencar
07/02/2012, 20:51
Olá fraenkel,

Quem me dera ter tantos dias assim para realizar esta viagem...só tenho 35 dias. Sem dúvida, vamos nos ver pela estrada.
Aproveite a sua viagem e vamos nos falando para trocarmos informações.

Abraços, João Alencar

fraenkel
07/02/2012, 20:54
Olá fraenkel,

Quem me dera ter tantos dias assim para realizar esta viagem...só tenho 35 dias. Sem dúvida, vamos nos ver pela estrada.
Aproveite a sua viagem e vamos nos falando para trocarmos informações.

Abraços, João Alencar


Vamos nos falando e acompanhando por aqui, sem dúvida!

Abraço,

Fraenkel

netuno
07/02/2012, 22:18
Olá Pedro,

Parabéns pela sua expedição.Os nossos roteiros são bem parecidos, só que em Bahia Blanca eu irei seguir pela Ruta 3 até Trelew, e depois a 25 até Esquel, depois passar por Futalefú.
Vamos mantendo o contato.

Um grande abraço, João Alencar


Pois é João, creio que as chances da gente se encontrar estão aumentando, pois acabei de desistir de ir pela 22 de Bahia a Neuquen e Bariloche. Acontece que tenho monitorado por jornais digitais as condições das estradas naquela região dos lagos argentinos e a coisa tá preta, ou melhor, cinza por lá (efeito da erupção do Puyehue). Uma pena pois é um lugar muito lindo. Ainda estão com "alerta rojo" pois a movimentação do bicho ainda não parou...

Diante disso, resolvi fazer o mesmo caminho seu: Bahia-Trelew- Esquel- Futa e aí por diante.

De repente havendo coincidência de datas, como vc entra no Uruguai pelo Chui, vai passar a 20 km da minha casa, na praia do Cassino. Meu plano é arrancar daqui no dia 4 abril. Se passares antes vamos encostar um ''costelão" no fogo aqui pra comemorar o inicio da expedição.

Grande abraço

Pedro

ramalho-vitoria
08/02/2012, 12:20
João ...

Fui criado no Arraial do Cabo desde o tempo em que a estrada entre Cabo Frio e Arraial era de terra.

Tenho um terreninho na Roça Velha e puchei muito barril de água no tempo que o Quebra Quarto era de dunas e lagoas.

Conheço também um pouco da região mencionada em seu roteiro. Estamos a disposição para trocar figurinhas.

Certamente na época, vais pegar um pouco de neve naquele trecho entre Cohiaque e Cerro Castillo, mesmo em maio.

vamos nos falando.

vinicius10
08/02/2012, 18:34
Olá, Joao!
Sou de Araruama, seu vizinho. Vc teria ideia dos custos? Derrepente daria pra mim, pois, voltei do nordeste tem 30dias, sendo assim tive um gasto um pouco alto. Pois , levei 25 dias viaja doe, sabe como e inicio de ano. Muitas despesas.
Abs!

João Alencar
09/02/2012, 20:46
Pedro,

O motivo de ir pela 3 e a 25 é exatamente para contornar aquela área do vulcão. Se você for parar em Esquel, não deixe de conhecer o Restaurante Don Chiquito, o lugar é incrível e a comida é muito boa, deixe lá o recado da sua expedição.

OBS:Este costelão está quase me fazendo mudar a data da viagem novamente...

João Alencar

João Alencar
09/02/2012, 20:50
Ramalho,

Legal que você connhece esta região eu também já estou aqui há 40 anos.
Obrigado pela sua dica a respeito da neve, vindo a Arraial vamos marcar alguma coisa a respeito de viagens.

João Alencar

João Alencar
09/02/2012, 21:01
Olá Vinícius,

Legal que você tenha se interessado pela viagem.A respeito do custo da viagem, a gente teria que conversar um pouco mais, porque isso é muito relativo de acordo com a pessoa.Eu procuro sempre fazer uma viagem com um certo conforto mas tentando economizar para os passeios, para que eu não tenha que me privar de alguns passeios.Dá para se fazer uma boa viagem, com um custo dentro de uma realidade, sem precisar ficar em hotéis cinco estrelas.Vamos nos falando mais.
OBS:Já tive outras vezes naquela região e o que eu gastei foi quase sempre a mesma coisa.

Abraços, João Alencar

netuno
09/02/2012, 22:54
Pedro,

O motivo de ir pela 3 e a 25 é exatamente para contornar aquela área do vulcão. Se você for parar em Esquel, não deixe de conhecer o Restaurante Don Chiquito, o lugar é incrível e a comida é muito boa, deixe lá o recado da sua expedição.

OBS:Este costelão está quase me fazendo mudar a data da viagem novamente...

João Alencar

Valeu João pela dica em Esquel! Tô programando pernoitar por ali também e se vc tiver uma dica de cabanas por favor me diga.

OBS: Podemos deixar o costelão pra tua volta, se retornares pelo Chuí.

Abraço

Pedro

João Alencar
01/03/2012, 21:16
Valeu João pela dica em Esquel! Tô programando pernoitar por ali também e se vc tiver uma dica de cabanas por favor me diga.

OBS: Podemos deixar o costelão pra tua volta, se retornares pelo Chuí.

Abraço

Pedro


Olá Pedro,
desculpe a demora de para te responder, estive trabalhando muito neste período de carnaval, agora que comecei a parar.
A respeito da dica sob a cabana tenho sim, se chama, La Posada Del Calles, fica na rua principal,onde tem o cassinu.O lugar é limpo, bom, o pessoal é bem atencioso e o preço é muito bom.
OBS: e ainda tem uma churrasqueira nos fundos, vamos nos falando.

Abraços, João Alencar

netuno
02/03/2012, 07:41
OK João, tá anotada a dica de Esquel.

Estou com data prevista para partida em 4 abril, porém tenho engatilhado um Plano B, caso a situação na Carretera permaneça com os conflitos que ora estão ocorrendo (rutas bloqueadas, desabastecimento).

O Plano A, seria fazer a Carretera de "cabo a rabo". Já o Plano B, bem mais light, começa por ir até Mendoza, Santiago e depois descer para a região dos lagos chilenos, Pucón, Puerto Varas, contornar o lago Llanquihue e seguir para Argentina pelo Paso Samoré.
Daí baixar até o PN Los Alerces chegando em Esquel lá pelo dia 15/4. Até lá acho que dá pra ter uma idéia da situação real da Carretera. Se estiver tudo OK, acho que não vou resistir em dar uma volta pelo menos na sua porção norte, até no máximo Coyhaique pois meu tempo já estará se esgotando. Tenho no máximo uns 20 dias.

Vc decidiu mesmo ir em maio?

Abc

Pedro

João Alencar
02/03/2012, 17:50
OK João, tá anotada a dica de Esquel.

Estou com data prevista para partida em 4 abril, porém tenho engatilhado um Plano B, caso a situação na Carretera permaneça com os conflitos que ora estão ocorrendo (rutas bloqueadas, desabastecimento).

O Plano A, seria fazer a Carretera de "cabo a rabo". Já o Plano B, bem mais light, começa por ir até Mendoza, Santiago e depois descer para a região dos lagos chilenos, Pucón, Puerto Varas, contornar o lago Llanquihue e seguir para Argentina pelo Paso Samoré.
Daí baixar até o PN Los Alerces chegando em Esquel lá pelo dia 15/4. Até lá acho que dá pra ter uma idéia da situação real da Carretera. Se estiver tudo OK, acho que não vou resistir em dar uma volta pelo menos na sua porção norte, até no máximo Coyhaique pois meu tempo já estará se esgotando. Tenho no máximo uns 20 dias.

Vc decidiu mesmo ir em maio?

Abc

Pedro


Olá Pedro,

Decidi sim, ir em maio, vou sair no dia 3 de maio, abril pra mim ficaria muito complicado, pois trabalho com turismo, e tem auele feriado da semana santa, 21 de abril e logo em seguida 1º de maio, não dá para chutar o balde, então depois deste ultimo feriado, eu minha esposa e minha filha.
Se puder me manda mais informações sobre o que está acontecendo na Carretera Austral.

Um grande abraço,

João Alencar

João Alencar
23/04/2012, 12:00
Pessoal, que foi agora pra Carretera, quem souber de alguma notícia sobre aquela região, avisem aqui no fórum.

Abraços, João

netuno
23/04/2012, 20:51
João, retornei de minha viagem no sábado mas não cheguei até a Carretera. Resolvi ir até a Ilha de Chiloé e depois subi para Mendoza.
O Hélio aqui do fórum anda agora lá pela Carretera. Veja seu blog: http://rumoaushuaia-hrodrigues.blogspot.com.br/2012_04_01 _archive.html

Rodei 7.500 km em 15 dias, viagem ótima, apenas alguma dificuldade com combustível (nafta) na Argentina. Onde tiver gas tem que completar e se possível levar reserva, pois as filas para são grandes e tive que esperar algumas horas para abastecer.

Abraço e boa viagem

Pedro

Beto Minguete
25/04/2012, 10:14
João

minha viagem vai começar no dia 28 de abril primeiro destino é Sao Paulo CHUI, depois irei descer via Bahia Blanca.

Beto Minguete

João Alencar
26/04/2012, 22:55
João

minha viagem vai começar no dia 28 de abril primeiro destino é Sao Paulo CHUI, depois irei descer via Bahia Blanca.

Beto Minguete


Olá Beto,

Legal que você vai começar sua viagem também. Quem sabe não vamos nos encontrar em alguma parte da viagem ?
Estarei saindo de Arraial do Cabo no dia 1º de maio. Minha ideia é chegar ao Chuí no dia 03 de maio.
Vamos nos falando.
Um abraço.Boa viagem.

João Alencar

Obs.: Qual vai ser seu roteiro?

Perambulante
21/05/2012, 21:58
Quanto a questão do desabastecimento ou dificuldade de abastecer, é somente para nafta ou para diesel também?

Perambulante
17/06/2012, 18:13
Acho que em outubro vou enfrentar a carretera austral, portanto, peço a colaboração de todos em informações.
Pretendo alternar camping e hotéis. Logo, todas as informações serão importantes.
Não sei se outubro é um mês para atravessá-la, devido ao clima, e como pretendo acampar o clima tem essencial importância.
Claro que se não for o melhor mês posso adiantar um pouco ou atrasar um mês.
No momento tenho como meta ir até a Villa O’Higgins.

jeisonk
17/06/2012, 20:07
Acho que Outubro deve ser fantástico atravessar a Carretera Austral, primavera, clima não tão extremo, poucos turistas, etc, deve ser tudo de bom.
Sempre tive vontade de conhecer a região nessa época, quem já foi fala maravilhas.

Abraços

feitosac
18/06/2012, 23:08
Perambulante, em 2010 fizemos um trecho da Carretera, clima muito bom, mas entrou uma frente fria nevou em Ushuaia e em Torres Del Pine pegamos 0 graus acampado lá, é sempre bom estar preparado.
Abs.

João Alencar
24/07/2012, 21:00
Perambulante, acabamos de fazer essa viagem no final de maio.
Entramos por Futalefú e fomos até Vila O' Higgins. Tivemos dicas pelo incríveis de passeios, caminhadas, lugar para ficar, com um guia chamado: Guia de Trilhas da Carretera Austral, de Guilherme Cavallari, da editora Kalapalo.
Ele é direcionado a quem vai fazer o passeio de bicicleta, mas ele dá dicas bem legais de camping, passeios, caminhadas.
Parabéns pelo roteiro, o lugar é lindo!


Abraços, João Alencar

Perambulante
22/09/2012, 21:15
Obrigado a todos e desculpem somente agora postar.
Devo sair em 12/10/2012, penso em descer pela Ruta 3 até Rio Gallegos e daí subir pela Ruta 40 alternando os "pasos" até chegar a Chile Chico. Daí entrar para a Carretera Austral em direção O'Higgins. Depois retornando até Puerto Montt.
Se alguém se dispuser podemos ir juntos.
Abraços...

Perambulante
22/09/2012, 21:23
João, obrigado pela indicação do guia, vou comprar.
Quanto a estrada, qual o estado? e o abastecimento de diesel? este é um item que muito me preocupa nesta etapa da viagem.
Obrigado.
Perambulante.


Perambulante, acabamos de fazer essa viagem no final de maio.
Entramos por Futalefú e fomos até Vila O' Higgins. Tivemos dicas pelo incríveis de passeios, caminhadas, lugar para ficar, com um guia chamado: Guia de Trilhas da Carretera Austral, de Guilherme Cavallari, da editora Kalapalo.
Ele é direcionado a quem vai fazer o passeio de bicicleta, mas ele dá dicas bem legais de camping, passeios, caminhadas.
Parabéns pelo roteiro, o lugar é lindo!


Abraços, João Alencar

Perambulante
21/10/2012, 23:40
Já estou em Bariloche e amanha devo ir a Esquel onde entrarei noChile e por consequencia na Carretera.

netuno
22/10/2012, 09:06
Já estou em Bariloche e amanha devo ir a Esquel onde entrarei noChile e por consequencia na Carretera.

Tudo bem na sua viagem?

Estarei chegando à Carretera, também via Futaleufú, no dia 9 novembro. Pretendo baixar até Villa O'Higgins (dia 15/16) e retornar novamente por Futa (dia 21). Meu roteiro inclui ainda um retorno ao Chile via Paso Hua Hum em direção a Pucon, depois P.N. Conguillio, retornando à Argentina pelo Paso Icalma - Villa Pehuenia.

Se tiveres possibilidade, vai postando aqui no fórum algumas dicas da Carretera, pois tem além de mim, uma galera indo em dezembro-janeiro.

Uma grande viagem pra vc e curta muito esse verdadeiro paraíso natural que é a Patagônia Chilena nessa região da Carretera.

Abraço e "suerte".

Pedro

xexelo
23/10/2012, 06:40
Perambulante,

Por favor, nos atualize com o preço do diesel na Argentina e no Chile se possível.
Agradeço muito a ajuda.
E uma excelente viajem.

Um abraço

francaclayton
23/10/2012, 12:56
Acho que Outubro deve ser fantástico atravessar a Carretera Austral, primavera, clima não tão extremo, poucos turistas, etc, deve ser tudo de bom.
Sempre tive vontade de conhecer a região nessa época, quem já foi fala maravilhas.

Abraços

Grande Jeison tudo de bom por ai? espero q sim rss
Brother to programado pra sair daqui de Goiania rumo a Ushuaia em meiados de dez proximo, sabe me informar como he a regiao nesta época....
Sds

jeisonk
23/10/2012, 15:53
Grande Jeison tudo de bom por ai? espero q sim rss
Brother to programado pra sair daqui de Goiania rumo a Ushuaia em meiados de dez proximo, sabe me informar como he a regiao nesta época....
Sds

Chovendo...


... gente de tudo que é canto :mrgreen:


Dezembro é bacana pra conhecer, clima super agradável.

Qual é o roteiro? (não lembro se já postou)

Abraços

francaclayton
23/10/2012, 18:03
Chovendo...


... gente de tudo que é canto :mrgreen:


Dezembro é bacana pra conhecer, clima super agradável.

Qual é o roteiro? (não lembro se já postou)

Abraços

Jeison ainda nao tem nada fechado mas to na ideia de um roteiro que o Ramalho me passou, mas to querendo houvir a voz da experiencia.... de seu pitaco. rsss

eu penso em sair daqui dia 20/12 e passar natal em bariloche so entao sair rumo sul......

Quero conhecer a regiao (acho cordoba - os parrerais)

tenho uma programacao de 35 a 40 dias...

jeisonk
23/10/2012, 18:25
Jeison ainda nao tem nada fechado mas to na ideia de um roteiro que o Ramalho me passou, mas to querendo houvir a voz da experiencia.... de seu pitaco. rsss

eu penso em sair daqui dia 20/12 e passar natal em bariloche so entao sair rumo sul......

Quero conhecer a regiao (acho cordoba - os parrerais)

tenho uma programacao de 35 a 40 dias...

Opa, beleza, vamos falando.

Se preferir, pode mandar por MP ou por e-mala esse roteiro que tu tem: j e i s o n @ j e n a i . c o m . b r

Abraços

Scarabelli
24/10/2012, 10:04
Olá João Alencar!

Eu fiz quase este roteiro saindo de Sorocaba, SP.

Tenho uma sugestão:

do ítem 7 - Puerto Madryn vá direto para Ushuaia pela ruta 3.

E daí faça ao contrário, do ítem 14 ao 8.

Assim a beleza natural fica num crescendo absurdo. Ushuaia não é o ponto mais bonito.

Perto de Puerto Natales tem uma saída para a Ruta 40. Daí você pode subir até El Calafate.

Em El Calafate, no Lago Argentino, tem a Estância Cristina, mas tem que usar uma agência de turismo. Na Estância, eles te pegam com 4x4 e te levam para um outro Glaciar muito bonito. Depois você pode ir para o Glaciar Perito Moreno com o seu carro.

De lá pode ir para El Chalten. Abasteça na estrada, porque o posto de El Chalten, além de minusculo, nem sempre tem combustível.

Depois a sugestão é ir até a cidade de Perito Moreno em direção a Los Antiquos (Ar) e Chile Chico (Ch).

Neste trecho, ao contornar o Lago General Carrera, você verá o trecho mais bonito da Carretera Austral, indo até Coihaique (Ch) voltando para a Ar, para a ruta 40 até Esquel, Bariloche, Vila La Angostura (que tem saída para o Chile, na cidade de Osorno, com um lindo vulcão), Junin de los Andes, Neuquem e etc, etc....

São muitas as opções, mas não deixe de estar SEMPRE abastecido. Além das distâncias, a Argentina costuma ter falta de combustível.

No mais é só aproveitar!

Boa Viagem!:concordo:

abs,

Ricardo
Sorocaba, SP

Ricardo, tudo bem?

Pretendo ir para Ushuaia voltando pela Ruta 40. Este trecho que vc citou entre Puerto Natales até Calafate continua Rípio ou já asfaltaram? Vc saberia me dizer?

Pelo que vi, depois de Calafate até Neuquén é tudo asfalto. Estou certo?

É uma pena tanto asfalto assim!!!! kkkkk

Valeu.

João Alencar
27/10/2012, 14:31
Em maio de 2012 estivemos na Carretera Austral.
Não sei se posso ajudar aqueles que querem conhecer a Carretera Austral. Ela não é somente o Lago General Carrera, nem as Capillas de Marmol, apesar de lindos pontos.Toda a Carretera é belíssima.
Apesar do traçado original da Carretera, em alguns pontos já ocorreram várias modificações. Várias partes já estão asfaltadas... De certa forma te deixa um pouco frustrado.
A partir de Puerto Rio Tranquilo, você começa a se sentir na Carretera, com um traçado bem rústico em direção ao Sul. Aproveite toda a Carretera. Conheça tudo.
A Carretera vai tomar todo o tempo da viagem e vale a pena. Se sobrar tempo, ai sim, visite outro lugar.
Não adianta em 30 dias você querer conhecer todo o sul da Argentina e do Chile e ainda fazer compras no Paraguai. Invista em um ponto só e vá fundo. Mesmo que tenha que voltar mais de uma vez, vale a pena.
Só para ter uma ideia do que estou falando, já estive 5 vezes na região, sempre acho que falta alguma coisa para conhecer.
Quem gosta de estrada e de dirigir, sabe do que eu estou falando.


Boa Viagem para todos, João Alencar

francaclayton
27/10/2012, 15:49
Em maio de 2012 estivemos na Carretera Austral.
Não sei se posso ajudar aqueles que querem conhecer a Carretera Austral. Ela não é somente o Lago General Carrera, nem as Capillas de Marmol, apesar de lindos pontos.Toda a Carretera é belíssima.
Apesar do traçado original da Carretera, em alguns pontos já ocorreram várias modificações. Várias partes já estão asfaltadas... De certa forma te deixa um pouco frustrado.
A partir de Puerto Rio Tranquilo, você começa a se sentir na Carretera, com um traçado bem rústico em direção ao Sul. Aproveite toda a Carretera. Conheça tudo.
A Carretera vai tomar todo o tempo da viagem e vale a pena. Se sobrar tempo, ai sim, visite outro lugar.
Não adianta em 30 dias você querer conhecer todo o sul da Argentina e do Chile e ainda fazer compras no Paraguai. Invista em um ponto só e vá fundo. Mesmo que tenha que voltar mais de uma vez, vale a pena.
Só para ter uma ideia do que estou falando, já estive 5 vezes na região, sempre acho que falta alguma coisa para conhecer.
Quem gosta de estrada e de dirigir, sabe do que eu estou falando.


Boa Viagem para todos, João Alencar

Ola Joao boa tarde...
Bom pra voce que ja foi 5vezez conhecer o sul da argentina/chile com certeza tem muito a ajudar pessoas igual a mim que ta indo pela primeira vez a essa regiao. Tenho de 35 a 40 dias pra ir athe Ushuaia e voltar o Jeison bem como o Ramalho tem me dad algumas dicas, mas nunca é de mais ta sempre conversando com os amigos... de uma olhada no roteiro previamente montado (Jeison/Ramalho):
Mendoza - Malargue - Zapala - Região dos Lagos (Junin, San Martin, Angostura, Brasiloche) - El Bolson - Esquel - El Chalten e/ou El Calafate - Rios Gallegos - Rio Grande - Ushuaia - Puerto Natales - Torres del Paine - El Calafate e/ou El Chalten - Cochrane (Chile) - Carretera Austral até o extremo norte dela - Puerto Montt - Região dos Lagos Chilenos (Puerto Varas, Puerto Octay, Pucon, Villarica, etc) - Santiago - Mendoza.

Pretendo mesclar as estadis com hoteis e acampamentos....

Atenciosamente

João Alencar
29/10/2012, 17:37
Oi, Clayton
A única maneira de te ajudar é te dando a mesma dica que recebi a 1ª vez que fui pra essa região:" Se o foco da sua viagem é o USHUAIA, vá direto pra lá!!" A partir daí faça um roteiro de volta. Todos os lugares do seu roteiro são lindos!! Há um guia muito interessante, que dá altas dicas de todos os pontos do seu roteiro: "O viajante independente na América do Sul' de Zizo Asnis e os Viajantes- Editora Trilhos e Montanhas.
Obs.: O guia dá dicas, também de camping, pousadas e albergues.
Um abraço,
João.

xexelo
31/10/2012, 22:27
Onde esta vc? Já voltou?
Gostaria que vc pudesse responder a pergunta que fiz antes, por favor.

Obrigado.

NO - CT Santos/SP
01/11/2012, 16:01
Boa viagem
Manda fotos e noticias
Abs


Já estou em Bariloche e amanha devo ir a Esquel onde entrarei noChile e por consequencia na Carretera.

Perambulante
01/11/2012, 19:22
Desculpe somente responder agora, mas tive em locais que não tinha wi fi.
O preço do diesel não está alto. Somente em Futalefu comprei de uma senhora e paguei em torno de R$ 4,00 o litro, mas nem é preciso abastecer lá.
Abasteci em Bariloche em torno de R$ 2,80.
Nem na Argentina nem no Chile tive problemas em abastecer.
Em La Junta tem um bom posto que serve a quem abastece em Bariloche. O preço em torno dos P$ 780,00 – chilenos - (R$ 2,80).
Por precaução em Coyhaique comprei uma bombona de 20 lts (custou R$ 20,00) e enchi.
Em O´Higgins completei o tanque com ela e não precisei mais.
Enfim, tem combustível a cada +- 300 km com preço normal.
Ainda estou na argentina (El Calafate) e preço aqui é em torno de R$ 2,40.
Chamo atenção para o trecho depois do Rio Bravo. É considerado pelos próprios chilenos como muito perigoso. Nesta parte muito cuidado. Como estou numa F250, largura e comprimento não são muito compatíveis com a estrada, mas com MUITO cuidado deu tudo certo, graças a DEUS.
Em O´Higghins os barcos só começarão em 11.11.2012, portanto até lá não há nada a fazer a não ser aquecer a lareira a cada 1 hora. E como estava frio.. Rsss
Qualquer coisa estou à disposição.

Perambulante
01/11/2012, 19:24
Não sei colocar fotos aqui, mas tenho algumas que recomendam precaução depois da balsa.
Esta, por exemplo:
378525

Perambulante
01/11/2012, 19:40
No mais, a estrada é belíssima. A viagem confortável. Vale a pena. 378526

Perambulante
02/11/2012, 00:05
Esse vídeo é um exemplo do que falo:
SUNP0127 - YouTube (http://youtu.be/8pCPfAWm124)

Perambulante
02/11/2012, 00:07
desculpe somente responder agora, mas tive em locais que não tinha wi fi.
O preço do diesel não está alto. Somente em futalefu comprei de uma senhora e paguei em torno de r$ 4,00 o litro, mas nem é preciso abastecer lá.
Abasteci em bariloche em torno de r$ 2,80.
Nem na argentina nem no chile tive problemas em abastecer.
Em la junta tem um bom posto que serve a quem abastece em bariloche. O preço em torno dos p$ 780,00 – chilenos - (r$ 2,80).
Por precaução em coyhaique comprei uma bombona de 20 lts (custou r$ 20,00) e enchi.
Em o´higgins completei o tanque com ela e não precisei mais.
Enfim, tem combustível a cada +- 300 km com preço normal.
Ainda estou na argentina (el calafate) e preço aqui é em torno de r$ 2,40.
Chamo atenção para o trecho depois do rio bravo. é considerado pelos próprios chilenos como muito perigoso. Nesta parte muito cuidado. Como estou numa f250, largura e comprimento não são muito compatíveis com a estrada, mas com muito cuidado deu tudo certo, graças a deus.
Em o´higghins os barcos só começarão em 11.11.2012, portanto até lá não há nada a fazer a não ser aquecer a lareira a cada 1 hora. E como estava frio.. Rsss
qualquer coisa estou à disposição.
correção: O preço em el calafate está em torno de r$ 1,80.

xexelo
02/11/2012, 09:52
correção: O preço em el calafate está em torno de r$ 1,80.

Ola Perambulante,

Queremos ver mais fotos. Vc devia colocar no Flickr ou Picasa e depois postar o link pra gente.

Outra coisa: e o valor do diesel da fronteira do Brasil até a região de Bariloche?

Valeu pelas dicas.

Um abraço e uma excelente volta.

francaclayton
02/11/2012, 12:02
TDP em chamas..lamentável!!!::-(:-(
incendio en torres del paine, chile 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5_w7za7p7QE&feature=related)

My God, sao cenas de arrepiar... que triteza...

fpandur
03/11/2012, 18:53
Pretendo fazer Ushuaia + Carretera em Dez/12 + Jan/13. As informações que o Perambulante colocou aqui sobre as condições de abastecimento diesel ajudaram bastante.:concordo:

Gostaria de verificar com quem já esteve pela região: virei de El Calafate para Cochrane/CL. A partir de Bajo Caracoles tem 2 caminhos: pelo Paso Robalos ou por Chile Chico. Em princípio optei pelo Paso Robalos, é muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ? :pensativo: Quem puder dar sua opinião, agradeço.
OBS: depois de Cochrane sigo para P. Rio Tranquilo e portanto ainda pegarei um pedaço contornando o Lago, mas é um trecho muito menor quando comparado se chegasse a Cochrane por Chile Chico

tilapia
03/11/2012, 20:38
Também tenho a mesma dúvida, porem farei o caminho inverso, descendo pela carretera, e com relação as estradas, por onde é melhor?



Pretendo fazer Ushuaia + Carretera em Dez/12 + Jan/13. As informações que o Perambulante colocou aqui sobre as condições de abastecimento diesel ajudaram bastante.:concordo:

Gostaria de verificar com quem já esteve pela região: virei de El Calafate para Cochrane/CL. A partir de Bajo Caracoles tem 2 caminhos: pelo Paso Robalos ou por Chile Chico. Em princípio optei pelo Paso Robalos, é muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ? :pensativo: Quem puder dar sua opinião, agradeço.
OBS: depois de Cochrane sigo para P. Rio Tranquilo e portanto ainda pegarei um pedaço contornando o Lago, mas é um trecho muito menor quando comparado se chegasse a Cochrane por Chile Chico

francaclayton
04/11/2012, 22:52
Pretendo fazer Ushuaia + Carretera em Dez/12 + Jan/13. As informações que o Perambulante colocou aqui sobre as condições de abastecimento diesel ajudaram bastante.:concordo:

Gostaria de verificar com quem já esteve pela região: virei de El Calafate para Cochrane/CL. A partir de Bajo Caracoles tem 2 caminhos: pelo Paso Robalos ou por Chile Chico. Em princípio optei pelo Paso Robalos, é muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ? :pensativo: Quem puder dar sua opinião, agradeço.
OBS: depois de Cochrane sigo para P. Rio Tranquilo e portanto ainda pegarei um pedaço contornando o Lago, mas é um trecho muito menor quando comparado se chegasse a Cochrane por Chile Chico

Caro amigo... tamo indo no mesmo intervalo de tempo.... saio de Goiania entre dias 15 e 20 de dez/2012.... quem sabe nos encontraremos em algum lugar por ai...
[]

fpandur
04/11/2012, 23:02
Caro amigo... tamo indo no mesmo intervalo de tempo.... saio de Goiania entre dias 15 e 20 de dez/2012.... quem sabe nos encontraremos em algum lugar por ai...
[]

É provável que nos cruzemos sim no caminho, qual o sentido que você vai fazer ? Irei descer pela R3, passo o Natal em P. Madryn e Ano Novo em Ushuaia, retorno subindo pela R40 + Carretera, voltando da Argentina por Bariloche / S. Martin de Los Andes. Outro que me lembro assim de "bate-pronto" é o joseleiteneto que também estará fazendo a região se não me engano mais ou menos no mesmo período.

francaclayton
05/11/2012, 00:04
É provável que nos cruzemos sim no caminho, qual o sentido que você vai fazer ? Irei descer pela R3, passo o Natal em P. Madryn e Ano Novo em Ushuaia, retorno subindo pela R40 + Carretera, voltando da Argentina por Bariloche / S. Martin de Los Andes. Outro que me lembro assim de "bate-pronto" é o joseleiteneto que também estará fazendo a região se não me engano mais ou menos no mesmo período.

Minha rota é descer pra regiao de Mendoza e chegar natal rpoximo a Brariloche provalvemtente na regiao do lago de san martin... algum local pro ali....
No caso o amigo vai descer via litoral argentino.....
Minha ida e volta será por dentro...
mas vamos falando pra tomarmos um belo vinho ok?
[]

fpandur
05/11/2012, 11:00
Minha rota é descer pra regiao de Mendoza e chegar natal rpoximo a Brariloche provalvemtente na regiao do lago de san martin... algum local pro ali....
No caso o amigo vai descer via litoral argentino.....
Minha ida e volta será por dentro...
mas vamos falando pra tomarmos um belo vinho ok?
[]

Sim, irei descer pelo litoral e subir por dentro. Vamos nos falando, mas acho que para não tumultuar esse tópico é melhor conversarmos no tópico que abri da viagem, que você já "passou" por lá também .. rs, rs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/110374-expedicao-fim-do-mundo-ushuaia-carretera-dez-12-jan-13-a-6.html
Aliás, relendo hoje o tópico, tem mais gente aqui do Forum que estará pela região na mesma época.

tilapia
06/11/2012, 11:01
Gostaria de saber sobre as condições da estrada, minha dúvida é o seguinte: Estarei em Puerto Natales e pretendo ir em direção ao Costa do Atlantico Argentino para retornar pelo litoral até em casa, vi que existem 2 opções a RP9 e a RN40, alquem que ja fez este trajeto pode me dar alguma dica das condições destas duas vias, qual delas é melhor? Como estarei retornando para casa, gostaria de vir o mais rápido possível.

Perambulante
06/11/2012, 13:22
Passei pela RN 40 e é muito boa. Alcancei a RN 3 próximo de Rio Gallegos.

geovanih
06/11/2012, 14:45
Pretendo fazer Ushuaia + Carretera em Dez/12 + Jan/13. As informações que o Perambulante colocou aqui sobre as condições de abastecimento diesel ajudaram bastante.:concordo:

Gostaria de verificar com quem já esteve pela região: virei de El Calafate para Cochrane/CL. A partir de Bajo Caracoles tem 2 caminhos: pelo Paso Robalos ou por Chile Chico. Em princípio optei pelo Paso Robalos, é muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ? :pensativo: Quem puder dar sua opinião, agradeço.
OBS: depois de Cochrane sigo para P. Rio Tranquilo e portanto ainda pegarei um pedaço contornando o Lago, mas é um trecho muito menor quando comparado se chegasse a Cochrane por Chile Chico

Amigo
Ano passado fui pra lá e passei pelo paso Robalos, pelo mesmo motivo que vc mencionou e não me arrependo.
Digo a ti e todos outros que estão indo: Aproveitem o sul da CA, é a parte mais conservada e está por um triz...
Hidroaysen (http://www.hidroaysen.cl/index.php/las-obras/)
Página Principal Patagonia Chilena ¡Sin Represas! (http://www.patagoniasinrepresas.cl/final/)


PS: Ver o rio Baker em um dia de sol é maravilhoso

Perambulante
06/11/2012, 20:24
De fato, o rio Backer é fantástico. Também passei pelo Paso Roballos e não me arrependo. Além de ser mais curto para quem vai para El calafate é muito bonito. Não passei por Chile Chico porque já tinha andado em torno do lago Carreras e achei que seria a mesma coisa em relaçao a Chile Chico. Como tinha que tomar uma decisão tomei o Paso Roballos.

fpandur
06/11/2012, 20:37
geovanih e Perambulante, muito grato por suas opiniões. Creio que irei então pelo Paso Robalos mesmo, pretendo fazer a região novamente em 2014 mas sem ir até Ushuaia, daí deixo para contornar por Chile Chico na próxima vez.

João Alencar
09/11/2012, 20:35
Olá Clayton França,
para você e outros que estão indo em direção ao Sul da CA: Antes de chegar a Puerto Yungay, não deixem de conhecer a comunidade de Caleta Tortel ( é bem interessante e diferente).


João Alencar

francaclayton
11/11/2012, 19:23
Olá Clayton França,
para você e outros que estão indo em direção ao Sul da CA: Antes de chegar a Puerto Yungay, não deixem de conhecer a comunidade de Caleta Tortel ( é bem interessante e diferente).


João Alencar

Ola Joao Alencar legal essas dicas.. e preciso mesmo pois nunca fui a esses lados... pretendo passar natal nas proximidades de Bariloche e deposi continuar a decida, aí sao as dicas dos amigos pra enrriquecer o meu roteiro.. na volta quero fazer o maximo de Ruta 40....
Nao se acanhe de suas opinioes que sao bem vindas
[]