PDA

Ver Versão Completa : Eixos de Rural em CJ5

fugger
10/10/2003, 01:16
:) Pessoal

:) Aproveitando a mexida no chassi de meu CJ, estou trocando os eixos originais pelos da Rural, mais largos. :?
:) Esta instalação é do tipo "tira um e põe outro", ou é preciso mudar algo no eixo e/ou chassi? (apoio das molas, por exemplo) :?
:) Alguma dica para compra e posterior instalação destes eixos no CJ? :?

:? Alguém sabe a real diferença de tamanho entre o eixo da rural e do CJ? :?

[]'s

walter.andreis
10/10/2003, 02:00
:) Pessoal

:) Aproveitando a mexida no chassi de meu CJ, estou trocando os eixos originais pelos da Rural, mais largos. :?

Isso ae fugger... procurando mais estabilidaaade hein!? :wink:

:) Esta instalação é do tipo "tira um e põe outro", ou é preciso mudar algo no eixo e/ou chassi? (apoio das molas, por exemplo) :?
Quase... é assim: "tira um, adapta e poem outro" :D :D :D
Como você previu, será necessário reposicionar as sapatas das molas que está no eixo da Rural... isso é fácil de se fazer, mas dependendo do estado de conservação que tiver as sapatas do eixo que você está comprando, compensa fazer/comprar outras sapatas e solda-las no lugar.

:) Alguma dica para compra e posterior instalação destes eixos no CJ? :?

Porque não aproveita que (o vírus do já que... :D ) vai fazer a troca de eixo e já passa os feixes de mola para o lado de fora do chassi? Assim você ganhará mais estabilidade ainda, perdendo apenas um pouco de curso de suspensão...
E.... você já tem SPOA? Se não tiver... JÁ QUE.... :wink: :twisted: :twisted: :idea:

Cara... em cm/pol/mm/etc eu não sei de cabeça não.... mas de uma olhada nestas fotos do meu CJ3 com os eixos da rural e você vai ter uma idéia da diferença... :shock: Já estou providenciando uma alteração de OFF SET das rodas...

[]´s

fugger
10/10/2003, 02:13
:D Grande Walter

:D Cara, é "mais o memos isso!". Era só uma solda no chassi, que já virou troca de eixos, que já vai ser SPOA, que ...

:D Quanto a passar o feixe de molas para fora do chassi, num sei não... Na verdade gostaria de poder virar mais as rodas e acho que esses eixos facilitariam isso, e se mudar a posição dos feixes perco isso.

:) E não é estabilidade não, é que eu quero por aqueles jumelos articulados e com os eixos originais os pneus acabariam raspando muito na "massaria". :wink:

:? VC tá usando molas de toyota na dianteira?

[]'s

walter.andreis
10/10/2003, 02:21
Quanto a passar o feixe de molas para fora do chassi, num sei não... Na verdade gostaria de poder virar mais as rodas e acho que esses eixos facilitariam isso, e se mudar a posição dos feixes perco isso.

Então pode deixar os feixes no local original mesmo.. só acho que não vai dar diferença no esterçamento não, afinal o batente do munhão limita o esterçamento antes que o pneu pegue na mola... e se você diminuir muito o batente, pode acabar "enforcando" a cruzeta da ponta de eixo, aí já $$viu$$...

E não é estabilidade não, é que eu quero por aqueles jumelos articulados e com os eixos originais os pneus acabariam raspando muito na "massaria".
Huuumm.. bacana... é realmente com os eixos da rural este problema pode ser diminuido ou até eliminado... Não esqueça de nos mandar fotos/relatos depois de instalados os jumelos articulados... você usará qual modelo de jumelo? os importados (revolver shackle)?

VC tá usando molas de toyota na dianteira?
Sim... tem outras fotos mais de perto no meu album pessoal.. tem o link pro album aki em baixo na minha assinatura...
:wink:
[]´s

ribon
10/10/2003, 10:44
Fugger,

Pegue umas dicas com o Mauro. Ele fez isso no CJ-5 dele.

www.meujeepentao.hpg.com.br

Tem muitas fotos da adaptação...

Abraço...

Sergio Antunes
10/10/2003, 16:11
Oi, Pessoal.

Tai uma coisa que me interessa. Não pretendo fazer isso agora, mas é bom pegar todas as informações possíveis.
Alguém sabe mais ou menos um preços justo para se pagar nesses eixos, e onde é possível encontra-los???
Quais os cuidados na hora de comprar??? Existe modelos diferentes etc.
Qualquer informação a respeito é bem vinda.
Abraços.

Sergio Antunes.

Pavani
10/10/2003, 16:51
Walter.... Qual é esse esquema que vc fez de colocar do lado do chassis a suspensão?!?
A sua é do bandeirantes né?!? É boa?!? É caro pra fazer isso?!?
É melhor que a original?!?
Valeu....
Abraço....
Pavani

Giovani
11/10/2003, 21:40

:D Grande Fugger!!!

:D É 12cm pra cada lado! :wink:

... só acho que não vai dar diferença no esterçamento não, afinal o batente do munhão limita o esterçamento antes que o pneu pegue na mola...

:D Isso depende do tamanho dos pneus... :wink:

[]'s

walter.andreis
14/10/2003, 01:10
:D Isso depende do tamanho dos pneus... :wink:

[]'s

Nem me fale...
Só falta eu colocar os 35" e eles pegarem nos feixes... aí a Jiripóca vai piá! hehehehehee

[]´s

Mauro B.
14/10/2003, 01:33
Nem me fale...
Só falta eu colocar os 35" e eles pegarem nos feixes... aí a Jiripóca vai piá! hehehehehee
Fala Walter !!! :D

Olha, com 33" e com os feixes originais colocados ao lado do chassis não pega! Agora, com os 35" e com os feixes de Band que vc colocou, eu não sei...Veja fotos em
http://inema.com.br/ff/f004162/fotos/CabecaJeeps/11b.htm
http://inema.com.br/ff/f004162/fotos/CabecaJeeps/11.htm
http://inema.com.br/ff/f004162/fotos/CabecaJeeps/19.htm
http://inema.com.br/ff/f004162/fotos/CabecaJeeps/23.htm

[]'s

Epiro
15/10/2003, 00:29
O pessoal do Cabeça Jeeps é quem vai fazer as adaptações no meu Jipe. Foi onde eu comprei o meu Cara-de-Cavalo também. Eles entendem bastante de Jipe.

ramil2007
19/10/2003, 23:06
Olá pessoal,

Gostaria de saber se é preciso passar os eixos de tras para flutuantes, e o q viria a ser isso?(desculpem a ignorância).
Desculpem muito a ignorância, mas eu posso colocar o kit fess nessa adaptação de eixos da rural, e qual seria as vantagens disso?
Gostari de saber tbm se é preciso alongar a carroceria, com pneus 33''? Seria necessario Spoa?E como ficaria com Spoa, kit fess, eixos rural, pneus 33'', freio a disco nas 4 rodas, hidrovácuo D20, direção mecânica de santana(seria necessario mudar as barras?), calços de PV de 1''1/2, motor 4 cilindros de opala alcool, carroceria de fibra, como ficaria esse conjunto, e se precisaria de mais alguma alteração de segurança?

A quem me responder peço desculpas pela enxeção de saco, e sou muito grato a todos vcs que já me ajudaram muito...

Ramil

Epiro
20/10/2003, 16:23
Na foto que o Walter mandou dá para ver que o Jipe dele tem o kit fess, portanto dá para colocar Kit Fess em Jipes com eixos de Rural.

A vantagem, segundo o que já ouvi dizer, é que o Jipe fica mais macio, e com boa estabilidade.

SPOA é sempre aconselhável quando se vai colocar pneus maiores. Vou fazer no meu Jipe também.

Com pneus maiores e eixos de Rural, tem que se colocar os alargadores de para-lamas (fender flare), para não ter problemas com a fiscalização (e não jogar lama e água na cara dos outros também).

Acho que deu para dar uma força.

ramil2007
20/10/2003, 17:28
Epiro,
Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas...

Mas ainda restaram algumas duvidas...

Mauro B.
21/10/2003, 12:06
Oi Ramil !!! :D

Gostaria de saber se é preciso passar os eixos de tras para flutuantes, e o q viria a ser isso?(desculpem a ignorância).
Por que vc está perguntando se precisa???

Desculpem muito a ignorância, mas eu posso colocar o kit fess nessa adaptação de eixos da rural, e qual seria as vantagens disso?
Sim, pode. Vantagens: pode deixar o jipe um pouco mais macio....mas tbm já ouvimos muito ao contrário, de que o jipe ficou mais duro e pulando que nem cabrito! Na minha opnião, o kit Fess só deve ser instalado em jipes SPUA, com feixes arriados e com jumelos originais. Para melhorar o resultado, acho interessante nós colocarmos graxa entre as lâmninas, juntamente com alguma lâmina resistente para diminuir o atrito! :wink:

Gostaria de saber tbm se é preciso alongar a carroceria, com pneus 33''? Seria necessario Spoa?
Aumentar a "boca" da da caixa de rodas, acho que não. Fazer SPOA eu sempre acho interessante, mas acho não é uma coisa que "preciiise"! :wink:

E como ficaria com Spoa, kit fess, eixos rural, pneus 33'', freio a disco nas 4 rodas, hidrovácuo D20, direção mecânica de santana, calços de PU de 1''1/2, motor 4 cilindros de opala alcool, carroceria de fibra, como ficaria esse conjunto, e se precisaria de mais alguma alteração de segurança?
Com excessão do Kit Fess com SPOA, acho que ficaria muito bom! Mas vai com calma cara, veja primeiro as coisas mais importantes e essenciais, depois tu te preucupa com o resto! A graça que eu acho de ficar modificando os jipes é vc fazer poucas coisas por vez, porque daí tu sente diferença e sente que realmente foi importante e surtiu efeito aquilo que vc fez.....mas isso é outra história...! :D

[]'s

ramil2007
21/10/2003, 13:53
E ae Mauro,
Blz?
POis eu ouvi dizer que deveriam passar para flutuantes, mas nem sabia o q significava isso...

Muito grato pelas dicas...

Vou encostar meu Jeep no começo do ano que vem lá na Deep Tec 4x4, para fazer motor/cambio/kit deeptec/freios/chassi/direção...

Valew pelas dicas...

MARCOS NASCIMENTO CJ5
29/11/2003, 14:28
Tenho um jeep willys e quero colocar eixos de rural ou de f-75 para dar mais estabilidade, mas tenho uma duvida quanto a resistencia destes eixos como rolamentos de rodas e pontas de eixo e carcaça e se estes eixos sao tao quanto resistentes quanto os do jeep cj5 e como instalalos no jeep se tem que fazer alteraçoes nos cardas e nos feixes de molas.

leopoldo
29/11/2003, 17:08
Caro colega,
Embora não saiba qual o ano do seu CJ5, assumo que foi dos fabricados com os eixos "grossos". Assim, os eixos da rural são do mesmo tipo e fabricante do CJ5.
Caso sejam dos mais modernos (preferidos, pois a tubeira é mais resistente), são carcaças de DANA 44 fabricados pela Albarus.
Dependendo de qual veículo veio, podem ter as seguintes relações:
5.88:1, 5.38:1 e 4.89:1 - portanto, tenha certeza que ambos possuem a mesma relação antes de comprar.
A única diferença é que o comprimento da tubeira (e respectivos semi-eixos) é maior. Rolamentos, etc... são iguais.
Como é mais largo, realmente oferece maior estabilidade, só que voce terá que remover os apoios das molas e soldar ambos mais "para dentro"
para acertas à largura do jeep.
Quanto à resistência, ficará só um pouco a menos quando instalado no jeep, mas voce não vai ficar saltando valetas para descobrir isso não é?

Abraços,

leo

Mauro B.
30/11/2003, 13:56
...instalalos no jeep se tem que fazer alteraçoes nos cardas e nos feixes de molas?
Oi Marcos!!! :D

Acho que não vai precisar, pois a dintância entre os eixos e a cx de transferância continuará a mesma!
As sapatas do eixo é que vc vai ter que soldar mais pra dentro, pois os feixes do jeep ficam mais pertos um do outro que os da Rural!
Como o Leopoldo já falou, a resistência em si é a mesma, só perderia um "pouquinhozinho" pois o peso do jeep ficaria sobre um ponto mais para centro do eixo, mas em compensação o jeep é mais leve que a rural...então, fica tuda na mesma!
O eixo da f-75 é mais largo que o da Rural, por isso, eu optaria pelos da Rural, para não ficar tãããooo grande assim!
Prefira o eixo traseiro da Rural 4x4 ou f-75 4x4, pois a bolota do diferencial fica mais para o lado direito, que nem o eixo do jeep, assim, o cardam traseiro não ficará inclinado para o lado!
Para ver fotos da instalação, vá até http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/index.htm

Espeo ter ajudado !

[]'s

MARCOS NASCIMENTO CJ5
30/11/2003, 19:48
O meu jeep e um willys 73 e os eixos a qual me referi seriam de uma rural entre 73 em diante, e o que vc acham de um jeep v8 302 canadence com eixos de rural para trilha so para lazer trilhas de media dificuldade, os meus planos sao ficha tecnica:

- motor 302 v8 canadense do maverick
- cambio 5 marchas f 1000 com adaptacao da deep tec mais reduzida original
- rodas da f1000 com pneus radial
- caixa de direçao do maverick ou do landau
- freios a disco
- chassis reforçado
- e eixos de rural 4x4

Giovani
30/11/2003, 22:55
- motor 302 v8 canadence do maverik
- cambio 5 machas f 1000 com adptacao da deep det mais redusida original
- rodas da f1000 com pneus radial
- caixa de direçao do maverick ou do landau
- freios a disco
- chassis reforçado
- e eixos de rural 4x4:

:D Fala Marcos!!!

:D Seja Bem Vindo ao Fórum! Bom, de cara eu riscaria essas direções da lista! Ponha "Direção de Maverick" na pesquisa e leia tudo que já rolou por aqui. "Reforço de Chassi" é outra que vc deve pesquisar. Leia tudo antes de iniciar a reforma! :wink:
[]'s

dptucunduva
01/12/2003, 09:16
- motor 302 v8 canadence do maverik
- cambio 5 machas f 1000 com adptacao da deep det mais redusida original

Eu pensaria de novo nesses ítens aí. Se com o L6 do opala o pessoal já explode a reduzida original willys 3x por semana, com o 302 então vai ficar triste...

Não sei se caberia, mas acho que valeria a pena ver se dá pra adaptar reduzida da band, ou de algum outro carro com motor maior.

MARCOS NASCIMENTO CJ5
02/12/2003, 20:06
:D O que vc fala com explodir a reduçao do jeep original, as ingrenages nao aguentam...., ou ela que nao aguenta a força do motor, ou e pela rotaçao que sera maior tendo um motor com mais forca e um cambio com uma relaço mais longa e com 5 machas.

Ja ouvi falar em muitos jipeiros que tem land rover trocarem a caixa de transferencia pela do jeep willys que dizem ser a mais resistente.

O que vc me falam do cambio de 5 machas da f1000 ou da c20 com o motor 302 v8, sera que o cambio aguenta.

Marcelo
02/12/2003, 22:15
Ja ouvi falar em muitos jipeiros que tem land rover trocarem a caixa de transferencia pela do jeep willys que dizem ser a mais resistente.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

O que vc me falam do cambio de 5 machas da f1000 ou da c20 com o motor 302 v8, sera que o cambio aguenta.
Para agüentar um motor desses, no mínimo um Clarck de 4 ou 5 marchas. :lol:
A reduzida/câmbio do Willys não agüenta esse coice todo do motor V8. É muito torque, o que acaba estourando os dentes das engrenagens. :cry: :cry:
Pense também no conjuto da Toyota, é muito parrudo também. :wink:

[s] robustos,

Luis Assis
13/01/2004, 20:22
Pense também no conjuto da Toyota, é muito parrudo também. :wink:

Vale lembrar que esse conunto, é muito dificil de ser encontrado... Como diria o Giovani, é mosca branca com sapatinho de cristal.... :D :D
Todo caso, se voce sair porai procurando, e por algum acaso encontrar duas, compre uma pra mim que depois eu te pago, por que o trem guenta mesmo!!!
[]'s
Gustavo

naldo.ap
31/01/2004, 03:20
Caro colega,
Embora não saiba qual o ano do seu CJ5, assumo que foi dos fabricados com os eixos "grossos". Assim, os eixos da rural são do mesmo tipo e fabricante do CJ5.
Caso sejam dos mais modernos (preferidos, pois a tubeira é mais resistente), são carcaças de DANA 44 fabricados pela Albarus.
Dependendo de qual veículo veio, podem ter as seguintes relações:
5.88:1, 5.38:1 e 4.89:1 - portanto, tenha certeza que ambos possuem a mesma relação antes de comprar.
A única diferença é que o comprimento da tubeira (e respectivos semi-eixos) é maior. Rolamentos, etc... são iguais.
Como é mais largo, realmente oferece maior estabilidade, só que voce terá que remover os apoios das molas e soldar ambos mais "para dentro"
para acertas à largura do jeep.
Quanto à resistência, ficará só um pouco a menos quando instalado no jeep, mas voce não vai ficar saltando valetas para descobrir isso não é?

Abraços,

leo

Leopoldo,

Um Jeep Ford 1977 original apresentaria qual configuração nos eixos? já são Dana 44 iguais ao da F-75 ou são menores?
Se eu utilizar os alargadores das rodas (no meu eixo atual) disponíveis no mercado (que em média aumentam 1 polegada de cada lado) melhora alguma coisa na estabilidade ou o efeito seria insignificante?

Achei num ferro velho um eixo dianteiro de F-75 com o diferencial completo por R$ 100,00 e o trazeiro por R$ 25,00 (só a carcaça oca).
Na verdade a F-75 está inteira lá (na aparência), com carroceria de madeira, mas como por aqui ninguém dá valor nesses carros, está se acabando à margem da rua e o dono me vende só essas peças se eu quiser.
Não sei se seria melhor eu trocar os eixos, alguém teria uma sugestão?

[perdendo o sono por causa do jipe]

leopoldo
31/01/2004, 12:10
Tanto faz,
a carcaça do diferencial, coroa, pinhão, satélites, planetárias......é tudo dana 44, desde que original.

Só muda a bitola, ou seja, o comprimento das tubeiras e semi eixos.

Alargadores???????

Para quê se você já vai colocar eixos mais largos????

Ah!, entendí. A melhora é insignificante, e poderá trazer mais problemas que benefícios.

Você pode montar os eixos, só depende de não ter problemas com os guardas que vão ficar de olho nos pneus para fora.

Agora, tenha cuidado com a carcaça ôca, não é só simplesmente jogar as peças lá dentro e apertar os parafusos.

Montagem de eixos requerem ferramentas especiais que 110% das oficinas não tem, não querem ter, e mesmo querendo ter não sabem usar.

Procure uma já montada e não mexida.

Quanto ao V8, hehehe, eu sei que muitos vão protestar, mas meu jeep tem o motor 302 a 10 anos, primeiramente com a caixa 3 marchas do jeep(não aguenta), depois a 4 marchas da rural 6 cilindros (tambem não aguenta) depois com a caixa 4 marchas do jeep OHC, aguenta bem mais, mas não indefinidamente e finalmente com o automático do Landau(esse aguenta qualquer tranco). Só não experimentei o câmbio mecanico de 3 ou 4 marchas da ford , mas sei que ambos aguentam bem.

Uso a reduzida do jeep e pelo menos a minha ainda está inteira.
Nunca explodiu como dizem, mesmo abusando, por isso tenho minhas ressalvas quanto a condenar a caixa.

O dia que a minha estourar e eu sobreviver, vou estudar o que aconteceu e aí sim tirar as minhas conclusões. Embora já tenha começado a analisar o problema devido aos colegas com 6 cilindros que estouraram as carcaças.

Mas sabe como é, tem adaptações que dão certo, outras...... não.

Agora, respondendo à sua pergunta, se o seu problema é estabilidade, só aumentando mesmo a bitola do jeep.

Lembrar que você poderá eventualmente ter problemas com a fiscalização. Mas é um "poderá".

Caso fique muito bem feito, incluindo alargadores de para-lama, e extensão nos para-choques ...........a legislação proíbe mais que 10 cm de pneu exposto de cada lado, olhando o jeep de frente........... aumenta a chance de escapar na inspeção obrigatória.

naldo.ap
31/01/2004, 13:18
Tanto faz,
a carcaça do diferencial, coroa, pinhão, satélites, planetárias......é tudo dana 44, desde que original.

Só muda a bitola, ou seja, o comprimento das tubeiras e semi eixos.

Alargadores???????

Para quê se você já vai colocar eixos mais largos????

... só depende de não ter problemas com os guardas que vão ficar de olho nos pneus para fora.

Leolpolo,

Como eu não quero problemas com a fiscalização, acho que vou manter os eixos originais, visto que são Dana 44 (a carcaça é enorme e o tubo grosso) e estão em ótimo estado de conservação (não está desgastado em baixo).

... Agora, respondendo à sua pergunta, se o seu problema é estabilidade, só aumentando mesmo a bitola do jeep...

Quanto aos alargadores de roda:

...Ah!, entendí. A melhora é insignificante, e poderá trazer mais problemas que benefícios.

Quais seriam os problemas resultantes desses algardadores? pois se eu decidir manter o eixo original (mais curto) penso em colocar pelo menos os alargadores, pra ganhas essas duas polegadas a mais. Mas se vc me dizer que é só trabalho jogado fora eu deixo como está.

Até mais.

roger_caldas
22/06/2004, 17:35
Saaaaaaaalve rapêize! :D :D :D

Estou de olho em uns eixos de Rural pra colocar no Jiponga e queria saber da massa quais são os passos pra fazer a troca. Exige alguma gambi sinixxxtra ou é mais tirar um e pôr o outro, claro, trocando pelo menos os braços de direção.

[]´s rurais,
Rogério

leopoldo
22/06/2004, 18:54
e a posição das sapatas das molas

roger_caldas
22/06/2004, 19:12
Saaalve Leopoldo! :)
Estive dando uma olhada no seu Jeep mais uma vez (espetacular, por sinal) e me diga uma coisa: o seu não está com eixos de Rural não, está?

Abraço,
Rogério

Beto Lacerda
22/06/2004, 19:42
roger centraliza o eixo com o centro do jeep , solda as sapatas na posiçaõ que estiverem as molas , monta e faz o barramento de direção , num tem segredo .
ah refaz cardãns ,se bem que o dianteiro se vc manter spua num precisa mexer (vc vai fazer SPOA no jiponga ?? ), tem tb as linhas de freio , mas é tudo bem simples , é quase tira um põe outro .
[]'s

roger_caldas
22/06/2004, 19:52
Graaaaaaaaaaaande Betowski! :D :D :D
Tudo em Paz, brodín?! 8)

Cumpadji, valeu pelas dicas! Tu já fez isso no Brucutu?

Por enquanto não vou mexer nas molas do Jiponga, não, então não devo mexer nos cardans. Aliás, por que eu precisaria mexer no cardan de trás se fosse manter as molas por baixo do eixo? Não entendi.

E de peças pra comprar, além das barras de direção, das carcaças dos eixos e dos semi-eixos, o que mais eu vou precisar, partindo do princípio que vou usar minhas relações de diferencial atuais, rolamentos e munhões?

Abração, irmão! 8)

Rogério

LuizCabral
22/06/2004, 20:10
tambem penso em colocar os eixos da rural no meu jeep.
Me diz uma coisa, eles sao dana 44 ne?
Se eu colocasse os eixos da rural e fizesse SPOA, acho que a largura compensaria a nova altura da viatura (para que nao perca estabilidade) ne?

leopoldo
22/06/2004, 20:15
o seu não está com eixos de Rural não, está?

Não. Deixei a bitola original do CJ5 pois com os 35x12.5x15, não haveria alargador para compensar e ai seria prato cheio para qualquer comando!

Paulo Eduardo
23/06/2004, 02:55
Olá,

presta atenção no seguinte:

a bolota do eixo da rural é quase central, da 4x2 e 4x4 também!!!!
se vc pretende um dia botar um câmbio clarck ou uma mecânica maior, vai dar M! O cardã traseiro vai ficar muito angulado ou estrangulado mesmo, além de que, na melhor das hipóteses vai ter que fazer um banco com amortecedores pra aguentar as vibrações.... se for fazer spoa então!!!

Eixo traseiro pra jeep é o da F-75 4x4.... tem que ser... ou então o amigo gasta uma $$$ pra comprar um CV e tapeia o problema....

falo por experiência!

[]´s

Beto Lacerda
23/06/2004, 03:25
Roger o traseiro pela diferença na posição da "bolota" , ja estou com os eixos da rural , e SPOAdo , ainda num andei , to com 4.1 e clarck , meu cardãn traseiro , não esta ´tão curto pois meu motor esta todinhop dentro do corta fogo , nem 1 cm recuado , esta angulado sim para o lado , mas menos do que para baixo , e na boa , acredito que não esta estrangulado não , as cruzetas estão trabalhando normalmente ,virei as bolotas (o traseiro vc vira o eixo todo ) para "apontar " para T-case , o teste dinamico deve vir daqui uns 20 dias , se der zica troco pelo da f-75 (lá no marin tem um me esperando , caso precise )e ponho alargador no dianteiro para igualar a bitola .
vc mantem sua relação de diferencial pois ambos são dana 44 , mas se vc tiver a cx. satelite de 30 estrias vai ter que trocar , de rural só tem ponta original de 19 estrias , até existem de 30 mas a maneira que é feita num da muito certo (aprendi isso aki em algum topico ) , troquei as minhas por de 19 estrias , os rolamentos convem trocar , uma vez que o eixo esta desmontado , ja reviza ele todo .
[]'s

roger_caldas
23/06/2004, 09:01
Êêêêê, putada boa! :lol: :lol: :lol:
Esse fórum aqui é melhor que a Barsa e a Enciclopédia Britânica juntas... hehehe

Agradeço a todos pelas contribuições! E vamos para os eixos de F-75!

Eixo traseiro pra jeep é o da F-75 4x4
Grande Paulo, usando os da F-75 atrás, qual usar na frente?

o teste dinamico deve vir daqui uns 20 dias
Aaaaaaah muleeeeeeekeee!!! O Brucutu vai cair na vida!!! Show! Manda fotos da criança!

[]´s,
Rogério

Dennis Figueiredo
23/06/2004, 09:46
Sem contribuir nada.... :D

Também to colocando eixo de F75 junto a pneus 36".... vamos ver no que vai dar. :wink:

EduardoLang
23/06/2004, 11:17
Coloca o eixo da rural dianterio e o traseiro da F75 ! ! ! 8) Resolvido!!!!! :P :P

Pelo menos eu acho ! :shock: :D ! ! :) ! !

Pavani
23/06/2004, 11:24
Por que nãop daria pra usar um câmbio clarck com os Dana 44?!?
Qual é a diferença dos da F-75?!?
Pretendo por um 4.1 com câmbio clarck e os Dana 44 SPOA.... Não daria pra colocar isso?!? :? :? :?
Aguardo resposta....
Valeu galera....
Abraço...
Pavani

Dennis Figueiredo
23/06/2004, 11:25
O dianteiro da F-75 e da Rural são iguais.

Pode comprar o conjunto inteiro da F-75, não vai ter diferença.

Paulo Eduardo
23/06/2004, 12:45
Daês...

Betão.... tomara mesmo que vc não tenha problemas, mas, eu tive...
imagine a angulação já existente na sua config. mais a torção do eixo e a descida da suspensão!!! Além de que vai vibrar....
mas tomara que não né....

Pavani, o fato de ser rural ou 75 só tem a diferença da localização da bolota e comprimento do eixo, ambos são D44...

e os eixos dianteiros são iguais mesmo, tanto faz rural ou f-75...

[]´s

Beto Lacerda
23/06/2004, 13:04
Daês...

Betão.... tomara mesmo que vc não tenha problemas, mas, eu tive...
imagine a angulação já existente na sua config. mais a torção do eixo e a descida da suspensão!!! Além de que vai vibrar....
mas tomara que não né....

Pavani, o fato de ser rural ou 75 só tem a diferença da localização da bolota e comprimento do eixo, ambos são D44...

e os eixos dianteiros são iguais mesmo, tanto faz rural ou f-75...

[]´s
espero num ter problemas , mas caso venha a ter , de tanto que li sobre esse mal , ja deixei um eixo tras. da F-75 reservado ...
o chato é a diferença de bitola , dai só com espaçador de roda ...
[]'s

Paulo Eduardo
23/06/2004, 13:18
:D

na boa Beto,

se vc já tem o eixo, por que não coloca ele já de cara??? memo que o seu sistema funcione rasoável, o outro vai funcionar melhor, e na minha opnião... quanto mais largo melhor (ÊÊÊÊÊpa) :lol: :lol:
na frente bota os alargadores, mas eu ainda nem fiz isso....

[]´s

Beto Lacerda
23/06/2004, 13:30
pq se der certo com o da rural pra mim ja esta bom e ja fiz todo trampo de fixar sapatas , linha de freio ,revisei ele todinho , mas como minha reforma ta demorando , li esse problema c/ o da rural uns dois meses atraz e me previni , o da F-75 num é meu , só ta reservado no FV de um amigo , mas se precisar acho que em uma semana no max. da pra trocar , por enquanto vou torcendo pra dar certo , pq nada nada vão-se algumas latas na brincadeira , tem o alargador dianteiro , etc.
fora que com as minhas rodas e pneus ja tenho um palmo de pneu pra fora do jeep pra cada lado , com o da F-75 então ...
[]'s

Dennis Figueiredo
23/06/2004, 14:07
Betão.... eu to pensando em mudar o OFF-SET das rodas TRAZEIRAS pra tentar pelo menos ter duas bitolas parecidas.... acho que não vai ser tão difícil visto que minha roda é -44.

Beto Lacerda
23/06/2004, 14:16
fala dennis , minhas rodas tb tem of-set negativasso , só que são de liga , 15"x10" , bbs , igual as dobarão vermelho só que pra CJ , então mexer no offset num rola , alargador no dianteiro é minha unica solução caso tenha que mudar pelo da F-75
[]'s torcendo pra num ter que trocar

Paulo Eduardo
23/06/2004, 14:31
...

as minhas rodas tb são de alumínio 15/10 bbs... com off set -44...
com os 33 ficava uns 25cm de pneu pelo menos pra fora da lata :shock: pra cada lado.... na traseira, quero ver agora com os mudzila 35/13.5
vai ficar meio ignorante!!! e depois que colocar os flutuantes então.... vai aumentar mais um pouco, só não coloquei ainda pq quero esperar o Leopoldo inventar o "esquema" das rodas livres... e só depois que tiver com o eixo traseiro pronto definitivamente, é que vou botar alargadores na dianteira....

[]´s com previstos 30cm de exesso lateral pra cada lado...

Beto Lacerda
23/06/2004, 14:35
...

as minhas rodas tb são de alumínio 15/10 bbs... com off set -44...
com os 33 ficava uns 25cm de pneu pelo menos pra fora da lata :shock: pra cada lado.... na traseira, quero ver agora com os mudzila 35/13.5
vai ficar meio ignorante!!! e depois que colocar os flutuantes então.... vai aumentar mais um pouco, só não coloquei ainda pq quero esperar o Leopoldo inventar o "esquema" das rodas livres... e só depois que tiver com o eixo traseiro pronto definitivamente, é que vou botar alargadores na dianteira....

[]´s com previstos 30cm de exesso lateral pra cada lado...
então cara minha encanação é essa 30 cm de fora pra cada lado é coisa pacas diz ae
[]'s torcendo cada vez mais pelos de rural

roger_caldas
23/06/2004, 14:35
Betowski,
como você está pensando em fazer os alargadores de pára-lama pra tamparem os pneus?

Abração,
Rogério

Beto Lacerda
23/06/2004, 14:40
Betowski,
como você está pensando em fazer os alargadores de pára-lama pra tamparem os pneus?

Abração,
Rogério
num tô :twisted: :twisted:
[]'s

Dennis Figueiredo
23/06/2004, 14:42
Paulo.... tem eixo é de F-75 ou Rural????25cm pra fora com os 33'' é no dianteiro ou nos trazeiros????

roger_caldas
23/06/2004, 14:49
Betowski,
num tô :twisted: :twisted:

Ih, aloprou! hehehehehhe :twisted: :twisted:

Só toma cuidado com "uz hômi"!!! 8)

[]´s,
Rogério

elcio
23/06/2004, 14:56
eu tbem pretendia colocar o eixo da F-75 que por sinal apareceram por preço de banana.
mas como o Paulo disse eu tbem vou colocar Mudzilla (monstrozilla) 35x135x15.
esse eixo eh mais centralizado sim, mas se eu coloca-lo junto com esses pneus + off-set, vou ter q usar paralamas dianteiros de fusca como alargadores :shock:

[]´s

Pavani
23/06/2004, 16:12
Galera...
Voltando um pouco no assunto que eu nao entendi direito.... :?
Não dá pra colocar um câmbio clarck com esse diferencial Dana 44?!? Por que?!?
Só da pra colocar com os da F-75?!?
Valeu...
Abraço...
Pavani

EduardoLang
23/06/2004, 16:30
Pavani,

O que a galera fala é que o diferencial da RURAL que é DANA 44 tem a bola mais pro centro e o diferencial da F75 que TAMBÉM é DANA 44 tem a bola mais pro lado.

Então se for o da RURAL ( DANA 44 ) fica estrangulada a cruzeta, se for da F75 ( DANA 44 ) fica melhor pelo fato DA BOLA ser mais pro lado do passageiro.

E N T E N D E U ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :shock: :shock: :P :P :P :P HA HA HA HA HA

Brincadeirinha viu meu prezado ! ! ! Mas é mais ou menos isso que a galer quiz dizer ! !

SDS

Dennis Figueiredo
23/06/2004, 16:43
Pavani,

O que a galera fala é que o diferencial da RURAL que é DANA 44 tem a bola mais pro centro e o diferencial da F75 que TAMBÉM é DANA 44 tem a bola mais pro lado.

Então se for o da RURAL ( DANA 44 ) fica estrangulada a cruzeta, se for da F75 ( DANA 44 ) fica melhor pelo fato DA BOLA ser mais pro lado do passageiro.

E N T E N D E U ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :shock: :shock: :P :P :P :P HA HA HA HA HA

Brincadeirinha viu meu prezado ! ! ! Mas é mais ou menos isso que a galer quiz dizer ! !

SDS

Explicação perfeita...... mas me diz uma coisa... e o dianteiro é Dana 44 tabém??? :twisted:

Paulo Eduardo
23/06/2004, 17:01
daês...

então, eu fui medir o jeep la na garagem....

com os 33 e as rodas -44 fica 22cm pra fora de cada lado na traseira...
isso sem os flutuantes, que aumentam mais um pouco... mais os mudsila...
sei lá... acho que vai dar uns 25 a 30 mesmo.... no eixo traseiro...

vou ter a medida certa na sexta (tomara) quando chegarem meus pneus...

o eixo é da f-75...

os alargadores eu tenho os de fibra 10cm... :? não serve nem pra enganar :lol: mas to fazendo um Super Borrachal Alargueitor pra colocar preso nos de fibra... bem simples de fazer e vai ficar show...(espero)
andar sem isso não tem chance... eu ia pra trilha com os 33 e não conseguia nem andar direito de tanto que espirrava lama...NA CARA!!
uma vez fiz uma viagem sem a capota (que eu não tenho) e com o asfalto molhado pois tinha acabado de chover... parecia que tinha uma núvem particular em cima do jeep... :lol: :lol: :lol: de tanto que respingava, todos os outros jipeiros se cagavam de rir... um puta sol e nóis de impermeável dentro do jeep.... :lol: :lol: :lol:

[]´s

EduardoLang
23/06/2004, 17:30
Ae PAULÃO!!!!!!!!

Só dando muita risada mesmo!!!!!!!!! :D :D :P

ha ha ha ha rs rs rs rs .....................

fugger
23/06/2004, 17:37
eu tbem pretendia colocar o eixo da F-75 que por sinal apareceram por preço de banana.
mas como o Paulo disse eu tbem vou colocar Mudzilla (monstrozilla) 35x135x15.
esse eixo eh mais centralizado sim, mas se eu coloca-lo junto com esses pneus + off-set, vou ter q usar paralamas dianteiros de fusca como alargadores :shock:

[]´s

Elcio

A quantas anda uns eixos desses por aqui? Tô sem noção de preço. :roll:

[]'s

elcio
23/06/2004, 17:56
oi Fugger:

apareceu um par pra mim por 150,00. o cara nao tinha nem noçao do que tava vendendo e me vendeu as peças por quilo.
mas foi um caso excepcional.mas a negada ta vendendo, qdo tem, por 500,00 +- cada um.

[]´s

fugger
23/06/2004, 18:03
oi Fugger:

apareceu um par pra mim por 150,00. o cara nao tinha nem noçao do que tava vendendo e me vendeu as peças por quilo.[]´s

Puts :shock:

Quando aparecer outro destes me avise (se vc não for usar lógico). :D

[]'s por dentro dos preços agora

Paulo Eduardo
23/06/2004, 20:08
Eu paguei 300 pilas a base de troca aí em ctba....
mas ainda tive sorte e pguei o último par que o cara tinha...
depois uns caras do RS levaram TODOS os outros...

é brincadeira essa gauchada
:twisted: :lol: :lol:

[]´s

Pavani
23/06/2004, 21:08
Agora eu entendi....hehehe
Não me assuste dessa maneira!!! hahahha
Mas é isso aí, vou na busca desse diferencial da F-75 ! ! ! Acertei agora?!?hehehe :lol: :lol: :lol: :lol:
ABraço...
Pavani

EduardoLang
24/06/2004, 08:24
Grande pavani!!!!!!!!!!!!!!!! :P :P :P :P

abraços

elcio
24/06/2004, 09:25
Quando aparecer outro destes me avise (se vc não for usar lógico). :D

[]'s por dentro dos preços agora

com certeza, to sempre rodando uns ferros-velhos por ai. vc ve coisas que nao acredita.
esses eu comprei num la pros lados do Pinheirinho tava num monte de sucata que ia ser vendida, a quilo, pra reciclagem.
o problema eh que se vc for arrematar tudo o que aparece, ta falido.
em SC tbem tem uns FV que vc nao acredita.
mas assim que aparecer outra "barbada" te aviso.

[]´s

roger_caldas
24/06/2004, 21:57
Pá tacá PARÁU!
Não tenho outro comentário!!!!
Acabei de ver um Jipinho A-NI-MAL a venda em uma agência em Osasco.

Pra vocês terem uma idéia, é um CJ-5 1977 e o cabra pede Lt$29.000!!!

A gente estava falando de eixos pra pôr nos CJ´s e esse me chamou atenção de longe, pq está com eixos largos. Parei pra ver, claro.

Segue algumas características:
:arrow: Eixos de Rural na frente e atrás (o diferencial é ligeiramente deslocado para a direita, e o cardan não me pareceu nada estrangulado)
:arrow: Sapatos Wrangler MT/R 35"
:arrow: Freio a disco nas 4 rodas
:arrow: Bancos Concha
:arrow: Carroceria de fibra beeeeeem legal (o vão da porta é mais quadrado, lembrando os CJ-7´s
:arrow: Motor de opala 2.5 aspirado a álcool
:arrow: Feixes de mola da Toyota
:arrow: Painel completo

Well, é o que eu consigo lembrar vagamente do que eu consegui ver no meio de tanta baba escorrendo....

Seria interessante alguém da região passar por ali, tirar umas fotos e postar aqui no fórum, por que este carango é uma belíssima referência pro que a gente sonha em fazer com os nossos....

Quem quiser conferir, a loja se chama Jefferson veículos e fica na Av. dos Autonomistas, do lado esquerdo pra quem segue pra Carapicuíba. Deve estar a uns 2 km depois daquele pontilhão grande do WalMart. Vale a pena o passeio...

[]´s babantes e mais confiantes nos eixos da Ruras,
Rogério

Paulo Eduardo
24/06/2004, 22:22
Tá, mas...

* motor pequeno = travessa no lugar original = cardã longo
* quanto mais comprido o cardã menor o estrangulamento das cruzetas
* spoa???

e já que tem a porta maior... o cara não fez como o Gustavo que aumentou entreeixos?

não é implicância não heim... é que eu ja me dei mal e não quero que os amigos repitam o erro...

[]´s

roger_caldas
25/06/2004, 17:18
Saaaaaaaalve Paulão!!!! :D

* motor pequeno = travessa no lugar original = cardã longo
* quanto mais comprido o cardã menor o estrangulamento das cruzetas
Não pretendo fazer nenhum upgrade no powertrain do Jiponga, mantendo o original 4cil e 4 marchas. Vc acha que com essa configuração é viável o de Ruras, sem estrangular as cruzetas?

* spoa???
O que que é SPOA mermo!? heheheheheh :twisted:
Néra SPOA não... é MBE mermo! (MBE=Maad de SPUA) :)

tem a porta maior... o cara não fez como o Gustavo que aumentou entreeixos?
Bródi, não parecia alongado não.... era só a porta que ao invés de ser arredondada era "aquadradada"...

não é implicância não heim... é que eu ja me dei mal e não quero que os amigos repitam o erro...
Ihhhh, coéééééé Paulones.... tô nem te entendendo....
Arrenth saca quando um Zé Ruela tá de sacanagem e qdo está falando a vera... Nem esquenta a peruca que tá claro que tu tá tentando ajudar a massa... 8) 8) 8)

[]´s procurando cascas de Ruras!
Rogério

Beto Lacerda
25/06/2004, 17:27
[]´s procurando cascas de Ruras!

Roger , sei onde tem de rural e F-75 , o preço num foge mto. da media , mas é sempre coisa boa , sai uns +/- 600 pilas cada completo (sem rl nem freio ) mas com tudo de dentro , pontas cx. satelite , relação , etc ..
qqer coisa me avisa
[]'s

roger_caldas
25/06/2004, 18:16
sai uns +/- 600 pilas cada completo
Ui! R$1200 nos dois?!

[]´s já simpatizando com os eixinhos originais...
Rogério

Paulo Eduardo
25/06/2004, 19:32
Ihhhh, coéééééé Paulones.... tô nem te entendendo....
Arrenth saca quando um Zé Ruela tá de sacanagem e qdo está falando a vera... Nem esquenta a peruca que tá claro que tu tá tentando ajudar a massa... 8) 8) 8)

:lol: :lol: :lol: Caracas.... tão ta beleza!!!

acho que se manter a t-case no lugar original e o jeep sem spoa deve rolar sim... de repente até rola com spoa... mantendo o resto no lugar... o pepino é o depois...

depois de enjoar de spua..
depois de botar um mwm6cc
depois de botar uma clark 5marchas
depois de montar uma 4-link...
:lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s

Mauro Darezzo
25/06/2004, 20:48
Coloquei no meu Jeep os eixos da F-75 e sinceramente achei largo demais. Na frente ficou bom (é mais estreito) na traseira ficou animal, 3 cm a mais de cada lado. Andando na rua parece um sapo :lol: :lol: Roab!!! Roab!!!. :lol: :lol: Para ser sapo não falta nem pular, já pula pra xuxu.
Para solucionar o problema da largura vou mandar as rodas traseiras serem resoldadas mais para dentro :? (coisa de doido). O cardã ficou certinho, sem problemas.
Veja no site abaixo o meu jeep então.

Beto Ferrari
27/06/2004, 03:09
sALLve pessoal

Só me intrometendo um poquinho....
acho que a carroceria que o Roger viu com a porta quadrada deve ser da Atlantida www.atlantida4x4.com.br.

Beto,
O Marin do FV também me prometeu arrumar os eixos só que da rural por R$600,00 - 9:44.

Dennis Figueiredo
28/06/2004, 08:12
Para solucionar o problema da largura vou mandar as rodas traseiras serem resoldadas mais para dentro :? (coisa de doido).

Vou fazer a mesma coisa :wink:

Beto Lacerda
28/06/2004, 10:01
Beto,
O Marin do FV também me prometeu arrumar os eixos só que da rural por R$600,00 - 9:44.
a ultima vez que tive lá ele comentou , vi um eixo sendo revisado perguntei se era pra algum amigo meu , ele disse que era pro rapaz de SP que comprou o Jeep verde , imaginei que fosse seu :lol: ,
[]'s

roger_caldas
28/06/2004, 10:45
Beto,
a ultima vez que tive lá ele comentou , vi um eixo sendo revisado perguntei se era pra algum amigo meu , ele disse que era pro rapaz de SP que comprou o Jeep verde , imaginei que fosse seu :lol: ,
[]'s

Meus camaradas,
digam aê: é LT$600 os dois ou cada um?!

[]´s falidos,
Rogério

Dennis Figueiredo
28/06/2004, 10:59
Meus camaradas,
digam aê: é LT$600 os dois ou cada um?!

[]´s falidos,
Rogério

600 provavelmente é cada.... os meus paguei 1.000 a 3 meses atras.

Beto Lacerda
28/06/2004, 11:35
é roger 600 pilas cada ... , mas se vc vender os seus do jeep pra alguem ... , são canela grossa ??

roger_caldas
28/06/2004, 14:48
é roger 600 pilas cada ... , mas se vc vender os seus do jeep pra alguem ... , são canela grossa ??
Saaaaalve Betowski! :D
Os meus são finos na frente e grossos atrás.... oooooops!
Os eixos, naturalmente! :lol: :lol: :lol:

Só a casca com os semi-eixos eu tinha visto vendendo no Rio por R$500 tudo... Por isso me espantei...

Sinixtro!

[]´s falidos,
Rogério

Beto Lacerda
28/06/2004, 14:55
é ta meio que no preço , o cara vai acabar vendendo o fino por uns 300 e o grosso por uns 400 , dai vc soma relação , cx satelite e tudo mais chega nos 600 por eixo , liga lá pro marin e ve com ele se ele num pega o seus eixos como parte do pagamento (os meus ele aceitou , mas eram os 2 do grosso ) , quem sabe num diminui essa diferença
[]'s

roger_caldas
28/06/2004, 15:01
é ta meio que no preço , o cara vai acabar vendendo o fino por uns 300 e o grosso por uns 400 , dai vc soma relação , cx satelite e tudo mais chega nos 600 por eixo , liga lá pro marin e ve com ele se ele num pega o seus eixos como parte do pagamento (os meus ele aceitou , mas eram os 2 do grosso ) , quem sabe num diminui essa diferença
[]'s

Pó dixcrê! Vou dar uma ligada pra ele! Ele é o gerente daquela Boutique de Raridades Victorianas que vc recomendou?

Abraços,
Rogério

Beto Lacerda
28/06/2004, 15:39
Positivo , gerente, dono, vendedor , nessas boutiques é sempre o mesmo cara :lol: , se num for é loja de peças :lol: dai num tem aquele "charme" :lol: , boa sorte na negociação
[]'s

Max Terry
12/08/2004, 09:42
Ae galera, eu comprei um par de eixos de f-75 canela grossa completos para adaptar no meu cj-5 por R$ 700,00 em 3 vezes, mas um jipeiro daqui da região deu mais sorte, pois achou uma f-75 completa, por R$ 600,00, tinha até documento (atrasado), os eixos eram canela fina, mas tem gente que até prefere estes. Eu acho que o ideal é isso, procurar uma F-75 sem documentos num desmanche, eu tentei isso, mas não encontrei. Se alguém ficou interessado no preço, sinto muito mas o jipeiro que me vendeu os eixos já faleceu. Eu vou colocar alargadores de paralama de 15 cm, pra enganar, pois tampar mesmo , não consegue, e olha que os meus pneus são os firestone argentinos aro 16( finos para os padrões atuais.)

Pagani
14/03/2005, 21:21
AE !!

REcebi hoje uma boa oferta em um par de eixos de rural...
Pesquisei aki no forum e acabei ficando meio confuso... Como tenho que dar aresposta amanhã de manhã, gostaria da opinião de vcs...

Estou buscando ter uma boa ssuspenção em meu CJ 74,

Qual o beneficio real de trocr meus eixos pelos da Rural...

Qual a dificuldade de troca-los em casa?
Qual o preço medio de um par de eixos destes.

VLW

Pagani
Ainda pesquisando...http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg

gtrong
15/03/2005, 08:40
Pagani
Estou fazendo, uma alteração para aumentar a largura dos eixos coloquei os dois eixos dianteiros da ruaral pelas carcaça paguei nas duas R$ 150,00 e R$ 100,00 nas pontas de eixo dando as do jeep a base de troca depois gastei mais com retentores, rolamentos, terminais de direção e óleo de dif. A Mão de obra foi de R$ 300,00. Tenho duvidas a respeito da resistência do eixo dianteiro na traseira a principio acho ter vantagens como ponta de eixo mais baratas pelos menos as usadas, diferencial deslocado mais alinhado com a t-case eixo flutuante e possibilidade de virar a roda não sei como fazer e se melhora alguma coisa mas em todo caso já esta lá.
Eu também como você gostaria de mais informação a respeito dessa transformação pois vou pegar o jeep daqui umas três semanas, até lá posso ir fazendo alterações.
Como maior beneficio foi de ter aumentado a largura em 22cm de cada lado 44cm no total com isso com certeza aumenta a estabilidade ou melhor o angulo de inclinação lateral que pelo meus cálculos aumentou, se antes se conseguia uma inclinação lateral maxima de 45º agora passará para quase 53º aumentando em mais de 17% essa inclinação. Para esse aumento de largura tambem coloquei rodas mais largas de 10". Quanto a troca-los em casa a maior dificuldade que eu encontraria seria de fazer as soldas no suporte do eixo e a montagem do diferencial que no meu caso utilizei os que usava no meu jeep. Caso coloque os eixos completos ( que eu deveria ter feito) não vejo maiores dificuldades de substitui-los voçê mesmo.

cristiano
15/03/2005, 08:50
Os benefícios que eu conheço são:

- Pode colocar pneus maiores sem preocupação de pegar na lata
- Menos uma etapa para fazer SPOA

Eu já ouvi por aqui saindo por L$ 1000... mas já faz um tempo... eles dizem que a oferta de eixos da Rural é maior que os do jeep mesmo...

Vai ter que mexer nas barras da direção e tubulação do freio... porque vai ficar curtos...

Não vejo dificuldade em instalar em casa, só vai precisar de cavaletes e macaco jacaré... e espaço...

Acho que só...

Beto Lacerda
15/03/2005, 10:41
pagani os de rural pra cj num da certo , tem que ser de F-75 , acredite pois eu não acreditei qdo. me falaram e da zica sim ...
[]'s

leovalle
15/03/2005, 11:07
Beto,

Os meus são de Rural e deram certo. A confusão deve estar em qual tipo de eixo. O da Rural mocha a bola é no meio e complica mesmo, mas a 4x4á bolota é deslocada.

[]'s

Beto Lacerda
15/03/2005, 11:12
Leo de rural 4x4 mesmo é deslocada mas em relação ao centro do cj é menos (10cm) ,a da F-75 em relação ao centro é igual ao cj ,(tanto que as pontas traseiras curtas da rural e da F-75 são as mesmas só muda a lunga ) no seu carro e outros com motorzinho :twisted: :twisted: e cambio original o de rural deve servir mas se vc colocar um clarck ja vai ter problemas de angulação se colocar motor grande então ...
[]'s

Dennis Figueiredo
15/03/2005, 11:26
Leo de rural 4x4 mesmo é deslocada mas em relação ao centro do cj é menos (10cm) ,a da F-75 em relação ao centro é igual ao cj ,(tanto que as pontas traseiras curtas da rural e da F-75 são as mesmas só muda a lunga ) no seu carro e outros com motorzinho :twisted: :twisted: e cambio original o de rural deve servir mas se vc colocar um clarck ja vai ter problemas de angulação se colocar motor grande então ...
[]'s

Beto falou tudo oque eu falaria.

leovalle
15/03/2005, 11:33
[]'s

Beto falou tudo oque eu falaria.

Os dois não deixam de ter razão. Tem certos jipeiros que tem que colocar motorzão pra compensar os brações :twisted: No meu caso, mantenho mais o conjunto original mesmo, pois toco pra ca.ralho.

A vantagem que vejo no da F-75 é que como ele é maior 100mm que o da Rural, vc pode colocar as rodas menos negativas, preservando mais os rolamentos.

[]'s

elcio
15/03/2005, 11:59
A vantagem que vejo no da F-75 é que como ele é maior 100mm que o da Rural, vc pode colocar as rodas menos negativas, preservando mais os rolamentos.

[]'s
nao muito, pois se for colocar freios a disco, existe a possibilidade das rodas pegarem nas pinças. e sem essa de gastar as rodas, ou as pinças, para caber, isso eh servicinho de 5ª categoria.
em relaçao as bolas do diferencial os eixos da F-75/85 seriam mais ideais, pena que sao largos demais.
em novembro me ofereceram um par, completo, de rural (4x4) por 800,00.
mas como ando SEMPRE duro, rejeitei.

[]´s

Dennis Figueiredo
15/03/2005, 14:39
[eixos da F-75/85 seriam mais ideais, pena que sao largos demais.

Não acho tanto.... lembro que as rodas traseiras com off-set positivo. Se deixar negativo fica mais largo ainda.

Beto Lacerda
15/03/2005, 14:51
nao muito, pois se for colocar freios a disco, existe a possibilidade das rodas pegarem nas pinças. e sem essa de gastar as rodas, ou as pinças, para caber, isso eh servicinho de 5ª categoria.

tive problema das pinças rasparem nas bbs (15x10 offset -44), tirei exatos 1,2 mm da roda e resolveu , mas como agora eu to com mangels daytona 15X8 (p/ poder usar beadlocks ) , não pega em nada , só lembrando que meu freio é do bom :lol:

em relaçao as bolas do diferencial os eixos da F-75/85 seriam mais ideais, pena que sao largos demais.
em novembro me ofereceram um par, completo, de rural (4x4) por 800,00.
mas como ando SEMPRE duro, rejeitei.
400 pilas cada tava de graça ...
[]'s

[]´s[/quote]

GPA-Airborne
15/03/2005, 17:02
Também estou pesquisando à respeito.

Olha um bate papo rápido co o pessoal da F75...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7647

elcio
15/03/2005, 18:04
400 pilas cada tava de graça ...

nem me fale... :?

Pagani
16/03/2005, 09:31
AE !!

Estão ,e cobrando 800 latas a base de troca, a revisão dos eixos segundo este meca sai por 400 latinhas já incluindo todas as peças, (rolamentos retentores e mão de obra).
Já a instalação dos eixo no meu CJ, cobraram mais 400 latas incluindo o material necessário para a instalação...

Estou achando meio salgado o que vc acham?

Pagani

Beto Lacerda
16/03/2005, 10:17
só pra ver se entendi vc paga 1600 e entrega seus eixos e o cara te entrega os de rural revisados com rolamentos e retentores novos instalados no jeep ??? pode até parecer meio salgado mas se o cara colocar bons rolaments e retentores vai gastar uns 300 pilas por eixo ...
[]'s

Dennis Figueiredo
16/03/2005, 10:24
só pra ver se entendi vc paga 1600 e entrega seus eixos e o cara te entrega os de rural revisados com rolamentos e retentores novos instalados no jeep ??? pode até parecer meio salgado mas se o cara colocar bons rolaments e retentores vai gastar uns 300 pilas por eixo ...
[]'s

esqueceu das cruzetas.......não lembro o preço mais estão mais de 100 cada

Beto Lacerda
16/03/2005, 10:46
[]'s

esqueceu das cruzetas.......não lembro o preço mais estão mais de 100 cadaé verdade Dennis , se começarmos a anotar tudo que tem que revisar nos eixos o preço realmente parece justo , mas só resta saber se o cara vai trocar tudo mesmo ...
eu troquei dos meus e me lembro de ter ficado caro ...
[]'s

elcio
16/03/2005, 10:53
[]'s

oi Beto:

na verdade acho que vai mais que 300,00 de rolamentos.
eu gastei 1500,00 de rolamentos para os dois eixos.
sao 12 apenas no eixo da frente, mais 6 atras na media de 80,00 cada.
a nao ser que vc coloque rolamentos xing-ling. :?
ou vc coloca timken, ina ou koio ou entao nao coloca nada, deixa parado.
sem contar que precisa de sacador pra retirar alguns rolamentos, pra nao fazer a cagada de usar marreta e talha.
alem de retentores, oleo, juntas...(de boa qualidade, obvio)
um par de eixos bem montados sai mais de 2000,00, pra manter ai as caracteristicas originais do mesmo.
soma-se a isso freios, bloqueios semi-eixos flutuantes atras, etc.
se for inventar moda f#deu...

[]´s

Pagani
16/03/2005, 13:36
AE !!

Fechado o valor em 1570 em 2x, o Jeep sai andando, com a substituição de rolamentos de roda e cubo, retentores, flexiveis e tubulação de freio, assim como o tranplante do meu freio a disco para o novo eixo.

Vou mandar fazer...

Existe uma opção de colocar as molas para o lado de fora do eixo dando assim mais estabilidade, ou mantenho as molas nos locais originais?

Aviso que procuro performance em trilha e o asgfalto é só para o translado...

T+

Pagani
agora empolgado.

Marisan
17/03/2005, 15:21
A resposta a esta última pergunta está no meu album. Agora que fica melhor se você colocar as molas da Ranger. Fica muito bom.

Beto Lacerda
17/03/2005, 15:32
A resposta a esta última pergunta está no meu album. Agora que fica melhor se você colocar as molas da Ranger. Fica muito bom. vc diz usar as molas traseiras da ranger no lugar das de cj ?? nunca vi isoo , vc fez ?? qual ranger a americana (baixa) ou a alta (mais novas) e o curso de susp fica bom ?? tem fotos ??

[]'s

Dennis Figueiredo
17/03/2005, 15:34
vc diz usar as molas traseiras da ranger no lugar das de cj ?? nunca vi isoo , vc fez ?? qual ranger a americana (baixa) ou a alta (mais novas) e o curso de susp fica bom ?? tem fotos ??

[]'s

Beto..... para de mudar e bota esse teu jipe pra andar de uma vez.......

Beto Lacerda
17/03/2005, 15:46
vc diz usar as molas traseiras da ranger no lugar das de cj ?? nunca vi isoo , vc fez ?? qual ranger a americana (baixa) ou a alta (mais novas) e o curso de susp fica bom ?? tem fotos ??

[]'s

Beto..... para de mudar e bota esse teu jipe pra andar de uma vez.......
calma parceiro trocar molas é coisa simples , ainda mais em carro com os eixos removidos , (dianteiro vai pro torno acertar o caster e o traseiro estou na espera do bloqueio e procurando uma ponta de eixo longa da f-75) , mas fique tranquilo em bh teremos o 2º carro da Sampa Catarina rodando e testado
[]'s

Dennis Figueiredo
17/03/2005, 16:10
calma parceiro trocar molas é coisa simples , ainda mais em carro com os eixos removidos , (dianteiro vai pro torno acertar o caster e o traseiro estou na espera do bloqueio e procurando uma ponta de eixo longa da f-75) , mas fique tranquilo em bh teremos o 2º carro da Sampa Catarina rodando e testado
[]'s

Cara... tu tem a minha idade provavelmente viu história sem fim, como era mesmo o nome do protagonista??? Atreio eu acho...

É, tais parecendo ele ja que teu jipe é história sem fim.....

ramiro_eli
17/03/2005, 16:22
Pagani,

Se o que voce quer é um bom jipe de trilha, mantenha os feixes no lugar original.
Se voce colocar os feixes por fora do chassis, o carro vai ter maior estabilidade, mas irá perder em curso de suspensão.

Pagani
17/03/2005, 18:12
Pagani,

Se o que voce quer é um bom jipe de trilha, mantenha os feixes no lugar original.
Se voce colocar os feixes por fora do chassis, o carro vai ter maior estabilidade, mas irá perder em curso de suspensão.

AE !!

Perfeito !!! Acho que estou aprendendo alguma coisa, pois briguei com o meca defendendo esta configuração e deixei na posição original...

VLW !!

Pagani

cristiano
18/03/2005, 08:20
Eu acabo de comprar novos eixos para o meu CJ e estou comprando algumas peças antes de entrar com ele na oficina... olha só...

- 1000 os eixos
- 44 cada cruzeta SPICE
- 300 mão de obra para troca dos dois eixos

Eu perguntei se incluia tudo... como por exemplo a troca da tubulação do freio e ele disse que incluia tudo que tiver que fazer na troca...

cristiano
18/03/2005, 08:26
Os eixos tão bem novinhos... mas vocês acham que vale a pena montar eles com rolamento novo ? é muito caro? tem mais alguma coisa que valha a pena ?

Pagani
18/03/2005, 09:17
AE !!

Sempre é bom aproveitar e trocar o conjunto todo, ou pelo menos verificar as condições dos rolamentos...

Questão de segurança e não ter que pagar mão de obra novamente para troca-los em pouco tempo.

T+

Pagani

elcio
18/03/2005, 09:57
Os eixos tão bem novinhos... mas vocês acham que vale a pena montar eles com rolamento novo ?
com certeza.sem duvida nenhuma.
nao apenas rolamentos, retentores, juntas, graxa, oleo, etc,etc. tudo novo.

[]´s

ramiro_eli
18/03/2005, 11:34
Eu acho que os rolamentos podem ser aproveitados. Desde que sejam desmontados, lavados e examinados. Se estiverem em boas condições, por que trocá-los? Mas nem todos os rolamentos podem ser abertos, como os de roda traseira por exemplo. Estes sim devem ser trocados! Inclusive o anel trava.

cristiano
18/03/2005, 12:48
[quote=cristiano.attie]
[]´s

Que tipo de junta tem nos eixos ? na tampa da bola ?

cristiano
18/03/2005, 12:49
então eu vou apressar a compra dos rolamentos antes de entrar com ele na oficina... além das cruzetas novas...

elcio
18/03/2005, 12:55
Cristiano:

como o Ramiro disse, vc nao precisa trocar todos os rolamentos.
vc pode verificar e trocar o que interessa.isso fica a seu criterio.
no seu lugar eu trocaria tudo, que na verdade foi o que fiz.
a junta eh a do diferencial.

[]´s

Thiago Serpa
20/03/2005, 12:48
[quote=cristiano.attie]
[]´s

Que tipo de junta tem nos eixos ? na tampa da bola ?

Na tampa da bola tem uma junta, depois tem diversos retentores. Vale a pena olhar agora tudo, pois retentores e rolamentos são negligenciados em manutenções. Caso os eixos ficaram muito tempo parados e secos, certamente os rolamentos enferrujaram...

Cuidado na compra dos retentores, pois eles são danados pra vir errados e variam conforme o número de estrias da ponta de eixo, presença de chaveta ou flange, etc.. a melhor coisa é levar o antigo de amostra e sempre pegar a NF para trocas posteriores.

Capriche nos rolamentos, atente para a qualidade da graxa que vai neles, e o torque nos parafusos, principalmente no eixo dianteiro (se não me engano o leopoldo disponibilizou um bom material sobre isso).

Essas peças são relativamente caras... quando fiz uma geral nos diferenciais gastei mais de R$ 800,00 só retentores e rolamentos, isso há mais de seis meses...

Principalmente, cuidado com quem for montar, para não deixar o diferencial roncando e lembre-se em estalos não são bom sinal (exceto os carros com bloqueio)!

[]´s tentando ajudar! :D

cristiano
21/03/2005, 08:40
Fiquei na dúvida :roll: ... onde exatamente ficam localizados os retentores ? alguma marca específica para os rolamentos e retentores ?

Thiago Serpa
21/03/2005, 09:46
Os retentores eu não sei precisar exatamente onde ficam :oops: :oops: , mas acredito que perto dos rolamentos, nas pontas de eixo, na flange do pinhão (esse é danado pra vazar) ...

No eixo dianteiro tem as juntas da roda livre, na ponta de eixo, na flange do pinhão e provavelmente mais algum... (não esqueça de conferir o estado da porca que prende o cubo de eixo e sua respectiva trava)

Uma boa marca para retentores é a "Sabó". Rolamentos, acredito que todos atendam a mesma norma, porém na loja o mais indicado (e também mais caro) se chama tinkens, se não me engano...

Desculpe a imprecisão, há muito tempo mexi com isso e não acompanhei detalhadamente a troca.. :(
[]´s colaborativos

elcio
21/03/2005, 09:49
o retentor eh instalado junto ao pinhao,para reter o oleo do diferencial, prefira os da marca Sabó (http://www.sabo.com.br)
rolamentos prefira timken ou koio, que equipa os eixos de toyota.

[]´s

cristiano
21/03/2005, 12:52
acabei de ver na loja

dizem que são 4 rolamentos na dianteira e sai 44,00 cada (koio)... os traseiros são 2 e sai por 55,00 cada (koio)... os retentores são 12,00 cada... e a junta da bola do diferencial por 3,00...

como está o preço ?

Pagani
21/03/2005, 14:11
Pagani,

AE !!

Quais os amortecedores que devo utilizar?
Quais minhas opções sem ter que reposicionar os suportes (nacionais e importados)?
Reposicionar os amortecedores pode melhorar o curso?

Desculpem o grande volume de perguntas, mas após pesquisar aki no forum ainda não cheguei a uma conclusão

Pagani
http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg SEMPRE

cristiano
21/03/2005, 14:45
Gente, dá uma olhada no orçamento que acabo de pegar... dêem uma olhada nos preços e marcas...

Qtde Peça Marca Valor unitário
04 - Rolamento dianteiro - KBC - 49,00
02 - Retentor dianteiro - SABO - 9,80
02 - Rolamento traseiro - INA - 48,00
02 - Retentor traseiro - SABO - 11,00
02 - Anel Trava - - 10,70
02 - Lona freio - FRASLE - 16,20
01 - Óleo freio DOT-3 - - 6,00

Eu tenho algumas dúvidas com relação a:

:arrow: Retentores dos rolamentos - Também precisa trocar ?
:arrow: Anel Trava - O cara diz que fica no semi eixo traseiro, alguém sabe o que é ? precisar trocar ?[/b]

Rogério Barthy
21/03/2005, 16:05
Não sei em que topico lí, que o koio é chamado de "Kocoio", ou seja não foi muito bem recomendado. Quando do reparo da roda livre em meu CJ, foi trocado um rolamento dianteiro "Timken made USA", por um outro Timken made BR e ainda o retentor SABO.

Elmer_Jeep
21/03/2005, 18:54
Pagani,

AE !!

Quais minhas opções sem ter que reposicionar os suportes (nacionais e importados)?

Desculpem o grande volume de perguntas, mas após pesquisar aki no forum ainda não cheguei a uma conclusão

Pagani
http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg SEMPRE

EIITA GALERINHA

Rapaz vcs com mais de um ano de fórum ainda cheios de dúvidas :shock: não tá na hora de perguntar menos e ler mais :?: :?:

Verifique primeiro as medidas, tá SpOa ou SpUa :?: Use uma trena, um hi lift e meça a distância entre os suportes dos amortecedores.

Depende da distancia entre os suportes, tire as medidas com a suspensão aberta e fechada.

Sim, claro, lógico. Um amortecedor mal posicionado ou com pequeno curso pode limitar o movimento da suspensão tanto na hora de abrir(esticar) quanto na hora de fechar(comprimir)

beleza, agora dá um tempo nas perguntas, verifica as medidas entre os suportes dianteiros e trazeiros, daí se tu tiver afim de um amortecedor nacional vai numa autopeças com a trena e procura um modelo que tenha as medidas apropriadas pro teu uso.
Se quiser amortecedores importados de qualidade clica aqui e baixa a TABELA DE MEDIDAS DOS AMORTECEDORES HDS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8320), verifica a medida, anota a referencia e pode comprar comigo, com o Wallace ou com o Leovalle.

[]'s tentando ajudar 8)

KINHO
21/03/2005, 20:37
Gente, dá uma olhada no orçamento que acabo de pegar... dêem uma olhada nos preços e marcas...

Qtde Peça Marca Valor unitário
04 - Rolamento dianteiro - KBC - 49,00
02 - Retentor dianteiro - SABO - 9,80
02 - Rolamento traseiro - INA - 48,00
02 - Retentor traseiro - SABO - 11,00
02 - Anel Trava - - 10,70
02 - Lona freio - FRASLE - 16,20
01 - Óleo freio DOT-3 - - 6,00

:arrow: Anel Trava - O cara diz que fica no semi eixo traseiro, alguém sabe o que é ? precisar trocar ?[/b]

não sei se é o mesmo,

Rolamento da caixa satelite (25590/25523)_______95,00
Rolamento do pinhão grande (31594)________-142,00
Rolamneto do pinhão pequeno (02872)________79,00
Retentor interno diferencial diant (1613)____________25,00
Rolamento da roda traseira (25877/25821)___________100,00
retentor do cubo traseiro (039 bage)_______47,00

Os retentor que usei foi "todos" da "sabó"
Os rolamento que usei foi "todas" da "Tinkem"
O rolamento da caixa satelite eu encontrei de até 8,00 reais!!! Mas é igual o meu mecanico disse, o barato pode sair caro!! Se um rolamento desse quebrar, adeus coroa e pinhão!!! esses preços foi cotado em outubro de 2004.
Se for trocar rolamento, coloque rolamento de "primeira"

cristiano
22/03/2005, 08:17
Então vou procurar os rolamentos da Tinkem e retentores da Sabo...

Acho que o cara está querendo empurrar alguma marca, igual tentou fazer com as cruzetas... tentou me empurrar uma marca chamada MORITOR, e eu insisti na SPICER e depois ele falou que ainda tinha algumas...

Thiago Serpa
22/03/2005, 11:26

Posso estar falando besteira, mas o anel trava é uma das peças que segura o semi eixo traseiro ou um dos rolamentos, troca, mas cuidado com a colocação, tem gente que esquenta e põe na prensa, mas não tenho certeza se isso é recomendado....

elcio
22/03/2005, 12:26
Não sei em que topico lí, que o koio é chamado de "Kocoio", ou seja não foi muito bem recomendado.

eh tao ruim que equipa os eixos "fraquinhos" da toyota.
cada uma....

elcio
22/03/2005, 12:33

Retentores dos rolamentos - Também precisa trocar ?
Anel Trava - O cara diz que fica no semi eixo traseiro, alguém sabe o que é ? precisar trocar ?

com certeza, meu amigo
ja gastou um monte com rolamentos, nao justifica economizar com retentores.
o anel tem que ser trocado junto com os rolamentos, nao tem como reaproveitar.

rolamentos KBC???? hummmmmmmm :?
cada uma...

[]´s

Elmer_Jeep
22/03/2005, 13:00
Não sei em que topico lí, que o koio é chamado de "Kocoio", ou seja não foi muito bem recomendado.

cada uma....

Ae elcio nem tudo que vem original tem qualidade.
Quem fez as afirmações sobre os rolamentos koyo serem um "kokoyo" foi o Leopoldo, nem preciso dizer o currículo do cara :wink:
Meu pai também não gosta dos Koyo, a durabilidade deles não é tão boa quanto os tinkem.

[]'s 8)

cristiano
22/03/2005, 13:07
Putz... foi o Leopoldo que falou mau dos Koyo ?? tá explicado... :D :D :D :D :D

Pode ser que num V8 essa marca não se dá muito bem...

Beto Lacerda
22/03/2005, 13:10

cada uma....
bom no topico , http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169&postdays=0&postorder=asc&start=90 , o Leopoldo diz KOKOYO , na epoca estava procurando rolamentos e o koyo tinha um bom preço , acabei gastando bem mais e usando tinken só por desencargo de consiencia mas agora vejo vc dizer que são os da toy ...
[]'s

elcio
22/03/2005, 14:40
... mas agora vejo vc dizer que são os da toy ...
[]'s

sempre foram montados nas toyotas band ate o ultimo carro produzido.
se nao me engano equipam as Hilux tbem.
as aulas do Leopoldo sao de grande conteudo tecnico, nao discuto.
mas que a koyo tem uns puta rolamentos, tbem nao discuto.

[]´s

Santoro
22/03/2005, 14:45
eu quando fui comprar aki n me recomendaram o koyo , e n foi so o leopoldo n , coloquei todos da tinmken

elcio
22/03/2005, 14:46
Pode ser que num V8 essa marca não se dá muito bem...
isso independe do motor...

[]´s

elcio
22/03/2005, 14:50
Ae elcio nem tudo que vem original tem qualidade.

concordo.
mas a toyota com toda a sua onda perfecionista nao iria homologar um rolamento qquer.
bom, eu nao tenho nada contra esses rolamentos.
ja usei, ja vi do que sao capazes.estou relatando baseado nas minhas experiencias.

[]´s

Beto Lacerda
22/03/2005, 15:26
sabe o que é soda nunca vi o elcio dar dica furada , então comi bola ao gastar mais comprando tinkem , mas que ja chamaram de kokoyo ja chamaram :lol:
[]'s

elcio
22/03/2005, 15:38
Betao.

vc fez muito bem colocando timken.nao gastou dinheiro a toa nao, pelo contrario.
o Leopoldo falou mal da Koyo, mas nao consegui achar no forum o porquê disso.
mas tenha certeza de que, se vc nao regular corretamente seu aperto nas mangas, revisar periodicamente, dar marretadas, etc. nao tem rolamento que aguente, pode ser timken, koyo, skf, ngk e ate os famosos KBC.
recentemente eu troquei os rolamentos da roda dianteira do palio.
coloquei skf.dois meses depois roncaram :evil:
coloquei, entao, ngk e ta beleza ate hoje.
entao, conclui-se que skf tambem eh uma bosta.

[]´s

cristiano
23/03/2005, 14:14
Demorei para achar uma loja que vendesse Tinkem, o problema é que quando eu falei que era para Jeep ele me perguntou se eu tinha o número... procurou no catálogo e não achou...

Alguém por acaso sabe o número do rolamento dianteiro e traseiro da Tinkem ??

[]´s

elcio
23/03/2005, 23:09

[]´s

putz, eu postei isso ha muito tempo atras.
da uma pesquisada ai Cristiano que vc acha.
o topico esta com a numeração de todos os rolamentos dos quais vc precisa.
o numero nao eh da tinkem e sim da aplicaçao/veiculo a que se destina.
diferentes fabricantes tem o mesmo numero para o mesmo tipo de rolamento.
basta chegar com os numeros na loja e o cara te entrega os rolamentos certos pros seus eixos.
ele so vai te perguntar a marca desejada quando muito o veiculo .
mas se o cara nao achou um simples codigo de rolamentos no catalogo, faça-me o favor...
[]'s

cristiano
24/03/2005, 08:15
Elcio... nós chamamos esse tipo de cara de orelha seca...

Vou procurar por aqui...

Mauro Darezzo
24/03/2005, 20:55
Olá,
Estou colocando flutuante no meu Jeep (eixos de F75) e acabei de comprar os rolamentos Tinkem no Josewal. Fui na garagem olhar e o número que está na caixa é 18590/18520. No rolamento só consta o 18590 (marca Tinkem). Este é o número dos 4 rolamentos que vão nos cubos (eixo dianteiro).
Já quanto à qualidade dos rolamentos Koyo (ou kokoio) não posso afirmar nada mas, levando-se em conta a qualidade das ferramentas japonesas....xiiiiiiiiiiiiiiiii, deve ser kokoio mesmo. Quando trabalhei com parafusos e ferramentas tudo que era ferramental japonês era uma meleca, quebrava com muita facilidade, jogo de macho e cossinete então...nem me fale, parecia de vidro. Talvez se pareçam hoje com os produtos chineses. Só se nesses últimos 20 anos eles melhoraram...
Banzai e saionará....

elcio
28/03/2005, 16:13
bom, a timken eh fabricada em Cajamar em regime de joint venture com a SKF (eu nao gosto de SKF)
ja a koyo eh fabricado no Japao e na Inglaterra.
claro, nada contra produto nacional, pelo contrario, tanto que os rolamentos aki produzidos sao exportados pro mundo todo.
mas a japonesada nao iria queimar o filme no mercado iternacional fabricando merda.
precisamos de mais embasamento tecnico pra meter o pau nisso ou aquilo.
eu nao to defendendo esse ou aquele rolamento, tanto que uso INA/Timken na viatura e tambem ja usei Koyo e nao tenho nada contra um nem contra outro.

[]´s rolamentados

cristiano
30/03/2005, 17:00
Valeu Mauro pelos números dos rolamentos dianteiros...

Elmer_Jeep
31/03/2005, 00:25

[]´s

putz, eu postei isso ha muito tempo atras.
da uma pesquisada ai Cristiano que vc acha.
o topico esta com a numeração de todos os rolamentos dos quais vc precisa.
o numero nao eh da tinkem e sim da aplicaçao/veiculo a que se destina.
diferentes fabricantes tem o mesmo numero para o mesmo tipo de rolamento.
basta chegar com os numeros na loja e o cara te entrega os rolamentos certos pros seus eixos.
ele so vai te perguntar a marca desejada quando muito o veiculo .
mas se o cara nao achou um simples codigo de rolamentos no catalogo, faça-me o favor...
[]'s

Achei poracaso, tá aí pra futuras consultas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6348&highlight=pi%E3o

[]'s

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 18:33
Ressucitando o tópico Galera :D

Nos eixos da Rural, para colocar no CJ5, preciso mudar os suportes q vão soldados no eixo??? Seria aquela base soldada no eixo, q tem um pino...

Se for o da F75, o eixo traseiro precisaria modificar isso, né???

Pretendo fazer a instalação em casa mesmo.

[s]

Gomes Neto
06/05/2005, 01:59
Faaaala Galera!!!

Vou ressuscitar o tópico em vez de criar outro :wink:
Lá no começo o "gtrong" disse:

Estou fazendo, uma alteração para aumentar a largura dos eixos coloquei os dois eixos dianteiros da Rural

Ele também citou vantagens as quais concordo, como eixo flutuante na traseira, diferencial devidamente deslocado e uma bitola ñ tão exagerada como a da F75.
Ai esta a minha duvida, para colocar o eixo dianteiro da Rural na traseira do cj seria preciso inverter os tubos do mesmo.
Pensei em sacar os tubos de dentro do diferencial e trocá-los de lado porem, os munhoes, cubos e roda livre vão ficar invertidos como se estivessem andando de ré. :roll:
Existe algum problema nisso :?:
Quais as outras complexidades nessa gambirra :?:
Detalhe, é spoa :!:

[]s

leopoldo
06/05/2005, 18:09
Isso responde á sua pergunta ???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1693cfe3e784b51a4dcd8c9e0decc109.jpg

Gomes Neto
06/05/2005, 23:48
Depende! Qual delas???
Realmente, no caso da sua viatura com todos os recursos que oferece, deve ter dado um trampo do cão :twisted:
Mas a minha intenção e somente ter um eixo traseiro mais largo que o original e de quebra ser flutuante, travo em posição alinhada e blz.

[]s

leopoldo
07/05/2005, 11:43
:!: Se dá para usar o eixo "rodando" para trás :!:

Agora, sobre o sacar de tubos é um trampo demasiado, você terá que desenvolver ferramental e achar um torneiro com boa vontade.

Gomes Neto
07/05/2005, 14:03
Eu naum acho que cortar e soldar seria um serviço bem feito, mas poderia fazer flanges. Como vc montou as suas?
Por que tantos parafusos?

[]s

leopoldo
07/05/2005, 15:22
Você já notou que para montar atras, o tubo tem que estar invertido.

Acontece que aproveitei e montei o eixo de forma que:

possa ser montado ou para frente ou para trás
possa ser montado em alguns ângulos do diferencial, mudando a posição relativa das peças e
seja acoplável aos suportes da suspensão....que não são soldados ao eixo....são parafusados apenas.

Gomes Neto
08/05/2005, 00:19
Beleza!!Bem prático :)
Que tipo de junta vc usou nas emendas?

[]s

Elmer_Jeep
08/05/2005, 01:16
Mas a minha intenção e somente ter um eixo traseiro mais largo que o original e de quebra ser flutuante,[]s

Não seria mais fácil encomendar na ENSIMEC um kit flutuante pro eixo trazeiro da Rural ou (dependendo da largura desejada) da F75... :wink:

[]'s palpiteiros :lol:

leopoldo
08/05/2005, 02:53
Que tipo de junta vc usou nas emendas?

boiei !

junta tipo a junta do cambio? ou o processo de acoplamento ds peças?

Se for o acoplamento, a bolacha de aço, é desenho meu. Se for a junta, não há junta e sim silicone permatex vermelho.

Gomes Neto
08/05/2005, 16:20
Não seria mais fácil encomendar na ENSIMEC um kit flutuante pro eixo traseiro da Rural ou (dependendo da largura desejada) da F75...

Mais fácil, talvez, mais caro tbm!!
A questão é que o eixo da F-75 eu acho muito largo e o da rural traseiro, apesar de existir kit flutuante para ele, teria que mexer nos tubos e nos semi-eixos também, já que o diferencial é central tanto no modelo 4x4 quanto no 4x2 :roll:
Já com o eixo dianteiro da Rural como eu disse, levo de quebra o sistema flutuante.
Leopoldo, eu me referia à emenda dos tubos "carcaça" do eixo, vc fabricou elas não é!? Beleza!
Esse acoplamento das bolachas de aço tem algum encaixe interno?

[]s Ainda curiosos...

leopoldo
08/05/2005, 16:39
:wink: Com certeza :wink:

Os parafusos mantém a compressão da peça

O encaixe, o alinhamento e as cargas de cizalhamento

Gomes Neto
09/05/2005, 16:39
Beleza!
Você tem algum desenho dessas bolachas? Preciso de uma luz!! :?
Acredito que se tudo der certo terei um Jipe "spoado" com eixos de maior bitola, sem necessidade de mudar ofsete de rodas nem usar afastadores na dianteira e de quebra o (bendito :twisted: ) do eixo flutuante.
Eh isso ai, gambiarra tem que ser feita com critério!!! :lol: :lol: :lol:

[]s

carlosee
23/05/2006, 20:25
Olá PessoALL!!!

Possuo um CJ5 Ano 74 com Motor de Opala 4cc Alcool, freio a disco na Diant, e cambio de 4 marchas do Maverick e caixa de direção do maverick. A um tempo atraz, creio que depois de entrar por um descuido em um mata burro, :parede: :parede: :parede: :parede: a carcaca do eixo dianteiro no lado do carona empenou... de tal forma que quando colocado um prumo na parte superior do pneu, (7.50/16) sobra praticamente uns 3 a 4 cm de diferença na parte de baixo!!! :shock: Fui ver em uma oficina especializada neste tipo de serviço para desempenar o eixo, e me disseram que o conserto ficaria na faixa de R$350 a R$400, levando a carcaça desmontada, fora a mao de obra pra montar e desmontar todo o conjunto, o que resultaria em +/- R$550,00

Diante deste fato, parei pra pensar na viabilidade do serviço, pois necessito urgente trocar os pneus do jeep (principalmente os dianteiros que jah nao tem friso nenhum), e com esse empeno, seria jogar dinheiro fora, tendo em vista que tenho em mente colocar pneus 265x75x16. (quem sabe posteriormente algo maior...) Jah me disseram que seria necessario colocar espaçador... (mais uns R$400,00) logo entao pensei nos eixos da RURAL. Porem, nao consigo achar o eixo traseiro da rural a um preço aceitavel... e agora, conseguir por sorte... o par de eixos da F75 canela grossa com relação 43/8 em excelente estado (as engrenagens estao perfeitas, e os rolamentos tambem e nao há sinal de oxidação) com munhao, faltando apenas o cubo e a rola livre e o semi eixo dianteiro menor. (R$500,00 o par, precisando apenas das peças citadas e uma boa pintura), das quais utilizaria todas as minhas que fosse possivel, faltando apenas o semi eixo devido a diferenca de tamanho.

Pelo fato do eixo traseiro ser 10 cm mais largo que o dianteiro, pergunto:

:?: Vale a pena adaptar este par de eixo!??? Como corrijo esta diferença, tendo em vista que nao gostaria de usar espaçadores? Apenas mudando o off set da roda? Nao fica muito estranha a aparencia do jeep!!?? (alguem tem foto????)

:?: Alguem tem fotos desta adaptação??? (principalmente da parte que eh necessario cortar na bolota do diferencial pra poder encaixar o grampo)???

:?: Deixo a minha relacao original (44/9) ou uso a 43/8 ???

:?: A estabilidade do jeep muda muito??? (piora ou melhora)

:?: Se eu resolver fazer SPOA :twisted: , o que mais seria necessário!!?? Consigo manter um angulo aceitavel dos cardas sem mexer no angulo do diferencial!!??? Vale a penas jah fazer tudo de uma vez?? ou Deixa isto pra proxima?? :roll: Ficaria muito estranho com os pneus 265x75x16 ou ficaria com uma aparencia "apresentavel"

:?: Ainda no caso do SPOA, se eu o fizesse, seria extremamente necessario uma barra estabilizadora??? (uso bastante meu jeep na cidade, e algumas vezes em rodovia... 20, 30 km, numa media de 90 km/h)

Alem do par de eixo (R$500,00) nao pretendo gastar mais do que R$999,99 lts!!!

Qualquer critica, sugestao, comentário é bem vindo!!!

Obrigado e um abraço a todos

Elmer_Jeep
24/05/2006, 01:51
Olá PessoALL!!!

Possuo um CJ5 Ano 74 com Motor de Opala 4cc Alcool, freio a disco na Diant, e cambio de 4 marchas do Maverick e caixa de direção do maverick. A um tempo atraz, creio que depois de entrar por um descuido em um mata burro, :parede: :parede: :parede: :parede: a carcaca do eixo dianteiro no lado do carona empenou... de tal forma que quando colocado um prumo na parte superior do pneu, (7.50/16) sobra praticamente uns 3 a 4 cm de diferença na parte de baixo!!! :shock: Fui ver em uma oficina especializada neste tipo de serviço para desempenar o eixo, e me disseram que o conserto ficaria na faixa de R$350 a R$400, levando a carcaça desmontada, fora a mao de obra pra montar e desmontar todo o conjunto, o que resultaria em +/- R$550,00

Diante deste fato, parei pra pensar na viabilidade do serviço, pois necessito urgente trocar os pneus do jeep (principalmente os dianteiros que jah nao tem friso nenhum), e com esse empeno, seria jogar dinheiro fora, tendo em vista que tenho em mente colocar pneus 265x75x16. (quem sabe posteriormente algo maior...) Jah me disseram que seria necessario colocar espaçador... (mais uns R$400,00) logo entao pensei nos eixos da RURAL. Porem, nao consigo achar o eixo traseiro da rural a um preço aceitavel... e agora, conseguir por sorte... o par de eixos da F75 canela grossa com relação 43/8 em excelente estado (as engrenagens estao perfeitas, e os rolamentos tambem e nao há sinal de oxidação) com munhao, faltando apenas o cubo e a rola livre e o semi eixo dianteiro menor. (R$500,00 o par, precisando apenas das peças citadas e uma boa pintura), das quais utilizaria todas as minhas que fosse possivel, faltando apenas o semi eixo devido a diferenca de tamanho.

Pelo fato do eixo traseiro ser 10 cm mais largo que o dianteiro, pergunto:

:?: Vale a pena adaptar este par de eixo!??? Como corrijo esta diferença, tendo em vista que nao gostaria de usar espaçadores? Apenas mudando o off set da roda? Nao fica muito estranha a aparencia do jeep!!?? (alguem tem foto????)

carlosee, o fórum tá cheio de respostas pras suas dúvidas.

Aproveitando q to sem nada pra fazer fiz uma breve http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg

esse aqui tem tudo ou quase tudo sobre a adaptação, não li todo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8657

Mais um
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4257&highlight=rural

:?: Alguem tem fotos desta adaptação??? (principalmente da parte que eh necessario cortar na bolota do diferencial pra poder encaixar o grampo)???
Algumas dicas sobre a adaptação dos eixos e fotos do grampo que vai ao lado da bolota
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19340&postdays=0&postorder=asc&highlight=rural&&start=20

:?: Deixo a minha relacao original (44/9) ou uso a 43/8 ???
Se não houve mudanças no tamanho dos pneus ou na potencia do motor pode manter a mesma relação.

:?: A estabilidade do jeep muda muito??? (piora ou melhora)
Melhora logicamente,

:?: Se eu resolver fazer SPOA :twisted: , o que mais seria necessário!!?? Consigo manter um angulo aceitavel dos cardas sem mexer no angulo do diferencial!!??? Vale a penas jah fazer tudo de uma vez?? ou Deixa isto pra proxima?? :roll: Ficaria muito estranho com os pneus 265x75x16 ou ficaria com uma aparencia "apresentavel"
Pra essas dúvidas creio que tem resposta nos dois primeiros tópicos que passei e nesse aqui falamos um pouco sobre Spoa X Spua:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13679&highlight=rural

:?: Ainda no caso do SPOA, se eu o fizesse, seria extremamente necessario uma barra estabilizadora??? (uso bastante meu jeep na cidade, e algumas vezes em rodovia... 20, 30 km, numa media de 90 km/h)
É um item dispensável, dá pra andar sem estabilizador numa boa.
O meu Jeep tá spOa, inicialmente usei barra estabilizadora, fica bom, agente entra mais confiante nas curvas e nos eventuais zigue-zagues do transito, mas depois que instalei jumelos revolver resolvi tirar a barra pra liberar o curso da suspensão(devido ao modelo de barra presa ao eixo) e sinceramente, no dia-dia e em rodovia não tá fazendo falta, mas é possível instalar barras desconectáveis(presa ao chassi), tem um tópico sobre isso, esqueci de procurar mas pesquisa por ESTABILIZADORA.

Alem do par de eixo (R$500,00) nao pretendo gastar mais do que R$999,99 lts!!!

Qualquer critica, sugestao, comentário é bem vindo!!!

Obrigado e um abraço a todos

Blz, to indo durmir, espero ter ajudado. :concordo:

Carlos Bernardo
12/02/2008, 00:18
Olá turma, como foi comentado por mim em outro tópico resolvi, por fim, instalar uns eixos de Rural no meu CJ-5 para buscar maior estabilidade. Logo, começaram a surgir algumas (várias) dúvidas na minha cabeça dura e iniciante:

1-Eu tenho freio a disco nas 4 rodas no meu eixo original. Esse conjunto pode ser retirado e adaptado no eixo da Rural?

2-Os eixos das Rurais tem alguma distinção? Alguma série é melhor do que a outra? Caso sim, quais são os anos de fabricação que as Rurais tem os eixos mais robustos?

3-Não sei qual é a relação de diferencial do meu Jeep, mas, se por acaso eu comprar os eixos "crus" eu posso adaptar a minha relação no diferencial da Rural? É compatível?

4-Vale a pena, afinal, instalar um kit ENSIMEC flutuante no eixo traseiro de Rural para buscar maior segurança (principalemte em rodovia)?

5-Alguém conhece alguém (peloamordedeus) aqui de SP que esteja com uns eixos de Rural encostados? Algum desmanche recomendado? Quanto será que morre?

6-Sem querer abusar da boa vontade, mas alguém saberia dizer qual é a largura final do Jeep com eixos de Rural e pneus 33" 12,5"? Fica mais ou menos 12 cm mais largo de cada lado, é isso mesmo?

Galera, desculpa mesmo se mandei alguma pergunta sem pé nem cabeça ou que cause gargalhadas nos especialistas aqui da lista. Espero que vcs entendam que eu estou começando a me meter nesses assuntos mecânicos e sem pensar "cagadas" agente não "fertiliza" nossas idéias. =-D

[]´s sedentos por know how

Kim
12/02/2008, 00:44
Olá turma, como foi comentado por mim em outro tópico resolvi, por fim, instalar uns eixos de Rural no meu CJ-5 para buscar maior estabilidade. Logo, começaram a surgir algumas (várias) dúvidas na minha cabeça dura e iniciante:

1-Eu tenho freio a disco nas 4 rodas no meu eixo original. Esse conjunto pode ser retirado e adaptado no eixo da Rural?

2-Os eixos das Rurais tem alguma distinção? Alguma série é melhor do que a outra? Caso sim, quais são os anos de fabricação que as Rurais tem os eixos mais robustos?

3-Não sei qual é a relação de diferencial do meu Jeep, mas, se por acaso eu comprar os eixos "crus" eu posso adaptar a minha relação no diferencial da Rural? É compatível?

4-Vale a pena, afinal, instalar um kit ENSIMEC flutuante no eixo traseiro de Rural para buscar maior segurança (principalemte em rodovia)?

5-Alguém conhece alguém (peloamordedeus) aqui de SP que esteja com uns eixos de Rural encostados? Algum desmanche recomendado? Quanto será que morre?

6-Sem querer abusar da boa vontade, mas alguém saberia dizer qual é a largura final do Jeep com eixos de Rural e pneus 33" 12,5"? Fica mais ou menos 12 cm mais largo de cada lado, é isso mesmo?

Galera, desculpa mesmo se mandei alguma pergunta sem pé nem cabeça ou que cause gargalhadas nos especialistas aqui da lista. Espero que vcs entendam que eu estou começando a me meter nesses assuntos mecânicos e sem pensar "cagadas" agente não "fertiliza" nossas idéias. =-D

[]´s sedentos por know how

Vamos lá!

1 e 3 - Ambos os conjuntos são compatíveis, a partir do momento que seu jeep use D44 na frente (olhe se são semelhantes o traseiro e o dianteiro).

Todas as peças dos dois itens são intercambiáveis entre os eixos.

2 - Procure somente os "canela grossa", onde a tubeira é mais resistente. Não sei o ano.

4 - Pode salvar sua vida! Não vale a pena, é quase uma obrigação!

5 - Eixo parcial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36929) use o botão pesquisa e, boa sorte, aqui tem tudo, é só "picura"!

Abraços.

Kim.

Emerson4x4
12/02/2008, 00:54
Fla Carlos
Vamos começar a discussão no tópico. Ainda vai ter muito pano prá manga:dance:
No meu CJ eu vou colocar eixo dianteiro de rural e um eixo traseiro de S10.
Mas a grande pedida é colocar o feixe de molas fora do Chassi. Melhora bem o problema do "body roll" e evita vc ter que soldar o berço da mola lá perto da bola do diferencial.
A Recuperg tem um kit desses, dá uma espionada lá.
Quanto aos eixos de Rural, tem diferença... Uns são Dana 30 outros Dana 44 (melhores). O eixo traseiro da 4x4 tem a bola deslocada e da 4x2 tem a bola central. Se vc for usa caixa original não use o de bola central para não ter o inconveniente de trabalhar com o cardan muito angulado para o lado:discordo:.
Kit ensimec ???? Na dianteira é bom ainda mais se vc vai usa pneus acima das 35'" na traseira é legal para eliminar as chavetas, mas há quem ache perigoso outros não...
Espero que aches os eixos mas fica atento nas peças a venda, que sempre aparece.
Eixos CRUS ??? não entendí. Mas adaptações de caixa satélite, coroa e pinhão costumam dar dor de cabeça praca#@&@!!0, se não forem elementos de carcaças iguais. Já comprei um caminhão de aspirinas por conta da minha empreitada mas acho que vou ter que partir para a MORFINA:putz::putz::putz:

Qualquer coisa grita aí.
Abraço

folgado
12/02/2008, 01:35
1 - Sim, não tem problema nenhum;
2 - Canela Grossa e Rural 4x4 (porque tem Rural 4x2);
3 - Sim: Willys e Rural são Dana 44;
4 - Sim, vale a pena. Se tiver grana, instala também na dianteira, para aumentar a resistência dos semi-eixos: o aço é 60% mais resistente;
5 - Vai ter que procurar... Veja se consegue à base de troca...
6 - Os eixos de rural são 22 cm maiores que os do Willys, isto é, 11 cm de cada lado... Dá para aumentar mais, se usar rodas com off-set mais negativo que as que usa atualmente...

Veja as fotos abaixo: o meu jipe com eixo de rural e rodas off-set 0: com um alargador não chama muito a atenção (você sabe que é proibido pneu pra fora da lata, né?).
Veja, eu fiz SPOA, uso pneus 35" (creepy crawler), eixos de rural e roda off-set 0, e com os alargadores não chama muito a atenção. A estabilidade ficou nota 10, não dá pra notar diferença nenhuma em relação ao jipe original.
Um abraço.
Antonio.

Elmer_Jeep
12/02/2008, 02:08
Recebi sua MP, não respondi porque pela data do seu registro vc ja devia saber como funcionam as coisas por aqui...(PESQUISA)

Já rolaram vários tópicos onde esse tema foi abordado, seria interessante vc dar uma lida e filtrar o que lhe interessa.

Pra começar vai um com o mesmo nome do seu:
Instalação dos eixos de Rural no CJ-5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3732)

Medidas dos Eixos de Rural (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19992)

medida dos eixos trazeiros da f75/rural (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=431258)

Fotos Do Eixo Da Rural No Cj (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18781)

Qual o Melhor Eixo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30167)

Bitola De Eixos / Furação de Rodas- Banco de Dados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937)

[]'s

Elmer_Jeep
12/02/2008, 02:23
Mas a grande pedida é colocar o feixe de molas fora do Chassi. Melhora bem o problema do "body roll" e evita vc ter que soldar o berço da mola lá perto da bola do diferencial.

Grande pedida??? :parede::parede::parede:
Está na hora de rever seus conceitos:
Leia Alargadores de roda x alargadores de feixes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/22942-alargadores-de-roda-x-alargadores-de-feixes.html)

Basta deslocar os suportes dianteiros do lado direito 3cm em direção à face externa do chassi que já resolve.

[]'s

folgado
12/02/2008, 09:01
Uma coisa,
para fazer SPOA com os eixos de Rural, o mecânico vai ter que "cortar" um pouco a carcaça do diferencial dianteiro (encima e embaixo) para poder prender o grampo do feixe de molas...
Dá uma olhada na foto abaixo...

um abraço.
Antonio.

Elmer_Jeep
12/02/2008, 11:18
Uma coisa,
para fazer SPOA com os eixos de Rural, o mecânico vai ter que "cortar" um pouco a carcaça do diferencial dianteiro (encima e embaixo) para poder prender o grampo do feixe de molas...

um abraço.
Antonio.

Folga, isso não é recomendado, leia aqui porque: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=244763#post244763 Foi onde aprendi e já dei a dica no post acima do seu ;-)

[]'s

Carlos Bernardo
12/02/2008, 11:39
Ah, legal! Esse lance do eixo da Rural poder ser Dana 30 ou Dana 44 é o que mais estava me intrigando. Chegaram a sair Rurais com Dana 44 mesmo em modelos 4x4?Não me lembro qual dos colegas perguntou se meus 2 eixos são "iguais", sim, eles são. Inclusive ambos possuem aquela plaquinha com a mesma numeração (não tô lembrado agora qual é, mais é a mesma).

Bom, meu Jeep já foi pro mecânico para fazer uns acertos no motor (vou deixar zerado e provavelmente envenenado) e por ele já estar lá vou tentar fazer o máximo possível (o quanto meu bolso aguentar) para a instalação dos seguintes ítens:

1-Eixos de Rural + adaptação do meu sistema de freios nele
2-Ensimec High Steer (atualemte uso uma peça confeccionada por torneiro mecânico bêbado) (Não, não é o Lula, é outro.)
3-Substituição das minhas atuais barras de direção/terminais pelos da ENSIMEC (será que na Garra acha isso? Antônio, vc usa né?)

O kit flutuante me interessa muito. Percebi o quão importante ele é. Não sei se compro agora ou deixo mais pro fim do ano. Não sei se a verba de agora vai dar...será que estou esquecendo de alguma coisa?

Bom, por enquanto obrigado pela ajuda Kim, Antônio (valeu pelas fotos!), Emerson e Elmer. Ainda vou precisar de mais dicas, visto que o serviço na suspensão deverá começar só semana que vem. Muita água vai rolar debaixo dessa ponte. Desculpem (Elmer) se às vezes existe outro tópico ou outros tópicos parecidos, mas reunir todas as dúvidas em um só lugar fica muito mais prático e só enrriquece ainda mais o fórum. Por favor, não deixe de dar sua opinião! =-)

Bola pra frente!

Marcos ET
12/02/2008, 11:40
O Folgado, esta foto é do seu jeep? tou vendo que vc usa só tres laminas no feixe dianteiro... vc já tá andando com o carro assim? se estiver, a quanto tempo está desta maneira??? tou perguntando pq montei os eixos da F.75 em feixes (dianteiros) da Band curta com tres laminas e as molas estao vergando... vou ter que instalar mais uma lamina em cada lado... além disso, sinto o "axle wrap" quando freio (o cáster muda "para frente" e o jeep tende a virar uma curva repentina) e quando traciono (o eixo fica "pulando", tornando complicado o controle da tração)....

Quanto a cortar as "bolas" (uiii) do diferencial, no meu caso eu percebi (embora tarde dmais) que os suportes originais da Band sao mais largos que o chassis do jeep, entao se eu tivesse feito a solda dos suportes alinhados à parte interna do chassis (no meu caso, e no caso de 99.99% das pessoas, o suporte é soldado centralizado ao chassis), nao teria que cortar tanto as "bolas"..... pois as molas ficariam ligeiramente deslocadas para fora, entende? (veja citação do Elmer)

folgado
12/02/2008, 11:50
Cara, andei muito pouco com o jipão, portanto ainda não envergou o feixe, como você falou.
Vou prestar atenção nisso, obrigado pela dica.
Você acha que se adicionar uma lâmina resolve o problema?
[]'s.
Antonio.

Elmer_Jeep
12/02/2008, 12:30
na dianteira pode ser necessário por causa do peso do motor, e na trazeira tb pra minimizar o AW.

[]'s

Marcos ET
12/02/2008, 12:39
Folgado, assim como o Elmer falou, eu colocaria 4 laminas em TODOS os feixes....
Olha só que coisa interessante (e inexplicável pra mim): Quando estava na oficina, eu já tinha montado os feixes dianteiros (eu já andava com molas da band na frente, só que SPUA e eixos originais) com apenas tres laminas e, seguindo este raciocínio (de que atrás é mais leve, pois nao tem motor), montei os feixes traseiros com apenas tres laminas.... o fato inexplicável foi que embora a dianteira estivesse "quase reta" com as tres laminas por feixe, o eixo traseiro vergou ao contrario instantaneamente! na hora que baixou o jeep do cavalete, o feixe dobrou ao contrário.... entao, dali mesmo eu pedi para o meca colocar mais uma lamina de cada lado!

Elmer, mesmo com quatro laminas por feixe, ainda sinto o axle wrap nos eixos! inclusive, a rotação destes chega a sacudir todo o conjunto t-case+cambio+motor para frente e para trás! por este motivo, tou me preparando (financeiramente) para montar as barras "anti-axle wrap", pois nao tou vendo outra alternativa.

Elmer_Jeep
12/02/2008, 12:43
Lembrei que a viatura do Folga já tem barra anti rolagem.

[]'s

folgado
12/02/2008, 13:00
O Folgado, esta foto é do seu jeep? tou vendo que vc usa só tres laminas no feixe dianteiro...

Marcos, são quatro lâminas...

uma pequena, na base, uma média e duas grandes...
Dá uma olhada na foto...
A pequena "não conta"?
Está igual à sua F75?

[]s.

FernandoRisso
12/02/2008, 14:01
Somente um depoimento: Até o momento usamos somente 3 lâminas na dianteira do BoB, com o 4.1 e tudo OK, nd de arriar e dá conta do recado.

Puxamos um engesa e não houve nem um gemer de axle wrap na frente, em breve devemos botar uma barra de tração caso seja necessário.

A frente é muito mais firme que a traseira, lembrando que usamos 1/4 elipse na traseira com 9 lâminas de band agora, mais macia pelo desenho da suspensão.

[]'s

Carlos Bernardo
12/02/2008, 14:47
Eu estou usando 4 lâminas na frente e trás. Fica firme igual um Kart no asfalto e na trilha ele torce muuuuito bem. =-) Isso por que meu motor é pequeno e "leve".

SmootH_
12/02/2008, 15:39
imagino eu que o problema de colocar os feixes para fora do chassis, é mais em quem usa motores pesados, pois torcendo mais o chassis, com o motor pesado, ajudaria a trincar o chassis
correto?
o que pensava em fazer, era colocar os eixos de rural, tirar algumas laminas para diminuir um pouco a altura do jeep, mas mantendo as molas no lugar, abaixo do chassis mesmo
mas teria que dar jeito nas anti-wrap realmente, ainda mais com as molas originais com poucas laminas
[]´s

Carlos Bernardo
12/02/2008, 19:21
-Par de eixos Rural D-44 canela grossa.
-High Steer Ensimec
-Barras de direção e terminais reforçados fornecidos pela Ensimec
-Cambio Clark 4m C-20 (ja estava instalando hj de manhã)

...e o salário ó: ....

Rafael Kuzma
13/02/2008, 01:27
Eu fiz assim no meu, e acho que resolveu o problema sem ter que tirar nada de material do eixo.
Ai tava cru ainda pois eu estava procurando uma maneira de sair dessa robada!

mas agora j´´a ta quase pronto depois de 3 anos de sofrimento

[]´s

Carlos Bernardo
13/02/2008, 14:42
Meu motorzinho GM151 vai passar por check up completo, virar 3.0 e receber um veneno bem aplicado enfatizando torque em baixas rotações, durabilidade e resistência. Só aspirado estimamos que ele consiga gerar algo entre 120-140hp. Por enquanto tá ótimo.

Os eixos de Rural chegam sexta (espero) e imagino que estarão prontos para entrar no Jeep na quarta feira. Não vejo a hora...

A ENSIMEC confirmou estoque do Hi Steer e das barras de direção. Amanhã já vou providenciar o pagamento e espero que na segunda esteja na minha mão.

Não tô nem dormindo direito...

Marcos ET
13/02/2008, 17:04
Marcos, são quatro lâminas...

uma pequena, na base, uma média e duas grandes...
Dá uma olhada na foto...
A pequena "não conta"?
Está igual à sua F75?

[]s.

Putz! conta sim... oq nao contou na época foi que eu tava sem óculos... rs
Em tempo, eu nao tenho uma F.75 (infelizmente), só um CJ3A "51" (felizmente) com os eixos da F.75... e a adaptação ficou muito parecida com a sua! (inclusive aquela "matada" no diferencial, com o grampo segurando no encaixe da tubeira, e algum Ferro Fundido removido das nervuras, para passar o tal grampo....)

Se vc já testou o jeep, certamente adorou o resultado! pois no meu caso, chego a passar, diariamente, um tempo olhando para o jeep, só pra ver o quanto ficou bom! rsrsrsrsrs (pior de tudo é que nao é exagero)

óia o véi ai....

Elmer_Jeep
13/02/2008, 17:17
po até q enfim, em todos esses anos de 4x4Brasil é a primeira vez que vejo uma foto dessa viatura Extra Terrena, heheh.

[]'s

Marcos ET
13/02/2008, 17:25
HAHAHAHAHA é verdade Elmer, tem tempo que nao posto uma foto do meu jeep... as que tinham no meu perfil foram perdidas qdo o fórum mudou de aparencia... sumiu tudo! rs mas até que ele nao tá tao caido assim ne? só tem que receber um "trato" na carroceria, na T-Case (rolamentos e mancais - eu acho), no setor de direção (que agora é do Opala mecanico, e vai ser substituída pela novíssima caixa do Maverick - sistema de esferas recirculantes) e na parte elétrica, e nisso, e naquilo.... rrsrsrsrs

obs: veja que estes "Genius 1000" pra fora tem a mania de "tirar o chao" do chao, e jogar tudo sobre a capota.....

Emerson4x4
14/02/2008, 00:20
Dever de casa feito:oops::oops::oops::oops::oops:
Já lí.
Valeu

Grande pedida??? :parede::parede::parede:
Está na hora de rever seus conceitos:
Leia Alargadores de roda x alargadores de feixes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/22942-alargadores-de-roda-x-alargadores-de-feixes.html)

Basta deslocar os suportes dianteiros do lado direito 3cm em direção à face externa do chassi que já resolve.

[]'s

fugger
14/02/2008, 09:18
... mas até que ele nao tá tao caido assim ne? só tem que receber um "trato" na carroceria, na T-Case (rolamentos e mancais - eu acho), no setor de direção (que agora é do Opala mecanico, e vai ser substituída pela novíssima caixa do Maverick - sistema de esferas recirculantes) e na parte elétrica, e nisso, e naquilo.... rrsrsrsrs

MArcos

Mas aí que é bacana de postar fotos, pra galera ver a evolução e aprender com as c@g@d@as que a gente faz... hehehe

[]´s sem atualizar as fotos também :mrgreen:

Marcos ET
14/02/2008, 12:33
KHdas por KHdas.... vejam mais algumas fotos... rsrsrsrs (depois de todos estes anos, até hj esperando um pouco de massa epóxi e tinta....)

... nao reparem a sujeira... rsrsrs

Rafael Kuzma
14/02/2008, 12:52
Muito massa MarcosET.

Cara eu acho muito louco o tanto que suja o Jeep. hehehe ainda mais o meu que só uso o Toldinho vou ter que colocar um limpador de para brisa por dentro tmb, quando da aquela patinada vai tudo no vidro nas costas dentro da orelha e por ai vai... mais fica loco!!

[]´s sujos!!

Casa da transmissão4x4
21/05/2011, 18:41
Pessoal reativando o topico, como o eixo traseiro da rural no jipe faz com que o cardan fique desalinhado segue um link com a solução :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/90504-eixo-rural-x-cardan-desalinhado-x-solucao.html

SD GUERREIRO
23/06/2011, 22:10
ola pessoal sou novo no forum e preciso de ajuda...
comprei um par de eixos de f75 4x4(lógico).. o dianteiro praticamente plug and play foi apenas refeito caster, visto que utilizo spoa. ja o trazeiro estou preocupado pois pelos meus calculos ele vai ficar de 3 a 5 cm fora de ângulo em relação a t case . meu cardãn já é curto pois o motor é um 6 cc opala e cxa de c10 3marchas alguem ai ja fez esta adaptação com esta configuração mecanica. outra coiza é a relação 9.44 sera que fica ruim com a cxa 3 marchas? obrigado :-?

antonio umino
24/06/2011, 08:27
comprei um par de eixos de f75 4x4(lógico).. o dianteiro praticamente plug and play foi apenas refeito caster, visto que utilizo spoa. ja o trazeiro estou preocupado pois pelos meus calculos ele vai ficar de 3 a 5 cm fora de ângulo em relação a t case . meu cardãn já é curto pois o motor é um 6 cc opala e cxa de c10 3marchas alguem ai ja fez esta adaptação com esta configuração mecanica. outra coiza é a relação 9.44 sera que fica ruim com a cxa 3 marchas? obrigado :-?

Bom dia. SD GUERREIRO... BEM VIDNDO AO FORUM.... Como vc diz os eixos da F 75. (pickup) o dianteiro é igual ao da Rural. Agora o trazeiro da F 75. é mais largo que a dianteira coisa de 5cm de cada lado. OU seja.o eixo dianteiro tem de largura (bitola) 1, 448m ou 57" e o trazeiro tem 1,5494 m. ou 61".
Então o eixo trazeiro tem coisa de mais ou menos 10 cm na largura (bitola)total. ou coisa de 5cm de cada lado.. Mas nada que não dê para adaptar. Ok. abraços.

4X4GARAGE
24/06/2011, 09:14
bom dia,tem um rapaz aki do forum que mandou fazer pontas de eixo sobre medida para f75 pra resolver esse problema,ele é anunciante,vou tentar achar ele posto aki
[]s

hpnardino
25/06/2011, 12:26
Bom dia. SD GUERREIRO... BEM VIDNDO AO FORUM.... Como vc diz os eixos da F 75. (pickup) o dianteiro é igual ao da Rural. Agora o trazeiro da F 75. é mais largo que a dianteira coisa de 5cm de cada lado. OU seja.o eixo dianteiro tem de largura (bitola) 1, 448m ou 57" e o trazeiro tem 1,5494 m. ou 61".
Então o eixo trazeiro tem coisa de mais ou menos 10 cm na largura (bitola)total. ou coisa de 5cm de cada lado.. Mas nada que não dê para adaptar. Ok. abraços.

Da para praticamente resolver este problema colocando um espaçador de roda da AVM, tem um com 38mm, como provavelmente irá melhorar os freios, colocando um a disco, que por natureza joga a roda para fora.

Só para constar, tenho istalado nos dois eixos do meu CJ e são muito bons.

segue o link da garra 4x4 com a peça.

Alargador de Roda 38mm 5x139 ( Alumnio ) AVM (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Alargador&produto=Alargador+de+Roda+38mm+5x139+%28+Aluminio+ %29+AVM&dept_id=10&pf_id=AL014)

sds,

Marcio Rossetto
27/06/2011, 11:28
Camarada
Meu jipe tem o cambio da c10 + motor BF e diferencial 9:44 , ficou bom , anda bem e tem força na trilha .
Presume-se que o seu com motor 6 cc da GM , fai casar que nem uma luva .
Sobre os eixos da F75 .

E T
06/07/2011, 10:47
Fala Guerreiro,
O meu Jeep tem exatamente a mesma configuração, o eixo traseiro vai receber uma ponta de eixo menor com uma adaptação feita pelo Mauricio aqui de Gramado.....Se voce precisar o telefone dele me avisa.

Rafaminc
06/07/2011, 15:07

SD, o cardâ + cruzetas é projetado para poder trabalhar com estes desalinhamentos. Veja a diferença que existe no alinhamento horizontal, deve ser mais que 5cm não é? Imagina vc colocar 500 kg de carga na caçamba, vai baixar uns 10 a 15cm o chassi, e quem compensa esse desalinhamento são as cruzetas.
Claro que o ideal era estar sempre alinhado, mas daí vc teria que ter um Jeep "queixo duro" sem suspensão.

gabriel-cj61
01/02/2012, 11:50
Amigos, estou querendo trocar o eixo dianteiro e o traseiro do meu jeep pelos eixos da rural/f-75
e gostaria de saber se comprando só a carcaça é possível eu desmontar os meus do jeep e utilizar as peças dele na carcaça dos de rural. Qual o preço mais ou menos de uma carcaça dessa? é muito difícil fazer essa adaptação? se precisarem posso tirar fotos dos meus eixos e dos que eu to pensando em comprar!

aguardo respostas, galera!

valeu, abraços

chinelao4x4
01/02/2012, 12:46
blz? as peças não sevira, as pontas da rural é maior !

gabriel-cj61
01/02/2012, 13:01
daí no caso seria só isso que não da certo?

jecaov8
01/02/2012, 18:36
voce ja tem os eixos na mão ? canela grossa , fina ? traseiro de rural , f75 ? os que estão na viatura são originais ? inclusive freio ? pra cada uma dessas variações existem soluções diferentes .

gabriel-cj61
02/02/2012, 01:06
então amigão, ainda não comprei os eixos pq me surgiram todas essas dúvidas haha, então achei melhor esperar.
Os eixos que tem lá tem os diferenciais deslocados pro lado do passageiro e pelo jeito foram tirados de uma f-75, pois tem uma parada do lado sem toda a mecânica.
Os que estão no meu jeep acho que são originais sim, os dois também tem os diferenciais deslocados pro lado do passageiro, acho que é canela grossa.
quanto ao freio, na frente é a disco e tem direção hidráulica, que pelo jeito vou ter que trocar a barra da direção porque não vai chegar de um lado ao outro, atrás é freio original, à tambor, mas com freio de mão.
acho que é só, vou providenciar umas fotos o mais rápido possível :D

valeu, abração

Lúcio Fuentes
02/02/2012, 07:23
Aproveitando o tópico, qual é a diferença entre eixos de rual e F-75? Ou não existe difrença?

weshwesh
02/02/2012, 08:52
Aproveitando o tópico, qual é a diferença entre eixos de rual e F-75? Ou não existe difrença?

O eixo dianteiro da F75 é igual ao da Rural, o eixo traseiro da F75 é 10cm mais largo que o da Rural (do lado motorista do diferencial).

Lúcio Fuentes
02/02/2012, 11:34
O eixo dianteiro da F75 é igual ao da Rural, o eixo traseiro da F75 é 10cm mais largo que o da Rural (do lado motorista do diferencial).

Valeu! Tá difícil de achar eixos de Rural!!

gabriel-cj61
02/02/2012, 13:17
Valeu! Tá difícil de achar eixos de Rural!!

é amigo, por sorte eu achei um par de eixos da f-75 essa semana, mas só a carcaça, agora preciso pelo que vi pelo menos das pontas de eixo, pra poder montar o resto do meu eixo original nesses aí da f-75! vamos ver no que vai dar, quero ver o amarelão parecendo um sapo hahahaha

abraços

marcosmoscz
02/02/2012, 13:44
Gabriel vc pode usar tanto o eixo dianteiro da rural ou 75! O traseiro somente da rural, como weshwesh falou o eixo da f75 é mais largo que o dianteiro!

Abraços

gabriel-cj61
02/02/2012, 13:54
Gabriel vc pode usar tanto o eixo dianteiro da rural ou 75! O traseiro somente da rural, como weshwesh falou o eixo da f75 é mais largo que o dianteiro!

Abraços

Fala marcos, pelo o que eu andei pesquisando aqui, a galera disse que é melhor o da f-75 na traseira pq o diferencial dela é mais deslocado para o lado do passageiro do que o da rural, que é quase no centro, tem pouca coisa de deslocamento, assim fica melhor no meu jeep por causa do alinhamento do cardan. você não concorda?

valeu pela ajuda, abração!

gabriel-cj61
02/02/2012, 13:56
e qualquer coisa também eu uso espaçadores de roda nas da frente, pra ficar igual :D se for necessário,claro!

Rodrigo Baratti
02/02/2012, 15:23
Gabriel,

Esse assunto é antigo e tem vários tópicos sobre ele, de uma olhada nesses 2, mas deve ter outros.
Instalação dos eixos de Rural no CJ-5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/3732-instalacao-dos-eixos-de-rural-no-cj-5-a.html)
Fotos Do Eixo Da Rural No Cj (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/18781-fotos-do-eixo-da-rural-no-cj.html)

Via de regra o melhor eixo para essa adaptação é o da Rural 4x4, pois ambos tem a mesma bitola e o diferencial traseiro é deslocado.
No caso da F75 os pneus traseiros ficarão totalmente para fora da lataria, além do barro voar pra tudo que é lado a policia pode criar confusão pois isso é proibido.
Todos os eixos traseiros de Willys 4x4 tem praticamente o mesmo deslocamento do diferencial pra a direita, no caso dos veículos 4x2 o diferencial fica no centro e não fica boa a adaptação.

Todas as peças são intercambiáveis, exceto os semi-eixos.

[]'s

marcosmoscz
02/02/2012, 16:08
Ai tudo bem!

Abraços

gabriel-cj61
02/02/2012, 18:09
Amigos, a partir de agora vou consultar os tópicos já iniciados com esse assunto, procurei antes mas não achei, não sei usar essa busca do forum hahaha, sempre que procuro alguma coisa aparece coisas totalmente diferente do que eu procuro, mas agora já sei onde procurar!

valeu pela ajuda galera, abração :D

weshwesh
02/02/2012, 20:11
e qualquer coisa também eu uso espaçadores de roda nas da frente, pra ficar igual :D se for necessário,claro!

Tem tambem a opçao de mandar cortar 10cm do lado passageiro do eixo traseiro da F75. Dai fica da mesma largura que na frente e desloca o diferential ainda mas na direita, alinhando o cardan. O problema é que tem que mandar fazer uma ponta de eixo sob medida :(

Casa da transmissão4x4
02/02/2012, 22:38
Tem tambem a opçao de mandar cortar 10cm do lado passageiro do eixo traseiro da F75. Dai fica da mesma largura que na frente e desloca o diferential ainda mas na direita, alinhando o cardan. O problema é que tem que mandar fazer uma ponta de eixo sob medida :(

Opa, segue este link que tem a materia sobre o cardam desalinhado :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/90504-eixo-rural-x-cardan-desalinhado-x-solucao.html

juleymar73
03/02/2012, 00:39
Ola amigos , aproveitando esse topico e que o amigo aqui mencionou , queria saber se tem alguma desvantagem em usar alargadores de rodas no jeep ,pois meus eixos originais estao muinto bom nao queria trocar , e ainda mais sei que gastarei mais se trocar os eixos .

Casa da transmissão4x4
03/02/2012, 06:24
Ola amigos , aproveitando esse topico e que o amigo aqui mencionou , queria saber se tem alguma desvantagem em usar alargadores de rodas no jeep ,pois meus eixos originais estao muinto bom nao queria trocar , e ainda mais sei que gastarei mais se trocar os eixos .

Amigo, para falar a verdade nõ é aconselhavel usar espaçadores, pois eles forçam muito as manga de eixo e o conjunto, então e mais aconselhavel você trocar os eixos. Para você colocar os eixos da rural ou F-75 você precisará somente das carcaças e dos 4 semi-eixos, o restante e tudo intercambiavel, exeto se teu eixo dianteiro for dana30(que e muito raro encontrar).

jjjaalll
04/02/2012, 02:14
Gabriel, boa noite, troquei os eixos do jeep por eixos da f 75 e ficou muito 10, melhorou muito a estabilidade do bicho, recomendo, o diferencial usei o mesmo menos as pontas de eixo.

gabriel-cj61
04/02/2012, 05:47
Gabriel, boa noite, troquei os eixos do jeep por eixos da f 75 e ficou muito 10, melhorou muito a estabilidade do bicho, recomendo, o diferencial usei o mesmo menos as pontas de eixo.

Amigo, valeu pela dica! é isso mesmo que estou querendo com essa troca de eixos, além do visual que eu acho muito legal!!!
valeu, abração

weshwesh
04/02/2012, 13:49

Pensando sobre esse negocio de ter que mandar fazer uma ponta de eixo sob medida, me surgiu um ideia : Sera que teria como mandar cortar 10cm da ponta original da F75 e mandar refazer as estrias ? Possivel ou nao ?

Casa da transmissão4x4
04/02/2012, 15:02
Pensando sobre esse negocio de ter que mandar fazer uma ponta de eixo sob medida, me surgiu um ideia : Sera que teria como mandar cortar 10cm da ponta original da F75 e mandar refazer as estrias ? Possivel ou nao ?

E possivel, mas não compensa o valor !

juleymar73
04/02/2012, 17:24
Amigo, para falar a verdade nõ é aconselhavel usar espaçadores, pois eles forçam muito as manga de eixo e o conjunto, então e mais aconselhavel você trocar os eixos. Para você colocar os eixos da rural ou F-75 você precisará somente das carcaças e dos 4 semi-eixos, o restante e tudo intercambiavel, exeto se teu eixo dianteiro for dana30(que e muito raro encontrar).
ola amigo, eu nao uso meu jeep em trilhas , so em estradas de chao normal e na rua , sera que mesmo assim nao e recomendado .

Casa da transmissão4x4
04/02/2012, 17:35
Qual pneu você vai usar com os espaçadores ?

weshwesh
04/02/2012, 18:24
E possivel, mas não compensa o valor !

Como que cortar e refazer as estrias pode chegar perto do valor de uma ponta usinada sob medida ??

Casa da transmissão4x4
04/02/2012, 20:25
E porque teria que fazer um enchimento da ponta de eixo, pois a mioria das pontas de eixo você pode perceber que aonde tem estrias a parte e mais grossa, se for 30 estrias então ai que tem que encher mesmo. Então o custo fica mais alto porque se fizer um enchimento tem que mandar para temperar novamente, e olha que eu acho que não deve ficar com a mesma resistencia.

weshwesh
04/02/2012, 20:57
Eta, eu pensava que era tudo no mesmo diametro... :(
Outra possibilidade : Conheço uma retifica que concerta, emenda, encurta, ... pontas de eixo soldando. E a especialidade deles, e o cara jura que aguenta o trampo. Alguem tem experiencia com isso ? Alias eu achei até perigoso, porque vi o serviço e realmente é quase impossivel perceber que foi soldado... dai comprar usado sem conhecer a procedência, ja viu !!

juleymar73
10/02/2014, 23:13
Ressulcitando esse assunto, sera que alguen ai ja adaptou eixos da F75 no CJ5 ? alguen ja fez o corte para diminuir os eixos traseiros ? ou alguem ja pois eles do originaos mesmo maiores os traseiros ?
se ouver alguen poste fotos .

valew .

Casa da transmissão4x4
10/02/2014, 23:34
Ressulcitando esse assunto, sera que alguen ai ja adaptou eixos da F75 no CJ5 ? alguen ja fez o corte para diminuir os eixos traseiros ? ou alguem ja pois eles do originaos mesmo maiores os traseiros ?
se ouver alguen poste fotos .

valew .

já existe varios rodando por ai, não fica tão estranho um eixo na traseira mais largo que na dianteira não. Se for colocar da rural e bom usar o da f-75 4x4 e encurtar o tubo do lado do passageiro e fazer um semi-eixo especial para ficar com o cardan traseiro bem alinhado com a reduzida.

juleymar73
10/02/2014, 23:49
já existe varios rodando por ai, não fica tão estranho um eixo na traseira mais largo que na dianteira não. Se for colocar da rural e bom usar o da f-75 4x4 e encurtar o tubo do lado do passageiro e fazer um semi-eixo especial para ficar com o cardan traseiro bem alinhado com a reduzida.
Humm , e o que pensei , tem uns caras aqui que solda ponta de eixo de MB1113 pensei em encurtar a carcaça do tamanho do de uma Rural e o semi tambem usando um serviço desses pois assim que melhorar o $$$$ eu instalo flutuantes da Rural pois um lado ja e do tamanho da Rural , estou pagando R$ 800,00 nos dois eixos ta bom o preço ?
valew obrigado .

Casa da transmissão4x4
10/02/2014, 23:54
O preços dos eixos tá muito bom, ainda mais que hoje em dia tá raro achar carcaças.............no caso vc tem que encurtar o lado curto em 10 cm e fazer o semi-eixo sob medida. Não ei qual processo que o pessoal usa por ai, mas cortar semi-eixo de caminhão para fazer flutuante eu até hoje não ví nenhum da certo em trilha,
mas nada e impossivel.
Abraços.

juleymar73
23/02/2014, 22:19
O preços dos eixos tá muito bom, ainda mais que hoje em dia tá raro achar carcaças.............no caso vc tem que encurtar o lado curto em 10 cm e fazer o semi-eixo sob medida. Não ei qual processo que o pessoal usa por ai, mas cortar semi-eixo de caminhão para fazer flutuante eu até hoje não ví nenhum da certo em trilha,
mas nada e impossivel.
Abraços.
Ola amigo os eixos chegaram , o traseiro ta otimo masi o dianteiro ta com uma folga dos diabos , sera que estragou a carcaça ou o pinhão e coroa ? mais mesmo com esse problema to muinto feliz :cool: tem tempo que procuro esses eixos e o cara tinha dois par , quase comprei os outros tambem rsrsrs,
masi eu me interesei por uma caixa e reduzida da f75 que ele tem la a caixa e 3M e macia como nunca vi na vida diz que vende por R$ 1000 as duas caixas , ta bom o preço ?
pensei em compra e deixar como reserva .

Marcio Rossetto
24/02/2014, 15:22
Camarada , essa questão dos 10 cm é quase imperceptível, eu tenho o jipe com esses eixos da F75 e vc nem percebe a diferença . O fato de ser maior atrás é melhor ainda , traz mas estabilidade e fica mais bonito . Sobre a roda ficar para fora , independente de Rural ou não, tem que por espaçadores de paralama . Ainda sugiro VC colocar rodas com OFF set negativo no minimo -25, para jogar ainda mais para fora . Sobre o alinhamento do cardã traseiro, com o eixo de F75 ele fica praticamente alinhado .

Ian Jeep
24/02/2014, 17:42
Camarada , essa questão dos 10 cm é quase imperceptível, eu tenho o jipe com esses eixos da F75 e vc nem percebe a diferença . O fato de ser maior atrás é melhor ainda , traz mas estabilidade e fica mais bonito . Sobre a roda ficar para fora , independente de Rural ou não, tem que por espaçadores de paralama . Ainda sugiro VC colocar rodas com OFF set negativo no minimo -25, para jogar ainda mais para fora . Sobre o alinhamento do cardã traseiro, com o eixo de F75 ele fica praticamente alinhado .

Boa tarde Marcio,

Por gentileza, poderia postar fotos do jeep e do cardã? qual TC vc usa?

Abraços

Marcio Rossetto
26/02/2014, 09:58
bom dia , t case do jipe mesmo , cambio da f4000
Na foto da roiada da para ver o conjunto por baixo rsrrsrrs!452910452912452913

Boa tarde Marcio,

Por gentileza, poderia postar fotos do jeep e do cardã? qual TC vc usa?

Abraços

wagner Santos
03/09/2014, 11:05
bom dia , t case do jipe mesmo , cambio da f4000
Na foto da roiada da para ver o conjunto por baixo rsrrsrrs!452910452912452913

Me disseram que o semieixo da F75, o maior, é fraco por ser grande. Com motor 6cc do opala,o semieixo ficarealmente fraco?

Casa da transmissão4x4
03/09/2014, 11:33
Me disseram que o semieixo da F75, o maior, é fraco por ser grande. Com motor 6cc do opala,o semieixo ficarealmente fraco?

E mais fraco somente o semi-eixo, se você usar uma carcaça canela grossa e muito dificil de dar algum problema.

Pilatti
25/02/2015, 13:02
Pessoal,

Ressuscitando o tópico rs..
No caso se eu comprar apenas as carcaças dos eixos da Rural/F75, com a ideia de aproveitar a relação do Jeep atual.. O que mais preciso comprar? Apenas as pontas de eixo? Algo mais?

Estou tentando verificar o que é mais em conta. Me passaram R$ 1200 (a base de troca) os dois eixos (4x4) apenas sem a relação.. Vou ver o preço das carcaças, minha dúvida é para saber se compensa pegar assim ou se colocar peças novas se o preço fica próximo..

abs

tuna
26/02/2015, 16:59
Pessoal,

Ressuscitando o tópico rs..
No caso se eu comprar apenas as carcaças dos eixos da Rural/F75, com a ideia de aproveitar a relação do Jeep atual.. O que mais preciso comprar? Apenas as pontas de eixo? Algo mais?

Estou tentando verificar o que é mais em conta. Me passaram R$ 1200 (a base de troca) os dois eixos (4x4) apenas sem a relação.. Vou ver o preço das carcaças, minha dúvida é para saber se compensa pegar assim ou se colocar peças novas se o preço fica próximo..

abs

Isso apenas as pontas de eixo, ah vai faltar a barra de direção também, ou manda fazer ou usa a da rural mesmo.. eu prefiro usar a da rural sem reforço com terminais della rosa...
Acho que ficar reforçado demais a barra de direção é tiro no pé... com uma barra torrat vc volta pra casa, com um munhão quebrado :roll:

[]'s desvirtuando o tópico :mrgreen:

Pilatti
26/02/2015, 18:03
Isso apenas as pontas de eixo, ah vai faltar a barra de direção também, ou manda fazer ou usa a da rural mesmo.. eu prefiro usar a da rural sem reforço com terminais della rosa...
Acho que ficar reforçado demais a barra de direção é tiro no pé... com uma barra torrat vc volta pra casa, com um munhão quebrado :roll:

[]'s desvirtuando o tópico :mrgreen:

Tuna,

Valeu a dica!

Nem tinha me atentado a isso! No meu caso estou usando a caixa de direção do gol, será que muda algo? Já não lembro como era o sistema original e o que foi trocado na época..

abs

tuna
27/02/2015, 10:46
Tuna,

Valeu a dica!

Nem tinha me atentado a isso! No meu caso estou usando a caixa de direção do gol, será que muda algo? Já não lembro como era o sistema original e o que foi trocado na época..

abs

Como o eixo vai ficar mais largo, terá que aumentar a drag link.

[]'s

AWinter
15/10/2018, 11:13
Uma coisa,

um abraço.
Antonio.

Alguem sabe me dizer qual o tamanho deste grampo que abraça a lateral da bola do diferencial ? é para canela fina.

Thiago Rodeghel
16/10/2018, 02:01
Alguem sabe me dizer qual o tamanho deste grampo que abraça a lateral da bola do diferencial ? é para canela fina.

É do proprio Jeep ou Rural, porém vai ter que desbastar bastante a bola do diferencial para encaixar ou grampo, ou seja, vai ficar como se fosse o eixo do Jeep...

Marcos ET
09/01/2020, 14:13
KHdas por KHdas.... vejam mais algumas fotos... rsrsrsrs (depois de todos estes anos, até hj esperando um pouco de massa epóxi e tinta....)

O tempo passa, o tempo voa!! Apenas para mostrar a evolução do Jeep, e manter o colega Elmer informado sobre como anda meu vejo CJ3A, seguem as fotos do "modelo 2019" do mesmo Jeep 51... rsrsrs

Vocês vão logo perceber que resolvi voltar a usar os eixos originais do CJ3A (os da F75 estão guardados), pois estou ficando velho, e as trilhas com o velho companheiro agora viraram passeios de final de semana (ainda estou estudando se vai valer a pena partir para a construção de algo para trilha, com os eixos antigos outras peças que "sobraram" rsrsrs

Ando pensando, contudo, em cortar os eixos da F75, deixando-os um pouco maiores que os do Jeep (ainda calculando a melhor bitola), porém consideravelmente menores que as medidas da Pick-Up. Pretendo cortar os tubos, tanto do eixo dianteiro quanto do traseiro, e fazer um pequeno reforço estrutural. Como meus pneus agora são pequenos, a ideia é (num futuro ainda incerto) usar kit flutuante com semieixos cortados e soldados.

Feliz 2020 a todos!!!

Aristides Jr
09/01/2020, 16:22
Olá Marcos!

Muito bacana seu jeep!

Ele tem um "olhar" diferente" Voce montou os farois pelo lado de dentro e removeu o aro, foi isso?

Sobre os eixos:- Gosto muito dos originais que são estreitos!

Largura proporcional ao restante de todo o Jeep!

Pensando em conjuntos mais modernos, já me passou pela cabeça, muitas vezes, a idéia de estreitar.

Vou continuar acompanhando para ver.

Abraço Aristides Júnior

Elmer_Jeep
10/01/2020, 09:39
O tempo passa, o tempo voa!! Apenas para mostrar a evolução do Jeep, e manter o colega Elmer informado sobre como anda meu vejo CJ3A, seguem as fotos do "modelo 2019" do mesmo Jeep 51... rsrsrs

Vocês vão logo perceber que resolvi voltar a usar os eixos originais do CJ3A (os da F75 estão guardados), pois estou ficando velho, e as trilhas com o velho companheiro agora viraram passeios de final de semana (ainda estou estudando se vai valer a pena partir para a construção de algo para trilha, com os eixos antigos outras peças que "sobraram" rsrsrs

Ando pensando, contudo, em cortar os eixos da F75, deixando-os um pouco maiores que os do Jeep (ainda calculando a melhor bitola), porém consideravelmente menores que as medidas da Pick-Up. Pretendo cortar os tubos, tanto do eixo dianteiro quanto do traseiro, e fazer um pequeno reforço estrutural. Como meus pneus agora são pequenos, a ideia é (num futuro ainda incerto) usar kit flutuante com semieixos cortados e soldados.

Feliz 2020 a todos!!!

Fala ET !

Se a ideia não é mais trilha, manter os eixos originais dá menos trabalho, instala um kit flutuante e muda o off set das rodas pra deixar um pouco negativas.

Marcos ET
10/01/2020, 13:08
Olá Marcos!

Muito bacana seu jeep!

Ele tem um "olhar" diferente" Voce montou os farois pelo lado de dentro e removeu o aro, foi isso?

Aristides! Quanto tempo heim? espero que aos poucos o fórum vá ressurgindo... kkkk ao menos nós estamos por aqui!

Sim, o "olhar diferente" foi justamente por isso! a ideia inicial era projetar os faróis mais para dentro, como nos militares, porém isso não foi possível devido ao suporte da bateria, que tira qualquer espaço para recuar o conjunto mais para dentro... então, fiz um "meio termo", montando o conjunto por dentro, e retirando os aros das molduras (conforme vc notou). o "arremate" ficou por conta de parafusos allen em inox... rs

Fala ET !

Se a ideia não é mais trilha, manter os eixos originais dá menos trabalho, instala um kit flutuante e muda o off set das rodas pra deixar um pouco negativas.

Grande Elmer!!! rapaz, como vc está? como andam as coisas?! espero que tudo na mais perfeita paz!

Sim, a ideia é deixar as trilhas para algo que ainda vai ser construído, pois depois da reforma, e depois de reparar tudo que eu fiz no meu velho companheiro após tantos anos de trilhas, eu percebi que detonei muito uma viatura que já está ficando rara de se encontrar.

Penso em colocar eixos canela-grossa do CJ5 e, depois, comprar aquele kit flutuante da HD4x4 (me pareceu o melhor custo/benefício). Se eu for "sonhar alto", pretendo instalar aqueles cubos com rolamento da Ducato. O problema é que por aqui não estou achando quem queira trocar eixos de CJ5 pelos meus antigos eixos da F-75, e agora, com filhos em casa, os recurso$$$ financeiro$$$ estão mais limitados... kkkk

Dependendo de como for, se me cobrarem muito caro em um par de eixos de CJ5, então vou meter as caras e cortar meus eixos de F-75, deixando a bitola cerca de 40 ou até 60mm mais larga de cada lado... (ainda não calculei o ideal para mim). Com o "eixo pouco alargado", eu já absorvo os gastos com mudança de off-set de rodas, ou utilização de alargadores... kkk

Vamos ver, por enquanto minha prioridade é encontrar um bom par de eixos de CJ5... rsrsrsrs