Ver Versão Completa : Motor do Samurai sem força
Renato Fraga
16/12/2011, 01:40
Olá a todos, não sou proprietário de um Samurai, mas venho acompanhando o drama de uma amiga que tem um canvas feixe de molas com motor 1.6 8v.
Segundo ela e o marido, esse motor é original do carro, o que me causou surpresa, pois sempre achei o só existia samurai 1.3
Recentemente, numa trilha, o jipinho parou. Ocorreu que a bomba d`agua engripou e acabou estourando a correia dentada.
Não houve danos ao cabeçote nem tampouco com as válvulas, mas agora depois de tudo trocado e montado, o motor esta sem força.
Para avaliação precisa, o motor foi aberto e portanto a junta do cabeçote também foi trocada.
Alguém sabe me dizer se existe algum ajuste específico no enquadramento do virabrequim com o comando????
Existe junta de cabeçote com espessuras diferentes???
Tem algum macete????
Obrigado a quem puder ajudar
Desculpe a minha ignorância...Samurai, com 1.6l? Original nunca vi... Ela tem certeza disso? Consta na documentação do carro???
Esse motor pode ser de algum outro Suzuki 1.6 8V como o Vitara, Baleno.... Pode ter sido legalizado e tudo mais, mas uma coisa é certa. Nunca existiu samurai 1.6 8V de fábrica !!! Samurai se nao me engano só 1.0 e 1.3
Quanto ao motor, Confira se as polias do VB e do comando estao sincronizadas, se o tensor e se a correia estão 100%, ao ligar a correia pode estar pulando dente...
Tbm vale medir a compressao dos cilindros p/ ver se o motor ainda está bom...
Abç
Léo
Olá a todos, não sou proprietário de um Samurai, mas venho acompanhando o drama de uma amiga que tem um canvas feixe de molas com motor 1.6 8v.
Segundo ela e o marido, esse motor é original do carro, o que me causou surpresa, pois sempre achei o só existia samurai 1.3
Recentemente, numa trilha, o jipinho parou. Ocorreu que a bomba d`agua engripou e acabou estourando a correia dentada.
Não houve danos ao cabeçote nem tampouco com as válvulas, mas agora depois de tudo trocado e montado, o motor esta sem força.
Para avaliação precisa, o motor foi aberto e portanto a junta do cabeçote também foi trocada.
Alguém sabe me dizer se existe algum ajuste específico no enquadramento do virabrequim com o comando????
Tem algum macete????
Um tanto quanto curioso samurai c motor de vitarinha, eu já tive um vitarinha 94 nessa configuração de motor, minha irmã já teve dois samurais um 94 e o atual 97 todos c motor 1.3 8v, uma pergunta q ano de fabriação é esse samurai? q eu saiba samuca foi fabricado até 99 salvo engano, c esse motor 1.6 8v não tem, pelo menos os daqui do Brasil, não se se lá fora existam outras configurações e pode até ter vindo importado, não sei, fica aí a dúvida, tenho saudade do vitarinha era da mesma cor do Ary, abraço.
E ai tche,
Samurai só existiu com motor 1.0 e 1.3! O proprietário pode ter colocado outro motor 1.6 8V suzuki nele de algum vitara, baleno... ou tambem pode ter aumentado a cilindrada do 1.3 ( nos EUA existe esse kit) tornando um 1.6 !!!
Quanto ao problema no motor, Dê uma olhada se as polias do VB e comando estao sincronizadas e tbm se a correia e o tensionador sao os corretos e estao em bom estado, pode acontecer de quando ligar o jipe pular um dente da correia e ai a coisa nao funciona mesmo...
Tambem vale medir a compressao dos cilindros p/ saber se tudo está 100%
Abraço e boa sorte!!
Se conseguir uma fotinho do motor já dá pra saber se é o original ou nao do samurai!!
Quando a correia dentada dos Suzuki estoura, não existe qualquer perigo ao motor, pois estes motores são do tipo "non-interference", que se traduz em um motor cujas válvulas possuem recessos junto aos pistões de forma que mesmo fora do sincronismo eles não se chocarão.
Não precisava ter aberto o motor.
Eu aposte minhas fichas no sincronismo...
Abraços
Clemente
Tem algum macete????
Se não houve danos ao motor por aquecimento, provavelmente é sincronismo da correia dentada, se a mesma for a correta desse motor 1.6.
Renato Fraga
16/12/2011, 16:30
Pois bem amigos, agradeço todos os comentários.
O motor é sim 1.6, só não me arrisco a dizer se é original ou não.
Superaquecimento não houve, pois assim que a bomba travou o motor parou.
Todas as sugestões aqui postadas foram encaminhadas para os proprietários e mecânico e espero que ajude a resolver o problema.
Assim que tiver mais informações, eu posto aqui.
Abraços a todos