PDA

Ver Versão Completa : Comparando a Toyota RV4 - reflexões e que olhar em um usado.

MarcusTalamasca
14/12/2011, 16:12
Prezados, aproveitei minha semana de férias para visitar quase todas as concessionárias de Cuiabá. Meu objetivo - um carro grande para viajar, tracionado para suportar estradas de terra (mas não trilhas). Mas também ser utilizado na cidade, exclusivamente por mim em razão das barbeiragens da esposa. Não temos filhos até o momento.

O orçamento é de algo em torno de 95.000 reais, de preferência um pouco menos.

O primeiro a me atrair foi o Grand Vitara III, da Suzuki. Carro forte, resistente. Bonito. Tem garantia de 3 anos, tem reduzida. O conforto dentro do veículo é muito bom, o espaço também. Gostei do test-drive, senti o carro firme, grudado no chão. O preço estava completamente dentro do orçamento, 86000 em Cuiabá pelo 4x4 AT.
No aspecto negativo, a falta de alguns mimos como câmara de ré. Não tem banco de couro, aí seriam mais 2000 reais. A revenda, dizem, não seria tão boa (o que me parece incompreensível pois é um carro que não dá problemas).
O que mais me desagradou é que são somente 2 airbags. E não tem controle de estabilidade.

Com a segurança em mente, fui ver o CR-V da Honda. O preço da versão TOP está em 97.000 reais onde moro. Aí sim, todos os itens de segurança que desejava. Vários mimos a mais que o Suzuki (achei razoável pela diferença de preço).
Obviamente, é muito mais urbano que o GV. Claro que ele passa tranquilamente em estradas secas, mas certamente o GV III o supera nesse aspecto. Bastante espaçoso e confortável. Boa garantia, e Honda passa confiança.
Como nem tudo são flores, dois problemas: o primeiro é que ele é um carro familiar na potência. Não é fraco ou manco como dizem, mas é modesto no que entrega. 150cv para aquele tamanho não o fazem fraco, mas também não é nenhum primor.
O outro é que o modelo muda agora em 2012. Não me importo tanto com esse aspecto, se essa mudança reduzir o preço do modelo antigo zero, fico feliz.

Atravesso a rua e vou ver a Mitsubishi. Outlander 4x4 seria uma maravilha, mas está 130000 reais. Passo a ver o ASX, lindo, perfeito. Tem tudo o que se deseja em um carro, e nota máxima nos testes de segurança. Peca o porta malas, MUITO pequeno (tem que rebater os bancos se quiser viajar). E evidentemente não serve para nada mais complicado que uma terrinha indo para o sitio, é mais um carrão para desfilar. Solteiro então, deve ser uma festa. E o preço também não me conquistou, pediram 103000.

Naquele misto de emoções, chego na Toyota. E vi o RAV4, curiosamente o menos comentado entre os veículos daqui.
Posso estar sendo ingênuo, mas as minhas impressões são:

- visualmente parecido com o Grand Vitara, sendo tão robusto quanto. Parece ser um carro forte, potente. Gostei de dirigi-lo.
- tem todos os mimos oferecidos pelos concorrentes mais comportados: tem o teto solar e o xenon do ASX, além de todos os airbags do CR-V. Posso estar perdendo alguma coisa, mas não perde em equipamentos para nenhum dos dois.
- tem um bom espaço interno e porta malas razoável, de 450 litros. Não é grandão como o CR-V, mas longe do aperto do ASX. Suficiente.

Pronto, me senti realizado. E tinha na cor branca, a minha cobiçada.

A tristeza vem agora: preço. A vendedora me disse qu estavam esperando a nova tabela, com o IPI novo. Na atual, já pedem 108000 reais, bastante acima do que posso pagar. Talvez a nova tabela venha com algo em torno de 115, 120 mil.

Assim, passo a considerar um usado. Seminovo mesmo, algo de 2010, 2011. Alguém familiar com o carro ou com a Toyota poderia me dizer o que devo olhar em um usado desses? Um bom seminovo está na faixa de 85/90 mil, com o que eu compraria um zero dos concorrentes. Mas ainda acho que o motor e os equipamentos da RAV podem valer a pena.

Eu sempre fico anos com meus carros, então fico sempre com pé atrás quando vejo anúncios de seminovos com 2000 km rodados. O que leva as pessoas a vender um carro assim? Qual a armadilha que devo antever?

Desculpem o tamanho do tópico, mas é realmente uma decisão importante essa.

edisonk
14/12/2011, 20:16
Marcus

Eu dei uma olhada na RAV4 quando estava comprando minha CR-V.
Pontos que observei:
- O seguro é mais caro que da CR-V
- A suspensão é mais macia e portanto tem que fazer as curvas mais devagar que a CR-V
- As peças são mais caras, pois vem do Japão (as da CR-V vem do México)

Por outro lado:
- Vem com motor bem melhor (2.4)
- É Toyota e Toyota tem fama de ser mais robusto
- É bem mais exclusivo que a CR-V, que tem uma em cada esquina