PDA

Ver Versão Completa : Braço pitman da caixa Hidráulica do Opala



Maciel
28/06/2005, 23:49
Preciso aumentar o braço pitman da minha caixa H do Opala.
Estou dando muitas voltas no volante para virar a roda e a direção está muito macia. Além disso minha adaptação de barra que liga roda a roda pede que a mudança seja feita no braço pitman.

Estou pensando em pedir ao torneiro para fazer um novo braço pitman mais longo (com a distância que preciso).

Pergunta:

Alguém tem outra opção melhor?
Alguém tem experiência em confecção de novo braço pitman para DH do Opala?
Alguma objeção?

Abraços.

Maciel

Elmer_Jeep
29/06/2005, 09:36
Maciel,

OPÇÃO:
Já viu o pitman da caixa de Dir. Hid. do JPX :?:

é bem maior que o pitman de opala/engesa. Quem sabe não resolve teu problema. :mrgreen:

OBJEÇÃO:
Sinceramente, Eu trabalho com retifica de motores, também fazemos serviços de torno e um pitman desse é uma peça muito complicada pra se fazer e mesmo que alguém tenha knowhow pra fazer ele não seria feito em um torno(propriamente dito).

PERGUNTAS:
Tá sem amortecedor de direção pra ela ficar tão macia assim :?:
Tem fotos da "adaptação de barra q liga roda a roda" pra gente dar uma conferida :?:

[]'s tentando ajudar

Maciel
29/06/2005, 14:43
Caro Elmer;

OBrigado por seus comentários.
Concordo que não deve ser uma tarefa simples para o torneiro principalmente pq o eixo da caixa DH é estriado e desconfio que seja cônico. De qualquer forma, preciso aumentar o braço pitman para diminuir o número de voltas do volante (principalmente). Tornar mais dura a direção não é tão importante assim mas conseguirei este efeito também, aumentando o braço pitman. Como disse, a minha DH é muito macia.

Você sabe dizer se o diâmetro do eixo estriado da caixa do Opala (a minha é ZF) é o mesmo da do JPX? Realmente se conseguisse obter um pitman pronto, mais longo, seria a melhor opção!

Eu tenho 1 amortecedor de direção (kombi) já instalado, não gostaria de usar dois.

Minha adaptação é simples, usei uma barra de ligação de roda à roda e outra barra da caixa DH até uma peça que fiz igual a que o Leopoldo usa no seu Jeep. Vou tirar umas fotos e postar.

Também tenho que mudar esta peça que fiz baseada na que o Leopoldo usa, pois não funcionou bem no meu caso. Mais a frete explico por quê.

abraços.

Maciel

Elmer_Jeep
29/06/2005, 15:38
Caro Elmer;

OBrigado por seus comentários.
...o eixo da caixa DH é estriado e desconfio que seja cônico.
Depende do modelo da sua caixa, se o pitman for do tipo abraçadeira o eixo não é conico, se for a q tem uma porca no pé do eixo aí é conico.



Você sabe dizer se o diâmetro do eixo estriado da caixa do Opala (a minha é ZF) é o mesmo da do JPX? Realmente se conseguisse obter um pitman pronto, mais longo, seria a melhor opção!
Então, indiquei o pitman do JPX por ser a mesma caixa, o Troller também usa caixa de direção hidráulica semelhante a do opala só não sei o formato do pitman.


Eu tenho 1 amortecedor de direção (kombi) já instalado, não gostaria de usar dois.
Então troca isso por um da toyota que é o mesmo da silverado. (cofap)
Se quiser um com mais pressão compra um HDS de toyota que tu vai sentir a diferença.


Minha adaptação é simples, usei uma barra de ligação de roda à roda e outra barra da caixa DH até uma peça que fiz igual a que o Leopoldo usa no seu Jeep. Vou tirar umas fotos e postar.

Também tenho que mudar esta peça que fiz baseada na que o Leopoldo usa, pois não funcionou bem no meu caso. Mais a frete explico por quê.

abraços.

Maciel

ok 8)

fabiano carraro
13/12/2011, 13:02
preciso de um braço pitman pra uma HD de OPALA estria e cônico

MAS PRECISA SER BEM CURVO IGUAL OS DAS RUBICON por exemplo....

ou alguem conheçe outro que de angulo muito angulo?

por acaso alguem ja construi um que nao tenha se partido??? :semideia