PDA

Ver Versão Completa : Minha Nissan Frontier XE 2012 tem o mesmo motor da LE, com os mesmos 172cv!



dudarj
14/12/2011, 00:07
Exatamente como o título diz.

Deixei a picape para colocar unichip e recebi a ligação do pessoal da Multi, que é a autorizada da Porsche no RJ e representante da Unichip no Brasil, perguntando se eu tinha feito alguma coisa na picape pois estranharam quando passaram ela ORIGINAL do dinamometro dando quase 180cv.

Tomaram um susto pois já tinham passado XE's antes, dando uns 155cv...

Me disseram que a turbina era TGV e que estava dando o mesmo resultado de uma LE original.

No final do dia, fui buscar a picape e realmente a turbina é refrigerada a água e óleo, e o modelo é a Garrett GT2056V, que pesquisei e é o mesmo modelo de turbina da LE. Tirei até foto do duto de água!

Já li aqui DIVERSAS vezes, que a turbina da XE/SE é diferente das LE e que por isso e pelo mapa, as primeiras tinham uma cavalaria menor.

Agora a questão é, será que estão todas saindo assim? Será que houve algum engano na fabricação? Será que estou errado?



PS: Foi colocado o unichip Q+ com um módulo novo chamado X-Driver. Foi a 1a do Brasil a usar este módulo. O carro ficou um CANHÃO! próximo dos 230cv sem nenhuma fumaça, redondinho! (tudo feito no dinamometro)

Jera
14/12/2011, 00:41
q beleza hein duda!!!!
quanto saiu esse unichip novo!?!!? oq q ele faz alem da potencia?!

dudarj
14/12/2011, 00:47
q beleza hein duda!!!!
quanto saiu esse unichip novo!?!!? oq q ele faz alem da potencia?!

Eu não entendo muito, mas me falaram que esse módulo extra gerencia os bicos...O unichip eu já tinha, o extra saiu R$500


Continuo pesquisando, e não consegui encontrar em lugar algum, quais são as diferenças mecânicas entre XE e LE.

Somente aqui no 4x4Brasil, que achei informação que existia a diferença de turbinas. Que a turbina da XE era normal e refrigerada somente a óleo, e que a da LE era uma TGV refrigerada a água e óleo...muito estranho...

Jera
14/12/2011, 00:55
vc utilizou o seu antigo unichip pra colocar na frontier?!!?

as diferenças são essas mesmo!

a turbina do motor da Nova Frontier LE (construída com materiais nobres), que trabalha com 132 KPa de pressão, conta com um sistema de refrigeração complementar por água, além do tradicional, a óleo, o que mantém sua eficiência em qualquer condição de utilização – nas duas versões do motor 2.5 16V, a turbina entra em operação a partir de 1.000 rpm.

Já as versões básica e intermediária da picape (XE e SE), mais acessíveis, são equipadas com uma versão diferenciada desse mesmo propulsor, que proporciona 144 cv (a 4.000 rpm) e 36,3 kgf.m (a 2.000 rpm). Sua turbina, que trabalha com 122 KPa de pressão, conta apenas com a refrigeração convencional, a óleo, mas vários outros benefícios técnicos foram mantidos, como o sistema de turbina com geometria variável e o intercooler. A diferença de desempenho entre as duas versões do propulsor 2.5 16V que equipa a Nova Frontier também se dá por conta de diferentes calibrações da ECM – o sistema de gerenciamento eletrônico do motor.

Mecânica Online l Mecânica do jeito que você entende (http://www.mecanicaonline.com.br/rodando/2008/09/4%2Bnissan%2Bfrontier.html)

Jera
14/12/2011, 00:58
coloca a foto aí pra gente ver esse sistema de refrigeração!
se eu fosse comrpar uma frontier agora, ia abrir o capô e procurar uma a uma na concessionaria esse duto de refrigeração!!! kkkkk

R.Becker
14/12/2011, 08:28
Será q não deu algum problema na turbina, e trocaram na concessionária pela única que tinham? seria muita sorte...hehehe

dudarj
14/12/2011, 08:28
coloca a foto aí pra gente ver esse sistema de refrigeração!
se eu fosse comrpar uma frontier agora, ia abrir o capô e procurar uma a uma na concessionaria esse duto de refrigeração!!! kkkkk

Eu acho que tem algo de errado nisso....lá fora tem os 2 modelos mas não achei nenhum lugar que fala da diferença das turbinas.

Vou postar as fotos hj a noite, bem como o gráfico do dinamometro.

Walter L. L. Casitta
14/12/2011, 08:43
Meu concunhado tem uma SE e eu já tinha reparado que a turbina era refrigerada a água também.

Imperador!
14/12/2011, 09:43
Quantos cv tem escrito no documento do carro?

HERICK
14/12/2011, 10:04
Exatamente como o título diz.

Deixei a picape para colocar unichip e recebi a ligação do pessoal da Multi, que é a autorizada da Porsche no RJ e representante da Unichip no Brasil, perguntando se eu tinha feito alguma coisa na picape pois estranharam quando passaram ela ORIGINAL do dinamometro dando quase 180cv.

Tomaram um susto pois já tinham passado XE's antes, dando uns 155cv...

Me disseram que a turbina era TGV e que estava dando o mesmo resultado de uma LE original.

No final do dia, fui buscar a picape e realmente a turbina é refrigerada a água e óleo, e o modelo é a Garrett GT2056V, que pesquisei e é o mesmo modelo de turbina da LE. Tirei até foto do duto de água!

Já li aqui DIVERSAS vezes, que a turbina da XE/SE é diferente das LE e que por isso e pelo mapa, as primeiras tinham uma cavalaria menor.

Agora a questão é, será que estão todas saindo assim? Será que houve algum engano na fabricação? Será que estou errado?



PS: Foi colocado o unichip Q+ com um módulo novo chamado X-Driver. Foi a 1a do Brasil a usar este módulo. O carro ficou um CANHÃO! próximo dos 230cv sem nenhuma fumaça, redondinho! (tudo feito no dinamometro)
Duda posta pra gente uma foto do duto de água q vai na turbina, tô curioso pra ver esse sistema de funcionamento, será q é possível instalar esse sistema? trocando é claro a turbina, somente isso?, é uma dúvida e uma curiosidade, obrigado pela atenção, abraço.

NGDaniel
14/12/2011, 11:27
SErá que é por isso que essas Frontiers são todas um foguete ?

Pergunta pertinente do Cesar, quantos cv está escrito no documento ?

dudarj
14/12/2011, 16:59
Vamos para as fotos:

A mangueira preta abaixo, vem do radiador e há uma bifurcação com um diametro bem menor, que vai para a turbina. Detalhe para a proteçao de calor usada.
http://img841.imageshack.us/img841/2011/img00211201112131732.jpg

Aqui é uma foto de cima, vendo a bifurcação do duto de água que vem do radiador.
http://img851.imageshack.us/img851/5590/refrigeracaoturbinafron.jpg


Outra foto mais próxima da bifurcação. Notem abaixo da turbina dá para ver o duto de óleo (meio dourado)
http://img11.imageshack.us/img11/5590/refrigeracaoturbinafron.jpg

Para quem nunca viu um Unichip. Na foto o modulo X-driver está em cima.

http://img684.imageshack.us/img684/4993/unichip.jpg

Já finalizando os acabamentos da instalação no dinamometro

http://img845.imageshack.us/img845/626/dino1.jpg

Outra foto, com detalhe para sonda lambda wide band no escapamento para verificar a mistura.

http://img684.imageshack.us/img684/1938/dino2n.jpg

dudarj
14/12/2011, 17:01
SErá que é por isso que essas Frontiers são todas um foguete ?

Pergunta pertinente do Cesar, quantos cv está escrito no documento ?

No documento contam 144cv

dudarj
14/12/2011, 17:03
Meu concunhado tem uma SE e eu já tinha reparado que a turbina era refrigerada a água também.

Eu já estou achando que todas são assim e que deve haver apenas uma restrição no módulo...se houver.

Imperador!
14/12/2011, 20:01
No documento contam 144cv

Que estranho isso.
Certamente é difícil de acreditar que um lote (ou apenas o seu carro) teve um "problema" e foi colocado todo o conjunto mecânico da LE.
Mas também é difícil de acreditar que a Nissan deixaria de ganhar dinheiro em cima da XE com motor de 172cv...

dudarj
15/12/2011, 09:02
Que estranho isso.
Certamente é difícil de acreditar que um lote (ou apenas o seu carro) teve um "problema" e foi colocado todo o conjunto mecânico da LE.
Mas também é difícil de acreditar que a Nissan deixaria de ganhar dinheiro em cima da XE com motor de 172cv...


Sera que com 144cv a Nissan paga menos ipi ou algum outro imposto?

Marronzinho
15/12/2011, 10:44
Sera que com 144cv a Nissan paga menos ipi ou algum outro imposto?
tem as faixas de impostos diante da cavalaria,so n sei te precisar o quanto, em relação ao motor da minha frontier XE sempre tive a impressão de meu carro andar igual ou ate um pouco mais q a LE do meu pai mas axava q isso era por meu cambio ser mecanico e o dele automatico,mas agora com esse topico acredito q ela deveria ja ter uma cavalaria mais alta mesmo antes de chipar

luizhoreis
23/04/2012, 20:46
Amigo quanto vc pagou no serviço todo?

Meu amigo é mecânico nissan e disse que hj só o gerenciamento eletrônico que muda, o resto é tudo igual. Algumas eram diferentes mas isso só as primeiras.
Podem ter resetado e colocado o programa errado.
Ele falou que é normal isso, e tem as vezes acontece da LE vir com 144cv e na concessionária eles mudaram na hora da revisão.

vieira912
06/05/2012, 22:08
As Novas XE 2012 vem com o motor da antiga LE de 172cv mais calibrado para 163cv

Pelo menos é o que está no site da Nissan que as novas XE vem com motor de 163cv olhando no google tem uma matéria dizendo que é o mesmo motor da Antiga LE de 172cv mais com uma programação mais mansa, e que as Novas SE e LE vem com o mesmo motor também mais com programação de 190cv e 46,KGF de torque.

até mais.

gerardo13
22/12/2014, 10:15
Amigo. Qual o endereço desta oficina no Rio de Janeiro? Tenho uma frontier LE e gostaria de saber quantos cavalos ela dar e ver a sonda lambada.