PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Transferência: troca dos o'rings do pino intermediário - DIY.

gustavoullmann
13/12/2011, 23:58
Prezados,

Há algumas semanas eu havia comprado os o'rings em vitton para substituir os o'rings nitrílicos originais do pino intermediário da caixa de transferência, pois existe um vazamento (de série, hehehe) ali.

No entanto, por se tratar de um procedimento não muito simples, fui deixando para depois... E acho que eu não faria essa troca tão cedo se eu não tivesse verificado a mer%# do nível de óleo da caixa de transferência hoje. Fiz a troca desse óleo em outubro, antes de ir para o encontro em Rio do Sul, e desde lá eu verifiquei o mesmo uma única vez. Hoje, ao fazer isso novamente, constatei um nível de óleo entre 2 e 3cm abaixo do nível correto.

Fiquei muito brabo com essa porcaria! Dois retentores de R$ 2,00 colocam em risco uma caixa de R$ 4000,00! Estupidez é pouca... Tá certo, eu tenho a minha parcela de culpa por saber do vazamento e não ter verificado o nível com mais frequência... Mas e quanto àqueles proprietários de Defender que não tem paciência, ferramentas e conhecimento necessário para fazer a conferência desse óleo? Ficam como? Tenho certeza que a LR Brasil não vai cobrir isso em garantia, seja qual for a situação...

Antes eu tinha receio de fazer bobagem ao tentar fazer a troca dos o'rings. Agora eu vejo que a pior coisa é deixar a caixa do jeito que está e acabar estragando tudo lá dentro por ter rodado com pouco ou nenhum óleo.

Sendo assim, inicio este tópico para que todos acompanhem e me ajudem com esse procedimento.

Sei que existe muito material disponível (e disperso) no fórum e na web, então vou tentar reunir e sintetizar aqui os materiais e procedimentos para fazer essa troca, sempre acompanhado de muitas fotos!

Para começar, penso em três maneiras distintas para fazer a troca:

1- Baixar a caixa de transferência, de marchas e caixa seca. Separar e fazer a troca. (aqui eu aproveitaria para conferir o estado da embragem e garfo) Tem a desvantagem de ser o mais "invasivo" de todos os métodos...

2- Afastar a caixa de transferência da caixa de marcha, sem baixá-las, e fazer a troca.

3- Tentar fazer a troca sem remover ou afastar as caixas, apenas movendo o pino o suficiente para fazer a troca dos o'rings. Não sei se dá para fazer assim e o espaço é beeem apertado, mas se for possível será o jeito mais fácil por não ter que remover cardan, tambor de freio de mão, usar pinos guia, etc...

Enquanto eu vou pesquisando sobre os métodos para fazer a troca, agradeço imensamente por toda e qualquer ajuda dos colegas!

E para iniciar bem, nada melhor do que algumas fotos:

324815324816324817324818

Nas duas primeiras um dos lados do fatídico pino intermediário. Na terceira a meleca que é a caixa e na última os retentores em vitton (comprei 5 de cada para garantir... hehehe).

Ao final do procedimento farei um DIY no capricho para resumir tudo!

Obrigado pela ajuda e grande abraço!

Luciano Valois
14/12/2011, 15:58
Colega Gustavo.
Saudações.
Também possuo uma DEF 110.
Estou também nessa da caixa de transferência vazando um pouco.
Resumindo a conversa, pode me indicar onde comprou esses o'rings de vitton???
Sabe dizer também se eles enviam via correio pois estou no Nordeste.
Um abraço e agradeço.

gustavoullmann
14/12/2011, 18:44
Luciano,

Segui a dica do Clemente e comprei os o'rings na apvedacoes (http://www.apvedacoes.com.br/)

Comprei 5 unidades de cada uma das medidas a seguir:

- BS (ou AS) 121

- BS (ou AS) 119

Fiz a encomenda por e-mail, depositei o valor em conta corrente e no dia seguinte estavam na minha casa em Porto Alegre. Pessoal atencioso e gente boa! Recomendo!

Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31873-caixa-de-transmissao-2.html#post1418740) você encontra, no post #23, o relato original do Clemente!

Aliás, se tu pretende fazer a troca em casa vamos trocando "figurinhas" sobre como fazer o serviço!

Um grande abraço!

gustavoullmann
14/12/2011, 19:35
Opa!

Achei esse tópico (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=14601) no LR4x4 e parece bem completo e didático!

Vou traduzir, gerar uma espécie de checklist de ferramentas e procedimentos e posto aqui para que os colegas avaliem se não faltou nada. Dicas e truques (mágicos ou não) são sempre bem-vindos!!

Fiz uma leitura expressa do post e acho que eu tenho todas as ferramentas necessárias, então de repente eu inicie o conserto ainda nesse final de semana! :D

Grande abraço a todos!!!

Marcelo LR110
14/12/2011, 21:19
Por falta de óleo veja como ficaram algumas engrenagens da minha caixa de transferência:

Gastei R$ 2.500,00 comprando somente essas peças, usadas, na Landcenter

As mesmas peças novas sairiam por quase R$ 4.000,00, o preço de uma caixa nova (importada)

Um abraço,

Marcelo
Defender 110 -95

rafaelfernandez
14/12/2011, 21:57
Só lembrando aos amigos que muitas vezes o vazamento se dá por desgaste na carcaça que é de alumínio e portanto mais mole/macia que o eixo e não por falha dos o´rings. E quando é esse o caso, somente fazendo o serviço no torno para resolver o vazamento.

Se a transferência já apresenta vazamento, é bom aproveitar e verificar a carcaça quanto a desgaste. Especialmente se sua viatura ja tem muito chão nas costas. :concordo:

[]´s
Rafael

vwinit
14/12/2011, 23:40
Para completar o relato de problemas, quando comprei a viatura a Cx veio com um óleo mais grosso que o normal (tinha bardal). Foi trocar o óleo e o problema se acentuar. Gritava bastante na minha cabeça até eu resolver trocar a cx por uma nova.

Provavelmente, antes de colocarem o tal bardal, essa caixa rodou com pouco óleo por muito tempo ou ficou tanto tempo parado que o óleo ficou velho não lubrificou o suficiente...

Fiquem de olho!!

BrunoRN-RS
15/12/2011, 00:37
A cx de transferência da minha 90 começou a pingar mais ou menos um mês depois que comprei a viatura, com 123k km... Mas o nível do óleo ainda está normal (pinga um ou dois pingos por dia, apenas). Vou acompanhar este tópico pq pretendo tomar providências quanto ao problema.

Sobre o que o Hailton falou, aconteceu algo parecido no meu caso, só que com a caixa de marchas: óleo mais grosso que o especificado; e depois de trocado comecei a ouvir a caixa chiar mais (principalmente em 4a e 5a). Deve ter danificado algo, rodei uns 3mil km nesta condição...

é um alerta importante para quem tá começando a "relação", como é o meu caso! rss

Gustavo, o tópico promete! Não deixe de postar as fotos, pois ajudam muito os que ainda não estão familiarizados com o vocabulário!

Um abraço,
Bruno

CGAUER
15/12/2011, 00:53
Gustavo,

afastar não vai ajudar. O trabalho requer uma posição agradável, luz e muita limpeza.

Para remover e recolocar a caixa no lugar sem danificar o retentor original, rosqueie no lugar de dois dos parafusos dois longos parafusos sem cabeça de mesma medida, de preferência de aço 12.9 para agüentar o peso da caixa. Use-os como guia. eu uso um de ± 18cm de comprimento. Fica 10.

Remova a cubby box e a tampa debaixo dela. Com uma cinta passando pelo telhado do LR, prenda uma catraca de prender carro em caminhão prancha. Envolva a caixa diagonalmente com uma outra cinta e desça o conjunto. com paz. Não esqueça de apoiar o câmbio sobre a travessa que liga as longarinas do chassi.

Para remover a caixa, apenas desmonte os dois suportes dela, fixos no total com 8 parafusos. Deixe os coxins montados. Vai ser necessário remover o coxim do escape, solte ele do chassi e vire 180˚ abrindo espaço para a caixa se movimentar.

Atenção, os parafusos que fixam a transfer ao câmbio, são de tamanhos diferentes. Se errar a posição, interferirão com as engrenagens! Alguns deles também são passantes, ou seja, precisa aplicar Loctite 567 na rosca para não deixarem vazar óleo.

Sim, o pino pode ter folga, mas até hoje dos 4 LRs que ajudei a fazer o serviço o culpado sempre era o o'ring ressecado. Toda via, vale a pena improvisar um tampão com silicone ou durepoxi mecânico, minutos antes de montar tudo de volta. Assim se o o'ring falhar o durepoxi segura a onda. Apenas coloquem algo como uma folha de alumínio entre o pino e a mistura para permitir que o pino vibre, mesmo que seja mínimamente, de modo a não detonar o durepoxi abrindo fendas.

Finalmente o nível do óleo...

Se deixar escorrendo toda uma noite ou quando bem quente, o óleo do interior do dif central escorrerá integralmente, algo como 500ml. Ao completar o nível, o óleo tarda a penetrar novamente em seu interior, resultando em até 1 ou 2 cm de diferença após algum repouso no nível total. O ideal é completar até o espelho de óleo chegar no bujão (como manda o man) e depois esperar umas 8 horas ou rodar um pouco para voltar a completar. Sempre entre mais um pouco. Ao drenar a transfer tem-se a impressão que o óleo escoa rapidamente, mas se deixar aberto e pingando toda uma noite, ainda saem bons 500ml..

Boa sorte. É um trabalho pesado, mas em 4-5 horas está tudo feito. Basicamente suas melhores amigas serão chaves 1/2", 3/4", 14, 15 e 17mm.

Boa sorte e voilá.

Clemente

Prezados,

Há algumas semanas eu havia comprado os o'rings em vitton para substituir os o'rings nitrílicos originais do pino intermediário da caixa de transferência, pois existe um vazamento (de série, hehehe) ali.

No entanto, por se tratar de um procedimento não muito simples, fui deixando para depois... E acho que eu não faria essa troca tão cedo se eu não tivesse verificado a mer%# do nível de óleo da caixa de transferência hoje. Fiz a troca desse óleo em outubro, antes de ir para o encontro em Rio do Sul, e desde lá eu verifiquei o mesmo uma única vez. Hoje, ao fazer isso novamente, constatei um nível de óleo entre 2 e 3cm abaixo do nível correto.

Fiquei muito brabo com essa porcaria! Dois retentores de R$ 2,00 colocam em risco uma caixa de R$ 4000,00! Estupidez é pouca... Tá certo, eu tenho a minha parcela de culpa por saber do vazamento e não ter verificado o nível com mais frequência... Mas e quanto àqueles proprietários de Defender que não tem paciência, ferramentas e conhecimento necessário para fazer a conferência desse óleo? Ficam como? Tenho certeza que a LR Brasil não vai cobrir isso em garantia, seja qual for a situação...

Antes eu tinha receio de fazer bobagem ao tentar fazer a troca dos o'rings. Agora eu vejo que a pior coisa é deixar a caixa do jeito que está e acabar estragando tudo lá dentro por ter rodado com pouco ou nenhum óleo.

Sendo assim, inicio este tópico para que todos acompanhem e me ajudem com esse procedimento.

Sei que existe muito material disponível (e disperso) no fórum e na web, então vou tentar reunir e sintetizar aqui os materiais e procedimentos para fazer essa troca, sempre acompanhado de muitas fotos!

Para começar, penso em três maneiras distintas para fazer a troca:

1- Baixar a caixa de transferência, de marchas e caixa seca. Separar e fazer a troca. (aqui eu aproveitaria para conferir o estado da embragem e garfo) Tem a desvantagem de ser o mais "invasivo" de todos os métodos...

2- Afastar a caixa de transferência da caixa de marcha, sem baixá-las, e fazer a troca.

3- Tentar fazer a troca sem remover ou afastar as caixas, apenas movendo o pino o suficiente para fazer a troca dos o'rings. Não sei se dá para fazer assim e o espaço é beeem apertado, mas se for possível será o jeito mais fácil por não ter que remover cardan, tambor de freio de mão, usar pinos guia, etc...

Enquanto eu vou pesquisando sobre os métodos para fazer a troca, agradeço imensamente por toda e qualquer ajuda dos colegas!

E para iniciar bem, nada melhor do que algumas fotos:

324815324816324817324818

Nas duas primeiras um dos lados do fatídico pino intermediário. Na terceira a meleca que é a caixa e na última os retentores em vitton (comprei 5 de cada para garantir... hehehe).

Ao final do procedimento farei um DIY no capricho para resumir tudo!

Obrigado pela ajuda e grande abraço!

Luciano Valois
15/12/2011, 11:45
Luciano,

Segui a dica do Clemente e comprei os o'rings na apvedacoes (http://www.apvedacoes.com.br/)

Comprei 5 unidades de cada uma das medidas a seguir:

- BS (ou AS) 121

- BS (ou AS) 119

Fiz a encomenda por e-mail, depositei o valor em conta corrente e no dia seguinte estavam na minha casa em Porto Alegre. Pessoal atencioso e gente boa! Recomendo!

Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31873-caixa-de-transmissao-2.html#post1418740) você encontra, no post #23, o relato original do Clemente!

Aliás, se tu pretende fazer a troca em casa vamos trocando "figurinhas" sobre como fazer o serviço!

Um grande abraço!

Camarada Gustavo,
Muito obrigado pela dica do o'ring correto, vou tentar falar com a empresa.
Esses cometários do Clemente são muitos bons mesmo, Clemente é o nosso mestre. Acho que se eu fosse de São Paulo ia tentar contratar o Clemente para mexer na minha viatura, KKKKKK.

Quanto a fazer o serviço em casa, cara eu ainda não tenho condições de realizar esse reparo, eu ainda sou aprendiz de aprendiz de aprendiz de aprendiz de mecânico, kkkkk, mas valeu o incentivo, quando levar para fazer o reparo vou acompanhar para tentar aprender.

Luciano Valois.

CGAUER
15/12/2011, 13:36
Esqueci de outro detalhe.

Antes de montar, limpe bem o retentor que recebe o eixo estriado vindo do câmbio, bem como a superfície de contato do eixo. Antes de montar tudo de volta, aplique bastante graxa de rolamento entre os beiços do retentor, pode ser azul ou vermelha. Do contrário o retentor vai para o espaço, derrete com o atrito.

Para colocar o o'ring, recomendo lubrificar tudo com um pouco de óleo EP e com um alicate de bico fino encaixado na outra extremidade do eixo, ir virando este para um lado e para o outro, enquanto empurra o pino novamente para seu lugar. Entra bem suave. Acabar com os cantos vivos das peças é fundamental, pois até meu o'ring original estava mordido.

Luciano, não faço nenhum serviço para colegas, apenas ajudo. rsrs. Amigo é para isso, para ajudar enfiar a mão na graxa e depois comemorar com uma cerveja gelada! Depois de fazer umas 4 vezes este job a paciência acaba. ;)

Abs

Clemente

Loras
15/12/2011, 14:22
Promessa é dívida... hehehehe

Alguns links que podem ajudar.

LT230 O Ring Bodge - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=55338)

Land Rover Forum in Africa • View topic - Oil leak on Transfer (http://landyonline.co.za/landyforum/viewtopic.php?f=4&t=2748)

Oil leak between gear box and transfer box - Australian Land Rover Owners (http://www.aulro.com/afvb/technical-chatter/35189-oil-leak-between-gear-box-transfer-box.html)

LT230 Land Rover Tranfer Box | www.marcodelange.nl (http://www.marcodelange.nl/2009/10/land-rover-lt230-transfer-box/)

LT230 Leak - Pirate4x4.Com Bulletin Board (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=839709)

Como deve retirar a transferência eu aproveitaria a oportunidade para checar o estado dos retentores.

Replacing an LT230 Transfer box rear oil seal - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=29370)

LT230 rear bearing and seal replacement - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=6917)

transfer box oil leak - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f7/transfer-box-oil-leak-147225.html)

Como retirar a caixa:

Replacing the gearbox, clutch and transfer box | Land Rover Expedition (http://www.landroverexpedition.com/technical/replacing-the-gearbox-clutch-and-transfer-box/)

Land Rover Owner • View topic - Transfer Box Removal (http://www.lro.com/forum3/viewtopic.php?f=18&t=76619)

Land Rover Katy: Gearbox (http://landroverkaty.blogspot.com/search/label/Gearbox)

Replacing an LT230 Transfer box - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=14601)

Outros interessantes:

Defender transmission leak - Australian Land Rover Owners (http://www.aulro.com/afvb/technical-chatter/93678-defender-transmission-leak.html)

Geoffrey Miller's website (http://www.geoffrey-miller.demon.co.uk/rrr/transfer/index.htm)

Boa diversão!

Abraço,

CGAUER
15/12/2011, 15:20
Vendo os sites que o Loras recomendou, lembrei: remova o conjunto de freio de mão e amarre ele junto ao chassi. É melhor e mais fácil do que soltar o cabo e cia...

Abraços
Clemente

gustavoullmann
15/12/2011, 20:07
Antes de mais nada, OBRIGADO a todos pelas informações e dicas!

Bueno, tentei sintetizar os procedimentos para remover a transferência da maneira mais simples possível. Então segue abaixo um passo-a-passo do que eu compreendi que deve ser feito...

1- Jipe no plano, calçar rodas traseiras e erguer as rodas dianteiras
2- Drenar o óleo com caixa quente e deixar escorrendo por uma noite
3- Soltar cruzetas dianteiras e traseiras (8x14mm)
4- Puxar freio de mão e soltar porca 30mm do flange do tambor do freio de mão
5- Soltar parafuso philips da tampa do tambor do freio de mão
6- Retirar o parafuso 30mm (já solto) do tambor do freio de mão e retirar o flange
7- Retirar 4 parafusos 17mm que prendem o tambor a caixa e prender todo o conjunto no chassi
8- Remover 4 parafusos 13mm do suporte do cabo do freio de mão
9- Apoiar o suporte e cabo do freio de mão sobre o chassi
10- Desconectar o fio do sensor de ativação do bloqueio
11- Soltar a porca 10mm do prisioneiro do cabo do velocímetro e retirar o cabo
12- Soltar os dois suportes dos coxins (8x 15mm) e deixá-los na caixa
13- Soltar o coxim do escape e girar 180°
14- Retirar a cobertura da caixa de cambio, cubybox e assoalho da cubbybox
15- Soltar e retirar a porca 13mm do eixo de acionamento do bloqueio (guardar a posição exata deste)
16- Soltar porca 13mm da alavanca de seleção high/low (soltar só a porca inferior)
17- Soltar a porca do respiro (15mm)
18- Passar fita no teto e tracionar fita para suspender e depois baixar a caixa
19- Retirar 2 dos 6 parafusos (5x 17mm e 1x 13mm) que prendem a caixa ao câmbio e colocar pinos guia em seu lugar
20- Remover os 4 parafusos restantes e guardar a posição deles
21- Afastar a caixa, cuidando para não danificar o retentor

Esqueci de algo???

Minhas dúvidas:

1- Preciso erguer o jipe ou faço com as 4 rodas no chão?
2- Será mesmo necessário retirar o assoalho sobre a caixa (tunel) ou só o assoalho da cubbybox basta?
3- Qual a medida dos pinos guia que eu preciso comprar? (seriam equivalentes a rosca de um parafuso 17mm?)

Quanto ao procedimento de troca do o'ring, até que parece ser tranquilo... Só queria saber se tem torque para aquela porca que segura o pino intermediário ou eu vou ter que contar as voltas para soltar e depois apertar o mesmo número de voltas mais alguns graus...

Sobre remontar, além de limpar o eixo que vem da caixa, é preciso passar graxa no retentor da transfer. Tenho uma graxa de rolamentos de sabão de lítio NLGI 2 da skf... Serve?

Quanto ao óleo 75w90, liguei para a loja onde eu sempre compro lubrificantes e eles não tinham o óleo por que não tinha "saída". Nos postos também não tinha e um dos funcionários de um posto BR, do setor de troca de óleo, disse que essa especificação não existia...

Hoje fui trabalhar numa cidadezinha do interior do RS, onde tem uma autopeças do lado da rodoviária... Claro que ali tinha o óleo! :D

Comprei 3 por R$ 33,00 o litro.

325028

Amanhã vou comprar duas chaves de boca 14mm (as únicas que faltam na coleção) e o silicone de cobre. Sábado vou encarar a brincadeira e daí coloco fotos!

Novamente obrigado a todos pela ajuda!!!

CGAUER
15/12/2011, 20:59
Gustavo,

99% perfeito.

Freio de mão: apenas remova a panela, nada de soltar o parafuso 30mm e remover a flange, só se tiver problema de vazamento de óleo no retentor de saída. A panela é presa pelos 4 parafusos que prendem a cruzeta e um pequeno philips para não cair na cabeça no momento de soltar a cruzeta.

Removida a panela (com o freio de mão solto) remova seu suporte soltando os 4 parafusos que os prendem a transferência.

Sim, é importante fazer com o carro no chão e calçado, eventualmente levantando uma roda de cada eixo para facilitar a abertura dos parafusos de ambos os cardans, estes podem ficar presos junto ao chassi.

Eu costumo pegar um bloco de madeira para apoiar a chave junto ao chassi e com a inércia da roda, uso seu momento para soltar os parafusos dos cardans, deixando a chave bater no bloco de madeira que está apoiado no chassi, o mesmo vale para apertar. Uso uma chave 14 fechada; não use de boca para não espanar as porcas.

Abraços e qualquer problema estamos em QAP. Não fique embaixo do carro no momento de descer a caixa. Pesa uns bons 50kg.

Sim, este é "O" óleo! Uhuuu!

Abraços

Clemente

Antes de mais nada, OBRIGADO a todos pelas informações e dicas!

Bueno, tentei sintetizar os procedimentos para remover a transferência da maneira mais simples possível. Então segue abaixo um passo-a-passo do que eu compreendi que deve ser feito...

1- Jipe no plano, calçar rodas traseiras e erguer as rodas dianteiras
2- Drenar o óleo com caixa quente e deixar escorrendo por uma noite
3- Soltar cruzetas dianteiras e traseiras (8x14mm)
4- Puxar freio de mão e soltar porca 30mm do flange do tambor do freio de mão
5- Soltar parafuso philips da tampa do tambor do freio de mão
6- Retirar o parafuso 30mm (já solto) do tambor do freio de mão e retirar o flange
7- Retirar 4 parafusos 17mm que prendem o tambor a caixa e prender todo o conjunto no chassi
8- Remover 4 parafusos 13mm do suporte do cabo do freio de mão
9- Apoiar o suporte e cabo do freio de mão sobre o chassi
10- Desconectar o fio do sensor de ativação do bloqueio
11- Soltar a porca 10mm do prisioneiro do cabo do velocímetro e retirar o cabo
12- Soltar os dois suportes dos coxins (8x 15mm) e deixá-los na caixa
13- Soltar o coxim do escape e girar 180°
14- Retirar a cobertura da caixa de cambio, cubybox e assoalho da cubbybox
15- Soltar e retirar a porca 13mm do eixo de acionamento do bloqueio (guardar a posição exata deste)
16- Soltar porca 13mm da alavanca de seleção high/low (soltar só a porca inferior)
17- Soltar a porca do respiro (15mm)
18- Passar fita no teto e tracionar fita para suspender e depois baixar a caixa
19- Retirar 2 dos 6 parafusos (5x 17mm e 1x 13mm) que prendem a caixa ao câmbio e colocar pinos guia em seu lugar
20- Remover os 4 parafusos restantes e guardar a posição deles
21- Afastar a caixa, cuidando para não danificar o retentor

Esqueci de algo???

Minhas dúvidas:

1- Preciso erguer o jipe ou faço com as 4 rodas no chão?
2- Será mesmo necessário retirar o assoalho sobre a caixa (tunel) ou só o assoalho da cubbybox basta?
3- Qual a medida dos pinos guia que eu preciso comprar? (seriam equivalentes a rosca de um parafuso 17mm?)

Quanto ao procedimento de troca do o'ring, até que parece ser tranquilo... Só queria saber se tem torque para aquela porca que segura o pino intermediário ou eu vou ter que contar as voltas para soltar e depois apertar o mesmo número de voltas mais alguns graus...

Sobre remontar, além de limpar o eixo que vem da caixa, é preciso passar graxa no retentor da transfer. Tenho uma graxa de rolamentos de sabão de lítio NLGI 2 da skf... Serve?

Quanto ao óleo 75w90, liguei para a loja onde eu sempre compro lubrificantes e eles não tinham o óleo por que não tinha "saída". Nos postos também não tinha e um dos funcionários de um posto BR, do setor de troca de óleo, disse que essa especificação não existia...

Hoje fui trabalhar numa cidadezinha do interior do RS, onde tem uma autopeças do lado da rodoviária... Claro que ali tinha o óleo! :D

Comprei 3 por R$ 33,00 o litro.

325028

Amanhã vou comprar duas chaves de boca 14mm (as únicas que faltam na coleção) e o silicone de cobre. Sábado vou encarar a brincadeira e daí coloco fotos!

Novamente obrigado a todos pela ajuda!!!

gustavoullmann
17/12/2011, 18:08
Opa!

Hoje tive uma belíssima batalha com a caixa de transferência e periféricos! Peleia feia (e suja...)!

Tenho que escrever tudo meio rapidinho, pois tenho uma formatura daqui a pouco... hehehe

Vamos lá:

Vou comentar os itens acima:

1- Calçar as rodas é extremamente necessário!
2- Deixei o óleo drenando de ontem para hoje, então saiu tudo que tinha na caixa (menos de 1 litro... :( )
3- Soltar as cruzetas é tranquilo se fizer como o Clemente orientou: ergar uma roda, coloque a chave, calce a chave no chassi com uma madeira e gire a roda! Barbada de soltar... Depois é só desrosquear com a mão.
4- Não precisei fazer
5- O philips do tambor tava emperrado e acabei estragando a cabeça dele ao retirá-lo. Vou ter que comprar um novo.
6- Não precisei fazer
7- Barbada retirar os 4x17mm que prendem o tambor do freio de mão a caixa. O conjunto sai inteirinho!!! Baita economia de tempo!!! (valeu pela dica, Clemente)
8- Não encontrei esses parafusos... Me parece que não tem esse suporte na caixa...
9- Ok!
10- Ok!
11- Não encontrei o cabo do velocimetro... (vou olhar de novo as fotos dos links que o Loras postou para ver onde fica)
12- Ainda não fiz
13- Não entendi como fazer isso e nao deu tempo de fazer
14- Retirei tudo (tem que soltar a alavanca do freio de mão para tirar o tunel)
15- Ok!
16- Ok!
17- Ok! Cuidado para não perder as duas arruelas de cobre!!!

Parei aqui... Vou ter que continuar amanhã! Teria sido bem mais fácil se eu tivesse um ajudante, mas como eu resolvi encarar sozinho vou levar mais tempo...

Seguem algumas fotos!

325250325251325252325253325259

Amanhã dou prosseguimento aos trabalhos!

Obrigado a todos pela ajuda!

Abraços!

CGAUER
17/12/2011, 22:47
Boa gustavo!!

Agora é só seguir a intuição e voilà!

O coxim do escape é o único próximo a caixa. Solte seu suporte junto ao chassi e depois vire o coxim para baixo, liberando espaço para afastar a caixa.

Abraços e qualquer coisa dê um alô!

Abs

Clemente

Opa!

Hoje tive uma belíssima batalha com a caixa de transferência e periféricos! Peleia feia (e suja...)!

Tenho que escrever tudo meio rapidinho, pois tenho uma formatura daqui a pouco... hehehe

Vamos lá:

Vou comentar os itens acima:

1- Calçar as rodas é extremamente necessário!
2- Deixei o óleo drenando de ontem para hoje, então saiu tudo que tinha na caixa (menos de 1 litro... :( )
3- Soltar as cruzetas é tranquilo se fizer como o Clemente orientou: ergar uma roda, coloque a chave, calce a chave no chassi com uma madeira e gire a roda! Barbada de soltar... Depois é só desrosquear com a mão.
4- Não precisei fazer
5- O philips do tambor tava emperrado e acabei estragando a cabeça dele ao retirá-lo. Vou ter que comprar um novo.
6- Não precisei fazer
7- Barbada retirar os 4x17mm que prendem o tambor do freio de mão a caixa. O conjunto sai inteirinho!!! Baita economia de tempo!!! (valeu pela dica, Clemente)
8- Não encontrei esses parafusos... Me parece que não tem esse suporte na caixa...
9- Ok!
10- Ok!
11- Não encontrei o cabo do velocimetro... (vou olhar de novo as fotos dos links que o Loras postou para ver onde fica)
12- Ainda não fiz
13- Não entendi como fazer isso e nao deu tempo de fazer
14- Retirei tudo (tem que soltar a alavanca do freio de mão para tirar o tunel)
15- Ok!
16- Ok!
17- Ok! Cuidado para não perder as duas arruelas de cobre!!!

Parei aqui... Vou ter que continuar amanhã! Teria sido bem mais fácil se eu tivesse um ajudante, mas como eu resolvi encarar sozinho vou levar mais tempo...

Seguem algumas fotos!

325250325251325252325253325259

Amanhã dou prosseguimento aos trabalhos!

Obrigado a todos pela ajuda!

Abraços!

gustavoullmann
18/12/2011, 18:50
Opa!

Sucesso!!! Tirei a transfer agora de tarde! Peleia seguiu feia, mas com calma e jeito dá para tirar a caixa numa boa...

Não tinha me dado conta de que o coxim do escape era aquela borracha que o prende ao chassi, sei lá o que eu estava esperando... hehehe Mas soltei, girei e deu tudo certo!

Fiz um sistema de polias com material de alpinismo que ficou jóia! Muito fácil de baixa a caixa! E os pinos guia funcionaram perfeitamente!!!! O retentor está perfeito! :D

No mais não tem nada além daquilo que já comentamos antes.

Agora que tirei a caixa, só preciso limpá-la e fazer o bendito job!

Seguem fotos!

325305325306325308325309325310

Depois coloco mais fotos!

Abraços!!!

CGAUER
18/12/2011, 23:48
Está ficando bonito!!

Lembrei de mais uma: na hora de montar o pino, ao invés de usar óleo 90 como lubrificante para o o-ring, recomendo por precaução usar o Loctite 601, feito para travar pinos, rolamentos, etc.. Caso exista alguma folga você já se garante. Limpe tudo meticulosamente bem com thinner para garantir uma boa aderência. Depois de montado, espere umas 24h para suar o carro, assim garante a cura do adesivo.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/601-BZ.PDF

Caso não ache numa boa casa de peças, existe aqui:

AutoZ - Manuteno - Auto Fix Loctite 601 10g (verde) (http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/default.asp?ProdutoID=557&ItemID=1&Depto=)

Boa sorte.

Abraços.

Clemente

Opa!

Sucesso!!! Tirei a transfer agora de tarde! Peleia seguiu feia, mas com calma e jeito dá para tirar a caixa numa boa...

Não tinha me dado conta de que o coxim do escape era aquela borracha que o prende ao chassi, sei lá o que eu estava esperando... hehehe Mas soltei, girei e deu tudo certo!

Fiz um sistema de polias com material de alpinismo que ficou jóia! Muito fácil de baixa a caixa! E os pinos guia funcionaram perfeitamente!!!! O retentor está perfeito! :D

No mais não tem nada além daquilo que já comentamos antes.

Agora que tirei a caixa, só preciso limpá-la e fazer o bendito job!

Seguem fotos!

325305325306325308325309325310

Depois coloco mais fotos!

Abraços!!!

Loras
19/12/2011, 00:22
Clap Clap Clap Clap

Boa sacada a polia! :-)

Tô corujando por aqui.

Abraço,

gustavoullmann
19/12/2011, 13:43
Opa!

Hoje à noite farei a troca dos o'rings do pino intermediário, mas ainda restam algumas dúvidas. Estava lendo o manual da LT230 e constatei que o pino deve ser apertado até não haver mais folga longitudinal nas engrenagens que relacionadas ao pino. Bom, como eu não vou abrir a caixa, penso que é apenas uma questão de sacar o pino (e colocar a chave orinal no seu lugar, né Clemente?!), fazer a limpeza e troca dos o'rings, tentar colocar o pino na mesma posição de quando removido (principalmente em relação a posição do início da rosca do mesmo) e depois apertar a porca com o mesmo número de voltas e mais alguns graus do que a posição original (li isso em algum post do Clemente, para variar... hehehe).

Para remontar, usar o Loctite 601 para lubrificar os o'rings e loctite grey no entorno do parafuso, porca e placa do pino intermediário.

Confesso que estou um pouco receoso em mexer no pino, pois ele é responsável pelo controle da folga longitudinal das engrenagens e pela pré-carga de dois rolamentos... Apertar de menos ou de mais é pedir para dar merd... Vou tentar ser o mais preciosista possível em termos de posicionamento, número de voltas da porca do pino, etc etc etc... Se tiverem alguma dica de como conferir eventuais falta ou excesso de aperto, fico extremamente agradecido!

Qualquer outra dica é muito bem-vinda!

Agora é ir atrás do 601 e fazer o serviço de uma vez, pois ainda tenho que montar tudo antes do natal! hohoho

Grande abraço!

CGAUER
19/12/2011, 13:53
Isso!

Basta colocar a mesma porca, apertar até a marca antiga e então apertar mais uns 45 graus e pronto. Martele o chanfro na porca para trava-lá no lugar e pronto. Para retirar o pino, apenas insira outro pelo lado da rosca, mantendo-os unidos, na medira que retira o original.

Não tem grilo, é mais simples que parece.

Abs

Clemente

Opa!

Hoje à noite farei a troca dos o'rings do pino intermediário, mas ainda restam algumas dúvidas. Estava lendo o manual da LT230 e constatei que o pino deve ser apertado até não haver mais folga longitudinal nas engrenagens que relacionadas ao pino. Bom, como eu não vou abrir a caixa, penso que é apenas uma questão de sacar o pino (e colocar a chave orinal no seu lugar, né Clemente?!), fazer a limpeza e troca dos o'rings, tentar colocar o pino na mesma posição de quando removido (principalmente em relação a posição do início da rosca do mesmo) e depois apertar a porca com o mesmo número de voltas e mais alguns graus do que a posição original (li isso em algum post do Clemente, para variar... hehehe).

Para remontar, usar o Loctite 601 para lubrificar os o'rings e loctite grey no entorno do parafuso, porca e placa do pino intermediário.

Confesso que estou um pouco receoso em mexer no pino, pois ele é responsável pelo controle da folga longitudinal das engrenagens e pela pré-carga de dois rolamentos... Apertar de menos ou de mais é pedir para dar merd... Vou tentar ser o mais preciosista possível em termos de posicionamento, número de voltas da porca do pino, etc etc etc... Se tiverem alguma dica de como conferir eventuais falta ou excesso de aperto, fico extremamente agradecido!

Qualquer outra dica é muito bem-vinda!

Agora é ir atrás do 601 e fazer o serviço de uma vez, pois ainda tenho que montar tudo antes do natal! hohoho

Grande abraço!

gustavoullmann
20/12/2011, 00:30
Buenas, e batalha seguiu feia... Um pouco menos suja, mais ainda assim feia!

Fiz mais ou menos os seguintes passos:

1- Limpeza de todo o entorno do pino com benzina.
2- Desamassei o chanfro da porca, para isso serrei a ponta de um prego e fiz uma "rampa" com uma lima. Conforme ia martelando bem de leve o prego para dentro do entalhe do pino, o chanfro ia se desfazendo. Perfeito!
3- Fiz uma pequena marca com a lima no pino, na porca e na peça que parece um abridor de garrafas que trava o pino, assim teria uma "cola" de quando as coisas estivessem na posição certa na hora de apertar.
4- Retirei a porca, o parafuso do abridor de garrafa e o abridor de garrafa. Aqui eu cometi um erro besta e não contei o número de voltas que dei para retirar a porca... :parede:
5- Usando uma madeira, bati de leve com o martelo no pino, para empurrá-lo para dentro da caixa o suficiente para permitir a troca do o'ring. Tome cuidado para não empurrar demais!
6- Removi o o'ring com uma "espátula" que eu improvise com uma madeirinha, pois assim não corri o risco de machucar o alojamento do o'ring. Também removi o o'ring da parte traseira da caixa, junto a "cabeça" do pino intermediário.
7- Novamente limpei tudo com benzinha
8- Passei óleo nos o'rings os coloquei em seus devidos lugares. Barbada!

Aqui vai um parênteses: na primeira tentativa de recolocar o pino no lugar, estraguei o o'ring do lado da rosca. Tive que empurrar de novo o pino e trocar o o'ring por um novo (ainda bem que eu tinha 5 de cada...). Depois disso que eu percebi que no centro do pino tem um orifício onde cabe um parafuso que pode ser usado para "erguer" o pino e centralizá-lo em relação ao o'ring. Dessa maneira a rosca do pino não machuca o desgraçado do o'ring! Lógico que tudo isso demorou muito tempo... hehehe

9- Faltando cerca de 3mm para a "cabeça" do pino alinhar com a carcaça da caixa, passei loctite 660 (que é um trava rolamento com grandes folgas) para reduzir as vibrações do pino e dar "uma força" na retenção do óleo dentro da caixa... (Clemente, não achei o 601 e arrisquei usar esse 660! A função é a mesma, a diferença é que o 601 é para pequenas folgas... E de novo valeu pela dica!!!)
10- Recoloquei a porca no pino e comecei a apertá-la, assim o pino era puxado e ao mesmo tempo entrava girando (melhorava o espalhamento do loctite). Para fazer isso eu não coloquei o abridor de garrafa...
11- Usando as marcas do pino e do abridor de garrafa (feitas com a lima), girei o pino com um alicate até deixá-lo na posição correta. Depois passei loctite 5699 no abridor de garrafa e no parafuso 10mm que o prende a caixa. No parafuso eu também passei loctite 567 na rosca, só para garantir... Remontei e apertei com 25Nm.

Aqui a má sorte começou a se apresentar, pois além de não ter contado as voltas da porca quando a soltei do pino, eu ainda consegui quebrar o chanfro quando amassei novamente o mesmo...

Tive que retirar a porca e serrar a beira da porca 1,5mm para o lado, de modo a criar um novo chanfro. Claro que esse novo chanfro também quebrou e eu tive que fazer tudo de novo. :parede:

Em resumo, recoloquei a porca na mesma posição original usando e acertei a posição do pino usando um "gabarito" tosco que eu inventei de fazer antes de tirar o pino: coloquei um lápis na cabeça do pino e marquei o "nível" da carcaça com uma lâmina de estilete... As marcas feitas com a lima também foram de grande importância. O problema do meu chanfro improvisado é que o "jogo" da porca é de uns bons graus... Sinceramente fiquei com a pulga atrás da orelha por isso...

Após toda essa novela, finalizei o serviço fazendo um tampão de silicone de cobre 5920 sobre a cabeça do pino. Tomei o cuidado de colocar uma folha de papel alumínio entre a cabeça do pino e o silicone, para permitir que o pino vibre sem danificar o tampão (outra dica do Clemente...)

Amanhã começo o processo de subir a caixa... Quero só ver...

Fotos!!!

325472325473325474325475325476

Acho que vou sonhar com esse troço hoje... hahaha

Abraços!!!

Loras
20/12/2011, 01:15
Cool!

Cada vez melhor!

IMHO, a principal vantagem é o aprendizado.

Se você precisar descer a redução no meio do nada... já sabe grande parte do caminho!

Fora o que essa experiência pode lhe ajudar em outras situações.

Fantástico!

Abraço,

gustavoullmann
21/12/2011, 00:05
FEITORIA!

Transfer novamente em seu devido lugar! Coloquei no lugar sozinho... É dureza, mas com jeitinho e as peças de alpinismo corretas (3 polias e 1 ascensor) dá para fazer sem ajuda!

Com tudo bem limpo, retentor da transfer babado com graxa de rolamento, pinos guia em posição, caixa bem amarrada (cuidando para não deixar os cabos passando onde a transfer se junta com o câmbio) e nada no caminho (chicotes, respiro, chapinha do bloqueio, etc), é só puxar para cima e brigar um pouco para encaixar os furos da caixa nos pinos guia. Depois disso é só empurrar, tensionar o cabo de elevação e empurrar mais um pouco. Fazer isso até que o eixo do câmbio esteja bem próximo do retentor da transfer... Daqui para a frente é com ainda mais cuidado... Depois é só ir desse jeito até o eixo do cãmbio encostar no estriado da engrenagem. Aí é preciso ir girando o eixo com a mão até ambos encaixarem... Depois disso, aí sim é só levar até o final! :D Ao deslizar a caixa nos pinos guia, a cada 2 ou 3cm de avanço, revisar como está a transfer em relação ao coxim: a minha tava trancada e de cima eu não enxergava o desgraçado do coxim... Levei algum tempo até ver que era nele que tudo estava trancado...

Quando a transfer encaixou nos "prisioneiros" do câmbio, prendi os 4 parafusos do coxim e coloquei as porcas dos prisioneiros. Depois disso a transfer não cai mais... Então tirei os pinos guia, recoloquei todos os parafusos e fui apertanto-os até que as duas caixas se encontraram...

Feito isso, reconectei as alavancas de reduzida, de bloqueio e os outros pinduricalhos... Sexta vou remover os parafusos que prender as duas caixas, passar as devidas melecas químicas (loctite) e apertar com torquímetro. Daí é só remontar freio de mão, cardans e peças internas da cabine e JOB DONE! Ou como diria o Clemente, VOILÀ!

Para finalizar, limpar tudo muito bem e completar com óleo certo e monitorar tudo!

Seguem fotos:

325614325616325617

E queria deixar um obrigado especial ao Clemente, que além de toda ajuda via fórum ainda se deu ao trabalho de me ligar para responder uma dúvida sobre os parafusos passantes! Obrigado mesmo!!!

Quando eu terminar o serviço, além de colocar mais fotos, pretendo reescrever o tópico para sintetizar/resumir melhor o job.

Mas que uma coisa fique clara: se você não tiver um jogo completo de soquetes, chaves de boca, extensores, catracas, MUITA paciência e calma, senso de improvisação, torquímetro, vontade de se sujar (e muito)... nem tente fazer isso em casa! Pague um mecânico de confiança e acompanhe o serviço (mais para conhecer o jipe do que para fiscalizar ou coisa do tipo). E seja feliz!

É claro que se você encarar, vai ganhar ainda mais confiança para fazer outros serviços e, acima de tudo, será capaz de resolver uma série de encrencas mecânicas que eventualmente ocorram com o jipe no caminho... Além de go anywhere vehicle, Defender é um fix it anywhere vehicle! hehehe... Basta uma boa caixa de ferramentas, improvisação ou peças reservas e conhecimento que esse jipe não vai parar! :D

Abraços!!!

gustavoullmann
21/12/2011, 00:13
Uma coisa importante que eu não havia falado: mesmo tendo rodado com pouco óleo (lembrando que saiu menos de um 1 litro), o estriado do eixo do câmbio estava perfeito e muito bem lubrificado, assim como o estriado da engrenagem da transfer onde ele se encaixa. Creio que se ali está tudo OK, por se tratar da parte mais elevada da caixa, o resto também está! Então tudo não passou de um susto...

Que fique a lição: caso a sua transfer babe óleo ou você verifica/completa o nível com frequência ou você conserta o vazamento. Simples assim.

Abraços!!!

CGAUER
21/12/2011, 01:06
Aeeee! Mais um batizado no DIY, com faixa preta (de graxa, neste caso).

Depois disso o resto é moleza. A satisfação pessoal e a grana economizada são os melhores méritos..

Parabéns

Clemente

FEITORIA!

Transfer novamente em seu devido lugar! Coloquei no lugar sozinho... É dureza, mas com jeitinho e as peças de alpinismo corretas (3 polias e 1 ascensor) dá para fazer sem ajuda!

Com tudo bem limpo, retentor da transfer babado com graxa de rolamento, pinos guia em posição, caixa bem amarrada (cuidando para não deixar os cabos passando onde a transfer se junta com o câmbio) e nada no caminho (chicotes, respiro, chapinha do bloqueio, etc), é só puxar para cima e brigar um pouco para encaixar os furos da caixa nos pinos guia. Depois disso é só empurrar, tensionar o cabo de elevação e empurrar mais um pouco. Fazer isso até que o eixo do câmbio esteja bem próximo do retentor da transfer... Daqui para a frente é com ainda mais cuidado... Depois é só ir desse jeito até o eixo do cãmbio encostar no estriado da engrenagem. Aí é preciso ir girando o eixo com a mão até ambos encaixarem... Depois disso, aí sim é só levar até o final! :D Ao deslizar a caixa nos pinos guia, a cada 2 ou 3cm de avanço, revisar como está a transfer em relação ao coxim: a minha tava trancada e de cima eu não enxergava o desgraçado do coxim... Levei algum tempo até ver que era nele que tudo estava trancado...

Quando a transfer encaixou nos "prisioneiros" do câmbio, prendi os 4 parafusos do coxim e coloquei as porcas dos prisioneiros. Depois disso a transfer não cai mais... Então tirei os pinos guia, recoloquei todos os parafusos e fui apertanto-os até que as duas caixas se encontraram...

Feito isso, reconectei as alavancas de reduzida, de bloqueio e os outros pinduricalhos... Sexta vou remover os parafusos que prender as duas caixas, passar as devidas melecas químicas (loctite) e apertar com torquímetro. Daí é só remontar freio de mão, cardans e peças internas da cabine e JOB DONE! Ou como diria o Clemente, VOILÀ!

Para finalizar, limpar tudo muito bem e completar com óleo certo e monitorar tudo!

Seguem fotos:

325614325616325617

E queria deixar um obrigado especial ao Clemente, que além de toda ajuda via fórum ainda se deu ao trabalho de me ligar para responder uma dúvida sobre os parafusos passantes! Obrigado mesmo!!!

Quando eu terminar o serviço, além de colocar mais fotos, pretendo reescrever o tópico para sintetizar/resumir melhor o job.

Mas que uma coisa fique clara: se você não tiver um jogo completo de soquetes, chaves de boca, extensores, catracas, MUITA paciência e calma, senso de improvisação, torquímetro, vontade de se sujar (e muito)... nem tente fazer isso em casa! Pague um mecânico de confiança e acompanhe o serviço (mais para conhecer o jipe do que para fiscalizar ou coisa do tipo). E seja feliz!

É claro que se você encarar, vai ganhar ainda mais confiança para fazer outros serviços e, acima de tudo, será capaz de resolver uma série de encrencas mecânicas que eventualmente ocorram com o jipe no caminho... Além de go anywhere vehicle, Defender é um fix it anywhere vehicle! hehehe... Basta uma boa caixa de ferramentas, improvisação ou peças reservas e conhecimento que esse jipe não vai parar! :D

Abraços!!!

vwinit
21/12/2011, 02:08
Aeeee! Mais um batizado no DIY, com faixa preta (de graxa, neste caso).

Clemente

Clemente, tô no forum certo? rsrsrsrsr
Nem me fala de faixa preta ... cheguei agora do meu exame e to morto!! rsrsrsrs
Bom que agora finalmente vou ter tempo de mexer no carro e no filme do encontro...

Gustavo, parabéns pelo Job e pela iniciativa. Tô sempre passando aqui!
Vou acompanhar também o outro tópico detalhado que você pretende fazer. Um dia ainda terei o arsenal para brincar em casa. Por enquanto não dá! Enquanto isso, fico pentelhando os mecânicos lá na oficina!!! rsrsrsrs

Abraço!

gustavoullmann
21/12/2011, 21:06
Essa faixa preta é merecida! Ainda não consegui tirar a graxa das unhas... Desde sábado mexendo diariamente por horas no jipe! Hoje eu não vou tocar nele! Sequer vou ir na garagem... Definitivamente eu não vou tomar banho pela 4 noite seguida usando saponáceo Chaufer como sabonete! hahaha

Até sexta eu ponho o jipe em ordem e pego a estrada... Acho que 120km a 100km/h serão suficientes para aprovar o serviço... (cruzando os dedos) Ainda tenho que comprar o parafuso do tambor do freio de mão, que eu destrui quando tirei... hehehe

Hailtão, meu rei! Obrigado!!! As ferramentas se vai comprando aos poucos, conforme se vai metendo a mão no jipe... Hoje eu só me arrependo de não ter comprado o conjunto completo de chaves de boca/estrela de uma só vez. Fui comprando aos poucos só as chaves que eu precisava e paguei bem mais caro! Fora isso e o jogo de soquetes, o resto é mixaria... hehehe

Amanhã coloco mais fotos da continuação/finalização!

Grande abraço!

bello
21/12/2011, 23:53
Gustavo, acompanhei desde o início este tópico. PARABENS!!! VC e a todos que ajudaram.

Muito legal mesmo. Faço alguma coisa em casa mas nunca tive coragem de encarar uma empreitada destas por pura insegurança.... agora quando precisar vou a luta.
ABs
Sergio

gustavoullmann
22/12/2011, 00:04
Sergio,

Eu também não tinha coragem! O medo de estragar alguma coisa era sempre maior... Até o dia que eu descobri o nível do óleo da caixa baixo e fiquei puto pensando que poderia ter destruído TODA a caixa por não feito nada!

Se quando eu terminar de montar a caixa der merd@, pelo menos eu vou ter aprendido um MONTE de coisas e vou ser capaz de instalar a caixa nova no lugar (toc toc toc na madeira...). Se eu não tivesse feito nada, a caixa poderia ter ido pro espaço do mesmo jeito e eu não teria aprendido "nhécas"... hehehe... Sendo assim, me sinto no lucro mesmo que dê tudo errado (toc toc toc de novo...)

Não sou nenhum especialista e, embora tenha encarado essa empreitada que não é simples, eu também não tenho muita experiência com manutenção do land. O negócio é ler, pesquisar, perguntar, entrar em forum gringo nem que seja para olhar as fotos, ler os manuais e ter as ferramentas e as melecas (loctite, sempre loctite... hehehe) certas... Na dúvida engenharia reversa é capaz de resolver muita coisa em se tratando de land! Alguém aqui já disse que mecânica de land é tão simples quanto a de fusca... hehehe

Abraço!!!

bello
22/12/2011, 08:54
Sergio,

Eu também não tinha coragem! O medo de estragar alguma coisa era sempre maior... Até o dia que eu descobri o nível do óleo da caixa baixo e fiquei puto pensando que poderia ter destruído TODA a caixa por não feito nada!

Se quando eu terminar de montar a caixa der merd@, pelo menos eu vou ter aprendido um MONTE de coisas e vou ser capaz de instalar a caixa nova no lugar (toc toc toc na madeira...). Se eu não tivesse feito nada, a caixa poderia ter ido pro espaço do mesmo jeito e eu não teria aprendido "nhécas"... hehehe... Sendo assim, me sinto no lucro mesmo que dê tudo errado (toc toc toc de novo...)

Não sou nenhum especialista e, embora tenha encarado essa empreitada que não é simples, eu também não tenho muita experiência com manutenção do land. O negócio é ler, pesquisar, perguntar, entrar em forum gringo nem que seja para olhar as fotos, ler os manuais e ter as ferramentas e as melecas (loctite, sempre loctite... hehehe) certas... Na dúvida engenharia reversa é capaz de resolver muita coisa em se tratando de land! Alguém aqui já disse que mecânica de land é tão simples quanto a de fusca... hehehe

Abraço!!!

Gustavo, eu já fiz algumas coisas em casa, amortecedores, bomba dágua,retentor do diferencial, coisas assim. Realmente a mecânica do Defender é simples. Agora quando precisei trocar o O ring eu levei para trocar pois confesso que fiquei sem coragem, achei que não conseguiria, mas tenho certeza que seu trabalho ficou muito, mas muito melhor pois nenhum mecanico vai ter a paciencia e tempo para fazer as coisas com os cuidados que temos em casa. Talvez pela insegurança a gente sempre segue os manuais e isso faz todfa a diferença. ALém disso os mecânicos nunca usam loctite rsssssss.
Grande abraço e boa viagem.
E mais uma vez parabéns
Sergio

gustavoullmann
23/12/2011, 01:27
Prezados,

Finalmente o serviço está chegando ao fim... Foram dezenas de horas trabalhando no jipe para retirar a transfer, trocar os o'rings e recolocá-la em seu lugar. Espero que tenha dado tudo certo, pois eu não quero fazer isso de novo tão cedo! Mas valeu muito a pena pela confiança e conhecimento adquiridos!

Hoje eu fiz as seguintes coisas:

1- Removi, passei as melecas (loctite copper nos parafusos passantes e trava rosca azul nos demais) e recoloquei, fazendo o aperto em "estrela". Não usei torquímetro, pois o espaço é reduzido e o torquímetro é muito grande. Dei apenas um aperto inicial e depois um bom aperto (ambos em estrela);
2- Reconectei os chicotes, prendi os cabos negativos, recoloquei os suportes dos chicotes... Enfim, deixei tudo 100% para encerrar o job.
3- Para garantir que eu não havia feito bobagem, deixei debaixo do jipe e girei as flanges da tranfer para simular o jipe andando. Fiz isso com todas as posições da transfer: com e sem bloqueio e em high/low. Nada trancou, raspou, não ouvi barulhos estranhos... Perfeito! RECOMENDO FAZER ISSO!!!! Com a certeza tranquilizadora de que estava tudo certo, segui o serviço...
4- Recoloquei o bujão de dreno usando loctite veda rosca liquido;
5- Recoloquei as proteções térmicas do câmbio, a capa do "túnel" e parafusei tudo. Depois recoloquei a alavanca do freio de mão no lugar... Remontei/coloquei no lugar tudo que havia sido removido do interior, exceto o assoalho da cubbybox e a própria cubbybox. O jipe voltando a ser o que era antes.... :D :D :D
6- Fiz um funil ultra tosco com uma garrafinha de água de 500ml: cortei o fundo e passei uma lima na rosca da tampa. Dessa maneira eu consegui rosquear a garrafa no furo de enchimento da transfer! Ficou sensacional!!! Então coloquei um pedaço de mangueira transparente de uns 20cm por dentro do funil até dentro da transfer (assim entrava ar) e coloquei o óleo pelo buraco do assoalho da cubby! Detalhe: isso tem que ser feito antes de recolocar o tambor do freio de mão, se não fica muito apertado o espaço.
7- Consegui colocar 2 litros. Então deitei embaixo do jipe, girei as flanges e sacudi a caixa com a mão... Assim couberam mais uns 150-200ml... Coloquei mais uns 150ml no funil e ergui a roda traseira. Protegi o funil com um pano e deixei desse jeito, para que o óleo "assente" na caixa.
8- Recoloquei o cardan dianteiro, apertando os parafusos em estrela. Novamente usei a técnica do clemente que consiste em erguer a roda, colocar a chave e calçá-la no chassi com uma madeira e girar a roda. Perfeito!

Amanhã só preciso retirar o funil, fechar o bujão, recolocar o tambor do freio de mão e recolocar o cardan. Nem acredito que só falta isso... hehehe... Vou deixar tudo bem limpo e cair na estrada! Chega a dar um frio na barriga... hehehe

Hoje não tirei fotos, pois é tudo bem simples...

Grande abraço a todos e feliz natal!!!

Loras
23/12/2011, 16:05
Show!

Não esqueça de rodar por algum tempo perto de casa antes de cair na estrada!

Boa viagem!

Abraço,

gustavoullmann
25/12/2011, 22:37
Opa!

Continuando,

No dia seguinte eu finalizei o job: retirei o funil, fechei o bujão de enchimento (loctite nele também), recoloquei o freio de mão (sem o parafuso, que não deu tempo de comprar), prendi o cardan e recoloquei o assoalho e a cubbybox. Testei o jipe andando 3m para frente e voltando 3m de ré na vaga da garagem... Tudo certo! :D

Coloca as bagagens no carro e aponto meu rumo para a praia... Alguns km de ruas, andando devagar e com ouvidos atentos: nada de anormal, exceto por um rádio que não quer desligar, uma luz de farol de neblina que acende quando freio em baixa rotação e pelo pisca da direita, que pisca como se tivesse com uma lâmpada queimada... Acho que esqueci de reconectar algum ponto de massa... :/ Pego a estrada, km iniciais entre 75-85km/h e tudo certo! Subo para a velocidade de cruzeiro: 100-110km/h até o fim da viagem de 120km... Viajo todo o tempo sem nada elétrico ligado... Chego em casa, nem desligo o jipe e deito embaixo: caixa absolutamente seca! Sem umidade ou qualquer vestígio de óleo!!! :D Depois de descarregar e deixar o jipe esfriar um pouco, vou atrás de alguma coisa que eu tenha esquecido de reconectar e... na mosca! Tinha esquecido de ligar dois pequenos olhais de ponto de massa na transfer... Chave 10mm e tudo voltou a funcionar normalmente! Aproveitei e testei todos os fusíveis do carro com um multímetro para ver se não tinha queimado nada: tudo ok!!!

Ontem fui andar com o jipe pelas dunas, areia dura (tinha chovido), reduzida, bloqueado, desbloqueado, sobe algumas dunas, anda no plano... Volto para casa e deixo embaixo de novo: tudo continua seco!

Amanhã retorno para POA, quarta pretendo verificar/completar o nível!

E é isso aí... Agora é só monitorar a transfer e ver quanto tempo esse job vai durar! (tomara que uns bons k km... hehehe)

Em breve pretendo rescrever o procedimento, listar melhor as ferramentas e colocar mais fotos!

Um MUITO OBRIGADO a todos que de qualquer forma me ajudaram com esse DIY! :D

Um forte abraço!!!

gustavoullmann
27/12/2011, 01:22
Para fechar o tópico, seguem as últimas fotos que eu tirei da empreitada:

326101326102326103326104

Nas 3 primeiras a caixa sequinha após a viagem até o litoral e após uma boa banda nas dunas!

Na última foto o ponto de massa que eu esqueci de religar e deixou o rádio, o pisca e algumas luzes indicadoras do painel meio doidas... hehehe... Bobeada de guri!

Novamente agradeço a todos pela ajuda!!!

Um abraço e que todos tenham um baita 2012 (sem vazamentos de óleo... hehehe)!!!

VOLNEY MOREIRA
21/01/2012, 21:56
Saudações grande Clemente!
Hoje é meu primeiro contato diretamente neste fórum, apesar de conhecê-lo e navegá-lo há uns 2 meses.
Pois bem, aproveitando a oportunidade e sabedor de seu conhecimento nesta área, preciso de algumas dicas de vossa parte.
Há uns 4 meses comprei uma Defender 110 02/03 CSW. Sempre gostei do estilo e tive a oportunidade de adquirí-la.
Logo qdo a peguei, deixei em um amigo meu e tá lá até hoje, visto a quantidade de problema que tinha e ainda tem. Se por aí a mão-de-obra é cara, qto mais aqui em Campo Grande-MS. Tenho certeza que o antigo dono não dava a mínima, pois quem usava era o motorista, que por sinal não dava a manutenção devida.
Já troquei a embreagem, bomba de vácuo, freios, entre outras peças.
Veja só meu caro alguns dos problemas que ainda tenho: apesar de não ter folgas nas cruzetas (troquei por novas), é como se tivesse, pois vislumbro uma grande folga qdo troco de marcha, se não controlo dá um soco muito forte. Antes do mecânico tirar o cardam dianteiro, escutava uns estralos qdo manobrava p/ direita e tb às vezes o veículo até parava em subidas ou descidas mesmo sem acionar os freios, depois que tirou o cardam parou o barulho, mas sei que o problema ainda tá lá, não o quê. Pois bem meu caro, troquei o óleo do motor, diferencial traseiro, caixa de transferência e câmbio, filtros, depois peguei para dar uma testada(pisei de 100 à 110 km num faixa de 3 km), no outro dia tava tudo vazando, o da caixa tava simplesmente pingando constantemente, da direção hidráulica, até o óleo do motor (o mecânico falou que vazando no retentor da bomba de vácuo).
Onde compro os retentores da caixa?
Se pude me orientar, agradeceria, pois ao mesmo tempo quero ficar com ela, vejo tantos problemas. OBS: O mecânico não entende 100% da mecânica dela, tá dando a maior força, visto que o pessoal daqui qdo sabe que é uma Land Rover, sangra com força e sem dó.
Desculpa aí o texto alongado é que queria resumir.
Um abraço e muito obrigado pela força.

CGAUER
24/01/2012, 10:20
Vamos lá Volney!

A folga que você observa deve ser no estriado dos semi-eixos traseiros junto as "tulipas", peça que faz a ligação entre o sem-eixo e o cubo de roda, no eixo traseiro. Verifique também se não existe nenhuma folga no pivô centra da suspensão traseira; fica localizado junto a parte superior do diferencial traseiro. Costumamos chamar de "ball joint".

Bomba de vácuo. Você pode recondicionar e aparentemente fica melhor que a nova original... Perim Peças é o nome do lugar que faz o job.

Os estalos no eixo dianteiro. Pode ser o diferencial dianteiro e ou as homocinéticas. Comece drenando o óleo e com o dedo procure por cacos dentro da bola do diferencial. Com uma lanterna pelo orifício de enchimento é possível inspecionar os dentes das engrenagens enquanto se gira o cardan. Se estiver tudo ok, suspeite das homocinéticas; estas trabalham num banho de graxa preta diferente das tradicionais, compre a bisnaga para LR, tipo e quantidade certa (chamamos de one shot grease).

Vazamentos, vale a última para qualquer outro carro; resolva um a um. Comece pelos mais sérios, como óleo do motor.

Forte abraço

Clemente

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 00:31
Valeu Clemente!!!
Vou verificar.

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 16:34
Boa tarde, colega!!!
Hoje meu mecânico abriu a caixa de direção e por fim descobriu o vazamento, posso te enviar as fotos se me disser como.
Bomba de Vácuo: abrimos a mesma e novamente o que foi constatado foi a borracha interna de vedação. O que devo fazer? comprar logo uma bomba na Perim ou trocar o reparo se é que existe.

Att.
Volney Moreira

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 16:54
Olha aí as fotos!

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 17:06
Segue fotos!!!
Que decisão tomar, por favor?

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 17:10
fotos do desgaste onde está vazando o óleo da direção.
O que fazer?

VOLNEY MOREIRA
26/01/2012, 17:11
fotos do desgaste onde está vazando o óleo da direção.
O que fazer?

rafaelfernandez
26/01/2012, 19:48
Volney,

Estou usando a bomba recondicionada da Perim a algum tempo, e só alegrias. Ele faz a base de troca e cobra um preço bom.

[]´s
Rafael

bello
26/01/2012, 21:37
Volney,

Estou usando a bomba recondicionada da Perim a algum tempo, e só alegrias. Ele faz a base de troca e cobra um preço bom.

[]´s
Rafael

Rafael, pode dizer o preço ?
Abs
Sergio

VOLNEY MOREIRA
27/01/2012, 11:08
Volney,

[]´s
Rafael

* Pois é Rafael, ontem abri a Bomba conforme foto, e verifiquei que o problema era o DIAFRAGMA.
Agora pergunto! Há possobilidade de comprar só só esse DIAFRAGMA (se sim onde encontrar) ou terei que partir para compra de uma outra BOMBA?. Vi num tópico que é possivel ser VULCANIZADO, mas aqui Campo Grande - MS é complicado.

* Outra coisa, vc viu tb o terminal da direção? viu o desgaste? era por onde vazava o ÓLEO! será que terei de comprar outro? meu mecânico disse que vai um jeito, mas sei não!!
Att.
Volney

gustavoullmann
07/06/2012, 21:56
Prezados,

Hoje foi dia de manutenção básica no Land: troca de óleo do motor, filtros, alguns reapertos, etc etc etc...

Aproveitei a função para verificar o nível das caixas do jipe.

Pois bem, antes de fazer a troca dos O'rings do pino intermediário eu precisava completar o nível de óleo da caixa de transferência a cada 2500km e a mesma estava sempre melada de óleo, com aquela maldita gotinha dourada no parafuso inferior da tampa.

Desde que fiz a substituição dos O'rings, só verifiquei o nível uma única vez logo após fazer a primeira viagem. Depois disso eu só monitorei se a caixa apresentava sinais externos de vazamentos. Como esta se manteve absolutamente seca, fazia tempo que não conferia o nível.

Hoje, após 6000km, algumas trilhas e muita estrada desde a troca dos O'rings, eu fiquei muito contente ao constatar o perfeito nível do óleo! Não baixou nem 1mm e a caixa segue perfeitamente seca! :D

Fica o relato!

Grande abraço a todos!

OSWALDO CAMARGO
08/06/2012, 11:10
Olá companheiros, há tempos, leio os posts(antes mesmo da compra da minha noventinha-2 meses atrás). Hoje resolvi lançar uma das minhas dúvidas.
Logo após a compra e realização do meu sonho, encostei a 90inha (2001/104milKM) no Luis Fraga e fiz uma revisão geral, paguei uma fortuninha para um carro original e totalmente inteiro. Além das sábias observações do Clemente em relação aos bujões de plástico substituido pelos de metal fiquei com uma dúvida ainda maior em relação ao que o Luis me falou quanto ao único vazamento que o carro apresenta(na famigerada caixa de transferência). O vazamento é super pequeno e o mesmo me orientou, após trocar o óleo, monitorar o nível, para na prox. revisão uma possível troca do tal pino, que segundo ele, desgasta pela diferença de material(ferro/aluminio). Após ler o tópico em que o Clemente sugere apenas a troca dos orings, comecei a questionar o que, o até então EXPERT em lands, havia me falado., afinal é um serviço muito mais simples. Vocês acham que eu conseguiria eliminar o vazamento fazendo a dica do Clemente? Outra dúvida: hoje, ouço muito no Ronald, estou pensando seriamente em levar minha 90intha para o Ronald fazer o "Job do Clemente", o que vocês acham, é mais confiável que o Luis? Abraços a todos e desde já agradecido

Alexandre Tietsche
09/06/2012, 19:52
Como faço para verificar em casa o nível do óleo da caixa?

CGAUER
10/06/2012, 10:13
Camargo,

antes de mandar a caixa para faca (embuchamento do Luiz) eu daria uma boa olhada no estado do pino e seu alojamento. Pelo que sei o Luiz coloca um anel de aço na caixa, corta 5mm do pino e então aplica um selo mecânico. Em teoria algo para sempre. A realidade porém, não parece ser 100%. Tenho dois colegas que tiveram este serviço realizado e continuaram marcando território, porém sem agora lhes restar opção de reparo.

Antes de tentar tal saída eu faria o job dos o-rings, infinitamente mais barato, porém o problema será em quem irá executar o serviço, pois requer considerável cuidado para não cortar o-ring em sua instalação. E claro, se pedir ao mecânico este serviço ao invés de um job mais caro, as chances são bem grandes de terminar com o mesmo problema, de modo a provarem seu ponto anterior.

Por hora, em 100% dos Defenders que fizeram a troca dos o-rings por Viton e em medida superior, não voltaram a ter vazamentos. Certo?

Abs

Clemente

Olá companheiros, há tempos, leio os posts(antes mesmo da compra da minha noventinha-2 meses atrás). Hoje resolvi lançar uma das minhas dúvidas.
Logo após a compra e realização do meu sonho, encostei a 90inha (2001/104milKM) no Luis Fraga e fiz uma revisão geral, paguei uma fortuninha para um carro original e totalmente inteiro. Além das sábias observações do Clemente em relação aos bujões de plástico substituido pelos de metal fiquei com uma dúvida ainda maior em relação ao que o Luis me falou quanto ao único vazamento que o carro apresenta(na famigerada caixa de transferência). O vazamento é super pequeno e o mesmo me orientou, após trocar o óleo, monitorar o nível, para na prox. revisão uma possível troca do tal pino, que segundo ele, desgasta pela diferença de material(ferro/aluminio). Após ler o tópico em que o Clemente sugere apenas a troca dos orings, comecei a questionar o que, o até então EXPERT em lands, havia me falado., afinal é um serviço muito mais simples. Vocês acham que eu conseguiria eliminar o vazamento fazendo a dica do Clemente? Outra dúvida: hoje, ouço muito no Ronald, estou pensando seriamente em levar minha 90intha para o Ronald fazer o "Job do Clemente", o que vocês acham, é mais confiável que o Luis? Abraços a todos e desde já agradecido

gustavoullmann
10/06/2012, 23:29
Como faço para verificar em casa o nível do óleo da caixa?

Alexandre,

Verificar o nível do óleo da caixa de transferência é bem simples:

1- Jipe no plano, freio de mão puxado e motor frio (de preferência dormido);
2- Deite embaixo do jipe e próximo a panela do freio de mão localize o seguinte bujão (encaixe de 1/2 polegada):

352605

3- Limpe o entorno do bujão com uma escova de aço e desengripante, passando um pano para remover a sujeira;
4- Abra o bujão (cuidado, pois pode escorrer um pouco de óleo caso o mesmo esteja acima do nível);
5- O nível correto do óleo é indicado pelo alinhamento com a rosca desse bujão;
6- Para verificar o nível do óleo use apenas o DEDO! Não tente usar qualquer chave, parafuso ou qualquer objeto que possa cair dentro da caixa!
7- Após conferir o nível, limpe a rosca da caixa e do bujão com um pano limpo e seco e aplique Loctite 567 ou fita veda-rosca teflonada no bujão, fechando com força moderada.

Segue link de onde eu copiei a foto:

Tranfer box oil renewal - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f41/tranfer-box-oil-renewal-134367.html)

Qualquer dúvida prende o grito!!!

Camargo,

Concordo totalmente com a opinião do Clemente! Fazer a troca dos O'rings em casa me custou 20 horas de trabalho (fiz tudo sozinho, inclusive desde e subir a caixa) e algo como R$ 100,00 ou R$ 150,00. Se resolver o meu problema por 20 mil quilômetros estará de bom tamanho! Se voltar a vazar depois disso é só trocar de novo os O'rings. Caso dure menos do que isso, primeiro deve-se ter certeza de que nenhum O'ring foi danificado na troca e depois é possível pensar em embuchar a caixa ou fazer o serviço do selo mecânico...

Grande abraço!!!

OSWALDO CAMARGO
11/06/2012, 13:34
Clemente e Gustavo
Partindo do princípio que meu conhecimento é bem menor e não disponho de ferramentas adequadas para tal serviço, acho que vou tentar fazer o job junto com um mecânico dos meus caminhões, espero que consigamos, relatarei minha jornada. Mas ainda tenho mais uma dúvida. Já rodei 5000km nestes 2 meses de defender e o nível do óleo está proximo da rosca do bujão como relatado por vocês, porém a bichinha gosta de mostrar onde pernoita(uma poçinha de uns 4cm. de diâmetro). Vocês acham que eu posso deixar a troca dos O´rings para quando for fazer a proxima revisão(mais uns 10000km) ou devo faze-lo agora? Li uns posts do Clemente relatando o Ronald, vocês o acham tão ou mais confiável que o Luis? Abraço a todos

OSWALDO CAMARGO
11/06/2012, 16:31
Apenas para continuar a mensagem, estou ensistindo em um bom mecânico, pois gostaria de levar minha 90inha em um honesto e justo, por isso que pergunto do Ronald, grande abraços

Felipe07
27/08/2012, 15:08
Pessoal, a caixa de transferência da minha 110 também deixa 01 ou 02 pingos por dia no chão da garagem.
Até que ponto conseguimos conviver com esse "pequeno" porém constante vazamento? Será que preciso fazer a troca dos o-rings imediatamente? Obrigado!

Abs,

Felipe

CGAUER
27/08/2012, 15:33
Pode ir levando até o dia que você se aborrecer.

Apenas evite alagados (por onde sai óleo, entrará água). Numa viagem longa também pode ser problema, pois a traseira do LR começa ficar cheia de marcas de óleo. Se faltar óleo a caixa vai para o vinagre, é bom manter o nível sempre em dia.

Abs

Clemente

Pessoal, a caixa de transferência da minha 110 também deixa 01 ou 02 pingos por dia no chão da garagem.
Até que ponto conseguimos conviver com esse "pequeno" porém constante vazamento? Será que preciso fazer a troca dos o-rings imediatamente? Obrigado!

Abs,

Felipe

vwinit
27/08/2012, 23:51
Tô na fila da troca do o-ring da caixa de transferência. :pensativo:

Amanhã devem chegar os de viton. A embragem já chegou da Brit-car.
Devo fazer somente depois do encontro, pq pode dar alguma zica e o carro ficar parado... (toc toc toc)
Vou completar o nível e pé na estrada!!
Se aparecer a oportunidade de fazer antes, eu posto aqui.

abraço!

Marcelo Vertical
28/08/2012, 08:17
Apenas para continuar a mensagem, estou ensistindo em um bom mecânico, pois gostaria de levar minha 90inha em um honesto e justo, por isso que pergunto do Ronald, grande abraços

bom dia Osvaldo

na minha 90 foi o Ronaldo que fez, pode levar que ele sabe tudo de Defender e cobra um preço muito justo.

Felipe07
28/08/2012, 14:35
Pode ir levando até o dia que você se aborrecer.

Apenas evite alagados (por onde sai óleo, entrará água). Numa viagem longa também pode ser problema, pois a traseira do LR começa ficar cheia de marcas de óleo. Se faltar óleo a caixa vai para o vinagre, é bom manter o nível sempre em dia.

Abs

Clemente

Valeu Clemente!

Se a caixa ficar sem óleo percebemos algum sintoma? Tipo ronco ou trepidação?

Abs,

Felipe

CGAUER
28/08/2012, 18:32
Felipe,

se você perceber algo, já era, algo estragou!

Abraços

Clemente

Valeu Clemente!

Se a caixa ficar sem óleo percebemos algum sintoma? Tipo ronco ou trepidação?

Abs,

Felipe

Marisco Off Road
17/09/2012, 08:31
Clemente,

Para esta troca dos oring´s vi que vc recomendou alguns produtos loctite, quais seriam?
trava rosca e mais algum para folga do pino?

abs,

Felipe,

se você perceber algo, já era, algo estragou!

Abraços

Clemente

vwinit
17/09/2012, 11:51
Marilson, seguem os Loctites:

Para junta - Loctite Cinza 5699
Nos parafusos - Loctite 567

Abraço!

CGAUER
17/09/2012, 14:02
Marilson,

se o pino tiver muita folga, vale a pena colocar um trava rolamentos (verde) da Loctite. Mas cuidado, ele seca MUITO rapidamente e se não estiver tudo no lugar certo em questão de segundos, é uma trabalheira danada para continuar o serviço. Tem que aquecer tudo para soltar.

Abraços

Clemente

Clemente,

Para esta troca dos oring´s vi que vc recomendou alguns produtos loctite, quais seriam?
trava rosca e mais algum para folga do pino?

abs,

Marisco Off Road
17/09/2012, 14:46
Hailton e Clemente,

Agradeço as dicas, a minha dúvida era justamente esta da folga no eixo, caso apareça vou correr atrás.

Num dos links do Loras tem uma citação sobre o loctite 567, e já vi em outros sobre o mesmo produto, o que acham?

LT230 O Ring Bodge - Defender Forum - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=55338)

Abs,

lucar
17/09/2012, 18:51
Neste link parece que foi feita a troca com a caixa no lugar, somente afastada, isso procede??

Quero trocar aqui só que estou adiando pois não queria tirar tudo do lugar..... ia esperar a embreagem abrir o bico (nem deu sinal ainda de desgaste) mas se conseguir com tudo no lugar vai na próxima troca de óleo!!!

gustavoullmann
17/09/2012, 22:06
Lucar,

Acho que não compensa tentar fazer o serviço de troca dos O'rings apenas afastando a Tcase. O pouco trabalho extra para descê-la e colocá-la no lugar depois se justifica pela melhor posição de trabalho e maior limpeza. Com a minha Tcase no chão, em local bem iluminado e com ótima posição de trabalho foi foda de recolocar o pino no lugar sem danificar o O'ring do lado da rosca (consegui na segunda tentativa, pois do primeiro O'ring eu tirei um bom pedaço!). Então recomendo que desça a Tcase e trabalhe tranquilo! Quando eu fiz o serviço levei umas 4 noites (acho que 20 horas) pra fazer tudo. Mas eu fiz tudo sozinho e com muita calma, pois não tinha muita experiência. Se tu arrumar um amigo pra ajudar ou já tiver mais experiência, dá pra fazer num domingo de chuva numa boa!

Abraço!

Rones Jr
18/09/2012, 07:41
Pessoal,

minha LT 230 anda pingando tb....tenho que trocar só os O´rings? E os retentores?

Marisco Off Road
18/09/2012, 09:29
Pessoal,

APvedações - Murilo - Não recomendo, demora no envio do produto, muita enrolação para postar no correio.

Abs,

CGAUER
18/09/2012, 10:48
Depois compartilha conosco onde encontrou os o-rings. Sempre é bom ter mais uma opção, ainda mais agora com esta informação.

Abraços

Clemente

Pessoal,

APvedações - Murilo - Não recomendo, demora no envio do produto, muita enrolação para postar no correio.

Abs,

Rones Jr
18/09/2012, 13:36
Achei em Vitória mesmo, foram 5 reais cada, comprei uns 4 de cada. Mas permanece a dúvida sobre os retentores. Devo trocar tb? Pq baixar a caixa e ver que tem mais coisas...vai ser dureza...

Depois compartilha conosco onde encontrou os o-rings. Sempre é bom ter mais uma opção, ainda mais agora com esta informação.

Abraços

Clemente

vwinit
18/09/2012, 13:45
Comprei na APvedações... 2,30 cada.

Mesmo parecendo não ser uma loja na internet, liguei para lá e eles me enviaram por correio.
Não achei demorado.... Normal.
Não é aquela agilidade toda, mas eu não tinha pressa das peças. Se tivesse avisaria ao rapaz que o carro estava parado, etc.
Uma semana e já tinham chegados os o-rings.

*Xará (Jr), geralmente (99% dos casos) o vazamento é pelo pino. Por isso a indicação de trocar o o-ring por outro mais reforçado e com diâmetro suficientemente maior para vedar.

Abraço!

CGAUER
18/09/2012, 13:47
Rones,

o único retentor que não dá para ser substituído depois de montando, é o retentor por onde o eixo da caixa de câmbio entra na transferência. Este retentor, se estiver ok, não oferecerá qualquer problema. Claro, desde que sua integridade seja preservada durante o desmonte e a montagem.

Para evitar que o retentor seja danificado durante este processos, costumo usar dois longos parafusos M10 sem cabeça (± 18cm de comprimento) como guias, inseridos no lugar dos parafusos de fixação da caixa. Deste modo, você não correrá o risco do eixo do câmbio estragar os lábios do retentor durante a desmontagem e montagem.

É importante também encher os lábios do retentor com bastante graxa, do contrário ele derrete com a fricção e estraga.

Abraços

Clemente

Achei em Vitória mesmo, foram 5 reais cada, comprei uns 4 de cada. Mas permanece a dúvida sobre os retentores. Devo trocar tb? Pq baixar a caixa e ver que tem mais coisas...vai ser dureza...

Rones Jr
18/09/2012, 21:46
Clemente,
os eventuais retentores a serem substituídos são "achaveis" em casas especializadas ou só Land mesmo?

CGAUER
19/09/2012, 00:21
Rones, não sei te dizer.

Eu ficaria com os originais comprados lá fora. Custa pouco.

Abs

Clemente

Clemente,
os eventuais retentores a serem substituídos são "achaveis" em casas especializadas ou só Land mesmo?

Rones Jr
19/09/2012, 08:08
Valeu, comprarei o kit de retentores da Ashcroft Transmissions Ltd ....e vamos deixar a danada sequinha.

Marisco Off Road
22/09/2012, 12:11
Pessoal,

Não posso evitar de dar este retorno.

Bem que achei estranho o valor de sedex ser um pouco alto, mas ao consultar o Murilo da AP, o mesmo me confirmou do valor correto.

Segue cotação de 4 anéis de cada:

Produtos R$ 18,24
Frete R$ 20,10
Total R$ 38,34

Hoje após 4 dias recebi o tal sedex com os anéis, e finalmente entendi o porque do valor alto, vejam o tamanho da embalagem que o camarada colocou os anéis, um absurdo!!!!

Mais uma vez não recomendo esta APvedações, pelo menos este tal de Murilo, novamente demonstrou falta de atenção e interesse para atender o cliente.

Abs,

Pessoal,

Abs,

CGAUER
22/09/2012, 16:33
Não querendo defender os caras,

mas os correios proibiram o envio de cartas via SEDEX e PAC. Ou seja, para usar PAC ou SEDEX, tem que colocar na caixa e esta parece a menor das caixas aceitas pelos correios.

A Milena tem o mesmo problema com as coisas da 4Explorers (http://www.4explorers.com.br)

Mãos a obra! Abraços e boa sorte.

Não esqueça de limar todos os cantos vivos do pino e da cx de transferência...

Abs

Clemente

Pessoal,

Não posso evitar de dar este retorno.

Bem que achei estranho o valor de sedex ser um pouco alto, mas ao consultar o Murilo da AP, o mesmo me confirmou do valor correto.

Segue cotação de 4 anéis de cada:

Produtos R$ 18,24
Frete R$ 20,10
Total R$ 38,34

Hoje após 4 dias recebi o tal sedex com os anéis, e finalmente entendi o porque do valor alto, vejam o tamanho da embalagem que o camarada colocou os anéis, um absurdo!!!!

Mais uma vez não recomendo esta APvedações, pelo menos este tal de Murilo, novamente demonstrou falta de atenção e interesse para atender o cliente.

Abs,

Marisco Off Road
24/09/2012, 08:41
Clemente,

Com certeza vc não observou o tamanho da caixa!!!

28x22x14 cm, com certeza poderia vir numa caixa bem menor que é o padrão dos correios.

Mando material pelos correios todos os dias e jamais faria uma destas, uma absurdo.

Mas agora á tarde, apenas alerto os colegas para não cair no mesmo erro.

Valeu pelas dicas sobre a troca, com certeza vou limar todos os cantos, pois pelo que vi este é o ponto crítico do trabalho.

Agradeço e abs,

Não querendo defender os caras,

mas os correios proibiram o envio de cartas via SEDEX e PAC. Ou seja, para usar PAC ou SEDEX, tem que colocar na caixa e esta parece a menor das caixas aceitas pelos correios.

A Milena tem o mesmo problema com as coisas da 4Explorers (http://www.4explorers.com.br)

Mãos a obra! Abraços e boa sorte.

Não esqueça de limar todos os cantos vivos do pino e da cx de transferência...

Abs

Clemente

norberto
24/09/2012, 13:57
Marilson,

A minha caixa veio bem menor, mas nem por isso paguei menos frete.

Veja se os códigos dos que comprou coincidem com os meus, por favor. Estou em dúvida quanto às dimensões.

Quant. Código / Descrição Preço Total
================================================
02 - Peças 2.121 - Oring Viton70 26,64 x 2,62 R$ 2,58 R$ 5,16
02 - Peças 2.119 - Oring Viton70 23,47 x 2,62 R$ 2,10 R$ 4,20
Prazo 2 dias
Total do Pedido R$ 9,36
Valor do Sedex R$ 21,80
Total............... R$ 31,16

Abs,

Norberto

Marisco Off Road
24/09/2012, 14:24
Mesmas medidas, acho que são estes mesmos.

Com certeza o valor é bem menor, no site dos correios tem como calcular o sedex com base no cep e medida da caixa, entre lá e veja como dá uma diferença razoável se alterar a medida do volume.

Abs,

Marilson,

A minha caixa veio bem menor, mas nem por isso paguei menos frete.

Veja se os códigos dos que comprou coincidem com os meus, por favor. Estou em dúvida quanto às dimensões.

Quant. Código / Descrição Preço Total
02 - Peças 2.121 - Oring Viton70 26,64 x 2,62 R$ 2,58 R$ 5,16
02 - Peças 2.119 - Oring Viton70 23,47 x 2,62 R$ 2,10 R$ 4,20
Prazo 2 dias
Total do Pedido R$ 9,36
Valor do Sedex R$ 21,80
Total............... R$ 31,16

Abs,

Norberto

Rones Jr
28/09/2012, 15:54
Chegaram duas caixihnas para mim da Ashcroft....o kit de reparo completo da Lt230...que decidi abrir por completo e dar uma geral...pois pelo que vi a minha Disco foi uma menina abandonada que peguei para criar...e já que vou retirar a transfer case....vou retirar a CA tb....mandar limpar e ajustar a pressão....e....e...e.....olha aí o conversor de torque HD da Ashcroft....isso não vai prestar!!!!

Já que vou baixar tudo e a internação vai durar uns 10 dias....ainda vou trocar sapatas e molas do freio de mão, retentor do vira do TD5 que começa a ficar umedecido, filtro do ACE, todos os reparos, inclusive da bomba ABS e pistões dos freios.

Após isso, somente restará as CV´s joints para o drivetrain ficar completamente zero, já que suspensão e direção já assim estão e o motor teve todos os sensores, mangueiras, filtros e etc trocados.

Ficará por último recolar o teto....

gustavoullmann
28/09/2012, 19:29
CARAMBA! Animal!

Parabéns!!!

Abraços, Gustavo Ullmann.

Rones Jr
01/10/2012, 15:20
Pessoal,

será que conseguimos baixar o conjunto caixa+tcase+freio de mão de única vez?

CGAUER
02/10/2012, 12:05
Rones,

não existe motivo para fazer isso. É mais fácil retirar o sistema do freio de mão (4 parafusos 15mm atrás da panela), antes de baixar o conjunto, que soltar seu cabo. Sugiro utilizar dois longos parafusos M10 com 18cm de comprimento no lugar de dois dos parafusos das caixas.

Como você vai separar todo o conjunto, melhor fazer por partes. Muito mais leve e bastante mais seguro.

Só existe uma situação para manter o conjunto inteiro: troca da embreagem.

Abraços

Clemente

Pessoal,

será que conseguimos baixar o conjunto caixa+tcase+freio de mão de única vez?

Rones Jr
02/10/2012, 12:43
Clemente,

realmente achei que retirar todo o drive train eu teria menos trabalho, tipo...só o flaxplate/motor de um lado e cardan/freio de mão do outro....ai com tudo embaixo e fora do carro eu desmontaria tudo...mas vamos lá....parte por parte! Obrigado pelo apoio.

Rones

Nelson Defender 110
02/10/2012, 12:54
Rones,

quando troquei a embreagem, desci a caixa junto com a transfer.

Tive que retirar a Crossmember, aquela barra que fica entre as longarinas.

No Workshop Manual fala para desmontar também o escapamento, mas não é necessário.

O conjunto fica bem pesado, principalmente na hora de conectar de volta a caixa seca.

Mas dá para fazer.

Tenho um post com fotos aqui no forum. Vou procura e mando o link.

Abração,

Nelson

Clemente,

realmente achei que retirar todo o drive train eu teria menos trabalho, tipo...só o flaxplate/motor de um lado e cardan/freio de mão do outro....ai com tudo embaixo e fora do carro eu desmontaria tudo...mas vamos lá....parte por parte! Obrigado pelo apoio.

Rones

Nelson Defender 110
02/10/2012, 13:04
Segue o link da troca da embreagem.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/44564-kit-de-embreagem-7.html#post1738624

Rones Jr
02/10/2012, 19:33
...nelson, vou debater em seu forum, ok?

isaianet
11/10/2012, 15:25
Pessoal,

Apenas para ajudar aqueles que pretendem fazer esse serviço de troca dos o-rings.

Qualquer loja de boa qualidade e de qualquer cidade vende estes o-rings em Viton.

Eles são de medidas e códigos considerados padrão, então se localiza facilmente. Um modo de ajudar na busca é utilizar os códigos 2119 e 2121, que são os padrões.

Comprei esta semana aqui em Porto Alegre os o-rings, a primeira loja que eu liguei tinha ambos.

2119 = R$0,60 cada em Viton
2121 = R$0,80 cada em Viton

Ou seja, bem mais baratos do que na AP Vedações e também não tem o custo do frete deles que é bem alto.

Abs!

lucar
11/10/2012, 18:04
Boa informação... tenho que comprar estes anéis para futura troca. Minha caixa pinga uma gota dia sim dia não....kkkk

Sempre estou conferindo, já rodei uns 4.000km assim e incrivelmente quando fui trocar oleo da caxia e diferenciais esta semana, a caixa estava ainda no nível, pois escorreu quando abri o tapo de cima. O óleo estava com aparência boa, tinha um pouco de limalha no parafuso (já acostumei com isso, quem tem Harley sabe bem como é...kkk) e dei uma olhada dentro com uma lanterninha e tudo 100% fiquei bobo de ver que apesar dos 218.000km tudo aparentemente sem desgaste. O cambio também escalona as marchas com precisão incrível. Conjunto mais que robusto!

Aos que estão demarcando território, não esqueçam de verificar o nível sempre, apos viagens, passagem de rios, etc... pois pelo que observei deve ser $$$$ barato fazer uma caixa dessas!

Rones Jr
16/10/2012, 12:28
Dear All,

minha dúvida é a seguinte: para retirar a transfer tenho que soltar quais parafusos na caixa? Só os que prendem externamente a transfer à caixa de marchas, salvo engano, quatro ou tenho que abrir aquela tampa com 6 parafusos e soltar algo ali?

Rones

isaianet
17/10/2012, 11:20
Dear All,

minha dúvida é a seguinte: para retirar a transfer tenho que soltar quais parafusos na caixa? Só os que prendem externamente a transfer à caixa de marchas, salvo engano, quatro ou tenho que abrir aquela tampa com 6 parafusos e soltar algo ali?

Rones

Rones,

Não é necessário abrir a tampa, apenas soltar os parafusos que prendem a T-case a caixa de marchas.

São 4 parafusos e 2 prisioneiros, estes que ficam na parte de cima da transferência e prendem cabos negativos da bateria e suporte de cabos.

Abs

Rones Jr
17/10/2012, 12:40
Ok, primeira parte concluída e aparentemente não eram os o'rings da pino intermediário mas sim o retentor que fica entre a t case e a caixa de marchas. Mas já que tá tudo fora vou trocar tudo logo...breve fotos..

Rones Jr
17/10/2012, 12:56
....mas olhem só...minha caixa de marcha estava com somente 3 dos parafusos dos 7 ou oito que são necessários. Qual a consequência (possível) disso? Lembrando que estou falando de uma Disco 2 com C Auto e motor td5...

CGAUER
17/10/2012, 13:41
Pode resultar em movimento entre as caixas, e desgaste do pino guia...

Resumindo, se você não observou problemas, passou incólume! Sortudo!

PS: cuidado, os parafusos cujas cabeças apontam para a frente do carro, são passantes (precisam de veda rosca Loctite 567) e também são mais curtos. Sugiro que compre os originais, consultando o catalogo de peças Çàï÷àñòè äëÿ Land Rover (http://www.lrparts.ru) "Parts Catalogue".

Abs

Clemente

....mas olhem só...minha caixa de marcha estava com somente 3 dos parafusos dos 7 ou oito que são necessários. Qual a consequência (possível) disso? Lembrando que estou falando de uma Disco 2 com C Auto e motor td5...

Rones Jr
17/10/2012, 15:12
...Clemente,

Na verdade, já ouvia um barulho diferente vindo dalí, mas não sabia se era da T Case, da CA ou mesmo do Handbrake....Vazamento tinha, então achava mesmo que só teria problemas com a T Case, por isso comprei o service kit da Ascroft pra Lt230....mas qd desmontei achei está pérola e o handbrake sem uma das molas do sistema....só alegria!

Go ahead!

CGAUER
17/10/2012, 18:31
Mecânicos!

Custa colocar todas as peças de volta?! Por sorte para o LR encontra-se absolutamente TUDOOOO à venda on-line, do clips do cabo do acelerador, até o chassi.

Abs

Clemente

...Clemente,

Na verdade, já ouvia um barulho diferente vindo dalí, mas não sabia se era da T Case, da CA ou mesmo do Handbrake....Vazamento tinha, então achava mesmo que só teria problemas com a T Case, por isso comprei o service kit da Ascroft pra Lt230....mas qd desmontei achei está pérola e o handbrake sem uma das molas do sistema....só alegria!

Go ahead!

Waldmartins
28/07/2013, 22:51
Alguém pode me dizer qual ferramenta usar para abrir o bujão da caixa? Quero conferir o nível da minha "pinguça"!

Abs

Wald

Hugo4x4
28/07/2013, 23:44
Coloquei no Google: "troca óleo câmbio land rover" e magicamente apareceu:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/97398-troca-do-oleo-de-cambio-transmissao-diy.html

Waldmartins
30/07/2013, 01:30
Chave torx T55 !? :pensativo:

É...num vou poder nem verificar o nível aqui em casa por enquanto...

gustavoullmann
15/09/2013, 21:27
Depois de 21 meses e milhares de km depois, ainda não precisei colocar uma gota de óleo na caixa de transferência! \o/

Hoje verifiquei o nível do óleo e o mesmo encontra-se cerca de 2 ou 3 mm abaixo do nível máximo da caixa.

Em breve vou trocar o óleo, vencido por tempo de uso. Fim daquele pinga-pinga nojento e a da atucanação de fundir a caixa por sub-lubrificação.

Abraços!!!

norberto
15/09/2013, 22:55
Depois de 21 meses e milhares de km depois, ainda não precisei colocar uma gota de óleo na caixa de transferência! \o/

Hoje verifiquei o nível do óleo e o mesmo encontra-se cerca de 2 ou 3 mm abaixo do nível máximo da caixa.

Em breve vou trocar o óleo, vencido por tempo de uso. Fim daquele pinga-pinga nojento e a da atucanação de fundir a caixa por sub-lubrificação.

Abraços!!!

Pessoal, fiz uma manutenção na caixa (mecânico fez), e aproveitei pra colocar os "o" rings de viton, há 4 meses atrás. Show de bola! Caixa sequinha até hoje. Recomendo.

Abs

Bords_Brasil
08/07/2014, 12:29
Boa tarde clemente
estou com uma duvida
Se tirar a caixa de transferencia e adaptar um cardan direto no diferencial teria algum problema?
o carro e uma Disc 2.
estou aguardando as ingrenagem chegar e preciso utilizar o veiculo, Obrigado desde já

Esqueci de outro detalhe.

Antes de montar, limpe bem o retentor que recebe o eixo estriado vindo do câmbio, bem como a superfície de contato do eixo. Antes de montar tudo de volta, aplique bastante graxa de rolamento entre os beiços do retentor, pode ser azul ou vermelha. Do contrário o retentor vai para o espaço, derrete com o atrito.

Para colocar o o'ring, recomendo lubrificar tudo com um pouco de óleo EP e com um alicate de bico fino encaixado na outra extremidade do eixo, ir virando este para um lado e para o outro, enquanto empurra o pino novamente para seu lugar. Entra bem suave. Acabar com os cantos vivos das peças é fundamental, pois até meu o'ring original estava mordido.

Luciano, não faço nenhum serviço para colegas, apenas ajudo. rsrs. Amigo é para isso, para ajudar enfiar a mão na graxa e depois comemorar com uma cerveja gelada! Depois de fazer umas 4 vezes este job a paciência acaba. ;)

Abs

Clemente

Keepact
28/11/2014, 18:45
Alguém sabe me dizer onde achar esses O'rings no Rio de Janeiro? Fui em São Cristovão mas não tinha ou eu não sabia onde procurar. Só acho em especializada em Land?

Se alguém pode ajudar, valeu!

fcover
10/12/2014, 21:32
Oi, estou chegando agora no forum pois comprei uma lrd 110, mas ja acompanho a algum tempo.
A caixa de transf. Esta vazando e vou providenciar a troca dos oring viton
como nao encontro e minha cidade ja conferi aqui que a referencia é 2119 e 2121 e vou pedir na ap vedacoes. Mas a duvida é em relacao a quantidade. Quantos sao necessarios?
obrigado.

fcover
10/12/2014, 21:44
Oi, estou chegando agora no forum pois comprei uma lrd 110, mas ja acompanhoma algum tempo.
A caixa de transf. Esta vazando e vou providenciar a troca dos oring viton
como nao encontro e minha cidade ja conferi aqui que a referencia é 2119 e 2121 e vou pedir ap vedacoes. Mas a duvida é em realacao a quantidade. Quantos sao necessarios?
obrigado.

AAssis
22/01/2015, 10:53
Eu tb to chegando agora(def110 - 1997).. e tb (tudo igual ) com os pingos da caixa de transferencia... Levei em um mecanico e ele pediu $1500 e 1 semana para fazer o servico ... o que acham ?

Para eu fazer ainda nao me sinto capaz... to criando coragem para aprender a checar o nivel...

Djalma Inoue
23/01/2015, 10:53
Cover é necessário apenas 1 de cada mas se fosse você comprava mais pois na ora de montar pode danificar o oring.
Abel se você der uma lidinha aqui vai ver que não é um bicho de sete cabeças para fazer tem gente que não tem perfil ai vai ter que pagar mas acho que este valor esta meio salgado.

Muskitu
23/01/2015, 11:37
A minha cx tb tem vazamento (acho que a maioria vaza pelo tenho lido).
Vou pesquisar o procedimento e as peças que necessito para realizar a troca, que será feita em casa num domingão!

AAssis
23/01/2015, 11:43
Fala Muskitu... Beleza... Ta no rio ? Final da tarde to em casa ... vou te passar o cel... Se vc conseguir esta parada da caixa eu banco o churrasco pra fazermos na minha..rs... e ai aprendo..rs.

fcover
11/02/2015, 23:19
a caixa de transferencia ja esta no chao e o' rings na mao (do mecanico).
preciso saber qual a referencia desse anel para poder comprar.
valeu ai minha gente.

492669492670492671

Denilsom
12/02/2015, 09:24
Esse retentor voçe encontra na getset ou bearmach.

fcover
13/02/2015, 23:18
pois é brother, é onde ia cotar as pecas pq estou sem tempo para importar e esperar.só queria já ter as informações em maos para repassar ao vendedor. bearmach esta totalmente fora de preco, estou contando embreagem valeo e garfo também e na getset esta bem melhor. mas o vendedor da getset falou que amanha vai um mecânico la e ele vai mostrar as fotos pra ele ajudar a identificar essa peça que preciso.

birawc
29/06/2015, 13:03
Ola estou programando p/ baixar a caixa de transferência, depois de ter trocado todos os óleos da viatura rodei +- uns 700 km em 2 meses 80% na cidade e verifiquei a caixa de transferência e completei com 45ml de óleo o cambio estava ok, o que mais me preocupa e em longas viagens ter que verificar o nível, sem contar com a patroa reclamando do óleo no chão, o cambio e embreagem estão bem as marchas engatam perfeitas normalmente não uso muito a embreagem pois troca as marchas no tempo do motor qd ela esta em movimento os engates são perfeitos, conversando com o meu mecânico talvez baixe o conjunto td (cambio e caixa de transferência) p/ fazer um revisão preventiva, abrir ambas e verificar principalmente os rolamentos e trocar os retentores a final a LR esta com 216.000 e e quase certo que este serviço jamais foi feito nela a minha duvida e irei achar com facilidade td que precisar para fazer esta revisão aqui no mercado interno ou terei que importar alguma coisa.
Se fizer esta revisão mando embuchar a caixa de transferência, o que vcs acham em relação a td serviço?:safari-rig:

Meccano
29/06/2015, 14:32
Oi Bira,

meu carro não goteja nesse local, mas tudo que li diz que esse serviço de embuchamento é pra nunca mais dar

trabalho, vai ficar uma beleza.

Realmente verificar as caixas é chato.

Seu garfo de acionamento da embreagem é reforçado?

e os selos estão em ordem?

Grande abraço e bom trabalho!

AAssis
30/06/2015, 07:31
Bira, não tenho duvidas... faça o embuchamento! Vale a pena...pelo menos todos que conheco estao satisfeitissimos...

Poxa Meccano, Nenhuma marquinha??? Seu carro nao pinga nada ?? Que triste!! rs...

Sonhos ..

desmontar ele inteiro , dar aquele trato profissional no chassi , pintar tudo ... e embuchar a caixa..rs

Nao sei se faco este trabalho todo ou junto grana pra comprar o carro do Meccano.. kkk

Oi Bira,

meu carro não goteja nesse local, mas tudo que li diz que esse serviço de embuchamento é pra nunca mais dar

trabalho, vai ficar uma beleza.

Realmente verificar as caixas é chato.

Seu garfo de acionamento da embreagem é reforçado?

e os selos estão em ordem?

Grande abraço e bom trabalho!

birawc
01/07/2015, 10:00
Meccano, não sei se o garfo se e reforçado, quanto aos selos do motor aparentemente estão ok, mas td sempre e uma caixa de surpresa, Abelvilas, qt a caixa e cambio tenho realmente a intenção de fazer o serviço qd retornar de viagem mas meu receio são as peças que talvez tenha que trocar se irei achar com facilidade sem ter que recorrer a importação se isto ocorrer a viatura pode ficar muito tempo esperando as peças e em setembro temos o encontro em São Lourenço o qual já me inscrevi. ai o serviço pode demorar e não estou muito familiarizado com importações, assim como não manjo quase nd de inglês.

Airton R
02/07/2015, 21:49
Não concordo que o embuchamento seja a correção definitiva do problema de vazamento, mesmo porque existem relatos de pessoas que embucharam a cx e o vazamento retornou depois de algum tempo.

Segundo relatos do nosso guru Clemente, com os quais concordo, devemos antes do embuchamento trocar o o'ring por um de viton. Se não existir folga entre o pino e a cx esta não deve ser embuchada. Se embucharmos a cx antes da tentativa de troca do o'ring estamos queimando uma etapa.

Este tópico tem um passo a passo muito bom orientando como devemos trocar o o'ring em casa. Neste final de semana realizei esta troca e acho que qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo de mecânica, as ferramentas adequadas, incluindo um torquímetro, e os loctites conseguirá realizar este procedimento.

abraços

Bira, não tenho duvidas... faça o embuchamento! Vale a pena...pelo menos todos que conheco estao satisfeitissimos...

Poxa Meccano, Nenhuma marquinha??? Seu carro nao pinga nada ?? Que triste!! rs...

Sonhos ..

desmontar ele inteiro , dar aquele trato profissional no chassi , pintar tudo ... e embuchar a caixa..rs

Nao sei se faco este trabalho todo ou junto grana pra comprar o carro do Meccano.. kkk

Lucianoferreira
14/07/2015, 21:16
Não concordo que o embuchamento seja a correção definitiva do problema de vazamento, mesmo porque existem relatos de pessoas que embucharam a cx e o vazamento retornou depois de algum tempo.

Segundo relatos do nosso guru Clemente, com os quais concordo, devemos antes do embuchamento trocar o o'ring por um de viton. Se não existir folga entre o pino e a cx esta não deve ser embuchada. Se embucharmos a cx antes da tentativa de troca do o'ring estamos queimando uma etapa.

Este tópico tem um passo a passo muito bom orientando como devemos trocar o o'ring em casa. Neste final de semana realizei esta troca e acho que qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo de mecânica, as ferramentas adequadas, incluindo um torquímetro, e os loctites conseguirá realizar este procedimento.

abraços

Opa Airton,

Deu certo?, preciso achar um Mecânico bom e em conta pra fazer isto na minha.... Notei que na garagem tem um pingo de mais ou menos 1 cm de diâmetro e o vidro traseiro está engordurado pelo arraste do vento!

Abraços e quem tiver indicações agradeço,

Meccano
14/07/2015, 21:33
O comentario do Airton é oportuno.

Fico com meu palpite de como se trata da montagem de conjuntos pesados a falta de uma guia feita com

parafusos longos, [acho que esta comentado nesse tópico] uma boa parte de quem teve que fazer esse serviço

voltou pra oficina com o mesmo problema. o oring era danificado na montagem!

se melhorar a qualidade do oring usando o viton tanto melhor, mas o cuidado mesmo tem que acontecer na montagem

feita com criterio e capricho.

Abss!

Airton R
14/07/2015, 23:33
Opa Airton,

Deu certo?, preciso achar um Mecânico bom e em conta pra fazer isto na minha.... Notei que na garagem tem um pingo de mais ou menos 1 cm de diâmetro e o vidro traseiro está engordurado pelo arraste do vento!

Abraços e quem tiver indicações agradeço,

Luciano, rodei apenas uns 100km após a troca do o'ring e até o momento não visualizei nenhum vazamento! Vou rodar aproximadamente 3000km nas próximas duas semanas. Após o retorno postarei se o vazamento retornou ou não.

Airton R
14/07/2015, 23:46
O comentario do Airton é oportuno.

Fico com meu palpite de como se trata da montagem de conjuntos pesados a falta de uma guia feita com

parafusos longos, [acho que esta comentado nesse tópico] uma boa parte de quem teve que fazer esse serviço

voltou pra oficina com o mesmo problema. o oring era danificado na montagem!

se melhorar a qualidade do oring usando o viton tanto melhor, mas o cuidado mesmo tem que acontecer na montagem

feita com criterio e capricho.

Abss!

Meccano,
vc tem toda a razão, o momento mais difícil e arriscado foi a reinstalação da cx. Como o meu sistema de amarração não foi muito eficaz, tive que colocar a cx na posição "no braço" com a ajuda de um amigo. Melhoraria/melhorarei este procedimento se tivesse/tiver que fazer este serviço novamente. Os parafusos longos foram fundamentais para reduzir o risco de detonar o retentor da entrada da cx. de transferência.
a troca do o' ring em si não é muito complicado, basta simular várias vezes a recolocação do pino intermediário com o o'ring usado.
nao visualizei nenhuma folga entre o pino e a cx de transferência, logo julgo que seria muito invasivo e desnecessário embuchar a cx.
abraço

Edi Eco
18/10/2016, 12:10
Boa tarde pessoal,

minha caixa de transferência possui um vazamento cronico, eu completo com 500ml de óleo a cada 5000km. Não é nada incomodo mas fico preocupado de um dia perder mais oleo e acabar tendo um prejuízo maior. Me recomendaram fazer o embuchamento, entretanto, seguindo as sugestões desse post, resolvi primeiro tentar trocar apenas o o-ring do pino intermediário.

Pretendo realizar eu mesmo o serviço, além de gostar acho que vale a pena para aprender mais sobre o carro. Já que vou remover a caixa de transferência do carro pensei em aproveitar a oportunidade e também trocar os retentores de saída. Alguém já fez esse tipo de serviço? É tão simples quanto trocar os o-rings? Precisa de alguma ferramenta especial?

Eu estudei os manuais, mas geralmente o que li é que eles desmontam a caixa toda para fazer manutenção e no final trocam os retentores, creio que isso não seja necessário, mas fico preocupado se será preciso ajustar a pré-tensão de alguma outra engrenagem ou algo assim.

Romanojr
02/05/2020, 15:31
Ola pessoal,

Resolvi reacender o tópico porque acredito que o meu problema esta relacionado ao assunto. A caixa de transferencia da minha defender estava vazando óleo e troquei os retentores, assim como os o`rings, na hora de fechar usei a junta da AllMakers. Bem, após dois dias o conserto a caixa de transferencia voltou a vazar pela junta, bem menos que antes, mas continua. Apesar de ter vários relatos falando que caixa de defender vaza mesmo, fico intrigado em acabar de fazer o serviço e continuar a mesma coisa que antes.
Segundo o mecânico, ele acha que o problema esta na junta de papel de AllMarkers, ele aconselhou em usar junta de cortiça. Alguém ja usou esse tipo de junta, indicam alguma marca?

Espero que alguém possa me ajudar.

Hugo4x4
04/05/2020, 23:17
Troca de mecânico, tem que saber montar e não inventar uma troca de tipo de junta que poderá te dar uma boa dor de cabeça, transferência não “vaza mesmo”, vaza por montagem errada ou falta de manutenção.

Romanojr
05/05/2020, 12:53
Agradeço mais uma vez Hugo, tenho o mesmo raciocínio. Eu conversei com o mecânico, ele me disse que possivelmente a tampa pode ter tido um ligeiro empeno ou desgaste por causa da alta temperatura e falou que iria colocar essa junta de cortiça que resolveria qualquer imperfeição que a tampa pode ter.

Bem, como eu já tinha pago, eu vou ver o resultado e ate posto aqui como ficou.

Hugo4x4
06/05/2020, 00:23
A precarga dos rolamentos será alterada se alterar a espessura da junta e para evitar movimento a junta não pode ser de cortiça, para vedar, além da junta leva um Loctite para evitar vazamento, ele não colocou.