Ver Versão Completa : Polia do Comando - porque quebra?
Alguém saberia informar os motivos prováveis que fazem a polia do comando(fibra) do Opala 4cil quebrar? A minha já quebrou duas vezes e sempre em viagens. Como evitar? Obs. Entre uma e outra viagem o motor foi feito.
Valeu!
Eldo - DF
com certeza deve ser a correia torta com a do alternador, ou os parafusos que a prendem estão frouxos. Falo isso porque apanhei muito com isso tb. Mandei refurar as roscas e coloquei parafusos maiores na polia. Nunca mais me deu problema.
com certeza deve ser a correia torta com a do alternador, ou os parafusos que a prendem estão frouxos. Falo isso porque apanhei muito com isso tb. Mandei refurar as roscas e coloquei parafusos maiores na polia. Nunca mais me deu problema.
GBarros!
??????????
Caro Eldo!
O problema da polia quebrar, é um pouco complicado de responder.
Trabalha-se com hipóteses.
Pode ser os tuchos das válvulas, que não estão soltos, podem estar prendendo quando submetidos a um tempo maior de funcionamento.
Pode ser os mancais do comando de válvula, que por sua vez estão com as canaletas de lubrificação obstruídas, ou com folga excessiva.
Pode ser o assento da polia ao comando, o mecânico está deixando passar alguma coisa.
Pode ser material da polia de baixa qualidade, quando tinha um Diplomata com o motor trabalhado, coloquei uma polia de alumínio.
Pode ser a engrenagem da árvore primária com os dentes gastos, forçando assim a engrenagem de fibra.
Viu, são hipóteses a serem analisadas!
Domingão, um bom jogo de chaves, e mãos a obra!!!!
Abraços.
Kim.
mali9ski
13/12/2011, 23:32
Você conhece ou sabe como é um motor de opala........:shock:
espero que tenha se confundido........:cry:
a de fibra é mais fragil mesmo, se for paralela..piorou...:putz:
uma em aluminio do 6cc já resolve o problema.......
valew
georgevalle
14/12/2011, 08:59
Não esquece de verificar o distribuidor, tive um que o avanço centrifugo gastou os limitadores e os pesos estavam pegando na carcaça do distribuidor fazendo desta forma um peso extra nas engrenagens do distribuidor e do comando e tambem causou a quebra da engrenagem de fibra do comando claro que em viagem e tive que gastar uma boa grana com guincho.
Vivendo e aprendendo.... mais uma coisa pra eu verificar!
Essa engrenagem em aluminio ja existe pronta ou é preciso cair na mao de um torneiro?
4X4GARAGE
14/12/2011, 09:37
ela já existe pronta sim,é da c20!!!porem o meu ja quebrou duas de aluminio tb e por incrivel que pareça foi em viagens longas!!!ja vi até o bico de lubrificação,o estranho é que uma soltou do comando e a outra quebrou os dentes,o vira nao esta empenado e ja troquei a irmã dela qdo quebrava a de fibra!!!!
[]s
Bom, aos experts em mecanica, não vou me pronunciar. Acho que não vale a pena.
A voce Eldo, se for relacionado as peças que estão nas fotos abaixo, foi realmente o que fiz, citado no post 02. Notei que sempre empenava, e logo tinha que ser trocada, rompendo a correia e parando tudo.
Agora, se não foi isso em que vc mencionou Eldo, me desculpe, tentei ajudar.
Caro GBarros!
A peça no qual o Eldo se refere, não fica exposta, fica na parte interna do motor, e para o lado do distribuidor.
Aqui, imagens tanto da fibra (original), quanto da peça de alumínio, mais usada em motores preparados.
antonio umino
14/12/2011, 16:37
Bom, aos experts em mecanica, não vou me pronunciar. Acho que não vale a pena.
A voce Eldo, se for relacionado as peças que estão nas fotos abaixo, foi realmente o que fiz, citado no post 02. Notei que sempre empenava, e logo tinha que ser trocada, rompendo a correia e parando tudo.
Agora, se não foi isso em que vc mencionou Eldo, me desculpe, tentei ajudar.
C O R R I G I N D O ............. Engrenagem e não polia....
GBarros. a confusão. é que colocaram no topico como polia, mas não é o caso. o nome correto seria ENGRENAGEM DO COMANDO....... e não polia como foi mencionado..... Polia quando trabalha com correias ,,, engrenagem quando trabalha em forma de dentes.....e sempre casando uma com a outra....
4X4GARAGE
14/12/2011, 16:49
mas pq quebra?
Bomba de oleo travada? Engrenagem do distribuidor?
4X4GARAGE
14/12/2011, 20:44
no meu motor é tudo filesaço,distribuidor e bba de oleo,inclusive em uma das quebras a bba era nova e como a pressao de oleo nao era muito boa voltei para a antiga.
as bronzinas do comando nao sao novas mas estao boas,nao sei se era pq andava a gas e tirava varias vezes de giro pelas serras da viagem ?!?!?! sei la?
[]s
Valeu pessoal !
Desculpem o erro, estou falando da engrenagem do comando e pelo que percebo, pode quebrar por vários motivos. O problema é que achei que um motor recém reformado não deveria ficar na estrada com apenas 4000km. Em todo caso, vou verificar os itens listados e pendurar uma figa no retrovisor interno para não dar este azar novamente. :-D
[]'s
Eldo - DF
Nos primórdios dos Opalas acreditava-se que a quebra se devia à trancos durante dias muito frios (decer serras na "BANGUELA" e fazer o motor pegar no tranco),porém, nunca acreditei muito nestas história. Tive um Opala coupê 74 que quebro do nada em uma noite de verão em que jantava na casa de um primo que era mecânico. Na hora de ir embora ao dar a partida o motor girou muito rápido.... Coclusão..... Engrenagem do comando quebrada ! - prá encurtar a história ? - troquei o Opala 4cil coupê "lindo" qubrado mesmo por um Chevete podre e que nunca me deixou na mão.
Rodrigotche
18/12/2011, 19:15
Olhem as buchas do comando que devem estar gastas com isso a quebra da polia