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Ver Versão Completa : Tubos de Pressão da Direção Hidráulica - Ranger-Diesel-2000-CD-2.5L



Anthoniusnikos
13/12/2011, 11:46
Olá pessoal.

Começo a encontrar dificuldades para encontrar as tubulações de pressão da Ranger-diesel-2000. Por exemplo, o tubo de pressão que sai da bomba da direção hidráulica e vai para a caixa de direção já a algum tempo vem apresentando vazamento no bico que liga na bomba da DH, e que é fácil de ser desaparafusada, porém não é possível desaparafusar a ponta rosqueada na caixa da DH sem remover antes outros dois tubos(o que poderia vir a apresentar novos vazamentos), então pretendo fazer um reparo na ponta com vazamento sem a remoção do tubo.
Aqui em Itajaí existe duas empresas que fabricam tubos de pressão, sob encomenda, para qualquer finalidade.

A minha dúvida é a seguinte: esse bico que rosqueia na bomba da DH é desmontável(vide foto anexa) ? - Se for, ou faço ou levo para fazer o reparo; rosca nova; etc.

Nota: Tenho a impressão que dentro desse bico existe um retentor de borracha.

Anthon

Walter L. L. Casitta
13/12/2011, 12:01
Manda fazer outra. Tem um monte de casas especializadas nisso. Sai por menos de R$100,00.

Anthoniusnikos
13/12/2011, 12:08
Se a substituição fosse fácil, tudo bem; mas como é muito problemático retirar a outra ponta, melhor é tentar fazer o reparo só na ponta com vazamento.

A minha dúvida é se a ponta apresentada na foto é desmontável. Aguardo confirmação de quem tem certeza.

Anthon

Walter L. L. Casitta
13/12/2011, 12:28
Esse conexão da foto é do mesmo tipo usado no freio. Não desmonta e não tem borracha de vedação e a rosca também não é a responsável pela vedação.

O vazamento pode ser por falta de aperto.

Anthoniusnikos
13/12/2011, 17:03
Já apertei com o torque máximo possível e ela mereja óleo. Esse bico deve ter vindo com defeito (sempre vazou um pouco e de uns tempos para cá piorou). A cabeça do tudo não deve encostar o suficiente na fêmea quando se dá o aperto total.
Bom, se o que você disse está correto, então só me resta usar a lima para abaixar um pouco a rosca macho(da foto), assim o tubo interno dessa rosca vai encostar na fêmea da bomba.
O que acha ?

Walter L. L. Casitta
13/12/2011, 17:11
Já apertei com o torque máximo possível e ela mereja óleo. Esse bico deve ter vindo com defeito (sempre vazou um pouco e de uns tempos para cá piorou). A cabeça do tudo não deve encostar o suficiente na fêmea quando se dá o aperto total.
Bom, se o que você disse está correto, então só me resta usar a lima para abaixar um pouco a rosca macho(da foto), assim o tubo interno dessa rosca vai encostar na fêmea da bomba.
O que acha ?

Acho melhor não, se ficar irregular ai que não veda mesmo...

Desnickadu
13/12/2011, 18:26
essa porca sai daí?
se sim, compre uma porquinha nova e peça uma arruela de cobre na medida certa. deve resolver.
caso contrario, o ideal é levar as duas partes [a mangueira e o niple da bomba] pra trocar as duas peças.

pode ser que seja trabalhoso, mas resolve o problema. se vc ta com medo de vazar nas outras conexões, tire-as e troque-as junto. Não vale a pena economizar 20 dilmas nas conexões e ter trabalho depois '-'


EDIT

agora que vi que vc não sabe se da pra desmontar ou não xD
Bom, vamos lá...
Nesse tipo de conexão normalmente tem um tubo interno e a porca aperta a mangueira nesse tubo interno.
Pra desmontar vc precisa tirar o tudo interno, o que pode ser impossivel dependendo do material da mangueira e do torque com que a peça estava montada.
Alguns outros modelos usam um modelo de porca que é prensado em um local com uma anilha, esse tipo não da pra desmontar, tem que cortar a mangueira e montar a conexão nova no lugar. Se vc tiver um pouco de mangueira sobrando faça isso.
Se não tiver, tira tudo e refaz, é melhor :)

Anthoniusnikos
13/12/2011, 19:11
Olá Denis. Como o Walter disse, essa ponta não é desmontável. Usei uma lupa para confirmar.

Então, coloquei uma arruela de alumínio, bem ajustada, dentro da rosca fêmea do bomba e apertei no máximo. No aperto final percebi que a ponta do tubo encostou na arruela esmagando-a. Também percebi que agora o tubo ficou firme; antes, ele no aperto máximo, ainda ficava um pouco frouxo.
Amanhã vou completar com ATF e torcer para não dar vazamento, senão vou ter que remover esse tubo e os outros na caixa, o que vai dar um trabalhão.

Anthon

dsamaz
13/12/2011, 19:43
Anthonius,

Duas idéias para pensar, não para fazer sem pensar direito antes.

1. manda teflon (veda cano) na rosca macho e por dentro do orifício do "parafuso" da rosca macho (foto). Entre o tubo interno e a rosca macho. Pode ficar tranquilo que o teflon aguenta bem temperatura.

2. se for muito apertadinho, manda adesivo de silicone de alta temperatura em tudo... (por dentro e por fora da rosca macho)

Daniel





Olá Denis. Como o Walter disse, essa ponta não é desmontável. Usei uma lupa para confirmar.

Então, coloquei uma arruela de alumínio, bem ajustada, dentro da rosca fêmea do bomba e apertei no máximo. No aperto final percebi que a ponta do tubo encostou na arruela esmagando-a. Também percebi que agora o tubo ficou firme; antes, ele no aperto máximo, ainda ficava um pouco frouxo.
Amanhã vou completar com ATF e torcer para não dar vazamento, senão vou ter que remover esse tubo e os outros na caixa, o que vai dar um trabalhão.

Anthon

dsamaz
13/12/2011, 19:50
Acabei de verificar que toda fita teflon deve resistir até 240 graus Celsius no mínimo.

dsamaz
13/12/2011, 19:53
Walter, tudo bem?

A conexão dele pode ser diferente das conexões de freios normais.
Nas conexões de freios, o "beiço" do cano serve de "arruela" também, fica na ponta do cano, na frente da rosca macho.
Este cano dele parece estar com o "beiço" dentro da rosca macho ou está danificado.

Daniel



Esse conexão da foto é do mesmo tipo usado no freio. Não desmonta e não tem borracha de vedação e a rosca também não é a responsável pela vedação.

O vazamento pode ser por falta de aperto.

TylerNTL
13/12/2011, 22:09
Colocar veda rosca ou qq outra coisa nessas conexões e gambiarra de terceira, funciona por umas semanas e depois vaza denovo, normalmente esse e artifício usado quando o mecânico não tem os conectores corretos aí tome fita e depois de uns tempos vc volta na alfissina com um novo vazamento...

Kim
13/12/2011, 22:24
Pessoal!

Pedradas à vontade!

Pega o veda rosca, desenrola ele do rolinho, mais ou menos um metro, puxa o fio deixando-o levemente esticado, depois torce ele, deixando-o parecido com um barbamante.

Enrola na ponta do cano, bem apertado, onde encaixa, pode colocar bastante, que ele amolda.

Olhando o cano de frente, tem que enrolar no sentido anti horário, pois quando for colocar, o movimento rotacional da rosca, o apertará mais.

Fica para o resto da vida, ou quando for mexer novamente, essas fitas são milagrosas!!!!!

Funciona para caninhos de freio, combustível...

O grande lance, é o lado que se enrola, para no momento que girar a rosca, não desenrolar a fita, e ela embolar.

Pode ir tranquilo, e não tenha dó de colocar fita, mais no modo enrolado!

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
13/12/2011, 22:25
Olá Desamaz. Neste caso teflon não resolve, porque o vazamento não é pela rosca, mas entre o espaço por trás da porca onde o tubo metálico passa. Neste tipo de conexão é metal com metal; a cabeça do tubo metálico deve ser pressionada no orifício metálico da porca côncava, tipo aquele dos registros de bujão de 13 Kg. Por isso coloquei uma arruela de alumínio, essa arruela vai ficar pressionada entre ambos; espero que, depois do aperto, não fique espaço algum; se ficar vai vazar. Pensei numa arruela de borracha, mas certamente se não der vazamento agora, vai dar mais para a frente.

Abração Kim. 1a. pedrada: - Esse quebra-galho que você disse pode entupir o furo na hora do esmagamento, devido ao aperto. :semideia A essa sua gambi, prefiro uma arruela de borracha.
Já que você está por aqui, qual seria a mágica para desaparafusar a porca do bico dessa mesma mangueira que está rosqueada na caixa da DH ?:parede:

Anthon

TylerNTL
14/12/2011, 07:39
Pessoal!

Pedradas à vontade!

Pega o veda rosca, desenrola ele do rolinho, mais ou menos um metro, puxa o fio deixando-o levemente esticado, depois torce ele, deixando-o parecido com um barbamante.

Enrola na ponta do cano, bem apertado, onde encaixa, pode colocar bastante, que ele amolda.

Olhando o cano de frente, tem que enrolar no sentido anti horário, pois quando for colocar, o movimento rotacional da rosca, o apertará mais.

Fica para o resto da vida, ou quando for mexer novamente, essas fitas são milagrosas!!!!!

Funciona para caninhos de freio, combustível...

O grande lance, é o lado que se enrola, para no momento que girar a rosca, não desenrolar a fita, e ela embolar.

Pode ir tranquilo, e não tenha dó de colocar fita, mais no modo enrolado!

Abraços.

Kim.

Essa aí já é um gambiarra melhor, quase merece a alcunha de arranjo técnico, atua exatamente no mecanismo de vedação desses conectores. O que eu condeno é colocar fita na rosca (sem segundas intenções!)

Francescolli
14/12/2011, 09:25
mto simples de se resolver a tecnica do veda rosca do amigo é uma boa opção outra e pegar um flangeador, e refazer a flange do cano !! fica novo e nunca mais encomoda !! mas antes de fazer isso faço o teste da veda rosca ou com um barbatinho fino mesmo ja funciona !!

Walter L. L. Casitta
14/12/2011, 09:40
mto simples de se resolver a tecnica do veda rosca do amigo é uma boa opção outra e pegar um flangeador, e refazer a flange do cano !! fica novo e nunca mais encomoda !! mas antes de fazer isso faço o teste da veda rosca ou com um barbatinho fino mesmo ja funciona !!

Isso é o certo, mas ele falou que aperta e o tubo fica bambo, então o flangeador não vai funcionar...

Anthoniusnikos
14/12/2011, 16:17
:parede: A arruela de alumínio não adiantou, rodei uns 60 Km e quando voltei fui olhar, o vazamento continua.
Então vou tentar com uma arruela de borracha; vou fazer uma com aquele anel de borracha que tem nos filtros de óleo de motor. Se não funcionar volto pro teflon como o Kim disse, até ter coragem de soltar todos os outros canos da caixa da direção.

Anthon

dsamaz
14/12/2011, 16:58
Anthonius, tudo bem?

Como está a flange do tubo?
Ela fica embutida dentro da rosca macho?

Se ela não ficar embutida, significa que a mesma se deteriorou.

Aproveitando o ensejo, alguém tem ideia de como vedar o bico injetor do power stroke 2.8?
Já coloquei arruelas de 2 e 3mm, não adiantou.
Ontem coloquei um fio de cola de alta temperatura, mas ela soltou hoje, depois de 15min, após esquentar o motor...

Daniel


:parede: A arruela de alumínio não adiantou, rodei uns 60 Km e quando voltei fui olhar, o vazamento continua.
Então vou tentar com uma arruela de borracha; vou fazer uma com aquele anel de borracha que tem nos filtros de óleo de motor. Se não funcionar volto pro teflon como o Kim disse, até ter coragem de soltar todos os outros canos da caixa da direção.

Anthon

Anthoniusnikos
14/12/2011, 19:48
Olá Daniel.

Primeiro você deve colocar as arruelas originais, e se o vazamento persistir então poderia tentar usar um pouco de Loctite entre as arruelas, aquela cola de juntas para motor, caixa, etc. Em último caso enfiar a mão no bolso e passar numa autorizada Bosch.

Anthon

LeoLeone
14/12/2011, 20:23
:parede: A arruela de alumínio não adiantou, rodei uns 60 Km e quando voltei fui olhar, o vazamento continua.
Então vou tentar com uma arruela de borracha; vou fazer uma com aquele anel de borracha que tem nos filtros de óleo de motor. Se não funcionar volto pro teflon como o Kim disse, até ter coragem de soltar todos os outros canos da caixa da direção.

Anthon

Esse tubo não parece ser flangeado, e sim ter ori ng na espera femea. Já observei na minha que existe um movimento mesmo depois do aperto.
Muito boa sorte...

Anthoniusnikos
15/12/2011, 03:15
Seria um o-ring de borracha ? Esse engate é do tipo convexo macho(esférico) e côncavo fêmea onde seria encaixado o anel o-ring(arruela); onde coloquei a arruela de alumínio e não deu certo.

Anthon

LeoLeone
15/12/2011, 19:40
Seria um o-ring de borracha ? Esse engate é do tipo convexo macho(esférico) e côncavo fêmea onde seria encaixado o anel o-ring(arruela); onde coloquei a arruela de alumínio e não deu certo.

Anthon

Veja bem, não estou afirmando, mas se existe movimento mesmo após apertado, só pode ser vedação com ori ng. Na sua foto da pra observar que a parede do tubo é liza com um anel em alto relevo, se não me engano, onde entra o ori-ng. Se for assim o anel de borracha entra em volta do tubo até esbarrar no batente. Ainda não desmontei esse sistema, mas sei que na minha existe um movimento no tubo mesmo depois de apertado.
abs []

Marcelo-HPE
15/12/2011, 19:57
Geralmente essas conexões são fixadas por anilhas tipo as linhas de sistemas de refrigeração e ar condicionado , tem que cortar a ponta do tubo e anilhar novamente . usando a mesma porca ou não, as veses é preciso usar um flangeador.

Anthoniusnikos
18/12/2011, 18:00
:parede: A arruela de alumínio não adiantou, rodei uns 60 Km e quando voltei fui olhar, o vazamento continua.
Então vou tentar com uma arruela de borracha; vou fazer uma com aquele anel de borracha que tem nos filtros de óleo de motor. Se não funcionar volto pro teflon como o Kim disse, até ter coragem de soltar todos os outros canos da caixa da direção.

Anthon

:euforico:
Desculpa ai pessoal, me precipitei, desdigo o que afirmei no tópico #18. A arruela de alumínio de +- 0,5 mm que usei, que por sorte encontrei já côncava, deu certo e não existe mais vazamento na ponta desta mangueira. Me confundi porque existe outro ponto de vazamento, que desta vez vem da caixa da DH; amanhã vou tirar a capa protetora do para-lamas para ter melhor acesso a caixa e poder ver de onde parte este outro vazamento. :-(

Anthon

Lucas Lee
07/01/2013, 14:41
Estava com o mesmo problema de vazamento da mangueira que sai da bomba da direção e resolvi da seguinte forma: apesar de parecer que a peça é conjugada com outra tubilação, a mangueira pode ser retirada (bem fácil para o mecânico) e o que dá um trabalho considerável é trocar a terminação. Existe uma trava de cobre e a conexão inteira tem que ser substituida, já que o que estraga é um o`ring interno. Depois de destruir a conexão antiga, é encaixada a nova e um simples clic e já está pronto. Parece que não vaza mais, confirmarei depois que lavar o motor, já que o vazamento anterior foi grande.

Só estou curioso porque andei uns 20 minutos sem óleo e depois que colocamos a mangueira de volta a direção não está normal ainda. Vibra um pouco e ainda sinto um pouco as irregularidades do piso. Perguntei se não era ar no sistema e o mecânico disse que não era mas depois voltava ao normal. Vamos ver se volta mesmo.

O serviço (ainda não paguei) deve custar menos de R$ 50,00.

Lucas Lee
11/01/2013, 22:10
Atualizando: depois de rodar estes poucos dias, hoje a mangueira vazou novamente.
Por sorte estava próximo de um lugar que trabalha com mangueiras de pressão. Paguei 80 reais e o cara trocou a conexão que vai na bomba, colocando uma terminação de cobre. Ficou boa mas em menos de 5 minutos a direção ficou dura novamente. Voltei no primeiro mecânico (especializado em DH) e desmontou a bomba. Existe uma "trava" ou sei lá como se chama que não deixava passar o óleo. Limpeza feita, paguei 50 reais e voltou tudo ao normal.

A mangueira nova custa 500 reais. Aí vai aparecer alguém dizendo: porque não colocou logo uma nova? porque nada disso que aconteceu estava previsto. A todo momento a tentativa era de solução definitiva do problema. Vamos ver se agora acaba....

ruymagno
11/05/2020, 15:48
Se a substituição fosse fácil, tudo bem; mas como é muito problemático retirar a outra ponta, melhor é tentar fazer o reparo só na ponta com vazamento.

A minha dúvida é se a ponta apresentada na foto é desmontável. Aguardo confirmação de quem tem certeza.

Anthon

Essa ponta vai um anel o'ring. Troca ele sai menos de R$0.50.