Conectar

Ver Versão Completa : Carburador BIJET no 4.1

Haron
12/12/2011, 19:22
Pessoal, o que têm a me dizerem sobre eu colocar um carburador bijet 350CFM no meu jeep? o mesmo está equipado com motor 4.1 alcool.

1-Onde é um bom lugar para se achar peças dele es SP?
2-Dificil regulagem?
3-Como fica o consumo?
4-Vou sentir muita diferença de potencia em relação ao 3E?

Estou querendo dar um UP no meu motor....arranjei esse carburador+coletor de opala 6cc por R$ 700,00.

[]´s

Haron
13/12/2011, 12:44
Eai pessoal...ninguem pode me dar uma luz ?!?!

Renato Fraga
13/12/2011, 16:17
Amigo, especificamente, qual bijet deseja????

No mercado nacional, veículos foram equipados com DFV 444 (Galaxye), DFV 446 (Dodge/Opala), Motorcraft (Maverick/Landau) e Holley (caminhões Ford V8).

Para uso no álcool, apenas DFV 444 e 446 originalmente equiparam Landau e Dodge. O 444 possui um difusor diferente além do banho de níquel. O 446 é o mesmo carburador gasolina apenas com o banho.

Por incrível que pareça, o que oferece melhores resultados é o DVF 446, apesar da sua simplicidade e uma série de deficiências.

Existem Bijets Holley mais nervosas, vendidas nos EUA. Essas sim são confiáveis, eficientes, simples e de fácil manutenção e ajuste.

A contrapartida é que custam mais caro.

Referente a ajuste e regulagem, hoje em dia tem muita gente que não manja mais nada de carburador, mas se pegar o cara certo, tira leite de pedra.

O consumo vai ficar mais alto, entretanto o desempenho melhora bastante.

Relativo ao seu 3E, fique atento apenas se ele é o modelo adequado para o opala. Existem 2 modelos distintos, o que equipa o opala e o que equipa o AP2.0. Os difusores são diferentes, e muda bem o desempenho do motor com o modelo errado.

Abraços

Haron
13/12/2011, 18:43
Então Renato, o carburador que eu citei é o Holley Bijet de 350 CFM. Já me disseram que em Jeep PODE ficar meio ruim, pois é um carro que balança e sofre inclinações nas trilhas....mas ninguem deu certeza.

Meu carburador é 3e alcool do opala mesmo, levei uma vez num senhor que manja muito de carburador....ele trocou quase tudo e regulou o carburador fora do Jeep...ai foi so instalar e ficou outro jeep!

Mas eu andei num outro jeep com motor 4.1 com dfv 446....muda muuito pro meu jeep, foi por isso então que resolvi trocar o carbura....só estou em duvida ainda em qual colocar.....

Abraços!

Haron
13/12/2011, 18:48
Seguem umas fotos do cara que está vendendo!324746324747324748324749324750

Haron
13/12/2011, 18:49
324751324752

Renato Fraga
13/12/2011, 21:53
Ok, compreendi seu dilema.

Mas vamos lá: Off road conde as inclinações são bem maiores que o de costume, qualquer carburador vai sofrer do mesmo mau.

Em certos momentos o combustível chegará ao motor sem passar pelo glicle e difusores, mas sim por transbordamento da cuba.

Volto a dizer, isso todos os carburadores estão sujeitos. Portanto, se trocar o seu 3E, nisso nada vai mudar.

A bijet holley da foto aparenta ser daqueles modelos mais simples, semelhantes aos que equiparam os caminhões Ford V8. Admito que trocando alguns componentes dela, tal como os "metering blocks", pode melhorar bem o desempenho dela no motor. É um carbura mais versátil facilitando o ajuste. Peças não chega a ser problema.

Agora, comparar a resposta de um motor GM 6 cil qualquer com um equipado com o DFV 446 é covardia.

O giro sobe bem mais rápido e a pegada em baixa fica bem mais violenta. O problema do DFV é secar a cuba quando em altas rotações por tempo elevado, tipo numa estrada, segurando no talo do acelerador para ver no que dá.
Outro problema dele é que tem fama de babão, derrama sempre um pouco de combustível, e ocorre certas vezes de enroscar a agulha babando ainda mais.

Fora isso, é excelente, mas vai deixar seu carro beberrão.

Uma informação importante é que atualmente, os carburadores não precisam mais do banho de níquel, que aplicavam antigamente. O álcool não é mais tão corrosivo e por isso o antimônio, metal de que o carburador é feito, não sofre corrosão.

Abraços

M-Beltrame
13/12/2011, 23:22
Da para colocar esse dfv 446 num 4cc?
Se não qual seria o mais indicado?
O consumo não importa muito pq o jeep já esta fazendo uns 4km ...

T+

Haron
13/12/2011, 23:32
dá pra colocar sim esse carbura no 4cc....fica muito bom!

M-Beltrame
13/12/2011, 23:40
Bom saber vou dar uma pesquisada e ver quanto custa, to achando o opalinha meio lerdo.

T+ e obrigado

Renato Fraga
13/12/2011, 23:47
Acredito que o Solex 40 no GM 151 fica melhor que o Dfv 446.

Uma única borboleta bem grande.

Uma dica legal pra quem quer usar um Bijet no GM 250, é tentar montá-lo no coletor transversalmente, ou seja, 90 graus em relação a posição original.

Isso faz com que a mistura seja melhor distribuída entre os cilindros.

Com quadrijet pelo menos, isso dá um resultado bem significativo !!!!

Abraços

Haron
14/12/2011, 00:09
renato, me explica esse lance de montar em 90º...ja tinha ouvido falar isso mas sou meio lerdo! hahaha

Entendi tudo o que vc disse na msg anterior..agradeço!!! Vou segurar mais um pouco e partir pra uma weber 40 ou 44.

é mais seguro!

Abraço!

Renato Fraga
14/12/2011, 00:29
Não é um Weber 40 que me referi.

É o solex 40 .

Weber 40 é duplo

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/H/S/BE/V0YQ1C/1223423765650_bigPhoto_0.jpg

Solex 40 é simples

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRoPw-GECwr0jzSUQXty9Gqgj5mSJSPdWNKG2BkkF0k4iK3TBNwO7Yuo Tn0Og
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSUIpYNSmKmE0nwB8uDegANb6gmnHEPf 1g4lLSWfMIqVvfSeoOcS5gDN9QwyQ

http://img200.imageshack.us/img200/1764/hpim8636w.jpg

Referente ao posicionamento do carburador em relação ao coletor, isso se vale apenas para o 250. De modo geral, os cilindros 3 e 4 sempre acabam privilegiados no arranjo original. Girando o carburador em 90 graus, a mistura acaba ficando mais uniforme e melhor distribuída entre todos os 6 cilindros.
Olhando a imagem abaixo, imaginem essa quadrijet cortada ao meio, vai se transformar numa bijet, ok???
Agora repare que as borboletas ficam alinhadas com a longitudinal do motor. é simplesmente isso.

http://img840.imageshack.us/img840/565/dscf0525cj.jpg

Abraços

fabiano carraro
14/12/2011, 00:44
o 1° coletor com o bura do v-8 é puro lixo......

a sua i´deia de montar com webber 40 > é pra pedir pra sofrer pelo resto da vida...

o véinho que regulou seu carburador fora do motor em funcionamento nao manja nadase o fez desta forma, alem do que as antiguissimas tabelas recomendavam...pois PONTO, velas e mais um zilhao de coisinhas tem de ser ajustadas junto ao mesmo tempo ,e fazer isto qualquer 1 com uma chave de fenda e um compressor hobby hoje em dia faz... e de graça!!!

CONTINUE com seu 3E com alguns pequenos ajustes FICA IMBATIVEL NO JEEPo mantenha e nem pense em outra carburaçao.

pra rua Eu instalaria 3 solex 40 originais em sincronia se fosse fazer algo extremamente barato mas muito mais eficiente ,pois o linguiçao tem deficiencia demais de enchimento nos cilindros ,um só carbura central pra empurrar mistura pra pontas é muito ruim...mas carburaçao maior no jeep só traz uma coisa encheçao de saco e problemas infinitos.

seu 3E bem regulado com apoio de bomba eletrica e prolongador de cuba,ja lhe dará tudo que imagina Haron.

ou experimente uma H 34 no lugar dele,pode ser que goste...

M-Beltrame
14/12/2011, 10:22
Pelas fotos o meu carbura já é o solex 40:dance: , mas então porque o meu motor é meio lerdo?
Eu andei no jeep do meu amigo q tinha o famoso carburador pé de ferro e o motor era bem mais esperto e econômico.

T+

Renato Fraga
14/12/2011, 14:23
Haron, tô tentando responder sua MO, mas sua caixa está cheia !!!!!

Abraços

Haron
14/12/2011, 16:56
opa, dei uma esvaziada...ve se vai agr! valeeu!

SJKCaio
14/12/2011, 22:52
Meus dois centavos....

Tive uma Camper 4.1 com um 3E e sempre apanhei com o 2 estágio enroscando:parede::parede:
Falta CFM para o 6 caneco respirar melhor.

Na Caravan 4 cilindros (250) montei um DFV 446 e casou muito bem no motor a diferença de consumo não é tão grande (3E X DFV).

A questão é achar um DFV inteiro........

O mundo ideal seria o DFV na Camper para tocar o 6 caneco......

fabiano carraro
14/12/2011, 23:35
Tive uma Camper 4.1 com um 3E e sempre apanhei com o 2 estágio enroscando

se nao usar o respiro do motor junto ao filtro o 2° estagio nao recebe lubrificaçao e trava direto...assim como as hastes das valvulas.

ao se fabricar um filtro de ar tem obrigatóriamente que puxar o respiro de traz da tampa pra ele...

mas se o motor estiver queimando oleo ,e jogando muita fumaça pelo respiro devido a compressao passando pro carter devido a anéis gastos etc.. ai é melhor deixar sem pois vai acabar com as velas em poucos km.

Na Caravan 4 cilindros (250)

151 ou 153...250" da no 4.1

Falta CFM para o 6 caneco respirar melhor.

pra comandos pra pouca preparaçao o 3E da conta de sobra com seus CFM, original entao nem se fala,sao outros problemas a pouca potencia ,90% eletricos.

fabiano carraro
14/12/2011, 23:53
Pelas fotos o meu carbura já é o solex 40 , mas então porque o meu motor é meio lerdo?

por outros problemas Beltrame :pipoca:

o "solekinho"é excelente mesmo sozinho nos 4cc ,da bastante baixa devido a sua borboleta ser bem grande,tem boa eficiencia em seu difusor e uma cuba generosa... é um excelente carburador pois possue valvulas de aceleraçao e de maxima com grandes dimensoes tambem... da pra tirar muita coisa dele em carros originais e até mesmo em turbinados.

montei este em meu jeep em 2006 num 3000 e era muito bom,mas fiz uns mandrakes nele pra possuir "segundo estagio por ladrao"....

7 porteiras - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=NWcqgy0HlCU&list=UUbVC_Gws2_mi_-c3DfB3AGQ&index=40&feature=plcp)

Loiro
15/12/2011, 00:01
O que eu vejo o pessoal reclamar sobre o 446, pelo menos aqui na região, é o fato do mesmo ser muito sensível. Como nossas trilhas tem bastante barro e água, as vezes entra sujeira durante a trilha e ai fica um lixo...
Aqui em Rio Grande teve quem fez uma caixa pra proteger o carburador... :twisted:
[]'s

Renato Fraga
15/12/2011, 10:53
Isso é verdade !!!

Principalmente por conta da haste do pistão do injetor da rápida, se pegar barro ou se estiver mergulhado na água, vai dar problema.

Que gosta de turbina, esse carburador também oferece algumas dificuldades. Joga combustível pra fora por essa haste....

Encaixotar o bicho é uma alternativa. A Hot Byrds, uma empresa antiga de preparação, vendia um kit com essa solução.

Abraços

Haron
15/12/2011, 19:47
por falar em motores, etc....meu 4.1 começo a fumar. Quanto tempo sera que ele ainda dura? Isso faz com que ele perca potencia?

Abs

M-Beltrame
19/12/2011, 09:03
por outros problemas Beltrame :pipoca:

o "solekinho"é excelente mesmo sozinho nos 4cc ,da bastante baixa devido a sua borboleta ser bem grande,tem boa eficiencia em seu difusor e uma cuba generosa... é um excelente carburador pois possue valvulas de aceleraçao e de maxima com grandes dimensoes tambem... da pra tirar muita coisa dele em carros originais e até mesmo em turbinados.

É fabiano, vc acertou de longe essa. Enquanto eu perguntava as coisas aqui o jeep estava no meca, e eu falei pra ele oq eu falei aqui, ele falou para eu ficar tranquilo q ele ia dar um jeito, e num é q ele deu um jeito mesmo:cool::cool:. Ele trocou umas coisinha ( da parte eletrônica) e o motorzinho mudou completamente, ta funcionando lisinho e respondendo rápido as "chamadas", e como teve trilha ontem de pra testar legal.:cool::cool:

T+ e valeu a ajuda de todos :cool:

fabiano carraro
19/12/2011, 12:51
É fabiano, vc acertou de longe essa.

que bom que esta feliz com seu carro agora M-BELTRAME.

AS PESSOAS NORMALMENTE COMEÇAO DO MEIO PRO FINAL AS COISAS...e acabam por gastar muito dinheiro a toa,eu vivo disto a mais de 20 anos e a 13 só mexo com coisas adaptadas ai é normal ja ter pego quase tudo quanto foi bucha de canhao pela oficina,sem falar que adoro falar e mexer com estas coisas 24 horas por dia.....rsrsrrsrsrsr

fico feliz por todos quando alguem consegue acertar as coisas.

se precisarem é só falar.

Haron
24/12/2011, 02:30
pessoal...ja decidi...vou partir pra uma weber 40. Em janeiro pego uma ja, instalo e digo como ficou!

[]´s na espera!

Pedrão B.
25/12/2011, 12:16
pessoal...ja decidi...vou partir pra uma weber 40. Em janeiro pego uma ja, instalo e digo como ficou!

[]´s na espera!

All,
Feliz Natal!

Haron, se for comprar uma 40 leve em consideração uma EMPI, cópia da Weber e com boa reputação, e claro, bem mais barata.
[]'s

Haron
25/12/2011, 12:21
Pedrão...é essa mesmo que eu vou comprar...é a mesma coisa da weber, feita com o mesmo maquinário, porém, sem o nome WEBER. Mas vem na caixa por um preço irresistivel....eheheheh

[]´s natalinos

edwint
29/12/2011, 12:25
BIJET sao a maioria dos carburadores... 2e 3e corujinha.. tldz weber.... coloca um QUADRIJET

Haron
29/12/2011, 13:40
instalei hj a bobina do gol MI no tomatao...dizem que melhora muito, mas nao senti muita diferença....

M-Beltrame
29/12/2011, 16:12
Na busca do acerto do motor eu tb coloquei a bobina do gol MI, e tb não mudou nada de performance nem consumo.

T+

Haron
29/12/2011, 20:16
Estranho não?!?! pelo que dizem nos foruns de opala, melhora E MUITO a potencia e consumo...

dizem quem tem que acertar o ponto....o meu começou a embaralhar um pouco mais que antes...acho que se eu colocar no ponto fica beleza!

Haron
30/12/2011, 01:29
desulpem pela ignorancia...

mas esse modulo 6A Modulo Igniçao Msd 6a Frete Gratis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - R$ 830,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214039517-modulo-ignicao-msd-6a-frete-gratis-_JM)

seria modulo da injeção eletronica ou seria um modulo que posso colocar em motor carburado para aumentar potencia, ou algo parecido?

mais uma vez, desculpem pela ignorancia!

[]´s

pedro bonadio
30/12/2011, 11:44
Isso é um modelo de ignição eletrônica e não injeção...

Se seu carro tiver ignição eletrônica da Bosch, é essa caixinha cinza da foto seguinte:
http://www.marcaov8.com.br/caixinha-ou-modulo-de-ignicao-eletronica-bosch-peca-usada_iZ410XvZiXpZ5XfZ93744814-410-5.jpgxIM.jpg

Essa da MSD, chama 6AL, muito mais "forte"(amperagem, potência) que as comuns,e é usada em motores preparados de competição, puro exagero para nosso uso, na minha opinião.

E se você está atrás de ganhar potência de forma fácil e barata, pode ir esquecendo...

Comece com carburador(DFV446 pra cima), dê uma preparada no cabeçote(com quem entende), escape 6x2 de 2"~2.5", filtro de ar melhorzinho, bobina plástica, cabos de velas de 8mm pra cima e silicone.

Se não achar que mudou, parta para pistões de 4" do GM 151, encamise tudo certinho e o motor será um 4.4L, o que gera bastante torque, depois disso um comando de até uns 272º para não perder muito torque e válvulas de escape e admissão maiores.

Abraços!

Haron
30/12/2011, 12:35
Valeu pela explicação Pedro...

Ontem dei uma boa pesquisada no assunto e consegui entender mais ou menos do que se trata...no meu ver, não adianta colocar um modulo desse e ter uma bobina convencional...costumam colocar aquelas bobinas chamadas Blaster 2, blaster 3, blaster SS e por ai vai.

Eu coloquei uma bobina do gol MI, mais algumas semanas vou instalar uma weber 40 e acho que ja vai estar de ótimo tamanho....depois parto pra escapes e coletores dimensionados.

Uma duvida...quando instalei a bobina do gol MI, o tomatão não ficou mais rodando tãão liso quando antes....era pra melhorar ainda mais, certo?! Pois bem....mas dizem que tem que regular o ponto quando coloca essa bobina......essa informação procede?

Estranho porque ele está ligando de boa...acho que se fosse ponto, estaria ruim pra ligar...

Abraços!

Haron
30/12/2011, 12:36
Só mais um PS. O que você quis dizer com Bobina Plástica?!

lembrei também que estou com cabos de vela accel de 8.8mm

abs!

pedro bonadio
30/12/2011, 15:13
Bobina plástica é igual do Gol MI.

O funcionamento liso, não deve ser ligado à bobina, mas se foi depois que colocou ela, pode ser por ela ser forte demais...

Dê uma revisada no sistema elétrico e carburador de seu carro, deve ser alguma coisa ai no meio...

No meu carro, eu senti melhora quando troquei ela sim, mas deve ser porque a minha bobina era velha.

Mas ela é muito boa!

Abraços

fabiano carraro
30/12/2011, 20:20
observem 3 coisas antes de torrarem a cuca...

bobinas plasticas:

obrigatorio uso de DISTRIBUIDOR COM SENSOR HALL...OU ESTÁTICOcaixinhas 7 pinos e chicote 3 fios e nao utilizar resistencia,deve chegar 12v direto,mas a tensao pode variar de 1 a 3,5v ...que estará correto ou seja "nao funciona direito" com sensor indutivo.(aranha)...

bobinas asfalticas:

o distribuidor é INDUTIVO famosa"aranha"... e usa bobina KW obrigatorio uso COM RESISTENCIA e CAIXINHA 6 PINOS

se usarem carburaçao grande webber 40>... etc,vai preçisar equalizar o fluxo de ar,muito mais ar vindo das bocas ,vai precisar passar mais solto pelo restante das peças...comando,valvulas,velas e TAXA maior será obrigatorio senao ela vai fazer 1 por litro...e andar menos que meu Vitarinha....

só por curiosidade tecnica... alguem saberia me falar quanto se ganharia em media num motor de projeto antigo só com a diminuiçao do arrasto nos "retentores,alivio e balanceamento do conjunto rotativo"???? :cool:

posso garantir que é um absurdo. e custa muito menos que se imagina....:pipoca:

Haron
31/12/2011, 01:14
fabiano..to confuso pra kcete agr...me explica resumidamente O QUE É esse sensor hall e pra que funciona...pode colocar em carros carburados?

E esse distribuidor indutivo?

Vou colocar no tomatão uma weber 40. o que vc me aconselha a modificar para que fique bem instalado?

abs

fabiano carraro
01/01/2012, 15:52
O QUE É esse sensor hall

resumidamente é muita informaçao pra colocar aq ...

entao é melhor pesquisar mais a fundo direto em sites da bosch por exemplo...

"mas basicamente" INDUTIVOé o sistema TSZ-I...que foram empregados nos carros da decada de 80 aq no BRASIL...e é o sistema de distribuidor que conhecemos,mais comum...ele possui caixinha de 6 pinos (3 em cima,3 em baixo) é o seu caso muito provavelmente.

obs:contrariando um pouco o que comentei no outro post ,o sistema indutivo (BOBINA IMPULSORA)saiu com caixinha 7 pinos (7pinos em linha) APÓS 1986... ou seja existe o TSZ-I com conector de 6 e 7 pinos sendo o ultimo com "CCR" QUE É O QUE CORTA A BOBINA PRA NAO SUPER AQUECER e poderia ser usado com a bobina do GOL MI,ou similares...mas eu ainda prefiro o sistema TZ-H.

o sistema TZ-Hé um pouco mais "moderno"se é que poderiamos falar desta forma...possui muita coisa melhorada e é o mais indicado pra carros de rua que querem usar muita potencia com o uso de distribuidor ainda...

a "leitura"é feita por um "imã" E NAO MAIS POR UMA BOBINA MAGNÉTICA...ou seja leituras mais precisas coisa e tal...

se quer um carro bem regulado,seja injetado ou carburado passe um osciloscópio nele,que é a maneira mais facil de descobrir interferencias eletricas.

é mais ou menos por ai a encrenca toda....