Ver Versão Completa : 4x4 da s10 maxion
eduardocoutinho
10/12/2011, 20:55
Olá galera do fórum,
Já tem um pempo que eu postei um tópico, pra esclarecer minhas duvidas sobre um problema no 4x4 da minha s10, só que alguns imprevistos ocorreram e eu não pude ajeitar, só que há 3 dias mandei ajeitar umas peças da suspenção (braço pitman, terminais de direção, etc) por causa de uma folga, e aproveitei que a picape estava encima de um macaco, com os peneus sem contato com o solo e fiz um pequeno teste, acionei a 4x4 naquele botão seletor, que fica no painel, engatei a primeira e desci do carro para conferir. Pelo que eu pude ver, o problema nao aparenta ser caixa de transferencia, pois tanto o cardâ trazeiro quanto o dianteiro, estavam em movimento, assim como as rodas trazeiras, mas as rodas dianteiras estavam paradas, livres. Já me disseram que pode ser a RL que nao está engatando, mas não sei nem o que é RL. Também quando solto a embreagem com a 4x4 ligada ela faz um estalo, parecido com o estalo de quem tem o pé pesado, só que bem mais forte e mais alto, parece uma batida de duas barras de ferro. Se alguem souber o que é isso por favor me diga.
Eduardo Coutinho.
Francescolli
10/12/2011, 21:09
o cardã gira ??? se gira e as rodas naum pode conferir se tein ponta de eixo nela !! aki na minha cidade medianeira PR q naum tein off-road naum ha lugar q se use um 4x4 o povo vem e manda tira as pontas de eixo ou o cardã !! mas confere ae !! sei la !! eu nunca tirei de nenhuma pick-up mas ja peguei ranger na oficina sem cardã !! faze oq !! o povo fala q tirão as pontas de eixo tmb !! pra deixa mais leva pra andar mais !! mas nun intendo mto de 4x4 da s-10 !!
eduardocoutinho
10/12/2011, 21:40
ponta de eixo!?? vo levar uma facada de uns r$800,00, mas ja é uma possibilidade. será que n é alguma coisa entre o cardâ dianteiro e o diferencial? pq o cardâ gira de boa, mas os peneus nao
Francescolli
10/12/2011, 21:53
se o cardã gira. pinhão gira. se o pinhao gira tein q haver lubrificação e para isso precisa da caixa de satelite pois se naum os rolamentos do pinhao fundem !! por falta de oleo . esperiementa abrir a tampa !! do dif amanha !! domingão !! de manha cerviginha chave biela 10 e boa só guarda o oleo !!
Carlos A. C. Azevedo
10/12/2011, 22:10
Eduardo, pode ser a RL não, são elas, é o unico mecanismo que faz a ligação do diferencial pras rodas, só resta saber se na tua S10 ai é automatica, creio que sim, ou manual, com o cubo das rodas da frente gigante, ai qualquer coisa, é só tu comprar um par de RL manual e nunca mais terá problema de engate, claro, sempre que precisar tem descer do carro antes e engatar em cada roda, mas isso é coisa de costume..
:concordo:
Daniel.Shimomoto
10/12/2011, 22:14
Olá galera do fórum,
(...) acionei a 4x4 naquele botão seletor, que fica no painel, engatei a primeira e desci do carro para conferir. (...) tanto o cardâ trazeiro quanto o dianteiro, estavam em movimento, assim como as rodas trazeiras, mas as rodas dianteiras estavam paradas, livres. (...)
Eduardo Coutinho.
99,9% de certeza que são as rodas livre que foram para o espaço. Aliás corrigindo...A (singular) roda livre. A S10 só tem uma.
Verifica. Se o cardã dianteiro gira fazendo força, levando movimento de verdade para o diferencial (e não apenas o movimento inercial), o problema mora na roda livre.
A roda livre, no caso da S-10 fica na semi-arvore mais longa e se não estou errado, pelo que li em algum lugar tem um cabo de aço que leva a um diafragam de vácuo. Muitos problemas são resolvidos arrumando "o vácuo" de acionamento da RL.
Dê uma lida neste forum: s10 só traça empur. a valvula prox.do filtro de ar (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/21577-s10-so-traca-empur-a-valvula-proxdo-filtro-de-ar)
O estralo...bem esse dai é mais complicado Não arrisco dizer nada. Pode ser uma coisa de simples solução, pode ser outra mais complexa...
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
10/12/2011, 22:23
Eduardo, pode ser a RL não, são elas, é o unico mecanismo que faz a ligação do diferencial pras rodas, só resta saber se na tua S10 ai é automatica, creio que sim, ou manual, com o cubo das rodas da frente gigante, ai qualquer coisa, é só tu comprar um par de RL manual e nunca mais terá problema de engate, claro, sempre que precisar tem descer do carro antes e engatar em cada roda, mas isso é coisa de costume..
Carlos,
Dê uma olhada aqui no fórum. Não existe RL manual para a S10 nem no catalogo da AVM porque a S10 só tem uma UNICA roda livre. É o sistema mais estupido possivel.
Roda Livre já é um atraso de vida, um atavismo desnecessário com as modernas caixas de transferência de corrente atuais, uma UNICA roda livre que permite que todo o conjunto de satélites gire (considerando que uma semi arvore gira e a outra não), tudo para deixar a coroa, pinhão, cardã dianteiro e uma parte da CT paradas...convenhamos, a equipe que projetou isso deveria entregar os diplomas de volta para a faculdade de engenharia, tamanha a burrice da coisa.
Abs!!!
eduardocoutinho
11/12/2011, 19:42
Francescolli, o óleo dos dois diferenciais, caixa de marcha e caixa de transferencia ja foram trocados, mas valeu a dica. Quanto à RL, é automatica, vou mandar meu mecanico verificar as mangueiras de vácuo que existem nesse motor, e testar a 4x4 novamente, se n funcionar, vou ter que verificar a RL em sí. Queria saber uma estimativa de preço de uma RL nova e se alguem conhece algum fornecedor de peças para o nordeste, queria agradecer também ao Carlos e ao Daniel, valeu galera.
Eduardo Coutinho
eduardocoutinho
11/12/2011, 19:46
Daniel, dei uma conferida no link do forum q vc postou, dica mt boa, mas como o cara fez pra "auxiliar a válvula proxima do filtro de ar" e assim acionar a tração?
Ele cita assim: "ao acionar a tração da s10, ela movimenta o cardan,mas o diferencial dianteiro não gira (veiculo no elevador),auxiliando a valvula proxima do filtro de ar ela traça e reduz normalmente, e colocando4x2 ela volta ao normal mas 4x4 tem dá uma ajudinha.Será que o vacuo não é suficiente... alguem me tem alguma dica? desde já muito obrigado".
eduardocoutinho
11/12/2011, 19:51
só pra exclarecer, minha s10 é 99, e de lá pra cá os mecanismos continuam os mesmos?
Carlos A. C. Azevedo
11/12/2011, 20:14
Carlos,
Dê uma olhada aqui no fórum. Não existe RL manual para a S10 nem no catalogo da AVM porque a S10 só tem uma UNICA roda livre. É o sistema mais estupido possivel.
Roda Livre já é um atraso de vida, um atavismo desnecessário com as modernas caixas de transferência de corrente atuais, uma UNICA roda livre que permite que todo o conjunto de satélites gire (considerando que uma semi arvore gira e a outra não), tudo para deixar a coroa, pinhão, cardã dianteiro e uma parte da CT paradas...convenhamos, a equipe que projetou isso deveria entregar os diplomas de volta para a faculdade de engenharia, tamanha a burrice da coisa.
Abs!!!
HEHEHE foi mal Daniel, pensava que era como nos carrinhos comuns que dava pra colocar uma RL manual sem problemas.
Sobre o que tu falou de deixar o sistema parado, não seria o caso pra não gerar tanto desgaste enquanto não tá usando ou eu não entendi?
Eduardo, acho que ele nesse empurrão ai, tampava o furo que tinha na mangueira ou coisa assim. Antes de procurar a roda livre, leva pra trocar todas as mangueiras da RL, pode ser que alguma teja furada que nem o caso desse cara ai.
Daniel.Shimomoto
12/12/2011, 09:34
HEHEHE foi mal Daniel, pensava que era como nos carrinhos comuns que dava pra colocar uma RL manual sem problemas.
Sobre o que tu falou de deixar o sistema parado, não seria o caso pra não gerar tanto desgaste enquanto não tá usando ou eu não entendi?
Eduardo, acho que ele nesse empurrão ai, tampava o furo que tinha na mangueira ou coisa assim. Antes de procurar a roda livre, leva pra trocar todas as mangueiras da RL, pode ser que alguma teja furada que nem o caso desse cara ai.
Carlos,
Na verdade o principio da roda livre começou nos Jeeps pois a caixa de transferência era do tipo de engrenagens pesadissimas e os motores, fracos.
Há o argumento de reduzir desgaste e consumo mas teoricamente o desgaste nao existe pois o sistema não faz força quando desligado e nas CT's modernas o consumo adicional é irrelevante (a Ranger com e sem roda livre não apresenta diferença de consumo de diesel.
Dê uma olhada na diferença! A Dana 18 é do Jeep (a que tem engraenagens) e a outra, de corrente é a Borg Warner 1356 da F-1000
Abs!!!
lcdalzoc
12/12/2011, 10:15
eduardocoutinho,
Pede pro teu mecânico 'travar' a roda-livre, deixando tudo sempre acoplado. É um problema a menos pra vc se preocupar, e a certeza que tudo estará sempre lubrificado e pronto pro uso. O aumento do consumo é irrelevante.
Depois, se o acionamento elétrico começar a te encher o saco, saca fora toda essa porcaria e instala um acionamento manual (www.easy-traction.com (http://www.easy-traction.com)). Pronto! Seus problemas acabaram!
eduardocoutinho
12/12/2011, 10:19
ok, valeu galera, mas como é que algumas pessoas fazem a converção do acionamento da tração de elétrico para mecanico? será que tem o custo muito alto?
PS: se vcs puderem me mandar algumas fotos de possiveis peças com defeito seria de grande ajuda.
Eduardo Coutinho
Walter L. L. Casitta
12/12/2011, 10:22
Fica mais barato trocar as peças com defeito...
eduardocoutinho
12/12/2011, 10:48
beleza, mas se for coisa seria no acionamento, vo converter pra acionamento mecanico, mas o problema é que eu n sei como converter, alguem sabe? sera que poderiam mandar o link de algum site que ensine?
lcdalzoc
12/12/2011, 10:54
Cara,
acessa o site aí da easy-traction, pega o telefone e liga pro Nivaldo (que é quem fabrica o negócio) que ele te explica tudo. Se bobear, ele vai até sua cidade e instala pra vc.
Carlos A. C. Azevedo
12/12/2011, 20:07
Carlos,
Na verdade o principio da roda livre começou nos Jeeps pois a caixa de transferência era do tipo de engrenagens pesadissimas e os motores, fracos.
Há o argumento de reduzir desgaste e consumo mas teoricamente o desgaste nao existe pois o sistema não faz força quando desligado e nas CT's modernas o consumo adicional é irrelevante (a Ranger com e sem roda livre não apresenta diferença de consumo de diesel.
Dê uma olhada na diferença! A Dana 18 é do Jeep (a que tem engraenagens) e a outra, de corrente é a Borg Warner 1356 da F-1000
Abs!!!
Beleza valeu Daniel, agora ja sei o que fazer se a RL aqui da L200 começar com a frescura :mrgreen:
Daniel.Shimomoto
12/12/2011, 20:51
Beleza valeu Daniel, agora ja sei o que fazer se a RL aqui da L200 começar com a frescura :mrgreen:
Amigo eu anda com as RL's manuais do Troller 2010 dele ligado direto!
Abs!!!
eduardocoutinho
14/12/2011, 08:50
pelo que vcs disseram, a RL é acionada través de um cabo de aço, que é ligado á uma bomba da vácuo, mas onde fica esse cabo? Será que tem a possibilidade de esse cabo ser prolongado e ligado á uma alavanca no assoalho?
Eduardo Coutinho
Walter L. L. Casitta
14/12/2011, 09:06
pelo que vcs disseram, a RL é acionada través de um cabo de aço, que é ligado á uma bomba da vácuo, mas onde fica esse cabo? Será que tem a possibilidade de esse cabo ser prolongado e ligado á uma alavanca no assoalho?
Eduardo Coutinho
No USA tem até um kit pra isso.