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Ver Versão Completa : Ar Condicionado ligado = aquecimento do motor



Gileno
10/12/2011, 04:57
Pessoal,
Tenho um Jimny 2003 e o mesmo está com um mistério.
Dirigindo em qualquer situação (até mesmo na estrada, com vento no nariz), ao ligar o Ar condicionado, a temperatura do motor começa a subir, subir, subir, rapidamente. Desligo o ar, a temp. fica alta, e vem baixando devagarinho até normalizar.
Já fiz uma revisão completa no sistema de arrefecimento, está tudo OK, limpeza de radiador, bomba d'agua, líquido de arrefecimento, mangueiras etc.
E a partir de ontem, ele começou a esquentar também sem ligar o ar, apenas na estrada quando se dá uma forçada leve, tipo 4000 rpm, aí ele esquenta. Mas ao reduzir o esforço, volta ao normal.
O interessante é que em marcha lenta, parado ou andando devagar ele não esquenta.
Antes que perguntem, já verifiquei as ventoinhas (radiador e Ar condicionado) e o óleo não está "café com leite" (junta do cabeçote provavelmente está OK).

Sugestões????
Heeeelp!

Abraços.

Gileno

DinoSaulo
17/12/2011, 02:59
Amigo, podem ser várias coisas.

GEralmene pelo que vc falou deve ser problema na circulação. Começe do mais fácil pro mais difícil.

Primeiramente veja se não é baixo nível de água. Pode haver algum vazamento. Verifique no olhometro se o carro baixa água.

Se não for, começe pelo radiador que pode estar com as colméias entupidas, atrapalhando a circulação ou pressão no sistema. Leve numa oficina especializada em radiadores e eles fazem os testes de pressão e tal. Talvez uma simples varetagem já resolva o problema. Em raros casos pode ser a tampa do radiador travada. Peça tb pra verificar.

Verifique também a válvula termostática que pode estar travada ou danificada, abrindo fora da temperatura ideal. Qualquer loja especialziada em radiadores tb resolve isso facilmente.

Se não for os 2 verifique a bomba dágua, que pode estar com os dentes quebrados e dê uma conferida no funcionamento da polia viscosa. Leve numa oficina que conheça de suzuki.

Se não for nada disso aí que vem o problema. Provavelmente deve ser no motor com cabeçote empenado ou deixando passar compressão para o sistema e etc. Isto só deve ser verificado em última hipótese após verificado todo o sistema.

Todo caso jamais deixe a temperatura chegar no "vermelho". Isto pode causar sérios problemas como queima da junta, trinca do bloco e etc. Caso tenha que rodar provisoriamente com o carro desta forma, uma dica é deixar o ventilador ligado no ar quente, que funciona como ventilação forçada ajudando na refrigeração.

Tive problema parececido com o GV e após quebrar muito a cabeça pesquisando forum adentro resolvi o problema com uma simples varetagem do radiador, que tava entupido fazendo o carro aquecer no transito.

Boa sorte!!