PDA

Ver Versão Completa : Trocar acionamento a cabo por eletrico (macrotorque)

fabiano carraro
09/12/2011, 13:29
alguem saberia informar se é possivel utilizar solenóide pra acionar os bloqueios da macrotorque? :semideia

qual seriam as limitaçoes ?

quanto tempo um solenóide pode ficar acionado ?

os "super reles" de guinchos eletricos serviriam?

alguem pode dar uma luz sobre isto...

Walter da Camper
09/12/2011, 19:55
É possível, mas não creio ser viável pelos seguintes motivos:
O solenóide não cabe dentro da bola do diferencial, tendo que ser instalado do lado de fora acionando mecanismos que seriam afetados pela água e lama, além de permitir a contaminação e vazamento do óleo do diferencial. Para instalá-lo em lugar seguro teria que continuar utilizando cabo de aço, aí é mais fácil acioná-lo (o cabo) manualmente.
A única saída seria mandar fazer uma tampa especial com um "calombo" para abrigar o solenóide.
Respondendo às outras perguntas, um solenóide bem dimensionado pode ficar acionado 24h se for preciso. Os super relês de guincho não têm nenhuma utilidade nessa caso, pois são feitos para dispositivos que "puxam" elevada corrente, o que não é o caso de um solenóide, que pode perfeitamente ser acionado com um relê comum.

fabioabe
10/12/2011, 00:18
creio q se for para mexer, poderia partir para uma solucao similar ao da ARB.
Efetuar o acionamento via bomba eletrica. Seria interessante a solucao.

Kim
10/12/2011, 17:56
Certa ocasião conversei com o Sr. Mario sobre essa possibilidade, lá na FENAJEEP.

Disse-me que não há no mercado um solenóide que tenha a força suficiente para acionar o sistema.

JCJ
11/12/2011, 01:27
Apesar da Macrotorque ter copiado aparentemente esse bloqueio no início, só tivemos acesso a versão cabo !

OX Offroad Products > Home (http://www.ox-usa.com/ox/)

Estes podem usar os 3 tipos de acionamento: elétrico/pneumático/cabo

Dê uma olhada na parte de Instruções & Suporte, pode ser que ajude !

[]´s
JCJ

fabiano carraro
11/12/2011, 14:36
pois entao... os cabos da OXsao um produto que acompanha a qualidade do bloqueio,e o restante da linha deles com a mesma robustes e segurança.

Agora os do Mario ficaram muito frageis desde o início do projeto

entao estou revendo isto no meu carro ,e do meu irmao com um novo cabo que estamos produzindo...só preciso de um representante de capas pra comprar em metro o resto ta facil.

a idéia de acionamento eletrico ou magnético vamos estudar tambem,mas com certeza terá que usar um cabo intermediario ,por causa do curso no offroad

agora tenho certeza que da pra construir um sistema muito mais robusto e confiavel e de menor dimensoes,como estes da OX citados

WALTER se eu usar um solenóide ele pode ficar acionado por longo período mas com consumo de corrente...é obvio mas onde consigo estas informaçoes ..pelo que devo procurar?

Tio Eddie
11/12/2011, 14:49
Prezado Fabiano

Desculpe por eu já estar meio beudo.....MAS

Go ARB or go Home..................

Essa coisa de gambi em bloqueio que não funfa nem como foi projetado é foda....... Usei meu primeiro par de ARB em 94..... rodei TODAS as trilhas casca grossa e posso dizer que bloqueio é ARB. PERIOD.

Depois, menos beudo posso detalhar o que afirmo.

[]s

fabiano carraro
11/12/2011, 15:46
ta descupado TIO EDDIE

desçe uma ai entao......kkkkkkkkkk

e a peixada ta bao?

vou tentar apenas corrigir algo que nao foi bem elaborado desde o início porque possuo os dois eixos com macrotorque,meu irmao tem um na dianteira e ta com um ARB na trazeira ,o Preto véio tem na dianteira tambem ,e precisamos de manutençao periodica neles, mas agora que o Mario deixou a galera nao mao ,alguma coisa terá que ser feita...jogar fora os bloqueios a preço de banana só por que nao teria manutençao de fabrica nao é minha i´deia nem de longe... :pipoca:

É MAIS FACIL EU DESMONTA-LOS E COPIAR O PROJETO COM ALGUM CHINEIZINHO ANTES ....RSRSRRSRSRRSR :rolleyes:

Dic3
12/12/2011, 11:31
Se solenoide nao da conta porque nao usar motores?

Penso aqui em tirar a ideia do sistema de acionamento de vidros eletricos. Sao confiaveis e tem forca de sobra. Bastaria mudar os "fins de curso". Outro sistema é o de travas eletricas obviamente usando um motorzinho com mais forca.

Carraro eu vi o bloqueio sabado na oficina e ia comentar algo sobre o acionamento mas conversa vai conserva vem acabei esquecendo. Se eu tivesse visto o topico antes dava pra ter umas ideias no sabado.

Eu tava curioso pra mexer naquele acionador do bloqueio, mas vai saber né, com o tamanho do teu irmao bastava um chute pra eu voar pro outro lada da rua! kkkkkkkkkk

Supercharger
12/12/2011, 18:23
Se não me engano o E-Locker original da Toyota 4Runner 3ª geração (aqui conhecida como SW4) é acionado por motor elétrico.

fabiano carraro
13/12/2011, 00:33
Eu tava curioso pra mexer naquele acionador do bloqueio, mas vai saber né, com o tamanho do teu irmao bastava um chute pra eu voar pro outro lada da rua! kkkkkkkkkk

nao se preocupa Dick o que ele tem de grande tem tambem de gente boa,sem falar que ele adora que mexam no "botanzinho" dele...kkkkkkkkkkk

vixiii tomei tapao depois desta.

zeca_cj
13/12/2011, 00:56
Opa.. de olho nesse topico!

Afinal tenho 3 macrotorques na familia hehehehehe :)

gnecchi
15/12/2011, 17:29
Antes do Macrotorque quebrar, o Rodrigo enviou um cabo danificado e outro cabo novo que estava curto para o Mario arrumar e me F#di, pois ficaram os dois cabos com ele !!!!!

Estou acompanhando para que haja alternativas, mas sinceramente eu ainda prefiro acionamento manual do que elétrico.
O esquema do cabo do bloqueio OX sem dúvida é o melhor.

[]s

fabiano carraro
15/12/2011, 19:04
O CABO QUE FABRICAMOS FICOU PRONTO HOJE.....

vamos testa-lo e ai em breve dou um parecer se vai prestar ou nao.

tudo manual mesmo...

mas com um sistema hidraulico ja em estudos tambem...e bem promissor...só preciso de mais um tempo pra usinar umas peças. :pipoca:

Walter da Camper
15/12/2011, 19:36
Dê uma olhada no endereço abaixo em que vendem um solenóide com força de 1Kg e consumo de 20W. Esse provavelmente pode ficar acionado por longo tempo, pois é de uso genérico, diferente de um solenóide de partida, por exemplo, que é feito para acionamentos rápidos, assim como o próprio motor de partida:

Diversos › Solenides - Mult Comercial Ltda - Componentes Eletrnicos (http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/categoria_1625-2833_4689_Diversos-Solenoides)

Agora me diga uma coisa: Se o problema do Macrotorque é o cabo, terá que dimensionar um cabo mais grosso para acionar pelo solenóide. Não seria mais fácil colocar o mesmo cabo grosso para acionar manualmente?

-----------------------------------------------------------------------------
WALTER se eu usar um solenóide ele pode ficar acionado por longo período mas com con
sumo de corrente...é obvio mas onde consigo estas informaçoes ..pelo que devo procurar?

gnecchi
20/12/2011, 19:17
O CABO QUE FABRICAMOS FICOU PRONTO HOJE.....

vamos testa-lo e ai em breve dou um parecer se vai prestar ou nao.

tudo manual mesmo...

Fabiano,
Alguma novidade do funcionamento do cabo nos testes iniciais? :pipoca:

[]s

fabiano carraro
21/12/2011, 01:04
Fabiano,
Alguma novidade do funcionamento do cabo nos testes iniciais? :pipoca:

[]s

na verdade o cabo ficou pronto mas nao o instalamos ,acabamos colocando outro que funcionou 90% ,mas só por que stavamos com pouco tempo...terminamos as 5 da manha de montar o carro pra sairmos as 7 ai ja viu né...

no começo de janeiro vamos mexer nisto de novo...

mas a idéia é usar por solenóide agora,preso a um cabo de aço decente,e pelo visto refazer mudar o pino de acionamento por um com aço mais forte,pois quebrou de novo com os cabos originais e regulados com paquimetro,o pino nao aguenta ficar puxado até que ocorra o encaixe. .. com esta ja sao mais de 5 x que quebra esta m*.e nao é só meu nao!!!

vou rever alguns itens deste sistema e ver se a como melhorar senao é melhor nao ter mesmo, pois 4 k investidos em algo que nao funciona de acordo é complicado.

Renato Fraga
21/12/2011, 01:42
Bom, tô chegando meio tarde, mas pergunto:

Solenoide é realmente o dispositivo mais indicado???

Existem atuadores no mercado que podem cumprir melhor o papel.

Ajguém aqui já viu um electrack????

http://www.4x4review.com/Portals/1/OldImages/products/drive_train/electrac1.jpg

http://www.4x4review.com/Portals/1/OldImages/products/drive_train/electrac2.jpg

http://www.4x4review.com/Portals/1/OldImages/products/drive_train/electrac3.jpg

http://www.4x4review.com/Portals/1/OldImages/products/drive_train/electrac4.jpg

Tem que pensar em algo assim para o Macrotorque.

O Ox, pelo que eu entendi, não dispensa o cabo para nenhuma das opções. O atuador elétrico ou mesmo o pneumático estão ligados ao cabo para fazer o acionamento.

Abraços

fabiano carraro
21/12/2011, 13:04
meu Deus se eu tivesse que instalar um trambolho destes no eixo eu ia preferir por uma alavanca no meio do capô pro zeca puxar ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

troço mais feio este Renato....

eu quero algo muito mais discreto que isto,um solenóide do tamanho de um auxiliar de partida pequeno deve dar conta do recado pois o pino nao precisa de tanta força assim pra ser movido,ele mexe com o puxar dos dedos,pois corre em uma pista de esferas ,a maior pressao vem das molas de retorno ,mas pra acionar é pouca força necessaria, acho que vai dar pra ficar instalado até atras da carcaça bem posicionado e escondido de pancadas.

sei lá vamos ver como vou lidar com isto em janeiro.

Renato Fraga
21/12/2011, 16:09
No Bloqueio OX, quem opta pelo acionamento pneumático pode usar assim:

http://eastcoastgearsupply.com/images/F47692.jpg

Mas acho que fica bem mais vulnerável !!!!!

fabiano carraro
22/12/2011, 12:59
é mas este sistema pelo menos é bem melhor resolvido

pois é,só que nestes bloqueios o "curso"do acionamento me parece ser maior do que no Macrotorque ,que é de +- 20mm...

entao acho que daria pra usar um solenóide bem menor tambem...

estive estudando uma maneira de usar o freio HD de uma bike que vi ontem,em conjunto com acionador hd que encontrei na ATI ,mas o problema que o conduite teria que fazer um "U"dentro da carcaça pra passar a empurrar o pino e vez de puxa-lo... sei lá acho que o antigo cabo do freio de mao da PAMPA seria melhor soluçao ainda.

fabiano carraro
22/12/2011, 13:01
E magnético ?

existem pequenos imãs bastante potentes hoje em dia que precisariam apenas chegar 2 fios neles...

Walter da Camper
22/12/2011, 22:56
Um solenóide nada mais é do que um eletroímã que aciona um êmbolo metálico. O eletroíma, por sua vez nada mais é do que uma bobina de fio de cobre.

Sandro_Marcos
14/12/2014, 22:33
Chegaram a uma solução elétrica?