Ver Versão Completa : Ranger 2009 limited 4x4 diesel não pega (não funciona)
leonardo_gaiola
08/12/2011, 21:29
Galera, boa noite.....
Tenho uma Ranger diesel limited 09/10, acabei de chegar de viajem (400km andando de 130km/h a 160km/h), guando eu cheguei em casa desliguei a camionete, entrei em casa fiquei 10 minutos e tive que sair, na hora que tentei funcionar o motor o mesmo não pega, insisti um pouco e nada, esperei uma hora e tentei novamente e nada. Tirei a mangueira do filtro de oleo diesel e liguei a chave, a bomba apresentou estar funcionando.
O que pode ser então????? camionete esta com 115.000 km rodados.
Imperador!
08/12/2011, 21:36
O motor de arranque tá virando direitinho?
O voltímetro do CB de bordo tá mostrando quantos volts na bateria na abertura da chave?
O carro está em alguma ladeira? Quanto de combustível tem?
O filtro de ar, qual a condição dele?
O carro tem bloqueador/rastreador/alarme?
leonardo_gaiola
08/12/2011, 21:42
O motor de arranque tá virando direitinho? Sim, esta virando sem problema
O voltímetro do CB de bordo tá mostrando quantos volts na bateria na abertura da chave? 13v
O carro está em alguma ladeira? Quanto de combustível tem? 1/2 tanque
O filtro de ar, qual a condição dele? troquei tem 6.000 km
O carro tem bloqueador/rastreador/alarme? tem alarme, não tem bloqueador e nem rastreador
pilotothiago
08/12/2011, 23:20
Uai leonardo muito estranho, ja tentou drenar o filtro de combustivel ???
O alarme que tem nela é o original ??? Uma vez aconteceu comigo algo parecido e era a bateria indo pros beleleu, tive que colocar uma nova e ficou zero...
leonardo_gaiola
08/12/2011, 23:24
sim, ja fiz a drenagem (mesmo o filtro de diesel sendo novo), o alarme é original, a bateria esta boa mas não é nova
pilotothiago
08/12/2011, 23:26
Se tiver outro carro em casa com a bateria funcionando normalmente, tente fazer o teste dando partida com outra bateria, talvez se resolva...
leonardo_gaiola
12/12/2011, 23:30
Galera, problema resolvido....
era apenas um fusivel queimado (na caixa de fusivel no compartimento do motor) trocou o fusivel e o motor esta tinindo....
parabenizo o mecanico que foi honesto, pois o que ele dissesse eu acreditaria, o mesmo trocou o fusivel e cobrou os miseros R$ 20,00
prova que tem pessoas honestas nesse nosso Brasil
JEFFCATUNDA
13/12/2011, 00:38
Até espanta né isso?
Mas não é isso não... a gente não divulga tanto o que fazem de bom para conosco... Tem ate estudos que falam que uma coisa ruim é repassada para 15 pessoas em média, e uma boa para apenas 4...
Na verdade costumamos só agradecer ao colega mas não nos preocupamos em divulgar... o que é diferente quando a coisa é ruim...
Fica a dica :)
Galera, problema resolvido....
era apenas um fusivel queimado (na caixa de fusivel no compartimento do motor) trocou o fusivel e o motor esta tinindo....
parabenizo o mecanico que foi honesto, pois o que ele dissesse eu acreditaria, o mesmo trocou o fusivel e cobrou os miseros R$ 20,00
prova que tem pessoas honestas nesse nosso Brasil
msilveira
21/01/2013, 20:53
Pessoal !
Aconteceu comigo no ultimo domingo 18/01/2013 quando pela manha joguei uma agua leve no motor para tirar uma areia que ficou da minha ultima viagem a praia.
Tomei o cuidado de nao molhar o modulo e os bicos.
A tarde fui a casa da minha mae sem problemas e quando fui funcionar para voltar para casa, nao pegou. O motor girava, ouvia-se um estalo tipo faisca de vela e nao pegava.
Tirei os cabos dos sensores para ver se nao estavam molhados e nada.
Depois de varias tentativas deixei a viatura la e voltei de carona para casa.
Pesquisando aqui vi a dica do fusivel 42 de 5 amperes do sensor de presença de agua e fui hoje conferir .....bingo. Troquei e funcionou na primeira.
Vim pra casa e quando desliguei tentei funcionar novamente e nao pegou. O fusivel tinha queimado novamente.
Retirei o filtro de combustivel para checar o sensor de presença de agua e na hora vi o chicote que conecta o sensor com a fiaçao descascada.
Conclui que deve ter sido provocada durante a troca do filtro.
Bom tentei comprar somente o sensor e o chicote mas nao encontrei. Entao comprei um kit que vem com um filtro diferente onde troca-se somente o refil.
Troquei e funcionou tudo de primeira e nao queimou mais o fusivel.
Quis dar a minha contribuição pois foi muito util a informação acima...
Daniel.Shimomoto
21/01/2013, 21:20
Galera, cuidado com esse fusivel.
Se tiver em curto, vai parar em uma cebolinha que corta o oleo junto da bomba de diesel (não sei precisar ao certo onde fica), só sei que fica proximo do filtro de diesel, e ai entra em curto e fica queimando fusivel.
Aconteceu isso comigo no meio do nada e quase pus fogo no carro para dar a partida (precisei colocar um clips segurando com um pedaço de borracha para não queimar meu dedo).
Atentem para isso para não serem pegos de surpresa. As vezes voce coloca o fusivel fica bom. Ai torna a queimar e voce coloca outro...e ai vai indo indo indo até você ficar cheio e desgostoso do carro (como eu fiquei).
Abraços!
Elton Garcia
14/10/2013, 15:00
Boa Tarde Amigos,
Sou novo no Fórum, porem acompanho o site já há um bom tempo, e admiro muito o nível das informações aqui postadas...
Após muitas pesquisas e muito ler aqui mesmo no site sobre pickups comprei minha primeira Diesel 4x4. Trata-se de um Ranger 3.0 2008 com 110 000 km originais, a qual foi comprada na concessionaria Ford Tempo de Indaiatuba há 2 meses. Tomei vários cuidados na hora escolhe-la, trata-se de uma camionete a qual eu sou 2 dono, o antigo aparentemente era uma pessoal bastante cuidadosa.
Na Semana passada após encher o tanque da mesma, num posto bem conhecido aqui da minha cidade, ela começou a ter que virar o motor alguns segundos para pegar, coisa que nunca tinha feito, fez isto umas 3 vezes e na ultima já fui para com ela na oficina.
Na oficina já foi feito os seguintes serviços:
Retirado os bico injetores limpados e testados; Todos normais em boas condições.
Retirada do tanque, limpeza do tanque, teste da bomba de Diesel e também limpeza na peneira que tava suja porém não muito, Bomba OK pressão ótima.
No Aparelho de injeção na primeira vez mostrou vários defeitos, apos apaga-los somente retornou problema no sensor de fases.
Quando o motor ta girando nota-se a cada 2 ou 3 segundos aproximadamente um pequeno estralo ali próximo a flauta.
Um dos mecânicos que está acompanhando este problema, acha que com certeza é a bomba do óleo de cárter que pode estar com problemas.
Eu conversei com várias pessoas sobre este problemas e me disseram várias coisas, alguns enfatizaram que deve ser algum problema na parte elétrica e ou até mesmo algum sensor de segurança que não libera o diesel nos bicos, ou até mesmo descodificação da chave.
Estou com este problemão e espero que aguem possa me ajudar com alguma informação sobre este problema.
Abraços.
robson010203
14/10/2013, 18:09
esse sensor de fase é fundamental para o funcionamento desse motor, é com base nas informações dele que o módulo define o ponto de injeção, ou seja se o sensor estiver com problemas o motor não funcionará, porém um problema no chicote desse sensor indicará problema no sensor mesmo ele não tendo problema, então primeiro deve ser eliminado a possibilidade de problemas no chicote, depois no sensor, por último verificaria a bomba de óleo (essa é mais cara e dá mais trabalho para verificar) resumindo, comece pelo mais fácil.
Elton Garcia
14/10/2013, 18:20
Obrigado pelas informações robson010203.
Concordo com você em começar pelo mais fácil, embora eu ja tenha mexido em bico e bomba do tanque etc ...
Amanhã o mecânico vai testar um sensor de fases novo nela.
Vou postando novidades do caso.
Grato,
so pra constar, uma vez cheguei em casa normal, quando fui ligar no outro dia nao dava partida... troquei a bomba do tanque troquei os fusiveis... desisti e levei na ford o defito foi que o sensor de colisao tinha desarmado ai nao mandava corrente pra bomba do tanque....
Elton Garcia
16/10/2013, 09:12
Bom Dia Amigos.
Hoje está chegando o novo sensor de fases que comprei na Mercuri Diesel em Limeira SP, como praticamente tudo já foi testado inclusive os chicotes, e acusa no Raster Sensor de fazes, estou bastante esperançoso de seja isto mesmo. Não quero nem pensar se não for ...
1 Semana a viatura parada gastando e eu sem trabalhar é dureza.
Abraços
Flaviolima_cpa
17/12/2023, 11:53
Bom dia meus irmãos!gostaria de compartilhar uma sina que estou tendo com minha nave! Tem mais ou menos 2 semanas que estava andando com minha ranger, do nda ouço um barulho, corrente de comando quebrou, pois bem, ginchei a caminhonete deixei na oficina e tal, troquei o kit da corrente de comando, retifique o cabeçote inteiro, troquei 1 (um) balancim do escape da valvula, tudo zero. Mecânico montou e tal, foi da a partida nada de pegar, desmontou tudo e conferiu, tudo normal, tentou d nvo, nda de pegar. Alguém tem alguma ideia do que pode está acontecendo?
Ps. Segundo o mecânico tá tudo no ponto