Conectar

Ver Versão Completa : adaptações Motor Opala 4cc e caixa de chevette 4 marchas

Le Reisdorfer
07/12/2011, 09:07
Olá galera, sou novo por aqui e novo entre os jipeiros também. Tenho um CJ5 com motor de opala 4 cc a caixa de marcha eh original do willys 3 marchas, bem como a tração e reduzida tbm. A duvida é a seguinte: Quero colocar uma caixa de marcha de chevette 4 marchas, por que me falaram que fica muito bom, mais leve, marcha mais longa, mais economico, etc... Logo quero saber se a caixa do chevette 4 marchas da certo no motor de opala ou se vou ter que adaptar outra capa seca do lugar. Se vou ter que adaptar outra, qual? como faço? Abraços

georgevalle
09/12/2011, 08:58
Não precisa de adaptação pois a capa seca dos opala depois de 82 (se não me engano) é a mesma que serve na caixa do chevete então não tem adaptação nenhuma é só montar, mas o melhor é você comprar a caixa ja pronta com capa seca e flange para a reduzida tudo certinho feito por quem ja fez muitas, vale a pena investir um pouco mais mas não se preocupar com quebra depois, existem varios fornecedores de peças que tem estas caixas prontas.

Alexandre Jeep Vermelho
11/12/2011, 20:03
Olá pessoal, também tenho dúvidas sobre a capa seca,
A capa seca do opala (moderno como falam) serve para a caixa do chevette 4M ou 5M? Fui em um ferro velho onde o cara disse que a capa seca do opala 5M não serviria na caixa do chevette 4M... e agora? outra dúvida, como identifico a capa seca moderna? algum macete?
já busquei bastante no forum mas não encontrei nada muito conclusivo... rsss
Obrigado

Le Reisdorfer
12/12/2011, 09:20
Fala Georgevalle...obrigado pela resposta ai!
Alexandre, eu andei me informando por ai e realmente, todos me falam que a capa seca do opala moderno da certo no cambio do chevette 4m... mas vi que de acordo com sua resposta a contradição quanto a isso. Logo, deve te algum "macete" pra ver qual capa seca eh de opala moderno, deve se as furações, mas nao vou afirmar porq nao tenho certeza. Será que alguem podemos ter mais uma opiniao para esclarecer essa duvida?!?!

Dic3
12/12/2011, 10:55
Cambio do chevette seja 4 marchas seja 5 marchas vai dar certo na capa seca do opala moderno.

Unico cambio de chevette que nao sera compativel com a capa seca do opala moderno é o chamado cambio alemao que veio nos primeiros chevettes tubarao.

joao jose galvao
12/12/2011, 19:41
Olá pessoal, também tenho dúvidas sobre a capa seca,
A capa seca do opala (moderno como falam) serve para a caixa do chevette 4M ou 5M? Fui em um ferro velho onde o cara disse que a capa seca do opala 5M não serviria na caixa do chevette 4M... e agora? outra dúvida, como identifico a capa seca moderna? algum macete?
já busquei bastante no forum mas não encontrei nada muito conclusivo... rsss
Obrigado
Coloca logo a cinco marchas que e mais moderna coloquei no meu cj5 to gostando de mais com o kit da adap-brasil.

Le Reisdorfer
12/12/2011, 19:52
Coloca logo a cinco marchas que e mais moderna coloquei no meu cj5 to gostando de mais com o kit da adap-brasil.

Mas a caixa de 5m nao eh mais fraca que a de 4??? nao quebra mais facil?

joao jose galvao
12/12/2011, 20:08
Mas a caixa de 5m nao eh mais fraca que a de 4??? nao quebra mais facil?
so se voce quebrar a 5º porque dentro do corpo principal da caixa e igual a 4m so tem difereca no escalonamento.

Alexandre Jeep Vermelho
13/12/2011, 13:11
so se voce quebrar a 5º porque dentro do corpo principal da caixa e igual a 4m so tem difereca no escalonamento.

Salve João, é isso mesmo, só se quebrar a quinta rsss. Mas se não me engano as 4 primeiras marchas são idênticas na relação, então não vejo necessidade de 5 m para andar no máximo a 80 km/h a 3000 RPM com meus pneus e relação do diferencial atual rsss. Além disso a caixa 4M já achei várias a R$ 100, já a de 5M todas mais do que R$ 250,00... então não achei que vale a pena.
Abraço

marcos paulo figueiredo
24/08/2013, 12:12
tenho um jeep com motor opala 4cc com caixa do chevete 5m, porem queria colocar ele 4x4 o que eu tenho que fazer?

Robertux
02/09/2013, 11:41
tenho um jeep com motor opala 4cc com caixa do chevete 5m, porem queria colocar ele 4x4 o que eu tenho que fazer?
Depende de como está seu Jeep. Se for um Jeepala fica difícil.
Jeepalas são adaptações feitas em Jeeps para andar somente no asfalto, muito comuns na década de 70, o pessoal trocava toda a parte mecânica do Jeep pela do Opala, retiravam o eixo dianteiro com suspensão e tudo e punham as bandejas do Opala.
Retiravam motor e câmbio e punham do Opala. Retiravam o eixo traseiro e punham do Opala. Se estiver assim, esqueça, você terá que comprar os dois eixos do Jeep, a suspensão dianteira, a caixa de tração os cardans, etc.
Agora, se tiver com os eixos originais, o motor de Opala e a caixa do Chevette, fica mais fácil. Se tiver a caixa de tração ok, senão vc precisará comprar uma, comprar uma flange para o acoplamento dela no câmbio do Chevette, os cardans e ligar tudo.

Ralphy
18/11/2014, 21:34
Boa noite , tenho um Willys CJ3 Com motor de opala e quero colocar o cambio do chevette 5m, oque vou precisar fazer pra trocar o cambio original pelo do hcevete e manter funcionando a reduzida e a tração 4x4?

georgevalle
19/11/2014, 07:38
Capa seca do opala (tem a venda aqui nos classificados e no ML), kit de adaptação caixa para reduzida, é possível fazer (veja o jeep do vavarusso), mas existem kit's prontos, vai depender do bolso.

Fazeoque
10/12/2014, 09:18
ola, bom dia a todos

Eu tenho um jeep com motor de opala 4 cilindros, gostaria de colocar a caixa do chevette (hoje uso o 4 marchas original do jeep)
Minha duvida é a seguinte, preciso mexer nos cardans?? teria como usar a caixa do chevy com o flange deeptec e colocando o motor pra frente para nao mexer nos cardans??

Usei a pesquisa e Li o topico inteiro sobre cambio de chevette no jeep e nao tem ninguem falando sobre os cardans (usando motor de opala).

Achei um cambio de chevette jr, por ele ser mais curto que o do 1.6, vale a pena colocar ele com o motor de opala??

Obrigado
Marcelo

Dic3
10/12/2014, 10:33
Pra nao mexer nos cardas o motor do opala vai precisar ficar uns 20 a 30cm pra fora da grade kkkk

Sem mexer nos cardas amigo impossivel. No meu caso o carda traseiro ficou com uns 20cm de tubo e o dianteiro vai ter quase 1 metro

Paulo Leit
11/12/2014, 21:09
Olá amigos,

Tem que colocar um furo da travessa para trás ,segue algumas fotos.

Até mais..486715486716486717

Juninho Flora
20/05/2017, 15:07
precisa alongar o eixo piloto ? motor de opala 4cc com caixa de chevete 4 marchas !

THIAGO ALBUQUERQUE
18/06/2017, 08:14
precisa alongar o eixo piloto ? motor de opala 4cc com caixa de chevete 4 marchas !

Eu comprei um jeep Willys e ele já veio com caixa de Chevette 5 marchas e motor de opala 4cc. Tração funcionando perfeitamente. O que me chamou atenção foi o radiador pois colocaram o da opala. Comprei um do jeep mesmo e resolvi colocar para que o carro refrigerasse melhor. No entanto o radiador não coube na grade frontal. Fica pegando na hélice do motor. Minha pergunta é esse conjunto e realmente bem maior que o original ou foi erro na adaptação, vejo que a transmissão traseira está muito pequena e a dianteira bem longa.

Dic3
19/06/2017, 08:54
Se o radiador de opala funciona bem no opala porque nao funcionaria num jeep com motor de opala?
Se for bem instalado com a tampa controlando a pressao satisfatoriamente ele funciona muito bem. Se poder colocar uma ventiunha eletrica melhor ainda. Uso original de opala nos meus dois Jeeps e funcionam perfeitamente.

Andreluizsa
26/06/2017, 08:30
Bom dia, sou novo no forum, o motor de opala ainda é viavel? encontra peças?

THIAGO ALBUQUERQUE
26/06/2017, 21:17
Se o radiador de opala funciona bem no opala porque nao funcionaria num jeep com motor de opala?
Se for bem instalado com a tampa controlando a pressao satisfatoriamente ele funciona muito bem. Se poder colocar uma ventiunha eletrica melhor ainda. Uso original de opala nos meus dois Jeeps e funcionam perfeitamente.

Amigo, você tem como postar umas fotos de como ficou essa adaptação no seu jeep? Em alguns momentos quando eu usei o jeep em condições extremas ele colocou água pra fora do radiador. Achei que seria o radiador pequeno para o sistema.

Dic3
26/06/2017, 21:50
Tem aqui mesmo no forum no topico sobre o fake gpw