Ver Versão Completa : Por favor me ajudem!!! Agora eu preocupei!!!
Gusgomes
06/12/2011, 21:24
Rescentemente adquiri um Vitara 5 portas 97. JLX 1.6 16v
Estou a duas semanas com o carro, fazendo alguns testes e conhecendo o mesmo.
Agora a pouco, no asfalto, engatei o 4x4 (normal) e virei um pouco o volante, ao acelerar, o carro estalou forte umas 3 vezes. Tipo umas pancadas.
Logo em seguida, na terra, engatei novamente o 4x4(normal) virei o volante e subi um morrinho e nada estalou...
Isto é normal no vitara? Ou pode ser algum problema?
Gusgomes, o 4x4 do vitara não pode ser acionado em terrenos duros!! no painel central perto do freio de mão se não me engano há uma etiqueta falando sobre essas coisas, verifique!
não sou muito entendido mas pelo que eu saiba, o motivo dele não poder ser engatado no asfalto é porque não há um diferencial central para compensar a diferença de rotação do eixo dianteiro com o eixo traseiro!
Agora a pouco, no asfalto, engatei o 4x4 (normal) e virei um pouco o volante, ao acelerar, o carro estalou forte umas 3 vezes. Tipo umas pancadas.
Logo em seguida, na terra, engatei novamente o 4x4(normal) virei o volante e subi um morrinho e nada estalou...
:shock:
suicida?
deve ser trolagem.
bom começar estudando a função do diferencial, vai ajudar a entender 4x4... .:concordo:
Around the Corner - YouTube (http://youtu.be/Em1zQToa_a8)
Eduardo Alemão
06/12/2011, 23:17
Sem diferencial central: 4x4 só na terra ou em pisos escorregadios...
R.Becker
06/12/2011, 23:26
deve ter pulado a corrente da caixa....por isso dos estralos..
mauricioalan32
07/12/2011, 07:41
Tanto trabalho para chegar no dito "diferencial" e nós, psicopatas bloqueando as viaturas... rsssss
Abss
:shock:
suicida?
deve ser trolagem.
bom começar estudando a função do diferencial, vai ajudar a entender 4x4... .:concordo:
Around the Corner - YouTube (http://youtu.be/Em1zQToa_a8)
Giovanni Morano
07/12/2011, 09:25
Mas gostaria de saber o porque que estrala, o 4x4 do Vitara, quando esta em terra firme!
Sempre soube que não podia... mas nunca sobe o pq...
E as tracker podem andar?
rafaelgx
07/12/2011, 09:41
Está aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/9403-diferencial-central-x-bloqueio-de-diferencial.html
Mas gostaria de saber o porque que estrala, o 4x4 do Vitara, quando esta em terra firme!
Sempre soube que não podia... mas nunca sobe o pq...
E as tracker podem andar?
rafaelgx
07/12/2011, 09:42
As Tracker não podem....
telmopinheiro
08/12/2011, 13:20
Tracker não podem? Eu tenho uma GV 2001 automática e volta e meia uso o 4x4 na estrada ou na cidade. Primeiro em casos de chuva e segundo para girar um pouco o óleo dentro do diferencial de vez em quando já que meu uso é quase estritamente urbano.
Nunca tive qualquer problema.
os diferenciais foram feitos pra quando uma roda travar a outra compensar, se vc não der pau, forçar uma patinagem e nem andar em velocidade mais elevada, não tem problema nenhum em ligar o 4x4 em piso aderente!, se esta estalando pode ser sinal de diferencial bloqueado ou quebrado! Em condições amenas de uso, tipo ligar para pequeno teste, ele não deveria estalar!!!!!!
superapple
08/12/2011, 13:36
... não tem problema nenhum em ligar o 4x4 em piso aderente!...
Sem o diferencial central, pequenas diferenças no diâmetro nas rodas (+pneus) da frente, para as de trás já podem forçar as engrenagens. Este pequena diferença pode ser minima mesmo, causada por um desgaste desigual dos pneus. Com isto, por exemplo, enquanto as rodas da frente derem uma volta, as de trás rodam 1,01 voltas. Agora faz a conta para 1000 voltas...
O diferencial central compensa isto.
Abraço,
Mário
JEFFCATUNDA
08/12/2011, 13:45
Colega, eu também passei por isso assim que cmprei o meu primeiro 4x4. ninguém nasce sabendo de tudo e eu ou você não somos excessão...
Os colegas já explicaram o porque, e cmo a viatura "estalou" seria bom que você revisasse a transmissão do mesmo.
Grande abraço e boa sorte!
JEFFCATUNDA
R.Becker
08/12/2011, 13:45
a eterna discussão do 4x4 part-time e com diferencial central....tudo pq não se lê manual...
4x4 part-time n se usa em pista aderente ( mesmo em pista molhada ja faz bastante esforço na caixa)
mauricio_silva
09/12/2011, 11:20
Olá!
Como já foi respondido anteriormente pelos colegas do fórum, é bem provável que haja algum problema com a transmissão do seu Vitara. Como já foi dito, o Vitara é um 4x4 part time. Assim, o acionamento da tração 4x4 somente deve ser feito em locais de pouca aderência (ou seja, onde você vai ter "problemas" com a tração 4x2). Mas não é para ser assim tão sensível. Você pode andar com o 4x4 acionado em terrenos secos por pouco tempo, ou em estradas de asfalto molhadas durante chuva, desde que você não tenha de fazer muitas curvas. Este tipo de uso não deve gerar nenhum tipo de dano a seu carro. É claro, isso se o seu sistema de tração não tiver outros problemas. Verifique o acoplamento do câmbio com a caixa de transferência. Pode ser que haja algum defeito ali.
Abraços.
Maurício (Che)
Sem querer te assustar mais... acho que o carro pode ficar "preso", pneu trepidar, mas estralar não!! Aconteceu comigo com uma Xterra, deu um estralo uma vez, uns 20 kl depois deu outro, desliguei a tração e segui viagem, (estava em estrada de terra firme), no outro dia acionei a tração novamente e o diferencial foi pro saco. 9 mil de prejuizo, o veredito foi de falta de lubrificação!!! ou seja, culpa minha.
telmopinheiro
09/12/2011, 16:17
Povo, fiquei em dúvida e fui perguntar; eu estava errado, realmente manobrar ou fazer curvas fechadas com o 4x4 acionado gera problemas na transmissão. Lembrei que no Troller eu nunca tive problema pois usava o 4x4 somente em retas ou com muita chuva na estrada (tb nas retas) por isso nunca tive problemas. Na minha GV eu tb estava fazendo a mesma coisa, tomarei mais cuidado de agora em diante.
telmopinheiro
09/12/2011, 16:22
E só para completar: informação de um cara do Suzuki-Net que é mecânico de Suzuki e saca muito. Segundo ele 99% de chance de a corrente da tcase estar com folga e pulando, daí vem o estalo.
Abs
mauricio_silva
09/12/2011, 17:14
Olá.
Eu também "apostaria minhas fichas" nesta condição. Acho que é o mais provável.
[].
E só para completar: informação de um cara do Suzuki-Net que é mecânico de Suzuki e saca muito. Segundo ele 99% de chance de a corrente da tcase estar com folga e pulando, daí vem o estalo.
Abs
Olá.
Eu também "apostaria minhas fichas" nesta condição. Acho que é o mais provável.
[].
E uma situação dessa, qual a ação? existe uma regulagem da corrente?
Gusgomes
10/12/2011, 10:48
Ontem deixei a viatura para uma revisao em uma mecanica especializada.
O mecanico me disse que realmente nao podemos engatar o 4x4 do vitara em pisos aderentes e duros.
Muito menos fazer curva pois forca todo o sistema, por este motivo os estalos.
Mas vamos ver o que ele me fala apos revisar o carango. Se tiver com qualquer irregularidade, posto aqui.
Obrigado
Nao e bem assim, ja usei meu 4x4 em asfalto diversas vezes(chuva) e nao estalou nada mesmo devagar manobrando, esfrega mais sim e aumenta o desgaste de pneus mas esta coisa de nao poder usar e mito. Nao tem como comentar um estalo em um carro por explicacao. Alguem sabe se ele tem bloqueio? O "tamanho" do estalo? Uso o bloqueio traseiro 100% lockright e as vzes ele trava um pouco e ai sim da um puto de um estalo, ou simplesmente catraqueia.
Vai saber o que ja fizeram com o pobre do coitado? Folgas tricas etc...
Leva em um mecanico bom e tecnico, verifica se ele realmente sabe analizar o carro e o problema. Na duvida mete o pe que o ponto fraco quebra ai tu acha a caca.
Olá,
Antes de comprar minha viatura eu andei em várias em SP pesquisando, umas 15 pelo menos.
Fiz pra conhecer o carro e não pelo valor. de 07 a 09 surradas e "de mulher".
Lá pela quinta viatura conheci um figura que disse ser morte na certa do diferencial se se acinar 0 4x4 no asfalto. A primeira não reduzida em linha reta até 80km/h, como diz o manual "É permitido". Mas claro que foi justamente nessa viatura que engatei o 4x4 propoziltamente, já que intencionava comprar o carro.
Dito e feito, saindo em primeira, no asfalto, em linha reta o carro fazia uns Tec Tecs muito estranhos, parecia dente de engrenagem pulando.
Conclui que esse 4x4 já tava "judiado" demais... depois disso TODAS a primeir coisa q testei foi o 4x4! Uma outra era bem complicado engatar o 4x4.. funcionava qdo queria.. as demais se portaram normalmente, fiz curvas fechadas devagarinho no aslfato e tudo OK!
Resumindo: se faz algum barulho mais alto, estala, dá um soquinho, com certeza tem algo errado, pq as viaturas mais filés, novas tudo funcionava perfeitamente!
[ ]s
Olá,
Antes de comprar minha viatura eu andei em várias em SP pesquisando, umas 15 pelo menos.
Fiz pra conhecer o carro e não pelo valor. de 07 a 09 surradas e "de mulher".
Lá pela quinta viatura conheci um figura que disse ser morte na certa do diferencial se se acinar 0 4x4 no asfalto. A primeira não reduzida em linha reta até 80km/h, como diz o manual "É permitido". Mas claro que foi justamente nessa viatura que engatei o 4x4 propoziltamente, já que intencionava comprar o carro.
Dito e feito, saindo em primeira, no asfalto, em linha reta o carro fazia uns Tec Tecs muito estranhos, parecia dente de engrenagem pulando.
Conclui que esse 4x4 já tava "judiado" demais... depois disso TODAS a primeir coisa q testei foi o 4x4! Uma outra era bem complicado engatar o 4x4.. funcionava qdo queria.. as demais se portaram normalmente, fiz curvas fechadas devagarinho no aslfato e tudo OK!
Resumindo: se faz algum barulho mais alto, estala, dá um soquinho, com certeza tem algo errado, pq as viaturas mais filés, novas tudo funcionava perfeitamente!
[ ]s
:putz:
4x4 engatado fazendo curva fechada, até um 4x4 novo pode torcer/estralar/quebrar...
Sim, mas não fiquei 30 minutos andando com o carro nessa situação. Era uma curva fechada em baixíssima velocidade.
Como disse só um estalou feio, os outros, sempre devagar e menos de 5 segundos não fizeram barulho.. entendeu?
[ ]s