Ver Versão Completa : Bf 161 Grilando quando perde giro na subida.
Fala ai pessoal... tudo nos contentos??
Venho novamente ao fórum para contar com a ajuda dos parceiros. Procurei algum tópico com o assunto mas não encontrei, caso exista algum, favor me indicar.
O problema do BF e o seguinte.... quando em uma subida onde o jeep perde um pouco do giro... o motor começa a grilar (Não rajar) tipo se o bf tivesse com o ponto muito adiantado.... conferi o ponto, abertura do platinado, folga dos eletrodos das vela, etc e ainda grila.
regulagem atual:
ponto - 7º antes do PMS (ja tentei com 5º e o problema continua)
abertura do platinado - 0,020" (sistema WAPSA)
folga dos eletrodos das velas - 0,030"
a algum tempo troquei velas, cabos, tampa, rotor, platinado e condensador!
Alguém sugere alguma coisa??
pescador não esta puxando oleo ou bomba foi pro saco??
motor fora do ponto? (ja foi conferido)
mistura de ar/comb pouco rica?
gasolina batizada?
avanço do distribuidor ruim?
agradeço as opiniões de todos....
abraço!
Rafaminc
06/12/2011, 16:43
Tenta puxar um pouco o afogador para ver se o problema diminui. Se não tiver mais afogador, estrangula um pouco a mangueira do ar para ver o resultado.
chinelao4x4
06/12/2011, 21:18
pode ser oleo vencido, bomba ou combustivel sim, no pior dos casos, esta "batendo saia" uma folga entre pistão e biela,
um teste bem legal que aprendi com um veinhu mesmo... um pedaço de cabo de vassoura ou algo assim, vc liga o motor , poe o cabo no bloco, e poe o ouvido, vc escuta o funcionamento por dentro !!! muito louco mesmo... tente ir mudando o local do cabo e escutando
Robertux
06/12/2011, 23:20
Motor grilando, normalmente é ponto adiantado, ou platinado aberto, ou gasolina ruim ou avanço com problema ou a mistura de alguns desses ou de todos. Se vc já checou o ponto do distribuidor e a abertura do platinado, tente verificar a mistura, se não resolver veja o avanço, ou troque o fornecedor de combustível. Problema de motor cansado acho difícil.
Com relação ao ponto do distribuidor, como esse motor é muito velho, pode ser que tenha problema na marcação, tipo polia não original com marcação errada, distribuidor adaptado (principalmente se for ignição eletrônica), a chapinha que indica o ponto torta, etc, então acho que o ideal seria ir mexendo no ponto até ver se resolve o problema, independentemente de grau.
Bom dia prezados ! pode ser motor carbonizado, com isso a taxa de compressão aumenta e pode provocar o "grilar", tente atrasar mais o ponto . . . um abraço !
Bom dia...
Acabo de "Testar" o avanço do distribuidor puxando e soprando ar pelo cano ligado ao carbura.... e a mesa do distribuidor se movimenta normalmente....
a gasolina vou trocar pra fazer um teste.... mas creio não ser, pois so abasteço em posto de bandeira... se é que bandeira diz alguma coisa hj em dia... "BR" mas minhas outras viaturas não tem problemas com a gasosa
vou tentar atrasar mais ainda o ponto... vamos ver no q vai dar!!
Fala ai Jacimar.... to achando msm que vou ter q levar o carbura no mestre Wanderlei ai em Ipatinga.... to suspeitando que pode ser a mistura ar/comb do danado.... andei dando uma futucada no bura... to desconfiado tbm de falsa entrada de ar....
obrigado pelas opiniões... caso alguém tenha mais dicas.... !!!!
abraço!
Galera..... quase cai duro quando fui procurar um avanço a vácuo novo para a viatura.... alem de não encontrar com facilidade.... os encontrados todos são recondicionados (R$ 90,00) e em uma loja q tem grande estoque de época aqui na minha cidade o senhor me pediu R$ 200,00... e isso ai msm????
alguém sabe onde encontrar este avanço com preço mais camarada q não seja recondicionado???
alguém tem alguma referencia quanto a este empresa??
Indstria e Comrcio de Auto Peas Perftubo Ltda EPP (http://www.perftubo.com.br/avanco/ficha_pecas/770.html)
so la encontrei novo.... ainda não sei preço e nem se vendem direto ao consumidor.
tava querendo comprar um novo pra eliminar a hipótese de ser o avanço.... mas por este preço!!!! COMPLICA!!!!!
Abraço....
ainda tentando resolver os malditos grilados!!!
Encaminhei um email para a PERFTUBO....
Sr. Matheus
Temos essa peça o preço é de R$.187,00 + R$.34,60 Sedex ou Pac R$.10,80 (sete dias uteis) caso queira favor efetuar depósito no Banco Itau Ag 0136 C/C 50600-3 em nome de Eliane L.O.Sartini
fico no aguardo
grata
Eliane
Meio salgado!!!!
Claudio Almeida Machado
07/12/2011, 22:12
Fala senhores,
O meu BF estava com o mesmo problema, mas o ponto estava muito adiantado estava dando aquecimento tbm, atrasei e fficou bom teve um dia que deu um barulho mas foi bem pouco, numa subida fudida acelerei todo com giro nas alturas deu uma batitinha mas depois parou...o meu ta uns 10 graus, vou tentar voltar ele um pouco...
Esse motor me cansa..rsrs
Caro Bercan!
Vou tentar ajudar.
Se testou o avanço, pode deixar quieto.
O teste é simples, coloque uma mangueira nele e puxe, com a boca (faça vácuo) e segure, pode ser com a ponte da lingua na mangueirinha, se ficar presa, ótimo!
Mais o distribuidor não tem só o avanaço que se move, tem o atraso para altos giros, e acho que o do seu distribuidor está travado.
Minha opinião, coloque o motor no ponto, e retire o distribuidor e, desmonte-o!
Ele tem um sistema centrífugo que atrasa o ponto de ignição em altos giros,para evitar a pré ignição (grilo).
O eixo que vem do motor, não é o mesmo que vai para o rotor.
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina41.jpg
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina42.jpg
Fonte: Manual do Mecnico Willys Jeep Rural Aero (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm)
Lembrando que o motor BF tem uma engraixadeira no distribuidor, sabiam?
Boa leitura
Bit Notícias » Blog Archive » [Automóveis] Distribuidor | Bit Notícias (http://bitnoticias.com/automoveis/automoveis-distribuidor-bit-noticias/)
Agradeço aos amigos pelas opiniões e informações prestadas...
hj consegui um distribuidor completo emprestado com um amigo q tem um BF parado em casa.... no fds vou montar e ver se o problema e com o meu, se o problema for resolvido vou desmontar o distribuidor da minha viatura e dar uma geral nele.....
depois posto o resultado!!!
Abraço!
eliasFerreira
08/12/2011, 09:15
Boa leitura
Bit Notícias » Blog Archive » [Automóveis] Distribuidor | Bit Notícias (http://bitnoticias.com/automoveis/automoveis-distribuidor-bit-noticias/)
Excelente artigo Kim.
Agora entendi como funciona.
Bom dia,
Este fds resolvi desmontar o distribuidor da viatura para ver se descobria a fonte do problema... Tomei um susto quando retirei a mesa e vi o tanto de terra e graxa que existia dentro do distribuidor.... creio que o avanço centrifugo não estava funcionando muito bem... estava bastante travado pela sujeira... vou postar umas fotos para receber as opiniões dos parceiros...
ainda não montei o distribuidor pois queria esclarecer uma duvida com vc's.... com o avanço a vácuo fora do distribuidor eu repeti o teste de sucção tentando formar vácuo... o mesmo se movimentou conforme o esperado, mas quando eu sugava e tampava a mangueira com a linguá percebia que aos poucos o braço do avanço voltava para a posição normal.... É assim mesmo ou o diafragma ta furado????
Se estiver furado, hj mesmo vou em um ferro velho pra ver se encontro um avanço q preste... pois pagar 180,00 em um novo ta osso.... com mais um pouco da pra colocar ignição eletrônica!!! Tbm vou ter que arrumar um distribuidor doador, pois os parafusos do meu foram estuprados ao longo do tempo e tbm ta faltando a travinha que prende o braço do avanço...
Haa pergunto aos mais experientes.... marquei uma foto com um circulo vermelho e uma seta.... o que seria aquilo... uma especie de graxeta?????
e na montagem do distribuidor??? so um pouco de óleo de motor???? ou o que é mais indicado para montagem??
desculpem-me o longo texto!!!
Agradeço as opiniões...
Caro Bercan!
Excelente trabalho!
Sobre a foto que marcou, ali é uma engraxadera, a mesma usada em tornos hoje em dia, algo não muito comum, na verdade não aplica graxa, sim óleo!
Para montar, usa óleo 90, fica excelente.
No mecanismo do centrífugo, nas peças móveis, coloque graxa.
Observe, se no eixo superior ao centrífugo mecânico, onde encaixa o rotor, há uma "tampinha" de feltro, se não, providencie uma.
E sempre, no mínimo a cada 6 meses, coloque algumas gotas de óleo, para lubrificar o eixo.
Sobre o avanço a vácuo, ele não está bom, o correto, seria providenciar um novo, pois quando produz vácuo no sistema, este deve permanecer.
Parabéns pelo serviço!
Preste a atenção no momento de montar, pois o encaixe é heliocêntrico, e tem que deixar levemente desalinhado, para quando encaixar, a engrenagem girar para o ponto de encaixe certo.
Abraços.
Kim.
Valew Kim... Este feltro pode ser um pedacinho de espuma??? o meu não tem.... Vou ter que providenciar!!!
Abraço!
Pessoal, venho hj relatar o que aconteceu.... comprei um avanço melhor q o meu num ferro velho e montei o distribuidor este fds, deu para perceber uma mudança de funcionamento tremenda.... e os grilados sumiram (vamos ver na próxima trilha) e o jeep esta pegando no estalo.
regulei o ponto em 5º APMS e fechei um pouco o platinado de 0,020 passei para 0,017.
ate o momento so alegria.....
abraço!!
JOSE ALFREDO
04/01/2012, 12:21
Galera meu BF 161 tem uma lenta show de bola, mas falha quando piso mais forte um pouco, coloquei uma ignição nele, ja tentei mudar a caixa de ignição para uma Bosch, mas mesmo adiantando o motor nao fica legal. O mecanico me pediu para procurar uma caixa com esse codigo: 9220087004 alguém pode me dar uma ajuda sobre isso?
Galera meu BF 161 tem uma lenta show de bola, mas falha quando piso mais forte um pouco, coloquei uma ignição nele, ja tentei mudar a caixa de ignição para uma Bosch, mas mesmo adiantando o motor nao fica legal. O mecanico me pediu para procurar uma caixa com esse codigo: 9220087004 alguém pode me dar uma ajuda sobre isso?
Boa tarde prezado ! tem certeza que o problema é ignição ? pode ser carburador !
Boa tarde prezado ! tem certeza que o problema é ignição ? pode ser carburador !
concordo plenamente.... pode ser carburador.... vale a pena dar uma olhada no bicho todo, uma geral... pode ser o injetor da rápida q esta ressecado... existem uns q so dão dor de cabeça. tbm pode ser o giclê q esta pequeno d+++, o original é 25 ("125") mas antes a gasola era pura... hj e complicado andar com esta numeração de giclê.... pode apostar em um 28 ("140") ou 29 ("145") .... ja tive uma F75 q só aceitava o 31 ("155").
abraço!
Alemao4x4
04/01/2012, 14:05
Caro Bercan!
Vou tentar ajudar.
Se testou o avanço, pode deixar quieto.
O teste é simples, coloque uma mangueira nele e puxe, com a boca (faça vácuo) e segure, pode ser com a ponte da lingua na mangueirinha, se ficar presa, ótimo!
Mais o distribuidor não tem só o avanaço que se move, tem o atraso para altos giros, e acho que o do seu distribuidor está travado.
Minha opinião, coloque o motor no ponto, e retire o distribuidor e, desmonte-o!
Ele tem um sistema centrífugo que atrasa o ponto de ignição em altos giros,para evitar a pré ignição (grilo).
O eixo que vem do motor, não é o mesmo que vai para o rotor.
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina41.jpg
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina42.jpg
Fonte: Manual do Mecnico Willys Jeep Rural Aero (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm)
Lembrando que o motor BF tem uma engraixadeira no distribuidor, sabiam?
só corrigindo um detalhe, o "avanço centrifugo" não atrasa o motor em alta mas adianta mais ainda.
regulei o ponto em 5º APMS e fechei um pouco o platinado de 0,020 passei para 0,017.
Fala ai pessoal!!!
seguinte... estava reparando meu jeep neste fds quando a dona encrenca saiu com ele e vi que ele ta soutando uma fumaça preta na descarga.... sei que isso e excesso de gasola...
mas o problema e que meu bf so para de grilar se ficar com o ponto em 5º APMS, se eu colocar em 7º a fumaça quase acaba.... mas ele volta a grilar......
dei uma geral no bura.... os giclês estão assim: 14 lenta e 29 o da cuba... e ainda estou utilizando desborbulhador...
ai vem minha duvida... o que fazer para resolver este problema... diminuir o giclê??? talvez um 27???
ou haveria outra forma de resolver isso.... tenho receio de passar para o 27 e a viatura ficar fraca....
valeu ...... abraço!!!
Caro Bercan!
Segundo essa matéria Uso de lcool combustvel em motores Willys BF-161 6 cilindros Rural gasolina especificaes consumo economia (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm) que é encontrada aqui Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford (http://ruralwillys.tripod.com/) a especificação do giclê é 25.
Está usando um giclê muito alto, que ocasiona mesmo a fumaça preta, que é devido ao excesso de combustível.
Mude para um 27 e regule o parafuso do ar, que ficará bom!
Abraços.
Kim.
Está usando um giclê muito alto, que ocasiona mesmo a fumaça preta, que é devido ao excesso de combustível.
Mude para um 27 e regule o parafuso do ar, que ficará bom!
Kim.
fala ai Kim.... não sei agora, depois de carburador limpo e regulado e distribuidor desmontado e revisado se o bf vai aceitar so o 27... pois antes ele falhava muito quando necessitava subir o giro rapidamente...
valeu pela dica.... vou tentar.... qualquer coisa posto o resultado!!!
abraço!!!
Depois de um certo tempo rodando com a viatura "sem problemas" ... ponto 5º AMPS e giclê 29
O BFÃO começou a falhar.... Falhar muito quando acelerava!!!!
Futuca daqui.... regula dali e NADAAA... por fim so faltavam as velas.....
Eram as benditas... estavam carbonizadas.... mas estavam sequinhas.... minha viatura não baixa óleo...
Agora pergunto!!!!! o que pode estar ocasionando este problema???
- Mistura muito rica.... mudar regulagem ou tentar diminuir o giclê????
- Tentar mudar o ponto???? tipo 7º AMPS???? ai ele volta a grilar!!!!!
- trocar as velas??? possuem menos de 3000 km rodados!!!!
obs: a um tempo atras estava dando uma fumaça preta, mas foi resolvido com a regulagem da mistura... este problema com as velas pode ter sido ocasionado por isso???
segue fotos...
limpei as velas com querosene, dei uma lixadinha e regulei abertura dos eletrodos..... e pronto ... viatura voltou a contar os canecos outra vez...
abraço!!
Isso está parecendo má qualidade do combustível.
Kim, já troquei de posto 5x....... agora estou abastecendo em um BR... sei que bandeira não fala muita coisa..... mas!!!!
vou rodar um tempo e ver se continua....
não sabia que gasolina batizada fazia isso não.... obrigado pela dica...
abraço!!
Se fosse um veículo com injeção eletrônica, seria quase imperceptível o problema.
Mais sendo um carro carburado, o efeito é imediato.
teria como colocar um giclê 28?
A mistura está demasiadamente rica, regule o ar, com 2,5 voltas, aperte o parafuso de fenda que tem uma mola, e solte 2,5 voltas, seria assim a regulagem.
Deixe de 5,5 a 6 adiantado.
Fabiano Willys CJ5 1959
17/04/2012, 22:33
ALL !! Se me permitem alguns comentários.
O giclê original desse carburador é o 25, o que vc está usando é demasiado grande para um difusor 27, vai dar mistura rica e pior, vai contaminar rapidamente e pode chegar a diluir o oleo do motor.
Tente entre o gicle 26 e 28 ao max.
Este motor não tem compressão suficiente pra grilar. Isso pode denunciar realmente problema de combustivel, cuidado.
Sem trocar o gicle, irão carbonizar novamente, so questão de tempo.
Sugestões:
- Se quiser ficar com o giclê 30, use um difusor 30 também.
- Qual o sistema de ignição que vc usa ? Uma bobina mais potente pode ajudar na queima do combustível;
- Verifique o estado do injetor da rápida. Muitas vezes esta travado ou muito gasto. Se for novo, verifique se não está travando o couro na parede quando molhado por gasolina. Se estiver, faça um ajuste fino.
- Calce a haste que vai sob a mola, com uma arruela de aprox. 1mm ( coloque a arruela entre a haste e a presilha elastica ), isto vai fazer o jato ficar mais forte. Caso melhore mas ainda falhe, va aumentando esta folga.
- Verifique se há vazamento no tampão (original tipo um rebite pop) que dá condição ao esquicho da rápida. Pode estar perdendo pressão por ali.
- No mais, verifique empena de tampa e pé do carburador.
Acho que é isso !!
Se fosse um veículo com injeção eletrônica, seria quase imperceptível o problema.
Mais sendo um carro carburado, o efeito é imediato.
teria como colocar um giclê 28?
A mistura está demasiadamente rica, regule o ar, com 2,5 voltas, aperte o parafuso de fenda que tem uma mola, e solte 2,5 voltas, seria assim a regulagem.
Deixe de 5,5 a 6 adiantado.
Obrigado mais uma vez Kim..... no fds vou tentar diminuir o giclê, mas desta vez vou fazer diferente.... vou pegar alguns giclês e sair com a viatura.... testa-la em variadas condições e ir trocando os giclês ate acertar a viatura!!!!
abraço!
ALL !! Se me permitem alguns comentários.
O giclê original desse carburador é o 25, o que vc está usando é demasiado grande para um difusor 27, vai dar mistura rica e pior, vai contaminar rapidamente e pode chegar a diluir o oleo do motor.
Tente entre o gicle 26 e 28 ao max.
R: Tentarei diminuir para o 27!
Este motor não tem compressão suficiente pra grilar. Isso pode denunciar realmente problema de combustivel, cuidado.
R: Vc deve ter visto meu dilema com o GRILAR do bf ao longo do tópico, a unica forma dele parar de grilar foi com os 5º AMPS... se isso tudo for por causa da gasola batizada EU TO LASCADO.... o CJ fica em uma cidade pequena que so possui 5 opções de posto e um único com "bandeira", o qual estou abastecendo.... vou ver se consigo ir ate uma cidade vizinha e trazer uma gasola podium... sera q seria uma boa pra testar?????
Sem trocar o gicle, irão carbonizar novamente, so questão de tempo.
R: ja saquei que a parada é mesmo acertar a viatura!!!
Sugestões:
R: Sabe me dizer qual veiculo saiu com difusor 30??? pq não encontro difusor aqui na minha cidade... ai pegaria em algum Ferro Velho... sei la, quem sabe algum DFV utilizava este difusor!!!! ou posso reabrir um 27?
- Qual o sistema de ignição que vc usa ? Uma bobina mais potente pode ajudar na queima do combustível;
R: Sistema com platinado!!! Não sei se fiz certo, mas estou utilizando bobina e velas de fusca!
- Verifique o estado do injetor da rápida. Muitas vezes esta travado ou muito gasto. Se for novo, verifique se não está travando o couro na parede quando molhado por gasolina. Se estiver, faça um ajuste fino.
R: já verificado... 100% eu mesmo troquei!!!
- Calce a haste que vai sob a mola, com uma arruela de aprox. 1mm ( coloque a arruela entre a haste e a presilha elastica ), isto vai fazer o jato ficar mais forte. Caso melhore mas ainda falhe, va aumentando esta folga.
R: quando troquei o injetor coloquei um de menor comprimento.... 4mm a menos... pude perceber a viatura mais "esperta"!!!
- Verifique se há vazamento no tampão (original tipo um rebite pop) que dá condição ao esquicho da rápida. Pode estar perdendo pressão por ali.
R: quando troquei o injetor troquei o rebite tbm, pois tive que desmontar pq tinha um cisco obstruindo o canal... Sem vazamentos!!!
- No mais, verifique empena de tampa e pé do carburador.
R: carburador 100% revisado, sem empenos, plainado onde necessário, trocado reparo completo
Acho que é isso !!
Muito obrigado pelas dicas!!
abraço!!
Fabiano Willys CJ5 1959
18/04/2012, 21:06
Fala Bercan !!
Se for pra ajudar, estamos ai. Vão lá mais alguns pitacos.
- Regulação que tinha no meu BF => Gicle 26 + difusor 27.
- Este motor não tem compressão suficiente pra grilar. Isso pode denunciar realmente problema de combustivel, cuidado.
R: A unica forma dele parar de grilar foi com os 5º AMPS..
=> essa e a correta regulagem fixa, se for adiantar ou atrasa depois, faça via distribuidor.
. se isso tudo for por causa da gasola batizada EU TO LASCADO.... o CJ fica em uma cidade pequena que so possui 5 opções de posto e um único com "bandeira", o qual estou abastecendo.... => Cara.......nunca se sabe né !!
- vou ver se consigo ir ate uma cidade vizinha e trazer uma gasola podium... sera q seria uma boa pra testar?????
Se for algum problema com gasolina somente, vc pode tentar eliminar funcionando no alcool. Se for fazer o teste com ele, deixe o carburador como está por enquanto (giclagem). Faça o acerto/modificação somente quando for usar com a gasolina.
R: Sabe me dizer qual veiculo saiu com difusor 30??? pq não encontro difusor aqui na minha cidade... ai pegaria em algum Ferro Velho... sei la, quem sabe algum DFV utilizava este difusor!!!! => alguns BF161 mesmo e BF184 (3000).
ou posso reabrir um 27? => fica complicado, a formato do cilindro é um pouco diferente a do 27.
- Qual o sistema de ignição que vc usa ? Uma bobina mais potente pode ajudar na queima do combustível;R: Sistema com platinado!!! => bem regulado não dá problema. Mas já que vc reclama de falha, verificou se não há folga excessiva no eixo dele, ou mesmo a regulagem ?
Estou utilizando bobina => (sem problemas, se for a de alta potencia melhor ) e velas de fusca => (se tiverem o mesmo grau termico das que foram especificadas para o BF161, não há problemas, mas se forem diferente tem influencia no funcionamento sim.
Para velas NGK, o modelo correto é a B6S.
No mais ok, e boa sorte no ajuste.
Fala Bercan !!
essa e a correta regulagem fixa, se for adiantar ou atrasa depois, faça via distribuidor.
Se for algum problema com gasolina somente, vc pode tentar eliminar funcionando no alcool. Se for fazer o teste com ele, deixe o carburador como está por enquanto (giclagem). Faça o acerto/modificação somente quando for usar com a gasolina.
O distribuidor do bf e anti-horário... então atrasar seria mover no sentido horário? ou não???
so mais uma coisa....
posso funcionar somente com o álcool.... simples assim..... so colocar álcool e pronto????... não teria q mudar nem o ponto???? sei q a os giclês teria q trocar se fosse passar a viatura pra álcool... mas pra testar preciso mudar o ponto???
valew... muito obrigado!!!
Fabiano Willys CJ5 1959
18/04/2012, 22:28
Opa, vamos lá !!
O distribuidor do bf e anti-horário... então atrasar seria mover no sentido horário? ou não???
- É por ai, vc esta com 5º APMH como o distribuidor fixo ( 5º antes do ponto morto / ou -5 ), certo ? Se mover no sentido anti-horario, tende a ficar do "0" ao positivo e no horario mais negativo.
posso funcionar somente com o álcool.... simples assim..... so colocar álcool e pronto????... não teria q mudar nem o ponto???? sei q a os giclês teria q trocar se fosse passar a viatura pra álcool... mas pra testar preciso mudar o ponto???
- Em relação ao alcool, os cuidados que vc deve ter é ao tanque pois vai desgrudar a sujeira e no caso de partida com temperatura baixa. Pra resolver isso, funcione o BF normalmente na gasolina até aquecer um pouco e o alcool vc coloca num reservatorio a parte de aprox. 10lts com uma mangueira direto que vá para entrada o carburador (por gravidade) ou se preferir na entrada da bomba, mais isso da mais trabalho.
- Pra fazer o teste, deixe tudo como está no carburador e ponto. Seu gicle já esta grande o suficiente e não mexa no ponto, deixe os 5º APMH, o teste é rapido.
Para passar o BF a álcool.
Leve o difusor a um torneiro, deixe com 24mm, podendo colocar um anel de tecnil.
Coloque um giclê 30.
Avance o ponto para 8 ou 9 graus.
Providencie um kit de partida frio. (reservatório de gasola)
Como eu abastecia em uma usina, 500L mês, eu andei muito tempo, no álcool.
Nunca fiz média, num precisava...
Bercan.
O giclê original, seria o 27, 29 queima vela mesmo!
Abraços.
Kim.
Bercan.
O giclê original, seria o 27, 29 queima vela mesmo!
Abraços.
Kim.
Grande Kim..... como sempre ajudando nos meus problemas....
vamos la.... considerando que o certo seria o 27, me de uma opinião....
o que pode estar errado então com minha viatura, pois o cj só aceita o 29..... Meu carburador foi completamente restaurado por um EXPERT no assunto.... ficou zero bala... BF tem um funcionamento q da inveja em qualquer dono de BF...
mas foi ai que começou o dilema, pq antes de restaurar o carbura o cj tava no GLP..
pois bem, um breve histórico... carbura voltou da retifica com o giclê 26.... quando dava uma esticada no cj o giro cortava e pipocava ...... "Faltando combustível"....
passei o giclê para 27... melhorou 50%
passei o giclê para 28... melhorou 75%
passei o giclê para 29... FICOU 100%, meio gastão .... mas tudo bem....
entre as trocas de giclê, troquei tudo.... velas, cabos, tampa, rotor, platinado, condensador, nova parte elétrica, nova tubulação de combustível e nova bomba tbm.... assim sendo o problema so poderia ser no carburador.... certo???
então peço ajuda dos mais entendidos... o que pode estar fazendo meu BF so aceitar o giclê 29 no carburador???
fds passado troquei injetor e dei uma nova limpeza no carbura..... e a viatura novamente so aceita o giclê 29 e 14ML...
ahhh minha viatura esta com um desborbulhador com retorno no tanque... diminui a saída do retorno colocando um giclê 30 no furo a fim de diminuir a quantidade de gasola que volta pra tanque e mesmo assim o jeep falhava com outros giglês.... ate desliguei o desborbulhador e mesmo assim a viatura so aceitava giclê 29..
e ai??? alguém tem alguma opinião????
abraço!!!!
Bercan!
Carburador é complicado um diagnóstico à distância, mais vamos lá.
Começaria observando todas as medidas
O difusor primário deve ser 27mm - observar, se não tem folga entre o difusor e a carcaça do carburador; observar, se não foi feito algum retrabalho no difusor, de preferência medir com um paquímetro seu interior.
O Giclê 27 na manga misturadora.
Tem o giclê que é o da lenta, mais eu não lembro a medida, deve-se observar isso.
Olhe os links que te passei, será de grande utilidade.
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina58.jpg
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina59.jpg
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina60.jpg
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina63.jpg
Meu difusor é 27, e não possui folgas...
valew pelo material!!
abraço!!!
Fabiano Willys CJ5 1959
20/04/2012, 22:23
Bercan !!
E a reclamação de que estava "grilando", parou ?
Fez alguns dos testes sugeridos ?
Tem um comentário importante que vc fez a respeito do injetor da rapida, lembra ? Era menor do que vc tinha antes. Tenta voltar o maior pra ver no que dá.
E a altura da bóia, está correta ? O motivo da falta pode estar aí.
Outra coisa que pode influenciar bastante é a direção do jato da rápida, se estiver deslocado ou fora da posição correta não funciona corretamente.
Abraço e boa sorte.
Opa Fabiano!
Tangeu uma parte importante que eu não citei, o injetor!
Cara, está certo, o injetor de haste maior, é bem melhor, respostas rápidas.
Kim, Fabiano.... hj tive um tempo e desmontei novamente o bura... TUDO FOI RESOLVIDO!!!!!
Fiz os testes indicados e troquei a toda gasolina do tanque... coloquei de um novo posto.... troquei tbm o injetor, tava com um de plástico coloquei um de couro.... fiz varias frezas na aste e fui testando ate achar a melhor posição...
acertei em 2 voltas e meia a mistura.... e coloquei o giclê 27... ficou muito bom o funcionamento da viatura....
mas tbm fiz quase um Mestrado em carburador....
Mais uma coisa que descobri, que poderia estar sujando as velas.... meu filtro de ar banhado a óleo estava jogando um pouco de óleo dentro do carburador...
tenho em casa um do corcel e um do opala.... sera que o do corcel vai esguelar d++++ a viatura?????
agradeço d++ aos amigos pela ajuda....
Grande Abraço!!!
Bercan!
Qual do corcel?
Aquele de tubo?
Se for esse, mais que tranquilo.
Para fazer a ligação, mangueira da kombi
Auto Peas Valeto - Auto Peas e Acessrios Online para o seu veculo (http://www.autopecasvaletao.com.br/detalhes.asp?id=16&produto=80&tit=Mangueira%20do%20Filtro%20de%20Ar%20%28Cotovel o%29%20%20Gonel%20%20Kombi%20/%20%20Brasilia%2075/83)
Abraços.
Kim.
Fabiano Willys CJ5 1959
21/04/2012, 22:48
Fala Bercan !!
Que beleza hein, agora sim vai poder curtir a viatura.
Só que não vale omitir os fatos...........vc não tinha nos contado sobre o filtro de oleo banhado (babão), rssss !!!
Assim eu o KIM nunca iámos conseguir te ajudar (hua hua hua ......até parece né).
Mas blz, o importante é poder ajudar os amigos.
Sobre o filtro, idem a opinião do KIM.
Sucesso com a viatura.
Bercan!
Qual do corcel?
Aquele de tubo?
Se for esse, mais que tranquilo.
Para fazer a ligação, mangueira da kombi
Auto Peas Valeto - Auto Peas e Acessrios Online para o seu veculo (http://www.autopecasvaletao.com.br/detalhes.asp?id=16&produto=80&tit=Mangueira%20do%20Filtro%20de%20Ar%20%28Cotovel o%29%20%20Gonel%20%20Kombi%20/%20%20Brasilia%2075/83)
Abraços.
Kim.
Isso ai Kim, o filtro de tubo.....
gostei dessa ideia da mangueira da kombi.... sabe se ela tem mais ou menos 2" de diametro?? pq o filtro do corcel tem 5.2cm de diametro na saida....
abraço!!
Fala Bercan !!
Que beleza hein, agora sim vai poder curtir a viatura.
Só que não vale omitir os fatos...........vc não tinha nos contado sobre o filtro de oleo banhado (babão), rssss !!!
Assim eu o KIM nunca iámos conseguir te ajudar (hua hua hua ......até parece né).
Mas blz, o importante é poder ajudar os amigos.
Sobre o filtro, idem a opinião do KIM.
Sucesso com a viatura.
Essa foi a primeira vez que aconteceu de o filtro jogar óleo dentro do bura... depois que limpei ele completei o nível do óleo, creio ter colocado d++... ai como sai pra testar a viatura, peguei umas inclinações brabas... por isso deve ter jogado óleo pra dentro...
abraço!!! valew!!
Kim, Fabiano... Fiz a adaptação do filtro de Corcel neste fds... pena que so pude testar a viatura na garagem pois estou com um probleminha com o alternador...
Viatura ate mudou de funcionamento, parece mais livre do que com o filtro banhado a óleo, mas tbm ja tava na hora de troca-lo, tava feia a coisa!!
segue algumas fotos. Aguardo criticas ou sugestões, custei definir o local para adaptação!!!! mas creio ter ficado bom!
Abraço!!
georgevalle
30/04/2012, 14:11
Parabens pelo capricho, só falta fixar a curva para não rasgar os tubos de borracha e colocar snorkel que agora é mais facil que com o banhado a oleo.
Parabens pelo capricho, só falta fixar a curva para não rasgar os tubos de borracha e colocar snorkel que agora é mais facil que com o banhado a oleo.
Valew...
De imediato não tenho pretensão de colocar snorkel, por isso coloquei o filtro bem perto da grade dianteira, mas já dei uma verificada e percebi q seria simples troca-lo de lugar para fazer a ligação de um futuro snorkel.
abraço!
Bercan!
Parabéns pelo serviço!
Com essa mudança, notará que até os intervalos em manutenção no bura mudará, serão intervalos maiores.
Só vou pitacar em uma coisa.
Não teria como colocar do outro lado?
No paralamas da direita da viatura?
Desse lado, pega o ar quente, que aquece no coletor, diminuindo o desempenho do motor.
Se fosse a etanol, tudo bem, mais a gasola, judia!
Sem contar, que quando for colocar o snorkel, ficará bem mais fácil.
Abraços.
Kim.
Bercan!
Parabéns pelo serviço!
Com essa mudança, notará que até os intervalos em manutenção no bura mudará, serão intervalos maiores.
Só vou pitacar em uma coisa.
Não teria como colocar do outro lado?
No paralamas da direita da viatura?
Desse lado, pega o ar quente, que aquece no coletor, diminuindo o desempenho do motor.
Se fosse a etanol, tudo bem, mais a gasola, judia!
Sem contar, que quando for colocar o snorkel, ficará bem mais fácil.
Abraços.
Kim.
X 2 :curtir:
Sem falar que as conexões serão menores . . .
Prezados, minha primeira intenção foi mesmo instalar do outro lado, mas mudei de ideia pq ainda possuo o distribuidor com platinado, desta forma atrapalharia muito as inacabáveis "lixadinhas e reguladas de platinado"... e teria que mudar o rele do guincho elétrico instalado no para lama.
vou fazer um teste, vamos ver o q vai dar!
abraço!!
Caros amigos, meu cj insiste em carbonizar as velas!!!
Tem um tempinho já que recorri aos amigos com o problema da carbonização das velas e achei que tudo estava resolvido.... Pois bem, Sabadão... dia de trilha... Quando retirei a viatura da garagem percebi que estava falhando nas aceleradas (pipocando), pensei que poderia ser pq tava a algum tempo parado e insistir em dirigir ate o posto de gasolina. Continuou do mesmo jeito!!!
Voltei pra casa e já fui direto nas velas..... Não teve erro!!! estavam MUITO pretas e carbonizadas por um "pó" de carvão SECO.
Como já tinha retirado o filtro a óleo, resolvi passar o sábado dando uma geral na viatura... Carburador... distribuidor... ETC.
Retirei todas as velas, dei uma lixadinha, regulei os eletrodos (0,030).
Desmontei o carburador, Retirei o giclê 29 (feito anteriormente) e coloquei um 27, troquei injetor, boia, juntas,... geral completa.
Retirei distribuidor, troquei platinado e condensador, regulei o ponto +ou- 7º AMPS e a folga do platinado 0,019.
Resultado: viatura ficou EXCELENTE por no máximo 5 km, depois voltou a falhar como no começo...
Retirei as velas e la estavam AS "BENDITAS" totalmente carbonizadas NOVAMENTE.
Já não sei mais o que fazer...
Trocar as velas?
Trocar o difusor, passando pra 30?
Trocar bobina? cabos?
Aos amigos que me indicaram a troca na posição do filtro..... pode ser por causa do ar quente???? (obs: os 5 km que rodei pra teste estava sem filtro conectado ao bura)
Desculpem-me o longo texto, mas é pq realmente preciso de ajuda!!!!!!!!!
Tentei DE TUDO durante todo o sábado e NADA!!!!
Abraço
Boa tarde prezados ! grande Berçan, o meu BF está redondo e não tenho o que reclamar, mas tive problemas semelhantes ao seu no motor 261 da minha C-10, ela vivia sujando as velas ( originais W8EC da bosch ) possivelmente porque o motor já está meio cansado, rodou no GNV com o dono anterior etc, o que eu fiz :
1 - Passei a utilizar um óleo mais viscoso, de 20W40 passei para 20W50 e melhorou.
Não satisfeito :
2 - Passei a usar velas mais quentes, W9B+ do fusca e melhorou mais ainda.
Não satisfeito :
3 - Desativei a VPC ( Ventilação Positiva do Cárter ) e melhorou mais ainda.
Não satisfeito :
4 - Parei de usar "freio motor", só desço morro na banguela sacrificando os freios e um pouco o diferencial, melhorou mais um pouco.
Não satisfeito :
5 - Fiz um retorno de gasolina para o tanque, isso empobreceu a mistura um pouco e as velas quentes começaram a reclamar ( batida de pino ) estou pensando em testar as originais e acertar o ponto, vamos ver.
Acho que de tudo isso você pode experimentar velas mais quentes do que as que estiver usando, lembrando que nas Bosch quanto maior o número mais quente ela é, nas NGK quanto maior o número mais fria ela é, boa sorte e um abraço !
Grande amigo, sobre os pontos levantados por você, faço as minhas considerações:
1 - Passei a utilizar um óleo mais viscoso, de 20W40 passei para 20W50 e melhorou.
Já estou utilizando 20W50.
2 - Passei a usar velas mais quentes, W9B+ do fusca e melhorou mais ainda.
Também utilizo as mesmas W9b+ do fusca.
3 - Desativei a VPC ( Ventilação Positiva do Cárter ) e melhorou mais ainda.
Ainda não cogitei esta hipótese
4 - Parei de usar "freio motor", só desço morro na banguela sacrificando os freios e um pouco o diferencial, melhorou mais um pouco.
Isso ai qualquer dono de 6cc já faz por instinto!!! kkkkk
5 - Fiz um retorno de gasolina para o tanque, isso empobreceu a mistura um pouco e as velas quentes começaram a reclamar ( batida de pino ) estou pensando em testar as originais e acertar o ponto, vamos ver.
Se voltar os posts vc vai ver que eu tive o mesmo problema de batida de pino... TBM possuo instalado um desborbulhador com retorno, so que "adaptei" um giclê 29 na saída pro retorno pra diminuir o fluxo e tbm coloquie uma válvula daquelas que se usa nos VW pra ajudar a controlar e reter o fluxo q volta pro tanque.... Quem sabe meu problema não pode ser o desborbulhador... VOU tentar desligar pra ver...
Também andei cogitando gasolina batizada.....
Vou seguir esta tua linha de raciocínio e ver se consigo alguma coisa.....
Parceiro, se não for pedir d+, so para comparação, teria como me informar a seguinte "ficha técnica" de sua viatura que usa o bf161?
- Ponto: Quantos graus AMPS?
- Folga do platinado (se já não tiver passado pra eletrônico)?
- Folga dos eletrodos das velas do fusca: Mantem a recomendação original (0,030) ou utiliza a recomendação do 261?
- Giclê principal (se ainda usa o dfv)?
- Giclê ML (se ainda usa o dfv)?
- Difusor?
rsrsrsrs...... sei que é d+ meu caro, mas se puder informar ficarei agradecido. Já se vão 3 dias sem sucesso na empreitada.
Muito obrigado!
Abraço!
Grande amigo, sobre os pontos levantados por você, faço as minhas considerações:
. . .
Parceiro, se não for pedir d+, so para comparação, teria como me informar a seguinte "ficha técnica" de sua viatura que usa o bf161?
- Ponto: Quantos graus AMPS?
- Folga do platinado (se já não tiver passado pra eletrônico)?
- Folga dos eletrodos das velas do fusca: Mantem a recomendação original (0,030) ou utiliza a recomendação do 261?
- Giclê principal (se ainda usa o dfv)?
- Giclê ML (se ainda usa o dfv)?
- Difusor?
rsrsrsrs...... sei que é d+ meu caro, mas se puder informar ficarei agradecido. Já se vão 3 dias sem sucesso na empreitada.
Muito obrigado!
Abraço!
Boa noite prezado ! sem problema, estamos todos aqui para ajudar e ser ajudados ! não sei se posso contribuir muito, como o Jeep está redondo, não mexo muito nele, o carburador é o 228 mesmo e o glicê é o 28, as velas ( também W9B+ ) estão com a abertura normal - acho que é 0,8 mm - e uso ignição eletrônica do Opala sem avanço a vácuo ( já veio assim ), sendo assim, ajustei o ponto de ouvido uma vez e nunca mais mexi, glicê de lenta e difusor não sei te dizer . . . espero que a questão do retorno te dê uma luz, boa sorte e um abraço !
Boa noite prezado ! sem problema, estamos todos aqui para ajudar e ser ajudados ! não sei se posso contribuir muito, como o Jeep está redondo, não mexo muito nele, o carburador é o 228 mesmo e o glicê é o 28, as velas ( também W9B+ ) estão com a abertura normal - acho que é 0,8 mm - e uso ignição eletrônica do Opala sem avanço a vácuo ( já veio assim ), sendo assim, ajustei o ponto de ouvido uma vez e nunca mais mexi, glicê de lenta e difusor não sei te dizer . . . espero que a questão do retorno te dê uma luz, boa sorte e um abraço !
Parceiro, muito obrigado...
Estou entre as seguintes fontes de defeitos:
- Velas cansadas;
- gasolina batizada;
- desborbulhador "devolvendo" muita gasolina pro tanque;
- filtro de ar estrangulando o sistema, deixando a mistura muito rica (filtro do corcel I);
agora e matar um a um pra ver se MATO o problema.
Abraço!
Bom dia prezado ! se o deborbulhador estiver retornando muita gasolina para o tanque, vai provocar mistura pobre e consequentemente falta de força e possivelmente "batida de pino", o filtro de ar estrangulando não provoca excesso de gasolina, se passar pouco ar vai puxar pouca gasolina também ! vai provocar falta de força, retire-o para fazer um teste, quanto as velas um amigo uma vez me disse que velas não se limpam, se trocam . . . bem, são opiniões, espero que esses percalços não te desanime, um BF funcionando direito é muito prezeroso ! boa sorte e um abraço !
Bom dia prezado ! se o deborbulhador estiver retornando muita gasolina para o tanque, vai provocar mistura pobre e consequentemente falta de força e possivelmente "batida de pino", o filtro de ar estrangulando não provoca excesso de gasolina, se passar pouco ar vai puxar pouca gasolina também ! vai provocar falta de força, retire-o para fazer um teste, quanto as velas um amigo uma vez me disse que velas não se limpam, se trocam . . . bem, são opiniões, espero que esses percalços não te desanime, um BF funcionando direito é muito prezeroso ! boa sorte e um abraço !
Desanimar.... eu???? isso é pouco perto dos problemas que ja tive com a viatura...
quanto as velas eu vou mesmo comprar outras, creio que as mesmas que ja tenho hj, as do fusca.
Vou testar sem o desborbulhador, pode ser isso que fazia a minha viatura bater pino. agora se der certo, pretendo utilizar a mangueira de retorno como suspiro do tanque, sabe me dizer se posso ligar ela no filtro de ar?
muito obrigado!!!!
abraço!
Agora se der certo, pretendo utilizar a mangueira de retorno como suspiro do tanque, sabe me dizer se posso ligar ela no filtro de ar?
abraço!
pelo tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/29847-e-se-o-respiro-fosse-pra-la.html
já vi que não é uma boa ideia!!!
rsrsrsr
Boa noite prezado ! já ia dizer isso ! desculpe não responder antes, tive que sair para um compromisso, quanto ao retorno para o tanque sugiro você manter, no meu caso vou procurar um desborbulhador da linha AP de metal, talvez não dê vazamento como o de plástico deu, mas mesmo sem ele, com um retorno simples e ajustado para manter a pressão na entrada do carburador eu já notei diferença na C-10, pega fácil fria ou quente, quando desligo o motor o retorno alivia a pressão e não fica forçando a agulha e não afoga o motor, um abraço !
Desfecho da história:
As velas estavam carbonizando por causa da gasolina de péssima qualidade (BR) que estava abastecendo a viatura, como a gasolina era ruim, estava tendo que andar com o ponto em 5º AMPS (para evitar os grilados, batidas de pino), provavelmente isso fazia as velas carbonizarem.
Esgotei o tanque da viatura e abasteci em outro posto. Regulei o ponto em 7º AMPS e pronto. PROBLEMA RESOLVIDO!
ahh, mais uma coisinha, estava desconfiado que o desborbulhador (de fusca) estava retornando gasolina D+, pois o furo é aproximadamente = a um giclê 35. Peguei um giclê de ar do próprio dfv de furo 22 e coloquei na saída do desborbulhador para o tanque.
é isso ai, vou continuar testando a viatura e posto os resultados..... tomara que seja somente isso.