Ver Versão Completa : Fui inventar Arte - Pajero Dakar
pedechumbo
06/12/2011, 09:06
Bem pessoal, Adquirimos uma Pajero Dakar 3.5 Flex 2012, e como nunca tinha usado a tração dela, resolvi ir da um passei na praia aqui o fundo de casa... e olha so que eu consegui...
Não sei se fiz tudo totalmente errado, ela estava com a reduzida engatada, mais nao girava as 4 rodas...
Mais garanti muitas rizadas com o pessoal no aniversário.
O que vcs acham q aconteceu? Erro purament Humano, ou maquina tb falhou!?
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http://www.youtube.com/watch?v=cUBHfHLN37w&feature=share
PS: Se tiver no local errado, Favor moderadores transferir.. Grato
Gustavo D
06/12/2011, 09:28
Você diminuiu a calibragem dos pneus?
Eles parecem muito calibrados pra areia..
Abração
pedechumbo
06/12/2011, 09:29
Diminui, mais nao tinha cmo calcular cm quantas lbs ficou..
JONAS COSTA
06/12/2011, 09:44
Graças a deus a maré estava baixa! Senão seria o fim desta belíssima viatura!!!
pedechumbo
06/12/2011, 09:45
Foi por isso que eu entrei na areia... se a mare pega.. Ja era...
JONAS COSTA
06/12/2011, 09:53
Qual o consumo da tua viatura?
JONAS COSTA
06/12/2011, 09:57
Me tira uma dúvida, a pagero dakar consegue levar reboque? Vi que o estepe é muito colado no parachoque
pedechumbo
06/12/2011, 10:03
Bem o consumo dela ta melhorando com o passar do tempo... começou fazendo 4,5 km/l na gasolina, depois passou para 5 km/l, hj está fazendo media de 6 km/l... Ela tem como ser instalado sim o reboque, nao sei como mais tem, pois um amigo tem uma a diesel q tem reboque.
Pablo RR
06/12/2011, 11:28
pelas fotos deu pra notar que ela sentou na areia tanto na frente como atras... logo o 4x4 tava funcionando sim.. ainda mais que voce disse que estava em reduzida.. não dá pra dizer ao certo se foi falha humana.. ou falha mecanica.
A Reduzida na areia é uma 'faca de 2 gumes'... Como seu carro é automatico.. teria que sair com a marcha em '2'..
Quando parar com reduzida na areia só pare no lugar que sentir ser mais firme.. e saia somente soltando a embreagem (no caso do AT.. sai no pianinho).. se arroxar o pé a bixa só cava e afunda...
Seu pneus são excelentes para areia.. modelo ST, sem gomos grandes.. baixando a pressao pra 16 vira pneu de bug. heheh.
Acho que não precisava estar em LOW, pra andar na areia o ideal e no HI mesmo, pois na reduzida no primeiro toque no acelerado com mais força o carro já cava um buraco, principalmente na primeira arrancado quando o carro está totalmente parado!
[]´s
Marcelo-HPE
06/12/2011, 12:18
O que faltou aí foi bloquear o diferêncial central, é melhor vc ler o manual do proprietário.
abs
O que faltou aí foi bloquear o diferêncial central, é melhor vc ler o manual do proprietário.
abs
O diferencial central sempre está bloqueado com ocâmbio na reduzida.
O meu pitaco: vc deve ter parado de forma brusca na areia fofa e o carro enterrou a frente. Vc foi tentar sair e sentou a bota no acelerador o que fez cavar mais ainda, em especial onde estava mais enterrado. Com isso a sua roda traseira esquerda ficou no ar (sem tração). Vc se colocou na posição fatal para TR4 e Dakar (em X). Como elas não têm bloqueio de difrencial dianteiro ou traseio, com exceção do automático traseiro que não serve pra nada na trilha, a roda sem traçção puxou pra ela toda a potencia do motor e travou as demais.
Uma dica: na areia fofa nunca pare bruscamente. Use o freio motor e a própria rsistência da areia pra parar. Cuidado nas trocas de marcha tb, pois se trocar no momentyo errado pode acabar atolando. O embalo é o grande negócio na areia fofa. Pneus, pode baixar bem (convém andar como um medidor no carro que custa R$ 10 no mercado). 15/16 lbs garante uma condução melhor na areia sem risco de destalonar. Mas quando for pro asfalto, antes de encher os pneus, ande na maciota. Na maior parte das vezes vc pode usar o 4x4Hi com bloqueio do difrencial central. Se atolar, reduzir e sair só com a marcha lenta do motor. Se não sair pra frente direto, faça movimentos de vai e vem até sair, sempre acelerando bem pouco, de leve. Andar mais próximo da água tb pode ser mais seguro, pois a areia costuma ser mais dura (mas tome cuidado com as areias movediças pq se vc atolar ficará a merce da subida da maré).
Saudades de Jeri e da Praia do Cassino!!!
Abs e parabéns pela viatura!
Lindóia
pedechumbo
06/12/2011, 14:20
Foi isso mesmo que aconteceu, quando ela começou perder força, acelerei um pouco mais e cavou, pois ja entrei na areia cm a reduzida ligada... e quando percebi que ia atolar, coloquei em neutro e esperei as rodas pararem de girar, mudei para a tração com bloqueio, mais nao adiantou nada... e como ela ficou em "X" ficou complicado sair... minha sorte foi a landrover q tb tava andando ali, bem proximo a mim, e ajudou com o guicho eletrico da land... Hoje vou providenciar o calibrador, e umas cintas.
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