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Ver Versão Completa : Alargamento do Chassi Engesa



Lenilton Feitosa
05/12/2011, 21:34
Olá pessoal!

Estou há três anos reformando pacientemente o meu ex-Fase I em minha garagem, as modificações futuramente publicarei no fórum. Ultimamente estou vivendo um dilema quanto ao alargamento do chassi, pois anteriormente fiz o alongamento em 35 cm entre-eixos e 10 cm na parte final (traseira) do chassi, agora estou pretendendo alargar o chassi de 54 cm para aproximadamente 70 cm. Consideremos as seguintes desvantagens do chassi engesa, quanto a largura:
1- Impossibilita e/ou dificulta a adaptação de caixas de transferências modernas, provocando um retrabalho no chassi ou inclinação da caixa de transferência ou ainda recuando um pouco o motor para a esquerda;
2- Ocasiona freqüentes molejos em autoestrada, ou seja, nas curvas inclina com facilidade, mesmo utilizando amortecedores potentes ou quatro amortecedores por eixo, interferindo significativamente na estabilidade, isto porque as molas ficam distantes das rodas ex:
0----|------|----0 (Engesa)
Na minha concepção o ideal seria desta forma:
0--|----------|--0 (Troller e outros), as molas são próximas as rodas;
3- Adaptação de motores modernos a diesel pois estes são um pouco mais largos e menos profundos.
Portanto, estou vivendo este dilema “alargar ou não alargar”. Alguém fez ou tem conhecimento sobre esta modificação?

Abraços,

Lenilton Feitosa

Kim
05/12/2011, 21:48
Caro Lenilton!

Já vi algo assim, também pensei em fazer, devido ao tamanho do motor que coloquei.

Mais....

E sempre tem um mais!

Terá que mudar toda a fixação na carroceria!

De resto, é tranquilo!!!

Abraços.

Kim.

Loras
05/12/2011, 22:20
Verdade....

Sofremos um bocado para encaixar o powertrain da Toyota com tomada de força (motivo de toda adaptação).

Talvez a Cinfel fabrique um chassis já alargado por encomenda...

Abraço,

Kim
05/12/2011, 22:31
Loras, eles fabricam, ou já tem pronto!

RogérioNunes
05/12/2011, 22:36
KIm, vc sabe qual a especificação do material que fabricam o chassí aí na cinfel?
Se encontrar no comércio vou fabriar um chassi aqui...

Kim
05/12/2011, 22:48
Caro Roger!

Eu não sei, mais olhe aqui:
https://lh5.googleusercontent.com/--P9drpHcp7g/SBEnNWa-ySI/AAAAAAAABOk/Itn4gY3-Zj8/s800/DSC00813.JPG
Link:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/ReformaDoEngesa#5192974955645421858

Olhe as fotos, eu usei uma chapa mais grossa para ficar reforçado, se não me engano, a chapa era com 4mm.

Abraços.

Kim.

Lenilton Feitosa
06/12/2011, 21:29
Kim, quanto a carroceria pensei em não mexer nos apoios de fixação, ao invés disso alongaria em aproximadamente 8 cm os apoios do chassi, é claro, dando-lhes melhor reforço.

Lenilton

guilhermeabreu
07/12/2011, 12:16
ÍSTO É UMA COISA QUE ME DA ARREPIOS SÓ DE PENSAR .

Mas que fica bom fica e para quem mexe neste negócio de chassi é molinho de fazer .

Aqui no forum 4x4 vejo o BIGUÁ fazer ísto com frequencia , fez ísto no ENGESA do amigo SALVIANO e de tantos outros por aí .

Se esta tudo desmontado e vc já cresceu no comprimento , para enlarguecer esta na hora não deixe pra depois .

sultao
24/12/2011, 21:34
boa noite eu ja vi varios feitos pelo biqua o serviço executado e de profissional
veja bem nao e mais facil vender o que tem e comprar um troller e so por oleo diesel e sair andando
conselho se fosse bom nao se dava vendia
sem mais boa sorte

Walter da Camper
25/12/2011, 19:25
Sultão, se for pensar de forma estritamente racional, nenhum projeto de adaptação ou construção de 4x4 vale a pena.
Ocorre que a satisfação de andar num veículo exclusivo, em que você escolheu como seria cada detalhe, é coisa para poucos que estão dispostos a pagar o preço (grana, tempo e paciência).
Concordo que comprar carro novo já pronto é sempre mais fácil e muitas vezes mais barato, mas o prazer é proporcionalmente menor.

guilhermeabreu
26/12/2011, 00:01
boa noite eu ja vi varios feitos pelo biqua o serviço executado e de profissional
veja bem nao e mais facil vender o que tem e comprar um troller e so por oleo diesel e sair andando
conselho se fosse bom nao se dava vendia
sem mais boa sorte

CARO SULTÃO

Pelo amor de Deus , o que vou falar não é crítica e nem reclamação e nem menosprezando seu conselho , é só ALEGRIA neste meu comentário .

A primeira pergunta que te faço : VOCÊ TEM UM ENGESA ???????????

Meu comentário : O seu conselho é SHOW , MAS NÃO VEM ESCRITO NO TROLLER O NOME " ENGESA " rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , se viesse até que eu compraria um , MAS AO PASSAR NA RUA , AS PESSOAS NEM IRIAM OLHAR PQ SE TRATA DE UM TROLLER COM NOME ERRADO , se vc tem um ENGESA com rodão , pneuzão , suspensão elevada e sem o nome escrito nele como é o meu , as pessoas qdo eu passo olham para tras e ainda comentam com a pessoa do seu lado : OLHA QUE JIPÃO LINDO !!!!!!!!!!!!!!! QUE JIPÃO É ESTE ?????????????????? E as vezes qdo eu paro em algum lugar as pessoas ficam olhando e alguns NÃO RESISTEM E PERGUNTAM QUE MARCA É ESTE JIPÃO ?????????????????????

ÍSTO NÃO TEM PREÇO , TER UM TROLLER 0K NEM TEM COMPARAÇÃO , POIS QDO VC CHEGA COM UM JIPÃO DE MILNOVECENTOSENÃOSEIQDO E QUE NINGUEM SABE QUE JIPÃO É ESTE , CAUSA A MAIOR CURIOSIDADE NAS PESSOAS , o meu fiz uma grade parecida com a do HAMMER e alguns me perguntam este é o HAMMER ??????????? AÍ RESPONDO COM A BOCA CHEIA : ESTE É UM JIPE 100% NACIONAL DE "MILNOVECENTOSENÃOSEIQUANDO " E QUEM FABRICAVA , FABRICAVA TANQUES PRO EXÉRCITO E O NOME DELE É " ENGESA " COM MUITO ORGULHO .

ABRAÇÃO E FELIZ RESTANTE DE NATAL PRA VC E TODA A SUA FAMÍLIA .

Kim
26/12/2011, 09:05
CARO SULTÃO

Pelo amor de Deus , o que vou falar não é crítica e nem reclamação e nem menosprezando seu conselho , é só ALEGRIA neste meu comentário .

A primeira pergunta que te faço : VOCÊ TEM UM ENGESA ???????????

Meu comentário : O seu conselho é SHOW , MAS NÃO VEM ESCRITO NO TROLLER O NOME " ENGESA " rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , se viesse até que eu compraria um , MAS AO PASSAR NA RUA , AS PESSOAS NEM IRIAM OLHAR PQ SE TRATA DE UM TROLLER COM NOME ERRADO , se vc tem um ENGESA com rodão , pneuzão , suspensão elevada e sem o nome escrito nele como é o meu , as pessoas qdo eu passo olham para tras e ainda comentam com a pessoa do seu lado : OLHA QUE JIPÃO LINDO !!!!!!!!!!!!!!! QUE JIPÃO É ESTE ?????????????????? E as vezes qdo eu paro em algum lugar as pessoas ficam olhando e alguns NÃO RESISTEM E PERGUNTAM QUE MARCA É ESTE JIPÃO ?????????????????????

ÍSTO NÃO TEM PREÇO , TER UM TROLLER 0K NEM TEM COMPARAÇÃO , POIS QDO VC CHEGA COM UM JIPÃO DE MILNOVECENTOSENÃOSEIQDO E QUE NINGUEM SABE QUE JIPÃO É ESTE , CAUSA A MAIOR CURIOSIDADE NAS PESSOAS , o meu fiz uma grade parecida com a do HAMMER e alguns me perguntam este é o HAMMER ??????????? AÍ RESPONDO COM A BOCA CHEIA : ESTE É UM JIPE 100% NACIONAL DE "MILNOVECENTOSENÃOSEIQUANDO " E QUEM FABRICAVA , FABRICAVA TANQUES PRO EXÉRCITO E O NOME DELE É " ENGESA " COM MUITO ORGULHO .

ABRAÇÃO E FELIZ RESTANTE DE NATAL PRA VC E TODA A SUA FAMÍLIA .

X2!!!

Faço minha as palavras do Dr.zão!!!

Lenilton Feitosa
28/12/2011, 13:45
Concordo plenamente com você Guilherme! Todas as vezes que andava no meu Engesa, sempre despertava a curiosidade das pessoas, quanto ao seu porte, cor, altura, pneus, etc. é um jipe diferente, jipes chamam a atenção das pessoas, mas o engesa chama mais ainda!

Feliz Ano Novo a todos!

Lenilton Feitosa

franzlana
29/12/2011, 13:50
Se eu achar uma proposta decente(acima dos 40.000) ainda vendo o meu Engesa. Mas só pra comprar uma F250 4x4 e modificar a criatura toda. (falta espaço para pessoas) Agora,nestas épocas de chuvas, quando estou na terra, puxando meu barco e encontro a estrada com erosões com mais de 1 m de profundidade (verdadeiro barranco cortando a estrada), e entro de 4x2 e saio do outro lado, arrastando a carretinha de 7 metros que apóia o chassis no chão e fica com as rodas no ar, tamanho as erosões, fico até chateado com a Engesa que fez um bicho tão eficaz que tira a graça da brincadeira. Tirei os pneus mud só pra ter alguma emoção por que com eles qualquer lugar era como asfalto. Quando puxei uma carreta baú atolada (em terreno plano) ninguém acreditou. Nestas horas se me pedem o preço, digo que não tem. No dia a dia quando "não tenho que me preocupar" comigo e sim com os malucos do asfalto que me fecham e apertam isto é um deleite. Sem falar dos motoboys que esbarram no retrovisor da Ranger o tempo todo . De Ranger me preocupo em proteger os retrovisores, a pintura, o cromado dos para choques, etc. De Engesa me preocupo se o pneu vai arranhar algo, se alguém vai se fd nos pára-choques, etc, afinal quem insiste em fechar aquele delicado veículo deveria pensar duas vezes. Esta capacidade de gerar relaxamento inclusive nos trânsitos urbanos só um Jeep de verdade tem. Pra mim os três primeiros são pela ordem: Engesa, Toyota e Willys. O resto, na sua maioria, sem ofensa são SUVs. (falo dos Jeeps que se fabricam no Brasil, se não vão falar que falei que o Rammer é SUV) E olha que tem muito SUV valente, super preparado, com bloqueio, guincho, pneuzão, etc. Mas continua SUV. Cheios de plásticos, cromados, pára – choques envolventes, sem ângulo de entrada e saída e com manutenções difíceis e caras. Hoje o Marruá assumiu a colocação dos Engesas para os anos de fabricação onde não mais existe o Engesa.
Só pra exemplificar vou relatar as experiências da minha esposa com o Engesa. Ela estava com o Engesa estacionado, uma F4000 bateu na traseira do Engesa. Arranhou o pára-choque do Jeep e quebrou a frente da F4000. Um palio saiu do estacionamento a 45º e atravessou na frente: passou sobre o capô do Pálio. Ela ficou com dó e assumiu a culpa e o seguro pagou o Pálio. O Engesa sujou os dois pneus com a tinta do capô. Um Chevete saiu de uma rua a 90º e entrou entre as rodas do Engesa lado direito. Outra vez a Dona Fabíola passou sobre um capô. Ela nem viu o que foi. Só depois que parou.(era noite). O Chevete fugiu arrastando o pára-choque e sumiu. O Engesa arranhou o alargador de pára-lama traseiro LD. Resumindo: Engesa = demolidor. Na verdade um Engesa é quase indestrutível.
Some a isto tudo o fato de ser macio, ter muito espaço interno, caber qualquer tamanho de pessoa nos bancos de traz com as pernas espichadas (Fase III), andar bem, curvar bem, não desestabilizar em pisos irregulares (Minha Ranger perde de 1000), não requer manutenção, ter porta malas (Troler não Tem), etc. Vou parar de escrever só pra ver se vai ter comentários da turma dos SUV.

guilhermeabreu
03/01/2012, 18:48
Se eu achar uma proposta decente(acima dos 40.000) ainda vendo o meu Engesa. Mas só pra comprar uma F250 4x4 e modificar a criatura toda. (falta espaço para pessoas) Agora,nestas épocas de chuvas, quando estou na terra, puxando meu barco e encontro a estrada com erosões com mais de 1 m de profundidade (verdadeiro barranco cortando a estrada), e entro de 4x2 e saio do outro lado, arrastando a carretinha de 7 metros que apóia o chassis no chão e fica com as rodas no ar, tamanho as erosões, fico até chateado com a Engesa que fez um bicho tão eficaz que tira a graça da brincadeira. Tirei os pneus mud só pra ter alguma emoção por que com eles qualquer lugar era como asfalto. Quando puxei uma carreta baú atolada (em terreno plano) ninguém acreditou. Nestas horas se me pedem o preço, digo que não tem. No dia a dia quando "não tenho que me preocupar" comigo e sim com os malucos do asfalto que me fecham e apertam isto é um deleite. Sem falar dos motoboys que esbarram no retrovisor da Ranger o tempo todo . De Ranger me preocupo em proteger os retrovisores, a pintura, o cromado dos para choques, etc. De Engesa me preocupo se o pneu vai arranhar algo, se alguém vai se fd nos pára-choques, etc, afinal quem insiste em fechar aquele delicado veículo deveria pensar duas vezes. Esta capacidade de gerar relaxamento inclusive nos trânsitos urbanos só um Jeep de verdade tem. Pra mim os três primeiros são pela ordem: Engesa, Toyota e Willys. O resto, na sua maioria, sem ofensa são SUVs. (falo dos Jeeps que se fabricam no Brasil, se não vão falar que falei que o Rammer é SUV) E olha que tem muito SUV valente, super preparado, com bloqueio, guincho, pneuzão, etc. Mas continua SUV. Cheios de plásticos, cromados, pára – choques envolventes, sem ângulo de entrada e saída e com manutenções difíceis e caras. Hoje o Marruá assumiu a colocação dos Engesas para os anos de fabricação onde não mais existe o Engesa.
Só pra exemplificar vou relatar as experiências da minha esposa com o Engesa. Ela estava com o Engesa estacionado, uma F4000 bateu na traseira do Engesa. Arranhou o pára-choque do Jeep e quebrou a frente da F4000. Um palio saiu do estacionamento a 45º e atravessou na frente: passou sobre o capô do Pálio. Ela ficou com dó e assumiu a culpa e o seguro pagou o Pálio. O Engesa sujou os dois pneus com a tinta do capô. Um Chevete saiu de uma rua a 90º e entrou entre as rodas do Engesa lado direito. Outra vez a Dona Fabíola passou sobre um capô. Ela nem viu o que foi. Só depois que parou.(era noite). O Chevete fugiu arrastando o pára-choque e sumiu. O Engesa arranhou o alargador de pára-lama traseiro LD. Resumindo: Engesa = demolidor. Na verdade um Engesa é quase indestrutível.
Some a isto tudo o fato de ser macio, ter muito espaço interno, caber qualquer tamanho de pessoa nos bancos de traz com as pernas espichadas (Fase III), andar bem, curvar bem, não desestabilizar em pisos irregulares (Minha Ranger perde de 1000), não requer manutenção, ter porta malas (Troler não Tem), etc. Vou parar de escrever só pra ver se vai ter comentários da turma dos SUV.


FRANZLANA

Tenho uma SW4 93 Japinha e o ENGESA F-I , sou apaixonado pelos dois , este relato seu e puramente verdadeiro , alguns vão achar que vc exagerou , mas é verdade , um dia num cruzamento de duas ruas muito largas e tem um círculo de olhos de gato no meio deste cruzamento que seria uma rotatória de olhos de gato , eu saíndo de um plantão de 24hs louco pra chegar em casa , nesta rotatória eu passo direto e reto , MAS UMA MULHER FEZ O CORRETO que seria circular a rotatória de olhos de gato , PENSEI QUE ELA IRIA DOBRAR A DIREITA ( ela não ligou a seta ) E PASSEI RETO E !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BUUUUMMMM A mulher dobrou a esquerda , o pneu do ENGESA parou na porta antes do retrovisor do carrinho ( corsa ) , descí logo a mulher olhava de lado e tremendo , perguntou : O QUE ERA AQUILO ???? É UM TRATOR ????? Eu respondí : é o pneu do meu carro , fique calma , EU ERREI E VOU PAGAR O CONSERTO DO SEU CARRO e pedí a ela para retirar carro dalí que estava atrapalhando o transito , ELA RESPONDEU : EU NÃO CONSIGO MINHAS PERNAS ESTÃO TREMENDO , pedí para ela saír do carro retirei o carro dela , ela chamou o marido e tudo foi resolvido , mas foi cômica a situação .

E outra vez tb voltando do trbalho estava chovendo e um corcel antigo , transpassou um taxão que tem nas ruas e parou logo a seguir , como eu estava acabando de ultrapassar um demente na minha frente , deparei com o corcel parado logo após o taxão e BUUUUM afundei a traseira do corcel com 5 pessoas , ele virou um corcel hatch , parei na guia para assumir o prejuízo e o cara saíu em disparada e doboru na primeira esquina e sumiu , acho que ele pensou que era do exército ( hummer ???) sei lá , fiquei sem entender , ao chegar em casa fui ver o estrado , apenas amassou as dobras que tem na placa , ele ficou como se tivesse passado um ferro de passar roupa e NADA NO ENGESA .

Hoje mesmo tive que ír a Cardoso Moreira pois tenho uma casa alugada lá e entra água qdo o rio Muriaé transborda , como fui de SW4 pois o ENGESA esta fazendo manutenção no freio , ao chegar lá a água já estava na cidade e para eu chegar na minha casa para colocar TUDO no andar superior , tive que passar com água a 20cm na porta o que fez pela primeira vez entrar água dentro da minha BONEQUINHA , se tivesse de ENGESA passaria dando risadas e sem molhar nada dentro .

O bicho é um verdadeiro TANQUE DE GUERRA .

No transito na cidade as pessoas dão até com a mão para eu passar É IMPRESSIONANTE .

Mas adoro a SW4 tb mas tenho que ter cuidado no transito , cada um com sua função específica . Uso o ENGESA no dia a dia e pescarias e trilhas , e a SW4 mais para viagem , mas qdo estou fazendo manutenção no ENGESA faço a mesma coisa com a SW4 . Agora mesmo qdo vou para a praia de férias vou de SW4 por causa de levar as tralhas toda mais a secretária .

A ÚNICA COISA QUE SINTO FALTA EM MEU ENGESA É ESPAÇO pois o meu é o F-I seria melhor o F-II , mas o meu é o F-I e vou ficar com ele assim mesmo , falta espaço para chegar o banco mais para tras , mas já resolví fazendo um rebaixo na caixa de rodas agora da pra levar .

gnecchi
04/01/2012, 19:05
kkkkkk.... muito bom os relatos do Franzlana e do Doctor Guilherme!!!!

Ainda bem que ainda bati em ninguém com o Engesa.

Eu sinceramente também já pensei em vender o Engesa algumas vezes (posso até vender ainda), mas cada dia que passa acabo fazendo um investimento maior nele, justamente pelo conforto, espaço e não ficar com dó de colocar em trilhas pra ralar.

O Eduvelo também já bateu o Engesa com uma Pajero descendo ou subindo uma trilha...... e o estrago foi grande para a Pajero.... vamos ver se ele posta o relato aqui tb.

Quanto ao tema do tópico, o GuilhermeAbreu já deu a dica, pois o Bigua da Perigoso Preparações alarga todo chassi de Engesa que monta por lá.

Para adaptar a TCase de Hilux no meu Engesa tb foi uma briga por causa do pouco espaço entre as longarinas.


[]s

Kim
04/01/2012, 22:37
Muito boa essas histórias!

Agora entendo o porque todos mantém distância na estrada!!!!

Minha primeira viagem com o engesão e já recebeu o selo de qualidade da patroa!!!!!

Lenilton Feitosa
05/01/2012, 00:50
Pessoal, iniciei o trabalho do alargamento do chassi. Estou na fase das medições para evitar erros o que não poderá ocorrer. Estou utilizando o laser para o alinhamento. Em seguida será a fase dos gabaritos para posterior fabricação das peças. Ah, de acordo com os meus cálculos o chassi ficará com uma abertura de aproximadamente 70 cm, assim as molas ficarão próximas as rodas, proporcionando melhor estabilidade e consequentemente correção do "molejo". Até a conclusão levará um bom tempo, pois sou eu que estou fazendo o serviço em minha garagem, visto que dou prioridade ao capricho e a segurança, porém, antes de executar algum serviço sempre troco ideias com mecânicos especialistas em jipes e adaptações, além do amigo jipeiro Alfredo Nóia. Pretendo utilizar a solda TIG que oferece menos calor na peça, uniformidade na soldadura e resistência. Posteriormente publicarei fotos.

Lenilton Feitosa

guilhermeabreu
06/01/2012, 13:41
Pessoal, iniciei o trabalho do alargamento do chassi. Estou na fase das medições para evitar erros o que não poderá ocorrer. Estou utilizando o laser para o alinhamento. Em seguida será a fase dos gabaritos para posterior fabricação das peças. Ah, de acordo com os meus cálculos o chassi ficará com uma abertura de aproximadamente 70 cm, assim as molas ficarão próximas as rodas, proporcionando melhor estabilidade e consequentemente correção do "molejo". Até a conclusão levará um bom tempo, pois sou eu que estou fazendo o serviço em minha garagem, visto que dou prioridade ao capricho e a segurança, porém, antes de executar algum serviço sempre troco ideias com mecânicos especialistas em jipes e adaptações, além do amigo jipeiro Alfredo Nóia. Pretendo utilizar a solda TIG que oferece menos calor na peça, uniformidade na soldadura e resistência. Posteriormente publicarei fotos.

Lenilton Feitosa

LENILTON FEITOSA

PARABENS esta no caminho correto , vai fundo que ficará 100% , nada do uma coisa feita pelas próprias mãos , minha casa da praia as minhas mãos fizeram toda a parte hidráulica , elétrica e acentamentos de portas janelas trincos e fechaduras , hoje com meus 58 anos e 116kg , talvez não conseguiria mais fazer ísto tudo , mas a vontade e o espírito ainda quer fazer mais coisas ainda .

ABRAÇÃO E BOA SORTE NA BELA EMPREITADA .

Lenilton Feitosa
07/01/2012, 10:56
Obrigado pelo incentivo Guilherme!

Abraços,


Lenilton

4X4GARAGE
07/01/2012, 11:47
gosado,se voce quer melhorar a estabilidade,pra que alargar o chassis se é mais simples mudar as torres das molas simplesmente para fora?[]s e tentando entender

Lenilton Feitosa
08/01/2012, 23:41
4x4GARAGE,

O meu objetivo não é a estabilidade, mas poder adaptar qualquer caixa de transferência sem fazer cortes no chassi para encaixá-la, aliado a isto terei uma melhor estabilidade. Irei adaptar uma caixa de transferência da Sportage, com o espaço entre o chassi de 53 cm não é possível, mesmo que o motor fique um pouco para a esquerda, mesmo assim teria que fazer uma inclinação de 15 graus na transferência, o que eu não gostaria, com o alargamento ficará com aproximadamente 70 cm de vão, adaptarei a caixa e qualquer motor moderno sem maiores problemas.

Lenilton Feitosa

franzlana
16/01/2012, 22:15
Cuidado para não desmontar tudo e ficar anos a fio até montar de novo. Comprei meu FIII em dezembro e terminei a montagem em Janeiro. Motor a diesel, carroceria levantada, capota de fibra e pintura em dois meses. Aí fui rodando e agregando novos itens. Com isto tenho um CJ5 que tem 12 anos e nunca ficou pronto, exatamente por que inventei demais.

Philpatay
16/01/2012, 23:27
Se eu achar uma proposta decente(acima dos 40.000) ainda vendo o meu Engesa. Mas só pra comprar uma F250 4x4 e modificar a criatura toda. (falta espaço para pessoas) Agora,nestas épocas de chuvas, quando estou na terra, puxando meu barco e encontro a estrada com erosões com mais de 1 m de profundidade (verdadeiro barranco cortando a estrada), e entro de 4x2 e saio do outro lado, arrastando a carretinha de 7 metros que apóia o chassis no chão e fica com as rodas no ar, tamanho as erosões, fico até chateado com a Engesa que fez um bicho tão eficaz que tira a graça da brincadeira. Tirei os pneus mud só pra ter alguma emoção por que com eles qualquer lugar era como asfalto. Quando puxei uma carreta baú atolada (em terreno plano) ninguém acreditou. Nestas horas se me pedem o preço, digo que não tem. No dia a dia quando "não tenho que me preocupar" comigo e sim com os malucos do asfalto que me fecham e apertam isto é um deleite. Sem falar dos motoboys que esbarram no retrovisor da Ranger o tempo todo . De Ranger me preocupo em proteger os retrovisores, a pintura, o cromado dos para choques, etc. De Engesa me preocupo se o pneu vai arranhar algo, se alguém vai se fd nos pára-choques, etc, afinal quem insiste em fechar aquele delicado veículo deveria pensar duas vezes. Esta capacidade de gerar relaxamento inclusive nos trânsitos urbanos só um Jeep de verdade tem. Pra mim os três primeiros são pela ordem: Engesa, Toyota e Willys. O resto, na sua maioria, sem ofensa são SUVs. (falo dos Jeeps que se fabricam no Brasil, se não vão falar que falei que o Rammer é SUV) E olha que tem muito SUV valente, super preparado, com bloqueio, guincho, pneuzão, etc. Mas continua SUV. Cheios de plásticos, cromados, pára – choques envolventes, sem ângulo de entrada e saída e com manutenções difíceis e caras. Hoje o Marruá assumiu a colocação dos Engesas para os anos de fabricação onde não mais existe o Engesa.
Só pra exemplificar vou relatar as experiências da minha esposa com o Engesa. Ela estava com o Engesa estacionado, uma F4000 bateu na traseira do Engesa. Arranhou o pára-choque do Jeep e quebrou a frente da F4000. Um palio saiu do estacionamento a 45º e atravessou na frente: passou sobre o capô do Pálio. Ela ficou com dó e assumiu a culpa e o seguro pagou o Pálio. O Engesa sujou os dois pneus com a tinta do capô. Um Chevete saiu de uma rua a 90º e entrou entre as rodas do Engesa lado direito. Outra vez a Dona Fabíola passou sobre um capô. Ela nem viu o que foi. Só depois que parou.(era noite). O Chevete fugiu arrastando o pára-choque e sumiu. O Engesa arranhou o alargador de pára-lama traseiro LD. Resumindo: Engesa = demolidor. Na verdade um Engesa é quase indestrutível.
Some a isto tudo o fato de ser macio, ter muito espaço interno, caber qualquer tamanho de pessoa nos bancos de traz com as pernas espichadas (Fase III), andar bem, curvar bem, não desestabilizar em pisos irregulares (Minha Ranger perde de 1000), não requer manutenção, ter porta malas (Troler não Tem), etc. Vou parar de escrever só pra ver se vai ter comentários da turma dos SUV.

Belo relato..

Concordo com gênero número e grau !

É como o outro colega disse, qualquer projeto de alteração do ponto de vista econônico pode ser inviável, porém tem coisas que o dinheiro não compra, não é mesmo ? E uma delas é a satisfação de ter algo do nosso jeito.

Abraço.

Lenilton Feitosa
17/01/2012, 09:49
Franzlana, você tem razão, não posso demorar muito quanto a alteração para não me perder, porém estou pacientemente fazendo medidas, estudos, consultas para nada sair errado, já que sou eu que estou realizando o projeto de alongamento, estou levando em consideração até 1 mm de diferença. No momento estou definindo o espaço entre os pneus e os tirantes do eixo dianteiro O | | O para ao fazer o jogo o pneu não topar no tirante, pois o meu objetivo do espaço interno do chassi é de 65 a 70 cm.

Abraços ,

Lenilton Feitosa

Marcio STM
18/01/2012, 18:00
Galera, sou cabaço aqui e gostaria de saber se poderiam me ajudar numa coisinha que penso em fazer:
Tenho um chassi engesa e to pensando em colocar toda a mecânica da F-250 cummins 3,9 nele... O que acham?