Conectar

Ver Versão Completa : Sensação ao dirigir um 4x4

Gusgomes
05/12/2011, 17:42
Recentemente comprei um Vitara 97 - 5 portas e estou achando o carrinho super maneiro.

Ele é 1.6 16v - esta com pneus mistos bf goldrich all terrain.

Tenho um carro sedan mais especificamente um Civic e nunca tinha dirigido um Jeep.

Estou notando que o carro Bate mais, porem em locais planos sem buraco e bem confortavel. So que estou sentindo que o carro fica meio sambado, meio livre, tipo como se tivesse dancando, nao muito firme, nao dando muita confiancao ao dirigir.

Gostaria de saber se isso é normal. E qual a sensação de dirigir um 4x4 na cidade.

Obs. Levei no mecanico e ele disse que esta tudo OK com suspensoes, direcao ...

Agradeco as respostas.

Obrigado

Gusgomes

aryrj
05/12/2011, 21:10
A "dança lateral" do Vitara é sua marca registrada. Observe a suspensão traseira...

Não se preocupe... tudo isso é normal.

aleilario
05/12/2011, 21:28
Exatamente o que eu ia dizer, esta sambadinha é o "charme" do vitara e do grand vitara....

Gusgomes
05/12/2011, 23:10
Fico mais tranquilo. Acho q vou so dar uma esvaziada nos pneus para ele pular menos. Obrigado

TFelipe
05/12/2011, 23:18
ahhhhh quem dera se as mulheres rebolassem tanto quanto a traseira do meu vitara quando eu dou ré... rsrsrs

Procure falar com ex-dono para descobrir se ele já tinha trocado os amortecedores ou as molas. afinal, se forem originais , com 13 14 anos de idade, já ta mais do que na hora de trocar, é o que eu vou fazer no meu carro agora inicio do ano....

dizem que fazendo isso além de ganhar um pouco mais de conforto o carro perde um pouco aquela rebolada!

aleilario
06/12/2011, 07:46
Bom galera, eu tenho um Grand Vitara, mas acredito que no Vitarinha deva ser igual. Quando meus amortecedores traseiros estouraram no meio da serra da canastra, foi um parto conseguir sair de lá, pois qualquer costela que pegava a traseira queria passar a frente, mas agora com os amortecedores novos isto melhorou uns 90%, ele continua rebolando, porém a traseira não quer mais passar a dianteira...hehehe

Gusgomes
06/12/2011, 09:45
ahhhhh quem dera se as mulheres rebolassem tanto quanto a traseira do meu vitara quando eu dou ré... rsrsrs

Procure falar com ex-dono para descobrir se ele já tinha trocado os amortecedores ou as molas. afinal, se forem originais , com 13 14 anos de idade, já ta mais do que na hora de trocar, é o que eu vou fazer no meu carro agora inicio do ano....

dizem que fazendo isso além de ganhar um pouco mais de conforto o carro perde um pouco aquela rebolada!

''Acho que os amortecedores trazeiros ja foram trocados, pois esta com uns amarelos." Mas segundo o mecanico, esta tudo 100%.'' Minha outra neura é que de vez enquando, em linha reta, escuto uns estalos que parece que vem das rodas, as vezes qdo descendo algum lugar sem acelerar (carro é automatico) e as vezes ao freiar tambem...se alguem souber o que poderia ser...''

Creio que o jeito vai ser levar em uma mecanica especializada... Peguei o carro com 94mil km. Acho q vou rodar ate os 104mil e depois faco aquela revisao...

O que me aconselham?

Grato!

aryrj
06/12/2011, 17:27
Estalos podem ser um monte de coisas... Pra começar, manda ver as homocinéticas...

Gusgomes
06/12/2011, 17:34
Estalos podem ser um monte de coisas... Pra começar, manda ver as homocinéticas...

Blz meu caro.

Como eu disse, fiz uma revisao como meu mecanico de carros nao off roads e segundo ele ta tudo normal.

Vou ver se levo em um mecanico especializado para nao ficar com a pulga atras da orelha.

Valeu

aleilario
06/12/2011, 18:15
Para ter certeza que as homocinéticas estão boas faça o seguinte:

Coloque o carro no elevador, suba ele e vc fica la dentro, engate a reduzida, freie com um pé e acelere com o outro, o seu mecânico fica embaixo do carro e ja verifica na hora se as homocinéticas vão estralar ou não !

aryrj
06/12/2011, 18:55
Ou suba no meio fio com o volante esterçado. Mais fácil.

Gusgomes
06/12/2011, 21:17
Ou suba no meio fio com o volante esterçado. Mais fácil.

Subi no meio fio e nao estalou nada... Creio que as homocineticas estao ok, ms continuando aos testes com o carro, engatei tracao nas 4 e estercei um pouco o volante, isso no asfalto. O carro ficou dando uns estalos fortes, tipo umas pancadas seguidas. Coloquei tracao nas 4 na terra e nenhum estalo aconteceu... Isso é normal?

Chuva
06/12/2011, 21:28
ai.. não sei se é igual a tracker / GV, mas acho q não pode forçar 4x4 em curva no asfalto... a relação de giro das rodas com muito atrito nessas condições é diferente e os eixos não compensam, forçando tudo.. 4x4 só serve para barro, usar no aslfato estraga o carro qdo usado em curvas, esterçando...[ ]s

aleilario
07/12/2011, 09:16
Sim, realmente não se pode usar o 4x4 e reduzida em asfalto, porém só para testar não tem problema.

O meu carro estava assim, quando engatava o 4x4 e esterçava um pouco, só de ir para frente ja estalava um pouco, com a reduzida engatada ai estalava mais. Fiz o teste do elevador, e estalou tudo, cheguei a conclusão que era a homocinética interna (que vai no diferencial) que tinha ido pro saco, troquei, e refiz os testes, tudo zerado, sem barulho nenhum.