Conectar

Ver Versão Completa : Motor AP caindo rotação



Edgar Caldeira
04/12/2011, 20:11
Bom dia.

Ultimamente o motor do troller (AP 2.0) sempre que estou em terceira marcha por exemplo e piso na embreagem para por ponto morto a rotação cai para quase 0 e acende a luz de óleo e o motor quase morre... Ai com o carro parado no farol em ponto morto ele fica oscilando entre 200 a 700 rotações e fica tremendo parecendo carro aspirado...

Já coloquei gasolina aditivada e aquele produto que esqueci o nome para limpar a gasolina e os bicos e nada... O que pode ser?

Obrigado galera

EVALDO KAISER
04/12/2011, 22:25
Edgar boa noite, observe se o "sensor de marcha lenta" esta atuando, se o conector dele e de outros pontos estejam passando a corrente eletrica, se existe folga no eixo do corpo da borboleta e finalizando mande passar os bicos injetores naquela maquina de limpar bicos e testar a pressao deeles,pois um dos meus estava "mijando" .
E o motor perdia força até pra subir na rampa da garagem e quando ligava o ar cond. O motor parava tinha que dar partida era um "caos" , no meu caso o pro foi esse , mas vale a pena conferir .se forem os conectores troca logo.


bom dia.

Ultimamente o motor do troller (ap 2.0) sempre que estou em terceira marcha por exemplo e piso na embreagem para por ponto morto a rotação cai para quase 0 e acende a luz de óleo e o motor quase morre... Ai com o carro parado no farol em ponto morto ele fica oscilando entre 200 a 700 rotações e fica tremendo parecendo carro aspirado...

Já coloquei gasolina aditivada e aquele produto que esqueci o nome para limpar a gasolina e os bicos e nada... O que pode ser?

Obrigado galera

Renato Froes
05/12/2011, 16:42
Edgar,

Quando você resolver o problema, poste a solução aqui.
Meu troller também já apresentou esse problema, mas sarou sozinho.

gustavo seixas
08/12/2011, 23:08
na maioria dos casos é o motor de passo, no corpo de borbolata tem dois sensores é o de cima, vc tira ele sem desligar a tomada e o segura na mão e pede pra outra pessoa ligar a chave, ele tem q acionar, o eixo do centro dele tem q movimentar, no meu caso ele desmanchou(fudeu a rosca) mesmo e tive q trocar.
vc pode tentar duas coisas antes de tirá-lo: desligar o negativo da bateria por um tempo pra ele resetar sozinho ou ligar a chave esperar 20s (segundos), ligar e esperar mais 20s, repetir esse proceso 10 vezes q vc vai adaptar novamente o motor de passo e ele volta a funcionar normalmente, só q na última contegem vc deve dar a partida no motor até q ele pegue e deixá-lo funcionando até q ele arme o eletroventilador. tá pronta a adaptação do motor de passo.

Edgar Caldeira
09/12/2011, 02:33
na maioria dos casos é o motor de passo, no corpo de borbolata tem dois sensores é o de cima, vc tira ele sem desligar a tomada e o segura na mão e pede pra outra pessoa ligar a chave, ele tem q acionar, o eixo do centro dele tem q movimentar, no meu caso ele desmanchou(fudeu a rosca) mesmo e tive q trocar.
vc pode tentar duas coisas antes de tirá-lo: desligar o negativo da bateria por um tempo pra ele resetar sozinho ou ligar a chave esperar 20s (segundos), ligar e esperar mais 20s, repetir esse proceso 10 vezes q vc vai adaptar novamente o motor de passo e ele volta a funcionar normalmente, só q na última contegem vc deve dar a partida no motor até q ele pegue e deixá-lo funcionando até q ele arme o eletroventilador. tá pronta a adaptação do motor de passo.


Gustavo, esse processo : ligar e esperar mais 20s, repetir esse proceso 10 vezes

O que você diz é deixar a chave na posição que acenda todas as luzes do painel durante 20 seg e depois ligar?

Tirar o negativo da bateria por quanto tempo mais ou menos? Não vai me dar choque não? :twisted:


Não sei é estranho tem vezes que ele para, as vezes se eu desligo e dou partida novamente ele fica normal.

Como não está me atrapalhando vou deixar para levar para o mecanico só depois do ano novo :)

Vou testar !!

Edgar Caldeira
09/12/2011, 02:34
Edgar,

Quando você resolver o problema, poste a solução aqui.
Meu troller também já apresentou esse problema, mas sarou sozinho.

Rsss vai entender esses nossos dinossauros da troller, mais eu não troco por nada hehehehe

gustavo seixas
09/12/2011, 22:07
vc liga a chave até acender as luzes, espera 20s desliga, espera 20s, liga(até acender)espera, 10 vezes
a única coisa q da choque no carro, mesmo assim só com ele funcionando são os cabos de velas e o da bobina.
se ele está fazendo só às vezes 90% de chance de ser isso

Edgar Caldeira
10/12/2011, 01:41
vc liga a chave até acender as luzes, espera 20s desliga, espera 20s, liga(até acender)espera, 10 vezes
a única coisa q da choque no carro, mesmo assim só com ele funcionando são os cabos de velas e o da bobina.
se ele está fazendo só às vezes 90% de chance de ser isso

Entendi rsss, então eu não ligo o motor? Somente deixo 20 segundos a cahve virada e 20 segundos desvirada 10 vezes?

VOu fazera agora isso aqui no trampo !

EVALDO KAISER
10/12/2011, 14:24
BOA TARDE A TODOS, estou achando que o que o GUSTAVO SEIXAS chama de motor de passo é amesma coisa que "sensor de marcha lenta" , "atuador de marcha lenta" ... mesmo porque ficam acoplados em cima do corpo de borboleta, cordiais saudaçoes...


na maioria dos casos é o motor de passo, no corpo de borbolata tem dois sensores é o de cima, vc tira ele sem desligar a tomada e o segura na mão e pede pra outra pessoa ligar a chave, ele tem q acionar, o eixo do centro dele tem q movimentar, no meu caso ele desmanchou(fudeu a rosca) mesmo e tive q trocar.
vc pode tentar duas coisas antes de tirá-lo: desligar o negativo da bateria por um tempo pra ele resetar sozinho ou ligar a chave esperar 20s (segundos), ligar e esperar mais 20s, repetir esse proceso 10 vezes q vc vai adaptar novamente o motor de passo e ele volta a funcionar normalmente, só q na última contegem vc deve dar a partida no motor até q ele pegue e deixá-lo funcionando até q ele arme o eletroventilador. tá pronta a adaptação do motor de passo.

Renato Froes
11/12/2011, 17:06
Edgar.

Isso pode ser causado por vários motivos.

Além dos motivos já citados aqui nesse tópico, ainda pode ser causado por:


- Óleo na borboleta da injeção;
- Problemas no Hidrovácuo;
- Motor fora do ponto;
- Tampa do distribuidor mal encaixada;
- Gasolina ruim;
- etc...


Você trocou a correia dentada recentemente?
Mexeu na tampa do distribuidor?



Leva numa oficina, conecta o rastreador e manda reiniciar a injeção.
Assim é mais garantido do que ficar ligando e desligando a chave várias vezes.

Para quem não sabe, o conector do rastreador fica atrás do painel central (atrás do acendedor de cigarros).


O RESET no sistema de injeção só é garantido com o aparelho.

gustavo seixas
11/12/2011, 22:08
desculpe mas esse tipo de reset é completamente confiável, tanto o de desligar a bateria como esse de ligar e desligar a chave.
a única coisa q pode acontecer é não resolver o problema, ae o defeito já é em outra coisa.
ae se for em outra coisa, quando achada essa outra coisa q está causando o mal funcionamento, lógico vc vai trocá-la e depois disso deve-se resetar o sistema para apagar todas as avarias gravadas e o reconhecimento das peças novas
e motor de passo é a peça q vai na parte de cima do corpo de borboleta, o de baixo é o petenciômetro q também influência no funcionamento, tem um jeito de testá-lo, vou ver se acho o esquema de como fazê-lo e posto.

Edgar Caldeira
14/12/2011, 05:46
Edgar.

Isso pode ser causado por vários motivos.

Além dos motivos já citados aqui nesse tópico, ainda pode ser causado por:


- Óleo na borboleta da injeção;
- Problemas no Hidrovácuo;
- Motor fora do ponto;
- Tampa do distribuidor mal encaixada;
- Gasolina ruim;
- etc...


Você trocou a correia dentada recentemente?
Mexeu na tampa do distribuidor?



Leva numa oficina, conecta o rastreador e manda reiniciar a injeção.
Assim é mais garantido do que ficar ligando e desligando a chave várias vezes.

Para quem não sabe, o conector do rastreador fica atrás do painel central (atrás do acendedor de cigarros).


O RESET no sistema de injeção só é garantido com o aparelho.


Pois é o sintoma é o mesmo de gasolina ruim porem já coloquei aquele produto que limpa a gasolina e completei com gasolina do posto br e nada... Peguei a estrada com ele esse fim de semana e alem do giro ficar em 400 rpm quando eu estava a 90 - 100 km/h eu sentia o carro dando uns trancos porem não perdia velocidade... Vou ter que encostar para olhar mesmo

PAULO CARECA
14/12/2011, 13:58
Edgar, eu não conheço produto nenhum que limpa gasolina, o certo seria queimar toda esta gasolina "ruim" ou esgotar toda (limpa tambem as velas), e colocar outra de "melhor" procedencia. Se não ficar bom, seguir os passos citados pelos colegas, ou levar a um mecanico.

BrunoCastrioto
27/08/2012, 13:46
O Meu Troller RF estava com o motor oscilando, troquei: bico, velas, cabo de velas, atuador, fiza limpeza do TBI e nada. Nada resolveu.

Mandei meu Cabeçote pra retífica. Adivinha. Era isso.

Mas Edgar, só coloquei aqui pra ficar como relato pq sei q tu vendeu seu RF e tah de JPX neh.
Vi ele na oficina.
Parabéns pela nova viatura.

Abraços

Rodrigones
28/08/2012, 19:16
Fogo isso, o meu troller fiz uma revisão completa, estava com o mesmo problema de oscilar a marcha lenta e o consumo excessivo, troquei o atuador de marcha lenta, revisão no corpo de borboleta, limpeza dos bicos na máquina, velas, e troquei a embreagem, o carro esta andando muito mesmo com a configuração que estou usando, pneus 35 e lift de suspensão de 8 cm. Só que a marcha lenta ta um lixo, quando ta frio fica muito acelerado, e quando ligo o ar condicionado tb, o consumo ta pior ainda, bebendo demais, fazendo 5 por litro, alguém tem alguma sugestão?


O Meu Troller RF estava com o motor oscilando, troquei: bico, velas, cabo de velas, atuador, fiza limpeza do TBI e nada. Nada resolveu.

Mandei meu Cabeçote pra retífica. Adivinha. Era isso.

Mas Edgar, só coloquei aqui pra ficar como relato pq sei q tu vendeu seu RF e tah de JPX neh.
Vi ele na oficina.
Parabéns pela nova viatura.

Abraços

felipehodecker
10/12/2012, 17:25
Daew galéra, sou novo no pedaço comprei meu Troller Rf 2000/2001 a 6 meses, e estou com o mesmo problema, ele tem um tipo de falha quando frio, e depois que esquenta ele perde a rotação quando paro ele em um sinaleira ou em qualquer lugar que fique na lenta, ele não chega a morrer mas o giro fica muito baixo quase morrendo o motor, ja troquei motor de passe, velas, cabos de velas, tampa da distrubição , rotor, sonda lambda, bicos (pois o mecanico disse q ele estava com bico do motor flex, sendo que a vazão é maior, isso até pode ser por ele fazia de 5,5 a 6km/l depois da modificação ele faz 7km/l) mas mesmo assim continua a falha, ja estou desesperado, pois não sei mais oq fasso... se alguém tiver alguma idéia... toda ajuda é bem vinda..vlw

BrunoCastrioto
18/12/2012, 08:56
Daew galéra, sou novo no pedaço comprei meu Troller Rf 2000/2001 a 6 meses, e estou com o mesmo problema, ele tem um tipo de falha quando frio, e depois que esquenta ele perde a rotação quando paro ele em um sinaleira ou em qualquer lugar que fique na lenta, ele não chega a morrer mas o giro fica muito baixo quase morrendo o motor, ja troquei motor de passe, velas, cabos de velas, tampa da distrubição , rotor, sonda lambda, bicos (pois o mecanico disse q ele estava com bico do motor flex, sendo que a vazão é maior, isso até pode ser por ele fazia de 5,5 a 6km/l depois da modificação ele faz 7km/l) mas mesmo assim continua a falha, ja estou desesperado, pois não sei mais oq fasso... se alguém tiver alguma idéia... toda ajuda é bem vinda..vlw

Felipe, dá uma olhada na correia dentada.
Meu Troller a um tempo atrás ficou fraco, num chegava a oscilar muito, mas o mecanico viu que a correia dentada estava com folga e um dente fora, trocou e o motor ficou outro.

BrunoCastrioto
18/12/2012, 08:57
Fogo isso, o meu troller fiz uma revisão completa, estava com o mesmo problema de oscilar a marcha lenta e o consumo excessivo, troquei o atuador de marcha lenta, revisão no corpo de borboleta, limpeza dos bicos na máquina, velas, e troquei a embreagem, o carro esta andando muito mesmo com a configuração que estou usando, pneus 35 e lift de suspensão de 8 cm. Só que a marcha lenta ta um lixo, quando ta frio fica muito acelerado, e quando ligo o ar condicionado tb, o consumo ta pior ainda, bebendo demais, fazendo 5 por litro, alguém tem alguma sugestão?

Rodrigones, vc mudou relação pra usar os 35"?

Jambu
14/01/2013, 23:03
Olá gente. Tenho um RF há cinco anos. Desde que comprei estou ajeitando o carro. Reconstruindo. Agora já tá quase 100%, pneus novos, 33", caixa do diesel, O problema: Não consegui resolver este mesmo problema. Troquei tudo que mandaram, alguns mais de uma vez, sensor do corpo de borboleta duas vezes (rotor de passo), troquei bicos, limpei bicos, limpei tampa do distribuidor, troquei velas, cabos de velas, troquei corpo de borboleta. No desespero, troquei a central do carro. Continua a mesma coisa. Quando frio, fica morrendo toda vez que piso no freio, falhando em baixa. Quando esquenta, não morre mais, mas fica falhando (mesmo mantendo o acelerador em determinada posição, parece que tem alguém dando "bicos" no pedal, como se estivesse pisando e soltando, pisando e soltando. O QUE PODE SER, SE JÁ FIZ TUDO? TENHO QUE FAZER O MOTOR?

Jambu
16/01/2013, 21:40
E aí gente, vou ter que fazer o motor? Alguma dica?

Sandrãobh
16/01/2013, 23:33
E aí gente, vou ter que fazer o motor? Alguma dica?

Já pensou em trocar de mecânico? Motor de santana não era prá tudo isso.... se o carro não baixa óleo, não vejo a necessidade de se fazer o motor.... talvez um problema no cabeçote,válvula de admissão, parece carro antigo ''fora do ponto''.....

boa sorte....

Jambu
18/02/2013, 22:17
Pô Sandrão, por profissão, sou nômade, então, já fui a diversos "especialistas", em vários estados da união, que fizeram tudo isso que falei. Troquei mais coisa do que falei, por exemplo, troquei a correia dentada, que alguém falou aí, já botei no ponto umas (sem exagero) umas dez vezes, adiantando, atrasando, deixando no ponto, com pistola, com revolver, com metralhadora, não sei mais... Tou suspeitando que vou ter que abrir. E nem pinga nada. Sei não. Tenho um amigo, que é mecânico chefe numa autorizada Mitsubishi, que disse que é "mal-assombrado". Quando tiver dinheiro, acho que vou abrir, ou então trocar o motor por um diesel, que aí ele fica completo diese.

zeca_cj
19/02/2013, 00:24
Muito melhor vc vender o carro assim do que se meter a trocar o motor por um diesel.

Nao reeinvente a roda. Voce nao fara melhor do que ja vem de fabrica e vai gastar muito mais dinheiro do que pagar R$50k num troller 2005

va por mim...

Sandrãobh
19/02/2013, 17:32
Pô Sandrão, por profissão, sou nômade, então, já fui a diversos "especialistas", em vários estados da união, que fizeram tudo isso que falei. Troquei mais coisa do que falei, por exemplo, troquei a correia dentada, que alguém falou aí, já botei no ponto umas (sem exagero) umas dez vezes, adiantando, atrasando, deixando no ponto, com pistola, com revolver, com metralhadora, não sei mais... Tou suspeitando que vou ter que abrir. E nem pinga nada. Sei não. Tenho um amigo, que é mecânico chefe numa autorizada Mitsubishi, que disse que é "mal-assombrado". Quando tiver dinheiro, acho que vou abrir, ou então trocar o motor por um diesel, que aí ele fica completo diese.

Jambu, alguns posts acima o Bruno relata um caso parecido e era cabeçote, manda um MP para ele... Se vc retirar o cabeçote talvez dê para analisar algo como válvulas, pistões e etc... sem especificamente ''fazer'' o motor..EU só trocaria o motor se pretendesse ficar com o carro muito tempo (e tivesse muito amor por ele), acho que envolve troca de cambio e outras coisas nessa alteração.....e muito $$$$$$$$, tempo parado em oficina....adaptações.....Talvez a troca por um modelo diesel seja o mais indicado....

Jambu
22/02/2013, 20:59
Sandrão, eu já estou com a caixa Eaton instalada (do diesel). De fato, se eu conseguir "ajeitar" o problema, eu não preciso fazer mais nada no carro, só perfumaria... Zeca, eu só coloco o motor diesel se for aproveitando uma oportunidade. Não vou gastar 20 mil k num motor novo não. Todos> Eu amo meu carro e acho que não vou me separar dele NUNCA. rs rs.

zeca_cj
25/02/2013, 09:49
Jambu,

sofro do mesmo problema. Nao pretendo separar do meu.

Porem eu nao partiria pra colocar um motor Diesel sendo que ja existem trollers diesel de fabrica. O custo que vc vai ter de adaptação será muito maior que trocar de carro. E provavelmente nao vai ficar tao bem ajustado quanto o projeto da fabrica.

Nao sou contra trocar de motor, nem fazer adaptaçoes. sou contra reinventar a roda.