PDA

Ver Versão Completa : Ranger V6 SOHC 210cv - Cabeçote - Dúvidas

Guilherme A. Araújo
04/12/2011, 15:52
Olá pessoal,
estive meio sumido do forum, mas agora to arrumando meu tempo...

A rajola queimou a junta do cabeçote, mas nao ferveu, apenas subiu um pouco a temperatura e qdo eu vi, estava jogando agua pra fora do radiador (salvador de água).
Fez isso 3 vezes, tirei a termostatica e continuou, entao mandei desmontar a parte de cima, e constatou um pequeno queimado na junta no 4ºcilindro, mas enfim...

Troquei as valvulas, retifiquei o cabeçote, comprei jg de juntas e tal.
O Motor está com 140mil Km, e nao baixava NADA de óeo.
Minha dúvida é se realmente preciso trocar anéis e bronzinas, tendo em vista que tudo está como novo ainda, até o comando de valvulas, nao apresenta nada de desgaste...

O Carro nao tinha nenhum batido no motor, e nada anormal qto ao funcionamento mecanico do mesmo.
O problema que estava tentando reesolver, era que ela cortava 2 cilindros, o 3 e 5, de vez enqdo, mas qdo desligava e ligava a chave, com o carro andando mesmo, ela voltava ai normal, e isso pra mim era chicote, q agora tbm comprei um novo.

Mas enfim, mecanicos e retificas sempre aconselham trocar aneis e brozinas e pistao e resto tudo se depender deles, o que eu quero saber é a real nescessidade disso, realmente precisa, se tratando de um motor V6, que tem tbm bastante torque e tal??

Se precisa, o que realmente que precisa? Somente aneis e bronzina de biela ou mais alguma coisa??

Seguem algumas fotos do motor...

Abraços

Imperador!
04/12/2011, 16:09
Se está bom, pra que trocar?
Já vi relatos desse motor rodando mais de 300.000km sem abrir.
Se fosse realmente tem o cuidado com o carro que parece ter, ainda vai rodar muito antes de precisar retificar.

Guilherme A. Araújo
04/12/2011, 16:23
Se está bom, pra que trocar?
Já vi relatos desse motor rodando mais de 300.000km sem abrir.
Se fosse realmente tem o cuidado com o carro que parece ter, ainda vai rodar muito antes de precisar retificar.
Exatamente, o motor roda muito, acredito eu que o que acarretou a queima desta junta que é de aço, foi a flata de aditivo combinado com a falha nos cilindros.
Uso muito o carro e muitas vezes em algumas trilhas e passeios, mas sempre com cuidados...
To numa p... duvida.
Tem 6 meses parado o carro, e to numa ansiedade lascada de andar nela, comprei as peças a 4 meses, mas as ultimas chegaram na semana passada e está pronto pra montar, mas tenho que me decidir com base nos relatos e ajudas dos amigos foristas, assim como a sua.
Abraço

adams
04/12/2011, 17:02
Amigos

Ford Explorer 98.
Sempre usei oleo original e filtros ford.
Sempre fiz trocas a cada 5000...
Sempre revisei tudo na minha explorer e com 230.000 ferveu e parou.
dentro nao tinha mais nada bom.
Foi refeito e custou R$ 6800.
Bom negocio em um carro que vale 9000....

Guilherme A. Araújo
04/12/2011, 17:11
Amigos

Ford Explorer 98.
Sempre usei oleo original e filtros ford.
Sempre fiz trocas a cada 5000...
Sempre revisei tudo na minha explorer e com 230.000 ferveu e parou.
dentro nao tinha mais nada bom.
Foi refeito e custou R$ 6800.
Bom negocio em um carro que vale 9000....

Putz adams, aí é complicado.
Mas a minha sorte é que nao deixei ferver, apenas subiu um pouco a temperatura, fora do normal, que é um pouco abaixo do meio, no ponteiro, e eu já parei...

Alessandro,
17/12/2011, 00:46
Já alguns relatos de pessoas que entendem e cuidam bem do carro, mas que 'perdem' o motor sem entenderem o motivo.

Tb tenho uma Explorer, mas é 97 motor V6 EFI com 285.000 km.

Óleo 20w50 mineral, trocado de 5 em 5 mil km, conforme o manual e original, nunca aberto.

Foi medida a compressão dos cilindros, há um ano e estão todos com a mesma medida.

;)

Guilherme A. Araújo
23/12/2011, 01:55
Bom, nao tive muitas opinioes...
Resolvi comprar tudo, quer dizer quase tudo.
Só nao comprei as bielas e pistoes.
Entao foram:
bronzinas, mancal e biela;
aneis
tuchos
bomba oleo
bomba agua
retentor diant e tras virabrequim
kit completo de corrente de comando

Nao precisou retificar nada, apenas trocar por segurança.
O que vai fazer no motor é somente brunir as camisas, estavam um pouco espelhadas,
mas ainda sentia as ranhuras com a unha.
As coisas que vou trocar, sao mais por segurança, apenas para aproveitar que o motor está aberto,
com excessao da corrente de comando, que estava um pouco gasta, e acabou quebrando um dos esticadores.
As bombas de oleo e agua, tem carcaça de aluminio e nao tem como trocar reparos, entao por segurança, vou trocá-las também.

quando ficar pronto, falo no que deu.

Abraço a todos e um Feliz natal e próspero ano novo!