PDA

Ver Versão Completa : Quantos Km tem sua SW4 (1996 a 2002) e já fez motor?

dorderf
02/12/2011, 10:05
Senhores, em razão de um tópico que trata de barulhos incômodos no motor da SW4, especialmente nos motores 1kzt, gostaria de saber dos confrades toyoteiros com quantos Km está sua SW4 e se já precisou fazer motor.

Pretendo com este tópico chegar a uma estatística desse serviço, além de me deixar e aos futuros compradores, mais tranquilos quanto a esta que parece ser uma excepcional máquina, salvo exceções, que na maioria das vezes se deu por falta de cuidado.

Ao moderador, favor enviar o tópico para um local mais adequado, embora acredite ser este espaço o mais indicado.

ivancgbsb
02/12/2011, 13:18
SW4 99/00
Com 165.000 km nunca fiz motor.
Segundo alguns ainda uma "menina". :)

Kanduxo
02/12/2011, 14:19
Senhores, em razão de um tópico que trata de barulhos incômodos no motor da SW4, especialmente nos motores 1kzt, gostaria de saber dos confrades toyoteiros com quantos Km está sua SW4 e se já precisou fazer motor.

Pretendo com este tópico chegar a uma estatística desse serviço, além de me deixar e aos futuros compradores, mais tranquilos quanto a esta que parece ser uma excepcional máquina, salvo exceções, que na maioria das vezes se deu por falta de cuidado.

Ao moderador, favor enviar o tópico para um local mais adequado, embora acredite ser este espaço o mais indicado.

Doderf, tenho um Terios, porém, tenho um amigo que possui uma SW4 1997 que está com 200.000km eu poucos, e, tá inteirona, não sei se ele já fez o motor...:concordo:

Obs: Meu Terios é 1998 e está com 140.000 Km!:concordo:

luz
03/12/2011, 00:16
SW4 2001/2001 com 295000km.Apenas manutenção preventiva.Nada de motor
Segue foto em anexo
323425

Eduardo Schaefer
03/12/2011, 06:26
Só para aquecer o tópico, meu irmão tem uma SW 2000 com 300 mil Km originais e tá beleza , a minha SW 94( sei que não vem ao caso, pois não é o motor 1kzt,mas mesmo assim vou falar) está com 340 mil km, não baixa uma gota de oleo a cada troca (5000 km) e parece que recem saiu de fabrica, tanto faz se for 1kzt OU 3l, toyota é toyota.Valeu

wagão
03/12/2011, 08:18
Aqui em casa a Sw é tão ruim que temos duas!!! :dance:

Uma é 2002 efi, esta com 120mil km, parece zero.... que nem diz meu meca, o carro que ele perdeu o cliente pois é raro dar mecânica!:euforico:

E a outra é a minha Japa sw4 95, esta com 250 mil km, é so manutenção preventica e não baixa uma gota de óleo e nem água, sei que não é o mesmo motor da 2002, mas a minha é pau pra toda obra, algumas trilhas e uso no dia a dia!

Toyota é Toyota, claro que tem que ter dono e dar manutenção necessário pois nenhum carro é indestrutível! Mas sem querer ofender ninguem, aprendi isso depois de possuir 3 L200, nada a me queixar das L200 mas sabe neh toy é toy... L200 de anos 1991 só alegria, 2003 só alegria, 2006 sport hpe algumas dores de cabeça!:parede:

José Tito de Lima Neto
03/12/2011, 09:05
Boa iniciativa dorderf, a minha é uma sw4 98 tem 375.000 km e já fiz o motor duas veses, a primeira só se aproveitou o eixo do virabrequim e o bloco, 45.000 km de pois folgaram os parafusos do primeiro mancal e td novamente. Paguei ela ontem e agora é amaciar o motor.

marcelo de lima oliveira
03/12/2011, 12:40
Olha, comprei a minha usada ano passado, com kilmetragem voltada e ha 10 anos sem manutensao na conssecionaria, enfim, carro sem historico!
Fiz as trocas necessarias, manutensao rigorosa, incluindo oleo e filtros. 30k rodados em um ano. Nao baixa uma gota de oleo, nao fumaca, nao me da trabalho. Dia 11 paro o carro para manutensao preventiva!

dorderf
04/12/2011, 18:53
Galera, tô gostando desse tópico! O mecânico que levei, Robson, da ReviAuto, de Recife, disse que o carro tá muito bom. Aproveitei pra trocar tudo que precisava.

Lá vai a porrada:

Filtro de óleo do motor Japanparts FO213S: R$ 55,00
Óleo Ursa diesel 15W40: R$ 119,00 (7x 17,00)
Arruela do cárter: R$ 5,00
Filtro de ar 3.0 Japanparts FA282S: R$ 35,00
Filtro de combustível: R$ 58,00 (2x29,00) São 2 filtros?
Correia dentada: R$ 90,00
Rolamento de tensor: R$ 245,00
Tensor corrente: R$ 225,00
Óleo de caixa de marcha e redução: R$ 250,00 (25,00x10l)
Aditivo: R$ 25,00
Água destilada: R$ 45,00 (9x5l)
Pivôs (aqui senti um frio na barriga!): R$ 590,00x2= 1180,00 (deu vontade de viajar pro Japão pra comprar!)
Jogo de lonas: R$ 128,00
Lixa: R$ 3,00

Total da brincadeira: R$ 3.000,00 (já com 480,00 de mão de obra).

O carro tá quase perfeito agora. Preciso parar na oficina uns 2 dias pra arrumar um vazamento de óleo que o meca disse que é da caixa de direção. Terá que tirar o câmbio pra ter acesso. Gastarei mais cerca de R$ 800,00. Depois disso, só levar em alguém que arrume um pequeno problema, o vidro traseiro não tá baixando. Ele começa, mas para logo em seguida. E toda vez que tento baixar faz um barulho perto do volante... Não faço a mínima ideia do que seja.

Levarei tb pra alinhar e balancear, além de trocar os pitos dos pneus. Aí acredito que o carro fica perfeito por no mínimo 5 k km, que é quando pretendo trocar todos os óleos e filtros.

dorderf
04/12/2011, 19:01
Boa iniciativa dorderf, a minha é uma sw4 98 tem 375.000 km e já fiz o motor duas veses, a primeira só se aproveitou o eixo do virabrequim e o bloco, 45.000 km de pois folgaram os parafusos do primeiro mancal e td novamente. Paguei ela ontem e agora é amaciar o motor.

Tito, boa sorte dessa vez.

Na oficina que levei tinha uma 2001 prata, linda, fazendo o motor:shock:

R$ 11.000,00 o cara tava gastando já. Sei não, é muita burrice alguém ter um carro desse e não dar a devida manutenção. PQP!

HJ, finalmente, tive coragem de acionar a tração. Peguei uma boa estrada de terra... Nossa, que carro perfeito é esse? Parecia que tava numa autoban!

A minha não gosta de estrada. Não gosto de passar dos 80 com ela, mas em terreno ruim, putz! Ô carrinho bom!

Alguém de vcs pensa em não vender a vtr NUNCA? Eu tô quase assim... Não me lembro de ter gasto tanto dinheiro assim num carro e ter ficado feliz como fiquei.

José Tito de Lima Neto
05/12/2011, 08:19
Tito, boa sorte dessa vez.

Na oficina que levei tinha uma 2001 prata, linda, fazendo o motor:shock:

R$ 11.000,00 o cara tava gastando já. Sei não, é muita burrice alguém ter um carro desse e não dar a devida manutenção. PQP!

HJ, finalmente, tive coragem de acionar a tração. Peguei uma boa estrada de terra... Nossa, que carro perfeito é esse? Parecia que tava numa autoban!

A minha não gosta de estrada. Não gosto de passar dos 80 com ela, mas em terreno ruim, putz! Ô carrinho bom!

Alguém de vcs pensa em não vender a vtr NUNCA? Eu tô quase assim... Não me lembro de ter gasto tanto dinheiro assim num carro e ter ficado feliz como fiquei.

Bom dia Dordef, é como vc falou é um carro que queremos sempre, afinal uma companheira de 290.000 km juntos, e olha que ter um carro em Camaragibe é um pouco diferente de ter no MT. Imagina o raly dos sertões, era o que eu vivia com ela antes de mudar para SC. Divisa de MT com PA, 1600 km de estrada de terra, atravessia do xingu, pantanal com água cobrindo o pneu e muuuita sacanagem de postos, mecânicos e eletricistas. Depois disto td ela está inteirona. Na sexta qd fui pega-la volta td a vontade de não vende-la nunca. Aqui umas trilhinhas básicas por conta do trabalho ( lama e serra). É o carro ( linda, confortável, confiante e pau pra td obra). Vc nunca se arrependerá sem falar que depois de passar por td isso se for vendela perco apenas 6000,00 em um carro que está comigo a 7 anos.
Agora estou amaciando o motor, andando pianinho, com 1000 km a primeira revisão e troca de óleo rodei este final de semana 258 km subia serra de São Bento do Sul só para levar a companheira para degustar uns docinhos (só alegria). Sem falar que encostamos o fiesta 2011.
Depois da primeira SW4 sua vida nunca será a mesma.

José Tito de Lima Neto
05/12/2011, 08:41
Bom323774 dia companheiros para dar uma ideia de custos do motor da minha sw4 estou disponibilizando a NF da reforma que fiz este mes para conhecimento de tds.

323773

stfuruie
07/12/2011, 09:47
Semana passada me desfiz da minha sw4 97, 188k km, peguei usada, ja com tropicalizacao radiador, usei 5 anos, motor nunca refeito, troca da correia sincronizadora 1 x, bomba injetora 2 vezes, a primeira num ficou boa, troca das bieletas 6xs(marca ruim mas o problema foram as borrachas q foram trocadas por pecas de PU, nao tem elasticidade), troca de todos coxins por PU (fica um pouco mais barulhento nhec-nhec), conserto da direçao hidraulica por vazamento (troca dos retentores), troca do multiviscoso ventilador 1xs, 4 pneus 2xs, tao vendendo por R$41.000,00 na Araujo automoveis / londrina - pr. peguei uma sw4 06 at srv

dorderf
07/12/2011, 16:41
Acho linda demais a SW4 2006. Mas, não arrisco pôr um carro desses na lama. Quem sabe quando ele estiver valendo o que paguei na minha 98 eu não compre e não tenha coragem de colocar...

Engels Kbça
08/12/2011, 17:01
Dorderf.

A minha SW2, ano 2000, está com 267 mil, nunca tirei nem a tampa de válvulas, motor perfeito. Já fiz viagem para Usuhaia, 19 mil Km, e este anos fui para Cusco, no Perú, rodei 14 mil km, só alegria.

Kbça

F. Oliveira
23/06/2012, 20:35
Olá, galera.

Reavivando o tópico e tendo em vista que mais pessoas adquiriram tal máquina, que tal postarem suas experiências de acordo com o tema aqui colocado?

Qto a minha viatura, ela está com 155.580 km sem motor feito. Tudo na base da prevenção.
Recentemente fiz a troca da Correia do motor, aos 151k após acender a luzinha aos 150k. Troca das correias de ar e alternador e troca das bieletas e algumas buchas da suspensão.

Filtros e óleos em dia....aguardando bater os 160k para fazer a troca de todos os fluidos.

Sds a todos.

feitosac
23/06/2012, 23:16
Pessoal,
SW4 2001 - com 152k originais e sem fazer motor, igual ao Engels, ja visitou Ushuaia e em setembro vai a Cusco com a graça de Deus.
Sou rigoroso na manutenção preventiva, muito chato segundo meu mecanico.
Abs.

brunodut
24/06/2012, 20:41
a minha é uma SW4 97 esta com 162 mil e foi feito o motor a 32mi km atras em 2005, aonde foi dado garantia pela concessionaria da toyota foi "gasto" 15 mil no motor não incluindo a colocação de um novo radiador que foi colocado mas não aparece nas notas.
essa camionete foi comprada pela minha avó logo depois que o antigo proprietário fez o motor e até inicio do ano "ela" que não dirige só rodou 20 mil e manutenção básica, eu depois que comprei só troquei os pneus, óleos e filtros e o cilindro mestre da embreagem que abriu um vazamento.

dorderf
24/06/2012, 20:46
a minha é uma SW4 97 esta com 162 mil e foi feito o motor a 32mi km atras em 2005, aonde foi dado garantia pela concessionaria da toyota foi "gasto" 15 mil no motor não incluindo a colocação de um novo radiador que foi colocado mas não aparece nas notas.
essa camionete foi comprada pela minha avó logo depois que o antigo proprietário fez o motor e até inicio do ano "ela" que não dirige só rodou 20 mil e manutenção básica, eu depois que comprei só troquei os pneus, óleos e filtros e o cilindro mestre da embreagem que abriu um vazamento.

Caramba, fizeram o motor com apenas 130 k km... Pelo visto essas "crianças" só sobrevivem se extremamente bem tratadas.

Achei barato o valor cobrado pela Toy, considerando isso em 2005.

fgonelli
24/06/2012, 21:01
SW4 1997, mesmo depois de um acidente muito chato em que ela ficou de cabeça para baixo, não fumaça e não faz barulho.
198 000km só preventiva e reparos do acidente!

brunodut
24/06/2012, 21:01
olha pelo histórico que o cara entregou junto com a toyota com todas as notas dos serviços realizados ela parece que fazia a manutenção correta e ainda por cima tudo na autorizada, só que acho que ele andava bem por que tem o pedido de entrada dela quando foi para a autorizada fazer o motor e consta que ela ferveu subindo uma serra e foi no verão com o radiador menor. pelo menos agora eu tenho um excelente carro e com o motor novinho.

dorderf
24/06/2012, 21:43
olha pelo histórico que o cara entregou junto com a toyota com todas as notas dos serviços realizados ela parece que fazia a manutenção correta e ainda por cima tudo na autorizada, só que acho que ele andava bem por que tem o pedido de entrada dela quando foi para a autorizada fazer o motor e consta que ela ferveu subindo uma serra e foi no verão com o radiador menor. pelo menos agora eu tenho um excelente carro e com o motor novinho.

Tá explicado! Fervendo, não há motor que resista.

F. Oliveira
25/06/2012, 09:10
Galera,

O pé, muitas vezes é o responsavel pela lasqueira do motor. Quando fui engraxar a minha numa oficina, tinha uma Hilux 2010 lá com o motor aberto e tudo preto, como se estivesse estourado algo.

Perguntei ao mecânico: o que foi isso? E ele respondeu bem simples e tranquilo: "Pé".

Os caras andam nessas hilux como se estivessem em sedãs...ae num dá mesmo.

Uma vez eu tava no meu carro anterior, um corolla. Eu estava rápido a 140 km/h, velocidade que ele anda tranquilo, no entanto, fui ultrapassado por uma hilux que tava, certamente a 180 km/h e parecia que eu tava parado....kkkkkkkkkk

Alerta...100 km/h a no máx. 120 km/h é suficiente para nossas jornadas....a diferença no final é mínima, contanto que não se pare.

Sds a todos.

Ps: a hilux acima mencionada que estava com defeito, sequer tinha 100 mil km rodados.

Milton Junior
25/06/2012, 14:42
gostei do topico e iniciativa - vamos lá ... comprei minha hilux 98 sw4 em janeiro 2010 com 151.000km em concessionaria toyota de unico dono com revisoes carimbadas no manual até 120.000km . Sempre revisado , troca oleo e filtros cada 5.000 km , abastecido com diesel aditivado , nunca ultrapassei 120 km hora , nao faço trilhas e eis que mes passado com exatos 192.000km tricou o cabeçote , sem nunca ter baixado um gota de oleo , nao ferveu e unico sintoma foi ...fumaça branca ao ligar de manha e consumo de agua . conclusao comprei cabeçote novo , troquei bieletas 2x , amortecedor 2x ( os 4 ) molas e espero aproveitar o carro por uns 10 anos sem mais problemas.

dorderf
25/06/2012, 15:00
Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.

4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?

Milton Junior
26/06/2012, 21:00

1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador? No meu caso a temperatura esta sempre sob controle, isso fez com que fosse dificil acreditar em trinca ate porque a junta estava sem sinais de queima .

2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal? no meu caso em 3 anos muito pouco consumo de agua , apenas no verao e no maximo 300 ml no reservatorio .

3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.
concordo contigo quem procura acha , é que sou chato e detalhista e assim que percebi fumaça branca e baixando nivel de agua a cada 2 dias resolvi verificar e acho que isso me ajudou porque a trinca nao comprometeu outras partes do motor, ( pistao camisa aneis etc )

4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo? minha sw4 nunca baixou uma gota de oleo, e refiz a turbina com alegaçao de estar jogando oleo do motor para pistao , acho que estava gotejando ...rsrsr

5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?
respondi na 3a pergunta
abraço

Estradero
02/07/2012, 19:28
Este motor tem suas qualidades mas este assunto foi bastante discutido nesse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105538-sw4-e-seu-propulsor-kzt-lenda-lenda-urbana.html

Ezahn
02/07/2012, 21:30

1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

Vejamos:

1- A trinca de cabeçote é resultado de super aquecimento até onde eu sei. Pode ocorrer de não marcar no painel por falta de água, pois o marcador mede a temperatura da água.

2- Abaixa muito pouco, tipo 200 ml a cara 6 meses.

3 e 5 - Quando trinca o cabeçote, pode não afetar o restante do motor necessariamente. Mas como é resultado de super aquecimento, pode ter afetado o motor tb, não a trinca, mas sim o aquecimento. Ficar usando o carro com o cabeçote trincado leva a outros aquecimento por falta de água e pode derreter o motor. Cabeçote trincado a princípio não ferra válvula e muito meno o pistão, o que ferra é o aquecimento. Bom, tirando o cabeçote não se tem acesso a mais nada, só o próprio, que não deixa de ser parte do motor. mas para trocar anéis, biela e etc só tirando o motor.

4- Quanto ao consumo de óleo, isto varia um pouco. A minha consome um pouco, tipo assim, tenho que colocar uns 700 ml entre as trocas com 5000km. Ela estava com alguns pequenos vazamentos nas mangueiras do turbo e tampa de válvulas, e passando um pouco na turbina. Estes dias inverti a posição das mangueiras no "T" de retorno que une a mangueira do turbo com a da bomba de vácuo, deixando reto a que vem do turbo e o retorno da BV ficou em 90°. Penso que os vazamentos dentro e fora da turbina podiam ser por obstrução do retorno. Também reapertei as mangueiras e arrumei a tampa de válvulas. A princípio os vazamentos pararam, tenho que fazer uma viagem mais longa para ter certeza. Agora dentro da turbina eu não sei. Só vou saber com o passar do tempo pois eu não limpei o óleo por dentro. Resumindo, acredito que o consumo de óleo deva cair. Mas continuando, mesmo com estes poréns não estou pensando nem um pouco em fazer o motor, trocar o turbo, fazer BI e etc.

Abraços

Lagra
29/04/2013, 21:10
Prezados amigos Toyoteiros... Tenho uma teteia de SW4 ano 2000, está com 157.000Km, vou ser sincero o motor é sereninho, sereninho, não baixa uma gota de óleo. Mas já tive que trocar toda a suspensão (amortecedores, etc...) e inclusive a embreagem completa. Carro para morrer de paixão e ter um longo casamento, vou completar 3 anos de muita felicidade.

dpab
29/04/2013, 21:49
Lagra,
Seu depoimento coincide com o meu (aproveitei para copiar quase todo, hehehe):
Tenho uma teteia de SW4 ano 1999, está com 166.000Km, vou ser sincero o motor é sereninho, sereninho, não baixa uma gota de óleo. Mas já troquei todas as buchas da suspensão e os amortecedores e recentemente a embreagem completa. Carro para morrer de paixão e ter um longo casamento, em março completei 5 anos de muita felicidade.

Engels Kbça
06/05/2013, 01:45
A minha SW4 é 2000, atualmente está com 302.000 km e nunca tirei nem a tampa de valvula, ainda lacrado, nem embreagem troquei ainda.Estou com ela desde 2007. Só alegria.:pular: Não baixa óleo, faço revisão a cada 10.000 km. Uso LUBRAX Top Turbo.

F. Oliveira
06/05/2013, 21:07
A minha SW4 é 2000, atualmente está com 302.000 km e nunca tirei nem a tampa de valvula, ainda lacrado, nem embreagem troquei ainda.Estou com ela desde 2007. Só alegria.:pular: Não baixa óleo, faço revisão a cada 10.000 km. Uso LUBRAX Top Turbo.

recorde, hein!! A minha 2002 tem 172 mil lacrada...

feitosac
06/05/2013, 21:56
Meu segundo post no tópico, outra SW4 agora 2002 , com 127.000km , motor sequinho, lacrado, não baixa óleo, embreagem fiz agora o velhinho de quem comprei descansava o pé.

Pridi
08/05/2013, 06:59
A minha é 2000, 180.000 Km e também está lacrada. O antigo dono fez a embreagem com 150K. Eu sou chato para manutenção. Ando com ela diariamente de 50 a 100 Km, 70% asfalto e 30% chão batido. No mínimo duas vezes por semana verifico o nível de óleo e água e não baixa (baixa mais limpando a vareta do óleo que de consumo do motor, hehehe). No fim de semana abro o capô e dou uma conferida em tensão de correias, passo um visual para ver vazamentos, barulhos e chiados, tampa do radiador, etc.

Minha opinião. Não existe motivo para um motor desses quebrar se for dada a devida manutenção. Tem que fazer, no mínimo no mínimo, 500K. Troca de óleo a cada 5K KM, troca dos filtros a cada 10K, seguir as verificações que constam do manual e algum cuidados básicos ao dirigir, como aquecer antes de sair, se sair com o motor mais frio não esticar tanto as marchas, não andar sempre "derretendo" o motor, não descansar o pé na embreagem, deixar ela em lenta antes de desligar para refrigeração do turbo, etc. Todos estes cuidados devem ser redobrados se for utilizada em condições extremas (dirigir em serras, reboque de peso, etc).

Tenho um Voyage 1993, GL 1.8 AP, que adoro, e que vai ficar para carro antigo e botar placa preta (daqui a 10 anos....). Já apanhou bastante no passado e tá meio aposentado agora. Não é brincadeira ou que eu queira dizer que sou o bom ou seja lá outra coisa, mas está com 289K Km e a única manutenção no motor foi a troca dos retentores de válvula. A embreagem está chegando no fim, mas ainda vai até uns 300K com certeza. Qual a mágica? Manutenção e os cuidados citados acima. Não baixa uma gota de óleo e funciona que é um brinco.

HERICK
08/05/2013, 07:26
Fábio assino embaixo! Falou tudo! Até os carrinhos de plástico se bem cuidados chegam longe, principalmente se você comprar desde 0km!

Engels Kbça
13/05/2013, 09:48
recorde, hein!! A minha 2002 tem 172 mil lacrada...
Recorde? que nada, conheço outras mais rodadas que a minha e ainda lacradas, um motor desses, se bem cuidado, pode chegar 1 milhão de kms. Já tive um gol, motor AP, que rodei mais de 300 mil km, sem abrir, fazia apenas as manutenções de rotina, troquei embreagem uma vez, com 220 mil km.

Kbça

F. Oliveira
13/05/2013, 12:41
Putz...então as que se acabam mesmo eh so falta de zelo, o que eh uma pena.
abracao!

dorderf
13/05/2013, 13:45
Putz...então as que se acabam mesmo eh so falta de zelo, o que eh uma pena.
abracao!

Ao mesmo tempo é um conforto, já que meu motor tá zero de novo e agora o carro tem um dono de verdade!

F. Oliveira
13/05/2013, 18:39
Dorderf agora vai ficar tranquilo até o fim do mundo, pois vai ser difícil demais ele conseguir depreciar a 98 dele.

tiagosapucaia
17/05/2013, 17:51
Este tópico é para mim muito motivador :)
Estou pensando em comprar uma viatura entre 1995-2001 e tenho temor da quilometragem.
Pelo visto, a durabilidade é grande

Eduardo Schaefer
17/05/2013, 21:31
Tiago, se for bem cuidada a TOY, nem esquenta com a KM, meu irmão tem uma SW ano 2000 com 300 M/KM e está perfeita e eu tenho uma SW ano 1994 com quase 380 M/Km, sendo que foi turbinada com mais de 350 M/KM e ainda está com tudo encima (sei que o topico é para as 96 para cima, mas como o Tiago falou do interesse 95-2001, respondi), TOY é TOY

tiagosapucaia
18/05/2013, 17:54
Tiago, se for bem cuidada a TOY, nem esquenta com a KM, meu irmão tem uma SW ano 2000 com 300 M/KM e está perfeita e eu tenho uma SW ano 1994 com quase 380 M/Km, sendo que foi turbinada com mais de 350 M/KM e ainda está com tudo encima (sei que o topico é para as 96 para cima, mas como o Tiago falou do interesse 95-2001, respondi), TOY é TOY
Valeu pelo depoimento Eduardo! É sempre bom termos uma opinião dos proprietários destas belas máquinas. Cogito (entre as opções) comprar uma Hilux lá por 97 ou 98. É um sonho meu já de longa data, espero até o fim do ano ter a minha :)

Glaicon
19/05/2013, 08:48
Nível do óleo da minha após 6.500 Km's rodados.
Para uma viatura com 241.000 Km's, acho que está bom, pois baixa muito pouco.
Estou satisfeito.:concordo:

dorderf
19/05/2013, 09:52
Nível do óleo da minha após 6.500 Km's rodados.
Para uma viatura com 241.000 Km's, acho que está bom, pois baixa muito pouco.
Estou satisfeito.:concordo:

Aí tem motor pra muito tempo ainda!

O meu tá com 2500 rodados e está no topo, ou seja, no segundo marcador. Mas acredito que até os 5 k km baixe alguma coisa.

Pangella
21/05/2013, 18:47
Ô pessoal. Chegou o irmão mais novo das Hilux SW4. Consegui vender minha bandeirantes 79 com tudo da moderna, botei mais R4 12.000,00 e comprei a Hilux com um segundo dono!!! Muito show o carro!!!! Sem nada para fazer (com mecânico escutando) e tá toda inteira por dentro. Kilometragem só 204.000 Km e parece zero!!!O carrinho bom!!! Agora, eu digo que viajo por ai!!rsrsSaudações a todos os privilegiados.

malariaman
08/08/2013, 11:23
Comprei a minha há algumas semanas. Estudei bastante antes de fechar negócio. Acabei ficando com uma 98/99, verde, 3.0 TD (1kzt). Ela está com 147.000 km e bem inteira. Comprei por um valor menor pois o proprietário (o segundo), era bem consciente de que ela precisava de alguns serviços (reparo da cx de direção, buchas de suspensão e vazamento de óleo do motor [junta da tampa de válvulas]). Fora esses detalhes, os quais já foram resolvidos, a máquina é uma belezura. Toda a elétrica (e apesar de antiga, a japa é toda cheia de firula) está funcionando. Limpadores, luzes, indicadores, etc...
Mas vamos ao foco: o propulsor, nunca foi aberto, com exceção da tampa de válvulas que precisou ser tirada para a troca da junta. Vou trocar kit de embreagem pois a mesma está dura (já encomendei da Ferraço). Troquei todos os fluidos (caixa, radiador, diferenciais, motor), correia e filtros. Alinhei e balanceei. O último passo é uma higienização e lavagem do motor (ficou meio melado por conta do vazamento). Desculpem o longo relato, deve ser a empolgação.

HERICK
09/08/2013, 07:23
Comprei a minha há algumas semanas. Estudei bastante antes de fechar negócio. Acabei ficando com uma 98/99, verde, 3.0 TD (1kzt). Ela está com 147.000 km e bem inteira. Comprei por um valor menor pois o proprietário (o segundo), era bem consciente de que ela precisava de alguns serviços (reparo da cx de direção, buchas de suspensão e vazamento de óleo do motor [junta da tampa de válvulas]). Fora esses detalhes, os quais já foram resolvidos, a máquina é uma belezura. Toda a elétrica (e apesar de antiga, a japa é toda cheia de firula) está funcionando. Limpadores, luzes, indicadores, etc...
Mas vamos ao foco: o propulsor, nunca foi aberto, com exceção da tampa de válvulas que precisou ser tirada para a troca da junta. Vou trocar kit de embreagem pois a mesma está dura (já encomendei da Ferraço). Troquei todos os fluidos (caixa, radiador, diferenciais, motor), correia e filtros. Alinhei e balanceei. O último passo é uma higienização e lavagem do motor (ficou meio melado por conta do vazamento). Desculpem o longo relato, deve ser a empolgação.

Parabéns pela aquisição! É só seguir o que você já sabe e o que não souber, é só dar uma pesquisada que aqui é o lugar certo pra sanar todas as sua dúvidas e mais um pouco hehehehe, se possível depois posta umas fotos da belezura!:curtir:

rfdex
09/08/2013, 11:16

Sugiro esgotar e trocar o líquido do radiador. Talvez até abrir o compartimento da válvula termostática e ver como está. Dependendo, já troque também. Saudações

Cristianomelo75
28/12/2013, 12:52
Bom dia colegas Foristas,

Há +/- 05 meses atrás iniciei minha procura por uma SW4 e, após quase ter desistido da compra, consegui encontrar uma, aparentemente inteira.

É uma 2000/2001, com 202.000 Km, comprada direto do proprietário. Segundo ele, serei o 3º dono dela.

Tomei o cuidado de levá-la na HAI Toyota, autorizada aqui de Fpolis, para fazer um check-list. O mecânico disse que o carro estava inteiro e apontou apenas algumas coisas para fazer, como pastilha de freio, palhetas, etc.

Diante desse cenário, fechei o negócio por R$ 40.000,00,sendo que a viatura tava anunciada por 45.900,00, mas "money" no ato, uma em cima da outra, é diferente não é mesmo...

Realmente ela está muito conservada sabe.

*** Apenas uma situação que eu percebi alguns dias após a compra: minha garagem é estreita, então entro com ela de ré, encostando bem na parede, lado carona. O cano de descarga fica bem próximo da parede. Foi então que eu percebi uma mancha preta na parede da garagem, bem na altura do cano descarga. Eu passe o dedo dentro do cano e ele ta seco, sem vestígios de óleo.

Será que os nobres colegas poderiam me ajudar?

dorderf
28/12/2013, 13:07
Bom dia colegas Foristas,

Há +/- 05 meses atrás iniciei minha procura por uma SW4 e, após quase ter desistido da compra, consegui encontrar uma, aparentemente inteira.

É uma 2000/2001, com 202.000 Km, comprada direto do proprietário. Segundo ele, serei o 3º dono dela.

Tomei o cuidado de levá-la na HAI Toyota, autorizada aqui de Fpolis, para fazer um check-list. O mecânico disse que o carro estava inteiro e apontou apenas algumas coisas para fazer, como pastilha de freio, palhetas, etc.

Diante desse cenário, fechei o negócio por R$ 40.000,00,sendo que a viatura tava anunciada por 45.900,00, mas "money" no ato, uma em cima da outra, é diferente não é mesmo...

Realmente ela está muito conservada sabe.

*** Apenas uma situação que eu percebi alguns dias após a compra: minha garagem é estreita, então entro com ela de ré, encostando bem na parede, lado carona. O cano de descarga fica bem próximo da parede. Foi então que eu percebi uma mancha preta na parede da garagem, bem na altura do cano descarga. Eu passe o dedo dentro do cano e ele ta seco, sem vestígios de óleo.

Será que os nobres colegas poderiam me ajudar?

Vc percebe esse preto todo dia? No meu caso aparece quando lavo o carro e fica alguma coisa de água no cano de escape, aí na hora de ligar o que antes estava seco vira uma espécie de lama e voa na primeira ligada.

Cristianomelo75
28/12/2013, 14:57
Vc percebe esse preto todo dia? No meu caso aparece quando lavo o carro e fica alguma coisa de água no cano de escape, aí na hora de ligar o que antes estava seco vira uma espécie de lama e voa na primeira ligada.

Então Dorderf,

Estou com ela há 05 cinco dias. Percebi ontem o fato. Passei um pano na parede, saiu um pouco. O cano de descarga está seco.

BetoSan
29/12/2013, 02:36
Motores diesel sempre soltam alguma fumaça preta, agora se tiver em exagero, tem q fazer revisão da bomba injetora!

abs
Roberto

Glaicon
29/12/2013, 08:25
Cristiano, pelo ano da viatura e Km rodada, nem mexa.
Alguma baforada deve sair, principalmente seca.
Nada de preocupante.
Curta bem e vá conhecendo melhor o veículo.
Dê umas aceleradas fortes e observe pelo retrovisor direito a saída de fumaça.
Se for pouca coisa, fique tranqüilo.
E coloca umas fotos para conhecimento da turma.
Quanto ao preço pago, parabéns!:concordo:

rfdex
29/12/2013, 14:11
Fumaça preta pode ser bomba aberta, bomba precisando de reparo, bicos ruins, filtro de ar sujo/entupido, etc. Faça uma revisão nos principais itens (troca de óleos e filtros, lubrificações, etc) e vá avaliando. Só se mexe em bomba no último caso. Se puder, fuja de concessionárias! Mande fotos dela! Abraço

Cristianomelo75
31/12/2013, 10:40
Cristiano, pelo ano da viatura e Km rodada, nem mexa.
Alguma baforada deve sair, principalmente seca.
Nada de preocupante.
Curta bem e vá conhecendo melhor o veículo.
Dê umas aceleradas fortes e observe pelo retrovisor direito a saída de fumaça.
Se for pouca coisa, fique tranqüilo.
E coloca umas fotos para conhecimento da turma.
Quanto ao preço pago, parabéns!:concordo:

Bom dia Glaicon,

Obrigado pela participação. farei isso sim. Estou conhecendo a viatura, li muito sobre ela aqui no fórum, e procurei ter paciência. Acredito ter comprado uma em boas condições de manutenção. Vou precisar muito da orientação dos nobres colegas deste espaço, pois nunca tive carro a diesel.

Postarei fotos assim que for possível, ok.

Um abraço e feliz 2014.

Cristianomelo75
31/12/2013, 10:50
Fumaça preta pode ser bomba aberta, bomba precisando de reparo, bicos ruins, filtro de ar sujo/entupido, etc. Faça uma revisão nos principais itens (troca de óleos e filtros, lubrificações, etc) e vá avaliando. Só se mexe em bomba no último caso. Se puder, fuja de concessionárias! Mande fotos dela! Abraço

Bom dia Rfdex,

Obrigado pela participação. Farei essas revisões sim, para deixa-la em condições. Quanto a fugir de Concessionarias, isso é necessário. Pra vc ter uma idéia, antes de comprar a viatura, eu levei na CCS para fazer um check-list. Eles deram o orçamento de 01 (uma) !!!! pastilha de freio no valor de R$ 517,00. Que loucura é essa? Sei que são caras as peças da SW4, mas na CCS a coisa fica muito pior.

Você poderia me dar a alternativa para comprar peças originais fora das CCS's?

Um abraço!!

rfdex
31/12/2013, 12:01
Bom dia Rfdex,

Obrigado pela participação. Farei essas revisões sim, para deixa-la em condições. Quanto a fugir de Concessionarias, isso é necessário. Pra vc ter uma idéia, antes de comprar a viatura, eu levei na CCS para fazer um check-list. Eles deram o orçamento de 01 (uma) !!!! pastilha de freio no valor de R$ 517,00. Que loucura é essa? Sei que são caras as peças da SW4, mas na CCS a coisa fica muito pior.

Você poderia me dar a alternativa para comprar peças originais fora das CCS's?

Um abraço!!

Cristiano, eu tenho uma opinião um pouco divergente da que é defendida pela maioria aqui no fórum. Existe a "regra" de se usar peça original. Uma coisa eu digo: por mais original que seja a peça, seguramente ela não irá durar o mesmo que a fabricada há 15-20 anos atrás, quando seu veículo foi fabricado. E, por este motivo, insisto em dizer que nem sempre a "original" é a única alternativa. Por exemplo as velas de aquecimento. Temos a original, temos outras marcas de qualidade semelhante à original e as de qualidade ruim. Da mesma forma embreagem ou pastilha de freio. Meu raciocínio é assim: se determinada peça original durar 100.000kms e custar R$ 1.000,00, enquanto há uma opção alternativa de boa qualidade custando R$ 600,00, ela durando 60.000kms está de bom tamanho. Eu sempre reviso a viatura e busco realizar a manutenção preventiva. E não me incomodo em ter de repor a peça antes do período que a original supostamente durará. Um exemplo já bastante discutido aqui é a correia dentada. Eu uso e sempre usei Dayco, não só na Hilux, mas em outros veículos que tive a diesel e que também usavam correia dentada. A durabilidade é boa, você acha em qualquer lugar e é bastante acessível financeiramente. Dai vejo colegas pagarem quatro vezes mais em uma correia vendida como original. Eu não pago, mesmo porque não confio (nem mesmo na dita original) rodar 100.000kms. Com 60.000 eu troco correia e tensores! É como penso, é como faço. Saudações

Glaicon
01/01/2014, 09:32
Bom dia Glaicon,

Obrigado pela participação. farei isso sim. Estou conhecendo a viatura, li muito sobre ela aqui no fórum, e procurei ter paciência. Acredito ter comprado uma em boas condições de manutenção. Vou precisar muito da orientação dos nobres colegas deste espaço, pois nunca tive carro a diesel.

Postarei fotos assim que for possível, ok.

Um abraço e feliz 2014.
Já elegestes alguma oficina para manutenção?

Cristianomelo75
02/01/2014, 10:27
Cristiano, eu tenho uma opinião um pouco divergente da que é defendida pela maioria aqui no fórum. Existe a "regra" de se usar peça original. Uma coisa eu digo: por mais original que seja a peça, seguramente ela não irá durar o mesmo que a fabricada há 15-20 anos atrás, quando seu veículo foi fabricado. E, por este motivo, insisto em dizer que nem sempre a "original" é a única alternativa. Por exemplo as velas de aquecimento. Temos a original, temos outras marcas de qualidade semelhante à original e as de qualidade ruim. Da mesma forma embreagem ou pastilha de freio. Meu raciocínio é assim: se determinada peça original durar 100.000kms e custar R$ 1.000,00, enquanto há uma opção alternativa de boa qualidade custando R$ 600,00, ela durando 60.000kms está de bom tamanho. Eu sempre reviso a viatura e busco realizar a manutenção preventiva. E não me incomodo em ter de repor a peça antes do período que a original supostamente durará. Um exemplo já bastante discutido aqui é a correia dentada. Eu uso e sempre usei Dayco, não só na Hilux, mas em outros veículos que tive a diesel e que também usavam correia dentada. A durabilidade é boa, você acha em qualquer lugar e é bastante acessível financeiramente. Dai vejo colegas pagarem quatro vezes mais em uma correia vendida como original. Eu não pago, mesmo porque não confio (nem mesmo na dita original) rodar 100.000kms. Com 60.000 eu troco correia e tensores! É como penso, é como faço. Saudações
Bom dia Rfdex,

Sua linha de pensamento é plenamente aceitável. Levando em consideração valores e vida útil, é importante pensar nas alternativas existentes no mercado. Contudo, quando a segurança estiver em jogo, como é o caso dos pivôs, por exemplo (já li sobre eles aqui), acho imprescindível uma peça com mais confiabilidade.

Essa sua conduta de trocar as peças antes do tempo recomendado, penso que é muito benéfica relativa a prevenção do veículo.

Como eu falei, sou iniciante nesse mundo, então preciso dessas informações para formar minha própria opinião a respeito.

Obrigado pela atenção!

Cristianomelo75
02/01/2014, 10:31
Já elegestes alguma oficina para manutenção?

Bom dia Glaicon,

Então, com relação a oficina, eu pretendo continuar com a mesma que já vinha realizando a manutenção nela. É a Pick up Car, no Roçado. O ex-proprietário me recomendou e penso ser importante pois já conhecem o veículo.

Você tem opinião sobre essa oficina? Tem uma outra que possa me indicar?

Um abraço!

Glaicon
03/01/2014, 09:29
Bom dia Glaicon,

Então, com relação a oficina, eu pretendo continuar com a mesma que já vinha realizando a manutenção nela. É a Pick up Car, no Roçado. O ex-proprietário me recomendou e penso ser importante pois já conhecem o veículo.

Você tem opinião sobre essa oficina? Tem uma outra que possa me indicar?

Um abraço!
Desconheço a oficina.
Porém, como estás à fazer só manutenção preventiva, continue com ela.
Se preocupe apenas com a qualidade das peças novas.
Uma alternativa seria a Pick-up Company, que fica no Estreito, na subida logo depois do exército.
Falar com o Gilson ou o Paulo.:concordo:

Lagra
10/06/2014, 23:21
Prezados amigos.
Minha sw4 ano 2000, motor 1kzt está com 177 K Km, acho que vai muito longe pois não baixa nada de óleo e tem avó que anda muito mais do que eu (não passo dos 90Km/h em quinta marcha e jamais passo dos 3000 giros.)
SW4 é só alegria, é uma verdadeira cachaça.
Grande abraço.

Macbsenior
22/06/2014, 18:21
Minha Hilux 96 CD tem184 k/km não abaixa o nível do óleo entre as trocas, já me disseram que esta amaciada agora. Sério, minha impressão é de motor novo, funcionamento suave. Exceto que quando ela dorme no tempo, no sitio fora da garagem, aparece um tec tec, no momento da partida a frio (lógico esperando a luz correta apagar). O interessante é que na cidade não faz este barulho no momento da partida. De qualquer forma me disseram que motor diesel é assim mesmo...

Abraços.

Engels Kbça
14/09/2014, 19:59
Olha só como está e ainda vendendo saúde, pelo jeito chega a milhão...:cool:
477401

Clandio
15/09/2014, 15:57
Com certeza vai muito longe. Vendi a minha com 300.000 km e motor super bom. Não baixava óleo e nem água. Pegava só no beliscar a chave.

Jsantos
16/09/2014, 07:48
o motor da chalana quando foi aberto, segundo o meca aparentava mais de 350.000 km (avaliado pelas medidas dos cilindros e outros desgastes) e só parou por causa de uma válvula que caiu, eu iria rodar mais uns 200.000km tranquilo.

Eduardo Valaretto
03/04/2015, 23:14
Há uns 10 anos atras perguntei a um vizinho de prédio se tinha interesse em vender sua hilux pois ele a utilizava muito pouco. Ele desconversou e disse que gostava do carro e não utilizava mais porque tinha outros carros. Qual foi minha surpresa quando em Setembro último a esposa dele ligou para mim perguntando se ainda tinha interesse no carro pois o marido tinha falecido há dois anos e finalmente o inventário havia ficado pronto.
Inicialmente não queria nem ver o carro mas minha esposa insistiu e fui ver a danada. Quando lá cheguei encontrei o carro exatamente igual a 10 anos atrás, com incríveis 86.000 Km e todas as revisões feitas na Css. Quando abri o capo não tive dúvida, decidi abraçar a velhinha que com essa idade já estava bem fora dos meus planos (recentemente estava pensando em pegar uma Prado 2007 ou 2008).
De imediato troquei todos os fluídos, correias e ajustei os rolamentos das rodas dianteiras (já apresentavam certa folga). Fiz um upgrade no som original (caixa de graves de fibra de vidro atrás do banco traseiro, central pionner e falantes originais substituídos).Passei a usá-la como veículo principal.O carro chama tanto a atenção que dificilmente passo uma semana sem uma proposta de compra. Achei melhor prevenir e instalei uma trava mult-lock.
Infelizmente aos 90.000 km a embreagem apresentou vibrações (possivelmente devido a uso incorreto do primeiro dono) e fiz o serviço na CSS (por incríveis R$ 3.300,00).
O resumo que faço do carro após esses 6 meses e 10.000 km é que ele não é perfeito (motor fraco, lataria fina, bancos menos que razoáveis, tanque pequeno, etc...) mas certamente é o veículo de melhor custo benefício que já tive. Ando devagar e praticamente só em estradas, o consumo é ótimo (normalmente ao redor de 12,5 km/l), não há um único ruído além do motor, considerando a potência do motor é um veículo muito valente e a reduzida o transforma quase em um jeep.
Se alguem procura uma picape sem frescura e por baixo custo (tanto de aquisição como de manutenção) esse é "o carro". Pelo valor e pela aceitação que o veículo teve na família (o filhão de 4 anos adora o carro) ele deve ficar décadas na casa.
Ia esquecendo, trata-se de uma hilux cabine dupla 2.8 ano 1998.

Floripage
06/09/2015, 01:24
Caro Dorderf,
Saudações,
Creio ser o mais novo felizardo do forum, pois em 07/07/2015, finalmente consegui adquirir a tão sonhada SW4 3.0 Turbo Diesel 2000/2000 Preta sem alargador nos paralamas. De uma maneira geral, toda original de visual, elogiada pelos que a viram, pois da pra considerar que a danada está bonita, EMBORA NÃO EXISTA NENHUMA MENOS BONITA.

Quanto à kilometragem, ah, tem muita gente sem fé em Deus e errando feio com o proximo, pois veja, comprei marcando 221.122, fui pesquisar na autorizada daqui de floripa e me disseram que ela esteve lá pela última vez em 2005 com 165.000.

Localizei o dono anterior que me tratou muito bem e falou que comprou em 2010 e que na época a mesma estava com 110.000, então o anterior à ele havia baixado 55.000.
Este meu anterior falou-me que não baixou nada, então considerando o dono anterior à ele baixou 55.000 e havia rodado mais cinco anos até 2010, pelo menos mais 100.000 teriam que ter sido rodados. Logo pelas minhas contas, hoje ela está com 530.000. Mas acredite, o motor não faz nenhuma fumaça, não baixa oleo pela descarga, apenas por uns vazamentos sacanas que estou tentando tirar. Relatarei na sequencia sobre estes vazamentos. Por ora, embora o susto pela alta kilometragem, digo com toda a convicção, o carro, tanto por dentro como por fora inclusive o compartimento do motor, não apresentam características dessa possível kilometragem.
Estou tao curioso, que ja me informaram que tem como ver a kilometragem real colocando o scanner, mas ainda não fiz, tão logo o faça, postarei aqui.
Saudações,
Paulo-Floripa.

mbsouza
06/09/2015, 12:05
Caro Dorderf,
Saudações,
Creio ser o mais novo felizardo do forum, pois em 07/07/2015, finalmente consegui adquirir a tão sonhada SW4 3.0 Turbo Diesel 2000/2000 Preta sem alargador nos paralamas. De uma maneira geral, toda original de visual, elogiada pelos que a viram, pois da pra considerar que a danada está bonita, EMBORA NÃO EXISTA NENHUMA MENOS BONITA.

Quanto à kilometragem, ah, tem muita gente sem fé em Deus e errando feio com o proximo, pois veja, comprei marcando 221.122, fui pesquisar na autorizada daqui de floripa e me disseram que ela esteve lá pela última vez em 2005 com 165.000.

Localizei o dono anterior que me tratou muito bem e falou que comprou em 2010 e que na época a mesma estava com 110.000, então o anterior à ele havia baixado 55.000.
Este meu anterior falou-me que não baixou nada, então considerando o dono anterior à ele baixou 55.000 e havia rodado mais cinco anos até 2010, pelo menos mais 100.000 teriam que ter sido rodados. Logo pelas minhas contas, hoje ela está com 530.000. Mas acredite, o motor não faz nenhuma fumaça, não baixa oleo pela descarga, apenas por uns vazamentos sacanas que estou tentando tirar. Relatarei na sequencia sobre estes vazamentos. Por ora, embora o susto pela alta kilometragem, digo com toda a convicção, o carro, tanto por dentro como por fora inclusive o compartimento do motor, não apresentam características dessa possível kilometragem.
Estou tao curioso, que ja me informaram que tem como ver a kilometragem real colocando o scanner, mas ainda não fiz, tão logo o faça, postarei aqui.
Saudações,
Paulo-Floripa.

Paulo, se a falcatrua foi feita por um "profissional" experiente, foi voltado 150.000 ou múltiplos (em razão do T-BELT que é programado para ligar a cada 150.000 para troca da correia de distribuição). Como 300.000 acho demais, mesmo porque a aparência do carro é boa, creio que então a km real dela seja 371.122 km. Mas para tirar a dúvida, pergunta paro dono anterior se o T-BELT ligou nos 150.000 km.

Floripage
07/09/2015, 00:38
Caro Mbsouza,
Agradecido pela sugestão, estou para encontrar pessoalmente com o ex proprietário, que tem inclusive o manual original e mais algumas coisinhas (sem saber, havia encomendado o manual na concessionaria, pensei que era igual o original, mas é uma coisa horrível, parece xerox encadernada "132,00" pratas, acredite) agora não dá pra chorar,, nem tenho coragem de passar pra frente, mas fiquei feliz quando abri a tampa da correia e vi lá dentro uma original Toyota em muito bom estado.
Mas tou me virando com ela, hoje tirei o diferencial dianteiro pra sanar vazamentos e estou aproveitando pra trocar a carcaça da bomba de óleo lubrificante, pois em uma manutenção o mechanico alem de não ter colocado o "o'ring' da bomba injetora, tendo colocado uma junta de velomóide, acredite, ainda não colocou trava quimica nos parafusos da bomba e na mão francesa, o que acabou por perder-se a mão francesa e frouxando a bomba, acredite, ainda por cima, por ter trabalhado frouxa, raxou a carcaça da bomba de óleo lubrificante, pois a bomba fica sem o apoio trazeiro e força o flange, mas não dá nada, ja consegui a carcaça e estou executando o processo da troca, pena que tem que tirar o cárter e tal, ah, tambem já vou resolver um vazamentinho na bomba da direção, que não tirei ainda, mas creio que o fera deixou sem o "o'ring" tambem, pois pelo jeito ele não sabe pra que serve mesmo. rsrsrssrsrsrs.
Emfim, gosto de fazer, se não tiver nada, não tem graça, rsrsrsrsrs.
Grato pela atenção,
Paulo -Floripa.