Ver Versão Completa : duvida , oleo passando do cambio para reduzida
chinelao4x4
01/12/2011, 19:37
estou verificando no meu cj, que o oleo que coloco no cambio, com o rodar do tempo ele passa pra reduzida, fazendo vazar pelo suspiro dela, pois sobe o nivel...
pensei, se tem passagem, eu poderia tampar o suspiro da reduzida , será que o do cambio ira´fazer o trabalho dos dois ? ai eu enchia ate ...
cambio 4 marchas original . esqueci de dizer.
antonio umino
01/12/2011, 22:27
Chinelão4x4. a caixa de reduzida tem respiro. (suspiro). mas a caixa de cambio 4x4 não tem respiro...
O engraçado é que o nivel da caixa de reduzida é mais baixo. e a do cambio mais alto.....
Nas caixas de cambio de 4x4 não tem furos que comunicam com a caixa da reduzida. a não ser pelo rolamento do entalhado.
Coloquei um cambio de 4x2 trocando o eixo entalhado para o de 4x4, montei e acabei descobrindo que a caixa de 4x2 tem dois furos laterais bem no meio da caixa onde vai o rolamento do entalhado. e é por ali que os oleos se comunicam...fazendo o nivel da caixa de cambio baixar.. com o tempo notei que por traz ficava respingos de óleo grudada na tampa trazeira e no vidro. acabei não descobrindo de onde vinha aqueles respingos... Não tinha vazamento no cambio.
com certeza os respingos eram do respiro.......e continua assim...sempre verificando o nivel do oleo do cambio...
tem muito topico sobre isto no forum Ok. um abraço...
chinelao4x4
02/12/2011, 09:44
então ... quer dizer que eu poderia encher meu canbio de oleo ate o maxino no nivel, mesmo baixando e indo pra reduzida, ai completo novamente, e assim por diante até que o nivel da reduzida esteja acima do nivel e irá vazar pelo respiro, porem , terei a certeza de ter oleo no cambio por um bom tempo , certo ?
procurei o topico a respeito e não achei...
então ... quer dizer que eu poderia encher meu canbio de oleo ate o maxino no nivel, mesmo baixando e indo pra reduzida, ai completo novamente, e assim por diante até que o nivel da reduzida esteja acima do nivel e irá vazar pelo respiro, porem , terei a certeza de ter oleo no cambio por um bom tempo , certo ?
procurei o topico a respeito e não achei...
Chinelão, já abri minha caixa de câmbio duas vezes (o mecânico abriu e eu fiquei de olho).
Existem furos, sim, que fazem o óleo trocar de caixa.
A solução foi vedar os furos com a própria junta.
Acabou o problema - pelo menos, para o meu jeep (Motor Ford OHC 4 cilindros)
Cristian Azevedo
04/12/2011, 16:44
Mesmo que vc tampe os furos o oleo irá passar de uma caixa para outra do mesmo jeito, pelo rolamento, só que mais devagar. O funcionamento é o seguinte, existe um furo bem acima da engrenagem que vai no final do eixo entalhado, esse furo fica bem proximo aos dentes da engrenagem, com o movimento o oleo arrastado pelos dentes da engrenagem passa por esse furo e assim o excesso de oleo da caixa da reduzida volta para a caixa normal entrando por esse furo. Nao sei se me fiz entender mas o funcionamento é esse. Se esse furo for tampado o excesso de oleo da reduzida nao volta para a caixa normal podendo causar danos na mesma.
antonio umino
04/12/2011, 19:02
Cristian... O problema do nivel da caixa de reduzida subir, e da caixa de cambio descer.
Bom em se tratando de nivel, a caixa de reduzida estar acima do nivel. ainda bem..
agora a caixa de cambio com o nivel baixo. (problema), isto faz com que as engrenagens trabalhem com menos lubrificação principalmente o eixo piloto, e o rolamento deste.. Então o nivel de cambio sendo baixo prejudica o cambio.
e vai ser sempre assim pois mesmo tampando os furos da caixa, o óleo passa pelo rolamento do entalhado e faz o nivel da caixa de reduzida subir.... Então com tantos posts sobre o nivel de oleo da caixa de reduzida alguem tem uma solução???????
acho que todos que usam o sistema caixa de cambio willys mais reduzida willys, devem ter o mesmo problema.. Ok
Um abraço.
joao jose galvao
04/12/2011, 21:18
estou verificando no meu cj, que o oleo que coloco no cambio, com o rodar do tempo ele passa pra reduzida, fazendo vazar pelo suspiro dela, pois sobe o nivel...
pensei, se tem passagem, eu poderia tampar o suspiro da reduzida , será que o do cambio ira´fazer o trabalho dos dois ? ai eu enchia ate ...
cambio 4 marchas original . esqueci de dizer.
no cambio original do jeep tem um flange na parte de traz do cambio que tem um furo que tem que coincidir com um furo que tem na cixa de reduzida que fica vizivel entre a engrenagem de ligacao e a engrenagen intermediaria, a propria engrenagen trabalha como pescador mantendo o nivel da reduzida.
Diogo_Czuika
05/12/2011, 21:20
Hoje mechendo na reduzida do meu Jeep,lembrei do Tópico aqui.
Esse problema de passar oleo da caixa pra reduzida e não voltar é a Simples Junta que esta errada.
Se reparar em um jogo de juntas, vem 2 juntas para por entre a caixa e a reduzida.
Uma delas tranca o buraco para o retorno do óleo...
É só reparar nisso que é ai o Problema.
Vllw
Pablo.pinto2007
13/12/2011, 13:34
Vou dizer a mesma coisa...
O óleo passa sim de um lado para o outro, mas isso é um problema não é bom que aconteça, pois um vai trabalhar forçando e o outro pode fundir por falta de óleo... a solução é bem simples mesmo, tampar, seja lá com o que for a comunicação entre um e o outro. Normalmente a junta resolve e coloca-se também um reforço com silicone...
Em relação ao rolamento, é bem simples de reduzir o problema do rolamento deixar passar óleo de um lado para o outro... coloca-se um rolamento com isolamento somente de um lado, aí você escolhe qual lado vai ficar com o óleo mais fino (lado da caixa) e qual vai ficar com o óleo mais viscoso (a reduzida)...
interessante mas nos casos de adaptacao de cambio, o geito é mesmo tentar isola-las
Olhando na caixa 3 marchas sincronizado do willys, qual desses furos devo tapar??
348428
Diogo_Czuika
19/05/2012, 14:20
Olhando na caixa 3 marchas sincronizado do willys, qual desses furos devo tapar??
348428
É só vc trocar essa Junta e por ela na posição certa que resolve.
Pelo que entendi é normal existir essa troca de óleo entre cambio e redução, né??
Então como estava com o retentor da saída da reduzida estourado acredito que o oleo que baixou foi o que escapou pelo retentor, pois antes disso o conjunto não vazava, nem baixava oleo.
Hoje troquei o retentor e aproveitei para ajustar a tampa http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/103135-cambio-3-marchas-sincronizado.html coloquei uma junta que eu fiz de cortiça para acompanhar o vível do óleo até estar tranquilo quanto a isso. Se não imagina colar e limpar a tampa toda vez.
Não deu para fazer fotos pois a patroa estava com a filha no salão de beleza pois a pequena vai ser dama de honra do casamento de um amigo.
Acredito que a junta estava certa, portanto não obstrui nada do cambio. Quanto ao ajuste de tampa ficou melhor que era antes com o reparo de caminhão!!!
abç
Pablo.pinto2007
21/05/2012, 08:19
Pelo que entendi é normal existir essa troca de óleo entre cambio e redução, né??
Então como estava com o retentor da saída da reduzida estourado acredito que o oleo que baixou foi o que escapou pelo retentor, pois antes disso o conjunto não vazava, nem baixava oleo.
Hoje troquei o retentor e aproveitei para ajustar a tampa http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/103135-cambio-3-marchas-sincronizado.html coloquei uma junta que eu fiz de cortiça para acompanhar o vível do óleo até estar tranquilo quanto a isso. Se não imagina colar e limpar a tampa toda vez.
Não deu para fazer fotos pois a patroa estava com a filha no salão de beleza pois a pequena vai ser dama de honra do casamento de um amigo.
Acredito que a junta estava certa, portanto não obstrui nada do cambio. Quanto ao ajuste de tampa ficou melhor que era antes com o reparo de caminhão!!!
abç
Normal né não, pois assim um fica sem óleo e o outro com óleo demais...
O problema real eu não sei, ou seja, porque existe esses furos e porque ela passa de uma pra outra, mas que isso tem solução e é simples... é sim... é como tem dito nos posts anteriores, coloca uma junta que vede tudo e tenha aberturas somente para o eixo e parafusos que resolve seu problema... sobre o retentor da reduzida é batata aqueles vazamentos que ficam na garagem serem dele... é causado normalmente pelo desbalanceamento do cardã que acaba por danificar o rolamento e aí não tem jeito vai vazar óleo por ali, mas não é a única causa, o retentor pode estar realmente ressecado ou danificado por algum objeto, como normalmente algum mato, aqui tem muito nos alagados tipo um capim que enrosca ali no cardã e é batata, depois dessas trilhas eu trocar os dois retentores, tanto do pinhão do diferencial quanto da reduzida.
Forte abraço!
chinelao4x4
15/06/2012, 10:35
sobre este oleo que passa, ele retorna !
os furos se vcs olharem bem, são com angulos diferentes, a rotação dos roalmentos é que faz o oleo subir de volta passando por um furo no angulo certo pra cair de volta no cambio, então não se pode tampar ok ?
caso tenha muito oleo , este processo de retorno não funciona direto, tem que deixar os dois no nivel correto. ai sim trabalha certinho.
abrçs
marcelo nunes de castro
15/06/2012, 13:39
Puxa sera que vcs não estão montando a junta entre a tcase e o cambio errada eu já cansei de montar esses cambios nunca tive esse tipo de problema o oleo passa tanto de um lado como pro outro o unico geito de vazar oleo pelo respiro é se o nivel estiver assima do bujão ou então o jeep vive trepado numa parede ai o oleo passa todo pra tcase pela força da gravidade..
Pablo.pinto2007
16/06/2012, 08:28
Puxa sera que vcs não estão montando a junta entre a tcase e o cambio errada eu já cansei de montar esses cambios nunca tive esse tipo de problema o oleo passa tanto de um lado como pro outro o unico geito de vazar oleo pelo respiro é se o nivel estiver assima do bujão ou então o jeep vive trepado numa parede ai o oleo passa todo pra tcase pela força da gravidade..
Bem, eu já não sei mais o que penso... achava que não era normal, mas pensando bem pra que serviria os buracos de interligação das duas carcaças? Então o amigo aí deu uma solução, o óleo vai e volta... mas não me lembro bem o óleo é o mesmo? no meu caso que já troquei o câmbio isso não funciona mais... sendo assim isolado ou por junta ou por silicone... e não vaza quase nada, e o vazamento a que me refiro é pelo retentor dos cardãs... o câmbio não vaza... (que bom)!!!
Forte abraço à comunidade!
Pablo
Aristides Jr
16/10/2017, 20:40
Afinal qual a opinião atual dos especialistas, devemos ou não bloquear os furos de comunicação do cambio para o T-case, os furos existem, mas a junta marca sabó que comprei não está furada? Abro as passagens ou tento fechar?
Marcos ET
16/10/2017, 20:59
Abro as passagens ou tento fechar?
Na minha humilde opinião, se usar junta fechada, verifique periodicamente ambos os níveis de óleo (no cambio E na t-Case), se usar junta aberta, verifique o nível apenas na T-case.... Use o mesmo óleo em ambos os casos.
Eu estou usando a junta fechada, aquela que só tem o buraco do rolamento e dos parafusos, e neste caso verifico sempre o nível do cambio e depois da t-case. Você pode levar a carcaça de seu cambio e a carcaça da t-case num torneiro e pedir para instalar vigias de nível de óleo ali (visor de nível - bujão sextavado)...
Visor Bujao Sextavado - Pesquisa Google (https://www.google.com.br/search?q=Visor+Bujão+Sextavado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjvwvqjoPbWAhWFEpAKHcDuCwEQ_AUICigB&biw=1440&bih=809)
Grande abraço!
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