Conectar

Ver Versão Completa : Troca de marchas no tempo... Traz prejuizo para o veiculo?

Bone Stern
01/12/2011, 15:54
Bem vindo
como uso meu t4(3.0 ano 09/10) no dia a dia e rodo uma media de 500 km semana sendo o uso de 80 % cidade, as vezes , de preguiça mesmo de pisar na embreagem , faço as mudanças de marcha no tempo do motor. De varios veiculos que ja dirigi ou ja tive notei ser muito facil fazer esse tipo de conduçao no t4.
Geralmente da segunda para terceira (dificuldade leve), terceira para quarta (dificuldade muito leve) e quando da quarta para quinta sem dificuldade.

Entao?
Traz aumento do desgaste de cambio ou peças adjacentes?
Aumenta o consumo ?
Compro um carro automatico? Essa nao vale...
Quando 4x4 ou reduzida posso fazer o mesmo?

Um abraço

PAULO CARECA
01/12/2011, 19:27
Eu ficaria com a penultima apção.

homerohermida
01/12/2011, 19:38
Eu também...

Paulo Fogaça
01/12/2011, 22:00
X3! Embreagem pra que, né?rsrsr

Bone Stern
02/12/2011, 09:54
pô,sacanagem... essa opçao nao vale pessoal...
tem alguem ai que sabe dizer algo a respeito pois e facil fazer essas mudanças sem a embreagem e dizem que a mesma e apenas um facilitador das trocas nao sendo imprescindivel o seu uso...
acredito que existam muitos foristas que usem seu veiculo no dia a dia e nao apenas em trilhas e que ese post seria de alguma importancia... ou nao..kkkk
obrigado

Bone Stern
02/12/2011, 10:18
em tempo:
ja posssuo um veiculo automatico sendo que esse e usado para as viagens longas com a familia mas prefiro o troller no transito devido aos aspectos positivos como a altura elevada em que sempre visualizo melhor acessos ou vias melhores, chassi curto que me permite manobras faceis associadas ao espaçadores e aumento do esterçamento original do carro, respeito do outros veiculos, desrrespeito do troller as buraqueiras de nossas ruas, baixo consumo e economia de combustivel, diminuiçao do asedio dos flanelinhas, segurança pessoal pois meu outro veiculo e um novo corolla e nao sei como e na cidade de voces mas aqui se rouba muito e isso e feito com um revolver na sua cabeça principalmente na parada do sinal ou entrar na garagem de casa( o que e pior para mim pois muitas vezes chego ou saio a qualquer hora da noitede casa).

PAULO CARECA
02/12/2011, 12:46
Bone!!!! Acredito que, se vc está conseguindo passar as marchas, sem arranhar e sem dar tranco, não vai fazer mal algum, ao contrario vai poupar o sistema de embreagem, eu não tentaria, pois se errar o tempo, com certeza vai esmerilhar as engrenagens (e ficar bem caro, e um tempo sem a viatura). Estou indo pela lógica.

Bone Stern
05/12/2011, 10:52
Careca!
Me parece uma saida bem logica...
Mas sera que somente eu sou o preguiçoso?
Gostaria de mais informaçoes...
Me lembro em que veiculos mais antigos as mudanças eram feitas somente dessa forma... Nunca vi apenas ouvi...

tiago.costa
05/12/2011, 14:07
eu nao tenho coragem de testar isso, nao...

Bone Stern
05/12/2011, 14:48
fala tiago...
nao e teste nao apenas mania mesmo... a facilidade de mudanças sem raspar e enorme e me lembro que dos veiculos que ja tive ou circulei por muito tempo apenas um audi a3 2007 que eu tive a alguns anos (1.8 aspirado) era mais facil que o t4 para trocas as marchas no tempo... logico que nao da para comparar um cambio com o outro...

Neguinho t4
05/12/2011, 16:50
fala tiago...
nao e teste nao apenas mania mesmo... a facilidade de mudanças sem raspar e enorme e me lembro que dos veiculos que ja tive ou circulei por muito tempo apenas um audi a3 2007 que eu tive a alguns anos (1.8 aspirado) era mais facil que o t4 para trocas as marchas no tempo... logico que nao da para comparar um cambio com o outro...
Então Bone, eu tbm brincava muito de trocar as marchas no tempo do motor..Chevete, gol, parati gls dasantiga....época boa!!! Mais o trolha ainda não arrisquei, acho que tem o cambio um pouco seco, meio duro para trocar sem arranhar. Nunca estragou nenhum carro meu não...:cool::cool::cool:

M-Beltrame
05/12/2011, 19:08
Bone!!!! pois se errar o tempo, com certeza vai esmerilhar as engrenagens (e ficar bem caro, e um tempo sem a viatura).

Mas se errar o tempo uma ou duas vezes o cambio não vai se desfazer, pode ter certeza.

T+

Bone Stern
06/12/2011, 10:11
Neguinho!
No começo eu tambem fiquei um pouco temeroso... Mas depois foi pura seda...3 para 4 e 4 para 5 e muito tranquilo. De 2 para 3 tem um pouco de stress mas nao raspa

Loras
06/12/2011, 11:57
Não vejo motivo para alterar o consumo. A não ser que trocando no tempo você opte por trocar marchas em outro regime de rotação.

Pode causar desgaste prematuro dos anéis sincronizadores.

Eu deixaria apenas para momentos de necessidade.

Ex. quando o cilindro de embreagem quebrar...

Com reduzida acionada deve ser mais complicado pois a relação ficará muito curta (vai necessitar de giros mais altos do motor em menor velocidade). Pode causar trancos no sistema de transmissão. Nunca testei, apreciaria o resultado de sua experiência! :mrgreen:

Subir a marcha é mais tranquilo... complicado é reduzir!

Abraço,

RogérioNunes
07/12/2011, 21:22
Me lembrei da época que trabalhei na mecânica de uma usina de açucar e álcool onde um caminhão mercedes 6x4 começou
apresentar problemas no cambio, principalmente marcha escapando e desgaste nas luvas de sincronização. Feito os devidos reparos ele voltou ao trabalho e algum tempo depois, pra surpresa de todos, voltou a acontecer o mesmo problema. Como o reparo foi feito por mecânico pra lá de experiente e com peças originais, procuramos que poderia estar provocando o problema. Depois de avaliar o funcionamento do cambio, embreagem, óleo utilizado resolví conversar com o motorista. Não deu outra, ele usava embreagem pra sair e depois trocava "NO TEMPO" . Ele disse" Seu Rogério, só uso marcha pra sair depois entra no tempo, as marchas entram sem raspar"...
Resumindo, se não fosse preciso embreagem pra troca de marchas, esse sistema não viria nos carros.
O desgaste do cambio é progressivo e primeiramente quem sofre mais são os sincronizadores e as luvas sincronizadoras chegando a um ponto onde até mesmo com embreagem acionada as algumas marchas terão dificuldade de engatar.
No caso de necessidade pra sair de um sufoco como o Loras comentou, é válido.
Mas quem quiser inventar .....

Horacio Teles
07/12/2011, 22:33
Viva.

Me lembrei da época que trabalhei na mecânica de uma usina de açucar e álcool onde um caminhão mercedes 6x4 começou
apresentar problemas no cambio, principalmente marcha escapando e desgaste nas luvas de sincronização. Feito os devidos reparos ele voltou ao trabalho e algum tempo depois, pra surpresa de todos, voltou a acontecer o mesmo problema. Como o reparo foi feito por mecânico pra lá de experiente e com peças originais, procuramos que poderia estar provocando o problema. Depois de avaliar o funcionamento do cambio, embreagem, óleo utilizado resolví conversar com o motorista. Não deu outra, ele usava embreagem pra sair e depois trocava "NO TEMPO" . Ele disse" Seu Rogério, só uso marcha pra sair depois entra no tempo, as marchas entram sem raspar"...
Resumindo, se não fosse preciso embreagem pra troca de marchas, esse sistema não viria nos carros.
O desgaste do cambio é progressivo e primeiramente quem sofre mais são os sincronizadores e as luvas sincronizadoras chegando a um ponto onde até mesmo com embreagem acionada as algumas marchas terão dificuldade de engatar.
No caso de necessidade pra sair de um sufoco como o Loras comentou, é válido.
Mas quem quiser inventar .....
Até que enfim o bom senso.
Embreagem alivia o trabalho, o tempo e possíveis despesas com o câmbio.
Quem passa no tempo é ponteiro de relógio.
Faz a coisa certa, pisa na embreagem até o fim do curso em cada troca de marcha e siga sossegado, pô.

Bone Stern
08/12/2011, 15:42
OBRIGADO
ACREDITO QUE A RESPOSTA ACIMA ESTA A MAIS TECNICA DAS APRESENTADAS E NA FALTA DE CONTRADIÇOES ACREDITO QUE VOU UTILIZAR ESTA...MESMO QUE DE VEZ EM QUANDO VAI DAR PREGUIÇA NO PE ESQUERDO E UMA PASSADINHA NAO VAI FAZER MAL ...:angel: