Ver Versão Completa : Qual o melhor o motor, 6 cc willys original ou 4 cc do opala.
Senhores JEEPEIROS, tenho um Cj5 1960, está com o motor 6cc e cambio 3 marchas originais. Gostaria de saber se mantenho esse motor ou coloco um de 4cc opala, caso opte de ficar com o 6 cc original posso colocar o cambio do Chevette de 5 marchas. Como será o desempenho ?
dojao campeao
01/12/2011, 13:52
4cc do opala X 10!!!!!!!! - Em qq 1 a cx de 5 melhora o desempenho/consumo!
4cc do opala X 10!!!!!!!! - Em qq 1 a cx de 5 melhora o desempenho/consumo!
Dojao, falaram que o 6cc original enche mais rápido que o 4cc e tem mais torque com baixa rotação. Isso é verdade. pois assim tenho um motor 4 opala desmontado, cabeçote está pronto tenho que preparar a parte de baixo, e o 6cc já está instalado no jeep. o que compensa...pois terei que mudar no documento o numero do motor, outra dor de cabeça, pq envolve vistoria.....Mas tb vi que o 6cc fica mais caro pra retificar do que o 4cc, quanto disso tudo é verdade ? Valeu pelas orientações....
Rafaminc
01/12/2011, 16:50
Dojao, falaram que o 6cc original enche mais rápido que o 4cc e tem mais torque com baixa rotação. Isso é verdade. pois assim tenho um motor 4 opala desmontado, cabeçote está pronto tenho que preparar a parte de baixo, e o 6cc já está instalado no jeep. o que compensa...pois terei que mudar no documento o numero do motor, outra dor de cabeça, pq envolve vistoria.....Mas tb vi que o 6cc fica mais caro pra retificar do que o 4cc, quanto disso tudo é verdade ? Valeu pelas orientações....
Amigo, tem dezenas de tópicos falando sobre isso. Você tem que pesar os prós e contras e optar por um deles.
Olha os pontos positivos do BF sobre o Opala 4cil:
* Ronco mais bonito
* Um pouco mais de torque em baixa
* Mantém a originalidade
Negativos:
* manutenção mais cara e difícil de achar
* Tem válvulas no bloco, o que limita muito o rendimento
* Gasta mais
* Pesa mais
* É muito mais difícil tirar mais potência do BF que no opala (prep. aspirada)
Isso é o que me veio na cabeça agora, mas tem muito mais coisa se for colocar ao pé da letra.
georgevalle
02/12/2011, 08:37
Lonck, tenho no cj5 motor de opala 4cc com caixa original 3 marchas, rodei por um bom tempo com o bf inclusive fiz uma 1/2 sola nele, até que ficou bom depois da 1/2 sola ficou como novo rodei bastante, o jeep estava original e tentava deixar assim, ia bem nas trilhas até que resolvi pegar um pouco mais pesado umas trilhinhas um pouco mais desafiantes, ai o bicho pegou, o motor não aguentou o tranco, fiz bem como você está pensando tinha um opala que estava parado com motor a alcool que fiz a algum tempo inteiro (lembro que foi uma grana preta nele) não tive duvida tirei e coloquei no jeep adaptação facil capa seca C-10 / C-20 / caminhão enfim tem de monte por aí se precisar tenho uma nova aqui, uma chapa de ferro para acertar a furação da capa seca com a caixa do willys e refurei o bucha do virabrequim para a medida do piloto do willys disco de embreagem opala com miolo willys rolamento de embreagem da C-10 / C-20 com bucha para o "funil" do willys pronto receita completa, não me arrependo da troca nem pretendo trocar a caixa na trilha no barro a posição da ré em relação a 1ª é exelente no "vai e vem" que geralmente precisa só me queixo pela 1ª ser muito longa (prejudica um pouco a embreagem ainda mais agora que coloquei bloqueio 100% na tras.) mas em questão de força não fica devendo nada ao BF e ainda posso abusar do giro algo que é proibido ao BF que foi o que fiz no meu e quebrou, de resto só alegria e mãos na graxa.
gpolachini
02/12/2011, 12:05
Amigão,
Se você já tem o BF no jeep deixa ele ai, na hora que o bf abrir o bico você coloca o motor do opala.
No BF você tambem consegue colocar o cambio do chevette, depois se mesmo assim quiser trocar o motor é só trocar a capa seca e já era.
Abraços.
Amigão,
Se você já tem o BF no jeep deixa ele ai, na hora que o bf abrir o bico você coloca o motor do opala.
No BF você tambem consegue colocar o cambio do chevette, depois se mesmo assim quiser trocar o motor é só trocar a capa seca e já era.
Abraços.
Isso mesmo que eu ia falar, se tá no lugar e tá funcionando, num arruma sarna pra se coçar não, vai aproveitar o jeep, a hora que o motor num iver mais dando conta ai tu muda a motorização.
O que eu mais vejo é amigo meu que fica inventado moda com mudanças mirabolantes de mecanica, motor V8, motor injetado, etc, etc, ai eu rodando todo dia com OHC e eles com os carros e jeeps parados na garagem ou oficina...
Amigão,
Abraços.
x100!!!
Gastar dinheiro em BF eu acho disperdicio (ah nao ser que queira manter a originalidade, claro) senao parte pro opala quando o BF der adeus
Paulo AV
07/12/2011, 08:09
Colega
Concordo com o Dic3 e com o Dodger, se está funcionando sem problemas e se vc não tem grandes queixas contra o motor, deixa quieto, só mantém. Afinal de contas está original e qualquer adaptação é exatamente isso: uma adaptação. Tanto o BF161 como o GM151 são bons motores e apesar da diferença de numeros de cilindros, a diferenca de desempenho entre eles é muito pequena para justificar troca. Agora, se o motor já está ruim, acho que aí compensa trocar o BF ou o OHC por um GM151 ou por outro mais "moderno" por questão de custo e facilidade de encontrar peças (se bem que já anda difícil encontrar peças para o velho GM).
Bem como realmente sou novo no off-road, manterei o 6cc oroginal até abrir o bico, enquanto isso vou preparando o 4cc do opala e tb quero dizer que aqui ems guarulhos têm uma mecânica que desenvolveram um módulo para adptar o TBI achei muito interessante, se alguém tiver afim de conhecer esse pessoal apresento. Obrigado pelas dicas..
Leonardo Raffi
14/12/2011, 11:53
concordo usa o bf até explodir.... depois seja feliz com um opala 4 151S corpo duplo...he...he...he...
Isso mesmo que eu ia falar, se tá no lugar e tá funcionando, num arruma sarna pra se coçar não, vai aproveitar o jeep, a hora que o motor num iver mais dando conta ai tu muda a motorização.
O que eu mais vejo é amigo meu que fica inventado moda com mudanças mirabolantes de mecanica, motor V8, motor injetado, etc, etc, ai eu rodando todo dia com OHC e eles com os carros e jeeps parados na garagem ou oficina...
jaime_cj-5
14/12/2011, 23:09
Eu não sei quantas vezes eu ainda terei de rebocar os Cj's com motor de opala ou algum outro motor, com o meu BF 161 que nunca quebrou, para que as pessoas se convençam em como o BF 161 é praticamente indestrutível! as pessoas ao invés de gastar uns pilas pra melhorar o BF (injeção, ignição, colocar tecnologia nova no bom e velho BF)... ficam gastando duas vezes mais fazendo o mesmo com motores de carros de rua! e não motores de trabalho!
...
eu já vi BF's com condições absurdas e sem manutenção alguma em 30 anos precisando apenas de uma limpeza!
...
meu sonho é um dia deixar meu BF do jeito que eu quero... mas até lá, sei que ele continuará rebocando os Jeep's com "coração" de carros comuns
Leonardo Raffi
15/12/2011, 20:18
ta certo jaime... me diga quais as melhorias que fizeste.... tu falou em
injeção....
abraço
Eu não sei quantas vezes eu ainda terei de rebocar os Cj's com motor de opala ou algum outro motor, com o meu BF 161 que nunca quebrou, para que as pessoas se convençam em como o BF 161 é praticamente indestrutível! as pessoas ao invés de gastar uns pilas pra melhorar o BF (injeção, ignição, colocar tecnologia nova no bom e velho BF)... ficam gastando duas vezes mais fazendo o mesmo com motores de carros de rua! e não motores de trabalho!
...
eu já vi BF's com condições absurdas e sem manutenção alguma em 30 anos precisando apenas de uma limpeza!
...
meu sonho é um dia deixar meu BF do jeito que eu quero... mas até lá, sei que ele continuará rebocando os Jeep's com "coração" de carros comuns
jaime_cj-5
15/12/2011, 23:03
ta certo jaime... me diga quais as melhorias que fizeste.... tu falou em
injeção....
abraço
...
eu não fiz nada! aí é que está! o meu está todo original e ainda assim eu sou o que nunca quebra, nunca fico pra trás!... espero que eu o deixe melhor, no futuro, e até esse dia chegar, já estou rebocando os jeep's com motores "novos"! a única coisa que faço é revisão de óleos, filtros, etc... e pra quem diz que com o BF não pode "passar na água" e essas coisas... sujiro que troquem o jeep por uma canoa e vá pescar! pois eu gosto de lama!
juleymar73
16/12/2011, 01:02
...
eu não fiz nada! aí é que está! o meu está todo original e ainda assim eu sou o que nunca quebra, nunca fico pra trás!... espero que eu o deixe melhor, no futuro, e até esse dia chegar, já estou rebocando os jeep's com motores "novos"! a única coisa que faço é revisão de óleos, filtros, etc... e pra quem diz que com o BF não pode "passar na água" e essas coisas... sujiro que troquem o jeep por uma canoa e vá pescar! pois eu gosto de lama!
E isso ai Jaime , eu gosto muinto do meu BF , e do jeito que funciona macio vai durar mais do que eu , quando penso em trocalo me doi o coraçao.:discordo:
dojao campeao
16/12/2011, 11:29
Já vi jipeiro com motor BF que com um bom aterramento (conforme ele é o segredo) que passava em alagados numa boa! Porém jipe que "nunca quebra" (seja com que motor for) eu nunca vi, nem tive notícias ate´o caso do jaime-cj5, realmente um "case" digno de estudos!
pessoal tenho a mesma duvida mais a minha é entre o motor original do jeep cj5 6cc ou o de opala 6cc ?? meu uso sera para trilhas leves e pesadas , qual andaria mais em 4x4 ??
Ola galera, aproveitando o topico, qual dos motores tem mais força em baixa rotação? o bf161 ou o gm151?
Um dia desses andei num jeep de um amigo, que ta com gm151, achei o jeep dele mais forte do que o meu em baixas rotaçoes, se bem que meu bf161 ja ta um pouco cansado e uso pneus um pouco maiores do que o dele. ai fiquei na duvida qual tem mais torque em baixa.
vlw galera
Willian Del Piero Rocha
22/11/2013, 15:08
Turbino, qual a cx de marchas do jeep do seu amigo? Pergunto isso porque geralmente quando colocam gm151, ou ap, aproveitam e colocam câmbio de chevette ou outro câmbio. E a primeira do chevette é mais forte(reduzida) do que a primeira do câmbio 3 marchas original, como também a primeira da cx de 4 marchas willys é mais reduzida que a primeira da cx 3 marchas. Por isso que se eu conseguir uma cx de 4 marchas willys eu penso em colocar em meu jeep só para aumentar a força em baixa, porque o desempenho final vai ser o mesmo já que a 3° de uma é igual a 4° da outra (1 :1).
Turbino, qual a cx de marchas do jeep do seu amigo? Pergunto isso porque geralmente quando colocam gm151, ou ap, aproveitam e colocam câmbio de chevette ou outro câmbio. E a primeira do chevette é mais forte(reduzida) do que a primeira do câmbio 3 marchas original, como também a primeira da cx de 4 marchas willys é mais reduzida que a primeira da cx 3 marchas. Por isso que se eu conseguir uma cx de 4 marchas willys eu penso em colocar em meu jeep só para aumentar a força em baixa, porque o desempenho final vai ser o mesmo já que a 3° de uma é igual a 4° da outra (1 :1).
OK willian, tanto o meu jeep, como o jeep deste meu amigo que eu citei acima, usam cambio original 3M. Eu tambem penso em colocar um cambio 4M o dificil é achar um cambio deste.
vlw
OK willian, tanto o meu jeep, como o jeep deste meu amigo que eu citei acima, usam cambio original 3M. Eu tambem penso em colocar um cambio 4M o dificil é achar um cambio deste.
vlw
Bom dia prezados ! pode ser que o diferencial do seu amigo seja mais "reduzido" também, normalmente motores de 6 cilindros tem mais torque em baixa que um motor de 4 cilindros similar ( cilindrada e idade ), quanto ao cambio 4 marchas original, no Jeep da minha exposa, um CJ58 com BF e 4 marchas, lembro que a pilotagem era bem mais fácil em situações de trilha, já no seco o meu, CJ64 com BF e 3 marchas vai melhor . . . abraço !
pessoal tenho a mesma duvida mais a minha é entre o motor original do jeep cj5 6cc ou o de opala 6cc ?? meu uso sera para trilhas leves e pesadas , qual andaria mais em 4x4 ??
Bom dia prezado ! você apelou ! :shock: são motores que a única coisa em comum é o número de cilndros . . . mas mesmo assim há controversias, o peso maior do GM talvez atrapalhe em trilhas pesadas, alguém mais experiente deve dizer com mais propriedade, abraço à todos !
Bom dia prezado ! você apelou ! :shock: são motores que a única coisa em comum é o número de cilndros . . . mas mesmo assim há controversias, o peso maior do GM talvez atrapalhe em trilhas pesadas, alguém mais experiente deve dizer com mais propriedade, abraço à todos !
ok fico no aguardo ja tenho o motor original mais queria saber qual andaria mais em 4x4 pois o bf te muita força , ja o do opala n tenho ideia alguma --'
Sydney66
23/11/2013, 22:13
Como disse o amigo Jacimar, Thales o motor BF de 6 cilindros tem 2600cc e 90hp, o 6cc GM é um motor de 4100cc e, não tenho certeza, algo em torno de 140hp, mesmo hoje não sendo muito em comparação a motores mais modernos, é um bruto principalmente no peso (também devido a idade do projeto, muito uso de ferro fundido, hoje temos motores com bloco e cabeçote de alumínio). O que exige um reforço no chassi e molas dianteiras do jeep, além de que, fica apertado no local e me parece que aqueles que já fizeram essa modificação, tiveram que mexer também na chapa corta-fogo.
Abs.
Como disse o amigo Jacimar, Thales o motor BF de 6 cilindros tem 2600cc e 90hp, o 6cc GM é um motor de 4100cc e, não tenho certeza, algo em torno de 140hp, mesmo hoje não sendo muito em comparação a motores mais modernos, é um bruto principalmente no peso (também devido a idade do projeto, muito uso de ferro fundido, hoje temos motores com bloco e cabeçote de alumínio). O que exige um reforço no chassi e molas dianteiras do jeep, além de que, fica apertado no local e me parece que aqueles que já fizeram essa modificação, tiveram que mexer também na chapa corta-fogo.
Abs.
vlw amigo pela ajuda , é uma duvida minha , tenho um motor original e quero comprar o chassis e a lataria de uma f-75. =)
encontrei uma a que em minha cidade por r$ 3000.00 chassis com diferenciais, o documento fica em torno de R$ 1000.00 para regularizar . oque acham esta em conta ? :safari-rig:,
Marcelo.CJ5
25/11/2013, 11:29
Bom dia a todos! Meu jeep tem mecânica original, BF161, caixa T90 3 marchas. Acredito que o motor original é bom para colecionadores como eu, que gostam de eventos de carros antigos. E o motor da GM é melhor pra quem curte trilhas.
Robertux
25/11/2013, 16:14
Na minha opinião:
Receita de Jeep bom = Jeep Original
Tenho o Lasanha há 4 anos, totalmente original, somente alterei o freio dianteiro para disco, o restante é original. Nunca quebrou em trilhas, já reboquei diversos jipes adaptados por quebra nas adaptações.
O único problema que tive foi com rolamento do eixo traseiro que quebrou e a roda direita saiu com ponta de eixo e tudo, mas não foi na trilha, foi numa viagem de aproximadamente 700 km em rodovias. Por sorte eu estava parando quando quebrou e não aconteceu nada grave, nem susto.
Adaptação, se não for muito bem feita, sem gambiarras, e a maioria não é, fica pior do que original, além de caríssima.
É a minha opinião, baseada na minha experiência, ninguém precisa concordar com ela.
Abraço
Roberto
Dae pessoALL...
Quando comprei meu jeep ele veio com o BF 184, que pela minha experiência, é muito melhor que o BF 161, no entanto, hoje estou com um GM 151, embora longe de ser original, quando o coloquei no jeep ele ainda era original... e logo na primeira volta com o jeep, ja gostei do resultado... mas gostos são gostos, cada um tem o seu...
Hoje, somente voltaria para o BF se fosse o BF 184 que eu tinha, pelo que andei com os BF 161 de meus amigos... não quero nem de presente...
Sendo assim, se for pra escolher entre o BF 161 ou GM 151.... sem duvidas o GM 151... melhor relação peso/potência... e se for falar de torque, não tem como compara um 6cl com um 4cl.... e mesmo assim nesse caso, quase não se nota diferença...
Se o medo é adaptação, no meu foi aumentado o fura da capa seca opala para entrar a moringa da caixa original, foi furado os 4 furos para fixar a capa seca na caixa original e pronto, nada de flange, nada de mexer em eixo piloto e etc...
Detalhe... o disco de embreagem é o disco opala com o miolo willys e pronto.... nada de muita adaptação... sem frescura... qualquer um faz...
Forte abraço a todos!