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Ver Versão Completa : Amortecedor HDS em Engesa



ddr54
27/06/2005, 10:00
Amigos ,

Como mencionei , estou com problemas para montar o amortecedor HDS no Engesa .

Na minha opinião é um absurdo que se venda um amortecedor pela internet como compativel e na verdade não é bem assim .

Também , não existe nenhuma instrução para a montagem .

Não tenho como tirar fotos agora mas posso tentar explicar o problema .

Mas eu espero que aqueles que vendem deste amortecedor aqui no forum se manifestem .

Quanto ao comprimento aberto e fechado o amortecedor atende .

O diametro do olhal HDS é bem menor que o original do engesa.

A principio não seria problema pois a distancia centro a centro entre os furos dos olhais inferior e superior são iguais ao amortecedor original .

Mas ai começam os problemas .

Sendo o olhal menor em diametro e largura temos dois problemas .

Quanto colocamos a bucha do amortecedor com o tubo de aço , os que vieram o amortecedor HDS , o diametro do parafuso original é maior . Simplesmente não cabe no furo .

O parafuso que veio com o amortecedor ( somente 1 por amortecedor ) não pode ser usado na bandeija inferior pois não monta .
Deduzimos que é para a parte superior ( ? ? ) .

Além disto , como o olhal do HDS é menor também em largura , temos que encher de arruelas o espaço que sobrou mas usando um parafuso de diamentro menor e mais comprido para se colocar uma porca do outro lado .

Como o parafuso tem diamentro menor ele fica folgado na furação da bandeja , inclusive pode estragar a rosca da bandeja que fica sem função pois o diamentro do parafuso é menor .

Simplesmente uma gambiarra que o mecanico se recusou a fazer .

Se ainda não estiver bem explicado , mandem as perguntas .

Danilo

Eduardo Velo
27/06/2005, 11:30
Que Gambi heim ...
Parte para Cofap ou Monroe Tras. de F4000 , são originais Engesa
Mandar fazer 8 parafusos , buchas de ajuste lateral ( 16 ) , tubos para os parafusos ( 8 ) , e ainda ficar com parafusos mais finos ( + Fracos )
Esse amortecedor tem que ser o melhor do mundo ...

[]s...

Wallace
27/06/2005, 11:39
Danilo, comprou o amoretcedor correto?
Qual o modelo que comprou?
Você garante que seu Engesa não foi modificado?

ddr54
27/06/2005, 12:00
O numero do amortecedor não fui eu que escolhi não .

Foi tirado da lista da askby para engesa original sem levantar .
Como o amortecedor esta em casa não tenho como fornecer o numero agora .
Mas foi a primeira coisa que checamos e o numero confere com o especificado no catalogo .

Meu engesa é totalmente original e os eixos tem até as placas com numero de serie Dana - engesa .

Se tivesse uma instrução de montagem ficaria muito mais facil de identificar onde esta o erro .

Danilo

Wallace
27/06/2005, 12:20
É que muitas vezes o mesmo amortecedor serve para varios veiculos completamente diferentes.

ddr54
27/06/2005, 15:37
Wallace ,

Segue mais dados que podem ajudar a entender o problema .
Estou fazendo este esforço porque este amortecedor demorou 2 meses para chegar e gostaria de ficar com eles .

Mas onde comprei , ele disse que eu posso devolver .

Dados do amortecedor :

No corpo dele : CO 5164D 650383
Na caixa ( embalagem ) : 9105
Mais uma vez : sem nenhuma instrução , manual , catalogo , etc ...

Bucha bipartida que veio com o amortecedor : 14,6 mm dia
Parafuso original : 16 mm dia

Foto1 - Comparação entre os olhais
Foto2 - Comparação entre os olhais
Foto3 - Comparação entre os olhais
Foto4 - Acessorios
Foto5 - amortecedor
Foto6 - Parafuso original não entra no furo .
Foto7 - Parafuso que acompanha o conjunto - deve ser para parte superior
Foto8 - Buchas que vieram
Foto9 - Detalhe do problema do parafuso e buchas

Danilo

Eduardo Chaves
28/06/2005, 09:20
Put@#$ zica hein Danilo... :roll:

[]'s torcendo pra uma solução... :wink:

paulohflyra
28/06/2005, 14:26
Salve Danilo !!

Quando instalei os antecessores do HDS, os chamados Heckthorn, no E4 Fase 1 em fins de 98 se não me engano.. eu simplesmente não coloquei as buchas metalicas pois não era possível encaixar os parufusos com estas.. preenchi os espaços com arruelas e aprumei tudo (Hugo Morais estas em QAP ??). e ficou bom, não perdi uma bucha e sim um amortecedor 2 anos depois por outros motivos (abuso hehehe). Danilo, veja se o parafuso entra justo na bucha e use arruelas para centra-lo na suspensão, tem que ficar equilibrado para evitar o amortecedor correr de lado pelo olhal e detonar a referida bucha. Qualquer dúvida entra em contato comigo pelo msn que deve estar no meu cadastro aqui.

[]'s Paulo Lyra

ddr54
28/06/2005, 15:38
Salve Paulo Lyra !!

É uma pena que a maioria dos vendedores do mercado são amadores .
E nós compradores ainda aceitamos comprar coisas que vem para o Brasil sem um minimo de criterio e controle .
Deveria ser proibido vender qualquer produto neste pais sem manual e em português .

Realmente você tem razão .
Hoje eu levei um engenheiro aqui da empresa para analizar o problema e a solução tá dentro do que você disse .
Tem mais alguns detalhes que serão verificados hoje quando desmontarmos o amortecedor original e verificar a parte superior .

Mas eu não vou colocar aqui no forum porque eu não vou ajudar nenhum vendedor de amortecedor que não sabe o que vende .

Danilo

Wallace
28/06/2005, 16:23
Para voce ver como são as coisas Danilo.
Eu não vendi nada para voce e estou tentando ajudar!

Voce não postou o nome da revenda ai em minas que lhe vendeu e não consegue lhe ajudar.

Eu estou interessado para eventualmente lhe ajudar e também para melhor atender meus clientes.
Tanto que liguei para um mecanico conhecido meu, que sei que esta instalando HDS num Engesa e pedi para ele verificar o que voce informou.
Só que diferente de você as informações vão ser compartilhadas para beneficio de todos.

Luca
28/06/2005, 16:41
É uma pena que a maioria dos vendedores do mercado são amadores. E nós compradores ainda aceitamos comprar coisas que vem para o Brasil sem um minimo de criterio e controle. Deveria ser proibido vender qualquer produto neste pais sem manual e em português.

Danilo,
Calma homem. Vamos por partes.
1) É proibido vender sem o devido manual, sim. É que provavelmente onde você e eu compramos, neguinho não é exatamente um importador, se é que vc me entende. Se fosse ter tudo bonitinho, papai com mamãe, o preço seria outro. Garanto que vc e eu preferiríamos comprá sem manual, mesmo :D .
2) Ninguém, lá fora fabrica amortecedores específicos para o seu e o meu Engesa. Não há Plug and Play. Há uns que servem resoavelmente bem. E pelo relato seu e dos colegas, acho que este é o caso. Vale o que o Wallace disse.
3) Dá prá fazer um serviço muito bem feito, com o material que você tem à disposição. Qq meca caprichoso, adapta ficilmente este amortecedor no carro. E só trocar o embuchamento do amortecedor, ou trocar os parafusos de fixação. Mandar usinar buchas em PU, e espaçadores em alumínio ou ferro, mesmo. Mãos a obra.

Esta é a graça do brinquedo. Poderia ser bem pior. Já pensou se não houvesse nada a disposição que desse o curso da suspensão do seu jipe? Ou seja se só houvesse amortecedor muito pequeno, ou muito grande, e nenhum deles service. Aí sim, seria problema.
Lembre-se você ainda não perdeu o dinheiro. Bom, essa é a minha maneira de pensar.

[]´s Achando que problema mesmo vai ser se tudo ficar pronto, e o HDS não funcionar.

ddr54
28/06/2005, 16:47
Wallace ,

Em nenhum momento disse que comprei o amortecedor com você .
De qualquer modo comprei da AskBy e as criticas com relação a falta de informação permanecem .

Te enviei as informações em PVT e você não respondeu .
As vezes uma resposta , estou verificando é melhor que nenhuma .
Se tivesse respondido que estava procurando solução para ajudar , eu teria esperado mais e seria melhor para todos do forum .

De qualquer modo , poste ai sua solução e se for igual a nossa , explicaremos os porques .

Só complementando , achamos a solução só para os amortecedores da frente .

Na parte traseira ainda não verificamos a situação .

Só para te informar , sou eu que tenho o maior interesse em ficar com os amortecedores , tanto que estou procurando resolver o problema e ainda contando com ajuda dos amigos do forum .

Quem me vendeu já disse que eu posso devolver os mesmos .
Se quizesse simplesmente já teria devolvido os amortecedores e não estaria esquentando a cabeça .

Se alguém do forum quizer , posso passar a solução quanto realmente os amortecedores estiverem montados no engesa , mas em PVT .

Danilo

Danilo

paulohflyra
28/06/2005, 16:53
Wallace, Danilo e All !!!

A Missão do Forum, que me perdoem os moderadores se estiver errado, é justo isto !! Compartilharmos Sejam experiências, soluções ou problemas !!! Vamos manter esta linha !! Toda experiência tem que ser compartilhada, principalmente se nos economiza uns bucks ;).. Eu mesmo devo estar passando para usar os HDS, ex-heckthorn segundo o que Wallace me informou, mas ainda fico tentado a comprar os Ranchos ehehehe .. só que a questão que preciso resolver antes são as molas.. por isso ainda não fechei o serviço.. :(

Eduardo Velo
28/06/2005, 18:02
Não tem HDS pra F 4000 ??
Apesar de Engesa ser nacional , o amortecedor e de F 4000 , sera que nao tem algum especifico pra F 4000 ?

paulohflyra
28/06/2005, 19:22
Não tem HDS pra F 4000 ??
Apesar de Engesa ser nacional , o amortecedor e de F 4000 , sera que nao tem algum especifico pra F 4000 ?

Salve eduardo !

O de F4000 apesar de duro pacas encaixa correto.. mas o do Engesa é próprio dele mesmo, tem no catalogo da Cofap. Não recomendo de F4000, já usei depois de aposentar os HeckThorn após dois anos de uso.

[]'s Paulo Lyra

Eduardo Velo
28/06/2005, 20:33
Paulo , não acho tão ruim ... uso faz tempo , troquei os antigos Cofap por Monroe , mas sempre de F 4000 ...

POr que não recomenda ???

paulohflyra
28/06/2005, 22:26
Paulo , não acho tão ruim ... uso faz tempo , troquei os antigos Cofap por Monroe , mas sempre de F 4000 ...

POr que não recomenda ???

Salve Eduardo !

Em conjunto com as minhas molas originais ficou firme mas .. passa numa buraqueira.. bate forte.. eu usei o E4 por quase 5 anos rodando 400km semana em média.. queria um equilibrio entre conforto e segurança a um bom preço, rodei o ultimo ano com o original antes de vender a viatura. Recentemente tem sido descutido na listas das Campers o uso dos amortecedores do Mercedes 1113 com bons resultados, de repente quem sabe pode ser uma sugestao, mas to entre os Rancho e os HDS.

[]'s

Ricardo Cubas
29/06/2005, 14:51
Eu usava os rancho RS99118 , e que eu me lembre a instalaçao foi pnp. depende do bush & sleeve mounting code. por sinal vou vender os antigos amortecedores , apesar de usados acho que ainda são uteis.

Wallace
29/06/2005, 17:19
A fixação dos Ranchos 9000 são as mesmas dos HDS... que eu saiba nenhuma é perfeita no Engesa.

SJKCaio
30/06/2005, 08:12
Fala Du,

Um amortecedor de F-4000 ou 1113 numa viatura com menos da metade do peso vai durar muito.......
O preço é muito menos da metade e vc acha em qq esquina e será que a diferença é tão astronômica que valha?????
Num carro de corrida pode ser mas em jipe onde o que vale é robustez fico com a solução nacional e guardo a diferença para o alcool.

Ricardo Cubas
30/06/2005, 09:05
A fixação dos Ranchos 9000 são as mesmas dos HDS... que eu saiba nenhuma é perfeita no Engesa.

nos rancho 9000 há diversas fixações diferentes .... no caso do amortecedor que eu tinha coube sem gambi nenhuma , mas não sei se o suporte era original.

Wallace
30/06/2005, 14:11
Caio, não é bem assim.
Se o amortecedor trabalhar mais rapido o desgaste é maior.
O peso do veiculo não tem influencia neste caso (tem para as molas).
Eu tenho vendido bem os HDS para Land por exemplo, onde se encontra bons amortedores de marca a preço menor. Mas a qualidade do rodar do HDS tem justificado a compra para os clientes.

SJKCaio
30/06/2005, 14:53
Eu até entendo, às vezes eu sou um pouco radical na questão de custoXbeneficio, pois os HDS não são baratos.
Realmente o peso não vai interferir na velocidade de atuação do amortecedor, como eu não estou usando os da F-4000 (tá os originais) fica dificil dar palpite, ainda estou reformando a viatura e andei pouco e o pouco que andei foi com todas as buchas da susp. dinteira e traseira F@#$%. (acelerava o eixo traseiro esterçava :x :x )
A melhor coisa é poder falar com proriedade de algo testado por vc, ai não tem dúvida.
Por exemplo andei com aqueles OMP e pude ver na prática as vantagens, desvantagens e limitações do sistema.
Ainda vou poder comparar os originais e os HDS e de repente vc ganha outro fregues :D :D

ddr54
30/06/2005, 15:30
Continua minha sina com amortecedores HDS .

Já consegui montar um .
Logico que pelos problemas já relatados , a solução dada não foi 100% correta .

Quando levei o amortecedor para ver o que se podia fazer na borracha e nas buchas , o carro da usinagem me alertou para as soldas dos olhais .

Me mostrou e disse : Olha que porcaria , aqui a solda não pegou , este lado tá completamente solto .
Analisamos os demais e somente em um dos amortecedores a solda estava aprovada .

Se fosse feito aqui no Brasil , já tinha neguinho metendo o pau e não aceitava este tipo de coisa .

Realmente a qualidade deixa a desejar .
Espero que não quebre muito rapido e pelo menos como amortecedor funcione a contento .

Danilo

Luca
30/06/2005, 17:45
... me alertou para as soldas dos olhais. Me mostrou e disse: Olha que porcaria , aqui a solda não pegou , este lado tá completamente solto. Analisamos os demais e somente em um dos amortecedores a solda estava aprovada...
Danilo,
Dependendo de onde seja a solda, dá até prá complementar o cordão. Sem ver, não posso recomendar que você faça. Talvez seja melhor trocar os pares ou devolver mesmo e ter o $ de volta.
Mas peço a gentileza de você fotografar as falhas, e colocar aqui prá gente ver e avaliar os HDS devidamente.
[]´s

Eriksom Teixeira Lima
30/06/2005, 23:56
Danilo

Eu entendi errado, ou você está fechando o olhal com solda? Se sim, tem de saber fazer, pois "encher"com solda não é para qualquer um fazer.

Na minha opinião, a melhor coisa a fazer é cortar fora o que estiver errado, e fazer certo. Use chapas dobradas na mesma espessura, e cortadas exatamente para encaixe no amortecedor, depois solde-as no suporte. Mas só deixe soldar quem realmente entenda do assunto, caso contrário :cry:

Sem sair do assunto, o Paulo Lyra é teimoso de pedra, e insiste nessa coisa de rancho. Se eu competisse, usaria Procomp ou outros mais caros, mas para o dia-a-dia uso os amortecedores do 1113, que são mais rígidos que os da F-4000.

Eriksom

Eriksom

SJKCaio
01/07/2005, 08:08
para o dia-a-dia uso os amortecedores do 1113, que são mais rígidos que os da F-4000.


O Du Velo vai gostar dessa parte 8) 8) 8)

ddr54
01/07/2005, 09:14
Fui em uma empresa de usinagem que presta serviço para nossa empresa .
A finalidade era verificar o que se podia fazer quanto as buchas de diametro incompativel com os parafusos .
Então o dono me mostrou as porcarias de solda .
Ele disse que sabia como consertar mas eu não deixei .
Você já imaginou se eu compro uma televisão e quando chego em casa tenho que conserta-la .
Então , não fiz nada .
Os amortecedores são novos e estão na garantia .
Vou montar como estão .

Danilo

Eriksom Teixeira Lima
01/07/2005, 10:04
Danilo,

Você deve montar os amortecedores sem alterá-los em nada. Na realidade, você deve adaptar as peças de encaixe (bases, olhais, suportes etc.) para o amortecedor.

Arruelas .... na minha opinião só aquelas usadas para "equilibrar"coroas e pinhão e aquelas de pressão :wink:

Eriksom

ddr54
02/07/2005, 17:45
PessoALL ,

Já montei os amortecedores HDS .

Segue fotos das soldas que não estavam OK .
Infelizmente as fotos não ficaram boas pelo detalhe .

Mas pelo menos pode-se ver onde mencionei o defeito de fabricação .

Danilo

Wallace
03/07/2005, 12:09
Não tem fotos melhores?

haundrich
04/07/2005, 18:41
Por exemplo andei com aqueles OMP e pude ver na prática as vantagens, desvantagens e limitações do sistema. :D :D

Caio

Conta para nós como é andar com amortecedores OMP e qual a viatura?

Flávio Schurt

Eduardo Valaretto
21/07/2005, 21:27
A questão de amortecedores é complexa mesmo e por isso só utilizo os originais encontrados até mesmo aqui na Bahia (comprei um jogo há uns 6 meses). Quanto aos famosos Ranchos não acho esta beleza toda (os utilizo apenas com amortecedores de direção), como moro próximo ao litoral pude verificar a fragilidade dos mesmos no quesito corrosão, enquanto os originais nunca deram problema, os Rancho enferujaram completamente. Cheguei a mandar e-mail para o fabricante que me informou ser um problema do lote mas não acreditei na informação pois possuo três carros com esses amortecedores (comprados em diferentes épocas) e os três apresentam o mesmo problema. Além disso também não acredito na qualidade de um produto tão sensível a maresia. No mínimo não é adequado para nosso clima.

Eduardo Valaretto.

haundrich
22/07/2005, 09:26
PessoALL ,

Já montei os amortecedores HDS .

Segue fotos das soldas que não estavam OK .
Infelizmente as fotos não ficaram boas pelo detalhe .

Mas pelo menos pode-se ver onde mencionei o defeito de fabricação .

Danilo

DDR54

Mantenha afastada a sua câmera em uma distância de uns 50cms do alvo que as fotos ficarão boas. Não tem problema ficar um pouquinho longe, porque será possível ampliar a imagem na hora de ser exibida no computador ou aqui no fórum.

Falouws
Flávio Schurt

Ricardo Cubas
23/07/2005, 10:27
eu acabei de comparar 4 rancho e o acabamento da solda no olhal tambem nao é lá essas coisas ...