PDA

Ver Versão Completa : Problemas com lanterna LED no jeep

OPC+JR
30/11/2011, 08:29
Bom dia, veja se alguem que manja de eletrica, eletronica ou sei lá o que pode me ajudar.

Instalei lanterna led no meu jeep e ele está com um problema chato que eu não encontro nos foruns ninguem que teve algo parecido.

As lampadas funcionam corretamente e piscam em velocidade normal.

Porém, quando está com a lanterna desligada e eu, por exemplo, aciono a seta para a esquerda, além de piscar a lanterna da esquerda com uma luz forte - o que tá correto - também pisca a lanterna da direita, bem mas fraco, mas pisca - o que não deveria ocorrer.

O inverso também ocorre da mesma forma se acionar a seta para o outro lado com a lanterna desligada.

Segundo o eletrecista está dando retorno - seja lá o que isso significa pois não manjo nada de elétrica.

Se a lanterna estiver ligada, ai não tem problema, a lanterna onde não foi acionada a seta nem oscila.

Me disseram para colocar aquele resistor especifico para luz de led na lanterna que vai corrigir esse defeito.

É isso mesmo? Esse resistor não diminui a intensidade da luz da lanterna? :pensativo:

Obrigado.

georgevalle
30/11/2011, 08:55
OPC+JR este resistor que falaram para colocar é para simular o consumo de corrente que a lâmpada tradicional teria é utilizado para que o relê do pisca trabalhe com a velocidade certa sem ele deveria piscar bem acelerado como quando tem uma lâmpada está queimada, acredito que a colocação deste resistor não irá resolver o problema pois como você relatou quando a "meia luz" está acesa isto não ocorre, pois bem é o tal retorno que o teu eletricista falou quando a meia luz está acesa tem corrente nesta linha desta forma não ocorre o retorno as lampadas da meia luz ja estão acesas, agora quando a meia luz esta apagada nesta linha não tem corrente alguma mas quando você aciona o pisca passa a ter corrente junto com a linha (os fios) do pisca, isso ocorre por falta de aterramento nas lâmpadas ou seja uma boa ligação ente a carcaça da lanterna (lâmpas convencionais) ou do negativo (piscas dom led) com a carroceria do jeep, agora se a ligação está toda correta e o problema perssistir é incompatibilidade de sistemas de ligação (talvez a lanterna foi projetada para não ter meia luz ... sei lá...) você vai resolver o problema instalando um diodo em serie com as ligações da meia luz das lanternas (coloca o diodo ligado antes da ligação da meia luz, não precisa ter conhecimento em eletrônica para isso, compra em casas de componentes eletrônicos quatro diodos retificadores 1N4007 ou outro similar pode ter corrente maior mas não existe necessidade pois estamos ligando em lanternas de led que possuem consumo muito baixo, corta o fio da meia luz antes a lanterna e instala ele ali, no diodo tem uma faixa branca do lado de um dos terminais ela deve ficar para o lado da lanterna - não tem erro mas se errar o lado não tem problema o diodo não queima) isso com certeza vai resolver o problema.

chinelao4x4
30/11/2011, 09:10
troca seu rele e seja feliz

OPC+JR
30/11/2011, 10:02
troca seu rele e seja feliz
Chinelão, conversei com um cara que fabrica esses reles para led e ele me informou que isso não vai resolver meu problema.
Segundo ele só serve para regularizar a velocidade em que a luz pisca, mas como a minha já tá correta não vai alterar em nada.
[]´s

OPC+JR
30/11/2011, 10:10
(...) isso ocorre por falta de aterramento nas lâmpadas ou seja uma boa ligação do negativo (piscas dom led) com a carroceria do jeep.
(...)
você vai resolver o problema instalando um diodo em serie com as ligações da meia luz das lanternas (coloca o diodo ligado antes da ligação da meia luz, não precisa ter conhecimento em eletrônica para isso, compra em casas de componentes eletrônicos quatro diodos retificadores 1N4007 ou outro similar pode ter corrente maior mas não existe necessidade pois estamos ligando em lanternas de led que possuem consumo muito baixo, corta o fio da meia luz antes da lanterna e instala ele ali, no diodo tem uma faixa branca do lado de um dos terminais ela deve ficar para o lado da lanterna - não tem erro mas se errar o lado não tem problema o diodo não queima) isso com certeza vai resolver o problema.

Georgevale.
Acho que é por ai mesmo, pelo que li nos foruns da vida.....
Vou conversar com o eletrecista sobre o aterramento, se não der certo, vou partir para o diodo.
Só que essa da instalação dos diodos eu fiquei com duas dúvidas:
1ª - Voce falou para comprar 4 diodos, mas eu só vou usar dois no carro - um para cada lanterna, instalado no fio da meia luz - correto?
Os outros dois são para ficar de reserva ou para interar cinco reais na hora da compra, rsrsrs.....
2ª - Esse diodo esquenta? Pergunto porque fiz um esquema para converter a lanterna led dianteira de 2 para 3 fios e o esqueminha esquenta, ai tem de tomar cuidado onde vai instalar.
Obrigado pela ajuda.
[]´s

chinelao4x4
30/11/2011, 12:15
a umidade faz ter contatos minimos dentro da caixa de rele, isso ja ocorreu comigo, pois sempre meto agua em tudo....

OPC+JR
30/11/2011, 14:54
ah, entendi..... bom, vou testar isso também!
valeu

OPC+JR
30/11/2011, 14:59
OPC+JR ..., pois bem é o tal retorno que o teu eletricista falou quando a meia luz está acesa tem corrente nesta linha desta forma não ocorre o retorno as lampadas da meia luz ja estão acesas, agora quando a meia luz esta apagada nesta linha não tem corrente alguma mas quando você aciona o pisca passa a ter corrente junto com a linha (os fios) do pisca, isso ocorre por falta de aterramento nas lâmpadas ou seja uma boa ligação ente a carcaça da lanterna (lâmpas convencionais) ou do negativo (piscas dom led) com a carroceria do jeep
Georvale ou quem manja do assunto.
Uma maneria de testar seria ligar uma lampada comum - não led - no fio da seta, se permanecer o mesmo problema o defeito é no aterramento mesmo, correto?
Ou esse retorno não tem "força" para acerder uma luz comum?
[]´s

georgevalle
01/12/2011, 08:21
OPC+JR primeiro quanto aos quatro diodos a minha sugestão é de colocar antes das lâmpadas tambem nas da frente que é por onde faz o retorno ou seja em todas as lanternas, quanto a testar o "retorno" é possivel mas não preciso, você vai fazer uma lâmpada de teste com uma lâmpada de baixo consumo (de painel) em um pólo da lâmpada você liga um fio e faz um aterramento confiável (como o jeep é pequeno pode ser direto da bateria aí você ja testa o aterramento da carroceria tambem) com outro pólo (de preferência soldar na lâmpada um prego é isso mesmo um prego para madeira) você sai testando as carcaças das lanternas e fios de aterramento e outros fios que devam ter corrente e que por ventura não esteja funcionando (ex. um fusivel, uma lâmpada ou o fio de aterramento dos faróis é comum ver carros com faróis com brilho diferente normalmente é aterramento ruim), voltando ao teste do retorno com o fio da lâmpada de teste ligado ao negativo da bateria e o pisca ligado você encosta o prego na carcaça ou no fio de aterramento da lanterna e se a lâmpada de teste acender (mesmo que bem fraca) é sinal de aterramento ruim, mas analizando melhor o teu problema passaria logo aos diodos pois acredito que o tal retorno deva ser muito fraco (talvez nem apareça na lâmpada de teste) mas ele chega a acender os led's porque eles precisam de pouquissima corrente para emitir luz diferente das lâmpadas comuns.

OPC+JR
02/12/2011, 09:04
Georvalle, a lanterna que não deveria acender acende fraco mesmo.

Seguinte, nas lanternas da frente - setas - que também são de LED, a luz não oscila. Porém, lembrei que lá já tem um esquema feito com resistor e diodo igual a esse ai do anexo abaixo que serve para converter a lanterna que originalmente era de 2 polos para 3 polos (para fazer função de lanterna - chamado por alguns de luz de cortesia - e seta) (tem mais detalhes dessa modificação nesse link aqui -> 2 wire LEDs to 3 wire conversion (write up) - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f9/2-wire-leds-3-wire-conversion-write-up-933239/)

Então pelo fato de já ter resistor e diodo na frente, esses podem estar impedindo a ação do retorno ali, certo?

Assim, da mesma forma, pode ser que o resistor nas lanternas traseiras também resolva o problema.

Só uma questão - desculpe mas sou ignorante em elétrica - esse retorno não prejudica o sistema elétrico, sobrecarga, curto ou sei lá o que?

[]´s

Rafaminc
02/12/2011, 11:25
Georvalle, a lanterna que não deveria acender acende fraco mesmo.

Seguinte, nas lanternas da frente - setas - que também são de LED, a luz não oscila. Porém, lembrei que lá já tem um esquema feito com resistor e diodo igual a esse ai do anexo abaixo que serve para converter a lanterna que originalmente era de 2 polos para 3 polos (para fazer função de lanterna - chamado por alguns de luz de cortesia - e seta) (tem mais detalhes dessa modificação nesse link aqui -> 2 wire LEDs to 3 wire conversion (write up) - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f9/2-wire-leds-3-wire-conversion-write-up-933239/)

Então pelo fato de já ter resistor e diodo na frente, esses podem estar impedindo a ação do retorno ali, certo?

Assim, da mesma forma, pode ser que o resistor nas lanternas traseiras também resolva o problema.

Só uma questão - desculpe mas sou ignorante em elétrica - esse retorno não prejudica o sistema elétrico, sobrecarga, curto ou sei lá o que?

[]´s

Amigo, o resistor só serve para baixar a tensão nos led´s, fazendo com que na luz de cortesia, os led´s trabalhem mais fracos (com menos tensão). Quando aciona a seta, não tendo o resistor, os 12V passam praticamente direto deixando a luz mais forte.
Quem evita o retorno é o diodo, pois ele funciona como se fosse uma válvula unidirecional, deixando a corrente passar somente em um sentido.

OPC+JR
02/12/2011, 12:57
Ta certo Rafaminc - eu quiz dizer diodo na mensagem #10, mas escrevi resistor.
Mesmo assim fica a pergunta - será que vai resover e deixar o eventual retorno não prejudica o sistema elétrico nem oferece risco?
[]´s

Rafaminc
02/12/2011, 14:03
Ta certo Rafaminc - eu quiz dizer diodo na mensagem #10, mas escrevi resistor.
Mesmo assim fica a pergunta - será que vai resover e deixar o eventual retorno não prejudica o sistema elétrico nem oferece risco?
[]´s

Não existe risco nenhum em colocar o diodo ou diodo + resistor, pois vc vai estar protegendo o circuito com ele. Só veja um compatível com a carga dos led´s, senão o diodo e o resistor podem queimar.
Agora, tem que ver como funciona essa sua lanterna traseira.
Se ela só possuir dois fios e você quiser colocar freio + sinaleira + pisca na mesma lanterna, vai precisar fazer duas sequências de resistores, sendo que o primeiro resistor com reistência maior ficaria para a sinaleira, o segundo com resistencia um pouco menor para o pisca, e a ligação direta para o freio.

OPC+JR
02/12/2011, 14:22
Não existe risco nenhum em colocar o diodo ou diodo + resistor, pois vc vai estar protegendo o circuito com ele. Só veja um compatível com a carga dos led´s, senão o diodo e o resistor podem queimar.
Agora, tem que ver como funciona essa sua lanterna traseira.
Se ela só possuir dois fios e você quiser colocar freio + sinaleira + pisca na mesma lanterna, vai precisar fazer duas sequências de resistores, sendo que o primeiro resistor com reistência maior ficaria para a sinaleira, o segundo com resistencia um pouco menor para o pisca, e a ligação direta para o freio.
Ta meio confuso o assunto.
Na verdade a traseira já é original de tres fios, não fiz nenhuma alteração nela.
As dianterias são de dois fios e eu transformei em 3 (na verdade em ambas um fio é terra).
O problema está ocorrendo apenas nas lanternas traseiras, nas dianterias que tem aquele esquema ali não tem problema de retorno.
Então a pergunta é só o diodo vai resolver o problema das lanternas traseiras?
Tem risco em deixar esse retorno?

Rafaminc
02/12/2011, 15:26
Ta meio confuso o assunto.
Na verdade a traseira já é original de tres fios, não fiz nenhuma alteração nela.
As dianterias são de dois fios e eu transformei em 3 (na verdade em ambas um fio é terra).
O problema está ocorrendo apenas nas lanternas traseiras, nas dianterias que tem aquele esquema ali não tem problema de retorno.
Então a pergunta é só o diodo vai resolver o problema das lanternas traseiras?
Tem risco em deixar esse retorno?

Mas então vc tem que abrir essa sinaleira e ver o que tem dentro. Se ela já tem 3 fios e não funciona, coloca o diodo na sequência.
Se vc tiver dificuldade em achar diodos na sua região, arruma alguma fonte de computador queimada, ou algum aparelho eletrônico velho de alta potência e procura os diodos com os arames mais grossos. Não precisa ser nenhuma referência em especial, é só ir testando e achar um que não esquente muito quando o circuito estiver ligado.

OPC+JR
02/12/2011, 16:52
Mas então vc tem que abrir essa sinaleira e ver o que tem dentro. Se ela já tem 3 fios e não funciona, coloca o diodo na sequência.
Se vc tiver dificuldade em achar diodos na sua região, arruma alguma fonte de computador queimada, ou algum aparelho eletrônico velho de alta potência e procura os diodos com os arames mais grossos. Não precisa ser nenhuma referência em especial, é só ir testando e achar um que não esquente muito quando o circuito estiver ligado.
Funcionar ela funciona, mas com o problema que eu falei na primeira mensagem.......
Então eu quero resolver ele.
[]´s

junior braga
02/12/2011, 16:54
sei não....mais eu vi em algum lugar que não me lembro onde aqui no forum, que:

- as lanternas de led so funciona no cj com a chave de seta original...não lembro ao pe da letra, mas acho que é isso....se tiver com outra chave, e ou ja setas amarelas é necessario mudar o esquema de ligação....

- de qualquer forma, tenho interesse em saber desse assunto, pois tenho aqui guardado as lanternas estilo cj7....em leds.

opc qual e a marca dessas lanternas? veio com manual?

georgevalle
03/12/2011, 08:50
OPC+JR pelo que entendi na frente você ja fez o esquema dos dois diodos e o resistor - exelente não precisamos nos preocupar com a frente, agora nas traseiras coloque o diodo apenas no fio da meia-luz ou luz de cortesia, como o Rafaminc falou não precisa ser diodo novo (mas você deve ter certeza que não está em curto), quanto ao retorno não tem problema nenhum é estética e funcionamento correto fica estranho você ligar o pisca para a direita (por exemplo) e a lanterna esquerda acender junto mas com brilho fraco estou visualizando aqueles unos (nada contra o carrinho nem a marca) que se vê com frequencia nesta situação e ainda piora quando o motorista pisa no freio aí nem pisca nem freio e ainda acende a luz de ré junto tudo bem fraco este é o exemplo de falta ou ligação deficiente do aterramento.

Bernardaomodificado69
03/12/2011, 17:37
Cara isto eh soh aterramento... refaza o terra....

OPC+JR
05/12/2011, 08:29
sei não....mais eu vi em algum lugar que não me lembro onde aqui no forum, que:

- as lanternas de led so funciona no cj com a chave de seta original...não lembro ao pe da letra, mas acho que é isso....se tiver com outra chave, e ou ja setas amarelas é necessario mudar o esquema de ligação....

- de qualquer forma, tenho interesse em saber desse assunto, pois tenho aqui guardado as lanternas estilo cj7....em leds.

opc qual e a marca dessas lanternas? veio com manual?

Junior, a tecnologia resolve esse problema ai.

Dá uma olhada no link abaixo que resolve o seu problema, mas não tem no Brasil, só importando.

Valley Towing Systems - Tailight Converters (http://www.vtowing.com/TaillightConverters.aspx)

[]´s

OPC+JR
05/12/2011, 08:34
OPC+JR pelo que entendi na frente você ja fez o esquema dos dois diodos e o resistor - exelente não precisamos nos preocupar com a frente, agora nas traseiras coloque o diodo apenas no fio da meia-luz ou luz de cortesia, como o Rafaminc falou não precisa ser diodo novo (mas você deve ter certeza que não está em curto), quanto ao retorno não tem problema nenhum é estética e funcionamento correto fica estranho você ligar o pisca para a direita (por exemplo) e a lanterna esquerda acender junto mas com brilho fraco estou visualizando aqueles unos (nada contra o carrinho nem a marca) que se vê com frequencia nesta situação e ainda piora quando o motorista pisa no freio aí nem pisca nem freio e ainda acende a luz de ré junto tudo bem fraco este é o exemplo de falta ou ligação deficiente do aterramento.

Gerogevalle, valeu pela ajuda.
Só estava com receio do tal retorno dar algum tipo de problema no sistema eletrico, mas se não vou colocar o diodo e ver o que dá.
Só que só vou fazer isso no ano que vem, pois monto o jeep em uma cidade que fica a 200km daqui e só vou para lá em janeiro
De qualquer forma, depois posto aqui se deu certo ou não.
[]´s

So estava com receio do tal retorno dar algum tipo de problema no sistema eletrico mas se não dá belez

OPC+JR
05/12/2011, 08:34
Cara isto eh soh aterramento... refaza o terra....
Eu até acho que é mesmo, mas se tem uma coisa que eu não manjo nada é eletrica.... ai fica dificil!!

4X4GARAGE
05/12/2011, 09:25
ei Osmir,coloca essa que não da problema hahahahhaa
lanterna traseira Jeep aro cromado (cada) (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-Lanternas-lanterna-traseira-Jeep-aro-cromado-cada-versao-519-549.aspx)
[]s

eliasFerreira
05/12/2011, 10:12
Algumas considerações:

- O diodo 1N4007 suporta até 1A, e 1000V;
- Ele só permite passagem da corrente em um sentido (polarização direta), e provoca uma queda entre 0,6V e 0,7V;
- O uso de um resistor com um LED (antes ou depois, tanto faz) serve para não deixá-lo queimar, controlando assim, a corrente que passa por ele, e se faz necessário. Controlando a corrente, controlamos o brilho do LED;
- É importante definir extamente esse RETORNO do qual estamos falando. SE esse RETORNO for, pura e simplesmente, a CORRENTE VOLTANDO (sentido inverso/polarização reversa), então o uso de um diodo não se justifica, já que o LED também é um DIODO - Diodo Emissor de Luz.
- Se esse retorno não for a corrente voltando, então pode ser uma FUGA, e muito provavelmente MAU aterramento.
- O uso do diodo, mesmo que treoricamente não se faz nescessário, é interessante por ser uma proteção a mais (proteção contra uma tensão reversa mais alta que o suportado). Eu aconselho.
- O resistor do LED, ou dos LEDs, já devem estar dentro da lanterna, e podem ser mais de um, dependendo da disposição dos LEDs, se em série ou paralelo.

Bom, chega de devaneios eletroeletrônicos. Salvo engano, é isso.

Como diz um professor meu: "A Eletrônica é a coisa mais linda no papel. Na prática é o capeta!"

webersmh
19/12/2011, 21:10
Estou reformando meu Cj e tambem gostaria de colocar led nas lanternas. Alguém sabe como faço para conectar os leds da lanterna que a Randon usa nas carretas. (foto) Essa lanterna funciona para freio, seta e posição. Igual ao original do Jeep

chinelao4x4
19/12/2011, 21:23
conecta normal, são dois fios, positivo e terra, lembro que as carretas usam 24 volts, vai acender em 12, porem mais fracas, as minhas , mandei mudar pra 12 em um tecnico em eletronica

webersmh
08/02/2012, 22:18
conecta normal, são dois fios, positivo e terra, lembro que as carretas usam 24 volts, vai acender em 12, porem mais fracas, as minhas , mandei mudar pra 12 em um tecnico em eletronica

É verdade, mas já existe uma lanterna igual a esta fabricada pela Sinalsul que é 12V. Gostaria de saber se a conecção necessita de resistor, diodo,etc, ou é só conectar.

chinelao4x4
09/02/2012, 09:33
É verdade, mas já existe uma lanterna igual a esta fabricada pela Sinalsul que é 12V. Gostaria de saber se a conecção necessita de resistor, diodo,etc, ou é só conectar.
bem, se ela é pra 12v, ja esta pronta, é ligar os fios !! pois ela vem com os reisistor pra 12, se for pra 24 v, e vc ligar nos 12, queimar não vai, vai é ficar fraca, se for de 12 v e vc ligar no 24, ja era, queima tudo.
vlew ?

junior braga
09/12/2015, 17:31
Ola Osmir boa tarde,

Então você conseguiu resolver o problema das lanternas? Estou com uma situação aqui parecida com a sua, instalei umas lanternas de led, funcionam quase todas as funções, digo quase porque as setas não, com tudo desligado as setas tanto lado direito quanto esquerdo ficam acesas bem fracas. E quando ligadas também piscam com menor intensidade do que o normal.

[ ],