Ver Versão Completa : Melhor antena
Marcio Vargas
29/11/2011, 13:03
Amigos.
Comprei um Cobre 19 DX IV para minha Explorer.
Agora estou em busca de uma antena, estou de olho nestas duas opções:
Antena Para Radio Px Voyager Cb 27 -completa= Cabo+conector - R$ 59,99 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207586709-antena-para-radio-px-voyager-cb-27-completa-caboconector-_JM)
## Antena Px Voyager Cb-20 - Base Magnética - 27 Mhz, 11m ## - R$ 35,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204219635--antena-px-voyager-cb-20-base-magnetica-27-mhz-11m--_JM)
Qual delas os amigos acham mais adequada para este equipamento e para a Explorer?
Abs
Qualquer uma que não seja a magnética. Porém, bem instalada.
Mal instalada, são todas iguais: nenhuma presta.
Marcio Vargas
30/11/2011, 15:27
Paulo...
Se não for abusar muito, você poderia explicar porque a magnética não é adequada? E sobre a instalação, tenho lido por ai que basta conectar e pronto. O que mais deve-se cuidar na instalação?
abs e obrigado pela atenção
jotaunior
30/11/2011, 15:35
Eu uso um maria-mole na minha Sportage, funciona muito bem.
Abraços,
Paulo...
Se não for abusar muito, você poderia explicar porque a magnética não é adequada? E sobre a instalação, tenho lido por ai que basta conectar e pronto. O que mais deve-se cuidar na instalação?
Márcio, dê uma olhada nos meus outros posts neste fórum, que eu já discorri bastante sobre isso.
Desculpe ser tão seco, mas agora estou ocupado e não tenho como dar uma resposta mais extensiva.
A propósito, use a ferramenta de busca do fórum. Essa pergunta que você fez já foi respondida N vezes.
Marcio Vargas
01/12/2011, 09:59
Paulo
Obrigado pelo seu comentário...
Iniciei este post justamente por não ter encontrado na pesquisa o que procurava. Caso não se sinta a vontade para falar novamente o que já falou, por favor não se incomode em responder ou participar deste tópico, não se sinta na obrigação de responder, ignore-o.
O tópico está aqui aberto para qualquer pessoa ler, responder ou ignora-lo, se esta for sua vontade. Pelo menos esse era o proposito do Forun lá em 2003/2002, o de que ninguém era obrigado a ler e responder o que não quisesse (na época tínhamos só a Jeep Net, onde tu compulsoriamente acabava lendo todas as mensagens). A pessoa participava apenas daquilo que realmente estivesse disposta a acrescentar, contribuir.
Vejo que nesses meus anos de MSJ as coisas mudaram um pouco por aqui.
Abs, obrigado pela atenção, e desculpe faze-lo escrever novamente o que já havia escrito.
Hehe, não era má vontade não, Márcio.
Ontem eu estava realmente ocupado com um trabalho que tenho que mandar para um congresso.
Hoje dá pra responder.
Uma boa instalação veicular de uma estação de rádio, seja ela de radioamador ou de rádio do cidadão, requer
1. boa interligação de terra elétrico: conectar o máximo de partes do carro (portas, capô, caroceria, chassis) ao mesmo potencial, ou seja: ao neutro da bateria.
Nos veículos modernos, com muita eletrônica embarcada, pode ser interessante ligar também a carcaça do allternador e do bloco do motor neste mesmo potencial
Desnecessário dizer que a carcaça do rádio também deve usar esse "terra".
Para a interligação, use fita ou malha de cobre larga, em segmentos o mais curtos possível. Prepare as superfícies removendo a tinta e aplicando uma tinta condutora no local e por sobre a ligação.
2. O sistema irradiante.
a escolha do melhor lugar para a instalação de antenas se dá por dois critérios conflitantes: do ponto de vista da iradiação e do ponto de vista do uso do veículo.
Do ponto de vista da irradiação, os melhores lugares são o meio do capô, o meio do teto, ou no seu caso, o meio da caçamba.
No caso de antenas de PX, a caçamba é a que tem o menor potencial de representar obstáculos para a operação normal do veículo. No entanto, pode ser bastante conveniente carregar a camionete com uma antena na caçamba.
Existem algumas soluções no estrangeiro que você pode importar, ou arrumar alguém que faça para você:
GeoTool Pickup Truck Antenna Mounts (http://www.geotool.com/antmount.htm)
Breedlove Mounts (http://bellsouthpwp.net/b/r/breedlove1/page2.html)
Se eu tivesse uma camionete, usaria um sistema desses.
Depois de instalar a antena na posição desejada, é o caso do cabo coaxial. Use um bom cabo, instale em local protegido, evite curvas abruptas, o ideal é não ter nenhuma curva com raio inferior ao de uma latinha de refrigerante, pois durante a operação, no caso de aquecimento do cabo, pode haver a descentralização do condutor central e até provocar um curto, fritando o rádio.
Outra coisa a evitar é o atrito com partes da lataria. No meu caso, não prestei atenção na montagem e vou ter que trocar os dois cabos coaxiais que tenho instalados pois o isolamento está comprometido e suponho que a malha também esteja.
Um site que recomendo dar uma olhada é o KØBG.COM (http://www.k0bg.com)
Por fim, para antenas longas, como as maria mole, o ideal seria usar um suporte como os da ARS eletrônica (Default PLESK Page (http://www.arseletronica.com.br)) mas hoje está fora do ar. São os suportes usados nas viaturas da PRF.
Em miúdos, um bom suporte tem que prover um sólido ponto de ancoragem e em alguns casos, conexão elétrica entre o terra da antena e a carcaça do veículo. Uma base magnética não faz nada disso e ainda risca a pintura.
Alguns outros tópicos em que eu comento o assunto antenas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/92729-antena-hf-movel.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/72638-antena-vhf-py.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/88330-instalacao-antena-py-no-troller-aterramento.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/83639-muitas-fotos-como-montar-gps-radio-e-laptop.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/51664-px-ou-py-para-tracker-gv.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/51664-px-ou-py-para-tracker-gv.html#post883262)
Marcio Vargas
02/12/2011, 10:55
Opa...
Paulo, obrigado pela aula, agora vou devorar todos esses links que você enviou, mas já posso comentar alguns pontos com vc:
Entendo essa interligação. Trabalho em uma usina hidroelétrica e aqui literalmente tudo tem essa interligação para aterramento, inclusive tenho aqui disponível essa malha de interligação. Pelo que entendi, quanto maior o aterramento, melhor.
Sobre o sistema irradiante, a minha Explorer é estilo SUV, então espaço no teto é o que não vai faltar. Fica acima de tudo. Percebi que a antena magnética não é muito boa porque não proporciona um bom aterramento da antena, ok. Ainda não "peguei" o porque da antena necessitar deste aterramento, continuarei na procura de informações na net.
Sobre a Antena, optei pela CB-27, ela já traz consigo um cabo. Agora irei analisar o melhor local para ela levando em consideração principalmente essa questão da passagem do cabo. Peso em colocar no porta malas (em cima), passando o cabo por baixo do veiculo, preso ao chassis com aquelas presilhas plasticas (hellerman). Por ali parece ser o melhor local, porque evita as curvas que tem por dentro do forro, também evita ser pisado ou o contato com cantos cortantes. Ele desce pela traseira, entra embaixo do veiculo pelo espaço entre o para choques e a carroceria e corre ate a frente junto ao chassi, posso passar ele por dentro de uma mangueira plastica nesse trecho, para evitar que alguma pedra salte e danifique o cabo ou que fique "roçando" no aço do chassis. Por fim na dianteira faço ele entrar novamente no veiculo.
Pelo que vi esse modelo CB-24 mantem a antena bem firme a ainda promove um bom contato entre o terra da antena e o ponto onde vai ser fixado no veiculo.
Abs e obrigado pelas dicas
Entendo essa interligação. Trabalho em uma usina hidroelétrica e aqui literalmente tudo tem essa interligação para aterramento, inclusive tenho aqui disponível essa malha de interligação. Pelo que entendi, quanto maior o aterramento, melhor.
É isso aí, quanto mais completa for a interligação, melhor.
Sobre o sistema irradiante, a minha Explorer é estilo SUV, então espaço no teto é o que não vai faltar. Fica acima de tudo. Percebi que a antena magnética não é muito boa porque não proporciona um bom aterramento da antena, ok. Ainda não "peguei" o porque da antena necessitar deste aterramento, continuarei na procura de informações na net.
Aff... Surtei... escrevi caçamba pensando na Ranger... Lógico que a Explorer é fechada...
O lance do terra para antena, que eu ia falar e acabei esquecendo, ainda bem que vc comentou:
Podemos pensar que a antena por ser um elemento gerador de campo eletromagnético, tem dois pólos (como o imã).
As antenas verticais para HF móvel são, no geral, monopolos. O terra, na verdade é um plano terra, funciona como se fosse um espelho.
A antena vai '"enxergar" a metade que falta. Por isso, quanto melhor for a qualidade da interligação entre as outras partes do carro, melhor será o "espelho".
Eu já usei base magnética com uma antena de VHF, mas fiquei sempre cabreiro com medo da antena cair. Risca mesmo a pintura.
Em viagem pelas rodovias, é impressionante a quantidade de particulas metálicas que aderem no imã. No fora de estrada, qualquer galho baixo pode arrastar a base, arruinando a pintura.
O ideal seria furar a lataria com uma serra copo apropriada (HS34 - Antenex 3/4" X-ACT Hole Saw (http://www.wpsantennas.com/hs34-antenex34x-actholesaw.aspx)) e instalar a antena por aí. Garante um trabalho permanente e uma instalação de alta qualidade.
Atenção apenas que essa serra aí é para antenas padrão NMO, específico para montagem em veículos, mas quase ninguém fabrica no Brasil. Existe uma outra para o padrão UHF.
No caso específico do PX, se teu interesse é operar em comboio, essa antena que você escolheu deve dar conta.
Mas se você pretende falar mais longe, talvez precise de uma antena maior. Neste caso, talvez o teto não seja o local mais apropriado.
Para montagem na lateral do carro, o ideal é um suporte tipo bola, como aqueles que tem no link da mensagem anterior.
[/quote]
Sobre a Antena, optei pela CB-27, ela já traz consigo um cabo. Agora irei analisar o melhor local para ela levando em consideração principalmente essa questão da passagem do cabo. Peso em colocar no porta malas (em cima), passando o cabo por baixo do veiculo, preso ao chassis com aquelas presilhas plasticas (hellerman). [/QUOTE]
Pessoalmente, acredito que os melhores caminhos sejam entre a lataria e o forro, mais protegidos.
No meu carro, passei o coaxial por baixo dos acabamentos plásticos do porta-malas e das portas.
Não conheço a Explorer para te dar dicas, mas veja o tópico que eu mostro como fiz a minha instalação para se inspirar.
Se for passar por baixo do carro, espaguete ou conduíte flexível são essenciais.
Apesar de extremamente comuns, essas presilhas para calha são ruins, podendo danificar a lataria num ponto onde é impossível o conserto, além de não promoverem um bom aterramento.
É o que estou usando, não muito satisfeito, até terminar o mestrado e poder mexer no carro e fazer a instalação definitiva.
J Carlos
08/12/2011, 00:01
E por falar em melhor antena, qual seria a sugestão para utilizar no FT 8800. O rádio será instalado no jimny. E onde comprar via internet.
Obrigado
Marcio Vargas
08/12/2011, 08:30
J. Carlos
Acho que o Mercado Livre é o terreno mais fértil para você encontrar a antena ideal, não necessariamente comprar lá, mas já é possível ver modelos e trazer aqui para a discussão.
Pessoal, meu radio chegou ontem.
O "copo" da antena foi retirado e a base foi entortada uns 15° para se ajustar à abertura do porta malas. Não vou me arriscar em passar a fiação da antena por dentro da forração. No sábado vou levar em uma empresa dessas que instalam som automotivo para que eles façam isso. Depois durante a semana vou ate a cidade vizinha de caxias do sul regular a estacionaria.
Oportunamente coloco fotos da instalação.
E por falar em melhor antena, qual seria a sugestão para utilizar no FT 8800. O rádio será instalado no jimny. E onde comprar via internet.
Obrigado
Eu recomendo o site RADIOHAUS Radiocomunicao - A mais completa loja de radiocomunicao do Brasil (http://www.radiohaus.com.br) para compra de equipamentos de rádio e antenas.
Sobre antenas, eu recomendaria as Comet, japonesas.
De qualquer forma, as antenas com base dobrável (fold-over) são bem interessantes para o uso no fora de estrada.
J Carlos
08/12/2011, 23:20
Ok, obrigado pelas dicas.
J Carlos
21/12/2011, 00:03
Uma dúvida, o suporte da antena tem que ter aterramento ou o simples contato com a tinta do carro é suficiente ? e no caso do suporte com imã, onde é feito o aterramento ? lendo algumas páginas na net, verifiquei que o suporte do rádio também tinha aterramento, isso é necessário ? Obrigado pela ajuda.
Uma dúvida, o suporte da antena tem que ter aterramento ou o simples contato com a tinta do carro é suficiente ? e no caso do suporte com imã, onde é feito o aterramento ? lendo algumas páginas na net, verifiquei que o suporte do rádio também tinha aterramento, isso é necessário ? Obrigado pela ajuda.
Idealmente, a parte elétrica do rádio deve compartilhar o terra com a instalação eletrica do carro.
Ou seja: poisitivo da bateria -> positivo do rádio, neutro da bateria -> neutro do rádio, terra do rádio -> massa.
Para a ausência de ruidos e melhor eficiência de irradiação, é importante conectar todas as partes do carro com malha grossa de cobre: portas, chassis, carroceria, bloco do motor, carcaça do alternador, cano de escape, pára-choques, etc...
É importante que o elemento irradiante da antena fique bem isolado do carro, mas a malha do coaxial deve fazer bom contato com a lataria.
No entanto, esse tipo de contato não é fornecido por nenhum suporte de calha, porta-malas ou base magnética. O único suporte que ofecere esta característica é o NMO, mas exige a furação da lataria.
Eu uso um suporte de porta-malas e não gosto. Ainda tenho uma base magnética, não recomendo mas reconheço que tem sua utilidade.
O materia já está em casa para fazer uma instalação com NMO, mas ainda não tive tempo pra isso.
Jalisson
31/12/2011, 03:07
Muito bom o tópico.
Estou instalando um PX e um PY no Troller.
Vou pesquisar mais um pouco, pois no meu caso o carro é de fribra e quero falar longe! hehehe
Forte abraço!
J Carlos
03/01/2012, 23:16
É o seguinte, o conector da antena do Yaesu FT 8800, é macho. Comprei uma base magnética da Aquário, só que o conector também é macho, tem algum problema ou vou ter que cortar o cabo da base magnética e colocar um conector fêmea ? os dois se encontram certo ou seja pino com pino.
Marcio Vargas
04/01/2012, 08:10
Pessoal
Instalei o meu PX (ou melhor, instalaram).
Logo coloco as fotos, o negocio ficou muito bom, agora é um bom tempo de radio escuta para não fazer cagad**** na hora de falar...
Abs e obrigado pela ajuda.
É o seguinte, o conector da antena do Yaesu FT 8800, é macho. Comprei uma base magnética da Aquário, só que o conector também é macho, tem algum problema ou vou ter que cortar o cabo da base magnética e colocar um conector fêmea ? os dois se encontram certo ou seja pino com pino.
Existe um adaptador fêmea-fêmea. Não costuma ser barato...
Se você não achar aí pela sua terra, dê uma olhada na casadosconectores.com.br (http://www.casadosconectores.com.br).
Se existe, eles tem em estoque.
Estou instalando um PX e um PY no Troller.
Vou pesquisar mais um pouco, pois no meu caso o carro é de fribra e quero falar longe! hehehe
Dê uma olhada que eu já palpitei bastante sobre troller. Só que ninguém disse se meu palpite prestou.
J Carlos
04/01/2012, 10:54
E se não encontrar esse adaptador, será que posso utilizar assim macho-macho, já que os pinos se encontram ou terei que cortar o cabo da antena e colocar um conector fêmea ?
Obrigado pela ajuda :concordo:
E se não encontrar esse adaptador, será que posso utilizar assim macho-macho, já que os pinos se encontram ou terei que cortar o cabo da antena e colocar um conector fêmea ?
Ué. se você não achar por aí, encomende na loja que comentei antes.
Aproveite e pegue outros adaptadores, que volta e meia fazem falta.
Se não achar de jeito nenhum... Aí realmente o jeito é colocar um conector fêmea no cabo, mas não é muito fácil de achar também.
J Carlos
05/01/2012, 17:53
Vou tentar achar um conector fêmea.
Obrigado
J Carlos
10/01/2012, 15:52
O nome do bicho é: Conector n-macho/n-macho, consegui comprar :concordo:.
N?
N é um conector grande, usado em instalações profissionais e de alta potência. Ele vai bem com cabo RG213, ou outros grossos.
Para RG58 é BNC ou UHF com redutor. Apesar que feve ter redutor de RG58 para conector N.
J Carlos
11/01/2012, 10:31
Correção: Fêmea/Fêmea.
Bom, "N" foi o que a mulher falou, o técnico que faz instalações não estava no momento da compra. Espero que resolva.
Encaixou certinho? Se encaixou, menos mal, ela falou errado, mas vendeu certo.
Se não encaixou, leva a base da antena lá, que aí vc testa o encaixe.
Marcio Vargas
13/01/2012, 12:55
Senhores,
PX funcionando e licença na mão...
Senhores,
PX funcionando e licença na mão...
Assim que se faz!
J Carlos
16/01/2012, 22:59
Não teve jeito, o cabo teve que ser cortado e foi instalado esse conector aí. Mas eu ainda estou na dúvida, é necessá328536rio colocar um fio na lataria do carro e na carcaça do rádio para aterrar ? no início vou utilizar uma antena com base magnética. O rádio é um FT 8800.328535
Encaixou certinho? Se encaixou, menos mal, ela falou errado, mas vendeu certo.
Se não encaixou, leva a base da antena lá, que aí vc testa o encaixe.
Não teve jeito, o cabo teve que ser cortado e foi instalado esse conector aí. Mas eu ainda estou na dúvida, é necessá328536rio colocar um fio na lataria do carro e na carcaça do rádio para aterrar ? no início vou utilizar uma antena com base magnética. O rádio é um FT 8800.328535
Olha, aterrar a carcaça do rádio na massa do carro é o mínimo. Se você acha que é demais, então tá...
Mas não é uma coisa que vai te prejudicar se você não fizer. Mas são coisinhas que você vai fazendo e vai melhorando a instalação.
J Carlos
17/01/2012, 10:09
Não, eu não acho que é demais, se pode melhorar em alguma coisa, eu faço. Não terminei a instalação, é que o rádio vai ficar atrás e o painel vou colocar entre os bancos dianteiros e os fios estão embaixo do carpete devidamente dentro de espaguetes. Faltam alguns detalhes. Outra coisa, o rádio vem de fábrica com um cabo com dois fusíveis, um no fio vermelho e outro no preto, nunca tinha visto fusível no negativo.
Não, eu não acho que é demais, se pode melhorar em alguma coisa, eu faço. Não terminei a instalação, é que o rádio vai ficar atrás e o painel vou colocar entre os bancos dianteiros e os fios estão embaixo do carpete devidamente dentro de espaguetes. Faltam alguns detalhes. Outra coisa, o rádio vem de fábrica com um cabo com dois fusíveis, um no fio vermelho e outro no preto, nunca tinha visto fusível no negativo.
Ok. Desculpe. É que estou tão acostumado com gente preguiçosa que achei que vc era um deles :D
Mas, já que vc espaguetou os cabos :dance: estou vendo que não é! :euforico:
Sobre fusível no positivo e no negativo... acho que é como o pessoal tem feito ultimamente.
Acho que tem uma idéia de proteger o rádio no caso de um curto em outra parte do carro.
Eu tenho um 857 que vai ser instalado assim separado. Isso se eu não mudar de idéia e arrumar um IC-7000...
Me parece que a instalação do Icom é mais limpa do que a do Yaesu (menos cabos pra lá e pra cá...)
J Carlos
20/03/2012, 14:44
Vou usar um suporte de porta malas, aí vem a dúvida: aterrando apenas a carcaça do radio resolve ou tenho que aterrar ao suporte da antena ?
Obrigado
mark_4x4
10/04/2012, 13:27
desde que o rádio esteja bem aterrado não há necessidade, ou seja, além do negativo da bateria, o ideal é vc usar um cabo aterrando a carcaça do radio no ponto mais próximo de alguma parte metálica do carro. 73
Murillus
10/04/2012, 15:03
desde que o rádio esteja bem aterrado
Devido a forma de fixacao da antena ser geralmente na flandagem da viatura, a maioria delas deveria estar aterrada... O mesmo acontece aos nossos radios, eles devem estar aterrados a alguma parte metalica da carroceria do veiculo... Se nao esta, faca um aterramente do radio... Nas antenas nao ha tanta necessidade disso...
J Carlos
10/04/2012, 16:33
Obrigado pelas respostas.
rone carneiro
22/04/2012, 10:45
coloquei um px aquario e uma antena b2080 será q presta?
Amigos, ganhei um PX-UltraIII, da Cobra, com uma maria-mole, tudo completinho. O que não está me agradando muito é o estado do cabeamento antena-rádio. Gostaria de mudá-lo para um novo, se possível pronto. A viatura é um vitara 3p, para terem uma idéia do tamanho; qual seria o cabo pronto mais indicado no meu caso?
Outra coisa seria o suporte da antena; minha idéia seria colocá-la no para-choque traseiro, que no meu caso é de aço, preso diretamente no chassis, dando um bom aterramento, penso eu.
Alguma sugestão a respeito? Devo (lógico) fazer um teste de bancada no equipo antes de instalar...
Agradeço a ajuda.
Amigos, meu PX Midland recebe alto e claro e na transmissão, aquele que recebe me informa chegar com ruído e com um apito ao fundo. Após uma extensa verificação um técnico disse-me que a antena está bem instalada (inclusive fez as medições necessárias) e que com a colocação de um supressor de ruído no alternador, provavelmente, o problema seja solucionado. Alguém já teve problema idêntico? Alguém conhece este supressor de ruído a ser instalado no alternador? Onde encontro o supressor de ruído?
Agradeço as informações.
Murillus
08/05/2012, 16:55
Alguém já teve problema idêntico? Alguém conhece este supressor de ruído a ser instalado no alternador? Onde encontro o supressor de ruído?
Problemas de alimentacao dao ou um roncado na transmissao ou um baixo alcance...
Problemas de alimentacao dao ou um roncado na transmissao ou um baixo alcance...
Murillus, quando você fala em “problemas de alimentação”, você está se referindo a especificamente o quê? Exemplo: seria tensão baixa da energia que chega ao rádio? Ou, algo parecido?
Quanto ao “supressor de ruído”, ao qual me referi, você já ouviu falar ou teve notícias de algum rádio que ao transmitir o fazia com ruídos (apito) e que com a adoção do tal “supressor de ruídos” o problema foi corrigido?
Agradeço a ajuda.
Murillus
08/05/2012, 19:04
o radio geralmente funciona com uma tensao de 13.5V... quando voce nao consegue esta tensao, ele pode apresentar ou um roncado (roncado na fonte) ou uma baixa cobertura (curto alcance)...
veja se o equipamente esta direito ? e bem sintonizado ? uma outra dica e' voce testar outro equipamento na sua viatura ou testar seu equipamento noutra viatura... mas vou pesquisar e ver se descubro algo mais concreto pra te informar...
o radio geralmente funciona com uma tensao de 13.5V... quando voce nao consegue esta tensao, ele pode apresentar ou um roncado (roncado na fonte) ou uma baixa cobertura (curto alcance)...
veja se o equipamente esta direito ? e bem sintonizado ? uma outra dica e' voce testar outro equipamento na sua viatura ou testar seu equipamento noutra viatura... mas vou pesquisar e ver se descubro algo mais concreto pra te informar...
:concordo:
Amigos,
Eu havia instalado a antena do bagageiro do Troller (que não é aterrado) e pela baixa recepção que eu estava enfrentando com o rádio, resolvi mudar a antena de posição.
Vou instalar no parachoque traseiro (lado do motorista).
Alguém poderia me ajudar com informações, como que eu devo fazer para passar o cabo desde a forração do teto (Lado interno da forração) até chegar no parachoque traseiro lado do motorista.
Pergunta: Existe a necessidade de aterrar o rádio, ou só o negativo de alimentação do rádio e da antena que estará aterrada no parachoque já são suficiente?
Grato e agradeço pela ajuda,
Rubens
IsmaelMatos
09/09/2014, 14:11
Amigos,
Eu havia instalado a antena do bagageiro do Troller (que não é aterrado) e pela baixa recepção que eu estava enfrentando com o rádio, resolvi mudar a antena de posição.
Vou instalar no parachoque traseiro (lado do motorista).
Alguém poderia me ajudar com informações, como que eu devo fazer para passar o cabo desde a forração do teto (Lado interno da forração) até chegar no parachoque traseiro lado do motorista.
Pergunta: Existe a necessidade de aterrar o rádio, ou só o negativo de alimentação do rádio e da antena que estará aterrada no parachoque já são suficiente?
Grato e agradeço pela ajuda,
Rubens
Para quem tem conhecimento do inglês, este site é voltado para instalações móveis - completo, detalhado e bem explicado:
KØBG.COM (http://www.k0bg.com/)
Saudações a todos,