Ver Versão Completa : CJ5 sem freio de estacionamento
Meu CJ5 -1958 não possue freio de estacionamento. Não possue a "panela de freio" no cardã nem o mecanismo de freio nos cubos traseiros.
Qual são as opções . quanto custa cada uma e quem faz o serviço em S.Paulo ?
Obrigado
Fabiano-SL
26/06/2005, 22:40
Olá!
Ainda tem dúvidas depois de todo o material que te enviei... :roll:
[]'s
tulliomf
21/02/2010, 16:13
Boa tarde!
O meu Jeep também está com o mesmo problema! Do freio de mão só tem realmente a maçaneta interna que serve para acionar o freio de mão, quanto ao resto não tem exatamente NADA!!!!!:shock:
Por isso estou aqui mais uma vez pedindo a ajuda de vocês meus amigos para solucionar esse problema! O que eu preciso saber é quais são as peças necessária para montar esse sistema completo, os valores e como fazer isso.
Se puderem ainda me passar algum site que vende essas peças ficaria muito grato!
Um abraço!:concordo:
Rodrigo Baratti
22/02/2010, 14:46
Boa tarde!
O meu Jeep também está com o mesmo problema! Do freio de mão só tem realmente a maçaneta interna que serve para acionar o freio de mão, quanto ao resto não tem exatamente NADA!!!!!:shock:
Por isso estou aqui mais uma vez pedindo a ajuda de vocês meus amigos para solucionar esse problema! O que eu preciso saber é quais são as peças necessária para montar esse sistema completo, os valores e como fazer isso.
Se puderem ainda me passar algum site que vende essas peças ficaria muito grato!
Amigo,
Dá uma olhada nesse tópico - FREIO DE ESTACIONAMENTO NO CARDÃ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1095556#post1095556) - e se ainda tiver duvidas pergunte.
[]
SERGIO MOLLO
22/02/2010, 16:03
Boa tarde!
Caro Tulliomf;
o Berga , que tambem e' usuario aqui do forum, fabrica o freio de carda com disco, Entre em contato com ele.
Abracos
Pelo que meu mecanico falou esse freio penelinha no cardã não presta, quem tem é a Toyota Band. e ela tbm não freia direito, e se andar um pouco com o freio puxado, ai sim já era, acho que o melhor mesmo é tentar fazer um freio a disco.
Meu Jeep já não freiava com o freio de mão nem de ré nem de frente, mandei dar uma geral nas lonas, arrumei as mangueiras, ficou show, mas mesmo assim sem´re paro nas subidas encostando a roda na guia... vai que.... (tenho freio a disco na frente e lona traseira)
Rodrigo Baratti
23/02/2010, 10:49
Pelo que meu mecanico falou esse freio penelinha no cardã não presta, quem tem é a Toyota Band. e ela tbm não freia direito, e se andar um pouco com o freio puxado, ai sim já era, acho que o melhor mesmo é tentar fazer um freio a disco.
X2 :concordo:
Freio de mão original só se for para manter a originalidade.
São ineficientes e desarmam muito facilmente, o que pode ser perigoso. Se tiver crianças então, nem pensar. :discordo:
Na minha opnião se for jeep de trilha acho totalmente dispensavel, encosta no barranco e boa! :twisted:
[]
Eu fui fazer um orcamento de quanto gastaria pra colocar o freio de mao no meu CJ, lembrando que ele esta em situacao pior do que a de muitos aqui, ele nao tem NADA de freio de mao original NADA MESMO.
Colocando tudo na ponta do lapis eu pensei bem e acho melhor partir prum kit de freio a disco traseiro com pincas que tenham o freio de mao embutido. Claro que vai precisar colocar mais uma grana em cima, mas gasta so uma vez e mata dois coelhos com uma paulada só.
tulliomf
23/02/2010, 15:14
X2 :concordo:
Freio de mão original só se for para manter a originalidade.
São ineficientes e desarmam muito facilmente, o que pode ser perigoso. Se tiver crianças então, nem pensar. :discordo:
Na minha opnião se for jeep de trilha acho totalmente dispensavel, encosta no barranco e boa! :twisted:
[]
Realmente os freios originais do Jeep não são lá dos melhores que existem, mas como você mesmo disse Rodrigo, original só para manter a originalidade, é realmente esse motivo que me está fazendo buscar o freio de mão original e completo, e nada de colocar freio a disco nem nada dessas coisas modernas, pois para mim tem duas razões:
Só ando na cidade e pequenas viagens sem nunca fazer trilha e segundo (na minha opinião) se for pra colocar todas essas “tranqueiras” no Jeep, compra logo um carro novo!!!Eu gosto do velho e bom Jeep original!
Mas opiniões a parte , obrigado a todos que estão me ajudando!
Rodrigo Baratti
23/02/2010, 15:29
Realmente os freios originais do Jeep não são lá dos melhores que existem, mas como você mesmo disse Rodrigo, original só para manter a originalidade, é realmente esse motivo que me está fazendo buscar o freio de mão original e completo, e nada de colocar freio a disco nem nada dessas coisas modernas, pois para mim tem duas razões:
Só ando na cidade e pequenas viagens sem nunca fazer trilha e segundo (na minha opinião) se for pra colocar todas essas “tranqueiras” no Jeep, compra logo um carro novo!!!Eu gosto do velho e bom Jeep original!
Mas opiniões a parte , obrigado a todos que estão me ajudando!
Então procura em desmanches, tem um tópico de venda aqui no fórum e é um pouco antigo, mas acho que não foi fechado ainda.
No Fernandão tá original, não é nenhuma maravilha. Qdo limpo até que quebra o galho, mas molhado e com lama (o que não é o caso) não freia nada.
Vc vai precisar dê:
campana
prato
lonas
alavancas
molas
flanges
cabo
paciencia para achar tudo :oops:
Acho que não esqueci de nada.
[] e manda ver
Pedrão B.
24/02/2010, 00:24
All,
Meu CJ tem todo o sistema de freio de mão, que eu considero muito ruim, tanto que nem uso.
Se quiserem posso tirar fotos deste sistema para vocês, aproveitando que estou embaixo dele por esses dias...
[]'s
All,
Meu CJ tem todo o sistema de freio de mão, que eu considero muito ruim, tanto que nem uso.
Se quiserem posso tirar fotos deste sistema para vocês, aproveitando que estou embaixo dele por esses dias...
[]'s
Bom dia prazado ! por favor faça isso . . . o meu CJ64 está com uma carroceria mais nova e já é "preparada" para pedaleira suspensa, hidrovácuo e freio de mão, tem até o puxador do freio no lugar, as fotos podem dar uma luz se vale a pena partir para esse caminho . . . antecipadamente agradeço !
SERGIO MOLLO
24/02/2010, 10:27
Ola';
O meu Cj5, esta' com o freio original (traseira), a unica modificacao que fiz, foi adaptar o pedal de freio de mao da F75, pois este segura.
Pode-se adaptar tambem o do galaxie ou pampa que fica bom.
Abracos.
Rodrigo Baratti
24/02/2010, 10:37
Atualizando a lista de peças já na ordem de montagem (são 2 flanges):
prato
regulador das lonas de freio
lonas de freio
mola
flange (entalhado a campana)
alavanca
campana
flange (campana a cruzeta)
Foto 1: Prato + regulador
Foto 2: conjunto montado faltando apenas a ultima flange, repare na alavanca lateral onde se prende o cabo
Foto 3: conjunto todo montado, antes da reforma ainda
Segue as fotos.
Rodrigo Baratti
24/02/2010, 10:41
Ola';
O meu Cj5, esta' com o freio original (traseira), a unica modificacao que fiz, foi adaptar o pedal de freio de mao da F75, pois este segura.
Pode-se adaptar tambem o do galaxie ou pampa que fica bom.
Abracos.
Não fica original, mas segura melhor que puxar na mão, sem duvida se consegue maior "força/pressão" no sistema. :concordo:
[]
Atualizando a lista de peças já na ordem de montagem (são 2 flanges):
prato
regulador das lonas de freio
lonas de freio
mola
flange (entalhado a campana)
alavanca
campana
flange (campana a cruzeta)
Foto 1: Prato + regulador
Foto 2: conjunto montado faltando apenas a ultima flange, repare na alavanca lateral onde se prende o cabo
Foto 3: conjunto todo montado, antes da reforma ainda
Segue as fotos.
Então, esse da foto não é bom, tbm não segura o Jeep, a Toyota band. usa original assim e não é bom, se fizer o freio no cardã, faz com disco, ai sim segura.
tulliomf
25/02/2010, 13:11
All,
[]'s
Ola Pedrão B.
Se você puder tirar essas fotos vai ser de grande ajuda e eu agradeço muito !
Muito Obrigado!
Rogério Barthy
25/02/2010, 14:10
Na minha viatura, CJ-5 66, os diferenciais são canela fina (51) e por isso, não possuem a opção de freio de estacionamento junto às lonas de freios traseiras e então, tive que sair garimpando o sistema de freio junto à saída da caixa de transferência e do cardã.
Ficou muito bom e se presta ao que se propõe. O acionamento se dá por pedal (Galaxie) e mesmo fazendo várias trilhas, não ocorre perda rápida do grimp de frenagem. (após 10 anos utilizando a viatura, somente precisei revisar o sistema 3 vezes).
Em trilhas com aclives acentuados, o freio funciona e auxilia muito em paradas e arrancadas.
Rogério
Pedrão B.
25/02/2010, 18:47
Jacimar/Túlio,
Vocês querem as fotos do sistema de cabos e alavancas ou de dentro da panela?
É só para eu não desmontar a roda à toa, mas se precisarem sem problemas, eu desmonto.
[]'s
SERGIO MOLLO
25/02/2010, 20:08
Srs; No final do ano, o Berga estava cobrando R$500,00 o Kit de freio a disco para carda, acho que vale o investimento.
Abs
Jacimar/Túlio,
É só para eu não desmontar a roda à toa, mas se precisarem sem problemas, eu desmonto.
[]'s
Bom dia prezado ! por mim pode ser uma visão geral, e só para ter uma idéia da quantidade de trabalho que vai dar e do que está faltando . . . obrigado pela boa vontade :concordo:
tulliomf
19/03/2010, 13:40
Jacimar/Túlio,
[]'s
Ola Pedrão
Eu queria mesmo era as fotos com os cabos e alavancas pois no meu Jeep não tem nada e nem sei onde ligar, mas também um dia você tiver que abrir a panela aproveita e tira foto! Mas por favor me envie as fotos com os cabos!
Vlw e um abraço!
fendrich
19/03/2010, 13:47
Eu também agradeceria se as fotos fossem postadas. Afinal, nesse mundo nada se cria tudo se copia :)
Mauricio Rotta
19/03/2010, 18:07
Sem querer ser chato ou mané e correndo o risco de ser apedrejado pelos colegas, gostaria de fazer uma pergunta e a resposta eu ja sei:
Pra que freio de mão?
R: Pra segurar o Jeep nas ladeiras.
Certo?
Mas temos um recurso em todo Jeep que acho q poucos usam que é o acionamento da 'reduzida' ao estacionar o Jeep em alguma ladeira.
A reduzida por deixar o Jeep extremamente curto deixa também a compressão do motor muuuuito maior e portanto é quase impossivel um Jeep querer andar engatado primeira ou Ré e a reduzida engrenada.
Eu não tenho freio de mão no meu Jeep, nunca tive, tenho Jeep desde 1992 e bem antes disso lá pelos anos 70 e 80 quando eu ainda era um cagãozinho minha familia sempre teve jeep. E sempre sem o freio de mão... Sei lá galera, não seria só mais uma coisa pra dar problema? Desculpa aí se não me expressei bem. Mas to falando na boa, na boa meeeeeesmo.
Um abraçao a todos.
André Luiz Rossetim
19/03/2010, 19:02
Certo, todo Jeep tem reduzida, mas da mesma maneira quase todas escapam, uma vez deixei o meu na reduzida, estacionado numa descida bem ingreme, derrepente ouvi um estalo e o jeep disparou, ai percebi que a reduzida tinha escapado sozinha, nunca mais engatei a reduzida para estacionar o jeep sem ninguem no volante, não tenho freio de mão, uso apenas a marcha normal.
Qdo o torque é aplicado da roda para o motor, este eleva-se muito, se não me engano é proporcional ao quadrado da relação, e assim todas as engrenagens da caixa ficam sujeitas a tensões muito alem daquela para a qual foram projetadas, por um tempo muito longo e num unico dente.
É melhor distorcer todo o volante e deixar o jeep calçado em algum barranco.
Certo, todo Jeep tem reduzida, mas da mesma maneira quase todas escapam, uma vez deixei o meu na reduzida, estacionado numa descida bem ingreme, derrepente ouvi um estalo e o jeep disparou, ai percebi que a reduzida tinha escapado sozinha, nunca mais engatei a reduzida para estacionar o jeep sem ninguem no volante, não tenho freio de mão, uso apenas a marcha normal.
Qdo o torque é aplicado da roda para o motor, este eleva-se muito, se não me engano é proporcional ao quadrado da relação, e assim todas as engrenagens da caixa ficam sujeitas a tensões muito alem daquela para a qual foram projetadas, por um tempo muito longo e num unico dente.
É melhor distorcer todo o volante e deixar o jeep calçado em algum barranco.
Bom dia prezados ! no meu caso o Jeep jah tem varias pecas para o freio de estacionamento, inclusive o puxador que parece um cabo de guarda chuva, evito deixar engatado porque jah aconteceu com um cunhado de um bebado bater no carro dele engatado e quebrar a caixa de marcha . . . um abraco !
fendrich
22/03/2010, 08:45
Pessoal,
Ontem tirei fotos dos freios traseiros do meu CJ. Imagino que sejam os originais.
Como não entendo muito do assunto, prá que serve aquele "conector" livre no tambor? Quais alterações/trocas são necessárias para adaptar o freio de estacionamento?
Obrigado,
Eduardo
Pessoal,
Ontem tirei fotos dos freios traseiros do meu CJ. Imagino que sejam os originais.
Como não entendo muito do assunto, prá que serve aquele "conector" livre no tambor? Quais alterações/trocas são necessárias para adaptar o freio de estacionamento?
Obrigado,
Eduardo
Bom dia prezado ! aquele acima do conduite do freio eh para sangrar o sistema . . . um abraco !