Ver Versão Completa : Melhor Picape off-road
Caros Picapeiros,
Estou numa dúvida cruel. Quero comprar uma picape para uso urbano, estrada e também off-road. Gosto de fazer trilhas e expedições nos finais de semana na sua maior parte dunas (leves e médias e de vez em quando umas mais pesadas).
Venho acompanhando o tópico de Picapes e não encontrei um que fale sobre o assunto e solicito a ajuda dos amigos picapeiros. Gostaria de saber qual a mehor picape off-road entre as que estão no mercado?
Imperador!
28/11/2011, 12:58
A melhor picape é aquela que você pode pagar e atende suas necessidades.
Todas as picapes do mercado fazem o que você propôs.
Tio Eddie
28/11/2011, 13:08
A melhor picape é aquela que você pode pagar e atende suas necessidades.
Todas as picapes do mercado fazem o que você propôs.
X10!!!!
E não vamos começar de novo este assunto, por favor!
[]s
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 13:14
Cara, picape pra fazer trilha pesada?? Jipe com preparação pesada faz uma dessa e quando volta tem que fazer revisão completa, imagina uma picape dessas Mid que tem pra vender... acho que tu ta confundindo as coisas, até dunas e uma lama fraquinha de vez em quando tudo bem, mas, pra coisa mais pesada eu acho que tens que arrumar outro carro, mas claro, depende, se tu tem dinheiro ai tu pode colocar ela até pra cavar um buraco pra ir pro centro da Terra, mas se não, é melhor observar e ver qual atenda o que tu quer fazer...
Imperador,
Ví que é geral a opnião que a Ranger é a que tem melhor custoxbenefício. E nas trilhas? Pensei que a L200 era melhor e fiquei desapontado com a opnião da galera.
Tio Eddie
28/11/2011, 13:26
Imperador,
Ví que é geral a opnião que a Ranger é a que tem melhor custoxbenefício. E nas trilhas? Pensei que a L200 era melhor e fiquei desapontado com a opnião da galera.
Linkim,
Fazer trilha de picape dá sim. Elas aguentam, vão em locais bem dificeis e ruins, mas:
Não pode ter dó,
Precisa de alguma preparação,
O entre-eixos maior as vezes ajuda, mas muitas vezes atrapalha especialmente para manobrar, assim como a largura,
Em geral não são baratas para cocmeçar a brincadeira.
Isto posto, vai do teu bolso e locais que pretende andar.
[]s
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 13:37
Na disputa, A L200 Sport tem um ponto a favor que é o bloqueio total do diferencial traseiro, mas como é 101% de certeza dela super aquecer, é melhor tirar logo ela da lista.
azeitona
28/11/2011, 13:51
velho eu tenho amigos, um tem ranger cabine simples e outro uma hilux cabine simples e uma cabine dupla,sendo que elas não decepcionam na trilha desde que não seja mato fechado com cotovelos e erosões.
a ranger tem muito mais motor que a hilux simples , porém ela tem um papo muito baixo, um eixo que enrosca em tudo a hilux embora com motor mais fraco é muito loco pq onde os outros enterram, ela parece que da um salto, muito loco.a hilux cabine dupla ja se torna muito pesada mas eu ja vi ela fazer loucuras. vou postar umas fotos pra voce:
322762
azeitona
28/11/2011, 13:58
mais fotos:
322764
Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 13:58
Caros Picapeiros,
Estou numa dúvida cruel. Quero comprar uma picape para uso urbano, estrada e também off-road. Gosto de fazer trilhas e expedições nos finais de semana na sua maior parte dunas (leves e médias e de vez em quando umas mais pesadas).
Venho acompanhando o tópico de Picapes e não encontrei um que fale sobre o assunto e solicito a ajuda dos amigos picapeiros. Gostaria de saber qual a mehor picape off-road entre as que estão no mercado?
Você tem que decidir o que que você quer que ela faça de melhor. Se não você pode comprar qualquer uma mesmo...
Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 14:00
velho eu tenho amigos, um tem ranger cabine simples e outro uma hilux cabine simples e uma cabine dupla,sendo que elas não decepcionam na trilha desde que não seja mato fechado com cotovelos e erosões.
a ranger tem muito mais motor que a hilux simples , porém ela tem um papo muito baixo, um eixo que enrosca em tudo a hilux embora com motor mais fraco é muito loco pq onde os outros enterram, ela parece que da um salto, muito loco.a hilux cabine dupla ja se torna muito pesada mas eu ja vi ela fazer loucuras. vou postar umas fotos pra voce:
322762
Pois é! Melhor comprar um jipe....
azeitona
28/11/2011, 14:04
322767hilux cabine dupla:
322766
Tio Eddie
28/11/2011, 14:06
F-1000 4x4 também faz trilha e não faz feio!
https://lh6.googleusercontent.com/-ErpQUnGsnXA/TWWv-TDzMwI/AAAAAAAACFU/EFAqjG4SLXo/s640/Imagem%252520105.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-9BBPdjYTHXg/TPv9jihgp1I/AAAAAAAAB7I/NEqtrPb4M2M/s800/trinlha%252520jeep%2525202010%252520519.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-GUFoF-rudi4/TPv4ws2t8UI/AAAAAAAAB60/91Fn9MdR8vo/s800/trinlha%252520jeep%2525202010%252520446.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-bNHUASPftQE/S5LSdajO9II/AAAAAAAABdU/HDtBtUKvDr8/s640/DSC06414.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-3E-KpxU41Fw/S0Pb2ewmA5I/AAAAAAAABQ8/RYT5sWOVinA/s800/Milona%252520Boiadeira%252520dez%2525203.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-mvj3YL0haLo/Sy4rCeC-IZI/AAAAAAAABJI/BHl_QBk3F_s/s800/DSC05133.JPG
[]s
azeitona
28/11/2011, 14:10
hehehehe, é isso ai!
Se não fossem pelas belas fotos do Tio Eddie, este seria mais um tópico daqueles bem chatos....
NGDaniel
28/11/2011, 14:41
A melhor picape é aquela que você pode pagar e atende suas necessidades.
X2, só completando: "A melhor picape é aquela ZERO QUILOMETRO que você pode pagar e atende suas necessidades."
Daí fica perfeito..
Daniel.Shimomoto
28/11/2011, 14:50
Na disputa, A L200 Sport tem um ponto a favor que é o bloqueio total do diferencial traseiro, mas como é 101% de certeza dela super aquecer, é melhor tirar logo ela da lista.
Carlos
Mudando de assunto, voce já teve problemas com a sua?
Daniel.Shimomoto
28/11/2011, 14:52
F-1000 4x4 também faz trilha e não faz feio!
(...)
[]s
Belas fotos Tio Eddie!
Já intercoolou esse MWM?!?!?!?!
To doido para ver um "TBD"-229 (B de aftercooler - denominação da MWM) aqui no forum:twisted::twisted::twisted:!!!
Waldir Carlos
28/11/2011, 15:05
Se não fossem pelas belas fotos do Tio Eddie, este seria mais um tópico daqueles bem chatos....
Concordo inteiramente. Longe de querer "atrapalhar" o tópico, mas acredito que a "nossa" EFE também pode "encaixar" no contexto, afinal o "Tio", foi um dos maiores "culpados" por eu tê-la adquirido:
https://lh6.googleusercontent.com/--gjMGPFVfZw/Tp8qm847qjI/AAAAAAAABFw/nQSibHBhigA/s720/EFE-1000_light%252520off%252520road%252520%25252886%25 2529.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-tbKjoP2rXGM/TpScbB_zLYI/AAAAAAAABB0/bWBQkCCsAZo/s720/EFE-1000_geral_Imagens%252520Coroa%252520do%252520Meio %252520%25252885x%252529.jpg
Sim, eu não poderia esquecer da maior "inspiração". Eis, a Milona. Uma das fotos, preferidas:
https://lh5.googleusercontent.com/-DkhA-TWHgb8/TpLYgghQs-I/AAAAAAAAA_c/sB4efV_NiBk/s720/Milona_Eddie%252520%2525283%252529.JPG
:dance::dance:
[]s
Daniel.Shimomoto
28/11/2011, 15:20
Concordo inteiramente. Longe de querer "atrapalhar" o tópico, mas acredito que a "nossa" EFE também pode "encaixar" no contexto, afinal o "Tio", foi um dos maiores "culpados" por eu tê-la adquirido:
(...)
:dance::dance:
[]s
A F-1000 é quase perfeita! Só não e perfeita porque não tá na minha garagem!!!!!!!heheheheheh
Parabéns mais uma vez pela Milona Wdi!
Tio Eddie
28/11/2011, 15:26
Belas fotos Tio Eddie!
Já intercoolou esse MWM?!?!?!?!
To doido para ver um "TBD"-229 (B de aftercooler - denominação da MWM) aqui no forum:twisted::twisted::twisted:!!!
OFF TOPIC
Daniel,
Ainda não intercoolei a Milona, mas advinha?
Estou atrás de um intercooler para ela...rsrsrs Estou achando que o da F250 vai ficar pequeno, mas mesmo assim não o descarto como opção.
Já que vou dar um upgrade na turbina, decidi que o intercooler vem junto. Sai a TB4125 e entra uma T300 valvulada.
Aliás, não sabe me dizer onde acho um intercooler BB (Bom e Barato)?
[]s
NGDaniel
28/11/2011, 16:07
Cara, essas femil de voces são MUITTOO filets...
As vezes da pra entender o saudosismo exagerado de uns aqui...
Amigo tenho um ranger 4x4 diesel ate agr nao me deixou na mao ah nao ser uma ferramenta q entrou no radiator mas nao terminei a trilha num sossego e nao atolou ......
neilsonhenriques
28/11/2011, 16:24
F-1000 4x4 também faz trilha e não faz feio!
Fotos IRADAS Eddie !! :violao: :twisted: :cool:
Te falei pessoalmente e repito, a Milona parece um tanque de guerra. Vai dar coro em muita pickup bonitinha de plástico !
Saudades de Bonito (Lindo).
Grande abraço, gente boa ! :concordo:
Neilson
Imperador!
28/11/2011, 17:28
Imperador,
Ví que é geral a opnião que a Ranger é a que tem melhor custoxbenefício. E nas trilhas? Pensei que a L200 era melhor e fiquei desapontado com a opnião da galera.
A Ranger também é boa nas trilhas. A questão é que ela é um pouco mais baixa que a L200, então dependendo do terreno pode ter alguma dificuldade. Mas nada que um Body Lift não resolva.
Tio Eddie
28/11/2011, 18:59
Fotos IRADAS Eddie !! :violao: :twisted: :cool:
Te falei pessoalmente e repito, a Milona parece um tanque de guerra. Vai dar coro em muita pickup bonitinha de plástico !
Saudades de Bonito (Lindo).
Grande abraço, gente boa ! :concordo:
Neilson
Tks Neilson!
Você precisa ver a Milona agora que subiu mais um tiquinho e está com os pneus 315/75R16 (35")....
Estou esperando a chuva dar as caras para botar os Dick Cepeck para ralar e ter umas fotinhos novas da Milona em ação.
[]s
Eddie
Marcelo-HPE
28/11/2011, 19:22
Amigo; a melhor picape off-road sem dúvida é a Agrale Marrua AM 200 mas veja só oque uma l200 outdoor é capaz de fazer .
abs
L200 do Marcelão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s)
Daniel.Shimomoto
28/11/2011, 20:39
Amigo; a melhor picape off-road sem dúvida é a Agrale Marrua AM 200 mas veja só oque uma l200 outdoor é capaz de fazer .
abs
L200 do Marcelão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s)
Essa é a sua Marcelo?
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 21:05
Daniel, ela nunca super aqueceu não, só subia a temperatura chegando a quase 3/4 sempre que o fusivel do eletro ventilador do ar condicionado queimava, mas fora isso, sempre normal, problema feio mesmo foi só quando coloquei agua com diesel no tanque e queimou o gerenciador da bomba injetora.. e também o consumo, media 8 aqui é pra ficar feliz..
:concordo:
Um tópico falando de picape MID, o Tio vem colocar as fotos da Milona é pra deixar qualquer um maluco :dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:H EHEHEHEHHE :concordo:
Primeiramente quero agradecer a todos e sei que cada carro tem seus limites e segredos. Não será o meu primeiro 4x4, e como alguns colegas falaram tenho que mudar alguns conceitos.
Sou de Fortaleza/Ce, como o Imperador, por aqui andamos mais em dunas e as trilhas "pesadas" são uma eventualidade. Estou procurando uma picape até R$75k. Gosto da L200 Outdoor 2010, mas como ví aqui ela tem problema de superaquecimento; Hilux Standard 2.5 apesar de confortável e bonita, seus poneis malditos não deixam ela andar. Não ví ninguém comentar da S-10; Amarok, Frontier e Hilux 3.0 estão fora da lista ($$$). Sobrou a Ranger, que nem estava na minha lista, parece ser a melhor por vários motivos (conj. mecânico, custo x benefício, conforto, etc). ok?!
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 21:42
Primeiramente quero agradecer a todos e sei que cada carro tem seus limites e segredos. Não será o meu primeiro 4x4, e como alguns colegas falaram tenho que mudar alguns conceitos.
Sou de Fortaleza/Ce, como o Imperador, por aqui andamos mais em dunas e as trilhas "pesadas" são uma eventualidade. Estou procurando uma picape até R$75k. Gosto da L200 Outdoor 2010, mas como ví aqui ela tem problema de superaquecimento; Hilux Standard 2.5 apesar de confortável e bonita, seus poneis malditos não deixam ela andar. Não ví ninguém comentar da S-10; Amarok, Frontier e Hilux 3.0 estão fora da lista ($$$). Sobrou a Ranger, que nem estava na minha lista, parece ser a melhor por vários motivos (conj. mecânico, custo x benefício, conforto, etc). ok?!
O unico 'problema" mesmo da ranger seria a altura, mas isso é besteira, e se quiser um pouco mais de ação, um block de dif não vai nada mal, ou um guincho...
:concordo:
Waldir Carlos
28/11/2011, 21:45
Linkim, com essa grana você certamente dispõe de um amplo leque de opções. Se a tua escolha for mesmo por uma caminhonete, basta agora pesquisar e comprar "aquela" que mais te atenda. Cada veículo tem "seus" prós e contra.
A Ranger é imbatível em C&B. Mas, lendo que você pretende usar o carro, também em OFFROAD, em que pese o histórico de "aquecimento", sincera e honestamente: Se respeitar os limites do 4D56, a L200 Outdoor GLS, 121cv, torna-se páreo. Suspensão muito robusta. E, na minha opinião, uma linda caminhonete!
A picape perfeita NÃO existe!
Boa sorte!
[]s
Imperador!
28/11/2011, 22:30
Primeiramente quero agradecer a todos e sei que cada carro tem seus limites e segredos. Não será o meu primeiro 4x4, e como alguns colegas falaram tenho que mudar alguns conceitos.
Sou de Fortaleza/Ce, como o Imperador, por aqui andamos mais em dunas e as trilhas "pesadas" são uma eventualidade. Estou procurando uma picape até R$75k. Gosto da L200 Outdoor 2010, mas como ví aqui ela tem problema de superaquecimento; Hilux Standard 2.5 apesar de confortável e bonita, seus poneis malditos não deixam ela andar. Não ví ninguém comentar da S-10; Amarok, Frontier e Hilux 3.0 estão fora da lista ($$$). Sobrou a Ranger, que nem estava na minha lista, parece ser a melhor por vários motivos (conj. mecânico, custo x benefício, conforto, etc). ok?!
Como o uso geral será dunas, mesmo a Ranger com a altura um pouco menor dela vai te servir.
A L200, como falou o Waldir é um bom carro, mas só pegaria se estevesse em garantia, lembrando que tem que respeitar os limites dela.
Agora comparar os motores da L200 e da Ranger é covardia com a L200. Faça um teste drive e confira.
azeitona
28/11/2011, 22:47
Primeiramente quero agradecer a todos e sei que cada carro tem seus limites e segredos. Não será o meu primeiro 4x4, e como alguns colegas falaram tenho que mudar alguns conceitos.
Sou de Fortaleza/Ce, como o Imperador, por aqui andamos mais em dunas e as trilhas "pesadas" são uma eventualidade. Estou procurando uma picape até R$75k. Gosto da L200 Outdoor 2010, mas como ví aqui ela tem problema de superaquecimento; Hilux Standard 2.5 apesar de confortável e bonita, seus poneis malditos não deixam ela andar. Não ví ninguém comentar da S-10; Amarok, Frontier e Hilux 3.0 estão fora da lista ($$$). Sobrou a Ranger, que nem estava na minha lista, parece ser a melhor por vários motivos (conj. mecânico, custo x benefício, conforto, etc). ok?!
pode ir tranquilo de ranger então parceiro,e o ronco do motor é de arrepiar!
322850
322849
322848
PauloLimited
28/11/2011, 22:48
A Ranger ser um pouco "baixa" num é problema, so colocar o pneu na medida 265/75 r 16 ou maior.
Waldir Carlos
29/11/2011, 08:20
Agora comparar os motores da L200 e da Ranger é covardia com a L200. Faça um teste drive e confira.
Concordo, Cesar! Afinal, sob o capô da Ranger, está um fabuloso engine. Perto do NGD 3.0L [ou seria, PSE?], o superado 4D56 passa "longe". Hehehe.
:concordo::concordo:
A Ranger ser um pouco "baixa" num é problema, so colocar o pneu na medida 265/75 r 16 ou maior.
Perfect, Paulo! Na Ranger, os 265/75R16 são uma "luva". Acredito que para instalar os "285", precisaria de BL. Não?
:concordo::concordo:
[]s
Imperador!
29/11/2011, 11:12
Concordo, Cesar! Afinal, sob o capô da Ranger, está um fabuloso engine. Perto do NGD 3.0L [ou seria, PSE?], o superado 4D56 passa "longe". Hehehe.
:concordo::concordo:
Perfect, Paulo! Na Ranger, os 265/75R16 são uma "luva". Acredito que para instalar os "285", precisaria de BL. Não?
:concordo::concordo:
[]s
Waldir, o NGD 3.0E é o mesmo Powerstroke 3.0
O 285/75/16 precisa de BL sim. Mínimo, mas precisa.
Waldir, o NGD 3.0E é o mesmo Powerstroke 3.0
O 285/75/16 precisa de BL sim. Mínimo, mas precisa.
Desculpe a ignorância, mas o que é BL???
Tio Eddie
29/11/2011, 16:40
Desculpe a ignorância, mas o que é BL???
BL = Body Lift = instalação de calços (em geral de nylon, tecnil) entre o chassis e a lataria/cabine do carro.
O BL aumenta a altura da lata em relação ao solo sem provocar alterações nos sistemas de suspensão e direção originais do veículo. Uma das aplicações do BL é calçar pneus maiores.
[]s
Imperador!
29/11/2011, 16:40
Desculpe a ignorância, mas o que é BL???
é Body Lift. Mais informações em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32942-dicionario-4x4-termos-e-significados.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/65562-basico-de-lift-para-iniciantes.html
pilotothiago
29/11/2011, 20:24
Dando a minha humilde opniao, ja estive olhando as picapes médias 4X4, e com o preço que a Ranger tem é muito dificil se conseguir uma com a potencia do motor dela, durabilidade da mesma...
O Design dela muitos falam que é ultrapassado mas eu gosto...
PauloLimited
29/11/2011, 22:04
Dando a minha humilde opniao, ja estive olhando as picapes médias 4X4, e com o preço que a Ranger tem é muito dificil se conseguir uma com a potencia do motor dela, durabilidade da mesma...
O Design dela muitos falam que é ultrapassado mas eu gosto...
x2, tem a Frontier tb que é bem completa e no mesmo preço da Ranger, só que fora da garantia a manuntenção dela deve ser mais díficil.
Paulista VM
29/11/2011, 23:43
Se me permite o pitaco... Se eh pro barro, entre todas as pkp que vc pode tirar zero km, eu não teria duvidas de escolher a savana.
Mas ela parece uma pkp dos anos 80 pra andar no asfalto comparado as hilux, triton, amaroks e frontiers da vida...
Das mais em conta, com aptidão pro barro, e com conforto suficiente pro motorista no asfalto, seria a ranger...
Isso soh das q tem zero km, sem esquecer que F-1000 tb faz bonito por aí...
As Toyotinhas, não vão te abandonar, as l-200 quadradinhas, pra quem sabe levar, sem esgoelar, não vai ferver com a facilidade que falam... E ainda tem a silverado que não eh excelente em nada, mas que eu gosto muito...
Paulista VM
29/11/2011, 23:47
Resumindo... Kkkkk todas são boas, cada uma com sua peculiaridade....
Hahaha, fui dar opinião, e acabei falando de qse todas as pkp... Kkkkkk
Soh não citei a action sports, que nunca andei, a mahindra, que jah ouvi falar bem, mas qdo andei em uma num teve nenhuma lama,
E a s-10 que na minha opinião, não serve, nem pra carregar peso, nem pra estradas ruins... Alias, não gosto nem um pouco dela...
sergiosimoes
01/06/2012, 09:00
F-1000 4x4 também faz trilha e não faz feio!
https://lh6.googleusercontent.com/-ErpQUnGsnXA/TWWv-TDzMwI/AAAAAAAACFU/EFAqjG4SLXo/s640/Imagem%2520105.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-9BBPdjYTHXg/TPv9jihgp1I/AAAAAAAAB7I/NEqtrPb4M2M/s800/trinlha%2520jeep%25202010%2520519.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-GUFoF-rudi4/TPv4ws2t8UI/AAAAAAAAB60/91Fn9MdR8vo/s800/trinlha%2520jeep%25202010%2520446.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-bNHUASPftQE/S5LSdajO9II/AAAAAAAABdU/HDtBtUKvDr8/s640/DSC06414.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-3E-KpxU41Fw/S0Pb2ewmA5I/AAAAAAAABQ8/RYT5sWOVinA/s800/Milona%2520Boiadeira%2520dez%25203.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-mvj3YL0haLo/Sy4rCeC-IZI/AAAAAAAABJI/BHl_QBk3F_s/s800/DSC05133.JPG
[]s
Parabéns pelas fotos e mais ainda por essa máquina ! Show de bola ! Abraço !
375778Essa é fera........
Vitorugo
17/10/2012, 19:38
Se fosse eu pensaria numa dessas... "Riluque" 3.0 4x4 apartir de 2001, Ranjola 2.8, ou 3.0 (4x4)... E claro, Fmil, 94 até 98 4x4...! Abraçç!
375778Essa é fera........
Desculpe, mais essa ai não tem nada de fera em trilhas.
Eu tive uma 2000 com kit de suspensao procomp, pneus 35 e etc e era horrível nas trilhas. Não me leva a mal, é um excelente carro de trabalho, resistente e com bom motor.
Se busca uma picape que encare umas trilhas, as melhores usam eixo rigido na frente. Tem maior durabilidade e curso de suspensão. Vide a Fmil.
A Toyota mudou em 1997 para a susp independente e barras de torção pelo conforto na estrada. Abandonou um projeto bruto e consagrado.
Tio Eddie
17/10/2012, 23:31
Desculpe, mais essa ai não tem nada de fera em trilhas.
Eu tive uma 2000 com kit de suspensao procomp, pneus 35 e etc e era horrível nas trilhas. Não me leva a mal, é um excelente carro de trabalho, resistente e com bom motor.
Se busca uma picape que encare umas trilhas, as melhores usam eixo rigido na frente. Tem maior durabilidade e curso de suspensão. Vide a Fmil.
A Toyota mudou em 1997 para a susp independente e barras de torção pelo conforto na estrada. Abandonou um projeto bruto e consagrado.
Só uma informação
A Suspa dianteira da F-1000 é TTB (IFS) ou seja, independente, não é eixo rígido!
[]s
Olha, depois de ver no salão a s10 Rally e a hilux preparada o bicho pegou.
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