Ver Versão Completa : junta do cabeçote
ary nunes
28/11/2011, 11:57
Bom dia a todos,
Sera que alguem sabe me informar como determinar a espessura da junta do cabeçote ou onde posso encontrar esta informação.
Muito obrigado,
Ary Nunes
defender 110
Ary,
se você não mudou nada na parte de baixo do motor ou nos pistões, mudança que eventualmente alteraria a protusão dos êmbolos, basta utilizar a mesma junta que você usava.
Para isso veja quantos furinhos a junta tem na parte que fica para fora do bloco, próximo ao suporte do filtro de ar, ± entre a posição do 3º e 4º injetor.
Veja a informação:
Protrusion 0.50 to 0.60 mm - select gasket with 1 identification hole.
Protrusion 0.61 to 0.70 mm - select gasket with 2 identification holes.
Protrusion 0.71 to 0.80 mm - select gasket with 3 identification holes.
Protrusion 0.81 to 0.90 mm - select gasket with 0 identification holes.
Quanto mais fina a junta maior é a teorica precisão de montagem ou escolha das peças do motor.
Abs
Clemente
Bom dia a todos,
Sera que alguem sabe me informar como determinar a espessura da junta do cabeçote ou onde posso encontrar esta informação.
Muito obrigado,
Ary Nunes
defender 110
ary nunes
28/11/2011, 20:52
Valeu Clemente,
Estas eram,realmente,as informações que eu procurava.
O problema é que o motor tinha um cabeçote retificado com uma junta de três furos e imagino que para compensar a retifica teria sido colocada uma junta mais grossa.Agora estou colocando um cabeçote standard e vou conferir a protusão para ver se a junta é a mesma.
Abraço
ary nunes
defender 110
Ary,
diferente dos motores a gasolina, estes motores Diesel com injeção direta não possuem culatra. O cabeçote é sempre plano. Costuma-se colocar a junta mais grossa evitando assim qualquer risco e também pressões excessivamente altas, para um cabeçote já meia-sola.
O certo é medir tudo e seguir as intruções dos manuais:
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)
Abraços
Clemente
Valeu Clemente,
Estas eram,realmente,as informações que eu procurava.
O problema é que o motor tinha um cabeçote retificado com uma junta de três furos e imagino que para compensar a retifica teria sido colocada uma junta mais grossa.Agora estou colocando um cabeçote standard e vou conferir a protusão para ver se a junta é a mesma.
Abraço
ary nunes
defender 110
ary nunes
29/11/2011, 18:43
Oi Clemente,
A suspeita de que a junta estava super dimensionada confirmou-se pois a maior protrusão medida nos quatro cilindros foi de 0,68mm o que nos leva a uma junta de dois furos e não de três.
O cabeçote novo,original,montado de fabrica apresentou vazamento em quatro valvulas devido ao mal assentamento.Felizmente resolvi testar a estanqueidade antes de monta-lo e tudo se resolveu com o esmerilhamento das ditas cujas.
O manual do motor em inglês é bem melhor que aquele disponibilizado pela International pois este não apresenta a correlação protrusão/junta.
Abraço,
ary nunes
defender 110