Conectar

Ver Versão Completa : junta do cabeçote

ary nunes
28/11/2011, 11:57
Bom dia a todos,

Sera que alguem sabe me informar como determinar a espessura da junta do cabeçote ou onde posso encontrar esta informação.

Muito obrigado,

Ary Nunes
defender 110

CGAUER
28/11/2011, 16:39
Ary,

se você não mudou nada na parte de baixo do motor ou nos pistões, mudança que eventualmente alteraria a protusão dos êmbolos, basta utilizar a mesma junta que você usava.

Para isso veja quantos furinhos a junta tem na parte que fica para fora do bloco, próximo ao suporte do filtro de ar, ± entre a posição do 3º e 4º injetor.

Veja a informação:

Protrusion 0.50 to 0.60 mm - select gasket with 1 identification hole.
Protrusion 0.61 to 0.70 mm - select gasket with 2 identification holes.
Protrusion 0.71 to 0.80 mm - select gasket with 3 identification holes.
Protrusion 0.81 to 0.90 mm - select gasket with 0 identification holes.

Quanto mais fina a junta maior é a teorica precisão de montagem ou escolha das peças do motor.

Abs

Clemente

Bom dia a todos,

Sera que alguem sabe me informar como determinar a espessura da junta do cabeçote ou onde posso encontrar esta informação.

Muito obrigado,

Ary Nunes
defender 110

ary nunes
28/11/2011, 20:52
Valeu Clemente,

Estas eram,realmente,as informações que eu procurava.
O problema é que o motor tinha um cabeçote retificado com uma junta de três furos e imagino que para compensar a retifica teria sido colocada uma junta mais grossa.Agora estou colocando um cabeçote standard e vou conferir a protusão para ver se a junta é a mesma.

Abraço
ary nunes
defender 110

CGAUER
28/11/2011, 23:55
Ary,

diferente dos motores a gasolina, estes motores Diesel com injeção direta não possuem culatra. O cabeçote é sempre plano. Costuma-se colocar a junta mais grossa evitando assim qualquer risco e também pressões excessivamente altas, para um cabeçote já meia-sola.

O certo é medir tudo e seguir as intruções dos manuais:
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)

Abraços

Clemente

Valeu Clemente,

Estas eram,realmente,as informações que eu procurava.
O problema é que o motor tinha um cabeçote retificado com uma junta de três furos e imagino que para compensar a retifica teria sido colocada uma junta mais grossa.Agora estou colocando um cabeçote standard e vou conferir a protusão para ver se a junta é a mesma.

Abraço
ary nunes
defender 110

ary nunes
29/11/2011, 18:43
Oi Clemente,

A suspeita de que a junta estava super dimensionada confirmou-se pois a maior protrusão medida nos quatro cilindros foi de 0,68mm o que nos leva a uma junta de dois furos e não de três.
O cabeçote novo,original,montado de fabrica apresentou vazamento em quatro valvulas devido ao mal assentamento.Felizmente resolvi testar a estanqueidade antes de monta-lo e tudo se resolveu com o esmerilhamento das ditas cujas.
O manual do motor em inglês é bem melhor que aquele disponibilizado pela International pois este não apresenta a correlação protrusão/junta.

Abraço,

ary nunes
defender 110