PDA

Ver Versão Completa : Camionete ou SUV?



Areno
27/11/2011, 20:31
Prezados foristas,
Este é o meu primeiro post. Tenho a seguinte situação. Tenho uma família composta por mim, minha esposa, meu enteado, já tem 13 anos e minha sogra que já é idosa. Gostaríamos muito de ter um carro maior e que pudéssemos viajar com conforto, atualmente temos um Fiat Idea Adventure. Eu pessoalmente e minha esposa também gostamos muito de camionetes. Eu já alguma experiência, como passageiro, não como motorista, e minha esposa não tem experiência alguma. Porém sendo mais pragmático acho melhor no momento um SUV. Se fossemos apenas eu e minha esposa creio que a camionete atenderia perfeitamente. Porém iremos andar com meu enteado e minha sogra com frequência. Pergunto a opinião dos colegas. Preocupo-me com conforto e segurança para os 4. Creio que camionetes cabine dupla não sejam assim tão confortáveis quanto SUV's. Também não tenho a vontade de fazer trilhas. Gostaria, por exemplo de ir ao Jalapão, Chapada dos Veadeiros, ir a praias, pergunto um SUV com tração 4x4 integral é o suficiente? Ou teria que ser uma camionete? Meu uso é 95% urbano e minhas viagens são 95% em asfalto creio que o SUV resolve ou estou errado? Aguardo a contribuição dos colegas de fórum.

Atenciosamente,
Areno Pires Filho.

Dimasi
27/11/2011, 21:59
Para o uso que vc quer, SUV sem sombra de dúvida. Mais confortável e espaço para os passageiros. Aí começa a outra dúvida hehe. Qual ????
Abs

Fernando Assis
28/11/2011, 10:21
Vá de SUV, sem dúvida. Picape, na minha opinião, é para quem precisa de usar carroceria. Não é seu caso. Em SUV bagagem e passageiros vão mais bem acomodados e mais seguros, é mais curto e menos complicado de estacionar. E se for um SUV derivado de picape, sem dúvida vai melhor no OFF road, pois a traseira não é tão leve quanto a picape. Falo isso pois tenho uma Nissan Xterra. A mesma é montada sobre o chassi encurtado da Frontier cabine simples. O espaço para os ocupantes (pernas e cabeça) é incomparavelmente melhor do que o da picape de origem, bagagens vão protegidas e a traseira não é leve como a de picapes, reduzindo risco de destracionar quando se despeja potência e melhorando aderência no off road, sem falar que pelo maior entre-eixos, a picape tem mais risco de "embarrigar" em algum obstáculo que o SUV equivalente passa livre

guilhermeabreu
28/11/2011, 15:17
FERNANDO ASSIS

SUV sem sombras de dúvida .

Minha opinião :

VAI DE HILUX SW4 .

Vc será mais um feliz proprietário de um EXCELENTE SUV 4X4 , vai em qualquer lugar . Não que as outras concorrentes sejam ruins .

E boa compra .

Ah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que ano ????? A que couber em seu bolso , qualquer ano vc ficará bem servido .

leobnaval
28/11/2011, 15:32
Amigo para o seu uso nem precisava abrir o tópico, você anda 95% em asfalto, quer conforto, segurança, carregar as bagagens protegidas, não precisa de caçamba, e precisa de tração 4x4 para alguns passeios mais aventureiros. Qual será que deve ser seu veiculo....é claro que um SUV.
Agora tem aos montes para escolher...

[]s

vsmello
28/11/2011, 19:49
só concordando com o resto da galera, SUV agora a questão é, quanto é seu bolso??
se for um bolso bom eu iria olhar a discovery, grand cherokee, SW4, pajero full ou dakar, que são carros ótimos, confortáveis, confiáveis, cabem bastante mala, e tem uma boa resposta no offroad leve e médio.

se seu bolso for menor um pouco, tem a freelander, captiva, tiguan, CRV, ASX, que tbm são ótimos carros, porem menos confortáveis, o porta malas são pouco maior que de um sedan e offroad nelas só leves mesmo.

se seu bolso for menor ainda, ai tem de partir pra um usado, ai usado é aquele negocio, o que aparecer bem conservado a um preço bom é esse mesmo, se ainda tiver garantia ou tiver acabado de sair dela (todas as revisões feitos nela), melhor ainda, mas se eu fosse comprar um SUV usado pensaria bem num Xterra.

Flavio Nilo
28/11/2011, 19:53
Prezados foristas,
Este é o meu primeiro post. Tenho a seguinte situação. Tenho uma família composta por mim, minha esposa, meu enteado, já tem 13 anos e minha sogra que já é idosa. Gostaríamos muito de ter um carro maior e que pudéssemos viajar com conforto, atualmente temos um Fiat Idea Adventure. Eu pessoalmente e minha esposa também gostamos muito de camionetes. Eu já alguma experiência, como passageiro, não como motorista, e minha esposa não tem experiência alguma. Porém sendo mais pragmático acho melhor no momento um SUV. Se fossemos apenas eu e minha esposa creio que a camionete atenderia perfeitamente. Porém iremos andar com meu enteado e minha sogra com frequência. Pergunto a opinião dos colegas. Preocupo-me com conforto e segurança para os 4. Creio que camionetes cabine dupla não sejam assim tão confortáveis quanto SUV's. Também não tenho a vontade de fazer trilhas. Gostaria, por exemplo de ir ao Jalapão, Chapada dos Veadeiros, ir a praias, pergunto um SUV com tração 4x4 integral é o suficiente? Ou teria que ser uma camionete? Meu uso é 95% urbano e minhas viagens são 95% em asfalto creio que o SUV resolve ou estou errado? Aguardo a contribuição dos colegas de fórum.

Atenciosamente,
Areno Pires Filho.

Areno, eu também queria comprar uma SUV, mas optei por uma pickup, Amarok, pois sempre tive vontade de possuir uma. Já viajei para Fortaleza (3.500 KM), com 04 pessoas e todas foram confortáveis, pois os bancos da Amarok são os melhores que encontrei. Fiz algumas trilhas tranquilo. O único inconveniente é o caso das bagagens, que você tem que se adaptar, pois se trata de uma pickup. Fora isso, tudo de bom. Agora quanto aos SUV's, existem diversos modelos que podem te agradar, tanto na estética, quanto no preço. O conselho que dou é comprar um carro zero km, que te dê 03 anos de garantia. Nada de Captiva, pois bebe horrores e também não aconselho a XTerra, ainda mais se for usada. Já andei com uma delas e não gostei nenhum pouco. Mas tem o Honda CR-V, Kia Sorrento, Renault Duster, Toyota RAV4, Hyundai Tucson, Kia Sportage, o chinês Chery Tiggo, entre outros. Agora, vou te dizer que estou muito satisfeito com a minha pickup. E não me vejo andando em outro carro... A não ser a Toyota SW4.

:euforico::cool::euforico:
______________
Amarok Highline

Cunha03
29/11/2011, 09:17
Areno, essa duvida é cruel mesmo. kkk
Passei por isso esses dias.....
Areno, para ir facilitando a escolha e diminuindo o leque de opções de modelos vc pode colocar até quanto vc quer investir na troca? Nessa vc ja elimina uma grande parte de modelos.
Dai pra frente vc faz os test drives nos modelos que te interessou, procure aqui os topicos dos modelos que mais te agradou e veja o que a turma diz sobre eles.
Por exemplo, queria um SUV tbem para minha esposa, tinha vendido o megane. O Captiva foi o que mais gostei, mais lendo os relatos, foi o menos recomendado. O ASX foi o segundo da minha lista, mais estava traumatizado com a MIT daqui do meu estado e o carro era lançamento, achei melhor aguardar um pouco mais, quem sabe para a proxima compra. O terceiro da lista foi o novo sportage que esta muito bonito, mais tem sua distribuidora (CAOA) que nao escuto muita coisa boa dela. Ai ficou o CRV carro ja aprovado, com boa revenda, qualidade no pós venda, mais para mim o modelo ja esta bem batido e com a previsao de troca de modelo.
Ai vinha o lançamento do renault Duster, que fica com bom custo.
Resumindo, nao comprei nada, o dinheiro do megane ja investi em outra coisa, mais a cobrança ja esta no limite da esposa para comprar o carro, pois vendi o carro dela, ta usando o carro da sogra e troquei o meu mes passado. kkkkk
Mais em janeiro de 2012 vou trocar o dela e mais provavel que seje pelo ASX modelo de entrada.
Abraço

Flavio Nilo
29/11/2011, 10:32
Com relação ao Duster, via uma matéria que diz que o mesmo faz 5km/l abastecido com álcool e 7,5km/l abastecido com gasolina, trajeto cidade/estrada. Não quero um carro desse de jeito nenhum.







:cool::euforico::cool:
_____________
Amarok Highline

gnomovet
29/11/2011, 10:52
Meu amigo se voce quer segurança e conforto para sua família vai de SUV. Eu tenho uma Subaru Forester XT Turbo. Pesquisei muito para chegar neste carro. Vou te dizer com sinceridade. O carro é simplesmente espetacular. Para mim o único defeito é o acabamento interno, poderia ser um pouco melhor, mas com já disse antes o carro tem tudo que voce precisa. So tenho elógios a este carro!! Se for fazer um teste drive, não deixe de testar a Forester e de preferência a Turbo.

Flavio Nilo
30/11/2011, 11:27
Meu amigo se voce quer segurança e conforto para sua família vai de SUV. Eu tenho uma Subaru Forester XT Turbo. Pesquisei muito para chegar neste carro. Vou te dizer com sinceridade. O carro é simplesmente espetacular. Para mim o único defeito é o acabamento interno, poderia ser um pouco melhor, mas com já disse antes o carro tem tudo que voce precisa. So tenho elógios a este carro!! Se for fazer um teste drive, não deixe de testar a Forester e de preferência a Turbo.

Me diga uma coisa: qual a faixa de preço e qual o consumo, pois aqui na minha cidade não vi nenhum desses modelos da Subaru, a não ser um Impreza.

Areno
30/11/2011, 13:36
Amigos foristas,
Muito obrigado pelas opiniões. Andei lendo sobre o Subaru Forester e decidi que o meu próximo carro será um Subaru. Por conta da excelência mecânica. Talvez não a nossa escolha no momento, mas para o meu uso ainda será um Subaru sim disso eu não tenho dúvida. Agora vou colocar na balança o fator preço, no momento estou fazendo de tudo para me endividar o menos possível. Tenho um Palio 2008 da minha esposa, financiado e um gol power 2006 meu quitado. Nossa ideia é juntar o dinheiro dos carros para tirar um bom carro. Se houver condição financeira podemos até adquirir um Forester XT, que é a versão turbo. Agora preciso convencer a minha esposa que a mecânica é mais importante que alguns mimos tecnológicos. Se ela quiser outro carro com mais tecnologia embarcada deixo o Forester para uma próxima aquisição e nesse caso será o carro de meu uso diário.

Flavio Nilo
30/11/2011, 14:09
Amigos foristas,
Muito obrigado pelas opiniões. Andei lendo sobre o Subaru Forester e decidi que o meu próximo carro será um Subaru. Por conta da excelência mecânica. Talvez não a nossa escolha no momento, mas para o meu uso ainda será um Subaru sim disso eu não tenho dúvida. Agora vou colocar na balança o fator preço, no momento estou fazendo de tudo para me endividar o menos possível. Tenho um Palio 2008 da minha esposa, financiado e um gol power 2006 meu quitado. Nossa ideia é juntar o dinheiro dos carros para tirar um bom carro. Se houver condição financeira podemos até adquirir um Forester XT, que é a versão turbo. Agora preciso convencer a minha esposa que a mecânica é mais importante que alguns mimos tecnológicos. Se ela quiser outro carro com mais tecnologia embarcada deixo o Forester para uma próxima aquisição e nesse caso será o carro de meu uso diário.

Não esqueça um detalhe: a revenda. Ainda não ví aqui em Brasília um Forester andando. Se vi, passou despercebido. Observe também o custo benefício, pois o preço da gasolina está alto.

Areno
30/11/2011, 14:23
Não esqueça um detalhe: a revenda. Ainda não ví aqui em Brasília um Forester andando. Se vi, passou despercebido. Observe também o custo benefício, pois o preço da gasolina está alto.

Flávio,
Você tem razão nesse aspecto. Até por isso não forço a barra para adquirirmos um Forester. Mas que dá muita vontade ah, isso dá.

Normio
30/11/2011, 16:14
Se o pós-venda for um fator importante, leve em consideração o Honda CRV. Possui uma ótima pós-venda, várias concessionárias, manutenção super barata. Apesar de ter o motor "fraco" 150cv, ele é super econômico. O i-vtec e o cambio de 5 marchas ajudam para ter força nas baixas rotações. A grande vantagem do CRV é na sua construção de qualidades superiores aos seus concorrentes, o carro é muito gostoso para o dia-a-dia e para estradas.Possui um rodar muito suave. O contra de tudo isso é que a Honda cobra caro pelo CRV, mas ainda acho que vale a pena se for utilizar bastante na cidade e se você tiver um perfil de querer um carro para andar calmamente. Espere um pouco porque o novo CRV vai vir pro Brasil em 2012.

Curumim
01/12/2011, 10:13
Amigos foristas,
Muito obrigado pelas opiniões. Andei lendo sobre o Subaru Forester e decidi que o meu próximo carro será um Subaru. Por conta da excelência mecânica. Talvez não a nossa escolha no momento, mas para o meu uso ainda será um Subaru sim disso eu não tenho dúvida. Agora vou colocar na balança o fator preço, no momento estou fazendo de tudo para me endividar o menos possível. Tenho um Palio 2008 da minha esposa, financiado e um gol power 2006 meu quitado. Nossa ideia é juntar o dinheiro dos carros para tirar um bom carro. Se houver condição financeira podemos até adquirir um Forester XT, que é a versão turbo. Agora preciso convencer a minha esposa que a mecânica é mais importante que alguns mimos tecnológicos. Se ela quiser outro carro com mais tecnologia embarcada deixo o Forester para uma próxima aquisição e nesse caso será o carro de meu uso diário.

Areno,

Só para ficar claro e para eu poder dar meus 0,02 cents: na mensagem #1, você disse ter um Idea Adventure. Agora, você diz ter um Palio e um Gol. :pensativo:

O que você pretende fazer com o Idea? :roll:

Flavio Nilo
01/12/2011, 12:23
Não entendi...

Areno,

Só para ficar claro e para eu poder dar meus 0,02 cents: na mensagem #1, você disse ter um Idea Adventure. Agora, você diz ter um Palio e um Gol. :pensativo:

O que você pretende fazer com o Idea? :roll:

Areno,
Eu também não entendi...

Areno
01/12/2011, 14:47
Eu Areno tenho um Gol, minha esposa um Palio e minha sogra, e é o carro que usamos um Idea Adventure. O meu carro está com a minha mãe, mas ela vai comprar um para ela. O Palio está em Fortaleza, minha esposa é de lá e queria ter uma renda alugando o carro por lá, mas não deu muito certo. Ou ficaremos com dois carros, e aí o Idea fica, ou venderemos um Idea para comprar um pequeno imóvel para dar renda para a minha sogra. Realmente fui impreciso.

Um abraço.

gnomovet
01/12/2011, 19:57
:???:Agora foi eu que num entendi nada!!!

sandersondf
01/12/2011, 20:21
No seu caso SUV com certeza

Eu tinha uma Ranger Sport, cabine simples, tinha acabado de comprar, toda lindona.. deu dois meses e minha esposa ficou grávida

Comecei a procurar picapes cabine dupla, Ranger, S10 e vi que o conforto no banco de trás é muito ruim.. vi algumas Blazer, Cherokee, Dakota CE, até que comecei a ver as Explorer

Gostei muito da robustez do carro e do conforto, acabei encontrando uma 1995 e troquei a Ranger nela. Tô com a Explorer faz um ano e não me arrependo. Apesar da idade avançada é muito confiável.

Apesar de só ter um filho pequeno, volta e meia carrego algumas tralhas dentro e ela dá conta do recado.. acho que com o banco traseiro abaixado fica até maior que a caçamba da Ranger!

Mesmo eu adorando pick up, acredito que SUV é a melhor opção pra família. Depois disso só pick up full size cabine dupla, mas na cidade SUV é imbatível.

Areno
02/12/2011, 10:10
:???:Agora foi eu que num entendi nada!!!

gnomovet,
Vamos ver se esclareço. Casei ano passado. Comprei em 2006 um Gol Power 1.6, financiado e quitei ano passado.
Em 2008 minha esposa resolveu comprar um Palio do mesmo ano, financiado. Ela queria que o carro se pagasse, então entregou o carro para uma agência que aluga carros em Fortaleza. Essa operação não deu certo e ela pretende vender o carro. Eu também pretendo vender o meu. Não vendia para não deixar a minha mãe a pé. Ocorre que agora a situação da minha mãe melhorou e ela vai tirar um zero em janeiro de 2012 e eu poderei vender o Gol.
Minha sogra tinha um Honda Civic 2000 ou 2001 até o ano passado. Mesmo um carro bom como o Civic exige manutenção e estava começando a ficar cara. Então minha sogra deu o Civic de entrada e tirou um Idea semi-novo com 12.000 Km rodados apenas.
Há duas possibilidades. A primeira ficar com 2 carros, Idea + 1 carro a escolher. A segunda vende-se o Idea e compra-se um imóvel para a minha sogra aumentar a renda e eu e minha esposa compramos um carro melhor, melhor comparado com Pálio e Gol. Independente da escolha se 1 ou 2 carros no caso da compra, deste outro carro que não o Idea, levantaremos o dinheiro com a venda do meu Gol e do Pálio da minha esposa.

gnomovet
02/12/2011, 10:30
Ok! Valeu. Agora sim!! Com releção a revenda de carros. Acho que qualquer marca voce acaba perdendo dinheiro mesmo. Na opinião acho que você deveria olhar pelo lado da segurança do veículo e nesse caso amigo posso te dizer com sinceridade que na faixa de preço da forester ela é a uma das mais seguras se não for a melhor. E ainda te falo mais a Forester é mais segura que muitos sedans que tem por aí e até mesmo suv's mais caras Ex. Pajeros, Toyota SW etc. Além disso a Forester Turbo anda muito além de ter excelente estabilidade e conforto.

Areno
02/12/2011, 11:44
gnomovet,
Revenda é algo que eu me preocupo até certo ponto. Atualmente me preocupo mais com a segurança. Agora tem duas coisas que me fazem ficar em dúvida. Custo de manutenção e consumo. Me parece que o consumo da aspirada ainda dá para encarar, algo em torno de 10Km/l, agora 6,5Km/l que é a média de um Forester XT já é "um pouco puxado" para mim. Manutenção é algo também que me preocupa. Não é muito cara não? Se o consumo e a manutenção forem de um valor razoável, barato não digo até porque não é, mas se for razoável eu já balanço a favor do Forester. Afinal pelo que li no fórum da Forester, e eu li ele todinho já, é um excelente carro.

offban
04/12/2011, 22:07
gnomovet,
Revenda é algo que eu me preocupo até certo ponto. Atualmente me preocupo mais com a segurança. Agora tem duas coisas que me fazem ficar em dúvida. Custo de manutenção e consumo. Me parece que o consumo da aspirada ainda dá para encarar, algo em torno de 10Km/l, agora 6,5Km/l que é a média de um Forester XT já é "um pouco puxado" para mim. Manutenção é algo também que me preocupa. Não é muito cara não? Se o consumo e a manutenção forem de um valor razoável, barato não digo até porque não é, mas se for razoável eu já balanço a favor do Forester. Afinal pelo que li no fórum da Forester, e eu li ele todinho já, é um excelente carro.

Areno, vou citar mais uma opção pra vc considerar: o Mahindra SUV. Eu comprei um recentemente e estou achando o carro excelente. Tem ótimo custo/benefício, é um SUV com bom pacote de opcionais, motor a diesel (q poderia ser um pouco mais forte, mas atende mto bem à proposta do carro), com conforto e segurança. Tem manutenção baixa com custo de reposição de peças, revisões e seguro bem mais baratos q seus concorrentes.

Vejo q existe ainda mta falta de informação e preconceito qto ao carro. Um pouco de culpa da marca q divulga pouco, coisa q deve mudar em 2012 pois a representação no Brasil foi comprada por um grande grupo Chileno q está prometendo investir pesado por aqui.

Se achar o motor fraco, não se preocupe q é possível remapear melhorando o desempenho.
O preço fica por volta de R$ 86 mil, bem mais barato q seus concorrentes q custam acima de R$ 130 mil. Fica um preço próximo ao Subaru Forester básico, q é ótimo carro mas com custo de manutenção um pouco maior e apenas versão a gasolina.

Nada contra o Forester pq tb tenho um, mas estou opinando em relação à proposta que vc apresentou. Portanto, creio q, para o q vc pretende, a Mahindra SUV seria uma opção mto boa.

Outra boa opção tb seria o Suzuki Gran Vitara, encontrando a versão 4x4 com câmbio mecânico por uns R$ 78 mil. Tb é um ótimo carro, com bom pacote de opcionais e tecnologia. Porém, tem manutenção mais cara e o motor é meio fraco pro carro e ainda não vi opção de remapeamento pra ele, pq acho q pra ele não tem msm, o motor já estaria no limite tvz.

Enfim, tem mtas opções.

offban
04/12/2011, 22:17
Caso se interesse pelo Mahindra vc tem concessionária aí em Brasília e tb em Goiânia, onde comprei o meu pois foi onde achei o melhor preço e condição de compra. Vale a pena conhecer o carro.

Areno
06/12/2011, 15:52
rick fields,
Muito obrigado vou analisar o Mahindra sim. De qualquer forma não vou comprar na correria não. Gosto de analisar bem as coisas para não fazer bobagem. Valeu mesmo pela dica.

Um abraço,
Areno.

d_fismann
04/01/2012, 17:51
olá areno,

você pediu ajuda em outro tópico, então vamos lá.

sem dúvida a primeira questão é o seu limite de valor, porque a partir dele os colegas aqui irão sugerir opções e, em seguida, pode-se informá-lo sobre as virtudes e defeitos de cada modelo. com isso você terá os dados necessários em mãos para realizar a compra que melhor lhe atenda.

lembrando que o mercado de usados é amplo e oferece tudo que caiba no seu bolso. de cherokee sport a R$ 20 mil até range rover a R$ 500 mil, passando por tracker, forester, gv's etc.

abs

fertag
18/02/2012, 17:10
Olá, Pessoal !

Areno, conforme teu post #1, acredito uma boa direção seria um SUV 4x4 . Embora seja suspeito em falar isso( tenho um ), quando alguém da família anda na Hilux de minha cunhada, especialmente no banco de trás, é uma enorme quantidade de queixumes por dores nas costas (“a gente se balança , se torce, se sacode, se pula !”) , incluindo aí uma minha constatação: a de banco(traseiro) algo curto(para mim, que tenho 1,80 m), daí advindo falta de um bom apoio para as pernas, bem como de um melhor posicionamento dos pés sob o banco do motorista em viagens mais longas . Como também temos pessoas algo idosas (e queixosas) na família, optamos por um SUV, que normalmente tem suspensão mais confortável(macia), pois é projetado para transportar pessoas (enquanto as picapes teriam dupla função: transporte de carga-caçamba- e pessoas, tendo suspensão “mais dura”.).

Eu também gostaria de saber qual seria o SUV mais ‘macio”, pois o meu, um Kyron, apesar de ter uma ótima estabilidade(pelo porte e peso) no asfalto, em estradas com piso irregular, apresenta a sua suspensão não tendo um bom amortecimento, para dentro do carro, das imperfeições do caminho.

Abs.

Areno
20/03/2012, 20:24
Prezados,
Sábado passado fiz um test drive tanto na nova CR-V, quanto na Forester. Minha opinião sincera é que a Forester é muito mais carro. Esse ano devo resolver a questão da minha casa própria e aí sim voltarei a planejar a compra do carro. Com certeza será uma Forester. Por mais que digam que a revenda é difícil, acho que vale a pena pelo conforto, segurança, desempenho e etc. Um abraço a todos.