PDA

Ver Versão Completa : Radiador de água vazando hilux - sw4.

SandroGaúcho
27/11/2011, 10:56
Pessoal

Infelizmente percebi que o radiador de água da minha Toy tá vazando bem encima, no tampão!

Vocês já consertaram algum radiador ou trocaram por um novo?

O vazamento é próximo a parte superior, acima das varetas no sentido horizontal na carcaça preta.

Por favor, me ajudem...

wagão
27/11/2011, 12:26
na minha toy 95 estava vasando bem no "pescoço" do radiador na base dele, abaixo da saida de agua para o reservatório bem na junção da haste da tampa e do corpo do radiador! no meu caso levei em uma casa de radiadores e soldaram o gargalo com uma solda especial para radiador "acho eu que é estanho"... mas leva numa casa de radiador que vão solucionar o problema tranquilamente.

SandroGaúcho
27/11/2011, 13:38
Po Wagão, valeu tchê

E o serviço ficou bom?

Aqui em Floripa é complicado de resolver esse tipo de coisa, quanto foi o conserto?

Grato

guilhermeabreu
27/11/2011, 15:31
CARO SANDROGAÚCHO

Tenho uma SW4 93 como sabe , na minha começou a vazar água e não sabia por onde pois o furo era pequeno demais , daí começou a minha saga de baixar água e dar pequenos esquentes por esquecer de completar , até que um dia parei e levei num cara que só mexe em radiador , fez uma boa reforma , varetou e tirou o vazamento E ME DISSE QUE O RADIADOR ESTAVA MUITO CORROÍDO POR DENTRO , 3 meses após este serviço recomeçou a sumir água de novo e ía completando e as vezes esquecia e dava pequenos aquecimentos , SÓ QUE DESTA VEZ VAZAVA PELA SOLDA QUE ELE FEZ NA PARTE DE CIMA NA CHALEIRA E O OUTRO CARRO MEU ESTAVA EM REFORMA , daí não podia parar , e assim foi eu esquecendo as vezes de colocar água e dava pequenos esquentes até que um dia o meu ENGESA saiu da reforma , parei a SW4 e mandei fazer um radiador novo na PACCINI RADIADORES em SP , dica do LUCA daqui do forum , ficou por R$740,00 + frete . Ficou um espetáculo , nunca mais baixou a água .

Um mes depois tive que andar forte , a 140km/h por 100km e ao chegar no destino , passou a fazer barulho no motor , TIVE QUE FAZER O MOTOR PQ DERRETEU UM PISTÃO , não pq deu aquecimento de novo ou ter baixado água , a água e a temperatura estava normal neste dia , mas o motor já estava sofrido de tanto esquente que deu anteriormente , prejú de R$6.000,00 pq não precisei de trocar tudo .

RESUMINDO :

POR CAUSA DE UM RADIADOR VAZANDO EU TIVE QUE FAZER O MOTOR , embora tenha feito duas reformas nele , NÃO FICOU A CONTENTO .

SUGESTÃO :

TROCA O RADIADOR POR UM NOVO .

Minha experiencia :

TODA PEÇA TEM UMA VIDA ÚTIL , minha SW4 ESTA COM 318.000 KM , REFORMAR UM RADIADOR COM ESTA KILOMETRAGEM É IGUAL A REMENDAR UMA ROUPA VELHA , vc conserta aqui fura alí e acaba batendo o motor por superaquecimento e mesmo que não der esquente o suficiente , ficará sempre vazando e vc tendo que ficar completando água e tendo que ficar consertando e parando o carro e vai acabar gastando até mais do que comprasse umnovo , fora as aporrinhações .

ABRAÇO

SandroGaúcho
27/11/2011, 16:37
guilhermeabreu

Mais uma vez agradeço sua atenção!

O estranho é que não baixa muita agua, fica uma mancha de agua enferrujada bem na parte superior, mas amanhã vou ver se consigo levá-la a uma oficina de radiadores como nosso amigo falou.

Mas ainda bem que eu percebi ainda no início hehehe

Valeu

SandroGaúcho
27/11/2011, 16:40
Ahh mais uma coisa...

Esses termómetros digitais são bons e eficientes?

wagão
27/11/2011, 17:55
Po Wagão, valeu tchê

E o serviço ficou bom?

Aqui em Floripa é complicado de resolver esse tipo de coisa, quanto foi o conserto?

Grato

Na minha toy fico perfeito, pois foi uma simples solda, fiz em uma mecânica em três cachoeiras (perto de torres, onde moro que é aqui e em poa), o cara que fez o serviço sabia o que tava fazendo, fico bom e ele garantio o serviço, paguei 20 pratas só!! :dance:
E tem mais ele falo que este radiador da toy possui muitos recursos de conserto, então não é por qualquer motivo para comprar um novo, alem de ser carinho:freaking:!

SandroGaúcho
28/11/2011, 20:04
Pessoal

Estive em duas oficinas e me falaram a mesma coisa!

Terão que refazer a solda em estanho e pra isso precisam desmontar, limpar, soldar e remontar = R$160,00

Outra coisa: Onde posso conseguir um termômetro de messa a temp do motor, o interessante seria um tipo digital, acho que seria mais preciso a marcação?

Grato!

Ezahn
28/11/2011, 20:30
Pessoal

Terão que refazer a solda em estanho e pra isso precisam desmontar, limpar, soldar e remontar = R$160,00

Outra coisa: Onde posso conseguir um termômetro de messa a temp do motor, o interessante seria um tipo digital, acho que seria mais preciso a marcação?

Grato!

O concerto é este mesmo. Radiador usa solda de estanho. Desmontar e limpar faz parte e á bom. O importante é os suportes estarem bons pois se o radiador fica meio solto é ai que ele quebra, racha e vasa.

jorge.duarte
28/11/2011, 21:45
Pessoal

Grato!

Tem esse aqui

dry motor car temperature water temp gauge Thermometer | eBay (http://www.ebay.com/itm/dry-motor-car-temperature-water-temp-gauge-Thermometer-/370285159593?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5636b724a9)

Abs

feitosac
28/11/2011, 22:53
Aqui tambem vende o termometro digital :

.:: Delta Brasil Instrumentos e Acessrios - Willtec, Cronomac, Autopoli ::. (http://www.deltatuning.com.br/)

O da Racetronix esta 79,00.
Abs.

jorge.duarte
28/11/2011, 22:56
Aqui tambem vende o termometro digital :

.:: Delta Brasil Instrumentos e Acessrios - Willtec, Cronomac, Autopoli ::. (http://www.deltatuning.com.br/)

O da Racetronix esta 79,00.
Abs.

Feitosac,
Onde vc colocou o bulbo para medir a temperatura?

Abs

José Tito de Lima Neto
28/11/2011, 23:40
Boa noite companheiros, esta questão da temperatura é muito séria mesmo, tb já perdi um cabeçote por causa de radiador furado, o interessante é que qd acaba a água o marcador de temperatura continua marcando normal, aí nos ferramos.
Bo meu caso o suporte do radiador rachou na trepidação e acabou furando a água baixou e o resultado foi um cabeçote novo. Mas pouco tempo depois começou a soprar.

wagão
29/11/2011, 07:34
Pessoal

Grato!

é só manda arruma e depois controla se fico bom mesmo:chorandoderir:, pq isso não tem muito segredo, sendo uma mão de obra que sabe o que esta fazendo vai fica bom o serviço!
E quanto ao relógio de termometro pra temperatura isso é bom colocar.... vo instalar na minha tambem! :cool:

SandroGaúcho
29/11/2011, 11:58
Pessoal

Deixei hoje demanhã o Trovão numa empresa de radiadores muito bem conceituada em São José/SC.

Bom, ao desmontar, o funcionário me chamou pra ver que algumas varetas de passagem d'agua estavam bloqueadas e recomendou substituir a colmeia interia.

Disse que poderia fazer um "1/2" sola, mas devido ao valor envolvido, no caso o motor hehehe, não vale o risco!

Antes de dar o "OK", pesquisei o valor de um radiador novo no mercado, e além de não existir a pronta entrega, o valor aproximado é de R$1.500,00.

Vejam o orçamento:
Substituição da colméia: R$690,00
Válvula termostática: R$180,00

Ezahn
29/11/2011, 17:22
Pessoal

Deixei hoje demanhã o Trovão numa empresa de radiadores muito bem conceituada em São José/SC.

Bom, ao desmontar, o funcionário me chamou pra ver que algumas varetas de passagem d'agua estavam bloqueadas e recomendou substituir a colmeia interia.

Disse que poderia fazer um "1/2" sola, mas devido ao valor envolvido, no caso o motor hehehe, não vale o risco!

Antes de dar o "OK", pesquisei o valor de um radiador novo no mercado, e além de não existir a pronta entrega, o valor aproximado é de R$1.500,00.

Vejam o orçamento:

Comprei a pouco tempo a válvula termostática na America por R$ 80,00

Ezahn
29/11/2011, 17:30
é só manda arruma e depois controla se fico bom mesmo:chorandoderir:, pq isso não tem muito segredo, sendo uma mão de obra que sabe o que esta fazendo vai fica bom o serviço!
E quanto ao relógio de termometro pra temperatura isso é bom colocar.... vo instalar na minha tambem! :cool:

Caras, será que um medidor de temperatura do ebay de U$ 7,99, que certamente é chines, é melhor que o original toyota????
No caso de instalar um destes, onde liga?

Emerson Höpner
29/11/2011, 20:24
Se o medo é de ficar sem água, acho que a melhor opção é instalar um sensor de nível no reservatório de expansão...
Quando baixar o nível acende uma luz no painel ou toca um alarme.
Tem alguns posts que podem ajudar, pesquisa por "sensor de nível do tempra".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/7053-engesa-e4-87-f-1-enfim-o-quase-coracao-valente-quot-29.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/80889-alguem-ja-instalou-medidor-de-temp-de-agua-sobressalente.html

Ezahn
29/11/2011, 21:25
O sensor de nível da água do reservatório de expansão não vai adiantar se furar o radiador. Digo um furo não muito pequeno. O radiador seca e o reservatório continua no nível!

guilhermeabreu
30/11/2011, 21:29
Pessoal

Vejam o orçamento:

SANDROGAÚCHO

Lembra da minha recomendação que fiz aqui , e do pq ??? Ou seja recomendei em trocar o radiador ao invez de SOLDAR/REMENDAR/REFORMAR um radiador velho com muito tempo de uso , FIZ ESTA SOLDA/REMENDO/REFORMA NO MEU e acabei batendo o motor por superaquecimento por esquecer de competar a água por várias vezes pq o serviço não ficou bom e não pude parar para trocar o RADIADOR por um NOVO .

CUSTEI A COMPRAR UM RADIADOR NOVO PELO PREÇO EXTORSIVO e me custou um motor , POR MAIS EXTORSIVO QUE SEJA O PREÇO DE UM RADIADOR , AINDA É MAIS BARATO DO QUE TER QUE FAZER UM MOTOR .

Eu MANDEI FAZER O MEU RADIADOR NA PACCINI ficou por R$740,00 + frete , eu mandei o meu velho para eles e eles SÓ APROVEITARAM A MINHA CAIXA SUPERIOR , INFERIOR E A CARCAÇA EXTERNA , ou seja refizeram um novo ( jatearam deram banho químico para retirar todas as impurezas e cracas ) , estou plenamente satisfeito com o resultado , já rodei 5.000 km depois do motor feito e não precisei de completar nem um mililitro de água , RECOMENDO que façam na PACCINI , fiz por recomendação do LUCA que tb fez lá e esta satisfeito até hoje tb .

ACHEI R$740,00 + FRETE , UM PREÇO JUSTO .

SandroGaúcho
30/11/2011, 21:46
Guilhermeabreu

Acabei trocando o radiador + válvula termostática = R$880,00 em 3 prestécas hehehe

Aparentemente foi serviço de 1ª, principalmente nos suportes laterais da caixa.

A tua experiência me ajudou muito na decisão, devido aos custos envolvidos e encaro como investimento já que a Toy não é um carro e sim uma "ferramenta" hehehe

Agradeço a todos, e vou ver esse termômetro digital, valeu!

guilhermeabreu
30/11/2011, 21:57
Se o medo é de ficar sem água, acho que a melhor opção é instalar um sensor de nível no reservatório de expansão...
Quando baixar o nível acende uma luz no painel ou toca um alarme.
Tem alguns posts que podem ajudar, pesquisa por "sensor de nível do tempra".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/7053-engesa-e4-87-f-1-enfim-o-quase-coracao-valente-quot-29.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/80889-alguem-ja-instalou-medidor-de-temp-de-agua-sobressalente.html

CARO EMERSON

Fui eu que instalei o DEPÓSITO DE EXPANSÃO com SENSOR de nível de água no meu ENGESA , esta funcionando perfeito e toda vez que abaixa 500ml de água do depósito , TOCA UMA BUZINA DENTRO DO CARRO , agora não tem jeito de esquecer que a água esta faltando no ciscúito e vc ter um superaquecimento no seu motor ou até bater o motor por supraquecimento .

Eu ía fazer ísto em minha SW4 93 que tive que fazer o motor pq fiquei com um radiador vazando , reformei , soldei , continuou vazando , não pude parar para trocar o radiador , ESQUECIA DE COMPLETAR A ÁGUA e acabei batendo o motor por vários SUPRAQUECIMENTOS , é FOd@$%¨&*( , prejú bem alto .

Mas resolví não fazer mais pq como mandei fazer um RADIADOR NOVO ? ( aproveitei peças do meu , logo : foi novo mas nem tanto ) e percebí que antes de trocar por este que mandei fazer, já vinha com o RADIADOR ORIGINAL do carro vazando muito pouca água por muito tempo E NÃO PERCEBIA , pq achava que completar o reservatório de água com 500ml 1x por mes estava normal E NÃO ESTAVA , simplesmente pq um amigo meu comprou uma picape HILUX que eu recomendei a ele e ele esta com ela 11 meses e NUNCA COMPLETOU 01ml DE ÁGUA , até ele esta impressionado pq não baixou NADA DE ÁGUA nestes 11 meses de uso e o motor dele é o 2.8 3L igual ao da minha SW4 93 . E agora depois que fiz o motor e com RADIADOR NOVO , NÃO BAIXOU NADA ATÉ AGORA . E já rodei 5.000 km .

Concluíndo :

ESTE SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DESTA TOYOTA COM MOTOR 2.8 3L É GARANTIDO , " DESDE QUE NÃO TENHA ALGUM VAZAMENTO DE ÁGUA . E estando tudo novo vai ter um bom tempo para não me preocupar .

MAS A RECOMENDAÇÃO DE COLOCAR ESTE DEPÓSITO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , " É SEMPRE BOM " MAIS UMA GARANTIA DE NÃO ESQUECER A FALTA DE ÁGUA .

MAS ESTA RECOMENDAÇÃO FOI DE UM ENGENHEIRO MECANICO AMIGO MEU QUE ME FEZ DESDE QDO EU TINHA UMA TOYOTA BANDEIRANTES .

Amigo EZAHN , até agora não posso afirmar NADA pq no meu ENGESA esta funcionando correto ou seja apesar de ter um RADIADOR NOVO , o ENGESA vive abaixando o nível de água ( não sei por onde esta vazando ) e a BUZINA TOCA toda vez que baixa 500ml de água , logo : não concordo qdo vc fala que este DEPÓSITO DE EXPANSÃO com SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA não resolve . Apesar de eu não saber por onde eata vazando no meu ENGESA , disse que não posso aformar NADA pq o meu radiador é novo e não vaza nada nele , daí não sei se apitaria se furasse o radiador .

ABRAÇO A TODOS

rcandiago
30/11/2011, 22:07
senhores
na minha hilux 2000 com o mesmo motor 3l, agora turbinado, coloquei sensor de temperatura digital linha industrial. o legal 'e que aciona um rele em temperatura programavel, ai da para colocar um alarme nos 99 graus, por exemplo. Soldei uma porca num tubo de inox e coloquei ele na mangueira que sai do motor. com a valvula termostatica fechada, ele nao marca variacao da temperatura. e o aparelho cabe direitinho embaixo do meu cd. pesquisa n231 novus no google,foi este aparelho:Controlador de Temperatura para Refrigerao e Aquecimento N321 - Novus Produtos Eletrnicos - Produtos - Termostatos Eletrnicos (http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=916322&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=739171)

abs a todos, Rafael

guilhermeabreu
30/11/2011, 22:13
senhores
na minha hilux 2000 com o mesmo motor 3l, agora turbinado, coloquei sensor de temperatura digital linha industrial. o legal 'e que aciona um rele em temperatura programavel, ai da para colocar um alarme nos 99 graus, por exemplo. Soldei uma porca num tubo de inox e coloquei ele na mangueira que sai do motor. com a valvula termostatica fechada, ele nao marca variacao da temperatura. e o aparelho cabe direitinho embaixo do meu cd. pesquisa n231 novus no google,foi este aparelho:Controlador de Temperatura para Refrigerao e Aquecimento N321 - Novus Produtos Eletrnicos - Produtos - Termostatos Eletrnicos (http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=916322&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=739171)

abs a todos, Rafael

RCANDIAGO

Valeu amigo , É UMA AJUDA E TANTO , qto mais proteção e avisos melhor .

Amigo dei uma olhada lá , e cheguei a conclusão que estou com 58 anos e não vou ter tempo de fazer mais uma faculdade para aprender como auquel troço funciona e nem como vou instalar , brincadeira , mas achei bem complexo para instalar ele . Mas é uma ótima opção ter mais este aparelho de medir temperatura .

Ezahn
30/11/2011, 22:35
CARO EMERSON

Fui eu que instalei o DEPÓSITO DE EXPANSÃO com SENSOR de nível de água no meu ENGESA , esta funcionando perfeito e toda vez que abaixa 500ml de água do depósito , TOCA UMA BUZINA DENTRO DO CARRO , agora não tem jeito de esquecer que a água esta faltando no ciscúito e vc ter um superaquecimento no seu motor ou até bater o motor por supraquecimento .

Eu ía fazer ísto em minha SW4 93 que tive que fazer o motor pq fiquei com um radiador vazando , reformei , soldei , continuou vazando , não pude parar para trocar o radiador , ESQUECIA DE COMPLETAR A ÁGUA e acabei batendo o motor por vários SUPRAQUECIMENTOS , é FOd@$%¨&*( , prejú bem alto .

Mas resolví não fazer mais pq como mandei fazer um RADIADOR NOVO ? ( aproveitei peças do meu , logo : foi novo mas nem tanto ) e percebí que antes de trocar por este que mandei fazer, já vinha com o RADIADOR ORIGINAL do carro vazando muito pouca água por muito tempo E NÃO PERCEBIA , pq achava que completar o reservatório de água com 500ml 1x por mes estava normal E NÃO ESTAVA , simplesmente pq um amigo meu comprou uma picape HILUX que eu recomendei a ele e ele esta com ela 11 meses e NUNCA COMPLETOU 01ml DE ÁGUA , até ele esta impressionado pq não baixou NADA DE ÁGUA nestes 11 meses de uso e o motor dele é o 2.8 3L igual ao da minha SW4 93 . E agora depois que fiz o motor e com RADIADOR NOVO , NÃO BAIXOU NADA ATÉ AGORA . E já rodei 5.000 km .

Concluíndo :

ESTE SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DESTA TOYOTA COM MOTOR 2.8 3L É GARANTIDO , " DESDE QUE NÃO TENHA ALGUM VAZAMENTO DE ÁGUA . E estando tudo novo vai ter um bom tempo para não me preocupar .

MAS A RECOMENDAÇÃO DE COLOCAR ESTE DEPÓSITO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , " É SEMPRE BOM " MAIS UMA GARANTIA DE NÃO ESQUECER A FALTA DE ÁGUA .

MAS ESTA RECOMENDAÇÃO FOI DE UM ENGENHEIRO MECANICO AMIGO MEU QUE ME FEZ DESDE QDO EU TINHA UMA TOYOTA BANDEIRANTES .

Amigo EZAHN , até agora não posso afirmar NADA pq no meu ENGESA esta funcionando correto ou seja apesar de ter um RADIADOR NOVO , o ENGESA vive abaixando o nível de água ( não sei por onde esta vazando ) e a BUZINA TOCA toda vez que baixa 500ml de água , logo : não concordo qdo vc fala que este DEPÓSITO DE EXPANSÃO com SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA não resolve . Apesar de eu não saber por onde eata vazando no meu ENGESA , disse que não posso aformar NADA pq o meu radiador é novo e não vaza nada nele , daí não sei se apitaria se furasse o radiador .

ABRAÇO A TODOS

Guilherme, a minha 2.8 tb não abaixa nada.
Quanto ao sensor, retifico minha afirmação. Para estes casos de pequeninos vazamentos deve funcionar mesmo. É o caso de um vazamento que só vaza com a pressão que forma quando esquenta o motor. Ao esfriar este furinho não permite a entrada de ar e então o sistema puxa a água do reservatório.

Eu tinha pensado em caso de um furo maior, que a água do radiador saísse e não forme vácuo ao esfriar.

Ezahn
30/11/2011, 22:43
senhores

abs a todos, Rafael

rcandiago, explica melhor como vc colocou o sensor. Como ele é. O tubo ficou como uma flange e o sensor fica no tubo? Não entendi.
Quanto custa um aparelho deste?

SandroGaúcho
02/12/2011, 07:29
Também tô curioso...

SandroGaúcho
05/12/2011, 20:56
não baixou nada de agua ainda!

Zani
14/02/2012, 18:31
Olá pessoal, desenterrando o tópico, para postar informações a quem precisar. Meu radiador começou a vazar um pouquinho, deve ter sido pedra ou coisa assim. Enfim, não havia o que fazer, a não ser trocar. Por indicação aqui nesse tópico do amigo Guilherme Abreu, estive hoje na Radiadores, Ar condicionado, Sistemas eltricos - Paccini (http://www.paccini.com.br) . Maravilha, tiraram na hora, testaram, não havia o que fazer e colocamos um novo. Duas horas e meia de serviço, limpeza de sistema e tudo ok. Preço: radiador novo + mão de obra : R$900. Os caras são profissionais e tem o que precisamos. Se precisarem vale a pena e pelas cotações que eu fiz, foi o lugar mais barato que encontrei. Pra mim, pobretão dividiram em 3x. Espero que ajude os amigos foristas que vierem a precisar.
Abraço.

guilhermeabreu
15/02/2012, 12:48
Olá pessoal, desenterrando o tópico, para postar informações a quem precisar. Meu radiador começou a vazar um pouquinho, deve ter sido pedra ou coisa assim. Enfim, não havia o que fazer, a não ser trocar. Por indicação aqui nesse tópico do amigo Guilherme Abreu, estive hoje na Radiadores, Ar condicionado, Sistemas eltricos - Paccini (http://www.paccini.com.br) . Maravilha, tiraram na hora, testaram, não havia o que fazer e colocamos um novo. Duas horas e meia de serviço, limpeza de sistema e tudo ok. Preço: radiador novo + mão de obra : R$900. Os caras são profissionais e tem o que precisamos. Se precisarem vale a pena e pelas cotações que eu fiz, foi o lugar mais barato que encontrei. Pra mim, pobretão dividiram em 3x. Espero que ajude os amigos foristas que vierem a precisar.
Abraço.

GRANDE ZANI

Fico feliz por ter resolvido e ficado satisfeito , e assim vai engrossando as informações de firmas idôneas que podemos resolver o problema de RADIADOR sem sermos achacados , roubados por preços extorcivos .

O LUCA que havia me passado esta informação , ele tb foi lá e ficou encantado com a empresa .

RADIADORES ???????????????????

VAI DE " PACCINI RADIADORES " Radiadores, Ar condicionado, Sistemas eltricos - Paccini (http://www.paccini.com.br)

ABRAÇO

Zani
11/06/2013, 23:56
Desenterrando o tópico.....troquei meu radiador na PACCINI em Fevereiro de 2012, como escrevi acima.
Agora está vazando novamente lá embaixo, entre o radiador e o encaixe da mangueira, vaza muito pouco mas vaza.
Apertei a abraçadeira, que é de parafuso, e agora vaza menos, mas vaza....
Será a mangueira???? Mas vazaria mesmo bem apertado com a abraçadeira de parafuso?????
Ou será o radiador novamente, mas durou apenas um ano e 4 meses, com aditivo RV Visconde, colocado na Paccini mesmo...estranho....né?
Sugestões são bem vindas, já tirei o protetor do cárter e estou tentando achar o vazamento, entre a mangueira e encaixe inferior....
Abraço.

guilhermeabreu
12/06/2013, 00:17
Desenterrando o tópico.....troquei meu radiador na PACCINI em Fevereiro de 2012, como escrevi acima.
Agora está vazando novamente lá embaixo, entre o radiador e o encaixe da mangueira, vaza muito pouco mas vaza.
Apertei a abraçadeira, que é de parafuso, e agora vaza menos, mas vaza....
Será a mangueira???? Mas vazaria mesmo bem apertado com a abraçadeira de parafuso?????
Ou será o radiador novamente, mas durou apenas um ano e 4 meses, com aditivo RV Visconde, colocado na Paccini mesmo...estranho....né?
Sugestões são bem vindas, já tirei o protetor do cárter e estou tentando achar o vazamento, entre a mangueira e encaixe inferior....
Abraço.

ZANI

Minha sugestão : Leva seu carro na PACCINI que eles vão examinar e dar a solução definitiva e acredito a custo ZERO .

Abraço

Zani
12/06/2013, 09:35
Vou tentar isso Dr. Guilherme, o duro é que agora estou a 550 km de SP, mas vou ver se vou até lá no fim do mês....
Valeu.
Abraço.

C@rl0s
29/08/2021, 21:59
Já abri um tópico há um tempo atrás sobre problema no radiador porém outro apareceu.

(Você já existe um tópico parecido, desculpa ter aberto o outro. Porém não achei o que queria)

sou apaixonado pela Hilux (SW) graças a Deus adquiri uma 97 a alguns anos, e a mais ou menos 7 meses adquiri uma 2002. Porém logo sim comprei o carro, tive o desprazer de ter a caixa superior do radiador trincada. Fiz a substituição da Caixa porém o carro começou a transferir o líquido do radiador para o reservatório, e não retornar. Ao fazer a troca da válvula termostática e da tampa do radiador que estava com a pressão de 1.1 bar (errada) colocando-a para 0.9bar, o problema com o líquido parou. Porém com dias de uso meu radiador começou a vazar ela vedação da Caixa superior junto com a colmeia do radiador (os grampinhos de cima). Novamente pedir para que o profissional fizesse a troca da borracha de vedação. O problema persistiu. Novamente apertamos os grampos. O problema persiste não sei o que fazer. (Detalhe: o veículo não superaquece, não faz fumaça, não perde força, e não perde água ( líquido de arrefecimento). Apenas dois dedos a cada dois meses devido a vazar pelos grampos. Peço ajuda a quem conhece.

rsfvet
30/08/2021, 20:49
boa noite carlos, pelo que entendi fizeste apenas a substituição da parte superior do radiador e nao dele completo certo?
ja checou a pressao que fica nas mangueiras com o motor quente? passei uns bons bucados com a minha ate chegar ao diagnostico de cabeçote trincado.
Enfim, um varetamento do radiador a fim de procurar areas obstruidas talvez?
sou bem verde ainda nessas maquinas mas sei la, da uma olhada nisso

C@rl0s
31/08/2021, 02:10
Boa noite amigo, já suspeitei de junta de cabeçote, porém meu veículo não apresenta mais nenhum outro defeito ou nenhum uso do sinal apenas vazamento vedação na caixa superior com a colmeia, as mangueiras ficam bem duras,

Glaicon
31/08/2021, 06:01
Boa noite amigo, já suspeitei de junta de cabeçote, porém meu veículo não apresenta mais nenhum outro defeito ou nenhum uso do sinal apenas vazamento vedação na caixa superior com a colmeia, as mangueiras ficam bem duras,
Você faz esta afirmação depois de ter andado em rodovias, ou apenas com trânsito urbano?
Isto faz uma grande diferença para se identificar uma trinca de cabeçote, pois o transitar em rodovia por certo tempo e giro de motor acima de 2.000 RPM´s é que jogará pressão dos cilindros para o sistema de refrigeração.
Quanto ao radiador, sugiro fortemente comprar um novo, inteiro.
Já fiz limpeza interna e ficou uma porcaria, inclusive vazando na parte superior, como você está relatando.:concordo:

C@rl0s
01/09/2021, 18:59
Boa noite amigo, eu viajo baste com o carro, e como estou residindo no Rio de janeiro viajo para são Paulo algumas vezes e uso muito uma via na minha região chamada via lagos. Na estrada trabalho com a velocidade de 110km a 120km/h com o giro próximo a 2,5 a 3,0. O veículo não sofre nenhuma alteração, o líquido de arrefecimento não se expande no reservatório, e o ponteiro de temperatura nem se meche. Acho q vou trocar essa radiador mesmo, tenho quase certeza que não é junta de cabeçote. Não apresenta sintomas.

Glaicon
02/09/2021, 06:52
Boa noite amigo, eu viajo baste com o carro, e como estou residindo no Rio de janeiro viajo para são Paulo algumas vezes e uso muito uma via na minha região chamada via lagos. Na estrada trabalho com a velocidade de 110km a 120km/h com o giro próximo a 2,5 a 3,0. O veículo não sofre nenhuma alteração, o líquido de arrefecimento não se expande no reservatório, e o ponteiro de temperatura nem se meche. Acho q vou trocar essa radiador mesmo, tenho quase certeza que não é junta de cabeçote. Não apresenta sintomas.
Realmente, diante das suas afirmações, afasta a possibilidade de problemas no cabeçote.
Troque o radiador e verifique internamente se as mangueiras não estão com craca de ferrugem.
As da minha ex SW4 1998 tive que trocar também, pois estavam bem feias.
Fruto de descuido do antigo proprietário, que não usava aditivo corretamente.:concordo:

C@rl0s
02/09/2021, 17:44
Boa tarde amigo, agradeço a todos pelo apoio, a priori, vou substituir o meu radiador com a espectativa de solucionar o problema,.aluguem sabe se existe algum radiador com mais litros quero o original do veículo? E se sim,.teria algum problema coloca-lo ou faria mau ao carro?

Glaicon
03/09/2021, 06:00
Boa tarde amigo, agradeço a todos pelo apoio, a priori, vou substituir o meu radiador com a espectativa de solucionar o problema,.aluguem sabe se existe algum radiador com mais litros quero o original do veículo? E se sim,.teria algum problema coloca-lo ou faria mau ao carro?
As SW4 1997, 98, 99,.., 2002, todas tem capacidade total do sistema de refrigeração com 10 litros.
Até as modelos atuais têm essa mesma capacidade.
Não adianta colocar uma caixa d´água de reservatório, pois o que importa é a correta circulação de água pelo cabeçote.
Daí a importância do sistema pressurizado (sem vazamentos), radiador limpo e aditivado, mangueiras em bom estado, polia viscosa e válvula termostática em bom estado.
Ou seja, não há falta de água para refrigerar, mas sim circulação adequada.
Pode manter o radiador novo na medida original.:concordo:

rsfvet
04/09/2021, 21:15
Aproveitando a deixa por aqui, fiz a substituição do cabeçote da minha, previamente foram valvula termostatica, radiador, filtros e etc.
o que acontece é o seguinte, com ela fria ao ligar o motor "engasga" um pouco e solta a famosa fumaça branca. Seria a falta da regulagem apos a troca do cabeçote?
No restante sem nenhuma alteração, nao falha qdo quente e etc

Glaicon
05/09/2021, 07:46
Aproveitando a deixa por aqui, fiz a substituição do cabeçote da minha, previamente foram valvula termostatica, radiador, filtros e etc.
o que acontece é o seguinte, com ela fria ao ligar o motor "engasga" um pouco e solta a famosa fumaça branca. Seria a falta da regulagem apos a troca do cabeçote?
No restante sem nenhuma alteração, nao falha qdo quente e etc
Esta informação é sintoma típico de água que voltou para os cilindros, quando o cabeçote está rachado e o motor esfriou.
Agora, se você já trocou o cabeçote, aí é o caso de verificar a junta que une o mesmo ao motor, bem como o torque posto nos parafusos de fixação.
Pergunta: de manhã, com o motor frio, tendo usado a viatura no dia anterior, se abrir a tampa do radiador dá barulho de descompressão?:pipoca:

Glaicon
05/09/2021, 07:50
Carlos, além do que falei no outro post, esqueci do mais importante: a bomba d´água!
Se houver desgaste das pás da bomba, a circulação de água não será tão eficiente, gerando sobreaquecimento do cabeçote.
Ferrugem dentro do sistema de lubrificação desgastam a bomba internamente.
Veja isto também.:concordo:

rsfvet
06/09/2021, 00:35
esta informação é sintoma típico de água que voltou para os cilindros, quando o cabeçote está rachado e o motor esfriou.
Agora, se você já trocou o cabeçote, aí é o caso de verificar a junta que une o mesmo ao motor, bem como o torque posto nos parafusos de fixação.
Pergunta: De manhã, com o motor frio, tendo usado a viatura no dia anterior, se abrir a tampa do radiador dá barulho de descompressão?:pipoca:

boa noite mestre glaicon,

acabei d fazer o teste e nao da nenhum barulho nao....tdo normal, nivel de agua ok, reservatorio ok

Glaicon
06/09/2021, 07:36
boa noite mestre glaicon,

acabei d fazer o teste e nao da nenhum barulho nao....tdo normal, nivel de agua ok, reservatorio ok
Melhor assim.
Bom, aí teria que partir para achismos, mas não é o correto.
Apenas observe num intervalo de umas duas ou três semanas se o nível de água estará sempre igual.
Não havendo alteração, aí talvez seja questão de ajuste fino da bomba ou revisão de bicos.
Além disto, achas que as velas aquecedoras estão funcionando?

rsfvet
06/09/2021, 22:04
entao to nesta fase mesmo, ja verifiquei o nivel de agua durante o ultimo mes, tdo ok :concordo:
Vou partir para esta fase agora mesmo de ajustes finos, limpeza de bicos e substituição das velas
agora em relação as velas nao sei te dizr com mta exatidao, ainda to estudando mto o forum aqui sobre essas grandonas

C@rl0s
04/10/2021, 12:23
Boa trade, em resposta ao problema de vazamento na caixa superior do radiador da minha Hilux, executei a substituição do radiador antigo por um radiador novo, além disso, fiz a limpeza do sistema de arrefecimento. Após a limpeza, fiz a mudança de cor do aditivo do radiador de rosa para o verde (segundo alguns, é a cor recomenda para esse carro). Já fiz a troca tem 3 semanas, nenhum sinal de vazamento até então. Agradeço a todos pelo apoio. E detalhe, fica a dica: ( NAO FAÇA REPARO NO RADIADOR DA HILUX, A MELHOR OPÇÃO É A TROCA COMPLETA). EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, tive o mesmo problema em duas Hilux sw4 que tive, uma 1997 e a atual 2002.

Glaicon
05/10/2021, 05:51
Boa trade, em resposta ao problema de vazamento na caixa superior do radiador da minha Hilux, executei a substituição do radiador antigo por um radiador novo, além disso, fiz a limpeza do sistema de arrefecimento. Após a limpeza, fiz a mudança de cor do aditivo do radiador de rosa para o verde (segundo alguns, é a cor recomenda para esse carro). Já fiz a troca tem 3 semanas, nenhum sinal de vazamento até então. Agradeço a todos pelo apoio. E detalhe, fica a dica: ( NAO FAÇA REPARO NO RADIADOR DA HILUX, A MELHOR OPÇÃO É A TROCA COMPLETA). EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, tive o mesmo problema em duas Hilux sw4 que tive, uma 1997 e a atual 2002.
Que bom que trocou.
É a recomendação que faço para todos.:concordo:

Gil-RJ
05/10/2021, 07:28
Que bom que trocou.
É a recomendação que faço para todos.:concordo:

Passei por um problema parecido com a minha antiga Hilux, uma 2002, e também troquei o radiador, comprando na Tigrão da Penha. Inclusive, o Glaicon também me ajudou bastante com valiosas dicas.

Glaicon
06/10/2021, 05:45
Passei por um problema parecido com a minha antiga Hilux, uma 2002, e também troquei o radiador, comprando na Tigrão da Penha. Inclusive, o Glaicon também me ajudou bastante com valiosas dicas.
Estás com a viatura ainda?
Tudo certo?:pipoca:

Gil-RJ
06/10/2021, 07:05
Estás com a viatura ainda?
Tudo certo?:pipoca:

Olá amigo Glaycon !
Fiz 50 anos recentemente e me dei de presente um up grade de viatura.
Estou agora com uma 3.0 turbo 11/11 automática, muito nova, único dono.

Grande abraço amigo !!!

Glaicon
07/10/2021, 06:08
Olá amigo Glaycon !
Fiz 50 anos recentemente e me dei de presente um up grade de viatura.
Estou agora com uma 3.0 turbo 11/11 automática, muito nova, único dono.

Grande abraço amigo !!!
Brinquedão!:palmas::palmas::palmas: