Ver Versão Completa : Mais feliz que pinto na lama!
Galera, comprei, finalmente, uma SW4. Ela é ano 98, único dono, com 172 K Km. Toda original (com exceção dos pneus, Dunlop 30x10.5x15-novos).
Saí de um Civic 02 AT para esse sonho. Não sabia porque tanta gente falava bem desse carro. Que construção primorosa, é um tanque de força e um corolla de conforto.
Sabe o melhor de tudo? Na dúvida se ia ou não ia, recorri ao cara que quase não manja de Toyota: Sérgio Holanda. Ele foi o cara que testou o carro! E disse que eu poderia bater o martelo e fechar negócio, e foi o que fiz.
Funciona praticamente tudo nela, o vidro traseiro não tá descendo totalmente, mas acho que por falta de uso. O reloginho verde que fica perto da saída do ar só funciona quando quer. Mas, de qualquer forma, o principal está novo - o motor.
Estou preocupado só com a questão de roubo, mas já vou colocar Ituran com rastreador e corta combustível, espero que nunca precise usar. Quanto a batidas, é andar feito uma senhora!
Amanhã posto fotos da Azulona!
jorge.duarte
26/11/2011, 21:40
Parabéns! Aproveite bastante e aos poucos vai colocando do teu jeito. Serjão é super gente fina!!
Abraços
Pois é Jorge, gente da melhor qualidade!
Agora, só falta coragem de colocar a bichinha da azulona na lama. Sei que é disso que ela gosta, mas se vcs virem o estado dela...
feitosac
27/11/2011, 00:31
Parabens pela compra, ahhh a minha foge de lama heheheh ...
Abs.
José Tito de Lima Neto
27/11/2011, 01:43
Boa noite Dorderf, não se arrependerá, a minha é do mesmo ano da tua, e já comeu muita lama por este brasil afora. Em casa é apelidada de lata velha, mas que de velha acho que não tem nada.
Tem me dado algumas despesas extras mas também um veículo de 370.000 km, era de se esperar. Aos poucos vou resolvendo cada problema que ela me cria. Esta semana devo monta-la novamente, está sem o motor que foi pra retífica. saiu de estandart para 025. bomba feita e bicos novos. Duas coisas pretendo colocar ainda na semana que vem. Uma foi a dica de instalar um marcador de temperatura digital, e o outro será um filtro de óleo com separador de água.
O mais será voltar a rodar, afinal tem alguma praias aqui no sul para serem visitadas.
Um forte abraço e muita sorte com sua nova aquisição.
Boa noite Dorderf, não se arrependerá, a minha é do mesmo ano da tua, e já comeu muita lama por este brasil afora. Em casa é apelidada de lata velha, mas que de velha acho que não tem nada.
Tem me dado algumas despesas extras mas também um veículo de 370.000 km, era de se esperar. Aos poucos vou resolvendo cada problema que ela me cria. Esta semana devo monta-la novamente, está sem o motor que foi pra retífica. saiu de estandart para 025. bomba feita e bicos novos. Duas coisas pretendo colocar ainda na semana que vem. Uma foi a dica de instalar um marcador de temperatura digital, e o outro será um filtro de óleo com separador de água.
O mais será voltar a rodar, afinal tem alguma praias aqui no sul para serem visitadas.
Um forte abraço e muita sorte com sua nova aquisição.
Caro José, uma coisa me preocupa IMENSAMENTE: retífica do motor. Sérgio Holanda disse que meu carro muito possivelmente nunca soube o que era uma trilha, o que teoricamente ajuda a manter o motor jovem, desde que com manutenção em dia. Mas, essa retífica em motores desse naipe, que fica na faixa de 10 a 12 mil dilmas, porque ocorre tão "cedo"? Pensei que era motor pra uns 700 K km sem maiores problemas.
Pretendo fazer o seguinte: a cada 2 tanques, troco o filtro de combustível, que sai bem mais em conta que gastar com manutenção/troca de bomba injetora.
Mas é isso, tirando esses receios, dá pena até de sair com a azulona. Ela fica linda por fora. Dá vontade de estacionar dentro de casa (minha mulher já tá fula com a bicinha)!
pauloalberto
27/11/2011, 16:58
Parabens!!!! Aproveite bastante esta maravilha....que com toda certeza, deve estar em perfeitas condições, devido a quem a indicou para voce...
abs
Parabéns pela viatura, agora o melhor é saber que nosso grande amigo Sérgio Sabe Tudo Holanda, dá uma de Papai Noel de vez em quando êta
sujeito arretado ôxiii rs Um abraço Inner
jorge.duarte
27/11/2011, 20:36
Caro José, uma coisa me preocupa IMENSAMENTE: retífica do motor. Sérgio Holanda disse que meu carro muito possivelmente nunca soube o que era uma trilha, o que teoricamente ajuda a manter o motor jovem, desde que com manutenção em dia. Mas, essa retífica em motores desse naipe, que fica na faixa de 10 a 12 mil dilmas, porque ocorre tão "cedo"? Pensei que era motor pra uns 700 K km sem maiores problemas.
Pretendo fazer o seguinte: a cada 2 tanques, troco o filtro de combustível, que sai bem mais em conta que gastar com manutenção/troca de bomba injetora.
Mas é isso, tirando esses receios, dá pena até de sair com a azulona. Ela fica linda por fora. Dá vontade de estacionar dentro de casa (minha mulher já tá fula com a bicinha)!
Dorderf,
Fica frio...não pense no pior...ande e curta o carro. Se vc for consultar alguns tópicos aqui, verá que na maioria das vezes o usuário deu mole, com falta de manutenção e fundiu o motor. Problemas, podem acontecer com qualquer um e em qualquer lugar. Esse negocio de torcar filtro a cada 2 tanques, trocar o oleo com 1.000km, etc...vc vai ver que não consiguirá dar continuidade. Imagina, enchi o segundo tanque vou lá no estoque (vc vai precisar de um quartinho para guardar os filtros...eheheh), abro o capú e troco...imagina? Esquece, isso. Prevenção pode ser usada de outra forma: Trocando o oleo na KM certa, usar oleo bom, fazer as revisões necessarias, usar Diesel de qualidade de preferencia onde o posto tenha bandeira e movimento de Diesel...etc, etc...Imagina se fossemos aplicar isso a nossa vida? Ficariamos em casa ao lado de um médico, esperando algo acontecer. Bricandeiras a parte, foi como disse no inicio, não pense no pior, ande e aproveite o carro.
Abs
Dorderf,
Fica frio...não pense no pior...ande e curta o carro. Se vc for consultar alguns tópicos aqui, verá que na maioria das vezes o usuário deu mole, com falta de manutenção e fundiu o motor. Problemas, podem acontecer com qualquer um e em qualquer lugar. Esse negocio de torcar filtro a cada 2 tanques, trocar o oleo com 1.000km, etc...vc vai ver que não consiguirá dar continuidade. Imagina, enchi o segundo tanque vou lá no estoque (vc vai precisar de um quartinho para guardar os filtros...eheheh), abro o capú e troco...imagina? Esquece, isso. Prevenção pode ser usada de outra forma: Trocando o oleo na KM certa, usar oleo bom, fazer as revisões necessarias, usar Diesel de qualidade de preferencia onde o posto tenha bandeira e movimento de Diesel...etc, etc...Imagina se fossemos aplicar isso a nossa vida? Ficariamos em casa ao lado de um médico, esperando algo acontecer. Bricandeiras a parte, foi como disse no inicio, não pense no pior, ande e aproveite o carro.
Abs
É isso aí. Tentar relaxar. É pq sair de um Civic pruma Hilux foi um passo do tamanho da SW4. Mas, realmente, é só fazer o que fazia com o Civic: trocar óleo e filtro a cada 5 K Km. E seguir os conselhos de Sérgio Holanda, que por sorte mora razoavelmente perto de casa.
Vou postar as fotos da garota!
Aí estão algumas fotos. A garagem definitiva não será essa. Será a da terceira foto, das toalhas. A garagem está sendo toda reformada pra receber a máquina!
322662322663322664322665322666
O motor. Depois tiro fotos mais detalhadas. Alguém pode dizer onde pegar o manual desse carro na net? O antigo dono, um senhor do interior, tá procurando, mas tá osso pra achar!
322667
José Tito de Lima Neto
28/11/2011, 09:13
Bom dia dorderf. O jorge tem razão, basta refletir sobre o seguinte fato: (porque um cara que fez o motor do seu carroduas veses no último ano não quer saber de se desfazer dele. Após rodar 290.000 km nas condições mais adversas possíveis, cheguei a conclusão que é o carro. do pantanal a amazonia, com água cobrindo os rodados, atravessando a reserva do xingu, e td isso trabalhando. Viagens que duravam de dois a tres meses. Tudo que aconteceu foi por conta de pequenos vacilos, ou fatalidades. Conheço o carro que tenho, e para garantir que desta vez chegue a 800.000 km, estou tomando algumas providencias. A primeira é substituição do radiador por um zerado e colocação do termometro digital (dica do nosso amigo jorge) a segunda é a instalação do filtro separador de água kobra a um custo de 250,00, (quero água só do lado de fora). Aconselho vc tambem a dar uma olhada nos pivots ( que pelas fotos os superiores são novos e tirantes trazeiros pois são peças da suspençãoque podem dar trabalho). O resto é curtir afinal a tua com 140.000 km é zero.
Esta semana volto a fazer a minha rodar, afinal as praias da santa e bela catarina me esperam
um grande abraço a todos
jorge.duarte
28/11/2011, 19:01
Aí estão algumas fotos. A garagem definitiva não será essa. Será a da terceira foto, das toalhas. A garagem está sendo toda reformada pra receber a máquina!
322662322663322664322665322666
Cara,
Só uma coisa me preocupa no que vi do teu carro.........o chassis está muito limpo, falta barro!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkk
abs
Cara,
Só uma coisa me preocupa no que vi do teu carro.........o chassis está muito limpo, falta barro!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkk
abs
Marquei de levar na oficina indicada por Sérgio Holanda no sábado. Vou trocas todos os óleos e filtros, ver estado da correia e, daí sim, começar a sujar a azulona - embora tô com coragem zero pra isso.
Acho que esse carro nunca viu lama na vida, sem brincadeira. Pelo que fui informado, o antigp dono guardava o carro quando havia sinais de chuva :putz:! E foi justamente por conta da água que comprei esse carro!
Bom dia dorderf. O jorge tem razão, basta refletir sobre o seguinte fato: (porque um cara que fez o motor do seu carroduas veses no último ano não quer saber de se desfazer dele. Após rodar 290.000 km nas condições mais adversas possíveis, cheguei a conclusão que é o carro. do pantanal a amazonia, com água cobrindo os rodados, atravessando a reserva do xingu, e td isso trabalhando. Viagens que duravam de dois a tres meses. Tudo que aconteceu foi por conta de pequenos vacilos, ou fatalidades. Conheço o carro que tenho, e para garantir que desta vez chegue a 800.000 km, estou tomando algumas providencias. A primeira é substituição do radiador por um zerado e colocação do termometro digital (dica do nosso amigo jorge) a segunda é a instalação do filtro separador de água kobra a um custo de 250,00, (quero água só do lado de fora). Aconselho vc tambem a dar uma olhada nos pivots ( que pelas fotos os superiores são novos e tirantes trazeiros pois são peças da suspençãoque podem dar trabalho). O resto é curtir afinal a tua com 140.000 km é zero.
Esta semana volto a fazer a minha rodar, afinal as praias da santa e bela catarina me esperam
um grande abraço a todos
José, quanto custa o radiador e esse termômetro? O antigo dono mandou varetar e trocar o líquido. A tampa é zero bala.
Galera, chegaram as molas e amortecedores da Ironman. Assim que instalar posto fotos do antes e depois.
parabéns, esta zero mesmo.
José Tito de Lima Neto
21/01/2012, 21:32
Galera, chegaram as molas e amortecedores da Ironman. Assim que instalar posto fotos do antes e depois.
Boa noite dorderf, me orienta quanto a custo e onde obteve, estou tentado a instalar na minha tb. Um abraço.
Olá Dorderf!
Parabens, carro lindo!
Fique tranquilo, eu tenho uma 98 igualzinha preta e no barro fica totalmente a vontade.
Tem só um pequeno problema, você vai casar com o carro!
Divirta-se e curta sem dó com a manutenção em dia não vai ter problemas.
Abraços
Fabrizio
AndréAngra
22/01/2012, 10:48
Que SW4 linda!
Parabéns.....antes de comprar o Troller, ví algumas SW4 no RJ e só ví carro bonito....mas estavama lém dos meus limites$$$$...
Parabéns, e aproveite pois é um carrão!!!
333361Antes do kit ironman
333364Depois do Kit Ironman
Achei que o carro subiu uns 20 cm! Impressionante. O bicho está muito estável, e olhe que ainda não alinhei e balanciei (não deu tempo, a instalação começou às 08h da manhã e acabou umas 14h. Mas, dentro do peito que bate de felicidade, agora começou a bater aflição. Eu vinha verificando o nível de óleo e dentro de 3 k km caiu consideravelmente. Ao ponto de não aparecer na vareta (embora no cluster não tenha acusado nada). Hj por precaução troquei todo o óleo (acredito que ainda havia uns 4 l).
Agora, não há pingos de óleo no chão. É como se óleo tivesse sendo queimado. Mas, só verifico fumaça preta quando acelero (e muita). Em velocidades normais de cruzeiro não aparece fumaça. E escuto tb um som como se fossem hélices saindo do eixo e retornando (tátátátá).
Seguem fotos de um vazamento que pode estar causando tal sumiço de óleo:
333366Essa mangueira vem da turbina?
333368Que mangueira é essa?
Pois é galera, Elias, mecânico da Revi disse que pode ser motor querendo bater (pior situação) ou vazamentos que pode ocorrer em razão da grande pressão do óleo quando o carro atinge uma rotação mais elevada (seria a turbina queimando óleo? Há essa possibilidade?).
Se for motor batido, meu medo, aí a conta será MUITO salgada (um cliente fez o motor de uma SW4 2001 e gastou R$ 10.000,00, agora comprou absolutamente tudo em autorizada do Recife, o que deixou os valores altos. Acredito que comprando na Ferraço ou América consiga chegar a no máximo 60% desse valor). Agora quero crer que não seja motor batendo, haja vista a força que o carro tem e que não é fumaça branca que surge quando acelero com força, além de que já gastei, fácil nesse carro, de dezembro de 2011 até agora, R$ 7.000,00.
Sugestões?
dorderf, boa noite acredito q a foto número 3 se refere a mangueira q fica na tampa do cabeçote, é uma mangueira de respiro, não é comum a saída de óleo por ele, por favor me corrijam se eu estiver enganado, não sou mecânico, acho q o meca tem razão o motor tá cuspindo óleo, vamos torcer pra q não seja isso, de qualquer forma não custa procurar outra oficina p outro diagnóstico, ademais a viatura tá nas alturas hehehe, a pneuzada ficou pequena, vais ter q partir pra uma medida maior, mas primeiro, o coração da criança, o cabeçote do 1KZT é de alumínio, daí ter mais cuidado c temperaturas elevadas, c possíveis trincas do mesmo, dorderf já tive uma 97 sw4 igual a sua e sei q esse motor´tem q haver um cuidado extra, muitos relatos e diversos posts sobre o assunto do superaquecimento e subdimensionamento do radiador aqui mesmo no fórum, ficarei na torcida pra q não seja nada grave, forte abraço meu amigo.
dorderf, boa noite acredito q a foto número 3 se refere a mangueira q fica na tampa do cabeçote, é uma mangueira de respiro, não é comum a saída de óleo por ele, por favor me corrijam se eu estiver enganado, não sou mecânico, acho q o meca tem razão o motor tá cuspindo óleo, vamos torcer pra q não seja isso, de qualquer forma não custa procurar outra oficina p outro diagnóstico, ademais a viatura tá nas alturas hehehe, a pneuzada ficou pequena, vais ter q partir pra uma medida maior, mas primeiro, o coração da criança, o cabeçote do 1KZT é de alumínio, daí ter mais cuidado c temperaturas elevadas, c possíveis trincas do mesmo, dorderf já tive uma 97 sw4 igual a sua e sei q esse motor´tem q haver um cuidado extra, muitos relatos e diversos posts sobre o assunto do superaquecimento e subdimensionamento do radiador aqui mesmo no fórum, ficarei na torcida pra q não seja nada grave, forte abraço meu amigo.
Herick, mas cabeçote cospe óleo? Se for o motor, o jeito é ir colocando óleo de 3 k em 3 k km enquanto não junto dinheiro pra me lascar pra fazer o motor. Agora é estranho demais. Não há barulho diferente com motor funcionando. É o mais puro e belo barulho do motor diesel funcionando...
Dá uma olhada nesse óleo. Se for o caso de motor cansado, pode ser uma opção para adiar uma retífica e diminuir o consumo do óleo.
LUBRAX TURBO VIGOROS
Lubrificante mineral destinado aos veículos que possuem motores com necessidades especiais de lubrificação, como é o caso dos motores a diesel com mais de 100.000 km de uso e os utilizados continuamente. Sua viscosidade balanceada e pacote de aditivos especiais reduzem o consumo, pois previnem vazamentos internos e externos, além de proporcionar ganho de potência e manter a taxa de compressão dos cilindros.
Disponível em embalagens de 20L.
Classificação: API CF-4
Viscosidade: SAE 25W-60
Dá uma olhada nesse óleo. Se for o caso de motor cansado, pode ser uma opção para adiar uma retífica e diminuir o consumo do óleo.
LUBRAX TURBO VIGOROS
Lubrificante mineral destinado aos veículos que possuem motores com necessidades especiais de lubrificação, como é o caso dos motores a diesel com mais de 100.000 km de uso e os utilizados continuamente. Sua viscosidade balanceada e pacote de aditivos especiais reduzem o consumo, pois previnem vazamentos internos e externos, além de proporcionar ganho de potência e manter a taxa de compressão dos cilindros.
Show de bola, Dimasi! Encaixou feito uma luva!
Herick, mas cabeçote cospe óleo? Se for o motor, o jeito é ir colocando óleo de 3 k em 3 k km enquanto não junto dinheiro pra me lascar pra fazer o motor. Agora é estranho demais. Não há barulho diferente com motor funcionando. É o mais puro e belo barulho do motor diesel funcionando...
cuspindo óleo quis dizer q o seu motor foi pro saco, mas essa idéia do Fabiano vai resolver temporariamente o seu problema, fico na torcida pra q tudo se solucione sem teres q gastar $$$$ por enqto, :smile: abraço.
cuspindo óleo quis dizer q o seu motor foi pro saco, mas essa idéia do Fabiano vai resolver temporariamente o seu problema, fico na torcida pra q tudo se solucione sem teres q gastar $$$$ por enqto, :smile: abraço.
Mas um motor q foi pro saco tem força pra subir ladeira, anda fácil em 100 km/h? É isso que não entendo. Galera, quem vos escreve é um zero à esquerda em mecânica!
Mas um motor q foi pro saco tem força pra subir ladeira, anda fácil em 100 km/h? É isso que não entendo. Galera, quem vos escreve é um zero à esquerda em mecânica!
Fica calmo meu amigo, primeiro faz aquilo q postei anteriormente, procura outro meca, vamos por partes, como dizia o velho Jack o estripador, hehehe, pode ser um mar de problemas, somente um profissional especializado vai dar o diagnóstico correto, agora no final tudo dá certo meu amigo, tenho tb a mesma paixão q vc tem pela sua, já teve posts anteriores q já disseram o q vou te dizer: vc casou c essa viatura e é eterno, pelo menos enqto durar, só pra vc ter uma idéia, c certeza c a minha pick-up atual, já gastei o valor de uma outra igual e ainda não fiz motor em 7 anos de casamento, a minha tá c originais 380.000 km, recém turbinada, considero essas viaturas verdadeiros tanques de guerra, forte abraço.
Fica calmo meu amigo, primeiro faz aquilo q postei anteriormente, procura outro meca, vamos por partes, como dizia o velho Jack o estripador, hehehe, pode ser um mar de problemas, somente um profissional especializado vai dar o diagnóstico correto, agora no final tudo dá certo meu amigo, tenho tb a mesma paixão q vc tem pela sua, já teve posts anteriores q já disseram o q vou te dizer: vc casou c essa viatura e é eterno, pelo menos enqto durar, só pra vc ter uma idéia, c certeza c a minha pick-up atual, já gastei o valor de uma outra igual e ainda não fiz motor em 7 anos de casamento, a minha tá c originais 380.000 km, recém turbinada, considero essas viaturas verdadeiros tanques de guerra, forte abraço.
Na verdade o meca é bom. Ele disse que na pior das hipóteses é motor batendo. Mas tem que analisar. Sérgio Holanda leva a SR5 dele nessa oficina.
LUBRAX TURBO VIGOROS
A questão é, onde encontrar esse bendito?
fgonelli
26/02/2012, 13:46
Sugestões?[/QUOTE]
A primeira mangueira é o suspiro do carter que entra na sucção da turbina.
A segunda mangueira é da linha de vacuo de controle da bomba injetora.
Esses dois vazamentos não tem nada a ver com um consumo de lubrificante anormal.
Eu tenho uma sw4 97 e em seu lugar trocaria o oleo , colocaria um aditivo da bardall e aconpanhava o nivel para ter certeza que está baixando. Procurar vazamentos pelos retentores e verificar se o motor está fumaçando pelo suspiro, são uma boa idéa.
Boa sorte, Felipe.
jorge.duarte
26/02/2012, 13:58
333361Antes do kit ironman
333364Depois do Kit Ironman
Achei que o carro subiu uns 20 cm! Impressionante. O bicho está muito estável, e olhe que ainda não alinhei e balanciei (não deu tempo, a instalação começou às 08h da manhã e acabou umas 14h. Mas, dentro do peito que bate de felicidade, agora começou a bater aflição. Eu vinha verificando o nível de óleo e dentro de 3 k km caiu consideravelmente. Ao ponto de não aparecer na vareta (embora no cluster não tenha acusado nada). Hj por precaução troquei todo o óleo (acredito que ainda havia uns 4 l).
Agora, não há pingos de óleo no chão. É como se óleo tivesse sendo queimado. Mas, só verifico fumaça preta quando acelero (e muita). Em velocidades normais de cruzeiro não aparece fumaça. E escuto tb um som como se fossem hélices saindo do eixo e retornando (tátátátá).
Pois é galera, Elias, mecânico da Revi disse que pode ser motor querendo bater (pior situação) ou vazamentos que pode ocorrer em razão da grande pressão do óleo quando o carro atinge uma rotação mais elevada (seria a turbina queimando óleo? Há essa possibilidade?).
Se for motor batido, meu medo, aí a conta será MUITO salgada (um cliente fez o motor de uma SW4 2001 e gastou R$ 10.000,00, agora comprou absolutamente tudo em autorizada do Recife, o que deixou os valores altos. Acredito que comprando na Ferraço ou América consiga chegar a no máximo 60% desse valor). Agora quero crer que não seja motor batendo, haja vista a força que o carro tem e que não é fumaça branca que surge quando acelero com força, além de que já gastei, fácil nesse carro, de dezembro de 2011 até agora, R$ 7.000,00.
Sugestões?
Dordef,
O que o amigo Herick, disse está correto, a foto parece ser o respiro de oleo e pelo que vi nada de vazamento. Como o respiro passa vapor de oleo é normal ficar húmido de oleo. A turbina é uma grande vilã quando falamos de consumo de oleo. Vc comentou que não sai fumaça, mas quando a turbina tá ferrada e dá passagem para a carcaça quente o oleo vai "crú" para a descarga, ou seja não é queimado no motor, não sai fumaça. 2 coisas que vc pode verificar, para saber se é turbina:
1-passar o dedo na saida da descarga...não deve ter sinais de oleo "liquido".
2- soltar a mangueira que sai da turbina e vai para o coletor de admissão, não pode ter oleo...quando a turbina tá ferrada ela também pode dar passagem para a carcaça fria, aí sim teria o carro fumaçando.
abs
fgonelli (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fgonelli.html), jorge.duarte (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/jorge.duarte.html), HERICK (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/herick.html) e Dimasi! Só gente fina! É ótimo saber que esses vazamentozinhos não interferem no consumo do óleo. De fé que não acredito que seja motor batido ou batendo. Ele funciona super redondo, quando giro a chave ele pega sem demora alguma, tem força e agora, com o cárter completo, na hora que acelero forte diminuiu bastante a fumaça.
Sérgio Holanda disse que pode ser só algum anel do motor com problema, aí só precisa abrir a parte de baixo, substituir o danado e fechar de novo.
Florestal
26/02/2012, 21:31
Pessoal eu uso o lubrax top turbo e to bem contente com ele..
abs
LUBRAX TURBO VIGOROS
Galera, não achei o Vigoros. O que acham desse aqui Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398)
Mesma especificação do Vigoros. Balde com 20l sai a 230 reais. 11,50 por litro. Bem menos que paguei no Castrol 15W40 CRB TURBO.
Esse meu carro passou muito tempo parado com o antigo dono. Pra vcs terem uma ideia, quando fui comprar fazia 1 ano que não se trocava o óleo. E detalhe, o óleo NÃO estava baixo. Mas acredito que o óleo anterior era mais grosso.
joaodopet
27/02/2012, 11:09
Olá amigo, também somos felizes proprietários de uma SW4 97 3.0!
Mande dar uma olhada no motor, pois não é normal consumir essa quantidade de óleo, e muito menos enfumaçar tanto nas aceleradas.
Nosso carro anda que é uma beleza, e não enfumaça nada, mesmo forçando em marchas fracas ou subindo serras, pode atolar o pé que sai só aquela leve fumaça(que todos carros que não são injetados têm), mas nada de fumaceira preta não!
Torço para que seja só uma bomba mal regulada ou algum anel do motor!
Abraços,
Igor
Carro batendo o motor chega nos 120/130 km/h pedindo mais? Só não fui pq sei que carro a diesel tem outra função. Foram quase 500 km com velocidade de cruzeiro de 120 km/h e o ponteiro da temperatura não saia da faixa que deve estar. E a fumaceira preta diminuiu vertiginosamente depois que troquei o óleo. Mas ainda tá lá consumindo. Isso é que é um motor "batendo" bom danado!
fgonelli
03/03/2012, 20:21
Rodando em estrada é bem normal consumir 0,5L a cada 500Km( se não me engano está até no manual).
Quanto a fumaça preta não tem muito a ver com lubrificamte e sim excesso de diesel (bico injetor, bomba injetora). O que pode ser feito é colocar 1L de querosene quando for encher o tanque e ver se melhora.
Agora se vc sentiu melhora no desempenho ao trocar o óleo, eu trocaria de novo óleo e filtro com adição de bardall, para dormir tranquilo.
Abraço, Felipe.
Rodando em estrada é bem normal consumir 0,5L a cada 500Km( se não me engano está até no manual).
Quanto a fumaça preta não tem muito a ver com lubrificamte e sim excesso de diesel (bico injetor, bomba injetora). O que pode ser feito é colocar 1L de querosene quando for encher o tanque e ver se melhora.
Agora se vc sentiu melhora no desempenho ao trocar o óleo, eu trocaria de novo óleo e filtro com adição de bardall, para dormir tranquilo.
Abraço, Felipe.
Não rodei nem 1000 Km com o óleo que troquei. Será que vale a pena trocar de novo? Esse Bardall, qual especificação? Onde encontro?
Rapaz, a SW4 tava melhor que meu Civic. Foguete total. E detalhe, com 7 pessoas dentro do carro (que com a gordurinha extra dava 8).
Perguntei à minha mulher: "e aí, se for motor, vale ou não a pena fazer o motor de uma máquina dessa?"
Ela disse que valia, mas no momento o dindin tá escasso (foram 38 mil pela viatura e 7 mil de revisão + kit ironman).
Será que vale a pena na próxima troca de óleo colocar esse Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398) ?
Quero segurar o máximo gasto nessa hora. Pq me conheço, quando o assunto é carro só faço tudo o certo. Se for fazer o motor, quero tudo zero e absolutamente original (ou seja, tome dinheiro pra cima, que é algo que agora tá bem ruim).
luiz eduardosh
04/03/2012, 18:16
Não rodei nem 1000 Km com o óleo que troquei. Será que vale a pena trocar de novo? Esse Bardall, qual especificação? Onde encontro?
Rapaz, a SW4 tava melhor que meu Civic. Foguete total. E detalhe, com 7 pessoas dentro do carro (que com a gordurinha extra dava 8).
Perguntei à minha mulher: "e aí, se for motor, vale ou não a pena fazer o motor de uma máquina dessa?"
Ela disse que valia, mas no momento o dindin tá escasso (foram 38 mil pela viatura e 7 mil de revisão + kit ironman).
Será que vale a pena na próxima troca de óleo colocar esse Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398) ?
Quero segurar o máximo gasto nessa hora. Pq me conheço, quando o assunto é carro só faço tudo o certo. Se for fazer o motor, quero tudo zero e absolutamente original (ou seja, tome dinheiro pra cima, que é algo que agora tá bem ruim).
Dordef, primeiramente parabéns por pegar uma viatura com assessoria do Serjão, o cara se garante!!!! e é gente muito boa, também chegou a olhar uma para mim na maior boa vontade.
Se estás com o meca dele, fica tranquilo e vá curtir o carro. Consumo de óleo acontece, claro não em grandes quantidades, mas o próprio manual prevê a baixa de óleo e se for grande, vá completando com o mesmo que ainda rodas muuuuuuito até mecher neste motor.
Sim uma dica é que não voltes a mudar o óleo, pois este é um dos problemas de baixa, ou seja, ficar mudando a especificação não é legal, pois o carro tipo "se acostuma" com um tipo e se ficas mudando não é bom, portanto mantenhas o que estás usando, por pelo menos mais duas trocas para aí sim poder teres um parâmetro, sem falar que fique de olho na vareta e complete se necessário antes da troca de óleo e filtro.
Acho que é isso no mais é curtir o carro e desencanar. Também saí de um civic (2002) para a minha que mesmo sem ser turbinada, não me arrependo...
abs e boa sorte!!!
Dordef, primeiramente parabéns por pegar uma viatura com assessoria do Serjão, o cara se garante!!!! e é gente muito boa, também chegou a olhar uma para mim na maior boa vontade.
Se estás com o meca dele, fica tranquilo e vá curtir o carro. Consumo de óleo acontece, claro não em grandes quantidades, mas o próprio manual prevê a baixa de óleo e se for grande, vá completando com o mesmo que ainda rodas muuuuuuito até mecher neste motor.
Sim uma dica é que não voltes a mudar o óleo, pois este é um dos problemas de baixa, ou seja, ficar mudando a especificação não é legal, pois o carro tipo "se acostuma" com um tipo e se ficas mudando não é bom, portanto mantenhas o que estás usando, por pelo menos mais duas trocas para aí sim poder teres um parâmetro, sem falar que fique de olho na vareta e complete se necessário antes da troca de óleo e filtro.
Acho que é isso no mais é curtir o carro e desencanar. Também saí de um civic (2002) para a minha que mesmo sem ser turbinada, não me arrependo...
abs e boa sorte!!!
Pois é luiz. O civic que tinha era show. Modelo EX, automático... mas parecia um kart de tão colado no chão.
Quanto ao óleo, eu sempre tô olhando. Fui eu que percebi que tinha que completar pq nem na vareta tava aparecendo. Agora tô por dentro como é o esquema e tô sempre com óleo dentro do carro (peguei 2 litros extras). Agora é relaxar e fazer a troca com menor tempo. E depois da próxima troca pegar um óleo mais grosso (tava pensando num 25W60). Aí ano que vem, se for preciso, deixo o motor zero bala, com tudo original.
toyotero sr5
04/03/2012, 19:53
Caro dorderf
Minha viatura tambem consome um pouco de oléo a cada 2.000k estou adicionando menos de meio litro. Meu mecanico disse que por esse motor ser muito forte e a lubrificação da turbina é feita com uma pelicula de oléo é normal abaixar um pouco e como o pessoal citou anteriormente está presente no manual esta situação. Logo quando comprei a minha sw perdi o cabeçote , mas fiz a substituição e não desanimei pois essas toyotas são o bicho. Abraço e boa sorte.
Caro Dorfderf,
qunado comprei a minha SW4 98 TD mandei fazer as revisões num meca que foi me sinalizado por um amigo. Resultado: R$ 3.500 de peças entre buchas, pivot etc. tudo original Toy e troca dos fluidos.
Ele botou um oleo que ele usa correntemente (não lembro qual...) e o resultado foi que com 2000km tinha baixado nivel até o minimo. Completei com o mesmo oleo com o coração apertado e quando cheguei a 4000km tinha "bebido" mais um litro.
Pesquisei, fiz a troca com Lubrax Top Turbo e adivinha? Desde então o bendito nivel não baixou nem de um pingo.
Estes motores exigem muito do oleo, que tem função tambem de refrigerante interno e lida com as temperaturas e pressões do turbo.
Muda de oleo e verifica.
Outra coisa: fumaça é diesel. Leve o carrão para dar uma boa verificada nos bicos e na bomba (fora do carro com o banco especifico). Vai gastar um $$$ mas nada que se compare ao fazer um motor a toa e a tranquilidade de andar com tudo no lugar certo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio
fgonelli
04/03/2012, 23:06
Meu camarada, eu só falei em trocar o óleo de novo, por que vc falou que sentiu diferença apos a primeira troca. E como o seu carro ficou parado muito tempo talvez fosse bom para tirar qual quer residuo de borra de óleo fora da validade. Mas sei exatamente como é estar sem grana por causa do carro(minha esposa capotou com a minha sw4 e agora estou gastando os tubos para restaurar a viatura). Como vc roda bastante, pelo o que eu ví, acho que pode esperar a kilometragem serta.
O bardall que eu falei tá errado é bardahl! Eu sempre adiciono 1L nas minhas trocas de óleo. É um produto bem conceituado para motores a diesel mas existem outros. O nome do aditivo é bardahl B12 é vendido em posto de combustivel(principalmente onde tem muito caminhão) e autopeças.
Quanto ao óleo acho que o top turbo basta, não acho legal aumentar a viscosidade do óleo pois o motor fica mais preso.
Nessa ultima viagem de 500km que vc falou, quanto ela bebeu de lubrificante?
Fez o teste de botar querosene no diesel? Melhorou a fumaça?
Vc já trocou o filtro de diesel? Se não vai correndo trocar! Afinal levar um prejú na BI de mais de 3000$$$ por causa de um filtro de 40 contos é F....
Abraço, Felipe.
Meu camarada, eu só falei em trocar o óleo de novo, por que vc falou que sentiu diferença apos a primeira troca. E como o seu carro ficou parado muito tempo talvez fosse bom para tirar qual quer residuo de borra de óleo fora da validade. Mas sei exatamente como é estar sem grana por causa do carro(minha esposa capotou com a minha sw4 e agora estou gastando os tubos para restaurar a viatura). Como vc roda bastante, pelo o que eu ví, acho que pode esperar a kilometragem serta.
O bardall que eu falei tá errado é bardahl! Eu sempre adiciono 1L nas minhas trocas de óleo. É um produto bem conceituado para motores a diesel mas existem outros. O nome do aditivo é bardahl B12 é vendido em posto de combustivel(principalmente onde tem muito caminhão) e autopeças.
Quanto ao óleo acho que o top turbo basta, não acho legal aumentar a viscosidade do óleo pois o motor fica mais preso.
Nessa ultima viagem de 500km que vc falou, quanto ela bebeu de lubrificante?
Fez o teste de botar querosene no diesel? Melhorou a fumaça?
Vc já trocou o filtro de diesel? Se não vai correndo trocar! Afinal levar um prejú na BI de mais de 3000$$$ por causa de um filtro de 40 contos é F....
Abraço, Felipe.
fgoneli, troquei o filtro do diesel assim q peguei a viatura. Ainda não chegou nos 5 k km. Mas antes disso vou trocar. Nessa viagem bebeu cerca de 500 ml. Quanto tá o litro do top turbo da BR?
fgonelli
05/03/2012, 23:35
Se trocou, tá beleza.
Desculpa sobre a informação do manual (o manual que fala que o consumo de óleo é normal até 1L por cada 1000km é o do motor ap do santana kkkkkkk).No manual da toyota sw4 97 está assim:
Pagina 2-5
Ao avaliar a quantidade de óleo consumida, observe que o óleo se dilui tornado difícil avaliar o nível real com precisão.
Por exemplo, se um veículo é usado para repetias viagens curtas e consome uma quantidade normal de óleo, a vareta medidora pode não mostrar queda no nível de óleo, mesmo depois de 1000 km ou mais. Isto porque o óleo gradativamente se dilui com o combustível ou umidade, dando a parecer que o nível não mudou.
Os ingredientes diluidos evaporam-se quando o veículo é posteriormente dirigido em altas velocidades, como em uma via expressa, fazendo parecer que o óleo é excessivamente consumido depois que se dirige a altas velocidades.
Não sei quanto esta o litro do Topturbo, mas dê uma olhada na discussão - "Óleo para aguentar o tranco" do próprio Fórum.
Abraço, Felipe
Caro Dorfderf,
qunado comprei a minha SW4 98 TD mandei fazer as revisões num meca que foi me sinalizado por um amigo. Resultado: R$ 3.500 de peças entre buchas, pivot etc. tudo original Toy e troca dos fluidos.
Ele botou um oleo que ele usa correntemente (não lembro qual...) e o resultado foi que com 2000km tinha baixado nivel até o minimo. Completei com o mesmo oleo com o coração apertado e quando cheguei a 4000km tinha "bebido" mais um litro.
Pesquisei, fiz a troca com Lubrax Top Turbo e adivinha? Desde então o bendito nivel não baixou nem de um pingo.
Estes motores exigem muito do oleo, que tem função tambem de refrigerante interno e lida com as temperaturas e pressões do turbo.
Muda de oleo e verifica.
Outra coisa: fumaça é diesel. Leve o carrão para dar uma boa verificada nos bicos e na bomba (fora do carro com o banco especifico). Vai gastar um $$$ mas nada que se compare ao fazer um motor a toa e a tranquilidade de andar com tudo no lugar certo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio
Foi quase igual quando comprei o meu. O bicho é zerado, mas tive que trocar pivôs, óleos, correia dentada e demais correias, carga de gás. Aí bateu nos 3 mil. Mas depois tive que resolver um problema de vazamento, que vinha da caixade direção, aí foram mais 700 entre mão de obra e peças... E por aí vai.
A história do óleo tá parecendo muito a sua. A próxima troca vou meter o top turbo.
Galera, não tô vendo mais baixa de óleo e o carro não tá fumaçando... Será que é pq tô usando só S50? Será que o fato do carro ter passado tanto tempo parado e depois da troca por óleo novo o motor tenha consumido mais por algum motivo?
Outro detalhe que percebi é que o óleo tá com aspecto de novo, bem diferente do que eu notei quando fiz a primeira troca depois de ter passado tanto tempo parado - o óleo em pouco tempo ficou BEM escuro.
Depois que troquei o óleo rodei cerca de 1000 km e o óleo na vareta tá um pouco acima da metade da faixa do mínimo-máximo.
Galera, não tô vendo mais baixa de óleo e o carro não tá fumaçando... Será que é pq tô usando só S50? Será que o fato do carro ter passado tanto tempo parado e depois da troca por óleo novo o motor tenha consumido mais por algum motivo?Outro detalhe que percebi é que o óleo tá com aspecto de novo, bem diferente do que eu notei quando fiz a primeira troca depois de ter passado tanto tempo parado - o óleo em pouco tempo ficou BEM escuro.Depois que troquei o óleo rodei cerca de 1000 km e o óleo na vareta tá um pouco acima da metade da faixa do mínimo-máximo.Q bom q aparentemente resolveu o problema, bem provavel o carter estar c borras de oleo, retire o excesso de oleo, pra nao estourar nenhim reteentor, o oleo npvo ficar preto é nprmal, viscosidade boa, respeitaros prazos de troca, ta tudp certo, ok!
fgonelli
22/03/2012, 21:23
Galera, não tô vendo mais baixa de óleo e o carro não tá fumaçando... Será que é pq tô usando só S50? Será que o fato do carro ter passado tanto tempo parado e depois da troca por óleo novo o motor tenha consumido mais por algum motivo?
Outro detalhe que percebi é que o óleo tá com aspecto de novo, bem diferente do que eu notei quando fiz a primeira troca depois de ter passado tanto tempo parado - o óleo em pouco tempo ficou BEM escuro.
Depois que troquei o óleo rodei cerca de 1000 km e o óleo na vareta tá um pouco acima da metade da faixa do mínimo-máximo.
Que beleza!
Fico muito feliz por na verdade o carro não ter problema e vc continuar " feliz igual pinto na lama ".
Esse carro é muito bom. Agora o negocio é só curtir.
Abraço, Felipe.
Olá Pessoal como eu tambem sou mais feliz que pinto na lama e este forúm e a galera são como gurus, onde tiro todas as minhas dúvidas e admiro cada vez mais a SW4 98-01 vou colocar as fotos da minha!
337557337558337559
guilhermeabreu
23/03/2012, 12:48
Olá Pessoal como eu tambem sou mais feliz que pinto na lama e este forúm e a galera são como gurus, onde tiro todas as minhas dúvidas e admiro cada vez mais a SW4 98-01 vou colocar as fotos da minha!
337557337558337559
PARABENS , BELEZA
A última foto ficou distorcida , NÃO VALE .
Que beleza!
Fico muito feliz por na verdade o carro não ter problema e vc continuar " feliz igual pinto na lama ".
Esse carro é muito bom. Agora o negocio é só curtir.
Abraço, Felipe.
Carro LINDO! O verde misturado com a lama ficou show!
337557337558337559
Celtics parabéns, mais um toyoteiro na área, engrandecendo a família Toyota, ademais tem um tópico só de fotos de hilux, posta lá mais fotos desta linda viatura, adorei as rodas pintadas de preto, abraço.
Galera, esse dias, por curiosidade, tirei a chave da ignição com o carro ligado. Ficou sem a chave, mas o carro não desligou (pq não girei pra desligar). É normal sair a chave e o carro ficar ligado?
Galera, esse dias, por curiosidade, tirei a chave da ignição com o carro ligado. Ficou sem a chave, mas o carro não desligou (pq não girei pra desligar). É normal sair a chave e o carro ficar ligado?
Normal não é. Isto é chave ou miolo com desgaste. De certa forma é comum acontecer em carros velho e principalmente em motos. Alias é por isto que motoqueiro usa aquela chave com alça. Não é para por no pescoço. É para por no espelho e não perder a chave!
Não tem muito problema, o carro não liga sem a chave. Só pode acontecer da chave cair.
Abraços
Tiago & Jimny
21/05/2012, 17:08
Galera tudo bem?
Sou novo na área. Estou vendendo um Jimny para sair das trilhas e viajar. To com uma SW4 2002, um sonho realizado graças a muito suor e trabalho.
O carro era tudo aquilo que eu já esperava de anos de Jipe Clube e mais um pouco. Apaixonei!
Vi que vcs falaram sobre consumo de óleo. A minha engoliu 1 litro de óleo com 3.000kms de circuito misto (estrada/cidade). Me assustei, mas o carro simplesmente NÃO FAZ FUMAÇA!! Nem fede o escapamento, digo isso como orfão de Bandeirante. Mas gostaria de seguir a dica e tentar trocar de marca para melhorar o consumo. Eu to usando o Rimula R3 da Shell, devo misturar o B12 da Bardall? Não vai soltar borra?
Outra dúvida minha é quanto à direção. Não sei se é exclusivo da minha, mais quando ando em chão de tinta, como Shoppings, o pneu dianteiro canta muito quando faço curvas fechadas, mas acabei de alinhar o carro... Isso é normal do carro? Inclusive a roda da direita se esterçar muito as vezes enconsta no chassis... Mais no alinhamento não acusou nada. Nem sinais de batida.
Troquei a pouco tempo os braços axiais e ponteiras (tudo original claro) para acabar com folgas. Meu mecânico disse que tava tudo certo, e ele conhece as SW4. Será que estou deixando passar algo? To achando tbm que o volante puxa em imperfeições na pista e que o volante não desfaz depois de curvas fechadas, como se o caster tivesse com o caster zerado, mas vi que está nas medidas de fábrica... Mas assim, tá super seguro e confortável. Me parece características do carro mesmo.
Olhei de fora e a impressão é que a roda inclina muito durante curvas fechadas.
Alguém aqui já botou Kit da Ironman? Renatão, o que vc tá achando do Kit? Mudou muito a geometria da suspensão? As bieletas aguentam?
As fotos da viatura abaixo pra gente lembrar depois como ela era antes de preparar rsrs. Abraços pessoal!
348763348764
fgonelli
21/05/2012, 17:56
Parabens, voce adiquiriu um excelente carro.
Pode usar o Bardall b12 sem medo.
A direção é melhor checar os parafusos que fazem a regulagem de camber e caster pois na minha as chapas que sentralisam eles amassaram e ela ficou com esse mesmo comportamento que não é normal inclusive arrastando a roda no chassi. Se não podem ser as buchas da balança
O kit da iron man está me deixando muito satisfeito, o carro fica pouca coisa mais duro mas não chega a ser desconfortavel.
Boas viagens com o novo carro.
Felipe.
[QUOTE=Tiago & Jimny;1697056]Galera tudo bem?
Vi que vcs falaram sobre consumo de óleo. A minha engoliu 1 litro de óleo com 3.000kms de circuito misto (estrada/cidade). Me assustei, mas o carro simplesmente NÃO FAZ FUMAÇA!!
R: É normal esse carro não fazer fumaça. A bomba eletrônica é excelente em controlar esse tipo de coisa. 1l em 3 k km? Fique feliz. Isso dá pouca coisa a mais que 10% do total do óleo.
Nem fede o escapamento, digo isso como orfão de Bandeirante. Mas gostaria de seguir a dica e tentar trocar de marca para melhorar o consumo. Eu to usando o Rimula R3 da Shell, devo misturar o B12 da Bardall? Não vai soltar borra?
R: No meu carro uso apenas óleo TOP Turbo, a diminuição do consumo de óleo foi GIGANTESCA!
Tenho ironman nitrogas instalado e é só alegria. O carro parece uma Scania de altura!
guilhermeabreu
21/05/2012, 20:15
Galera tudo bem?
Sou novo na área. Estou vendendo um Jimny para sair das trilhas e viajar. To com uma SW4 2002, um sonho realizado graças a muito suor e trabalho.
O carro era tudo aquilo que eu já esperava de anos de Jipe Clube e mais um pouco. Apaixonei!
Vi que vcs falaram sobre consumo de óleo. A minha engoliu 1 litro de óleo com 3.000kms de circuito misto (estrada/cidade). Me assustei, mas o carro simplesmente NÃO FAZ FUMAÇA!! Nem fede o escapamento, digo isso como orfão de Bandeirante. Mas gostaria de seguir a dica e tentar trocar de marca para melhorar o consumo. Eu to usando o Rimula R3 da Shell, devo misturar o B12 da Bardall? Não vai soltar borra?
Outra dúvida minha é quanto à direção. Não sei se é exclusivo da minha, mais quando ando em chão de tinta, como Shoppings, o pneu dianteiro canta muito quando faço curvas fechadas, mas acabei de alinhar o carro... Isso é normal do carro? Inclusive a roda da direita se esterçar muito as vezes enconsta no chassis... Mais no alinhamento não acusou nada. Nem sinais de batida.
Troquei a pouco tempo os braços axiais e ponteiras (tudo original claro) para acabar com folgas. Meu mecânico disse que tava tudo certo, e ele conhece as SW4. Será que estou deixando passar algo? To achando tbm que o volante puxa em imperfeições na pista e que o volante não desfaz depois de curvas fechadas, como se o caster tivesse com o caster zerado, mas vi que está nas medidas de fábrica... Mas assim, tá super seguro e confortável. Me parece características do carro mesmo.
Olhei de fora e a impressão é que a roda inclina muito durante curvas fechadas.
Alguém aqui já botou Kit da Ironman? Renatão, o que vc tá achando do Kit? Mudou muito a geometria da suspensão? As bieletas aguentam?
As fotos da viatura abaixo pra gente lembrar depois como ela era antes de preparar rsrs. Abraços pessoal!
348763348764
TIAGO
Parabens pela compra . E seja bem vindo a este mundo SW4 .
Qdo tive BAND usava óleo da SHELL baixava muito o nível de óleo , mudei para o TEXACO super tdx e melhorou o consumo de óleo .
Mas atualmente estou usando já ha uns 4 anos o BR TOP TURBO como o DORDERF , este óleo para mim é o melhor de todos que já usei . RECOMENDO ÓLEO PETROBRAS BR TOP TURBO . Usando este óleo acredito que o consumo de óleo deve diminuír .
Uso tb , o MOLYKOTE A2 nos motores ha mais de 10 anos e tb recomendo , este MOLYKOTE faz diminuír muito o desgaste das peças móveis do motor , uso por recomendação de um engenheiro mecanico de manutenção de uma usina de açúcar em uma cidade do interior de São Paulo .
Não é normal o pneu gritar em curvas qdo passa por cima da faixa de tinta , é alinhamento errado , pode ser o que o FGONELLI falou e exsite tb um parafuso de regular batente dos dois lados , pode ser que estão fora de regulagem , como tem nas BANDS , ENGESA tb .
A minha num tempo ficou gritando pneu mesmo após o alinhamento em máquina eletronica , daquelas que saem o resultado do alinhamento de como estava e de como ficou e mesmo após este alinhamento e ter mem mostrado que ficou com as medidas de fábrica , continuou puxando um pouco para a esquerda e continuou gastando pneu mais por fora na roda esquerda , daí levei num alinhador CURIOSO e muito experiente , fez o alinhamento no olho e perguntei sobre as medidas e ele me respondeu se eu estava querendo ensinar o padre a rezar missa , fiquei quieto e deixei para ver o resultado .
Resumo : o carro deixou de puxar para o lado esquerdo , deixou de comer pneu , e deixou de gritar nas faixas pintadas e esta até hoje assim gastando pneus por igual .
Logo : o seu caso deve ser alinhamento errado e/ou mais os detalhes citados pelo FGONELLI .
Galera, pra aproveitar meu próprio tópico, amanhã irei, pela primeira vez, fazer uma trilha. "Tá com medo, pra que veio?", na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão.
Irei com pneus Dunlop Grandtrek AT3, que não são os mais adequados pra esse tipo de coisa (possivelmente lama pela frente). Mas, vou arriscar. O mestre Serjão estará na jogada, qualquer coisa ele me reboca.
Mas, algumas dúvidas surgem. NUNCA fiz trilha, como devo entrar na lama mais forte, mais pesada? Sugeriram que eu entrasse logo de 3ª reduzida. Caso ficasse, desse ré e colocasse 2ª reduzida.
Com qual pressão os pneus devem estar pra esse tipo de trilha? Se reduzir pra 18 lb, posso rodar até qts km/h na estrada?
Outra coisa, o respiro do diferencial e câmbio, qual risco, de 0 a 100, de serem captadores de água/lama numa trilha razoável? Não pe trilha hardcore, mas...
O que fazer após a trilha, além de lavar o bólido? Graxa?
Perdoem o desconhecimento, mas é assim que aprendemos!
guilhermeabreu
01/06/2012, 22:40
Galera, pra aproveitar meu próprio tópico, amanhã irei, pela primeira vez, fazer uma trilha. "Tá com medo, pra que veio?", na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão.
Irei com pneus Dunlop Grandtrek AT3, que não são os mais adequados pra esse tipo de coisa (possivelmente lama pela frente). Mas, vou arriscar. O mestre Serjão estará na jogada, qualquer coisa ele me reboca.
Mas, algumas dúvidas surgem. NUNCA fiz trilha, como devo entrar na lama mais forte, mais pesada? Sugeriram que eu entrasse logo de 3ª reduzida. Caso ficasse, desse ré e colocasse 2ª reduzida.
Com qual pressão os pneus devem estar pra esse tipo de trilha? Se reduzir pra 18 lb, posso rodar até qts km/h na estrada?
Outra coisa, o respiro do diferencial e câmbio, qual risco, de 0 a 100, de serem captadores de água/lama numa trilha razoável? Não pe trilha hardcore, mas...
CARO AMIGO DORDERF
Cada um tem sua própria experiencia , e experiencia só adquire fazendo errando acertando , só depois de slgum tempo vc saberá ao certo como vc tem que entrar mas sugiro :
1- Vc já deve entrar em 4x4 com a reduzida .
2- Vc não deve entrar numa marcha para ficar logo trocando , pois é na troca de marcha que entra lama na embreageme estraga a mesma , logo : dependendo do lamaçal já entra de 2ª reduzida e se for mais leveQto ao pode ír de 3ª reduzida , , MAS AÍ É QUE SÓ UMA PESSOA MAIS EXPERIENTE QUE PODE AVALIAR , neste caso vc antes de entrar pergunta ou vc analiza os outros entrarem primeiro e pergunta com que marcha passou , NÃO É VERGONHA VC PERGUNTAR .
3- Qto ao suspiro do diferencial , ANTES DE VC ÍR , DA UMA CONFERIDA SE AS MANGUEIRINHAS QUE SAEM DO SUSPIRO ESTÃO NO LUGAR , SE ESTÃO TUDO BEM , vc pode passar na água que não vai entrar água , a não ser se os retentores estiverem danificados .Mas se elas não estão lá TEM QUE PROVIDENCIAR A COLOCAÇÃO DELAS .
Mas assim que vc chegar da trilha no dia seguinte vc vai no meca ou vc mesmo pode analizar o óleo do diferencial se ele esta contaminado de água , qdo esta ele fica leitoso .
4- Na 1ª vez que a gente vai da uma adrenalina danada , fica tremendo mesmo se a trilha for de média dificuldade , mas depois vc vai acostumando e pegando a mãnha direitinho e vai querer ír toda a semana e cada vez mais vai querer trilhas mais difíceis , já fui em uma que tivemos que abortar o caminho de ída e voltamos tudo de novo e tivemos que providenciar ponte , cortar barranco e chegamos em cada 4:00hs da madrugada de volta e a famíklia toda desesperada pq não tinha como mandar notícia , difícil acesso que não pega celular .
5- Qto aos pneus pode ír de 18 libras tranquilo , se tiver como calibrar logo após vai de 14 libras que é melhor .
Só para vc ter uma idéia , qdo estive em IBITIPOCA tem um areal lá que só conseguí subir qdo coloquei 14 libras , com 18 não conseguia , faz uma diferença muito grande tanto para lama qto para areia esta diferença de libragem . Tem gente que usa 8 libras ,mmas pode correr o risco de destalonar e deve usar com câmara nesta libragem .
Vc vai ficar apaixonado .
SÓ PARA ENCERRAR :
NÃO VÁ PELA CABEÇA DOS OUTROS , " RESPEITE O SEU LIMITE " , SE VC ACHAR QUE NÃO DA , NÃO VAI , MESMO QUE SEJA PARA SER GOZADO NÃO FAÇA AQUILO QUE VC ACHA QUE NÃO DA PRA FAZER , as pessoas que se empolgam e ultrapassam o seu limite de segurança NORMALMENTE SE ACIDENTAM .
ABRÃÇÃO E APROVEITA BASTANTE E CONTA PRA GENTE DEPOIS COMO FOI
Fazendo jus ao título do tópico:
Feliz vc já estava, mas agora o pinto perde o cabaço e vai para a lama. Hahahaha
Boa trilha pro6
fgonelli
01/06/2012, 23:53
Meu camarada, o Serjão vai ta lá!
Perguntar pra min é perda de tempo. Pergunta para quem tem dotorado de atolero. Comversa com ele que eu não conheço ninguem melhor do que ele para responder todas as suas pergumtas.
Evite ao maximo rodar com pressão baixa nos pneus fora da trilha. Deixe para esvaziar os pneus quando estiver na trilha. E com certeza o Serjão tem um compressor no carro, pede pra ele um pouquinho de ar!rsrs
Se divirta e aprenda bastante com quem tem mais experiencia.
Boa trilha,
Felipe
Galera, já vou avisando, fotos só tirei quase que só do carro em casa - depois da trilha; Da ação em si, tenho que aguardar quem filmou na hora ou bateu foto :(
Mas, vou relatar a trilha:
Começou quase 1h do combinado, tinham quase 70 carros. Isso mesmo que vcs leram. A sorte que já colei em Serjão, que foi quem me salvou. No primeiro atoleiro de responsa, a Azulona fica!
Que vergonha... pensei, agora lascou, vou ficar em todos!
Desci do carro, na porra da lama, coloquei uma bota, mas assim que desci, afundei e a lama do canavial entrou pela bota. Me senti um filhinho de papai criado com leite de vacas suíças... Tirei a porra da bota e fui de pé liso mesmo, achar o ponto pra colocar a danada da corda que esqueci o nome.
Tudo isso na lama, sendo devidamente fotografado e filmado... Carro ficou imundo por fora e por dentro... E eu tb, mas felizmente só por fora!
Mas depois dessa vez, percebi que estava com pena do carro. Em trilha, é segunda reduzida e pé embaixo, de preferência vindo com uma certa distância. Depois dessa, não fiquei em mais nenhum ponto. Mas senti falta de pneus MUD. Mas é assim mesmo.
O que aprendi da trilha:
1° Vá calçado com pneus corretos
2° Quem tem pena de carro tá no lugar errado
3° Arrume um rádio
4° Leve MUITA água
5° Leve MUITA água
6°Quando disser que vai a uma trilha a sua mãe, que ficará com o neto dela, meu filho, - parece prova de raciocínio lógico-, meta umas 3 ou 4h do horário que o pessoal prometeu que vc estará em casa pra ela não ficar fula da vida - celular NÃO pega em trilha no meio do nada!
Tem mais um monte de coisa que aprendi, mas a adrenalina não me deixa lembrar.
Ah, prepare R$ 50,00 pra depois da trilha para mandar lavar o carro, não acredito que alguém ache interessante lavar a vtr que está COMPLETAMENTE imunda e cheia de pedaço de cana moído colado em todo lado.
Obs: notei que o freio de mão ficou uma bosta depois da trilha, vou ter que trocar o danado do tambor e lonas traseiras? Cacete!
Fazendo jus ao título do tópico:
Feliz vc já estava, mas agora o pinto perde o cabaço e vai para a lama. Hahahaha
Boa trilha pro6
Cabaço perdido, meu amigo! E literalmente na lama! kkkkkk
CARO AMIGO DORDERF
Cada um tem sua própria experiencia , e experiencia só adquire fazendo errando acertando , só depois de slgum tempo vc saberá ao certo como vc tem que entrar mas sugiro :
1- Vc já deve entrar em 4x4 com a reduzida .
2- Vc não deve entrar numa marcha para ficar logo trocando , pois é na troca de marcha que entra lama na embreageme estraga a mesma , logo : dependendo do lamaçal já entra de 2ª reduzida e se for mais leveQto ao pode ír de 3ª reduzida , , MAS AÍ É QUE SÓ UMA PESSOA MAIS EXPERIENTE QUE PODE AVALIAR , neste caso vc antes de entrar pergunta ou vc analiza os outros entrarem primeiro e pergunta com que marcha passou , NÃO É VERGONHA VC PERGUNTAR .
3- Qto ao suspiro do diferencial , ANTES DE VC ÍR , DA UMA CONFERIDA SE AS MANGUEIRINHAS QUE SAEM DO SUSPIRO ESTÃO NO LUGAR , SE ESTÃO TUDO BEM , vc pode passar na água que não vai entrar água , a não ser se os retentores estiverem danificados .Mas se elas não estão lá TEM QUE PROVIDENCIAR A COLOCAÇÃO DELAS .
Mas assim que vc chegar da trilha no dia seguinte vc vai no meca ou vc mesmo pode analizar o óleo do diferencial se ele esta contaminado de água , qdo esta ele fica leitoso .
4- Na 1ª vez que a gente vai da uma adrenalina danada , fica tremendo mesmo se a trilha for de média dificuldade , mas depois vc vai acostumando e pegando a mãnha direitinho e vai querer ír toda a semana e cada vez mais vai querer trilhas mais difíceis , já fui em uma que tivemos que abortar o caminho de ída e voltamos tudo de novo e tivemos que providenciar ponte , cortar barranco e chegamos em cada 4:00hs da madrugada de volta e a famíklia toda desesperada pq não tinha como mandar notícia , difícil acesso que não pega celular .
5- Qto aos pneus pode ír de 18 libras tranquilo , se tiver como calibrar logo após vai de 14 libras que é melhor .
Só para vc ter uma idéia , qdo estive em IBITIPOCA tem um areal lá que só conseguí subir qdo coloquei 14 libras , com 18 não conseguia , faz uma diferença muito grande tanto para lama qto para areia esta diferença de libragem . Tem gente que usa 8 libras ,mmas pode correr o risco de destalonar e deve usar com câmara nesta libragem .
Vc vai ficar apaixonado .
SÓ PARA ENCERRAR :
NÃO VÁ PELA CABEÇA DOS OUTROS , " RESPEITE O SEU LIMITE " , SE VC ACHAR QUE NÃO DA , NÃO VAI , MESMO QUE SEJA PARA SER GOZADO NÃO FAÇA AQUILO QUE VC ACHA QUE NÃO DA PRA FAZER , as pessoas que se empolgam e ultrapassam o seu limite de segurança NORMALMENTE SE ACIDENTAM .
ABRÃÇÃO E APROVEITA BASTANTE E CONTA PRA GENTE DEPOIS COMO FOI
Caro amigo Guilherme, aproveitei todas as dicas, em especial não ir pela cabeça dos outros. Principalmente sem ter pneu. Não vou lascar um carro que é de uso diário pra não ouvir risadinhas e piadas. Teve um local lá que passei de lado, dava pra encarar não. Poucos conseguiram, um buraco fidaégua. Imagine um "U", pronto, esse era o buraco. Acho que nem com pneus MUD eu encararia. Risco enorme de perder parachoque. Sem necessidade.
Se tivesse entrado água/lama na embreagem, sentiria o quê? Dá pra sentir logo de cara, caro Guilherme?
guilhermeabreu
02/06/2012, 20:42
Cabaço perdido, meu amigo! E literalmente na lama! kkkkkk
CARO AMIGO DORDERF
´
Com certeza vc aprendeu muito e bem rápido , normalmente qdo vc vai para uma trilha de média a alta dificuldade , é ísto que vc falou , NÃO PODE TER DÓ DO CARRO , e prepare gastos de reparos/manutenções em torno de R$1.000,00 em cada trilha em uma média .
É POR ÍSTO QUE NÃO FAÇO TRILHAS DE MÉDIA E ALTA DIFICULDADE COM MINHA SW4 , FOI POR ÍSTO QUE COMPREI UM ENGESA , FIZ AS MODIFICAÇÕES NELE QUE ACHEI NESCESSÁRIO E SOCO SEM DÓ POIS SE QUEBRAR ARRUMO DE NOVO E FICA COMO ANTES , JÁ A SW4 SE VC JUDIAR DEMAIS E OFENDER A LATA , VC VAI FICAR COM UM A SW4 MASTIGADA DE TRILHA E IRPA PERDR MUITO VALOR NELA QDO FOR VENDER , SE O SEU PROBLEMA NÃO FOR ESTE , " METE O FERRO NELA " QUE NA PARTE MECANICA ELA AGUENTA O TRANCO .
Só como exemplo , eu fui com meu ENGESA duas vezes em IBITIPOCA , da 1ª vez , quebrei o rolamento do semi-eixo traseiro duas vezes e tive que voltar guinchado , foi R$450,00 pra trocar o rolamento e na volta quebrou de novo , rodei só 100km , colocação errada e mais R$1.200,00 do guincho .
Da seguinda vez que voltei a IBITIPOCA , já estava com o FLUTUANTE e só eu e mais dois conseguimos subir um areal lá , fui de 3ª REDUZIDA + PÉ AMASSANDO O ASSOALHO PRA BAIXO A 4.200 RPM para não perder fôlego + 14 LIBRAS NOS PNEUS , SÓ ASSIM É QUE CONSEGUÍ SUBIR e mais um TROLLER com CHIP de 200hp e um PAGERO FULL de 220 hp .
NÃO PODE TER DÓ MESMO E NEM PIEDADE .
Guilherme, agora fiquei com medo!
R$ 1000,00 é sem condições! Se em cada trilha for gastar isso, danousse! Vi muita gente lá com Jimmy, eles mandavam plastificar, pra não arranhar a lata. Mas minha lata já veio com arranhões e com pontos brancos, possivelmente adquiridos com piche em estrada.
Essa minha SW4 é pra uso diário, mas não penso em vendê-la. O problema é ficar quebrando e gastando essa dinheirama toda em cada trilha! Na verdade penso em equipá-la e mantê-la sempre revisada, de forma preventiva, justamente pra não correr o risco de quebras.
Nessa trilha tinha um Engesa4, meu amigo, que coisa linda. Pneus 38". Trator. Tinha tb um Wrangler Rubicon. Que máquina. Não ficou em um atoleiro sequer! A eletrônica é foda, viu... Ah eu com dinheiro, tinha coragem de meter uma Range Rover fácil numa trilha. Se eu fosse Eike Batista vc ia ver! kkkkkkkkk
sandro_ventania
02/06/2012, 21:46
SEM DÓ E SEM PIEDADE??????????? Ihhh não dá não...o bolso não aguenta e eu fico sem carro pra passeiá, trabaiá, etc.
guilhermeabreu
03/06/2012, 00:15
SEM DÓ E SEM PIEDADE??????????? Ihhh não dá não...o bolso não aguenta e eu fico sem carro pra passeiá, trabaiá, etc.
CARO AMIGO SANDRO_VENTANIA
É ísto aí , o pesssoal das trilhas pesadas sabe do que estou falando , VIDE O MAGAO , EU MESMO A TEMPOS ATRAS , O KIM que nem trilha pesada faz , é mais trabalho pesado mesmo , e outros tantos por aí e aqui tb , é muita grana que se gasta com TRILHAS PESADAS USANDO O CARRO SEM DÓ E PIEDADE , pq se não fizer assim não é que vai fazer feio , é que vai empatar a trilha demorando muito com os outros puxando .
guilhermeabreu
03/06/2012, 00:29
Guilherme, agora fiquei com medo!
R$ 1000,00 é sem condições! Se em cada trilha for gastar isso, danousse! Vi muita gente lá com Jimmy, eles mandavam plastificar, pra não arranhar a lata. Mas minha lata já veio com arranhões e com pontos brancos, possivelmente adquiridos com piche em estrada.
Essa minha SW4 é pra uso diário, mas não penso em vendê-la. O problema é ficar quebrando e gastando essa dinheirama toda em cada trilha! Na verdade penso em equipá-la e mantê-la sempre revisada, de forma preventiva, justamente pra não correr o risco de quebras.
Nessa trilha tinha um Engesa4, meu amigo, que coisa linda. Pneus 38". Trator. Tinha tb um Wrangler Rubicon. Que máquina. Não ficou em um atoleiro sequer! A eletrônica é foda, viu... Ah eu com dinheiro, tinha coragem de meter uma Range Rover fácil numa trilha. Se eu fosse Eike Batista vc ia ver! kkkkkkkkk
CARO AMIGO DORDERF
Vou repetir a resposta acima e mais alguma coisa :
É ísto aí , o pesssoal das trilhas pesadas sabe do que estou falando , VIDE O MAGAO , EU MESMO A TEMPOS ATRAS , O KIM que nem trilha pesada faz , é mais trabalho pesado mesmo , e outros tantos por aí e aqui tb , é muita grana que se gasta com TRILHAS PESADAS USANDO O CARRO SEM DÓ E PIEDADE , pq se não fizer assim não é que vai fazer feio , é que vai empatar a trilha demorando muito com os outros puxando .
É POR ISTO QUE TE ACONSELHO EM DEIXAR A SUA SW4 PARA TRILHAS LEVES . Vc já estreou numa trilha media/pesada na qula atolou e precisou de ajuda , JÁ SENTIU A ADRENALINA ALTA , MAS CAI NA REAL .
Como vc falou este seu carro é do seu trabalho e se colocar pra SOCAR SEM DÓ E PIEDADE , vc vai ter um carro judiado , amarrotado/consertado/repintado/desvalorizado .
Este carro tem mecanica muito resistente , mas a casca ( lataria/pintura vai pro vinagre ).
A não ser que se vc fosse um cara abastado$$$$$$$$$$$$ , daí usaria ela para ísto e teria mais um ou dois carros para o uso diário e não se importaria de sacar do bolso esta grana que te falei , a cada uma ou duas trilhas pesadas .
PENSE NÍSTO QUE ESTOU TE FALANDO .
Vai aparecer amigos aqui que podem até dizer que estou exagerando ,mas já passei por estes gastos , MAS SEMPRE COM MEU ENGESA , E NUNCA COM MINHA " BONEQUINHA " SW4 93 turbinada desde qdo a comprei . Tambem não penso em vende-la , estou com ela ha 10 anos e penso manter ela como esta POR MUITOS E MUITOS ANOS AINDA e hoje ela esta praticamente igual a qdo a comprei , a pintura ainda é toda de fábrica .
fgonelli
03/06/2012, 17:02
Que bom que vc gostou da trilha. Se for para ficar fazendo trilhas mais pesadas o carro tem que estar mais preparado, tipo guincho, rockslide, parchoque de aço, interior com um forro mais adequado do que carpete e pneus mud. Mas tem muita trilha boa que da para fazer sem arrebemtar o carro, vc tem é que achar um grupo de pessoas que curtam de trilhas como vc. Eu participo com um grupo de amigos aqui do Rio mas ninguem tem 1000 contos para gastar por trilha a gente vai com calma procurando não detonar o carro. Uma vez fomos em um encontro de um jipeclube cheio daqueles willys detonados e ficamos meio com medo pois os caras tinhan cara de ser casca grossa no off road. Acabou que tivemos que rebocar boa parte deles pois os up-grades que eles fiseram nos carros davam problema direto! Teve um que desmanchou a caixa de direção no meio da trilha. Acho mesmo que vc tem que achar a sua turma.
Quanto ao freio de mão, desmonta o tambor trazeiro e lava com querosene ou gasolina e um pincel pois as vezes é só barro que entra e trava tudo.
Que venham outras trilhas, Felipe.
Serjão Holanda disse que pra eu gastar 1.000,00 por trilha, só se eu fosse de BMW! Meu Deus! Tenho, nem de MUITO longe R$ 1000,00 pra gastar assim não. Por isso coloquei ironman e depois vou colocar outras coisas, como snorkel.
Lá na oficina o mecânico disse que o vazamentozinho que está havendo pelo cabelote indique que deva trocá-lo, mas o carro não esquenta 1 grau. Na trilha teve muita subida e forcei o motor em 5 pontos e não subiu 1 mm, aí percebi o seguinte, se subisse, normal, tenho que trocar mesmo. Mas nada ocorreu.
Quanto a desmontar o tambor, caro felipe, ainda não me arrisco. Minha experiência mecânica, ainda, é apenas teórica. Só fiz tirar e meter água pra cima, saiu lama demais.
Só não tirei os pneus frontais pq não soube onde colocar o macaco... Pra não fazer m... não fiz. Fora que minha coluna já não é mais a mesma... Esses pneus são por demais pesados!
Agora, caro amigo Guilherme, levo, com certeza, em muita consideração suas dicas. Respeito por demais a experiência. E vinda de um amigo, aí que danousse mesmo!
Caro Felipe, o que é rockslide? Desculpe a "ingnorança".
jorge.duarte
03/06/2012, 21:28
Dordef!
Para quem gosta e precisa do carro, esqueça trilha dessa dificuldade! Para aproveitar o carro e fazer passeios/trilhas, não precisa separar R$1.000...aqui no Rio, formamos um grupo GRUPO V.Q.Q. - AMIZADE E OFFROAD - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-Off-Road-grupo/grupo-v-q-q-amizade-e-offroad.html), e sempre estamos fazendo alguma trilha! Sempre comentamos, que trilha legal é ir e vir tranquilo, sem danificar a viatura! A emoção continua a mesma, só que o veículo fica inteiro!!
Abs
hercilio.neto
03/06/2012, 21:50
Concordo com o fgoneli. O importante é encontrar uma galera que curte o mesmo tipo de divertimento que voce, e de repente experimentar passeios, expedições e trilhas leves.
Porque trilha pesada judia do carro.
Pode não gastar mil reais por trilha, mas pode gastar R$ 5 mil depois de 5 trilhas (o que na prática dá na mesma), se você quiser recuperar a funilaria e deixar tudo novinho de novo.
Raspar a lataria (ou até pior, tombar), danificar grade ou para-choque, rasgar pneu, sujar a tapeçaria, etc, são coisas comuns de acontecer em trilhas. Por isso, quem faz trilha pesada, tem uma VTR exclusiva para isso.
Eu mesmo, já faz tempo que não faço trilha pesada. Preciso do carro na segunda-feira para trabalhar e já me aconteceu de nem poder colocar o cinto de segurança de tão sujo, e eu de terno.
Então, analise. O Dr. Guilherme tem o Engesa pra trilha e a Hilux para dia a dia (lembre-se ele é médico e deve trabalhar de branco). Já o Sergio encarou a TAC em uma Hilux, e a VTR saiu-se muito bem.
A Hilux serve para ambas finalidades, mas na MHO, não simultaneamente.
Senhores, o que seria pra vcs trilha leve/média? Nessa que eu fui havia 5 pontos. 2 com lama e o restante só água, como rio e laminha leve.
Algumas fotos:
35108535111335111435111535111635111735111835112035 1121351123351125351127
hercilio.neto
03/06/2012, 22:08
Caro Felipe, o que é rockslide? Desculpe a "ingnorança".
Na prática, é um estribo reforçado que funciona como um anteparo deslisante.
É galera, tá decidido. Após as vozes da experiência, antes de fazer trilha, vou perguntar ao Serjão qual grau de dificuldade. Mas, de qualquer forma, um dia eu faço a TAC! Pq, aí se for pra gastar, que seja em algo pra lá de gratificante.
hercilio.neto
03/06/2012, 22:13
Essa é uma trilha de leve para média. O problema dessa aí é limpar o carro depois.
Em trilhas pesadas só passam carros mais preparados.
Essa é uma trilha de leve para média. O problema dessa aí é limpar o carro depois.
Em trilhas pesadas só passam carros mais preparados.
Ufa, então não forcei a viatura!
guilhermeabreu
03/06/2012, 22:58
DORDERF
O HERCÍLIO.NETO leu suas perguntas primeiro do que eu , mandou bem , ele o HERCÍLIO respondeu exatamente o que eu responderia .
Ou seja pelas fots desta trilha que vc fez na minha opinião enquadra como trilha LEVE não deu para ver tudo , se teve mais dificuldade do que tem nas fotos , pode incluír então numa leve/média .
Concordo com o SERGIO HOLANDA QUE EXAGEREI qdo falei R$1.000,00 por trilha , mas o HERCÍLIO falou bem qdo falou que vc pode não gastar em 4 trilhas mas que na 5ª gastaria uns 5 paus , mas FALO ÍSTO EM TRILHAS PESADAS E COM JIPES MAIS ANTIGOS JÁ BEM DESGASTADOS , MESMO TENDO ADAPTAÇÕES BOAS , MAS A TRILHA PESADA JUDIA MUITO , tenho experiencia disto , foi por ísto que abandonei um pouco as trilhas pesadas pq se não gastava R$1.000,00 por trilha , chegava perto , mas nesta época tb meu ENGESA não estava tão preparado como esta hoje , hoje acredito que quebraria menos .
Como o exemplo que dei qdo fui a IBITIPOCA sem FLUTUANTE , quebrei o rolamento traseiro por 2x na mesma viagem/trilha e paguei guincho , gastei nesta trilha mais de 2 contos incluíndo combustível e a previsão de gasto era de R$600,00 incluíndo tudo menos as quebras .
CONCLUÍNDO ;
Vc optando por fazer trilhas pesadas , é MUITA ADRENALINA , MUITO BOM , mas tem que estar preparado para gastos extras . Vc pode não gastar nada , mas pode tb gastar bem , e mais uma vez concordo com o SERGIO HOLANDA que nem sempre a gente tem GASTOS EXTRAS ( R$1.000,00 por trilha ) , mas ELES PODEM OCORRER .
Caro Guilherme, esse, ao meu ver, foi o trecho mais cabuloso. Os outros foram de lama, só que mais baixa. Teve uma Triton que foi no terceiro trecho, antes de mim, que me ajudou aplanando a lama e tirando a água do buraco! hehe
Trilha pesada ?????? já fizeram a trilha do verde ? se não fizeram não sabem o que é trilha pesada...
diz ai que dificuldade é esta ...
351272351274351275351276
É pelo visto minha trilha foi, com muita força, média! hehe
Agora teve pontos lá que não fui. Certeza de arrebentar o carro. Deixei pra o Wrangler, que parecia que estava passeando no shopping. Que carro!
sandro_ventania
04/06/2012, 21:10
Trilha pesada ?????? já fizeram a trilha do verde ? se não fizeram não sabem o que é trilha pesada...
351272351274351275351276
Se eu encontro um caminho desses...eu corto caminho entre as árvores...KKKKK!!!
Isso não é trilha...é campo de guerra pós bombardeio!!!
guilhermeabreu
04/06/2012, 21:48
351272351274351275351276
DORDERF
Estas são fotos de trilha pesada , mas as trilhas que quebram carros são como estas que além dísto que vc esta vendo EXISTE PEDRAS NO FUNDO OU TOCOS DE MADEIRA E VC NÃO ESTA VENDO , AÍ É QUE ESTA O PERIGO DAS QUEBRAS . Vc tem que entrar decidido reduzido e forte para não perder a força da inércia e se tiver uma pedra ou um toco no meio do caminho sumido no meio do lamaçal ? Aí Fu@#$%¨&*deu .
Aqui tinhamos uma " SUBIDA DAS PEDRAS " que não existe mais , pois aterraram o local , que era uma subidona bem íngreme que tinha como piso SÓ PEDRAS DO TAMANHO DE BUTIJÕES DE GAS soltas umas sobres as outras , era uma loucura e tinha tb um degrau no meio da subida destas pedras , um degrau de 70 a 80cm de altura , tinha que ter muita mãnha pra subir senão o CÁRTER ÍA PRO FERRO .
Mas é muita adrenalina que a gente libera nestas trilhas , é muita emoção . Normalmente nestas trilhas muito alagadas os jipes a gasolina é que dão um pouco mais de trabalho por molhar o distribuidor , mas faz parte e o grupo fica SEMPRE UNIDO E SOLIDÁRIO , É MUITO BOM ESTA EXPERIÊNCIA .
fgonelli
04/06/2012, 22:16
Cara continua fazendo trilha com o Serjão e vai adaptando aos poucos o carro para ir para tac com alguma experiencia. Afinal o que importa é que vc se divertiu com a adrenalina e não quebrou o seu carro.
Pela quantidade de lama nas fotos com certeza seu tanbor de freio está cheio de lama.
A sua sw4 está com pneus 31 at?A minha tambem se suja toda por não ter fenders.
E rockslide é um nome besta para estribo de aço que vc pode levantar o carro por ele que fica preso ao chassi.
Abraço!
Pra trilha com lama tem que ter roda de ferro mesmo. E pneus MUD. Mas a trilha que fiz foi leve, pelo visto. Com pneus AT 31 eu só fiquei no primeiro ponto, por total inexperiência. Depois fluiu...
fgonelli
04/06/2012, 22:34
O único problema das rodas de liga é arranhar elas.
Pessoal, o que é esta "tac"???
fgonelli
04/06/2012, 23:04
É a trans amasonica challenger que o Sergio Holanda faz uma vez por ano.
Não adianta explicar da uma olhada:Transamazonica Challenge (http://www.tac4x4.com/)
Rapaz, eu vi as fotos, aquilo é uma trilha pesada. deu ate vontade de ir.
hercilio.neto
07/06/2012, 00:16
DORDERF
Estas são fotos de trilha pesada , mas as trilhas que quebram carros são como estas que além dísto que vc esta vendo EXISTE PEDRAS NO FUNDO OU TOCOS DE MADEIRA E VC NÃO ESTA VENDO , AÍ É QUE ESTA O PERIGO DAS QUEBRAS . Vc tem que entrar decidido reduzido e forte para não perder a força da inércia e se tiver uma pedra ou um toco no meio do caminho sumido no meio do lamaçal ? Aí Fu@#$%¨&*deu .
Aqui tinhamos uma " SUBIDA DAS PEDRAS " que não existe mais , pois aterraram o local , que era uma subidona bem íngreme que tinha como piso SÓ PEDRAS DO TAMANHO DE BUTIJÕES DE GAS soltas umas sobres as outras , era uma loucura e tinha tb um degrau no meio da subida destas pedras , um degrau de 70 a 80cm de altura , tinha que ter muita mãnha pra subir senão o CÁRTER ÍA PRO FERRO .
Mas é muita adrenalina que a gente libera nestas trilhas , é muita emoção . Normalmente nestas trilhas muito alagadas os jipes a gasolina é que dão um pouco mais de trabalho por molhar o distribuidor , mas faz parte e o grupo fica SEMPRE UNIDO E SOLIDÁRIO , É MUITO BOM ESTA EXPERIÊNCIA .
Doutor,
tem também aquelas trilhas com grandes erosōes, com facōes fundos, com pedras grandes no final de subida íngreme, que o sujeito tem chegar embalado pegando tudo por baixo e raspando a lata na vegetação. As vezes não tem nem lama, mas judia pacas
guilhermeabreu
07/06/2012, 01:02
Doutor,
tem também aquelas trilhas com grandes erosōes, com facōes fundos, com pedras grandes no final de subida íngreme, que o sujeito tem chegar embalado pegando tudo por baixo e raspando a lata na vegetação. As vezes não tem nem lama, mas judia pacas
GRANDE HERCÍLO
É por aí , muito bem lembrado e esquecí de enumerar e tem tantas outras dificuldades que a gente nem pode imaginar , cada trilha é sempre diferente da outra , mas este relato , é realmente COM GRNADE POSSIBLIDADE DE QUEBRAS , pq vc não pode prever o que alí em baixo e se entrar devagar FICA MESMO , SÓ PASSA SE SOCAR O PÉ NA LATA COM FORÇA .
Dr. Guilherme, primeira bronca pós-trilha. Notei na homocinética que fica perto do câmbio um vazamento de um óleo de coloração meio marrom/ avermelhada. Amanhã tô na oficina. Gosto de ver a Azulona chorando por nenhum motivo.
Pois é. Mais uma indicação pra fazer trilha leve... Acho que agora só trilha em areia da praia, que não tem risco de bater pedra!
Quero meu carro perfeito pq ano que vem pretendo ir pros Andes com uma turna, encabeçada por Sérgio Holanda.
fgonelli
07/06/2012, 12:10
Dr. Guilherme, primeira bronca pós-trilha. Notei na homocinética que fica perto do câmbio um vazamento de um óleo de coloração meio marrom/ avermelhada. Amanhã tô na oficina. Gosto de ver a Azulona chorando por nenhum motivo.
Pois é. Mais uma indicação pra fazer trilha leve... Acho que agora só trilha em areia da praia, que não tem risco de bater pedra!
Quero meu carro perfeito pq ano que vem pretendo ir pros Andes com uma turna, encabeçada por Sérgio Holanda.
Cara se esse óleo é vermelho é da direção hidraulica que mais uma vez não costuma ter nada a ver com trilha. Nossos carros costuman vazar na caixa de direção lá pelos 170000 aos 200000km é só comprar o reparo na america e pedir para o mecanico substituir. Mas verifique o nivel de óleo sempre pois se andar com o oleo baixo a bomba(1200$) vai para o brejo. Quando estava procurando a minha vi algumas que andavam com a garrafinha de oleo ATF esconidas atras da bateria.
fgonelli
07/06/2012, 12:24
Mas pessoal vcs estão parecendo a minha esposa: "Cuidado com a trilha para não estragar o carro!"
Bem, eu costumo responder: que se não fosse para andar na lama eu comprava um MONZA 92 com painel digital que era O CARRO quando eu era criança!
hercilio.neto
07/06/2012, 13:24
Não existe mágica. Quanto mais preparado para trilha, menos apto fica para a estrada. Então, quem não tem dois 4x4, acaba aceitando as limitações no on-road e a falta de conforto do veículo, para ter um melhor desempenho no off-road.
sandro_ventania
07/06/2012, 15:07
Meu interesse é mais voltado a expedições e passeios offroad, por isso comprei um carro forte e 4x4. Se fosse pra socar na trilha pesada era mais lucro um CJ5 ou outro jipe.
Gosto de trilha, a adrenalina é muito legal...infelizmente não tenho grana sobrando pra manter o brinquedo.
Mas pessoal vcs estão parecendo a minha esposa: "Cuidado com a trilha para não estragar o carro!"
Bem, eu costumo responder: que se não fosse para andar na lama eu comprava um MONZA 92 com painel digital que era O CARRO quando eu era criança!
Meu sonho era o Tempra Turbo! Eita bexiga!
hj em dia aceitaria MUITO mais um Accord V6, ano 2007. Não o modelo novo.
Galera, seguem as fotos do danado do vazamento. Alguém pode dizer quanto é esse kit reparo na América/Ferraço? Só preciso dizer "kit reparo da direção"?
351890351891351892351893351894351895351896
Caixa de direção deu problema. Reparo, com MO, entre R$ 700,00 e 900,00, a depender do que foi. E 3 dias de serviço. Que beleza! Mas tem nada não, garanto que isso não será mais problema. Então, coisas que não preciso mais arrumar: todas as correias (incluse dentada + rolamento), pivôs inferiores, buchas da bandeja, molas e amortecedores dianteiros e traseiros. Tem que ser assim que devo pensar! kkkkkkkkk
guilhermeabreu
08/06/2012, 14:03
DORDERF
Tb concordo com os outros aqui , este problema não tem nada a haver com a trilha , o que SEMPRE FALO , é que a SW4 japinha é um tanque de guerra , aguenta pau bonito sem quebrar , é por ísto a sua fama de inquebrável , o que SEMPRE CITO , é que em trilhas pesadas vc causa desgaste externo no seu 4X4 e possíveis quebras que aconteceria em qualquer um , como no caso citado pelo HERCÍLIO de vc entrar forte numa buraca de lama e lá no fundo ter uma pedra de ponta , vc vai bater lá com alguma parte inferior do carro e vai quebrar , não é pq a SW4 não aguentaria , nenhum carro foi feito pra ísto , mas nas trilhas BRABAS , TUDO PODE ACONTECER , o FGONELLI ( ô amigo vc esta me chamando de maricas ??????????? rsrsrsrsrsrsrsrs ) tem estimulado a vc usar a vontade .
Mas o que reafirmo é que vc pode usar a vontade em qualquer trilha , mas vc tem que estar preparado$$$$$$$$$$$$ para despesas extras , ou ter outro 4x4 mais adequado para ísto e ter a sua SW4 para fazer viagens e trilhas leves e outro mais bruto para trilhas mais pesadas , como eu tenho a minha BONEQUINHA ( SW4 93 ) e o ENGESA , mas para aqueles que pensam que eu fico alisando a SW4 estão enganados , pois já fiz coisas com ela que vc pode até duvidar , tenho um quadro aqui que ganhei de presente de um amigo de uma foto na qual minha SW4 esta com a roda traseira toda enterrada numa turfa , na qual nem um REO 6x6 conseguiu tirar ela puxando pela a frente , ela enterrou na TURFA , só conseguiu puxando para tras e NUNCA ELA QUEBROU EM TRILHAS QUE JÁ FIZ COM ELA .
Cada um tem o seu FEELING de guiar , e em trilhas não é diferente , tem amigos meus que quebram em todas as trilhas que fazemos juntos , e tem outros como eu , não lembro de ter voltado rebocado por causa de quebra e fizemos todos as mesmas trilhas e passamos pelas mesmas dificuldades , e lembrando que não sou daqueles que sempre sou puxado pq atolei ( = maricas/medroso ) , se disser que nunca atolei estarei mentindo , mesmo eu com pneus A/T que gosto muito não faço feio , e com o ENGESA até consigo passar por lugares que outros com pneus MUD ficam , AÍ DIGO QUE É POR CAUSA DO ENGESA ( SUPENSÃO/ALTURA E SOCAR COM FORÇA SEM DÓ , pois ele é bruto e feito para ísto ) que ajuda muito .
DESCULPE PELA LONGA FALA , MAS QDO FALO DA MINHA " BONEQUINHA " ME EMPOLGA MESMO .
Pra melhorar, Dr. Guilherme, hj reparei o ponteiro da temperatura do motor se voltando contra mim e aumentando... Meti água na parte externa do radiador e acho que tirei o restante da lama que o lava-jato de caminhão onde fui não tirou. Espero que seja só lama atrapalhando, pois me programei pra mexer no cabeçote só em janeiro do ano que vem. Mas se for o danado, nada que R$ 2.600,00 dividido em 3x não resolva, vou me apertar, mas não gosto de ver meu carro com qualquer problema.
Aí será + cabeçote a não dar mais bronca.
Resumindo, 10 anos sem pensar em vender o carro! E ano que vem, se Deus quiser, aproveitá-lo indo pros Andes!
Sim, caro Dr. Guilherme, hj fui na oficina pra confirmar que era bronca na caixa da DH e vi duas japas, uma pickup e uma SW4, fazendo o motor. Estavam trocando o cabeçote (como conseguiram ferrar um cabeçote de ferro, realmente não sei). Aí na troca do cabeçote viram que o motor estava mal... Uma delas foi bronca no rolamento da correia dentada, que não foi original e não aguentou 20 k km (pickup). A outra eu não sei.
guilhermeabreu
08/06/2012, 23:45
Sim, caro Dr. Guilherme, hj fui na oficina pra confirmar que era bronca na caixa da DH e vi duas japas, uma pickup e uma SW4, fazendo o motor. Estavam trocando o cabeçote (como conseguiram ferrar um cabeçote de ferro, realmente não sei). Aí na troca do cabeçote viram que o motor estava mal... Uma delas foi bronca no rolamento da correia dentada, que não foi original e não aguentou 20 k km (pickup). A outra eu não sei.
CARO AMIGO DORDERF
É o que eu , DELFIM , JORGE.DUARTE e tantos outros que sempre viemos falando aqui que PARA TER NOSSAS SW4 EM ORDEM , AS PEÇAS DE PRECISÃO , " TEM QUE SEREM ORIGINAIS " , NÃO ADIANTA ECONOMIZAR NESTA HORA , SENÃO O PREJUÍZO SERÁ COM CERTEZA MAIOR .
As HILUX são excelentes , MAS DESDE QUE FEITO AS MANUTENÇÕES E TROCAS DE PEÇAS COM PESSOAS COMPETENTES E COM PEÇAS ORIGINAIS , venho falando tb que " tem peças " que não precisam de serem ORIGINAIS como as COIFAS DA HOMOCINÉTICA , MOLAS , que as do paralelo resolvem bem e muito baratas , e assim por diante .
Normalmente algumas pessoas que compram as SW4 acham que não precisam de fazer manutenção pq TOYOTA É INQUEBRAVEL e ísto não existe .
Só para vc ter uma idéia , qdo troquei a minha correia dentada , FUI NUMA AUTORIZADA , E OS CARAS TROCARAM A CORREIA POR OUTRA ORIGINAL , " mas não trocaram o esticador " , daí me ferei , o ROLAMENTO DO ESTIADOR TRAVOU , ARREBENTOU A CORREIA E TIVE UM PREJUÍZO DE R$10.000,00 ha 8 anso atras . UM PEQUENO DETALHE E DETONEI O MOTOR , MAS FOI CULPA DO SERVIÇO MAL FEITO MESMO SENDO NUMA CONCESSIONÁRIA TOYOTA . Por ísto que faço serviço fora de lá com mecanico de confiança .
Mas voltando ao seu caso , que vc fez esta trilha que não foi pesada , MAS SE VC FOSSE UM CARA DESLEIXADO E NÃO OBSERVADOR , E NÃO REPARASSE QUE A TEMPERATURA COMEÇOU A SUBIR , VC BATERIA O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , é o que ocorre com a maioria dos caras que batem o motor por superaquecimento , e só ocorreu ísto pq vc fez trilha , LOGO : não seria por causa da trilha que vc perderia o motor , MAS POR VC NÃO TER OBSERVADO O PONTEIRO DE TEMPERATURA , então vai aparecer alguem pra te dizer que a SW4 não aguenta trilha , estará falando besteira .
Pra finalizar , e reafirmando o que falei , qdo a gente vai a uma trilha vc tem que estar atento a TUDO QUE OCORRER DE ERRADO NO SEU CARRO , vc tem que estar afiado de ouvido e sensibilidade no dirigir para perceber qualquer coisa de errado ou diferente que por ventura vier a ocorrer e parar a tempo de fazer as devidas correções .
E BOAS TRILHAS E BOM FIM DE SEMANA , amanhã vou dar mais um plantãozinho extra pra engordar a cacchorrinha , esta chovendo aqui , eu ía pescar mas com chuva não da , daí peguei este plantão , mas poderia tb fazer uma trilha pq formou lama na área .
Dr. Guilherme, só não estou preparado (R$) pra fazer motor, mas o cabeçote faço questão de arrumar se for ele. É tão comum dar bronca nesses cabeçotes que onde levo minha Azulona o meca tem sempre algum cabeçote novo e que sempre vende. O preço é um pouco acima da América, mas o cara pega cartão de crédito e dá garantia do serviço feito.
Nas minhas contas, só 3 coisas agora podem dar problema: motor, turbina e BI. Tirando o motor, as duas últimas dá pra tirar de letra e ter um carro zerado por anos a fio.
guilhermeabreu
09/06/2012, 22:59
Dr. Guilherme, só não estou preparado (R$) pra fazer motor, mas o cabeçote faço questão de arrumar se for ele. É tão comum dar bronca nesses cabeçotes que onde levo minha Azulona o meca tem sempre algum cabeçote novo e que sempre vende. O preço é um pouco acima da América, mas o cara pega cartão de crédito e dá garantia do serviço feito.
Nas minhas contas, só 3 coisas agora podem dar problema: motor, turbina e BI. Tirando o motor, as duas últimas dá pra tirar de letra e ter um carro zerado por anos a fio.
DORDERF
Beleza , é por aí .
ABRAÇÃO
luiz eduardosh
10/06/2012, 00:47
Dordef já te falaram um mooonte de coisas, concordo com muitas, mas o principal é você realmente conhecer uma boa turma para saber que tipo de trilha irá fazer e o Serjão com certeza poderá te orientar onde ires ou não, rsrsrs. Por aqui temos a Rapaziada Potiguar que faz todo tipo de trilha e cada um opta por qual deseja ir e tudo dá certo...
Boa sorte com a viatura agora batizada, rrsrsr
Galera, segue o vídeo que gravei hj pela manhã, na primeira partida do dia:
Barulho motor Toyota - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SN7PUUQFJt4&feature=youtu.be)
Que diabo de barulho pode ser esse, tuchos sendo carregados?
Depois do motor ligado, em exatos 4s esse barulho para.
jorge.duarte
30/06/2012, 12:42
Galera, segue o vídeo que gravei hj pela manhã, na primeira partida do dia:
Barulho motor Toyota - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SN7PUUQFJt4&feature=youtu.be)
Que diabo de barulho pode ser esse, tuchos sendo carregados?
Depois do motor ligado, em exatos 4s esse barulho para.
Cara,
Não achei nada de mais no barulho!
Renato Camargo
30/06/2012, 14:30
Dorderf há quanto tempo voce tem sua viatura?? Desde quando voce notou esse "barulho"?? Eu desconfio que seja os tuchos sendo carregados, pra mim tá tudo normal. Aparentemente.
guilhermeabreu
30/06/2012, 19:11
DORDERF
Este barulho não é normal , a minha não tem e a sua tb não tinha correto ???
Me desculpe JORGE e REANTO CAMARGO por discordar de vcs dois .
Tem que ver isto e fazer as devidas correções . Se some depois de uns 4 seguntos , pode ser falta de lubrificação . A luz de óleo logo apaga depois do motor pegar ?? Ou demora um pouco para apagar .
DORDERF
Tem que ver isto e fazer as devidas correções . Se some depois de uns 4 seguntos , pode ser falta de lubrificação . A luz de óleo logo apaga depois do motor pegar ?? Ou demora um pouco para apagar .
Dr. Guilherme, depois de 3 segundos do carro ligado a luz de óleo some. Isso só acontece quando o motor esfria razoavelmente.
Dorderf, não consegui identificar o barulho. Em que segundo do filme ele para?
Guilherme, o barulho da nossa é bem diferente pois é cabeçote de ferro.
Até
marcelo de lima oliveira
30/06/2012, 22:00
A minha tem o mesmo barulho. Nada demais, ta perfeita!
Até
caro Ezanh, inicia no 7 para 8 e termina no 12s.
A minha tem o mesmo barulho. Nada demais, ta perfeita!
Isso já começa a me aliviar! Desde que comprei tinha esse barulho, achava que era normal. Mas depois que fui na oficina o meca disse que era barulho vindo do cabeçote... Já tô pensando em trocar o cabeçote... Só que é um barulho exato, que após 4s ele para.
guilhermeabreu
30/06/2012, 23:21
Até
EZAHN
Sei que o barulho da nossa é UM POUCO DIFERENTE , mas o barulho que ele refere , é um barulho como se tivesse dando uma marteladinha , é uma batida fina e depois some , não acredito que seja normal apesar de estar presente desde que ele a comprou e tendo outros que tem o mesmo motor relatar que tem este barulho tb , mas tenho um amigo e vizinho que eu arranjei uma SW4 96/97 pra ele comprar e não tem esta batidinha tipo martelada fina .
POSSO ESTAR ENGANADO , mas não acredito que seja normal , pois para mim , se fosse normal o barulho teria que continuar , e pq que ele some após 4 segundos de funcionamento e SÓ APARECE QDO O MOTOR ESTA BEM FRIO , TIPO DE UM DIA PARA OUTRO ?????????????? EIS A QUESTÃO QUE INTERROGO .
Pq que depois de o motor estar quente não faz este barulho ? Se seria normal nos primeiros 4 segundos de funcionamento ?????? EIS A QUESTÃO QUE INTERROGO novamente .
Será que estes 4 segundos não é o tempo necessário para o motor lubrificar totalmente o comando de válvulas? Pode ser esta a explicação.
Será que estes 4 segundos não é o tempo necessário para o motor lubrificar totalmente o comando de válvulas? Pode ser esta a explicação.
É o que acho. É o tempo de sair do cárter e chegar até a parte alta do motor. Acho que passa a ter bronca se passar destes 4 segundos com o tempo...
guilhermeabreu
01/07/2012, 11:59
EZAHN E DORDERF
E pq então que a do meu vizinho não tem este barulho nos 4 primeiros segundos de funcionamento pela manhã ??????????? EIS A QUESTÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A questão maior, ao meu ver, Dr. Guilherme, é se isso pode vir a prejudicar o motor. O carro até hj é um foguete, não perde rendimento, é econômico e o óleo que baixa é quase nada (menos de 200 ml em mais de 2 k km). E acho que só baixa ainda alguma coisa de óleo pq os antigos donos não tinham o cuidado que hj eu tenho. Embora o carro tem uma lataria quase 100% e a parte interna é 100%, não há quem diga que o carro tenha quase 16 anos de uso.
Troca da Junta do Cabeçote Parte 4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uTYjqzqwKbU)
Observem nos 5 minutos o que o mecânico diz, e olhe que ele está colocando um cabeçote com peças zeradas (inclusive os tuchos).
EZAHN E DORDERF
E pq então que a do meu vizinho não tem este barulho nos 4 primeiros segundos de funcionamento pela manhã ??????????? EIS A QUESTÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guilherme, esta diferença de barulho pode sim ser um desgaste um pouco maior das válvulas e outras peças, mas nada que se condene o cabeçote. A minha tinha um barulhinho de martelinho nas válvulas que diminuiu bem quando tive que retificar o cabeçote, mas com o barulhinho não tinha nada de ruim no carro. Tive que retificar o cabeçote por outra cagada, depois que troquei a correia dentada (em não, o mecânico) passou uns meses e saiu do ponto. Bateu um pouco as válvulas no pistão ai mandei retificar. Ou seja, deve ser um desgaste natural.
Troca da Junta do Cabeçote Parte 4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uTYjqzqwKbU)
Observem nos 5 minutos o que o mecânico diz, e olhe que ele está colocando um cabeçote com peças zeradas (inclusive os tuchos).
Gostei deste vídeo, mas me tirem uma dúvida. Para que serve estes tuchos? O balancinho é pressionado pelo comando e aperta a válvula. A outra extremidade do balancinho fica sobre o tucho. Até aqui estou certo? E ai, o tucho tem movimento? Como funciona isto?
Abraços
guilhermeabreu
01/07/2012, 23:20
Guilherme, esta diferença de barulho pode sim ser um desgaste um pouco maior das válvulas e outras peças, mas nada que se condene o cabeçote. A minha tinha um barulhinho de martelinho nas válvulas que diminuiu bem quando tive que retificar o cabeçote, mas com o barulhinho não tinha nada de ruim no carro. Tive que retificar o cabeçote por outra cagada, depois que troquei a correia dentada (em não, o mecânico) passou uns meses e saiu do ponto. Bateu um pouco as válvulas no pistão ai mandei retificar. Ou seja, deve ser um desgaste natural.
EZAHN
Pode até ser , e que não vai danificar o motor , poder andar ai mais uns 200.000 km sem problema , mas não é o normal este marteladinho isto não é , pode estar dentro do permitido/aceitável vamos assim dizer .
Michelangelo
02/07/2012, 11:47
Esse ruído metálico ao ligar o motor é normal! Minha Hilux 2009 com motor 3.0 D4D fazia ele quando ligada com o motor frio e ocorre devido ao tempo em que o óleo do motor é distribuído pelas partes do motor. Ainda não observei se a minha Prado faz ess barulho! Vou verificar e depois posto aqui !
Renato Camargo
02/07/2012, 17:30
[QUOTE=guilhermeabreu;1727841]DORDERF
Que isso Dr. o senhor não precisa se desculpar de nada.
Galera, depois de fazer uma viagem de 2 k km, a parte de cima do cabeçote começou a fazer uns estalos metálicos. Na oficina o mecânico tirou o cabeçote, disse que tá passando água e que o motor tá bem ruim e aconselhou que eu fizesse, em razão de, na troca do cabeçote, aumentar a pressão no motor. Bem, o orçamento de todas as peças e mão-de-obra ficou em R$ 11.000 (arredondando). Vou deixar as medidas todas stand, quero passar mais 10 anos com o carro fácil.
Alguns dos senhores têm os valores cobrados na América e Ferraço para as peças desse motor?
A cotação na oficina:
jg de anel de segmento stand: R$ 850,00
jg de pistão stand: R$ 1580,00
bronze fixo (ainda a definir a medida): R$ 135,00
bronze móvel (ainda a definir a medida): R$ 115,00
jg de junta: R$ 445,00
junta tampão de 5 furos: R$ 265,00
Cabeçote: R$ 2.490,00
jg de camisa stand: R$ 427,00
Bomba de óleo: R$ 628,00
Bomba de água: R$ 245,00
Liguei para a América e Ferraço, mas não consegui falar. Só dá rede ocupada...
guilhermeabreu
07/10/2012, 00:45
Galera, depois de fazer uma viagem de 2 k km, a parte de cima do cabeçote começou a fazer uns estalos metálicos. Na oficina o mecânico tirou o cabeçote, disse que tá passando água e que o motor tá bem ruim e aconselhou que eu fizesse, em razão de, na troca do cabeçote, aumentar a pressão no motor. Bem, o orçamento de todas as peças e mão-de-obra ficou em R$ 11.000 (arredondando). Vou deixar as medidas todas stand, quero passar mais 10 anos com o carro fácil.
Alguns dos senhores têm os valores cobrados na América e Ferraço para as peças desse motor?
A cotação na oficina:
jg de anel de segmento stand: R$ 850,00
jg de pistão stand: R$ 1580,00
bronze fixo (ainda a definir a medida): R$ 135,00
bronze móvel (ainda a definir a medida): R$ 115,00
jg de junta: R$ 445,00
junta tampão de 5 furos: R$ 265,00
Cabeçote: R$ 2.490,00
jg de camisa stand: R$ 427,00
Bomba de óleo: R$ 628,00
Bomba de água: R$ 245,00
Liguei para a América e Ferraço, mas não consegui falar. Só dá rede ocupada...
AMIGO DORDERF
Esta sua cotação são de peças ORIGINAIS TOYOTA ????
Como sabe acabei de fazer o motor da minha e USEI AS PEÇAS DA MARCA METAL LEVE e CABEÇOTE AUTO TEC , ficou todo o serviço com mão de obra e tudo em torno de R$6.000,00.
O meca me garantiu que tem feito VÁRIOS MOTORES com este material METAL LEVE e da garantia do serviço , esta marca É A QUE FABRICA TODOS OS COMPONENTES DOS MOTORES NACIONAIS .
Com deve estar sabendo da minha saga , assim que fiz o motor hoje esta com 1000km rodado e estava baixando água e nesta semana deixei o carro na oficina para trocar o cabeçote , vou pegar o carro a próxima 2ªf , ACREDITO QUE AGORA NÃO TEM MAIS RAZÃO DE SUMIR ÁGUA , mesmo com o cabeçote ruim , a SW4 estava andando muito melhor do que qdo a comprei a 12 anos atras com 143.000 km agora esta com 325.000 km .
2ªf vou pegarno meca e na 5ªf vou pescar na Bahia 700km daqui puxando barco + tralhas de pesca com mais 2 pessoas e tudo mais , SEI QUE VOU E VOLTO SEM PROBLEMA ALGUM .
Daí o resto é com vc SE VAI DE TUDO ORIGINAL OU SE VAI TUDO NACIONAL DE MATAL LEVE , o que tenho visto aqui no forum são amigos que tem comprado tudo ORIGINAL E FEITO OS MOTORES COM MÃO DE OBRA DE PÉSSIMA QUALIDADE E DAÍ VAI TUDO PRO BREJO , " MESMO SENDO TODAS AS PEÇAS ORIGINAIS " , não me lembro agora mas bem recente o amigo daqui gastou R$14.000,00 no motor e ficou uma BOSTA , teve que refazer tudo de novo , logo :
PARA MIM UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA COM PEÇAS METAL LEVE FICA MELHOR DO QUE PEÇAS ORIGINAIS DE PREÇO EXORBITANTE COM MÃO DE OBRA DE MÁ QUALIDADE .
Só para vc ter uma idéia , o KIT de 4 pistões com anéis METAL LEVE ficou por R$800,00 , o JOGO DE JUNTA COMPLETA DO MOTOR SABÓ por R$220,00 , a JUNTA DO CABEÇOTE SABÓ R$130,00 , 4 camisas por R$300,00 , CASQUILHOS FIXOS E MÓVEIS não me lembro direito mas acho que foi R$220,00 e por aí vai a mão de obra de fazer todo o motor R$1500,00 , retífica ficou em R$1.100,00 , cabeçote AUTO TEC R$1.200,00 . Tudo em torno dos R$6.000,00 .
AGORA É COM VC .
ABRAÇO , acho que coloquei minhoca na sua cabeça .
AMIGO DORDERF
Como sabe acabei de fazer o motor da minha e USEI AS PEÇAS DA MARCA METAL LEVE e CABEÇOTE AUTO TEC , ficou todo o serviço com mão de obra e tudo em torno de R$6.000,00.
O meca me garantiu que tem feito VÁRIOS MOTORES com este material METAL LEVE e da garantia do serviço , esta marca É A QUE FABRICA TODOS OS COMPONENTES DOS MOTORES NACIONAIS .
Com deve estar sabendo da minha saga , assim que fiz o motor hoje esta com 1000km rodado e estava baixando água e nesta semana deixei o carro na oficina para trocar o cabeçote , vou pegar o carro a próxima 2ªf , ACREDITO QUE AGORA NÃO TEM MAIS RAZÃO DE SUMIR ÁGUA , mesmo com o cabeçote ruim , a SW4 estava andando muito melhor do que qdo a comprei a 12 anos atras com 143.000 km agora esta com 325.000 km .
2ªf vou pegarno meca e na 5ªf vou pescar na Bahia 700km daqui puxando barco + tralhas de pesca com mais 2 pessoas e tudo mais , SEI QUE VOU E VOLTO SEM PROBLEMA ALGUM .
Daí o resto é com vc SE VAI DE TUDO ORIGINAL OU SE VAI TUDO NACIONAL DE MATAL LEVE , o que tenho visto aqui no forum são amigos que tem comprado tudo ORIGINAL E FEITO OS MOTORES COM MÃO DE OBRA DE PÉSSIMA QUALIDADE E DAÍ VAI TUDO PRO BREJO , " MESMO SENDO TODAS AS PEÇAS ORIGINAIS " , não me lembro agora mas bem recente o amigo daqui gastou R$14.000,00 no motor e ficou uma BOSTA , teve que refazer tudo de novo , logo :
PARA MIM UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA COM PEÇAS METAL LEVE FICA MELHOR DO QUE PEÇAS ORIGINAIS DE PREÇO EXORBITANTE COM MÃO DE OBRA DE MÁ QUALIDADE .
Só para vc ter uma idéia , o KIT de 4 pistões com anéis METAL LEVE ficou por R$800,00 , o JOGO DE JUNTA COMPLETA DO MOTOR SABÓ por R$220,00 , a JUNTA DO CABEÇOTE SABÓ R$130,00 , 4 camisas por R$300,00 , CASQUILHOS FIXOS E MÓVEIS não me lembro direito mas acho que foi R$220,00 e por aí vai a mão de obra de fazer todo o motor R$1500,00 , retífica ficou em R$1.100,00 , cabeçote AUTO TEC R$1.200,00 . Tudo em torno dos R$6.000,00 .
AGORA É COM VC .
Nobilíssimo Dr. Guilherme!
É o seguinte, pistões fui levado só comprar original, bem como os anéis. Esse valor tá meio caro sim, pois só pistões e anéis são originais, o restante paralelo, acredito que Mahle e Metal Leve.
Mas esses são os valores na oficina.
Fora, de cara, consigo um cabeçote pela metade do preço. Na Ferraço e na América com esses valores eu compro tudo ORIGINAL. Com exceção do cabeçote, bomba de óleo e de água.
Só sei que não chegará a ser 11 mil, mas uns 8, com certeza, chega. Depois dessa, se der merda, vendo e compro um Uno 2005! kkkkkk
Agora o valor pro mecânico tirar e colocar o motor achei por deveras caro. R$ 2.500,00 e a retífica não ser quanto vai ser... Mas os caras são fera demais. Já fizeram mais de 20 motores 1kzt.
guilhermeabreu
08/10/2012, 00:53
É o seguinte, pistões fui levado só comprar original, bem como os anéis. Esse valor tá meio caro sim, pois só pistões e anéis são originais, o restante paralelo, acredito que Mahle e Metal Leve.
Fora, de cara, consigo um cabeçote pela metade do preço. Na Ferraço e na América com esses valores eu compro tudo ORIGINAL. Com exceção do cabeçote, bomba de óleo e de água.
Só sei que não chegará a ser 11 mil, mas uns 8, com certeza, chega. Depois dessa, se der merda, vendo e compro um Uno 2005! kkkkkk
Agora o valor pro mecânico tirar e colocar o motor achei por deveras caro. R$ 2.500,00 e a retífica não ser quanto vai ser... Mas os caras são fera demais. Já fizeram mais de 20 motores 1kzt.
DORDERF
Os mecas daqui tb são feras e cobram R$1.500,00 de mão de obra pra fazer um motor díesel , elas fazem em torno de 2 a 3 motores por semana na oficina deles , o forte deles é trabalharem com VANS , a mão de obra aí esta exorbitante .
Mas peças originais sem dúvidas nenhuma sem duscusão/comentários , É ORIGINAL e quem discutir um assunto deste é melhor mudar de assunto .
ABRAÇÃO E BOA SORTE EM SUA EMPREITADA , amanhã devo pegar a minha com cabeçote novo .
Dr. Guilherme, só de peças já somam R$ 6.200,00. Agora, tirando camisas e bomba d'água, tudo é 100% original. A diferença já está em quase R$ 1.700,00 em relação aos preços da oficina. Mas, pudera, os caras tem que pagar um imposto nojento!
brunorobertov8
08/10/2012, 18:27
Por favor, como faço para falar com este Sérgio Holanda?
Obrigado,
Bruno Castro
jorge.duarte
09/10/2012, 23:02
Por favor, como faço para falar com este Sérgio Holanda?
Obrigado,
Bruno Castro
Bruno,
Tua MP está desabilitada. Me envia um email que te passo o dele.
Abs
Roberto_pescador
10/10/2012, 08:46
Bom dia a todos!!
Sou novo por aqui, acabei de adquirir minha primeira Hilux SW4, um sonho realizado, estou compartilhando um pouco dessa alegria.
Gostaria de algumas informações dos experientes em Hilux, principalmente com o motor 2.8D.
O acelerador é pesado mesmo?
Qual a forma mais correta de dirigi-la com o objetivo de evitar problemas?
Como faço para traçá-la, digo em relação a alavanca, para que lado fica a 4X4 normal e a Reduzida?
Esse carro é muito gostoso de andar, muito confortável, o motor não responde muito bem, mas não ligo nem um pouco para isso, o conforto compensa a falta de arrancada, agora é só curtir.
Passei um bom tempo procurando uma, achei essa 93, porém, muito conservada, ta com 335.000km, levei no mecânico e aprovou tudo, disse que está muito boa de mecânica, a conservação tb está muito boa, depois postarei umas fotos para verem o que acham.
Abraços!!
sandro_ventania
10/10/2012, 17:11
Roberto,
O acelerador da minha é bem levinho, talvez tenham trocado alguma mola ou então falta lubrificação no cabo.
Na manopla do cambio tem o esquema, já observou? É assim...alavanca pequena em cima 4x2, para baixo 4x4 alta, joga para a direita e pra frente 4x4 reduzida. observação: jogando a alavanca pra direita e pra frente, antes de encaixar a 4x4 reduzida, passa pelo NEUTRO, se voce parar nessa posição é como se fosse uma banguela...dizem que se usa para reboque.
Ahh...já ia esquencendo...meus parabéns! tenho certeza que ela lhe trará muitas alegrias!
Galera, todas essas peças originais Toyota, tirando a bomba de água, camisas e cabeçote (e acrescentando válvulas de admissão e escape) ficaram em R$ 5.510,00, na Ferraço. Quase R$ 800,00 a menos que a América. Vamos ver se vai chegar tudo certinho (espero que chegue, pois tô liso!). Cotei na Toyota aqui da cidade só pra vcs virem o abismo (detalhe, a Toyota só dá garantia se eu fizer o motor na oficina deles).
Roberto_pescador
11/10/2012, 08:34
Roberto,
O acelerador da minha é bem levinho, talvez tenham trocado alguma mola ou então falta lubrificação no cabo.
Na manopla do cambio tem o esquema, já observou? É assim...alavanca pequena em cima 4x2, para baixo 4x4 alta, joga para a direita e pra frente 4x4 reduzida. observação: jogando a alavanca pra direita e pra frente, antes de encaixar a 4x4 reduzida, passa pelo NEUTRO, se voce parar nessa posição é como se fosse uma banguela...dizem que se usa para reboque.
Ahh...já ia esquencendo...meus parabéns! tenho certeza que ela lhe trará muitas alegrias!
Bom dia Sandro!!
Valeu mesmo pelas dicas, vou verificar com o mecânico quanto ao acelerador, estou achando bem pesado, como disse, pode ser alguma mola ou até mesmo a lubrificação do cabo.
Quanto a me trazer alegrias, já estou muito satisfeito, alegria maior foi encontrar um carro bom para comprar, agora é só curtir esse carro maravilhoso.
Brigadão mesmo!!
abraços!!
lmaimone
11/10/2012, 08:46
Dorderf, somente como informação, aqui em SP paguei 3k de MO para o mecânico que fez o meu motor (Opala 6cc)
F. Oliveira
11/10/2012, 13:40
Galera, todas essas peças originais Toyota, tirando a bomba de água, camisas e cabeçote (e acrescentando válvulas de admissão e escape) ficaram em R$ 5.510,00, na Ferraço. Quase R$ 800,00 a menos que a América. Vamos ver se vai chegar tudo certinho (espero que chegue, pois tô liso!). Cotei na Toyota aqui da cidade só pra vcs virem o abismo (detalhe, a Toyota só dá garantia se eu fizer o motor na oficina deles).
ei dorderf, por qto cobraram na Toyota de sua cidade, a título de curiosidade? qual o tamanho da facada?
Dorderf, somente como informação, aqui em SP paguei 3k de MO para o mecânico que fez o meu motor (Opala 6cc)
Então, Leonardo, tá caro não. Ele já me deu 10% pq uma parte vai ser no dindin. A outra vou ver se ele aceita o cartão virar pra jogar pro mês que vem.
Meu medo agora é o preço que a retífica vai cobrar.
ei dorderf, por qto cobraram na Toyota de sua cidade, a título de curiosidade? qual o tamanho da facada?
F. Oliveira, mandei o pedido de orçamento, mas os condenados ainda não responderam. Mas, sendo bem otimista, creio que passe dos 10 conto. Se na oficina, com apenas anéis e pistões originais ficou em quase 8 pila, imagina tudo original da concessionária.
jorge.duarte
12/10/2012, 19:47
AMIGO DORDERF
AGORA É COM VC .
Guilherme,
Tá corretíssimo, Metal leve e agora Mahle, que foi comprada pela Metal Leve, são peças originais de reposição. Como já falamos várias vezes aqui, as Montadoras, o nome já diz, elas compram e montam, não fabricam. Essas empresas, assim como outras, são fornecedoras para montadoras e podemos comprar sem susto.
Abs
jose Tito
12/10/2012, 20:46
Boa noite companheiro, recentemente fiz o motor de minha SW4 98, e já rodei 25.000 depois de feito. meu custo ficou em torno de R$ 8.000, com a bomba injetora e jogo de bicos. vou ostar as NF para referencia.
Boa sorte.
375071375072
F. Oliveira
13/10/2012, 03:05
F. Oliveira, mandei o pedido de orçamento, mas os condenados ainda não responderam. Mas, sendo bem otimista, creio que passe dos 10 conto. Se na oficina, com apenas anéis e pistões originais ficou em quase 8 pila, imagina tudo original da concessionária.
Ow loko!!!
Guilherme,
Tá corretíssimo, Metal leve e agora Mahle, que foi comprada pela Metal Leve, são peças originais de reposição. Como já falamos várias vezes aqui, as Montadoras, o nome já diz, elas compram e montam, não fabricam. Essas empresas, assim como outras, são fornecedoras para montadoras e podemos comprar sem susto.
Abs
Como pretendo passar MUUUUITO tempo com o carro não quero arriscar nadinha. Tudo 100% Toyota, como de fábrica. Depois, se daqui a algumas centenas de milhares de km tiver que fazer o motor de novo, aí sim meto peças paralelas de cabo a rabo!
Boa noite companheiro, recentemente fiz o motor de minha SW4 98, e já rodei 25.000 depois de feito. meu custo ficou em torno de R$ 8.000, com a bomba injetora e jogo de bicos. vou ostar as NF para referencia.
Boa sorte.
375071375072
Caro amigo José Tito, seguem os preços de peças originais que consegui na Ferraço:
pistões: R$ 940,00
anéis: R$ 390,00
bronzina de biela (0,25): R$ 118,00
bronzina de mancal (0,25): R$ 255,00
jogo de juntas: R$ 480,00
junta do cabeçote: R$ 155,00
cabeçote (1ª linha japonês): R$ 1560,00
bomba de óleo: R$ 470,00
bomba de água (1ª linha): R$ 170,00
jg de válvula de escape: R$ 155,00
jg de válvula de admissão: R$ 145,00
jg de camisa (izumi): R$ 180,00
No meu caso a retífica já vai receber o motor, precisando só encamisar e trabalhar o virabrequim.
Hj as peças chegaram de Ponta Porã. Todas ok.
O mecânico disse que o barulho que escutei na estrada batendo era no quarto cilindro, tava passando água e o bicho tava mofado. Digaí!
guilhermeabreu
16/10/2012, 16:34
Caro amigo José Tito, seguem os preços de peças originais que consegui na Ferraço:
pistões: R$ 940,00
anéis: R$ 390,00
bronzina de biela (0,25): R$ 118,00
bronzina de mancal (0,25): R$ 255,00
jogo de juntas: R$ 480,00
junta do cabeçote: R$ 155,00
cabeçote (1ª linha japonês): R$ 1560,00
bomba de óleo: R$ 470,00
bomba de água (1ª linha): R$ 170,00
jg de válvula de escape: R$ 155,00
jg de válvula de admissão: R$ 145,00
jg de camisa (izumi): R$ 180,00
No meu caso a retífica já vai receber o motor, precisando só encamisar e trabalhar o virabrequim.
DORDERF
Vc falou que vai encamisar , mas não tem o valor das camisas , vc comprou as camisas originais standard ??? Os pistões são originais standard ???
Fiquei com esta dúvida aqui no ar , estou ligado aqui .
DORDERF
Vc falou que vai encamisar , mas não tem o valor das camisas , vc comprou as camisas originais standard ??? Os pistões são originais standard ???
Fiquei com esta dúvida aqui no ar , estou ligado aqui .
Último item, Dr. A Toy não vende camisas. Comprei camisas stand Izumi. Tirando as camisas, o cabeçote e a bomba de água, absolutamente todo o resto é original Toyota. Os pistões são stand sim.
Mantiqueira
16/10/2012, 21:05
Último item, Dr. A Toy não vende camisas. Comprei camisas stand Izumi. Tirando as camisas, o cabeçote e a bomba de água, absolutamente todo o resto é original Toyota. Os pistões são stand sim.
Dorderf se for Izumi pode ir tranquilo, pois este é quem fornece os pistões para a Mit.
Um abraço e boa sorte.
guilhermeabreu
17/10/2012, 10:05
DORDERF
Éhhhhhhhh estou já meio caduco mesmo , a cada dia que passa vejo que estou mais caduco , desculpe aí não ví o último ítem , estava de plantão , logo estava meio tonto .
ABRAÇÃO , tenho certeza que vai ficar tudo 100% .
DORDERF
Éhhhhhhhh estou já meio caduco mesmo , a cada dia que passa vejo que estou mais caduco , desculpe aí não ví o último ítem , estava de plantão , logo estava meio tonto .
ABRAÇÃO , tenho certeza que vai ficar tudo 100% .
Se esse carro não ficar 100%, acho que vou ter que ser socorrido pro hospital onde o Dr. dá plantão! kkkkkkk
Fechando agora as contas:
R$ 5510,00 em peças para o motor
+
Mão de obra pra deixar o cabeçote pronto para colocar no carro: R$ 260,00
Mão de obra para tirar e pôr o motor montado: R$ 2.300,00
Retífica: R$ 560,00
Válvula termostática (só comprei na oficina pq não pensei que ia fazer o motor...): R$ 110,00
Borracha do vidro traseiro: R$ 55,00
9l de água destilada: R$ 45,00
aditivo: R$ 25,00
tampa do radiador original: R$ 86,00
óleo: R$ 104,00
filtro de óleo: R$ 63,00
Cola: R$ 50,00
Reparo nos 4 bicos (quase infartei): R$ 916,00 (segundo o meca, estavam MUITO ruins).
Total da "brincadeira": R$ 10.114,00 (absurdo! Caríssimas as peças na oficina, sorte que só comprei essas e por achar que não precisaria fazer o motor). Os reparos nos bicos foram de matar, não contava com isso.
Eu tava pensando até em pôr embreagem zero, mas assim fica difícil. Tinha conversado com ele pra colocar a embreagem por R$ 1.600,00 (dividiria em 3x), mas aí isso sairia do orçamento num nível preocupante nesse momento.
Comprando peças de ponta porã economizei exatos R$ 2.370,00, com o detalhe de serem originais (na oficina só os pistões e anéis eram).
Se esse carro não ficar simplesmente perfeito, tchau Toyota!
São R$ 20.000,00 (que poderia ter sido uns R$ 15.000,00 se eu conhecesse as lojas em Ponta Porã antes) em manutenção em 1 ano, tenho dinheiro pra isso não!
Se não ficar perfeito, Honda, aí vou eu!
sandro_ventania
18/10/2012, 20:19
20.000 em manutenção em 1 ano??? Cara voce tem que ficar pelo menos uns 10 anos só trocando óleo!
Bom tambem não sei...derrepente voce é o maior cupim de ferro de Pernambuco...aí nem Toyota aguenta...he he he!
20.000 em manutenção em 1 ano??? Cara voce tem que ficar pelo menos uns 10 anos só trocando óleo!
Bom tambem não sei...derrepente voce é o maior cupim de ferro de Pernambuco...aí nem Toyota aguenta...he he he!
Sandro, cupim foi o fdp do antigo dono, que passava eras sem trocar de óleo. Eu vou trocar antes do 5000.
Agora só gastei isso pq sou super exigente. Esse motor poderia estar rodando ainda, mas quis testar se tava trincado o cabeçote e meti 140 ( por uns 10s). Talvez isso tenha avançado a situação. Mas se a retífica deu R$ 560,00, significa que a situação não estava tão feia. O que quebra aqui é a mão de obra...
Coloquei Ironman (se tivesse colocado um amortecedor de segunda, economizaria fácil uns 1000/1500). Troquei os pivôs na ofcina (deram R$ 1180,00 - se fosse em ponta porã, sairia bem menos). E por aí vai. Perdi muito dinheiro pelo descohecimento (outra coisa, só fiz o motor pq quero passar muito tempo com o carro, pq senão eu fazia meia boca e vendia, mas não acho isso justo com quem vai comprar).
Dordef, sei que agora é tarde falar, mas os bicos injetores da SW4, 98, novos, na autorizada Bosch, estão R$ 190,00, cada.
Realmente, daria para você baixar bem o preço da reforma.
Agora, o jeito é rodar, fazer alguns ajustes nos próximos Km's, e seguir a vida.
Observe que no começo deverá baixar um pouco de óleo, o que é normal para um motor quase novo.
Mantenha o prumo!:concordo:
Dordef, sei que agora é tarde falar, mas os bicos injetores da SW4, 98, novos, na autorizada Bosch, estão R$ 190,00, cada.
Realmente, daria para você baixar bem o preço da reforma.
Agora, o jeito é rodar, fazer alguns ajustes nos próximos Km's, e seguir a vida.
Observe que no começo deverá baixar um pouco de óleo, o que é normal para um motor quase novo.
Mantenha o prumo!:concordo:
Glaicon, infelizmente estou vendo q o meca não está sendo muito verdadeiro comigo. Disse que se fosse pegar da Bosch sairia por mais de 400 o bico... Ele tá assim tb pq as peças comprei fora.
Hj ne senti mais tranquilo em gastar esses valores.
Lá na oficina apareceu o chefe de oficina de uma das concessionária da Toyota aqui de PE pra receber uma verdadeira aula sobre uma peça que eles não estavam conseguindo entender o motivo dos barulhos...
Carro zero de novo! Quase 300 km rodados, motor, cabeçote e embreagem NOVOS! Espero que agora seja só curtição!
Carro zero de novo! Quase 300 km rodados, motor, cabeçote e embreagem NOVOS! Espero que agora seja só curtição!
Amém!:brinde:
Em 4 k km baixaram 2l de óleo. O mecânico desconfia que seja a turbina (no duto que sai da turbina pra entrar na admissão onde deveria estar seco, pois só deveria passar ar, tem óleo). Acredito que a viagem de 1500 k que fiz, numa temperatura agradável de uns 38ºC possa ter ajudado a evaporar o óleo.
Vou colocar uma turbina nova, marca Nakamoto, Turbina Ct-12b Hilux Sw4 / Sr5 3.0 1kzt / 1kzte - Novo - R$ 2.250,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457759720-turbina-ct-12b-hilux-sw4-sr5-30-1kzt-1kzte-novo-_JM) , e vê se o consumo cessa.
Outra coisa que estranhei, a tampa do radiador, a parte de baixo, a primeira borracha que veda, ela foi se soltando da tampa, vou colocar outra. Mas não entendi o motivo...
Na estrada, a 100 km/h a temperatura chegou a 94ºC. Quando chegava a 120 numa ultrapassagem chegava a 96ºC. Em 5 k km rodados (considerando os primeiros 1 k km em que eu tive que trocar o óleo), a água baixou cerca de 200 ml (na viagem, pois na cidade a água não saiu do lugar).
jorge.duarte
15/01/2013, 12:30
Em 4 k km baixaram 2l de óleo. O mecânico desconfia que seja a turbina (no duto que sai da turbina pra entrar na admissão onde deveria estar seco, pois só deveria passar ar, tem óleo). Acredito que a viagem de 1500 k que fiz, numa temperatura agradável de uns 38ºC possa ter ajudado a evaporar o óleo.
Vou colocar uma turbina nova, marca Nakamoto, Turbina Ct-12b Hilux Sw4 / Sr5 3.0 1kzt / 1kzte - Novo - R$ 2.250,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457759720-turbina-ct-12b-hilux-sw4-sr5-30-1kzt-1kzte-novo-_JM) , e vê se o consumo cessa.
Outra coisa que estranhei, a tampa do radiador, a parte de baixo, a primeira borracha que veda, ela foi se soltando da tampa, vou colocar outra. Mas não entendi o motivo...
Na estrada, a 100 km/h a temperatura chegou a 94ºC. Quando chegava a 120 numa ultrapassagem chegava a 96ºC. Em 5 k km rodados (considerando os primeiros 1 k km em que eu tive que trocar o óleo), a água baixou cerca de 200 ml (na viagem, pois na cidade a água não saiu do lugar).
Por 2.500,00 eu compraria na SPA, pela metade do preço, sendo uma marca mais conhecida no mercado, com garantia!
Abs
Por 2.500,00 eu compraria na SPA, pela metade do preço, sendo uma marca mais conhecida no mercado, com garantia!
Abs
Jorge, essa do ML é NAKAMOTO, 1ª linha japonesa. Fora que os caras dividem. Essa SPA eu vejo onde?
jorge.duarte
15/01/2013, 13:01
Jorge, essa do ML é NAKAMOTO, 1ª linha japonesa. Fora que os caras dividem. Essa SPA eu vejo onde?
Nunca ouvi falar dessa marca. Mas mesmo que divida, voce tá pagando, quase o dobro do preço de mercado. Segue o link SPA, liga lá.
p.s. Voce disse que o consumo de óleo é pela turbina, correto? será que é mesmo? ficar sujo de óleo, na parte fria é normal por causa do respiro de óleo do motor.
http://www.spaturbo.com.br/loja/
Abs
além do mais, veja a fama do vendedor do ML...
Nunca ouvi falar dessa marca. Mas mesmo que divida, voce tá pagando, quase o dobro do preço de mercado. Segue o link SPA, liga lá.
p.s. Voce disse que o consumo de óleo é pela turbina, correto? será que é mesmo? ficar sujo de óleo, na parte fria é normal por causa do respiro de óleo do motor.
http://www.spaturbo.com.br/loja/
Abs
Jorge, seguem algumas fotos: 1389828 2389829 3389830
A foto 1 desde que comprei o carro estava suja e depois que fiz o motor continua sujando (não mexi na turbina quando fiz o motor). A foto 2 é p respiro que continua com essa melequeira - o mecânico disse que pode colocar fora pra resolver - e o 3 é por onde, na parte interna, tem óleo e o mecânico disse que não deveria ter, pois só passa ar.
Quero crer que seja a turbina pq foi a única que não foi mexida na retífica que fiz. Fora que a oficina onde faço a revisão sempre tá fazendo motor 1kzt e sem retorno de ninguém pra reclamar. E pra aumentar ainda mais a chance, só usei peças originais Toyota no motor, com exceção das camisas (marca Izumi), cabeçote e bomba de água. Os caras usaram peças originais e seguem integralmente o manual de montagem (os donos da oficina são ex meca da Toyota e a Toyota quando pega bronca pesada manda pra eles. Até peças compram do cara, pra teres ideia). Agora essa da SPA é MUITO barata. Com certeza se fosse arrumar a minha gastaria mais que o valor cobrado por uma turbina nova da Spa.
Quero fazer a troca rápida pra não perder a garantia do motor, que expira no final de fevereiro, até lá a turbina nova tem que estar instalada e eu vou viajar uns 2000 km em 2 dias pra ver se o nível do óleo desce. Se descer, aí não tem pra onde, é o motor e estará na garantia. Se for o motor e não resolverem mesmo abrindo, aí jogo a toalha e volto pra Honda!
além do mais, veja a fama do vendedor do ML...
89% de qualificações positivas. Várias pessoas compraram e desistiram, o que não pode ser feito no ML. Fora que ia pagar por MercadoPago, que só transfere pro vendedor quando o produto estiver na minha mão.
jorge.duarte
15/01/2013, 19:47
Jorge, seguem algumas fotos: 1389828 2389829 3389830
A foto 1 desde que comprei o carro estava suja e depois que fiz o motor continua sujando (não mexi na turbina quando fiz o motor). A foto 2 é p respiro que continua com essa melequeira - o mecânico disse que pode colocar fora pra resolver - e o 3 é por onde, na parte interna, tem óleo e o mecânico disse que não deveria ter, pois só passa ar.
Quero crer que seja a turbina pq foi a única que não foi mexida na retífica que fiz. Fora que a oficina onde faço a revisão sempre tá fazendo motor 1kzt e sem retorno de ninguém pra reclamar. E pra aumentar ainda mais a chance, só usei peças originais Toyota no motor, com exceção das camisas (marca Izumi), cabeçote e bomba de água. Os caras usaram peças originais e seguem integralmente o manual de montagem (os donos da oficina são ex meca da Toyota e a Toyota quando pega bronca pesada manda pra eles. Até peças compram do cara, pra teres ideia). Agora essa da SPA é MUITO barata. Com certeza se fosse arrumar a minha gastaria mais que o valor cobrado por uma turbina nova da Spa.
Quero fazer a troca rápida pra não perder a garantia do motor, que expira no final de fevereiro, até lá a turbina nova tem que estar instalada e eu vou viajar uns 2000 km em 2 dias pra ver se o nível do óleo desce. Se descer, aí não tem pra onde, é o motor e estará na garantia. Se for o motor e não resolverem mesmo abrindo, aí jogo a toalha e volto pra Honda!
Amigo,
Faz o seguinte, para sanar sua dúvida de uma vez por todas...retire o suspiro e deixei solto para a atmosfera, feche o lado da admissão, com um tampa cega, muito utilizado nos motores CHT ford. Se for turbina, continuará consumindo óleo e sujando o tubo de admissão, se parar...o óleo vem do respiro, indicando passagem de compressão para o carter, ou seja, fudeu!!!
p.s. Limpe bem todo o circuito de admissão para não ter um falso positivo, com residuo de oleo.
Abs e boa sorte aí!!
Amigo,
Faz o seguinte, para sanar sua dúvida de uma vez por todas...retire o suspiro e deixei solto para a atmosfera, feche o lado da admissão, com um tampa cega, muito utilizado nos motores CHT ford. Se for turbina, continuará consumindo óleo e sujando o tubo de admissão, se parar...o óleo vem do respiro, indicando passagem de compressão para o carter, ou seja, fudeu!!!
p.s. Limpe bem todo o circuito de admissão para não ter um falso positivo, com residuo de oleo.
Abs e boa sorte aí!!
Jorge, isso eu vejo na hora? Tem como andar assim?
Estranho que acelero o carro e não sai vapor nenhum de canto nenhum, nem da tampa do cabeçote, nem do respiro e nem do local onde está a vareta de óleo. Mesmo sem aparecer o vapor de passagem de compressão a passagem pode estar acontecendo e consumindo 2l de óleo? Engraçado que depois que fiz o motor não sai mais fumaça, nem preta, nem branca e nem de cor nenhuma pelo escapamento. Só às vezes sai fumaça preta.
Vou na oficina pra fazer esse teste q vc passou.
Outra coisa, desde sempre meu carro quando passa mais de 5h parado, ao ligar e sair (espero 30s) o carro fica bem lerdo, simplesmente não sobe o giro, se eu tiver manobrando a ré e aparecer uma subidinha, se forçar o carro estanca. Ele SEMPRE foi assim e depois que fiz o motor NÃO mudou. Vou começar a olhar um Accord... é o jeito! hehe
Uma informação que pode ser importante: meu carro está fazendo 12,4Km/l na estrada. Fiquei impressionado! Antes fazia, com sorte, 9.
Gilberto JR
15/01/2013, 21:10
Acredito que a viagem de 1500 k que fiz, numa temperatura agradável de uns 38ºC possa ter ajudado a evaporar o óleo.
Dorderf,
Apenas a título de informação... Ando muito também em regiões quentes. Já fiz esse ano J. Pessoa Teresina (1200 km) sem desligar o carro nem para abastecer. Cortei o sertão pernambucano entrando no Piaui via marcolândia num sol de rachar, passando por picos até Teresina com 2,75 a 3 mil giros (120 /130) com carro cheio de tralhas de pesca. No outro dia fiz a mesma coisa até o Tocantins. Mensalmente vou 4 vezes a Monteiro/pb e contando com o translado no meu sitio até a cidade e retorno para Jampa dá uns 700km, ou seja, 2800 fora o que rodo aqui e outras viagens para minhas pescarias. Visualmente, observando a vareta, não percebo perda de oleo. Recentemente o mangote do radiador soltou e o carro superaqueceu e estou fazendo os testes mas acho que o Cabeçote foi para o beleleu. Não tou esquentando muito pq desde que comprei a viatura sabia que um dia seria contemplado como todos (ou quase todos) proprietários desses motores. Acho 2 litros em 4k muita perda e pela grana que vc já gastou faria uma nova tentativa. Boa Sorte!
Acredito que a viagem de 1500 k que fiz, numa temperatura agradável de uns 38ºC possa ter ajudado a evaporar o óleo.
Dorderf,
Apenas a título de informação... Ando muito também em regiões quentes. Já fiz esse ano J. Pessoa Teresina (1200 km) sem desligar o carro nem para abastecer. Cortei o sertão pernambucano entrando no Piaui via marcolândia num sol de rachar, passando por picos até Teresina com 2,75 a 3 mil giros (120 /130) com carro cheio de tralhas de pesca. No outro dia fiz a mesma coisa até o Tocantins. Mensalmente vou 4 vezes a Monteiro/pb e contando com o translado no meu sitio até a cidade e retorno para Jampa dá uns 700km, ou seja, 2800 fora o que rodo aqui e outras viagens para minhas pescarias. Visualmente, observando a vareta, não percebo perda de oleo. Recentemente o mangote do radiador soltou e o carro superaqueceu e estou fazendo os testes mas acho que o Cabeçote foi para o beleleu. Não tou esquentando muito pq desde que comprei a viatura sabia que um dia seria contemplado como todos (ou quase todos) proprietários desses motores. Acho 2 litros em 4k muita perda e pela grana que vc já gastou faria uma nova tentativa. Boa Sorte!
É o que vou fazer. Arrumar a turbina (Sérgio Holanda disse para eu arrumar a turbina na Recife Turbina) e dá uma bela rodada com o carro pra ver. Se baixar, aí é abrir o motor e trocar, possivelmente, só os anéis.
sandro_ventania
15/01/2013, 21:38
Eu concordo com o Gilberto, a Matilde está com 218 mil km, troquei ontem o oleo e em 5mil km, não baixou mais que 300ml.
O suspiro é normal ficar melecado de óleo, eu até deixei ele jogando pra fora, pois acho que é um vapor muito quente na admissão, que precisa é de ar fresco...além de sujar o coletor de admissão com uma meleca preta.
Se voce já viu que não sopra vapor de lugar nenhum, então as chances de ser a turbina são grandes.
Troque a turbina pela da SPA, se porventura não for ela, voce revende fácil aqui...não perca a garantia, pois por melhor que seja a oficina, eles podem ter cometido algum deslize.
Eu concordo com o Gilberto, a Matilde está com 218 mil km, troquei ontem o oleo e em 5mil km, não baixou mais que 300ml.
O suspiro é normal ficar melecado de óleo, eu até deixei ele jogando pra fora, pois acho que é um vapor muito quente na admissão, que precisa é de ar fresco...além de sujar o coletor de admissão com uma meleca preta.
Se voce já viu que não sopra vapor de lugar nenhum, então as chances de ser a turbina são grandes.
Troque a turbina pela da SPA, se porventura não for ela, voce revende fácil aqui...não perca a garantia, pois por melhor que seja a oficina, eles podem ter cometido algum deslize.
Pedi informações a SPA se eles têm essa turbina.
São duas coisas anormais: baixar óleo nessa quantidade e subir a temperatura a 100 Km/h.
Tem coisa errada ou mal feita nessa remontagem do motor.
Verificaram empenamento do bloco na troca do cabeçote? Foi plainado?
Trocar a turbina não parece o caminho adequado.
Sugestão: tem como retirar temporariamente a turbina, deixando-a aspirada, e rodar por uns 1.000 Km's?
Creio que ficará mais lenta, porém, não prejudicará em nada o motor.
Se continuar perdendo óleo, já sabe que não é a turbina.:concordo:
Vou revisar a turbina e ve o que acontece. Abrir o motorsem o carro apresentar passagem de compressao e osso
Antes da retifica o carro em 2500 km baixava cerca de 4 l. Acredito q a diferenca de agora seja por conta da turbin. Queeo mexer na turbina p, caso continue o consumo eu possa com propriedade mandar olhar o motor.
A SPA Turbo não tem turbina pro meu carro, apenas o kit (R$ 1.860,00) que só serve na 3.0 aspirada.
Carro na oficina pra revisão turbina e BI. A saída do ar da turbina para a admissão estava toda suja! E a turbina está com uma meleca preta grudada nela!
F. Oliveira
21/01/2013, 23:45
Carro na oficina pra revisão turbina e BI. A saída do ar da turbina para a admissão estava toda suja! E a turbina está com uma meleca preta grudada nela!
O que ocasionou isso, caro dorderf?
O que ocasionou isso, caro dorderf?
A turbina nunca foi mexida e o motor estava ruim (antes de ser feito). Acredito que a gosma preta tenha sido a soma de óleo passando + filtro deixando passar areia. Ela estava em um estado lastimável mesmo. Agora me diga como é possível uma turbina nesse estado, imunda, com 16 anos de uso, ainda funcionar sem travar?
Quanto ao carro não ter força com o motor frio o meca disse que deve ser a BI com problema (os bicos são novos).
ATE ESSE MOMENTO
A TURBINA DEU O VALOR =1380,00
O ACOPLAMENTO VISCOSO=525,00
SERVIÇO DE REMOÇÃO E INSTALAÇÃO DD TUBINA=140,00
Falta revisão da BI. Se esse carro nãi ficar perfeito (não falta mexer em absolutamente mais nada), aí vou pra Honda! Passei 3 anos com um Civic e gastei R$ 7.000,00 nele nesse tempo, a maioria das vezes por conta de pinturas e mais pinturas em para-choque e conserto por acidentes.
jorge.duarte
22/01/2013, 12:20
ATE ESSE MOMENTO
A TURBINA DEU O VALOR =1380,00
O ACOPLAMENTO VISCOSO=525,00
SERVIÇO DE REMOÇÃO E INSTALAÇÃO DD TUBINA=140,00
Falta revisão da BI. Se esse carro nãi ficar perfeito (não falta mexer em absolutamente mais nada), aí vou pra Honda! Passei 3 anos com um Civic e gastei R$ 7.000,00 nele nesse tempo, a maioria das vezes por conta de pinturas e mais pinturas em para-choque e conserto por acidentes.
turbina nova?
turbina nova?
Arrumei a minha na RECIFE TURBINA, que conserta turbina de caminhões e veículos leves. Turbina nova original custa R$ 7.500,00. Entrei em contato com a SPA turbina e eles não têm turbina pro meu carro, infelizmente.
P.S.: Os valores estão um pouco altos pq estou fazendo na oficina onde fiz o motor, a fim de deixar bem cercadinho a garantia do mesmo. Se continuar baixando óleo, volto lá e arrumo e passo o carro pra frente. Não aceito gastar nenhum centavo a mais nesse carro com componentes ligados diretamente ao motor.
Quero passar os próximos 5 anos só trocando óleo e filtro!
jorge.duarte
22/01/2013, 12:35
Arrumei a minha na RECIFE TURBINA, que conserta turbina de caminhões e veículos leves. Turbina nova original custa R$ 7.500,00. Entrei em contato com a SPA turbina e eles não têm turbina pro meu carro, infelizmente.
P.S.: Os valores estão um pouco altos pq estou fazendo na oficina onde fiz o motor, a fim de deixar bem cercadinho a garantia do mesmo. Se continuar baixando óleo, volto lá e arrumo e passo o carro pra frente. Não aceito gastar nenhum centavo a mais nesse carro com componentes ligados diretamente ao motor.
tá certo! mas agora fica bom, sim!
guilhermeabreu
23/01/2013, 21:01
CARO AMIGO DORDERF
Sei o sofrimento que esta passando e vou te AGONIAR MAIS AINDA , minha experiencia com RECONDICIONAR TURBINA ME CUSTOU O MOTOR FUNDIDO .
Aqui SEMPRE sugiro em colocar turbina nova .
MAS COMO VC JÁ FEZ , SUGIRO A VC FICAR EM ALERTA CASO ELA DISPARE , VC LEMBRA DE MEUS RELATOS CORRETO ????? SE ELA DISPARAR ( o carro fica acelerando sozinho , VC FREIA O CARRO COM ELE ENGRENADO ATÉ ELE PARAR E MATAR O MOTOR E VC REBOCAR PRA OFICINA ) se não fizer isto , o motor irá funcionar em alto giro consumindo o óleo do motor até trancar o motor .
Não vejo a possibilidade de a turbina estar ruim fazer sumir água do radiador , não vejo relação de uma coisa com outra , o que pode acontecer de a turbina estar ruim e sumir óleo do motor passando o óleo que lubrifica o eixo dela para ser queimado na camara de combustão aí fica como vc relatou com o tudo de ar de admissão todo lamuzado de óleo que veio da turbina .
Na minha opinião , se esta sumindo água , 80% de chance de ser cabeçote , mas vc fez o motor recente e trocou o cabeçote correto ????? É UMA AGONIA SEM FIM O QUE VC ESTA PASSANDO , CONCORDO QUE DESGOSTA QUALQUER SER HUMANO UMA SITUAÇÃO DESTA , qualquer um fica cabreiro a partir destes acontecimentos , vamso aguardar os acontecmentos e ver se resolverá o problema .
ESTOU NA SUA TORCIDA .
CARO AMIGO DORDERF
Sei o sofrimento que esta passando e vou te AGONIAR MAIS AINDA , minha experiencia com RECONDICIONAR TURBINA ME CUSTOU O MOTOR FUNDIDO .
Aqui SEMPRE sugiro em colocar turbina nova .
MAS COMO VC JÁ FEZ , SUGIRO A VC FICAR EM ALERTA CASO ELA DISPARE , VC LEMBRA DE MEUS RELATOS CORRETO ????? SE ELA DISPARAR ( o carro fica acelerando sozinho , VC FREIA O CARRO COM ELE ENGRENADO ATÉ ELE PARAR E MATAR O MOTOR E VC REBOCAR PRA OFICINA ) se não fizer isto , o motor irá funcionar em alto giro consumindo o óleo do motor até trancar o motor .
Não vejo a possibilidade de a turbina estar ruim fazer sumir água do radiador , não vejo relação de uma coisa com outra , o que pode acontecer de a turbina estar ruim e sumir óleo do motor passando o óleo que lubrifica o eixo dela para ser queimado na camara de combustão aí fica como vc relatou com o tudo de ar de admissão todo lamuzado de óleo que veio da turbina .
Na minha opinião , se esta sumindo água , 80% de chance de ser cabeçote , mas vc fez o motor recente e trocou o cabeçote correto ????? É UMA AGONIA SEM FIM O QUE VC ESTA PASSANDO , CONCORDO QUE DESGOSTA QUALQUER SER HUMANO UMA SITUAÇÃO DESTA , qualquer um fica cabreiro a partir destes acontecimentos , vamso aguardar os acontecmentos e ver se resolverá o problema .
ESTOU NA SUA TORCIDA .
Nobilíssimo Dr. Guilherme, acredito que os 200 ml de água que sumiram nesses mais de 5 k km foi a tampa do radiador que soltou a borracha de baixo.
Creio efetivamente que tenha sido a turbina a causadora do consumo de óleo, haja vista óleo grosso colado na turbina e espalhado no cano que vai pra admissão, fora que o carro não apresenta nenhuma fuga de compressão (nem pela vareta, nem pela tampa do cabeçote e nem pelo suspiro).
Quanto a turbina, fiz num local conceituado e que arruma turbinas de caminhões, espero que não dê bronca. E R$ 7.500,00 numa turbina nova, tô fora! E se a turbina disparar, o serviço tá na garantia dada pela oficina que fez o motor do meu carro. Vou meter o pé no carro, 2 k km em 3 dias, se tiver de baixar óleo ou disparar turbina, será aí. Não vou dar fôlego pro carro.
Dei um ultimato pra mim, pro carro e pro mecânico. Se dessa vez não ficar bom, sinceramente, vendo sem dó e piedade. Vou comprar um carro zero, tipo voyage, é caro, mas sao vários anos com 99% de chance de não ter o menor aborrecimento... Essa SW4 me deixou bem alegre no começo, mas já me tirou do sério. Pra voltar a gostar dela, ela não poderá baixar óleo e ter problema nenhum no motor.
Dorderf,
A turbina das nossas viaturas é a CT12B, e vc compra muitíssimo mais barato, nova, zerada, no Ebay.
Entre lá e faça uma busca por CT12B e verás...
Um abraço, Delfim.
Dorderf,
A turbina das nossas viaturas é a CT12B, e vc compra muitíssimo mais barato, nova, zerada, no Ebay.
Entre lá e faça uma busca por CT12B e verás...
Um abraço, Delfim.
Delfim, vi várias e com preços diferentes. A maioria na Austrália. Não sei qual a original delas... Não pude esperar, a fim de não perder a garantia do motor.
Podes dizer qual é a original? Tb não sei comprar pelo ebay e meu inglês é um lixo!
guilhermeabreu
24/01/2013, 00:52
DORDERF
Como cheguei hoje da praia , não lí tudo , pensei que estava sumindo uma quantidade maior de água , mas 200 ml em 5.000km , acho que esta dentro do normal .
Acho que com a turbina consertada deve parar de consumir óleo .
Nobre Dr. Guilherme, hj o sensor que comprei, por indicação de vossa senhoria, se pagou!
Fiz bomba e turbina, o carro tá um foguete! Mas, saindo com o mecânico da Revi eu perguntei qual a temperatura que tava mostrando no sensor. Ele disse que estava em 92°C. Eu disse que isso não era normal e se continuasse subindo ele parasse. Tiro e queda! O bicho alarmou em 100°C. Ele estacionou imediatamente. Quando abriu o capô a água do radiador tava saindocom pressão pro vaso de expansão e saindo do mesmo e caindo ao chão.
Ele colocou água e foi andando na maciota. O motivo? A tampa que coloquei na oficina quando ele fez o motor foi a de 88 kpa e não a de 1.1 kpa. Mas ela estava segurando, pois ela tem uma borracha que fica por baixo, que nse soltou dela com 3 meses de uso - acredito pq a pressão certa seria a de 1.1
Assim que cheguei na oficina ele colocou a tampa da SW4 com radiador maior, de 1.1 kpa. Tiro e queda, de novo! A temperatura ficou em 79/80°C. Mas, infelizmente, ele não tinha a tampa à venda. Coloquei a paralela, que não aguenta e fica subindo a temperatura. Aí coloquei a que estava, mas a temperatura fica na faixa dos 85°C - acredito que devido ao motor agora estar 100% completamente, pois subi a ladeira da minha casa quase em quinta!
Só vou relaxar com a tampa de 1.1 e com a temperatura na cidade abaixo de 81°C.
P.S: o sensor de temperatura original do painel nem se mexeu, ficou abaixo da metade, ou seja, quando ele chega no vermelho, meu amigo, seu cabeçote já era MESMO! Pois significa que vc estava rodando com temperaturas bem acima de 100°C e por muito tempo!
guilhermeabreu
25/01/2013, 23:07
Nobre Dr. Guilherme, hj o sensor que comprei, por indicação de vossa senhoria, se pagou!
Fiz bomba e turbina, o carro tá um foguete! Mas, saindo com o mecânico da Revi eu perguntei qual a temperatura que tava mostrando no sensor. Ele disse que estava em 92°C. Eu disse que isso não era normal e se continuasse subindo ele parasse. Tiro e queda! O bicho alarmou em 100°C. Ele estacionou imediatamente. Quando abriu o capô a água do radiador tava saindocom pressão pro vaso de expansão e saindo do mesmo e caindo ao chão.
Ele colocou água e foi andando na maciota. O motivo? A tampa que coloquei na oficina quando ele fez o motor foi a de 88 kpa e não a de 1.1 kpa. Mas ela estava segurando, pois ela tem uma borracha que fica por baixo, que nse soltou dela com 3 meses de uso - acredito pq a pressão certa seria a de 1.1
Assim que cheguei na oficina ele colocou a tampa da SW4 com radiador maior, de 1.1 kpa. Tiro e queda, de novo! A temperatura ficou em 79/80°C. Mas, infelizmente, ele não tinha a tampa à venda. Coloquei a paralela, que não aguenta e fica subindo a temperatura. Aí coloquei a que estava, mas a temperatura fica na faixa dos 85°C - acredito que devido ao motor agora estar 100% completamente, pois subi a ladeira da minha casa quase em quinta!
Só vou relaxar com a tampa de 1.1 e com a temperatura na cidade abaixo de 81°C.
P.S: o sensor de temperatura original do painel nem se mexeu, ficou abaixo da metade, ou seja, quando ele chega no vermelho, meu amigo, seu cabeçote já era MESMO! Pois significa que vc estava rodando com temperaturas bem acima de 100°C e por muito tempo!
AMIGO DORDERF
BINGOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mais uma vez se confirma o meu conceito de se precaver ao máximo com relação a temperatura , batí o motor por superaquecimento uma vez SEM QUE O PONTEIRO ORIGINAL CHEGASSE NO VERMELHO E AGORA CONFIRMADO MAIS UMA VEZ POR VC .
No meu ENGESA tb ele já se pagou , pois me livrou de um superaquecimento tb QDO TROQUEI O COMPRESSOR DO AR E OS CARAS NÃO ENCHERAM O RADIADOR DE ÁGUA E O TERMÔMETRO MOSTROU A QUE VEIO , INDICOU A SUBIDA DA TEMPERATURA E PAREI ANTES DE BATER O MOTOR .
Enquanto a SW4 2002 não estiver ainda instalado este termòmetro estarei andando SEMPRE DE OLHO NO TERMÔMETRO E NO NÍVEL DE ÁGUA TODA SEMANA . Só depois de instalado a parte elétrica do termômetro com a SIRENE é que ficarei sosssegado . Fico feliz de vc ter sido poupado de mais um prejú com a instalação deste termômetro extra da marca RACETRONIX , MOSTROU A QUE VEIO FAZER .
sandro_ventania
28/01/2013, 16:24
Feliz eu estou em ver o amigo contente com a sua Toy...tenho certeza que depois de todos esses pontos vistos, voce terá uma guerreira por muitos anos!!
Acho que depois dessa, ela vira de vez sua xodó!
Feliz eu estou em ver o amigo contente com a sua Toy...tenho certeza que depois de todos esses pontos vistos, voce terá uma guerreira por muitos anos!!
Acho que depois dessa, ela vira de vez sua xodó!
Sandro, esse carro parece aquelas gostosas ordinárias que fazem o cara se apaixonar na adolescência, gastar o que não tem, mas que marcam o cara pro resto da vida! hehe
O pouco que aprendi de mecânica devo a esse carro. Cosidero-me com capacidade mais que suficiente pra comprar um carro usado, ainda mais um Toyota!
hj o carro está parado porque tá faltando a tampa do radiador original, de 1.1 bar (a Toyota não tem, novidade...). Como o carro tá com turbina arrumada e bomba injetora tb, a força sobre o motor aumentou e a tampa anterior de 88 kpa não tá dando conta. Tb troquei o acoplamento viscoso, não sei se ele tb tá com problema... as dúvidas só serão esclarecidas quando a tampa chegar na quinta-feira (até lá, tô de busão!).
Se o carro continuar com bronca, parto pro Accord V6 sem pensar nenhuma vez! Já tem um monte de urubu doido que isso aconteça, pra comprar a SW4 mais revisada e nova do Estado de Pernambuco!
Tampa nova e o carro continua subindo a temperatura. Antes de arrumar a turbina e a boma injetora a temperatura não passava dos 82 ºC e se mantinha nesse patamar, na estrada, com o sol escaldante, a temperatura chegou aos 94ºC quando metia o pé. Na cidade raramente chegava nos 84ºC.
Depois que arrumei a turbina e a bomba injetora, a coisa desandou! Quando o carro está em movimento a temperatura vai baixando, mas quando o carro está parado a temperatura vai subindo.
Será que o radiador não está dando conta de esfriar a água? (antes não dava problema)
Será que o acoplamento viscoso está com problema? (antes não dava problema) - coloquei um novo e o problema persistiu.
Será que a válvula termostática travou?
OBS.: A tampa do radiador é nova e original e a válvula termostática foi colocada em outubro de 2012 e tb é original. Só o que não mexi até agora foi no radiador (mas antes a temperatura não subia).
Vi na oficina um radiador que um cara importou pra uma SW4 2006, um tal de COLLTECH, norte-americano. Vou ver se vareto o radiador e deixo o ventilador travado. Se mesmo assim continuar subindo, vendo pro mecânico e compro um Accord V6 que raspa no chão e não me leva pra passear na praia!
que dureza...
Nem me diga!
Tô só furioso! Mas essa porra de carro dá um tesão tão grande, que é difícil trocar. Acho um tesão o Accord V6, mas só em pensar em raspar em todo canto e não poder fazer uma trilhinha leve de vez em quando...
Mas aí vem o conforto do câmbio At do Accord, os 6 airbags, a bexiga da temperatura que não vai subir nem se eu for pro sol... e por aí vai!
Resolvido, a P... do radiador estava IMUNDO! Como aumentou a pressão, a parte não imunda não deu conta. Ponto, mais uma vez, pro sensor!
TCHEIGOR
31/01/2013, 21:34
Resolvido, a P... do radiador estava IMUNDO! Como aumentou a pressão, a parte não imunda não deu conta. Ponto, mais uma vez, pro sensor!
Agora vai hehehehe, já tava angustiado com tua situação, mas pelo menos agora vc sabe que tá tudo zerado!
Só curtir a viatura agora, quem tava torcendo pra vc vender se deu mal...
abraço!
Agora vai hehehehe, já tava angustiado com tua situação, mas pelo menos agora vc sabe que tá tudo zerado!
Só curtir a viatura agora, quem tava torcendo pra vc vender se deu mal...
abraço!
Agora sim! Valeu, Tcheigor!
Rafa Cabral
31/01/2013, 22:48
Doutor Guilherme, me diz onde comprar e instalar esse termometro digital, vou colocar na minha japinha! Eh caro? Dificil instalar ou qualquer eletricista faz?
A temperatura de trabalho desse carro é na faixa dos 79 a 82ºC e fim de papo. A temp. de trabalho é a temperatura em que a válvula termostática abre (82ºC), um pouco pra mais, um pouco pra menos.
sandro_ventania
01/02/2013, 11:23
Doderf, tem certeza disso? A minha é 93 e a válvula termostática dela é de 88°C.
Estou feliz que voce tenha resolvido o problema de vez...agora é só alegria!
Agora é cuidar dela...manutenção sempre em dia,ok!!
SandroGaúcho
01/02/2013, 12:00
Pessoal
Logo que comprei a Japa, eu coloquei um voltimetro e termometro digital, R$65,00 cada. Logo apos, apereceu um vazamento da agua na tampa superior, mais exatamente na solda da colmeia e tampa do radiador e acabei trocando por um novo da Visconte(acho que é esse o nome).
Pois bem, um tempo depois notei que a tampinha, aquela que tem uma valvula, tava destruída por ferrugem e troquei também por uma da marca CLICK, entretanto, o cara que trocou e que já tinha trocado o radiador, pegou a tampa nova e mandou o funcionário "estanhar" o rebite da tampa pois ele disse que pode acontecer de vazar pressão por ali e desde de então não tenho me encomodado mais!
Até mais
Sandro
Doderf, tem certeza disso? A minha é 93 e a válvula termostática dela é de 88°C.
Estou feliz que voce tenha resolvido o problema de vez...agora é só alegria!
Agora é cuidar dela...manutenção sempre em dia,ok!!
Sandro, tens certeza dessa temperatura? Olhasse na válvula? Eu tb achava que a minha era de 88ºC, mas quando o mecãnico tirou vi que era a de 82ºC. Se fores na Toyota eles dizem a válvula certa.
Depois do radiador limpo (acho que dava pra construir uma casa com tanto barro), o termômetro fica alternando de 79 a 82ºC.
Sorte que não gastei com o acoplamento viscoso novo e a partir de agora só gasto alguma coisa no sistema de arrefecimento (fora as trocas anuais de todo fluido) quando o sistema acusar que a temperatura tá aumentando.
Tem quem troque a válvula termostática e a tampa do radiador todo o ano, mas como tenho um sistema preciso feito o sensor instalado, não vejo mais necessidade (ponto, mais uma vez, pro sensor).
Agora é viajar uns 2 k km nesse carnaval pra ver se o óleo baixa. Se baixar, abrir motor de novo e ver o que pode estar acontecendo (o mecânico e eu já suspeitamos de algo que talvez a retífica tenha cagado, mas espero que n´so dois estejamos errados).
guilhermeabreu
01/02/2013, 14:34
Doutor Guilherme, me diz onde comprar e instalar esse termometro digital, vou colocar na minha japinha! Eh caro? Dificil instalar ou qualquer eletricista faz?
GRANDE RAFA CABRAL
Até que enfim deu as caras com a COROA em ?????? Parabens , este TERMÔMETRO DIGITLA COM SINAL DE ALERTA ( sirene ) é comporado NA : ?Delta Brasil (http://www.deltabrasil.com.br) , todo mundo aqui esta comprando este TERMÔMETRO , é fácil de instalar , qualquer eletricista pode fazer a instalação APENAS VC TERÁ QUE LEVAR O CARRO NUM TORNEIRO PARA ELE ABRIR UM FURO NAQUELA PEÇA ONDE FICA A VÁLVULA TERMOSTÁTICA , no seu caso que a sua SW4 é 92/93 , alí em baixo ao lado do SENSOR original tem uma protuberancia que deve ter sido feita para isto mesmo , fica meio escondido lá embaixo , mas da para vc ver .
E parabens pelo consumo da sua , nunca tinha visto ninguem ter um consumo deste numa SW4 desta , amiha fazia média de 8,0 a 8,5 , cidade/estrada e 9,0 a 9,5 só em estrada andando a 100/110km/h .
Rafa Cabral
01/02/2013, 19:39
GRANDE RAFA CABRAL
Até que enfim deu as caras com a COROA em ?????? Parabens , este TERMÔMETRO DIGITLA COM SINAL DE ALERTA ( sirene ) é comporado NA : ?Delta Brasil (http://www.deltabrasil.com.br) , todo mundo aqui esta comprando este TERMÔMETRO , é fácil de instalar , qualquer eletricista pode fazer a instalação APENAS VC TERÁ QUE LEVAR O CARRO NUM TORNEIRO PARA ELE ABRIR UM FURO NAQUELA PEÇA ONDE FICA A VÁLVULA TERMOSTÁTICA , no seu caso que a sua SW4 é 92/93 , alí em baixo ao lado do SENSOR original tem uma protuberancia que deve ter sido feita para isto mesmo , fica meio escondido lá embaixo , mas da para vc ver .
E parabens pelo consumo da sua , nunca tinha visto ninguem ter um consumo deste numa SW4 desta , amiha fazia média de 8,0 a 8,5 , cidade/estrada e 9,0 a 9,5 só em estrada andando a 100/110km/h .
Vou comprar o tal termometro, o site e http://www.deltapecas.com.br/, to lendo outros topicos q vc explicou bem ano passado.
Eu tbm me surpreendi com o consumo, ams foi fiel, deixei meu tanque esvaziar, enchi q peguei a kilometragem e dividi pela quantidade de diesel q coloquei, deu 11,54 eu acho... fiquei bem feliz, lembrando q to usando diesel S10 direto e sou pe levinho (nao passo de 100 e na maioria do tempo nem chego a 100, fico em 90km/h)
Galera, vejam como está o óleo na vareta depois que rodei cerca de 1200 km (após a turbina e a bomba injetora serem revisadas)394546394547
Devo parar o carro pro meca abrir o motor ou essa quantidade que baixou é normal?
Detalhe, a 110 o carro está a menos de 3000 rpm e é só pisar que vai embora!
Agora quando passa muito tempo parado sai uma fumaça diferente da fumaça preta padrão, mas depois para.
sandro_ventania
11/02/2013, 21:16
Me pareceu normal Doderf...julgando que estava na marca superior e desceu uns 2mm.
O motor foi refeito...rode uns 10k pra assentar o motor, sem forçar...depois disso deve melhorar.
Qual óleo voce usa? Eu uso Top turbo.
Me pareceu normal Doderf...julgando que estava na marca superior e desceu uns 2mm.
O motor foi refeito...rode uns 10k pra assentar o motor, sem forçar...depois disso deve melhorar.
Qual óleo voce usa? Eu uso Top turbo.
Tb uso o top turbo, Sandro. Minha preocupação é a garantia da retífica acabar... Embora o mecânico passou a ser meu amigo e acho que não cobraria NADA mesmo se desse bronca depois de um bom tempo.
Agora o carro tá MUITO, mas MUITO rápido. É impressionante. Subir uma serra a 100 km/h, com a temperatura abaixo dos 90 °C e sem sair da quinta marcha... Dá até receio de mexer num motor tão bom!
Roberto_pescador
15/02/2013, 11:33
Galera, vi vcs comentando do consumo e resolvi fazer um comentário:
Eu tenho uma SW4 93 2.8D e o consumo está entre 10,5 e 10,7, já tirei a média várias vezes complentando o tanque e reabastecendo para saber quantos litros gastei para rodar "x" quilômetros. Sou de Brasília e rodo todos os dias com ela em congestionamentos e situações normais, consigo desenvolver 100km/h na maioria do percurso que faço para trabalhar. Estou muito satisfeito com o consumo.
Aproveitando a oportunidade, estou pensando em turbiná-la e meu mecânico informou que não haveria problema algum em fazer isso, uma vez que o motor 2.8D já sai preparado para turbina, então pergunto aos mais experientes:
1 - De fato esse motor já sai preparado para instalaçao de turbina?
2 - Alguém já turbinou a de seu uso e gostou? Tiveram algum problema?
Outra dúvida:
1 - a 1 semana atrás levei o carro para uma revisão de rotina, me trocaram o braço (não me lembro agora do restante do nome) da direção, me informaram que estava causando folga e de fato eu estava sentindo folga na direção mas achava até normal, me acostumei. Assim que a peguei na oficina eu senti a direção mais pesada, ou seja, quando disterçamos o normal é a direção retornar para a posição inicial, ou seja, reta quando soltamos o volante certo? pois bem, o mel não volta toda, ela continua um pouco distercida na direção para onde fiz a curva, eu tenho que colocá-la reta manualmente, dessa forma eu fico o tempo todo na pista acertando a direção cada vez que disterço o mínimo que seja, ficou ruim para controlá-la até porque a folga não diminuiu. Voltei a o mecânico e ele me informou que é por conta da peça nova e que ainda está se adaptando, está muito justa e por isso senti a direção mais pesada, confesso que preferia dirigí-la antes da troca dessa peço. Agora pergunto:
1 - é fato que a peça nova, ou mais justa, evite que a direção volte para a posição reta quando soltamos o volante?
2 - A folga na direção desses carros é normal?
Desde já agradeço pela atenção de todos, desculpe tantas perguntas, mas fui me empolgando e quero muito que minha SW4 fique simplesmente zerada.
Abraço a todos!!!
Roberto,
Há duas coisas que vc precisa verificar e que podem estar provocando isso, o cáster (alinhamento) e se a caixa de direção não está trabalhando enforcada. Converse com um mecânico que seja especializado e trabalhe com esses itens. Um abraço, Delfim.
Roberto_pescador
15/02/2013, 14:15
Obrigado pelas informações Delfim.
A oficina que levei é especialista em Toyota, pelo menos é o que dizem, o nome da oficina é Toyobens.
Vou retornar a oficina e reclamar mais uma vez, caso ele insista na teoria vou levá-la para fazer o alinhamento, que inclusive acredito que seria obrigatória depois de ter desmontado a suspensão para trocar o braço e as coifas da homocinética e câmbio, mas ele não me alertou quanto a isso. Farei isso então, levarei novamente na oficina com a mesma reclamação para darem uma olhada bem detalhada e depois farei o alinhamento.
E quanto a Turbina, alguém aconselha ou desaconselha?
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Abraço!!
Roberto_pescador
15/02/2013, 14:30
Desde que comprei fiquei de enviar algumas fotos, segue anexo algumas fotos que tirei quando comprei a 6 meses atrás.
Galera, vi vcs comentando do consumo e resolvi fazer um comentário:
Eu tenho uma SW4 93 2.8D e o consumo está entre 10,5 e 10,7, já tirei a média várias vezes complentando o tanque e reabastecendo para saber quantos litros gastei para rodar "x" quilômetros. Sou de Brasília e rodo todos os dias com ela em congestionamentos e situações normais, consigo desenvolver 100km/h na maioria do percurso que faço para trabalhar. Estou muito satisfeito com o consumo.
Aproveitando a oportunidade, estou pensando em turbiná-la e meu mecânico informou que não haveria problema algum em fazer isso, uma vez que o motor 2.8D já sai preparado para turbina, então pergunto aos mais experientes:
1 - De fato esse motor já sai preparado para instalaçao de turbina?
2 - Alguém já turbinou a de seu uso e gostou? Tiveram algum problema?
Outra dúvida:
1 - a 1 semana atrás levei o carro para uma revisão de rotina, me trocaram o braço (não me lembro agora do restante do nome) da direção, me informaram que estava causando folga e de fato eu estava sentindo folga na direção mas achava até normal, me acostumei. Assim que a peguei na oficina eu senti a direção mais pesada, ou seja, quando disterçamos o normal é a direção retornar para a posição inicial, ou seja, reta quando soltamos o volante certo? pois bem, o mel não volta toda, ela continua um pouco distercida na direção para onde fiz a curva, eu tenho que colocá-la reta manualmente, dessa forma eu fico o tempo todo na pista acertando a direção cada vez que disterço o mínimo que seja, ficou ruim para controlá-la até porque a folga não diminuiu. Voltei a o mecânico e ele me informou que é por conta da peça nova e que ainda está se adaptando, está muito justa e por isso senti a direção mais pesada, confesso que preferia dirigí-la antes da troca dessa peço. Agora pergunto:
1 - é fato que a peça nova, ou mais justa, evite que a direção volte para a posição reta quando soltamos o volante?
2 - A folga na direção desses carros é normal?
Desde já agradeço pela atenção de todos, desculpe tantas perguntas, mas fui me empolgando e quero muito que minha SW4 fique simplesmente zerada.
Abraço a todos!!!
Cara, o consumo da sua sw tá ótimo. A minha faz 9 A 9,5. Antes de turbinar fazia 10,5. A minha é 92/93. Eu turbinei a 1 ano e meio atrás, ficou muito bom de dirigir. Muda como sair de carro 1.0 e ir para um 1.6. Este motor aguenta bem, o normal é usar 0,8 kg. O que pode ocorrer, é que se tiver algo meio ruim no motor, ai abre o bico mais rápido. A minha eu tinha retificado o cabeçote antes de turbinar, coisa que não aconselham, e o meca ainda usou os parafusos velhos e junta paralela. Não deu outra, depois de 1 ano e dois meses (20.000 km) o cabeçote deu pau. Agora troquei por um novo recentemente, coloquei válvulas e parafuso e juntas novas, originais. Ficou bom, acredito que não vai dar mais problema. Espero, ao menos!!!!
Mas voltando à sua, se ela estiver boa vai turbinar e aguentar bem.
Quanto à direção, vc deve tre trocado o braço pitmam, ou o auxiliar, ou os dois. Não é normal a direção não voltar. Verifique o caster, cambagem e alinhamento. Mas é provavel que seja o caster.
Boas, depois conta ai.
Juarez Pontes
16/02/2013, 02:33
Nem me diga!
Tô só furioso! Mas essa porra de carro dá um tesão tão grande, que é difícil trocar. Acho um tesão o Accord V6, mas só em pensar em raspar em todo canto e não poder fazer uma trilhinha leve de vez em quando...
Mas aí vem o conforto do câmbio At do Accord, os 6 airbags, a bexiga da temperatura que não vai subir nem se eu for pro sol... e por aí vai!
É meu amigo, tenho acompanhado seus posts e me solidarizo com vc. Também há um tempo atrás sofri como um condenado com essa p... da temperatura, só que foi numa L200 HPE 03. Tratava a danada à pão de ló; era revisão em autorizada; só peças originais e coisas do tipo. Mas infelizmente não deu outra, apesar de andar devagar e de olho no termostato a infeliz desalmada reolve superaquecer numa subidinha de merda na BR. Resultado é que, apesar de todo o cuidado do mundo tive que refazer motor, e lá se vão R$ 21 mil de preju. Depois disso e de muitos outros gastos, resolvi passá-la adiante -- coisa que deveria ter feito há muito tempo atrás, com isso teria economizado não só o dim-dim mas principalmente minha tranquilidade ao usar um veículo para o fim a que se destina, bem como teria economizado minha sanidade mental, que quase perco diante dos sucessivos problemas. Coitado do meu cabeção!!!
O que aprendi com isso? Simples: Às vezes o menos vale muito mais... Ou seja, um carrinho popular novo muitas vezes entrega o que vc compra, que é o direito e a tranquilidade de poder usá-lo como um transporte, um meio de locomoção que vai te levar de um ponto a outro sem intercorrências e surpresas desagradáveis, inclusive sem a constante preocupação com o ponteiro da temperatura (às vezes nem tem... rs), pressão de óleo, vazamento de radiador e coisas do tipo.
Espero que vc consiga resolver tudo, se não, faça um divorcio litigioso mesmo, mas parta pra outra, e não olhe nem pra trás. É o mais inteligente.
Abraços.
É meu amigo, tenho acompanhado seus posts e me solidarizo com vc. Também há um tempo atrás sofri como um condenado com essa p... da temperatura, só que foi numa L200 HPE 03. Tratava a danada à pão de ló; era revisão em autorizada; só peças originais e coisas do tipo. Mas infelizmente não deu outra, apesar de andar devagar e de olho no termostato a infeliz desalmada reolve superaquecer numa subidinha de merda na BR. Resultado é que, apesar de todo o cuidado do mundo tive que refazer motor, e lá se vão R$ 21 mil de preju. Depois disso e de muitos outros gastos, resolvi passá-la adiante -- coisa que deveria ter feito há muito tempo atrás, com isso teria economizado não só o dim-dim mas principalmente minha tranquilidade ao usar um veículo para o fim a que se destina, bem como teria economizado minha sanidade mental, que quase perco diante dos sucessivos problemas. Coitado do meu cabeção!!!
O que aprendi com isso? Simples: Às vezes o menos vale muito mais... Ou seja, um carrinho popular novo muitas vezes entrega o que vc compra, que é o direito e a tranquilidade de poder usá-lo como um transporte, um meio de locomoção que vai te levar de um ponto a outro sem intercorrências e surpresas desagradáveis, inclusive sem a constante preocupação com o ponteiro da temperatura (às vezes nem tem... rs), pressão de óleo, vazamento de radiador e coisas do tipo.
Espero que vc consiga resolver tudo, se não, faça um divorcio litigioso mesmo, mas parta pra outra, e não olhe nem pra trás. É o mais inteligente.
Abraços.
Pois é Juarez! Quanto à temperatura não tô me preocupando mais. O termômetro que instalei é fodástico!
Agora o óleo tá baixando, pouco, mas tá. Não gastei uma fortuna pra que isso ocorresse. Vou rodar bastante em março (olha o gasto com combustível) e se depois de parar na oficina de novo e o carro ficar pronto o óleo continuar a baixar, aí passo pra frente e pego um Honda!
Quando tava levando meu carro na oficina vi um Accord V6 do que eu quero, ano 2005/2006... o cara na tranquilidade, com a nave na mão. O problema é só a altura, colado no chão.
F. Oliveira
17/02/2013, 09:03
Pois é Juarez! Quanto à temperatura não tô me preocupando mais. O termômetro que instalei é fodástico!
Agora o óleo tá baixando, pouco, mas tá. Não gastei uma fortuna pra que isso ocorresse. Vou rodar bastante em março (olha o gasto com combustível) e se depois de parar na oficina de novo e o carro ficar pronto o óleo continuar a baixar, aí passo pra frente e pego um Honda!
Quando tava levando meu carro na oficina vi um Accord V6 do que eu quero, ano 2005/2006... o cara na tranquilidade, com a nave na mão. O problema é só a altura, colado no chão.
"O problema é só a altura, colado no chão"...eis aí o único motivo de eu ter saído de meu corolla 2008 (um SE-G top)...puta carro econômico, mas eu ja não aguentava mais raspar o carro por baixo...trocar parachoque dianteiro, ajustar o traseiro, perder parabarro....cansei!!! Ah, sem esquecer que com ele eu não poderia fazer certas viagens com dunas, areias e lamas...
395499Blz pessoal das toyotas, comprei a viatura a 11meses, é só alegria,,,,,,,,Abrçs
Rafa Cabral
17/02/2013, 22:51
Cara, o consumo da sua sw tá ótimo. A minha faz 9 A 9,5. Antes de turbinar fazia 10,5. A minha é 92/93. Eu turbinei a 1 ano e meio atrás, ficou muito bom de dirigir. Muda como sair de carro 1.0 e ir para um 1.6. Este motor aguenta bem, o normal é usar 0,8 kg. O que pode ocorrer, é que se tiver algo meio ruim no motor, ai abre o bico mais rápido. A minha eu tinha retificado o cabeçote antes de turbinar, coisa que não aconselham, e o meca ainda usou os parafusos velhos e junta paralela. Não deu outra, depois de 1 ano e dois meses (20.000 km) o cabeçote deu pau. Agora troquei por um novo recentemente, coloquei válvulas e parafuso e juntas novas, originais. Ficou bom, acredito que não vai dar mais problema. Espero, ao menos!!!!
Quanto à direção, vc deve tre trocado o braço pitmam, ou o auxiliar, ou os dois. Não é normal a direção não voltar. Verifique o caster, cambagem e alinhamento. Mas é provavel que seja o caster.
Boas, depois conta ai.
A media da minha vem se mantendo entre 11,5 e 12km/l, mas ando 70% em estrada e 30 em cidade e engarrafamento, ar condicionado full time. A minha eh originalzinha...
Roberto_pescador
21/02/2013, 12:30
Boas, depois conta ai.
Blz Ezahn (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/42686-ezahn.html),
Vou fazer o alinhamento, também estou achando que seja isso e espero que seja né!!
Assim que eu fizer, que deve ser na próxima semana eu posto o resultado.
Quanto a turbinar, vai ser meu próximo investimento. A minha é 93/93. Me cobraram R$ 5.000,00 para turbinar, ta no preço?
Abraços!!!
Hj deixei o carro pro mecânico dar um fim na baixa de óleo (baixou 1,5l em 3 k km). Espero que agora ele acerte a mão!
Pelo que vi, via rastreador, ele não parou o carro ainda pra olhar... enquanto isso, vou ficando sem carro e sem saco!
Espero que agora ele resolva esse único problema!
De resto, o carro tá perfeito! ( e o Accord fica me atanazando o juízio -câmbio AT, mecânica mais barata, conforto absoluto... e a SW4: mesmo com problema nunca me deixou na mão, taxas do DETRAN de menos de 300 reais, seguro barato pro tipo de carro, 7 lugares, diesel, alta pra cacete, 4x4...).
sandro_ventania
11/03/2013, 20:37
Larga de ser besta cabra! Todo mundo já sabe que tu não vai se desfazer da Totoia nunca! Onde tu junta dinheiro e compra esse accord tambem ou esquece ele...he he he he!!!!
Larga de ser besta cabra! Todo mundo já sabe que tu não vai se desfazer da Totoia nunca! Onde tu junta dinheiro e compra esse accord tambem ou esquece ele...he he he he!!!!
Esse Accord é a amante gostosa que quer que o cara largue a esposa pau pra toda obra! kkkkkkkkkk
Roberto_pescador
20/03/2013, 08:18
Boas, depois conta ai.
Fala Ezahn,
Enfim resolvi o problema, levei em vários alinhadores e todos me informaram que o problema da direção não voltar não era referente ao alinhamento (cambagem, cáster, etc...), então resolvi voltar na oficina onde foi feito o serviço de troca do braço que tem uma terminação que liga com a barra de direção, prontamente o mecânico deu uma volta e percebeu que não estava normal, ligou na autorizada e o informaram que deveria lubrificar a peça, não deu outra, lubrificou e o carro ficou simplesmente ótimo, delcioso para dirigir.
Valeu pelas dicas galera!!
Abraços!!!
Roberto_pescador
20/03/2013, 08:58
Galera, preciso da ajuda de todos Toyoteiros!!
Vou me inscrever no Jeep clube de Brasília, até aí tudo bem, mas percebi que minha SW4 93 tem a traseira muito mole, ou seja, não aguenta peso algum, é sentar 3 pessoas no banco de trás que já percebo que os amortecedores traseiros chegam ao final de curso quando passo em lombadas, sendo assim, acho meio estranho fazer trilhas de leve para média.
Vai aí minhas perguntas:
É normal, a SW4 tem mesmo a traseira mole?
Existe alguma forma de reforçar a traseira?
Me indicaram colocar uma mola de gol por dentro da mola original, mas já me falaram que fica com barulho.
Agradeço pela ajuda de todos.
Abraços!!!
kkkk
gostei da definição, dorderf...
kkkk
gostei da definição, dorderf...
t.rex, a SW tá na oficina. Hj completou 9 dias. O óleo tava baixando. Quando o meca abriu o motor, percebeu que um dos cilindros estava riscado (possível cagada da retífica). Mas acho que agora vai dar certo!
Agora quem tá com problema é o compressor do ar. O bom desse carro é q tô aprendendo muito sobre mecânica! kkkkkk
P.S.: Tava pensando em pegar um Accord, desisti ao ver vários relatos sobre problemas no câmbio. Parti pra olhar um Fusion, mesma coisa, problemas no câmbio. Acho melhor ficar com minha idosinha, pelo menos pago R$ 260 conto de ipva!
ainda lembrando da sua citação: não acho muito inteligente o cara deixar a mulher pela amante...
no máximo acumular...
ainda lembrando da sua citação: não acho muito inteligente o cara deixar a mulher pela amante...
no máximo acumular...
Essa acumulação sem carro é bem difícil! Fora que ao invés de ganhar dinheiro, como juízes que acumulam comarcas, a gente só gasta! kkkkkkkkk
kkkk
só entendo disso na teoria...
guilhermeabreu
20/03/2013, 12:37
Galera, preciso da ajuda de todos Toyoteiros!!
Vou me inscrever no Jeep clube de Brasília, até aí tudo bem, mas percebi que minha SW4 93 tem a traseira muito mole, ou seja, não aguenta peso algum, é sentar 3 pessoas no banco de trás que já percebo que os amortecedores traseiros chegam ao final de curso quando passo em lombadas, sendo assim, acho meio estranho fazer trilhas de leve para média.
Vai aí minhas perguntas:
É normal, a SW4 tem mesmo a traseira mole?
Existe alguma forma de reforçar a traseira?
Me indicaram colocar uma mola de gol por dentro da mola original, mas já me falaram que fica com barulho.
Agradeço pela ajuda de todos.
Abraços!!!
ROBERTO_PESCADOR
Vai lá na página de MOLAS PARA SW4 , tem meus relatos l´[a , a minha SW4 93 a BONEQUINHA que vendí , estava com a traseira arreada , mas não tão mole como a sua , este problema é de moals cansadas , manda fazer na SRC MOLAS fala co o Inacio , diz para ele pegar as medidas que mandei fazer para a minha , só que a minha mandei fazer com 40 cm de comprimento , MANDA FAZER COM 38CM AO INVEZ DE 40CM como eu mandei fazer as minhas ficaram muito boa , MAS FICOU DANDO UM POUCO DE FIM DE CURSO ABERTO , ou seja : qdo passava em um quebra molas , ela dava um saltinho e o amortecedor batia aberto em fim de curso , SE VC MANDAR FAZER COM 38CM DE COMPRIMENTO ACABA COM ESTE DETALHE , na minha colocava 3 pessoas atras e passava nos buracos e não batia mais nada , ficou muito bom .
O INACIO da MOLAS SRC tem as medidas da minha mola , fala que para ele que ele tem as medidas da molas que eu mandei fazer para a SW4 93 , fala assim pq recentemente mandei fazer as molas para a minha atual SW4 só que é 2002 , que tem medidas diferentes das molas da SW4 93 , esta da SW4 93 mandei fazer tem +- 9 meses a 1 ano atras e mandei ele guardar as medidas para colocar no catálogo dele .
Roberto_pescador
20/03/2013, 13:05
ROBERTO_PESCADOR
Vai lá na página de MOLAS PARA SW4 , tem meus relatos l´[a , a minha SW4 93 a BONEQUINHA que vendí , estava com a traseira arreada , mas não tão mole como a sua , este problema é de moals cansadas , manda fazer na SRC MOLAS fala co o Inacio , diz para ele pegar as medidas que mandei fazer para a minha , só que a minha mandei fazer com 40 cm de comprimento , MANDA FAZER COM 38CM AO INVEZ DE 40CM como eu mandei fazer as minhas ficaram muito boa , MAS FICOU DANDO UM POUCO DE FIM DE CURSO ABERTO , ou seja : qdo passava em um quebra molas , ela dava um saltinho e o amortecedor batia aberto em fim de curso , SE VC MANDAR FAZER COM 38CM DE COMPRIMENTO ACABA COM ESTE DETALHE , na minha colocava 3 pessoas atras e passava nos buracos e não batia mais nada , ficou muito bom .
O INACIO da MOLAS SRC tem as medidas da minha mola , fala que para ele que ele tem as medidas da molas que eu mandei fazer para a SW4 93 , fala assim pq recentemente mandei fazer as molas para a minha atual SW4 só que é 2002 , que tem medidas diferentes das molas da SW4 93 , esta da SW4 93 mandei fazer tem +- 9 meses a 1 ano atras e mandei ele guardar as medidas para colocar no catálogo dele .
Valeu pela diga Guilherme, mas estou em Brasília.
A minha não está com a traseira arriada, está normal, só acho as molas muito moles como vc disse.
Será que a SRC faz e manda por sedex?
A SW4 fica mais rígida na traseira?
Me interessei muito pela sua dica, vc não tem as medidas? quem sabe arrumo algum lugar aqui em Brasília que faça pra mim, se ele não mandar por sedex claro, porque se ele mandar acho melhor por já ter experiência né.
Abraço!!!
Roberto_pescador
20/03/2013, 17:26
Caraca Guilherme, o cara já está vendendo sua bonequinha, cara, vou te falar, tá linda demais, a minha é da mesma cor, só não tem as faixas e as rodas escuras, muito linda, deve ter doído vendê-la em.
Abraço!!!
guilhermeabreu
20/03/2013, 19:06
Valeu pela diga Guilherme, mas estou em Brasília.
A minha não está com a traseira arriada, está normal, só acho as molas muito moles como vc disse.
Será que a SRC faz e manda por sedex?
A SW4 fica mais rígida na traseira?
Me interessei muito pela sua dica, vc não tem as medidas? quem sabe arrumo algum lugar aqui em Brasília que faça pra mim, se ele não mandar por sedex claro, porque se ele mandar acho melhor por já ter experiência né.
Abraço!!!
ROBETO_PESCADOR
A SRC MOLAS manda por SEDEX sim , as minha do rio Para campos ficou em R$31,00 .
Posso ver as medidas aqui e mandar pra vc , as minhas que mandei fazer , ficou com a traseira firme sem ficar dura demais , gostei mmuito do resultado apenas mandaria fazer com menos 2 cm no comprimento como falei .
A minha atual SW4 2002 esta com a altura normal e esta como a sua , moenga demais e com 2 pessoa atras vai socando o amortecedor direto em qualqeur coisa .
Roberto_pescador
21/03/2013, 10:03
ROBETO_PESCADOR
A SRC MOLAS manda por SEDEX sim , as minha do rio Para campos ficou em R$31,00 .
Posso ver as medidas aqui e mandar pra vc , as minhas que mandei fazer , ficou com a traseira firme sem ficar dura demais , gostei mmuito do resultado apenas mandaria fazer com menos 2 cm no comprimento como falei .
A minha atual SW4 2002 esta com a altura normal e esta como a sua , moenga demais e com 2 pessoa atras vai socando o amortecedor direto em qualqeur coisa .
Guilherme,
Ficaria muito grato se puder me mandar as medidas, vou entrar em contato com o pessoal da SRC para ver a questão de preço, tb procurarei em Brasília pra ver se acho algum lugar que faça e fique mais barato, caso não ache, com certeza vou encomendar na SRC.
Mais uma vez, brigadão mesmo pela atenção, tenho certeza que ficará bem mais firme e poupará bastante os amortecedores.
Abraço!!
Esse carro é f... mesmo! Mesmo ficando puto com o tempo que passei sem ele, da vontade de trocar de carro...
Depois que o cara dirigi, motor redondo... tudo muda!
Ê carro viciante!
P.S.: Até o compressor do ar voltou a funcionar... não sei até quando!
Ronaldo Petri
25/03/2013, 01:56
Olá Dorderf!
Vi que você colocou o kit ironman, quais os principais benefícios, vale a pena o investimento? Tem algum ponto negativo? Fica mais dura?
Abç
Olá Dorderf!
Vi que você colocou o kit ironman, quais os principais benefícios, vale a pena o investimento? Tem algum ponto negativo? Fica mais dura?
Abç
Ronaldo, se quer mais conforto vá no kit nitrogas, mais barato, inclusive.
Eu já peguei o carro com os amortecedores ruins, mas já andei em SW4 do ano da minha com amortecedores bons e a diferença não é tão grande em conforto...
Eu acredito que vale sim o investimento, haja vista que o carro fica alto pra caláleo, fica bem mais estável em curvas (o que deveria ser o contrário, mas como os amortecedores são mais firmes deixam o carro mais estável). Outra questão é o valor, que na época que pus saiu só um pouco a mais que o kit original. Pra fechar é plug and play! Não precisa fazer BL e qualquer outra coisa pra instalar.
Eu indico e bato palmas pro kit!
jorge.duarte
25/03/2013, 20:15
Ronaldo, se quer mais conforto vá no kit nitrogas, mais barato, inclusive.
Eu já peguei o carro com os amortecedores ruins, mas já andei em SW4 do ano da minha com amortecedores bons e a diferença não é tão grande em conforto...
Eu acredito que vale sim o investimento, haja vista que o carro fica alto pra caláleo, fica bem mais estável em curvas (o que deveria ser o contrário, mas como os amortecedores são mais firmes deixam o carro mais estável). Outra questão é o valor, que na época que pus saiu só um pouco a mais que o kit original. Pra fechar é plug and play! Não precisa fazer BL e qualquer outra coisa pra instalar.
Eu indico e bato palmas pro kit!
Dordef,
O que seria "kit nitroga"?
Seriam o amortecedores turbo gas da cofap por exemplo?
Abs
Dordef,
O que seria "kit nitroga"?
Seriam o amortecedores turbo gas da cofap por exemplo?
Abs
Jorge, não sei como são os COFAP, mas o Ironman nitrogas funciona com gás de alta pressão, o que o torna 20% mais rígido que o kit orinigal. O nitrogas é indicado para quem roda mais na estrada, já o foam cell pra quem vive fazendo trilha.
Estou com o kit faz 1 ano e 1 mês e estão perfeitos (e ainda na garantia, que é de 2 anos, portanto, bem maior que a Toyota).
jorge.duarte
25/03/2013, 20:37
Jorge, não sei como são os COFAP, mas o Ironman nitrogas funciona com gás de alta pressão, o que o torna 20% mais rígido que o kit orinigal. O nitrogas é indicado para quem roda mais na estrada, já o foam cell pra quem vive fazendo trilha.
Estou com o kit faz 1 ano e 1 mês e estão perfeitos (e ainda na garantia, que é de 2 anos, portanto, bem maior que a Toyota).
Onde comprou?
Abs
Onde comprou?
Abs
Comprei do Sérgio Holanda, representante da Ironman. No dia que pus na minha vi uma SW4 da tua colocando, ficou fodástica!
jorge.duarte
25/03/2013, 21:07
Comprei do Sérgio Holanda, representante da Ironman. No dia que pus na minha vi uma SW4 da tua colocando, ficou fodástica!
Sabes o valor da minha?
abs
Sabes o valor da minha?
abs
Rapaz, deve girar na faixa dos 3 mil (nitrogas). Posso perguntar ao Sergio Holanda, se vc quiser.